Вы находитесь на странице: 1из 6

UNILAVRAS DISCIPLINA: Sociologia Prof: Heron de Carvalho

Desigualdade Social

DESIGUALDADE SOCIAL Fenmeno histrico-estrutural? Segundo a dialtica histrico-estrutural que uma entre outras fenmeno histricoestrutural aquele que possui a consistncia da estrutura e a dinmica da histria. No modernismo, estrutura seria invariante (exemplo clssico o formalismo estruturalista de LviStrauss), sempre a mesma, recorrente indefinidamente, sem histria (esta idia geralmente leva noo de histria sem sujeito, medida que a histria estaria pr-determinada). No psmodernismo, estrutura designa modos de ser dentro do vir a ser a ossatura que sustenta o corpo, mas corpo tambm, pode mudar, ainda que seu ritmo seja bem mais lento. Com a noo de caos estruturado, ou de estrutura dissipativa, estrutura no pode mais ser considerada invariante, apesar de ser o que menos varia. Em toda dinmica, por mais complexa que seja, h modos de ser, nos quais sempre podemos descobrir recorrncias relativas. Histria designa, por sua vez, os modos de vir a ser, as transformaes no tempo, de modo irreversvel e no linear. Se o universo comeasse de novo (se que comeou!), no poderia vir a ser o mesmo, porque a histria no se repete, nem o ser humano seria o mesmo, porque, por hiptese, poderia no ter surgido no processo evolucionrio, ou poderamos ter tido um ser muito mais evoludo. A referncia histria coloca sobre as identidades a presso da mudana: para que algo continue o mesmo, tem que mudar. A identidade que sobrevive a que muda. A que no muda simplesmente desaparece. O ser humano permanece o mesmo durante sua vida porque muda. No pode nascer pronto, transpor etapas (passar direto da infncia para a velhice), e medida que

amadurece, tambm vai morrendo. Infelizmente, ou felizmente! Est marcado pela incompletude, mas isto lhe permite conhecer e aprender, fazer e fazer-se oportunidade. 2. Desigualdade, nas sociedades conhecidas at ao momento, parece ter sido sempre fenmeno histrico-estrutural. Esta constatao aparentemente fcil no pode levar ao positivismo empirista que extrai rapidamente de fatos repetidos uma lei histrica. Como mostrou Popper, a induo (a constatao de fatos repetidos) no gera generalizaes plenas, porque impraticvel factualmente, e invivel logicamente (nasce dedutivamente). Ainda, sendo a sociedade dinmica complexa no linear, no aplicvel a expectativa de linhas retas na histria. Porque sempre foi assim, no segue que sempre ser assim. Sem incidir nesse positivismo, pode-se reconhecer no mais que um fenmeno tendencial, segundo a rota conhecida. No se pode afirmar, sem mais, que todas as sociedades so desiguais, porque no sabemos o futuro (estruturas dissipativas no so previsveis linearmente). Mas ser prudente contar com sociedades desiguais, a exemplo da histria conhecida. Para falar linguagem mais metodolgica, podemos dizer que partimos da hiptese de trabalho da desigualdade social tendencial, pelo menos at ao momento. Embora a sociedade humana tenha se transformado de maneira fantstica na histria, a estrutura da desigualdade parece ter-se mantido similar. Ser sempre difcil afirmar se hoje nossas sociedades so mais ou so menos desiguais, porque isto depende muito do olhar. Quem primazia o olhar tico talvez conclusse que so piores, porque sabemos muito mais que antigamente, temos muito mais recursos tecnolgicos disponveis, estudamos sistematicamente durante a vida, e, mesmo assim, mantemos sociedades eticamente condenveis, cada vez mais condenveis. Quem primazia o olhar tecnolgico tende a declamar os feitos obtidos no domnio da natureza atravs da cincia, desde a inveno da roda at ao computador. Marx combinava ambos os pontos de vista: cada modo de produo novo seria uma revoluo, mas socialmente falando poderia ser agravamento das condies sociais, como era o caso do capitalismo. Dificilmente se poderia negar que vivemos em sociedades absurdamente desiguais: somente um punhado de pases eurocntricos possui democracia razovel e algum bem-estar comum; 80% da populao mundial so pobres e a natureza est agonizando.

