Вы находитесь на странице: 1из 22

1

Resumo para P2 - Estrutura da Matria


Aula 7 Experimento de Rutherford Em uma experincia Rutherford fez partculas alfa atravessarem finas folhas de metal. De acordo com o modelo de pudim de passas, elas deveriam atravessar com poucas alteraes, repres entadas por pequenos desvios. A massa do pudim, de carga eltrica positiva, deveria repelir as partculas alfa, tambm eletricamente positivas, mas essa massa estava dispersa o suficiente para no provocar grandes alteraes na trajetria das partculas. Embora ao atravessar uma fina lmina metlica a maioria das partculas alfa, como se esperava, no sofresse nenhum desvio, algumas sofriam desvios inexplicavelmente grandes, verificando-se at recuos. Como Rutherford diria mais tarde, isso era to absurdo como algum dar um tiro em uma folha de papel e a bala ricochetear de volta.

Figura 1 experimento de Rutherford Modelo de Rutherford Para explicar o que observou em seu experimento, ele props um modelo no qual o tomo deveria ter quase toda sua massa concentrada em um pequeno volume central o ncleo com carga positiva, em torno do qual girariam os eltrons, com carga negativa. O ncleo devia ser extremamente pequeno, por isso a maioria das partculas alfa no se desviava, mas passava pelo vazio, ou chocava-se com eltrons que praticamente no interferiam na trajetria. Este modelo ficou conhecido como modelo planetrio.

Figura 2 Modelo planetrio de Rutherford

2 Problemas do modelo de Rutherford De acordo com a fsica clssica, o modelo de Rutherford no poderia existir. Se o eltron girasse em torno do ncleo, ele estaria sob a ao de uma fora centrpeta e de uma acelerao centrpeta. Segundo o eletromagnetismo clssico, partculas portadoras de carga eltrica, quando aceleradas, emitem radi ao eletromagntica e perdem energia; por isso os eltrons se moveriam em espiral at atingir o ncleo, o que tornava a ideia de Rutherford invivel. Natureza da luz Maxwell e Hertz determinaram que a luz uma onda eletromagntica produzida pela oscilao de uma carga. Onde a onda mais simples tem um perfil de uma onda senoidal. A luz pode ter como perfil a magnitude do campo eltrico no espao. A propagao perpendicular a direo do campo.

Figura 3 uma onda senoidal e um exemplo da propagao perpendicular, respectivamente. A onda eletromagntica apresenta as propriedades de: Interferncia - Ao encontrar uma fenda ocorrem regies onde h interferncia construtiva, ou destrutiva. Numa fenda dupla h um padro de interferncia no anteparo. Demonstrando a caracterstica ondulatria da luz. Refrao e Difrao Radiao do corpo negro Um corpo aquecido emite radiao eletromagntica porque seus eltrons (carga eltrica negativa) so acelerados. Um corpo negro aquele capaz de emitir e absorver todas as freqncias de radiao. Para estudar a radiao se aquece um corpo nefro. A radiao emitida atravessa o orifcio, dispersada por um prisma de material no absorvente e dirigida a um detector que mede a intensidade de cada freqncia. No entanto, a fsica clssica era incapaz de explicar essa radiao emitida pelo corpo. Conflito entre teoria e experimento Os resultados baseados na teoria clssica no podem explicar, h a chamada divergncia no ultravioleta (onde comprimentos de onda muito curtos eram fortemente excitadas mesmo a temperatura ambiente) . Max Planck resolveu inverter o processo terico, partindo dos grficos para chegar funo. Assim passou a buscar uma justificativa terica que a fundamentasse. Encontrou-a nos conceitos de entropia e na probabilidade de Boltzmann da termodinmica (quanto maior a temperatura, maior ser a emisso),

3 chegando a uma constante que foi o germe da fsica do sculo XX, a constante de Planck. Seu significado fsico que a energia s pode existir na natureza em valores discretos, em quanta de ao

