Вы находитесь на странице: 1из 9

Cambina: sub-grupo da nao oi (cuja divindade principal Xang).

. O nome originario seria "Kambin" (Seguidores do caminho de Okambi, primeiro Rei de Oyo); por esse motivo, o lado Cambina rende maiores homenagens a Xang, seus rituais tm como base no batuque jeje (ou jeje-nag). Conhece-se-lhe tambm como "cabinda" sendo esta uma deformao da palavra original Kambina, talvez tambm teria que ver o facto de que a palavra "cabinda" est relacionada a um enclave de Angola com o mesmo nome, mas seria uma relao sem fundamento antropolgico nem histrico, pois o culto de Xang e os demais Orixa provem das naes yorubas. (Segundo Mogb Rudi)

Oy na Nigria de onde provm o idioma yorub. O Bantu um povo que fala vrias lnguas como o kimbundu e o kikongo por exemplo e cultuam jinkisi (plural de Nkisi=divindade) de onde nada tem haver com o que cultuado no RG do Sul. Batuque um culto bonito e profudo, porm h diferenas sobre cultos e a corruptela da palavra com o pas KABINDA foi erroneamente mal difundido.

NZAZE nada tem haver com Xang de Kamuk...pois um tem um culto distinto do outro.

As rezas em yorub pertencem a Kambina. E as rezas em kimbundu e kikongo pertencem ao Candombl de Angola.

As diferenas: Kanbina: Xang de Kamuka (o que lida com egun). Candombl de Angola: Nzaze, o prprio 'raio', uma divindade da natureza. Cultura Banto: Nzaze, muitas vezes este Nkisi tem fundamentos com elementos do cemitrio. Porm no Brasil no se cultua assim. Onde a cabea da pessoa no pode haver 'Nvumbi' =morto. Ancestralidade...

Estatueta com elementos naturais =Nkisi divino Fundamento com elementos ancestrais= Nkisi familiar. Essas so as diferenas...

O primeiro a trazer o culto ao Brasil sobre Kamuk em verdade trouxe sobre seu ancestral divinizado, porm creio partir do princpio de que o yorub como idioma prevalecente dos ritos nascidos no Brasil como Candombl e Batuque, denominou-se uma divindade do raio. A qual muitos perderam a identidade divinizada e cultuam egun com nome de kamuk. Este apenas meu ponto de vista, no significando que no exista. Apenas por estudos percebo que existem diferenas claras e bvias entre cultura bantu, Candombl de Angola eKambina , pois como se percebe Cambinda foi uma corruptela do termo Kambina para dar origem a este culto. O termo 'ku' nigeriano proveniente do mesmo termo egpcio 'khu' significando morte.

Adentrar nas pesquisas africanas realmente encontramos muitas culturas e ritos de outras naes. Exemplo claro o culto ao voodoo h divindades chamadas 'simbi' e no Candombl de Angola temos 'Kisimbi'. Um Cntico de Nzaze: " Nzaze Luango, luand, dia Mpungo 'Deus'. Ele Nzaze Luango, Luand dia Mpungo Deus (uma mistura a quase um sculo de portugus e kimbundu). Nzaze: Nzaze kinab oia ona Nzaze em kimbundu, longe do yorub. Nao no sul tipo como uma tribo como jeje, nag, Kambina, etc... Vejo os cultos como forte influncias de outros...

Exemplos de corruptelas: Mpambu Njila: (Caminho das encruzilhadas) em kimbundu de onde ocorreu a corruptela para Pomba Gira (no existindo Bombogira). Nlemb: Nome da divindade solar onde ocorreu a corruptela para lemb+Nganga. Kambaraguanje, Matamba, Kaitumb Mukumbi, Ndandalunda, Nkongol ou Hongol

(corruptela para Angoromea), Nvunji (divindade feminina da justia), Yombe (tribo Bantu e corruptela para associao de Nvumbi), Katend, Ndembu (corruptela para Ki=grande e tembu), Nzumbarand (divindade pantanosa e anci associado a serpente),... Existe NKISI na Umbanda? Resposta: No. Na Umbanda existem Caboclos com termos de Orixs. No existe Orix propriamente dito. Nkisi= Culto Bantu, Candombl de Angola Kimbanda = Culto aos exus e Pomba Giras No existe culto a Nkisi dentro da Kimbanda, pois a mesma tem origem brasileira e rezas, katulagens so provenientes do candombl de Angola. Cada linha de Kimbanda tem Orix correspondente e no Nkisi como Umbanda...