3. A surge a hiptese do igualitarismo as sociedades so desiguais, mas poderiam ser igualitrias. Igualitarismo designa a possibilidade de cada sociedade administrar a desigualdade de tal maneira que prevalea o bem comum, como quer, por exemplo, a democracia, se tiver mnimo de qualidade. De um lado, a biologia constata que os seres so diversos (tese da biodiversidade). Dentro da mesma espcie, nenhum ser exatamente igual ao outro, assim como dois gmeos idnticos no so idnticos socialmente falando. Esta biodiversidade extrema reflete a complexidade no linear, bem como sua potencialidade criativa indomvel e imprevisvel. Embora toda dinmica tambm se repita (seno no seria caos estruturado), dinmico somente o que no se repete. De outro, preciso encaixar o debate atual sobre o multiculturalismo, que, entre outras vertentes, consagrou o direito diferena. Os seres humanos querem, ao mesmo tempo, ser iguais e diferentes, como o debate feminista aclarou. Entretanto, em sociedade, meras diferenas tendem a transformar-se em desigualdades, porque da dinmica complexa no linear das relaes sociais. Primeiro, pessoas totalmente iguais sequer se relacionariam, porque seriam as mesmas. Segundo, a comunicao humana supe as diferenas, no s porque tendemos a perceber e a entender melhor o que diferente, mas sobretudo porque, se as mensagens fossem as mesmas, no teramos mensagem. Terceiro, a comunicao humana enreda-se na desigualdade, porque, ao nos comunicarmos, no s dialogamos, como tambm disputamos pretenses individuais e coletivas (carter estratgico da comunicao humana, revelia de Habermas). As culturas, de si, seriam apenas diferentes. No relacionamento social, porm, tendem a ser tratadas como desiguais, porque nunca ocorre que ambos os lados tenham a mesma chance, o mesmo nvel, a mesma histrica, os mesmos recursos materiais, e, sobretudo, o mesmo poder. O igualitarismo engloba a tese da politicidade intrnseca das relaes sociais, significando que faz parte endgena do ser humano a marca poltica a pretenso de fazer-se sujeito capaz de histria prpria. Entre homem e mulher haveria apenas diferenas, de teor biolgico, orgnico, psicolgico, esttico, fsico. Entretanto, nos relacionamentos concretos, tais diferenas se transmudam em desigualdades, por obra da complexidade no linear e poltica da sociedade. parte das sociedades conhecidas que simples diferenas facilmente virem desigualdades, o que tambm pode exacerbar a disputa social.

4. O igualitarismo implica cidadania coletiva: para administrar as desigualdades de tal sorte que prevalea o bem comum, cada sociedade precisa fazer-se sujeito de proposta prpria, individual e coletiva, impondo controle democrtico vigilante de baixo para cima. A tendncia maior a formao de privilgios para poucos, restando para as maiorias sustent-los. Este esteretipo o que mais marca a histria da humanidade. Entretanto, cooperao tambm de princpio, porque viver em sociedade implica conviver. O igualitarismo no pretende extirpar o poder, porque uma petio de princpio ( preciso descomunal poder para acabar com o poder), mas pretende disciplinar o poder: declara-o como originrio do grupo (no h famlia real, divina ou coisa parecida, que tenha recebido poder exclusivo ou hereditrio), exige eleio peridica e prestao constante de contas, conta com a vigilncia organizada da populao (associativismos). Era o que Marx pretendia na Comuna de Paris. Por fora da cidadania, possvel confrontar-se com a desigualdade social, desde que existam na sociedade sujeitos capazes de histria prpria, individual e coletiva. O igualitarismo supe confronto, porque, quem no se confronta, corre o risco de tornar-se solidrio com o opressor.

5. O que se chama questo social, embora modulada no debate capitalista (sobretudo da Igreja Catlica), no propriamente problema capitalista, porque endmica na sociedade desigual. O capitalismo acrescentou sua pimenta prpria, exacerbando-a sem precedentes, porque espolia o trabalho alheio. Da hiptese do igualitarismo seguiria a hiptese da questo social como endmica: mantida a tendncia atual, as sociedades sempre manifestaro desigualdades suficientes para gerarem a questo social (minoria privilegiada que se aproveita das maiorias). O marxismo introduziu a noo fundamental de classes sociais, para designar a desigualdade estruturada pelo capitalismo, com base no fenmeno da mais-valia: quem trabalha e produz o valor central da sociedade (trabalho), no fica com o resultado de seu trabalho; este apropriado pelo capitalista que no trabalha, recebendo apenas um salrio tendencialmente mnimo (como h sempre mais gente querendo trabalhar do que h trabalho disponvel, fcil depreciar a mo de obra exrcito de reserva). Do valor de uso passa-se ao valor de troca, provocando a lgica abstrata de mercadoria, reduzindo o trabalho e o trabalhador a mercadoria. Entretanto, como classes sociais so produto histrico capitalista, superando-se o capitalismo, suprimem-se as classes sociais. Esta expectativa sempre foi motivo de alguma discrdia.