O Efeito-Fotoeltrico Quando iluminamos uma superfcie de um metal com uma radiao de comprimento de onda suficientemente pequeno, a luz faz com que eltrons sejam emitidos pelo metal. A esse fenmeno chamamos de Efeito Fotoeltrico. Hertz em 1887 foi o primeiro a observar o fenmeno incidindo luz ultravioleta num dos dois eletrodos de metal submetidos a baixa tenso. Ele observou uma corrente entre os eletrodos ao iluminar um deles. Einstein formulou o fenmeno como a coliso inelstica de algo com energia hf , que ele chamou de fton e as seguintes observaes: 1. Nenhum eltron ejetado, independente da intensidade da radiao, a menos que a frequncia ultrapasse um valor mnimo; 2. A energia cintica dos eltrons emitidos varia linearmente com a frequncia, mas independente da sua intensidade; 3. Mesmo com fontes de luz de baixa intensidade os eltrons so ejetados imediatamente, se a frequncia for superior ao limiar fotoeltrico. Baseado no efeito fotoeltrico, em 1916, Einstein ampliou o conceito de quantum de luz ao propor que o fton possui momento linear. Dualidade onda-partcula da luz A luz apresenta propriedades de onda eletromagntica, ou propriedades de partculas de massa nula conhecidas como ftons, depende apenas do experimento em questo. Aula 8 Espectro Atmico A luz que emitida por uma substncia tem um padro de linhas de freqncias distinto e conhecido como espectro do tomos. Esse espectro como se fosse o RG de cada elemento, o DNA, onde as linhas que aparecem so os estados estacionrios. A verificao experimental sobre a existncia de estados estacionrios no tomo de hidrognio atravs de experimento de espectroscopia. Onde um gs de hidrognio absorve ou emite ftons cuja energia igual a diferena entre os nveis. Modelo atmico de Bohr Bohr estava convencido de que a introduo do quantum de ao de Planck (veremos mais adiante) resolveria as dificuldades do modelo de Rutherford. O ponto de partida foi a frmula de Balmer que permite o calculo da posio das raias do espectro de hidrognio. Bohr concluiu que deveriam existir estados estacionrios nos quais os eltrons poderiam ter rbitas estveis, ou seja, poderiam nelas permanecer indefinidamente sem perder energia. Segundo Bohr:

4 1. Cada eltron s pode ocupar determinada rbita de ordem ni com uma energia Eni, na qual permanece indefinidamente, sem emitir radiao; 2. Quando um eltron ganha ou perde energia, ele salta para outra rbita de ordem nf com energia Enf. Nessa transio ele absorve ou emite um fton. Como a energia dos ftons s est disponvel na natureza em pacotes de energia de valores determinados (E = hf), o eltron s pode se transferir para rbitas determinadas. Logo, a diferena de nveis de energia entre dois estados estacionrios correspondentes a duas rbitas do eltron dada pela expresso: Enf-Eni = hf A energia do tomo de H no modelo de Bohr :

As rbitas que o eltron pode fazer so aquelas na qual o produto da massa, velocidade e distncia ao centro for mltiplo de .

Problemas do modelo de Bohr A teoria da estrutura atmica dos tomos na formulao de Bohr necessitava ser melhorada e estendida alm do tomo de hidrognio. A teoria d valores compatveis com os experimentos de espectroscopia para o tomo de hidrognio, porm no produz valores satisfatrios para as probabilidades de transi o de um estado para outro e no explica a distribuio da linha do espectro de hidrognio. Aula 9 Dualidade onda-particula para o eltron De Broglie em 1924, postulou que, da mesma forma que o fton tem comportamento de onda e de partcula, o eltron teria a mesma propriedade. Assim, o eltron uma onda com comprimento:

Davisson e Thompson incidiram eltrons com energia alta numa placa metlica e obtiveram um padro de interferncia cujo comprimento de onda do eltron era o que de Broglie tinha postulado. Isto , o eltron uma onda no experimento de difrao o eltron uma partcula no de coliso.

