Вы находитесь на странице: 1из 3

Acidentes pessoais em laboratrio:

Preveno e primeiros socorros

Choque elctrico
Preveno Respeitar as regras bsicas de segurana em laboratrio No ligar / utilizar equipamentos elctricos em caso de fuga de gua ou inundao. Ter em ateno o estado actual do equipamento: Se o equipamento apresentar sinais de desgaste que ponham em risco a sua utilizao, informe os responsveis do laboratrio. Ao socorrer uma vtima em choque elctrico necessrio ter ateno para no ficar na mesma situao: deve-se desligar a energia elctrica antes, ou usar alguma forma de isolamento elctrico, como algo feito de borracha, por exemplo. Estando a vtima fora de uma rea electrificada, observa-se se existe algum objecto obstruindo a passagem do ar pela boca ou nariz (prteses dentrias, alimentos, etc) que devem imediatamente ser retirados. Verifique se a vtima est a respirar e procure ajuda mdica o mais rpido possvel. Aplicar os primeiros socorros convenientes: reanimao crdiorespiratria; Aplicao de uma compressa ou de um pano bem limpo sobre a queimadura. Ligar o 112. As queimaduras elctricas geralmente so mais graves do que aparentam, mesmo aquelas em que o paciente procura ajuda especializada pessoalmente. O corpo, no choque elctrico, serve como condutor da energia e ao mesmo tempo de resistncia elctrica, causando os danos ao organismo. Diferentes graus de leses externas visveis podem causar rabdomilise, uma necrose muscular profunda causada pela passagem da corrente elctrica. Primeiros socorros

Intoxicao por inalao


Preveno Proteco das vias respiratrias: Utilizao de mascara. Manusear substncia em cmara de exausto. Apagar os bicos de gs quando estes no estiverem em uso, e fechar as torneiras de gs antes de sair do laboratrio. No testar um produto qumico por odor. Primeiros socorros Levar o intoxicado para fora da atmosfera contaminada, ou para um lugar de maior ventilao. Manter a funo respiratria - se a vitima no estiver a respirar, deve-se remover qualquer objecto da boca do paciente (prtese, alimento, vomito, etc.) Manter o queixo para cima, inclinando a cabea para trs o mximo possvel. Soprar na boca ou nariz at que o trax levante. Repetir esta aco entre 12 a 18 vezes por minuto. Conservar o corpo aquecido, enrolando o paciente num cobertor se necessrio.

Encaminhar rapidamente a um servio mdico.

Intoxicao por ingesto


Preveno Respeitar as regras bsicas de segurana em laboratrio. No pipetar com a boca. No ingerir alimentos no laboratrio. No testar um produto qumico pelo sabor. Primeiros socorros Para evitar a absoro do txico devemos podemos esvaziar o estmago, para isso provocando o vmito. Mas h certas situaes em que no se deve vomitar: -Vtima inconsciente, sonolenta ou que no consegue engolir. -Ingesto de corrosivos (dar agua ou leite) -Ingesto de produtos que provoquem convulses -Ingesto de produtos que faam espuma -Ingesto de petrleo ou derivados Se a contaminao for apenas ao nvel da boca, bochechar com gua, sem ingerir. Se a vitima estiver consciente, conservar o corpo aquecido com cobertores se necessrio. Se a vitima estiver inconsciente ou em crise convulsiva, no lhe de nada para beber Verifique se h respirao Coloque a vtima em posio lateral de segurana (PLS).

Queimaduras
Preveno Uso de bata apropriada. Usar luvas de proteco apropriadas quando manusear substancias agressivas para a pele, ou que sejam absorvidas por via cutnea. Trabalhe com calado fechado e nunca de sandlias Respeitar as regras de segurana de utilizao de bicos de bunsen e placas de aquecimento. As queimaduras so classificadas em trs graus, conforme sua profundidade. Queimadura de Primeiro Grau - queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele - epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura, dolorosa mas que regride em poucos dias. Queimadura de Segundo Grau - queimadura mais profunda, causa bolhas e muito dolorosa, por que h a exposio das razes nervosas que foram atingidas. Queimadura de Terceiro Grau - queimadura esbranquiada, to profunda que atinge os msculos e ossos. Os tecidos ficam negros e sem vida. No h dor por que as terminaes nervosas responsveis pela sensibilidade dor foram tambm queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haver queimaduras de primeiro e segundo grau. Lavar com gua levemente morna (para evitar choque trmico) e demoradamente a zona queimada para. Para queimaduras qumicas, lavar durante 15 minutos com gua corrente para eliminar resduos qumicos. No furar as bolhas. Em caso de queimadura com fogo, necessrio abafar a chama, e eventualmente usar o chuveiro de emergncia. Primeiros socorros

Acidentes oculares
Preveno Usar culos de proteco quando necessrio. Evitar o contacto nos olhos com as mos, ou luvas contaminadas. Respeitar as regras bsicas de segurana em laboratrios. Primeiros socorros Lavar a vista afectada abundantemente com gua corrente ou soro fisiolgico durante 15 a 20 minutos, mantendo as plpebras separadas e do canto interno para o externo do globo ocular. Colocar a vtima em ambiente de pouca luz. No mexer nos olhos ou tentar remover qualquer partcula. Esta aco dever ser efectuada por pessoal especializado.

Feridas
Preveno Ter em ateno o estado do material de vidro a fim de evitar cortes. O vidro partido devera ser recolhido com acessrios apropriados e no com as mos. Mxima ateno na utilizao de pipetas e pipetadores. A maioria dos cortes em laboratrios causada por m utilizao destes ltimos. Bisturis, laminas, agulhas e outro material cortante, deve ser manuseado com a mxima ateno. Primeiros socorros Fazer sangrar o golpe durante alguns segundos. Remover estilhaos e lavar com gua corrente do centro para os bordos da ferida, usando uma compressa e no algodo. Desinfectar e proteger com um penso.

Estado de choque
Preveno Primeiros socorros O estado de choque pode resultar de leso fsica ou de distrbio emocional.

Os sintomas podero incluir: palidez, diminuio da temperatura corporal, pele hmida e viscosa, apatia, pulsao fraca e rpida, nuseas e problemas de viso.

Deitar a vtima de costas, desapertar-lhe as roupas no pescoo, peito e cintura e coloc-la com os ps ligeiramente levantados. Ao mesmo, deve-se tranquiliz-la e tentar diminuir a ansiedade, at ser possvel transport-la para o Hospital. Ligar o 112

Вам также может понравиться