De um lado, a supresso das classes sociais no implica a supresso das desigualdades, tambm porque a sociedade complexa no linear no se reduz infra-estrutura. O ser humano condicionado por infinitas outras dimenses que no sejam apenas o trabalho e as necessidades materiais. De outro, a postulao do materialismo dialtico (a superao do capitalismo se d na prpria contradio capitalista, de dentro para fora, inapelavelmente) implicaria que uma sociedade gerada historicamente se mantenha histrica. Poderamos superar o trabalho alienado e espoliado, mas certamente no superaramos a tessitura incompleta do ser humano. A questo social voltaria, com outras dinmicas, mas teramos, outra vez, que fazer poltica social ativar a cidadania coletiva para que prevalea o bem comum. Talvez seja possvel extinguir a mais-valia os trabalhadores livres associados colocariam o mercado como simples meio para o bem comum, promovendo o valor de uso coletivo. Mas imprudente postular que se extinga o que Morin chama de tumulto criativo, dentro da noo de homo sapiens demens: o ser humano , de um lado, racional, sabe pensar, produz tecnologias, conhece e aprende; de outro, porm, demente, louco, arrogante quem sabe pensar, raramente gosta que outros tambm saibam pensar! Existe no marxismo mais ortodoxo a tese da dialtica no antagnica, para designar a entrada em sociedade posterior ao capitalismo (socialismo e, a seguir, comunismo) na qual, no havendo mais conflitos radicais, restariam apenas outros menores, passveis de serem administrados de maneira no antagnica. Caracteristicamente, esta tese foi proclamada no socialismo real sovitico, aludindo pretenso descabida de que a Unio Sovitica, tendo superado o capitalismo, j no teria conflitos sociais mais profundos (tese do comunismo cientfico, parodiando o socialismo cientfico de Engels). A prpria histria acabou indicando o quanto esta viso era funcionalista servia apenas para domesticar a populao, para que no se confrontasse com as desigualdades sociais. Disto no segue, porm, que o assim dito socialismo real seja o nico socialismo possvel. Muito ao contrrio. A utopia socialista continua de p, mais que nunca.

6. Vivemos, porm, numa sociedade de classes. Embora este conceito deva ser revisto para outro momento histrico, tem sua validade especfica, em particular em sociedades como a brasileira. A imposio da economia liberal capitalista est na origem da excluso social ingente,

em particular porque o mercado capitalista visto como regulador da sociedade, no o contrrio. A questo da espoliao e alienao do trabalho mais atual que nunca, mantendo-se como angstia nacional encardida. A questo social no pode ser vista apenas desta tica, porque h outras questes sociais anteriores ao capitalismo (questo da mulher, fundamentalismos religiosos, regimes totalitrios, etc.), bem como, possivelmente, haver outras questes sociais posteriores ao capitalismo. Mas isto no retira a relevncia extrema do confronto de classes. Por certo, o mundo mudou muito, tambm o mercado (embora continue capitalista). Por exemplo, ao lado dos proletrios que vivem condies drsticas de sobrevivncia (salrio mnimo), o mercado abriu nichos de emprego elevado, sem falar em setores onde o trabalho de sentido intelectual (professores, tcnicos, por exemplo), provocando estilo de mais-valia dificilmente comparvel ao dos proletrios. Todo mundo se diz trabalhador, e, em certo sentido, de fato; mas, socialmente falando, h salrios que permitem praticamente acumular capital e, a, nada tm a ver com os salrios de fome. Como previu Marx, estamos hoje na dinmica da mais-valia relativa o mercado explora mais o crebro das pessoas, do que seus braos. O trabalho continua a ser explorado, mas o diapaso da explorao admite variaes inacreditveis. Quando falamos de sociedade de classes, estamos nos referindo especificamente ao confronto de classes luta que os marginalizados precisam travar, com auxlio em geral de intelectuais orgnicos, contra o mercado capitalista. Por exemplo, o drama que vivemos hoje de um mercado fora de controle, entregue s vicissitudes do cassino virtual internacional, tendo como resultado dvidas externas e internas astronmicas, taxas de juro estratosfricas, parte intrnseca do contexto das classes sociais. 7. Para ser possvel o igualitarismo, muitos diriam que imprescindvel superar o capitalismo, porque este no permite a regulao da sociedade pela cidadania coletiva. Alguns vero no mercado capitalista simplesmente uma questo de mercado, tendencialmente estrutural. assim mesmo. O social no poderia estruturar o econmico. preciso distinguir entre mercado e mercado capitalista. Mercado, isto sim, fenmeno histrico-estrutural: sempre o encontramos em qualquer sociedade. J mercado capitalista sua verso capitalista, ou melhor, sua perverso capitalista. Pode ser mudado e superado. A questo maior ser sempre a cidadania coletiva. Sem esta no h como pensar em igualitarismo.

Вам также может понравиться