5 Onda Estacionria Uma onda estacionria aquela em que a crista, ou a posio de maior amplitude no se move. Da mesma forma, pontos em que a amplitude nula, conhecidos como nodos, no se movem. Podemos descrever a onda estacionria em uma corda atravs do deslocamento que ela faz em relao ao equilbrio. Ainda, podemos escrever a equao do deslocamento para cada modo como sendo:

O comprimento de onda de uma onda estacionria numa corda depende do comprimento da corda e do nmero de ventres e dado por:

Partcula confinada: 1 DIMENSO No confinamento unidimensional, a energia possvel do estado estacionrio depende do nmero quntico,

Quando o eltron est confinado em uma caixa, devido a impossibilidade da partcula estar fora da regio do poo, afirmamos que nessas posies a funo de onda nula. Havendo, portanto, ondas estacionrias. A ligao desse mundo imaginrio de ondas com a nossa realidade feita tomando o quadrado da funo de onda. Esse quadrado dessa funo tem o sentido fsico de ser a probabilidade de detectar o eltron na posio.

Podemos observar processos de transio entre modos. H o de excitao (um fton se r absorvido pelo eltron na caixa ir do estado estacionrio n, para m onde m>n) e o de decaimento (um fton ser emitido pelo eltron na caixa do estado estacionrio m e ir para n onde n<m). tomo de De Broglie

6 A razo pela qual os eltrons ocupam somente nveis discretos tornou-se bem compreendida ao se considerar o eltron no como uma partcula, mas, tambm, como uma onda. De Broglie mostrou que os valores discretos dos raios de rbitas de Bohr uma conseqncia natural de ondas eletrnicas estacionrias.

Aula 10 tomo de Hidrognio O prton cria uma armadilha para o eltron, mantendo-o confinado. Qualquer tipo de confinamento faz surgir estados estacionrios. Mas, de modo geral, as condies de contornos para existncia de um estado estacionrio so impostas por um potencial. Um confinamento natural do eltron o sistema composto de 1 prton e 1 eltron. Nesse sistema o prton produz um confinamento natural para o eltron. Por ser 3D, deveramos ter 3 nmeros qunticos associado aos estados estacionrios, porm a simetria radial do potencial torna difcil identificar os ventres da onda estacionria analisando as direes separadamente. Partindo da simetria radial do confinamento importante associar esses nmeros com propriedades clssicas que esse eltron tem enquanto partcula orbitando em torno do prton. Escolhemos (n,l,m).

A maneira mais comum de rotular os estados de representar o nmero do orbital de momento por letras, assim para os valores 0,1,2,... temos as letras s,p,d,f,g,... um orbital com l=1 chamado de p, d um orbital com l=2. O valor do nmero quntico principal escrito antes da letra: assim o orbital 3d significa um orbital com n=3 e l=2. A energia e o estado estacionrio correspondente so dados pela equao de Schroedinger. Para o sistema descrito temos:

A Equao de Schroedinger Em 1927, o fsico Schroedinger depois de um tratamento matemtico-estatistico, demonstrou a idia de que o orbital a regio de maior probabilidade de encontrar o eltron (orbital rbita). Assim para o tomo de hidrognio

Para o estado fundamental (o de menor energia), tambm chamado de orbital 1s:

Ao considerar o quadrado da funo de onda do estado fundamental de H como a probabilidade de encontrar o eltron na posio R, podemos determinar um raio mdio onde em mdia o eltron encontra-se distante do proton. Essa distncia o raio de Bohr. 1 est. excitado Para o 1 estado excitado, conhecido como orbital 2s(l=0) e 2p(l=1):

Podemos visualizar a distribuio dos estados estacionrios dos orbitais s e p:

Ionizao A ionizao do tomo ocorre quando a energia do fton for maior que o mdulo da energia do estado estacionrio. Ficando o hidrognio com carga positiva.

