Вы находитесь на странице: 1из 3

Versificao - definies

Poesia ou poema?
Jorge Viana de Moraes* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Versificao ou metrificao o estudo dos metros, ps, acento e ritmo do verso. A versificao ou metrificao estabelece normas para a contagem das slabas de um verso. Definio de poesia e poema O poeta modernista brasileiro Manuel Bandeira confessou certa vez que, um dia, ao comear a escrever um livro didtico sobre literatura, teve que dar uma definio da poesia e... embatucou, isto , ficou sem ao, sem resposta. Pelo menos por um instante. Dizia ainda o poeta: "eu, que desde os dez anos de idade fao versos; eu, que tantas vezes sentira a poesia passar em mim como uma corrente eltrica e afluir aos meus olhos sob a forma de misteriosas lgrimas de alegria: no soube no momento forjar j no digo uma definio racional dessas que, segundo regra a lgica, devem convir a todo o definido e s ao definido, mas uma definio puramente emprica, artstica, literria". :: VEJA IMAGENS DE GRANDES POETAS :: Como se v, nem para um poeta genial como Bandeira foi tarefa fcil definir, com exatido, o que vem a ser poesia. Todavia, procuraremos, de forma didtica e sucinta, esclarecer o que poesia, bem como alguns conceitos elementares ligados a ela. Poesia: , na realidade, a qualidade presente em certos artefatos culturais, capaz de despertar o sentimento do belo e provocar o encantamento esttico. Dessa forma, a poesia pode estar em um conto, na cena de um filme, ou de uma telenovela; nas artes plsticas, como a pintura, a escultura; ou, como reconhecia Bandeira, nas ruas. Dizia o poeta: "Dois automveis colidem, ou uma senhora desmaia, ou um homem assassinado... Paira no ar um certo tumulto emocional, criando uma atmosfera de poesia. Pois bem, o poeta suscita a mesma coisa, s que mediante apenas uma coliso de palavras". Poema: o texto composto em versos (linhas breves) e estrofes, numa oposio ao texto composto em prosa (linhas longas), isto , composto em oraes, perodos e pargrafos. Sendo assim, evidente que nem todo poema obrigatoriamente ou contm poesia. Assim como a boa prosa de fico s boa porque est carregada de poesia. Outras definies Verso: o nome que se d a cada uma das linhas que constituem um poema. Metro: o nome que se d extenso da linha potica. Pela contagem de slabas de um verso, podemos estabelecer seu padro mtrico e suas unidades rtmicas. Ritmo: a sucesso de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, o ritmo formado pela sucesso de unidades

rtmicas resultantes da alternncia entre slabas acentuadas (fortes) e noacentuadas (fracas); ou entre slabas construdas por vogais longas e breves. Melodia: a sequncia de notas (no caso da poesia, de sons) que, apresentando organizao rtmica com sentido musical, se relacionam reciprocamente, de modo a formar um todo harmnico, uma linha meldica. Rima: a igualdade ou semelhana de sons na terminao das palavras: asa, casa; asa, cada. Na rima asa, casa h paridade completa de sons a partir da vogal tnica; na rima asa, cada a paridade s das vogais. As rimas do primeiro tipo se chamam consoantes; as do segundo, toantes. O verso apresenta quatro elementos principais: metro, ritmo, melodia e rima. Carlos Drummond de Andrade, poeta no menos genial do que Bandeira, falando de sua ligao na mocidade com o Movimento Modernista, fez importantes consideraes sobre a liberdade na criao potica e sua relao com o ritmo e a melodia na poesia. Dizia Drummond: "Liguei-me na mocidade ao movimento modernista brasileiro, que se afirmou em So Paulo, 1922, e que deu maior liberdade criao potica". Mas ressaltava: "liberdade que no absoluta, pois a poesia pode prescindir da mtrica regular e do apoio da rima, porm no pode fugir ao ritmo, essencial sua natureza". Para o poeta itabirano, poderia haver muitas experincias de vanguarda, que procurava abolir tudo que caracterizava a arte da poesia, mas ningum tinha conseguido, segundo ele, "acabar com a melodia e a emoo do verso autntico". Como escandir? Escanso a contagem das slabas de um verso. A seguir, as regrinhas para se escandir versos: 1) Na contagem das slabas mtricas, contamos at a ltima slaba tnica e desprezamos a slaba ou slabas tonas finais. Diante disso, ao encontrarmos um vocbulo paroxtono no contamos a ltima slaba (en/ con/ tro). Nas proparoxtonas, desprezamos, para efeito de contagem, as duas ltimas slabas (c/ lido). 2) Quando houver encontro de vogais (vogal no fim de uma palavra e outra vogal no incio do vocbulo seguinte), formando um ditongo, conta-se apenas uma slaba mtrica:

3) Ditongos crescentes forma uma nica slaba mtrica: ma/ li/ cia; t/ nue. 4) Os hiatos permanecem com suas vogais separadas - e estas constituem slabas mtricas: cru/ el ; v/ o.

Estrofes

A estrofe composta por versos. Quanto ao nmero de estrofes, o poema se classifica em: 1 verso - monstico 2 versos - dstico 3 versos terceto 4 versos - quarteto ou quadra 5 versos - quinteto ou quintilha 6 versos - sexteto ou sextilha 7 versos - septilha 8 versos - oitava 9 versos novena 10 versos - dcima Mais de 10 versos chamamos de irregulares. Para saber mais A versificao em Lngua Portuguesa, de Manuel Bandeira. Em: Enciclopdia Delta Larousse Rio: Ed. Delta, 1964, Vol. 06. Pgina 3239 em diante. Seleta em prosa e verso, de Manuel Bandeira. Organizado por Emanuel de Moraes. Rio de Janeiro: Jos Olympio Ed., 1975. Versos, sons, ritmos, de Norma Goldstein. So Paulo: tica, 2007. *Jorge Viana de Moraes mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da Universidade de So Paulo. professor universitrio em cursos de graduao e ps-graduao.

Вам также может понравиться