Segundo Baba Ifaomi que relata essa kumbelela no Candombl de Angola: Existem rezas de Candombl de Angola que falam de Kamuka, por exemplo:

Kamuka ngala nzenza Nkosi Kamundele batula mo Kamuka ngala nzenza Nkosi Kamundele

Mas 'pegar' o nome kamuk e dizer que todos os Orixs cultuados a mais de um sculo no Rio Grande do Sul e dizer que NKISI no mnimo um desrespeito a seus prprios antepassados. O que naturalmente iriam perceber tamanho erro drstico em todo esse tempo. Simplismente a cultura bantu no Brasil se tem como descendncia: Tumba Nsi, Tumba Junsara, Bate Folha, Angola Paqueto, kasanji, Muxikongo, etc... Mas nunca Batuque... Outra: A feitura de Nkisi bem diferente de Orix do Batuque. Ento no sul inteiro teram no mnimo de recomear seus fundamentos, pois regra bsica e imutvel no Candombl de Angola: Raspagem, katulagem, 21 dias recolhido, dijina, idioma, rezas, fundamentos, nossa tanta coisa diferente que seria hilrio uma pessoa de Batuque afirmar que tem Nkisi em vez de Orix. Um termo ser proveniente Bantu uma coisa, ritos so completamentes diferente... Nomeclaturas diferentes:

Kiwanuk Deus do trovo, da luz e das tempestades. Kamunk Deus das folhas assim como Katend. Kamuk (Xang): Deus do Batuque assentado com egum.

Plural de NKISI pode ser tambm, akixi, mukixi (que no livro Clyde W. Ford, O heri com rosto africano na pgina 62 descrito assim: Makishi plural de 'kishi' que em Bantu significa monstro ou ogre que come gente, as vezes descrito como multicfalo e capaz de regenerar suas cabeas decepadas. BLOG com equvoco sobre KAMBINA: http://iledeaganju.com/NA%C7%C3O-CABINDA.php O pas Kabinda, que tem a predominncia de culto Bantu nada tem haver com a forma de cultura e liturgia praticada no RG do sul erroneamente denominada Kabinda. Est havendo uma confuso grande de assimilao do que Bantu com a Cabinda (do sul ). Justificar uma origem apenas por causa do pas pode trazer grandes confuses nas cabeas das pessoas. Cabinda do sul kanbina. No Rio Grande do Sul a raiz forte da 'Cambina' foi o Pai Waldemar Antonio dos Santos, filho do Orix Xang Kamuk Barulofina, que foi feito pelo africano Gululu de Xang.

A confuso j vem do autor Paulo Tadeu Barbosa Ferreira que descreve no livro 'Orix bar' na pgina 41 que diz assim: ...nao religiosa de cabinda, aqui praticada, canta para seus deuses em yorub e no em sua lngua matriz: o kimbundu*. Tem como cargo mximo na esfera religiosa o de babalorix e yalorix ao invs de tata ti inkice** e mametu ti inkice; e chama seus deuses de orixs ao invs de cham-los de inkices***.

Ao menos ele depois aconselha a no mudar a forma de culto introduzindo termos que nem se aproxima no culto. * (bom, kimbundu nem o idioma oficial de Kabinda e sim de Angola) ** 'ti' yorub, o correto seria 'ria' *** plural de Nkisi podem ser: akishi, akisi, mukishi, mukisi, jinkisi, etc...

A coisa est se extendendo internacionalmente e erroneamente> http://www.everyoneweb.com/umbanda/ Mscara de oy dir? Nossa, o erro t se extendendo tentando fazer do 'achismo' algo como verdadeiro. No existe NENHUMA LIGAO DE BANTU COM CABINDA DO SUL. OBS: At a imagem de NKONDI foi exposta como do culto, nossa. Ser que no h senso de pesquisa pra sairem criando blog justificando algo sem aproximao?