Atomos Multieletronicos Conhecido o tomo de hidrognio poderamos fazer a mesma anlise para outros tomos que possuam mais de um eltron. Porm esbarramos em algumas coisas, os eltrons interagem entre si e no possvel ter dois ou mais eltrons num mesmo estado estacionrios. Aula 11 Atomo Neutro O tomo constitudo de um ncleo positivo com Z prton que definem o confinamento dos eltrons. Z conhecido como nmero atmico e define os diferentes elementos qumicos. Um tomo neutro consiste de um sistema onde o ncleo com nmero atmico Z confina o mesmo nmero de eltrons. Diferentemente do tomo de hidrognio, o problema que temos o nmero de eltron diferente de 1, podendo um eltron interagir com o outro. Seja como for, descrito dessa forma, o estado fundamental todos os eltrons no estado fundamental, porm experimentos mostram o contrrio. O experimento de Frank e Hertz Um tomo neutro consiste de um sistema onde o ncleo com nmero atmico Z confina o mesmo nmero de eltrons. Diferentemente do tomo de hidrognio, o problema que temos o nmero de eltron diferente de 1, podendo um eltron interagir com o outro. Seja como for, descrito dessa forma, o estado fundamental todos os eltrons no estado fundamental, porm experimentos mostram o contrrio. Ao carregar positivamente a grade, os eltrons que saem do filamento adquirem energia para atravessar a grade e podem atingir a placa carregada negativamente desde que sua energia seja suficientemente grande para vencer a repulso da placa. Um modo de medir essa energia determinar em qual tenso a corrente de eltron que passa pela placa cessa. Antes de atingir a grade, o eltron acelerado pode atingir os tomos que compe o gs na ampola. Nessa coliso, o eltron pode ter energia suficiente para mudar o eltron ligado dentro do tomo para outro estado estacionrio.

A energia do eltron incidente pode ser to grande que faa a ionizao dos tomos contido no gs. Verificase, para determinado nmero atmico, uma periodicidade na qual os elementos nobre (He(2),Ne(10),Ar(18), Kr(32),Xe(54)) mais difcil de ionizar. E os metais alcalinos os mais fceis. Isto , quanto maior o tomo maior ser para remover um eltron, isto quanto maior o tomo menor a energia de ionizao necessria para retirar um eltron da camada de Valencia

9 Na Famlia: a energia de ionizao aumenta de baixo para cima No Perodo: a energia de ionizao aumenta da esquerda para a direita

Principio de Excluso Como concluso do experimento, podemos ver que os eltrons confinados ocupam estados estacionrios diferentes. O estado fundamental do tomo neutro de nmero atmico Z consiste de um empilhamento dos Z eltron dos estados estacionrios de mais baixa energia. Dessa forma, o tomo neutro de menor energia tem seus eltrons confinados distribudos em camadas (denotadas pelo nmero principal n) e subcamadas (denotadas por s (l=0), p (l=1), d (l=2), f (l=3))

Regra para configurar o tomo - O ordenamento para o preenchimento de camada para o estado fundamental do tomo de muitos eltrons dado seguindo a regra mnemnica conhecida como princpio de Aufbau. Spin do eltron - Uma propriedade importante do eltron seu momento magntico intrnseco. Este momento magntico pode ter valores positivo ou negativo e denotamos pela letra s, podendo ser s=1/2 ou s=-1/2. Estrutura do tomo neutro tomo de Ltio, Li, tem Z=3, tomo de Hlio, He, tem Z=2 tomo de Berlio, tem Z=4,

tomo de Boro, Z=5

tomo de carbono, Z=6

10

Para os elementos com 20<Z<30 temos a seguinte distribuio

Aula 12 Tabela Peridica atual A tabela peridica atual dividida em 07 perodos (linhas horizontais), que corresponde ao numero de perodos ocupados pelos eltrons. J quanto as famlias, h 18 famlias, indicadas pelos elementos nas linhas verticais. Em geral, as famlias apresentam propriedades qumicas semelhantes, pois possuem a mesma quantidade de eltrons na ultima camada. Os blocos da tabela peridica refletem a identidade dos ltimos orbitais que so ocupados no processo de preenchimento. O nmero do perodo o nmero quntico principal da camada de valncia. O nmero do grupo est relacionado ao nmero dos eltrons de valncia. Configurao eletrnica Quando o subnvel s ou o p so os mais energticos, dizemos que se trata de um elemento representativo; Quando o subnivel mais energtico de dado elemento o d, dizemos que este um elemento de transio. Quando o subnivel mais energtico de dado elemento o f, dizemos que este um elemento de transio interna (radioativos). Raio atmico caracterizado principalmente pelo numero de camadas eletrnicas e a carga nuclear Na Famlia: o raio atmico cresce de cima para baixo. Porque a medida que o numero atmico aumenta, o numero de camadas tambm aumenta, o que leva a um aumento do tamanho do tomo No Perodo: o raio atmico cresce da direita para a esquerda, porque apesar de terem o mesmo numero de camadas, o numero atmico aumenta, o que faz com a atrao do ncleo sobre os eltrons perifricos aumente e o tamanho dos tomos seja menor.

11 Efeito Blindagem os eltrons colocados entre o ncleo e a camada de valncia, protegem o ncleo. Este efeito, reduz a carga nuclear efetiva percebida pelo eltron da camada de valncia. Carga nuclear Efetiva a carga que efetivamente um eltron percebe, levando em considerao a blindagem que os eltrons mais interiores fazem ao redor do ncleo Energia de Ionizao E a energia necessria para retirarmos um eltron de um tomo isolado do estado gasoso, formando um ons positivo, ou negativo (lembrando que na natureza no se encontra tomos isolados, sempre so encontrados na forma de ons) Quanto maior o tomo maior ser para remover um eltron, isto quanto maior o tomo menor a energia de ionizao necessria para retirar um eltron da camada de Valencia Na Famlia: a energia de ionizao aumenta de baixo para cima No Perodo: a energia de ionizao aumenta da esquerda para a direita

Afinidade eletrnica a energia liberada quando um tomo isolado recebe um eltron. Perceba que ocorre liberao de energia sempre que o anion for mais estvel que o tomo neutro Cl(g) + 1e - Cl-(g) + 83,3 Kcal/mol Quanto maior a Eletroafinidade Maior a capacidade do tomo receber eltron Quanto menor o tomo, maior ser sua capacidade de receber eltrons e maior sua eletroafinidade. Na Famlia: a eletroafinidade aumenta de baixo para cima. No Perodo: a eletroafinidade aumenta da esquerda para a direita A medida que os eltrons entram no tomo, a atrao do ncleo sobre os eltrons diminui, assim, o anion sempre maior que o tomo neutro correspondente. Aula 13 Ligao inica Os tomos se associam a fim de obterem oito eltrons na camada de Valencia. Esta associao se d por uma atrao eletrosttica, chamada de ligao inica de carter eltrico. Onde um on perde eltron (Ction) e o outro ganha (anion). (ctionx+)y(niony-)x No entanto, esta ligao definitiva, formando muitas vezes agrupamentos geomtricos, conhecidos como reticulo cristalino, slidos com alta temperatura de fuso., podendo conduzir eletricidade quando fundidos.

12 Os metais de transio tambm formam ons, mas no conseguem completar oito eltrons na camada de Valencia. O mesmo acontece com os elementos da famlia IVA. J os ametais e o hidrognio, na presena de metais, no obedecem a regra do octeto. Dessa forma, chamamos de ligao inica aquela que pode ser tratada como a interao de duas cargas oposta sem o recurso da equao de Schrodinger. Numero de oxidao - O nmero de oxidao de um elemento na ligao inica corresponde a sua carga. No caso do cloreto de sdio o sdio tem nox=+1 e o cloro tem nox=-1. Propriedades dos slidos inicos Os ons empilham-se e, estruturas cristalinas regulares. Os slidos inicos tm, tipicamente, altos pontos de fuso e de ebulio e so quebradios.