Sobre Gululu: at possvel que seja GULULU de origem angolana ou moambiquenha, mas o culto nunca. At porque os negros nem mesmo puderam trazer seus jinkisi, pois a forma de cultuar era completamente diferente do BATUQUE atual. Podem at perceber que so simbolizados por estatuetas e no por 'acuts'. O negro Bantu aprendeu a falar o portugus pois os inquisidores portugueses (capuchinos) os ensinavam com a intenso de convert-los ao cristianismo. Muitos sobas BANTU ainda na frica eram batizados, cristianizados e at sugestionados a despachar seus jinkisi (plural de NKISI) para a converso. A represso eram tanta sculos antes que eles cantavam em portugus diante de imagens catlicas para que suas festividades no pudessem ser repreendidas. Os rebelados por sua vez criaram quilombos onde cultuavam suas divindades familiares e quando uma tropa de portugueses armados se aproximavam do acampamento, eles se retiravam deixando enterrados prximos a determinada rvore seus jinkisi para posteriormente vir recuper-los. Ou seja, bem diferente do assentamento, reza, culto a divindade conforme no RG do sul. O fato de que mesmo que Gululu seja de origem BANTU, o que se firmou foram cultos de teologia yorubana e no h de se negar isso. Tentar trazer BANTU pra dentro do BATUQUE claramente uma inveo. Ijex a cultura predominante no batuque, onde houve espao pro oy, etc com apenas um culto a particularidade de um ancestral de nome Kamuk. Kamuk nunca poderia ser um NKISI no contexto do CANDOMBL DE ANGOLA. Mesmo porque Ele cultuado num buraco e no numa estatueta. S a j se v a clarssima diferena. Nem se cogita associao. Sobre as influncias atuais no Batuque do Rio Grande do Sul:

OBS: Dijina uma palavra em kimbundu que significa 'nome'. Exclusivo do Candombl de Angola Brasileiro pelo simples fato da divindade 'NKISI' quando sai do 'Ndemburu' d o nome espiritual no salo ao muzenza... Ou ser que agora no sul introduziram isso do Candombl no Batuque?

Ento fica outras perguntas aos membros que so prprios do culto kambina (j que Kabinda no um culto e sim um pas): * Qual a real nacionalidade do precursor do culto? * Kamuk vem exatamente de que tribo africana? E porque Xang Kamuk teria essa ligao com egun?

O Batuque muito embora seja tambm uma ramificao das naes africanas, teve seu inicio mais tarde, no Estado do Rio Grande do Sul. Consta nos registros que a primeira casa foi fundada j no sculo XIX, mais precisamente no perodo de 1833 e 1859. Tambm foi criado por escravos que viviam nesse Estado, e seu apogeu se deu quando um Prncipe chamado Custodio, chegou nessa terra no final do sculo XIX. Segundo alguns historiadores, esse Prncipe teria deixado sua terra, Ajud, que se situava no antigo Dahomey, atual Benin.

Kambina como um culto jamais poderia penetrar em sua liturgia idiomas como Kimbundu e kikongo. O pas de nome Kabinda nem mesmo temo yorub como idioma oficial. Um dos idiomas alm do kimbundu o 'kiuoio'.

O que importante as pessoas compreenderem que EXISTE um culto com origem BANTU no Brasil chamado Candombl de Angola e que diferencia muitos nos ritos com o culto BATUQUE no RG do SUL. Sendo assim, no compete a pessoa que j aprendeu, se iniciou de um jeito e segue ritos yorubanos tentar introduzir culturas que no pertencem ao seu fundamento. No existe dijina em nenhum outro culto a no ser no Candombl de Angola, pois o muzenza ao sair do ndemburu a divindade cita seu nome espiritual que ser carregado pro resto da vida sem que seja trocado. No Candombl de Angola no existe xang Kamuk pois esta uma divindade/egun do Batuque do RG do Sul.