Configurao eletrnica dos ons A configurao eletrnica para um ction se d por remover os eltrons mais externos pela ordem: np, ns e (n-1)d. A configurao eletrnica para um nion se d por adicionar eltrons at atingir a configurao de gs nobre mais prximo. Estrutura de Lewis Eltrons de valncia so aqueles que ocupam a camada mais externa e so os eltrons responsveis pelas interaes e ligaes qumicas. Eltron como um ponto (Smbolo de Lewis). Representa um eltron de valncia e consiste do smbolo qumico mais um ponto para cada eltron de valncia.

Aula 14 Ligao Covalente A ligao covalente um tipo de ligao qumica caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de eltrons entre tomos, causando uma atrao mtua entre eles, que mantm a molcula resultante unida.

13

A regra do octeto: Lewis percebeu que ele poderia justificar a existncia de um grande nmero de molculas propondo a regra do octeto: cada tomo compartilha eltrons com seus tomos vizinhos para atingir um total de oito eltrons de valncia. (A) Ressonncia Algumas molculas tm estruturas que no podem ser expressas corretamente por uma nica estrutura de Lewis. Hbrido de ressonncia: a mistura de duas ou mais estruturas de Lewis. A ressonncia entre estruturas de Lewis reduz a energia calculada da molcula e modela o carter de ligao, distribuindo-a sobre toda a molcula. As estruturas de Lewis com energias similares fornecem uma maior estabilizao por ressonncia.

Evidncias experimentais: Uma nica estrutura de Lewis para molcula de benzeno, C6H6, no explica todas as evidncias experimentais: -Reatividade: O benzeno no sofre as reaes tpicas de compostos com ligaes duplas. -Comprimento de ligao: Todas as ligaes carbono-carbono tm o mesmo comprimento. -Evidncia estrutural: S existe um dicloro-benzeno no qual os dois tomos de cloro esto ligados a carbonos adjacentes.

(B) Carga formal a carga que um tomo teria se os pares de eltrons fossem compartilhados igualmente. As estruturas de Lewis com baixas cargas formais geralmente tm a menor energia. f =V L P onde: V = no. de eltrons de valncia do tomo livre; L = no. de eltrons presentes nos pares isolados; P = no. de eltrons compartilhados. Geralmente a estrutura de menor energia aquela com: (1) a menor carga formal nos tomos; e (2) a estrutura na qual ao elemento mais eletronegativo atribuda uma carga formal negativa e ao elemento menos eletronegativo atribuda uma carga formal positiva.

14 (C) Nmero de oxidao A carga formal um parmetro obtido exagerando-se o carter covalente de uma ligao. O nmero de oxidao um parmetro obtido exagerando-se o carter inico de uma ligao. Ele pode ser considerado como a carga que um tomo teria se o tomo mais eletronegativo em uma ligao ficasse com os dois eltrons da ligao. Embora a carga formal de C em CO2 seja zero, seu nmero de oxidao +4, porque todos os eltrons das ligaes so atribudos aos tomos de oxignio. (D) Radicais As espcies que tm eltrons com spins no emparelhados so chamados de radicais. Eles so, em geral, muito reativos. (E) Hipervalncia Espcies as quais demandam a presena de mais do que um octeto de eltrons ao redor de um tomo, so denominados hipervalentes.

Ionica X Covalente A ligao inica descreve bem as ligaes dos no metais com os metais e as ligaes covalentes descreve as ligaes entre no-metais. O que pesa sobre o carter inico ou covalente de uma ligao a energia de ligao. Para caracterizar essa energia definiu a eletronegatividade para cada elemento. O carter de uma ligao pode ser dado pela diferena de eletronegatividade entre os elementos presentes na ligao. Dado a ligao XM, caso:

Modelo RPECV ou VSEPR O modelo da repulso dos pares de eltrons da camada de valncia (modelo RPECV ou VSEPR) amplia a teoria da ligao qumica de Lewis para explicar as formas das molculas, adicionando regras que explicam os ngulos de ligao. Primeira regra: as regies de altas concentraes de eltrons se repelem e, para reduzir ao mximo essa repulso, elas tendem a se afastar o mximo possvel, mantendo a mesma distncia do tomo central. Segunda regra: tendo identificado o arranjo que localiza os pares de eltrons na posio mais distante (ligaes e pares isolados do tomo central), que chamado de arranjo dos eltrons na molcula, determinamos a posio dos tomos e identificamos a forma da molcula, dando-lhe um nome de acordo comas formas. Terceira regra: no existe distino entre ligaes simples ou mltiplas. Quarta regra: quando existe mais de um tomo central, as ligaes de cada tomo so tratados independentemente.

15

Todos os pares de eltrons, ligantes ou no, so includos na descrio do arranjo de eltrons. Todavia, somente as posies dos tomos so consideradas quando descrevemos a forma de uma molcula. Predio da forma de uma molcula com pares isolados. Etapa 1. Desenhe a estrutura de Lewis; Etapa 2. Conte as ligaes e pares isolados do tomo central; Etapa 3. Determine o arranjo de eltrons; Etapa 4. Identifique a forma considerando apenas os tomos. Molculas polares e Apolares A capacidade que as ligaes possuem de atrair cargas eltricas se define como Polaridade, esta assume carter diferente dependendo da ligao onde se faz presente. As ligaes mais frequentes envolvendo compostos orgnicos acontecem entre tomos de carbono ou entre tomos de carbono e hidrognio: C C e C H (hidrocarbonetos). Classificamos este tipo de ligao como covalente, ela est presente em todas as ligaes dos compostos orgnicos formados somente por carbono e hidrognio. Quando na molcula de um composto orgnico houver outro elemento qumico alm de carbono e hidrognio, suas molculas passaro a apresentar certa polaridade. Chamamos este elemento de heterotomo e pode ser: nitrognio (N), oxignio (O), entre outros.

Metano (CH4) Etano (C2H6 ) Repare que em ambas as estruturas no h presena de heterotomos, neste caso as molculas se classificam como apolares.

16 A presena do Oxignio como heterotomo faz as molculas apresentarem polaridade. A primeira molcula se trata do composto Etanol (CH3CH2OH), a presena da hidroxila OH d a este composto o carter polar, mesmo que em sua estrutura contenha uma parte apolar

Aula 16

17

TEORIA DA LIGAO DE VALNCIA

Ligaes mltiplas De acordo com a Teoria da Ligao de Valncia, podemos descrever as ligaes mltiplas da seguinte forma:

18 Uma ligao simples uma ligao s. Uma ligao dupla uma ligao s mais uma ligao p. Uma ligao tripla uma ligao s mais duas ligaes p. A fora da ligao depende do grau de superposio dos orbitais atmicos Hibridizao dos orbitais Os orbitais hbridos de um tomo so construdos para reproduzir o arranjo de eltrons caracterstico da forma da molcula determinada experimentalmente.

Ligaes dos hidrocarbonetos Carbono os tomos podem se ligar para formar cadeias e anis de diferentes tamanhos. J descrevemos o metano e o etano. O mesmo padro de ligaes s ocorre em todos os alcanos. Nestes compostos, os ngulos de ligao so muito prximos do ngulo do tetraedro, 109,5o, que corresponde hibridao sp3. Caracteristicas da ligao Dupla - Uma ligao dupla mais forte do que uma ligao simples; - Uma ligao dupla mais fraca do que a soma de duas ligaes simples; - Uma ligao dupla influencia na forma da molcula, j que impede a rotao da molcula.