A Kambina por sinal um culto muito bonito, tem apenas o fato da corruptela da palavra que simboliza um pas, e da veio toda a confuso. se Gululu um termo de origem BANTU ningum sabe, possvel. Mas quantos brasileiros tem nomes extrangeiros? E nem por isso so extrangeiros... O que se deve cada um permanescer no seu rito sem mud-los ou invent-los. tentar enfiar 'kimbundu' e 'kikongo' ou seja tudo que for BANTU num culto yorubano. desacreditar nas suas prprias foras, desacreditar nas suas divindades e como elas forma feitas. Se est bom a forma como foi feito, deve se permanescer!!!

Cabinda um pas e no tem nada haver com um culto ou com o Batuque do RG do Sul. Kambina sim o nome correto e mais prximo do que se cultua esse belo rito

livro "Os Cabindas" :

Para o local indicado vai o chefe com toda a sua gente. Esse local imediatamente limpo. Finda a limpeza o sonhador, agora feito NTOMA-NSI (sacerdote do Nkisi-Nsi) abre a primeira LIOUA, buraco feito na terra, em forma de cruz, junto ao Nkisi-Nsi onde lanado vinho de palma e aguardente, se a houver, para que o Nkisi-Nsi beba e, assim, se torne amigo e protector daquela terra e daquela gente. Reformulando: O Nkisi Nsi nada tem haver com Kamuk. Todas as divindades BANTU so enterradas. os negros enterravam embaixo (a frente) das rvores escolhidas para a fuga dos quilombos e posteriormente retornavam para recolher. Nsi uma divindade semelhante a Kavungu, uma divindade 'da terra' e nada haver com a divindade conhecida como XANG de Kamuk. Pegar um livro Bantu e tentar achar alguma maneira de enfiar um ancestral numa cultura que h mais de um sculo vem sendo cultuada yorubanamente realmente um enorme equvoco. Na gramtica portuguesa Kambinda se escreve realmente com 'c'. Particularmente e opcionalmente adotei o 'k' por estar mais prximo do kimbundu onde a letra muito usada.

Fica clarssimo atravs de todas as postagens que Kambina erroneamente Cabinda, nada tem haver com o BANTU e toda sua liturgia, cultura e divindades. Cabinda = Pas Kambina = Corruptela da palavra Kabinda Idioma do culto sulista = yorub Ritos sulistas = yorub cantos e toques sulistas = yorub lamento mas os escritos de Paulo Tadeu s fez confundir as pessoas com as associaes BANTU com o culto sulista que em vez de enriquecer, equivocou e empobreceu... Muito parco de fonte e base... Nkisi Nsi e Ntoto, so divindades cultuadas debaixo da terra. S porque essas divindades so assentadas e cultuadas debaixo da terra isso que dizer que so Kamuk? Nada haver. Veja o significado da palavra kamuka e o derivado kamukando Kamuka: desfalecer, morrer. (dicionrio kikongo) Kamukando: funerais (dicionrio kikongo) O islamismo adentrou h sculos em toda a frica. Tanto que existem NKONDI esculpido com o kipah islmico. Vestimentas lembrando cavaleiros europeus. Divinizao de tropas brancas e cultuadas at hoje! Influncia sim notrio, entretanto o culto a Xang Kamuk foi nico e no houve mais. Lamento no poder provar, mas um tempo atrs pesquisei algo que me fez pensar assim: O Gululu trouxe seu familiar ancestral chamado KAmuk. E pelo ancestral ser de Xang provvel que o xito do culto a ele trouxe muitos fs. Mas todos relatam que ele (Gbaru Alfin no chegaria mais no mundo), (a divindade) afirmou que no viria em nenhum corpo medinico.

Ento no seria contraditrio todo povo ao longo de um sculo dizerem cultuarem e assentarem alm de incorporarem esta divindade ou 'egun'? Posso estar errado nessa teoria, mas o que posso afirmar que Bantu no tem nada haver

com o culto no sul... Pode at existir uma coisinha aqui ou outra ali, mas no tem fundamento com o BANTU. Algum pode me responder com qual BASE esto usando majinas numa cultura que a divindade vem na terra e d nome espiritual ao seu filho, logo ao sair do ndemburu?

Nzambi beka muv pala o makamba ia Kongo! Deus traga felicidades para os amigos do Kongo!

Autor: Muloji www.luvembo.org

Вам также может понравиться