19

Aula 16 Teoria dos orbitais moleculares Alguns aspectos da ligao no so explicados pelas estruturas de Lewis, pela teoria VSEPR e pela hibridizao. (Por exemplo, por que o O2 interage com um campo magntico?; por que algumas molculas so coloridas?) Para estas molculas, usamos a teoria do orbital molecular ( TOM). Do mesmo modo que nos tomos, os eltrons so encontrados em orbitais atmicos, nas molculas, os eltrons so encontrados nos orbitais moleculares. Orbitais Moleculares Se espalham por toda a molcula Os eltrons de valncia esto delocalizados sobre toda a molcula, no pertencem a uma ligao especfica Resultam da combinao linear de orbitais atmicos (LCAO linear combination of atomic orbitals); Os Orbitais Moleculares so formados pela combinao de orbitais atmicos: quando os orbitais atmicos interferem construtivamente, formam-se orbitais ligantes, e quando interferem destrutivamente, formam orbitais anti-ligantes. N orbitais atmicos combinam-se para formar N orbitais moleculares.

Configurao eletrnica

20 1. Os eltrons so acomodados inicialmente no orbital molecular de mais baixa energia e, depois, sucessivamente, nos nveis de energia mais alta. 2. De acordo com o Principio de excluso de Pauli, cada orbital molecular pode acomodar ate dois eltrons (emparelhados). 3. Se mais de um orbital molecular da mesma energia estiver disponvel, os eltrons os ocupam um a um, adotando spins paralelos (Regra de Hund). Assim, dois orbitais atmicos 1s se combinam para formar dois orbitais moleculares, um orbital ligante s1s e um orbital anti-ligante s1s*

Ordem de Ligao Teoria de Lewis: numero de pares de eltrons de ligao unindo um par de tomos. Ordem de ligao = (nmero de eltrons em OMs ligantes nmero de eltrons em OMs anti-ligantes) So possveis ordens de ligao fracionrias. Assim, definimos: Ordem de ligao = 1 para uma ligao simples. Ordem de ligao = 2 para uma ligao dupla. Ordem de ligao = 3 para uma ligao tripla. So possvei s ordens de ligao fracionrias.

Orbitais moleculares a partir de orbitais atmicos 2p Existem duas formas nas quais dois orbitais p se superpem: frontalmente, de forma que o OM resultante tenha densidade eletrnica no eixo entre os ncleos (por ex., o orbital do tipo s);

21 lateralmente, de forma que o OM resultante tenha densidade eletrnica acima e abaixo do eixo entre os nucleos (por ex., o orbital do tipo p). Os seis orbitais p (dois conjuntos de 3) devem originar seis OMs: " s, s*, p, p*, p e p* Conseqentemente, h um mximo de 2 ligaes p que podem vir de orbitais p. As energias relativas desses seis orbitais podem mudar. Configuraes eletrnicas para B2 at Ne2 Os orbitais 2s tm menos energia do que os orbitais 2p, logo, os orbitais s2s tm menos energia do que os orbitais s2p. H uma superposio maior entre orbitais 2pz (eles apontam diretamente na direo um, do outro) da o OM s2p tem menos energia do que os orbitais p2p. H uma superposio maior entre orbitais 2pz , logo, o OM s* 2p tem maior energia do que os orbitais p* 2p. Os orbitais p2p e p* 2p so duplamente degenerados.

Dois tipos de comportamento magntico: Paramagnetismo (eltrons desemparelhados na molcula): forte atrao entre o campo magntico e a molcula; Diamagnetismo (sem eltrons desemparelhados na molcula): fraca repulso entre o campo magntico e a molcula. Configuraes eletrnicas e propriedades moleculares Experimentalmente, o O2 paramagntico. A estrutura de Lewis para o O2 no mostra eltrons desemparelhados. O diagrama de OM para o O2 mostra dois eltrons desemparelhados no orbital p* 2p. Experimentalmente, o O2 tem ums curta distncia de ligao (1,21 ) e a alta energia de entalpia (495 kJ/mol). Isto sugere uma ligao dupla. O diagrama de OM para o O2 prev tanto o paramagnetismo como a ligao dupla (ordem de ligao = 2).

22

Aula 17 Foras intermoleculares

Вам также может понравиться