Вы находитесь на странице: 1из 16

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

CURSOS DE TEOLOGIA RSS Feed

A Teologia de Joo Calvino


ESTUDOS BBLICOS | gamaliel | maio 31, 2013 12:52 pm | Edit

As concepes teolgicas do reformador Joo Calvino (1509-1564) esto contidas na sua vasta obra, especialmente em seu opus magnum, a Instituio da Religio Crist ou Institutas.

1. AS INSTITUTAS
No prefcio da 1 Edio das Institutas (1536), Calvino afirmou o seguinte: Pretendi apenas fornecer algum ensino elementar atravs do qual qualquer pessoa que tenha sido tocada por um interesse na religio pudesse ser educada na verdadeira piedade. E fui especialmente diligente nessa obra por causa do nosso prprio povo da Frana. Vi muitos deles com fome e sede de Cristo, mas muito poucos imbudos com at mesmo um pequeno conhecimento dele. Que isto que propus, o prprio
1 de 16 05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

0 livro testifica atravs de sua forma de ensino simples e at mesmo rudimentar.

Essa primeira edio tinha apenas seis captulos, que tratavam dos seguintes temas: (1) A lei: exposio do Declogo; (2) A f: exposio do Credo dos Apstolos; (3) A orao: exposio da Orao Dominical; (4) Os sacramentos; (5) Os cinco falsos sacramentos; (6) A liberdade crist, o poder eclesistico e a 0 administrao poltica.
Curtir

Na Enviar

2 edio das Institutas (1539), o reformador passou a ter outro objetivo em mente:

Minha inteno nesta obra foi preparar e treinar de tal modo na leitura da Palavra Divina os aspirantes teologia sagrada que eles possam ter fcil acesso mesma e depois nela prossigam sem tropear. Pois penso que abrangi de tal maneira a suma da religio em todas as suas partes, dispondo-a em ordem, que todos os que a assimilarem corretamente no tero dificuldade em determinar tanto o que devemos buscar de modo especial nas Escrituras quanto para que objetivo devem direcionar tudo o que est contido nas Escrituras.

2. CATEGORIAS DE ESCRITOS
As concepes teolgicas de Calvino encontram-se em seis categorias de escritos: 2.1. As Institutas: Calvino produziu ao todo oito edies do texto latino (1536-1559) e cinco tradues para o francs. A 1 edio tinha apenas seis captulos; a ltima totalizou oitenta. Equivale em tamanho ao Antigo Testamento mais os Evangelhos sinticos e segue o padro geral do Credo dos Apstolos. Visava ser um guia para o estudo das Escrituras. Livro I: O Conhecimento de Deus, o Criador: o duplo conhecimento de Deus, as Escrituras, a Trindade, a criao e a providncia. Livro II: O Conhecimento de Deus, o Redentor: a queda e a corrupo humana, a Lei, o Antigo e o Novo Testamento, Cristo o Mediador sua pessoa (profeta, sacerdote, rei) e sua obra (expiao). Livro III: A Maneira Como Recebemos a Graa de Cristo, Seus Benefcios e Efeitos: f e regenerao, arrependimento, vida crist, justificao, predestinao, ressurreio final. Livro IV: Os Meios Externos Pelos Quais Deus nos Convida Para a Sociedade de Cristo: a igreja, os sacramentos, o governo civil. 2.2. Comentrios: so um complemento das Institutas. Calvino escreveu comentrios de todos os livros do Novo Testamento, exceto 2 e 3 Joo e Apocalipse, e sobre o Pentateuco, Josu, Salmos e Isaas. 2.3. Sermes: Calvino expunha sistematicamente os livros da Bblia. Ele costumava pregar sobre o Novo Testamento aos domingos e sobre o Velho Testamento durante a semana. Seus sermes eram anotados taquigraficamente por um grupo de leais refugiados franceses. A srie Corpus Reformatorum contm 872 sermes de Calvino. 2.4. Folhetos e tratados: temas apologticos (contra catlicos e anabatistas) e gerais. 2.5. Cartas: escritas a outros reformadores, soberanos, igrejas perseguidas e protestantes encarcerados, pastores, colportores. 2.6. Escritos litrgicos e catequticos: confisso de f, catecismo, saltrio.

3. A PERSPECTIVA TEOLGICA DE CALVINO


3.1. O conhecimento de Deus A verdadeira sabedoria consiste de dois elementos: o conhecimento de Deus e o conhecimento de ns mesmos. Da a importncia da revelao. No podemos conhecer a Deus em sua essncia, mas somente na medida em que ele se d a conhecer a ns.
2 de 16 05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

Existe um duplo conhecimento de Deus: como criador e como redentor. Todo ser humano essencialmente uma criatura religiosa, tendo em si a semente da religio. Deus se revela no s atravs desse senso inato de si mesmo, mas tambm atravs das maravilhas da criao. Esse conhecimento de Deus revelado na natureza exige uma resposta humana, seja de piedade ou idolatria. O fim ltimo da piedade no a salvao individual, mas a glria de Deus. 3.2. A condio humana O pecado torna a revelao natural totalmente insuficiente para o correto conhecimento de Deus. Ela tem somente uma funo negativa deixar os seres humanos inescusveis por sua idolatria. O ser humano encontra-se perdido como que em um labirinto. A imagem de Deus ainda permanece nele, mas foi totalmente distorcida e desfigurada. 3.3. O Deus que se revela Todo verdadeiro conhecimento de Deus decorre do fato de que Deus, em sua misericrdia, houve por bem revelar-se. Calvino usa aqui o conceito de acomodao ou adaptao. Deus desce ao nosso nvel, adapta-se nossa capacidade. Vemos isso na encarnao, nas Escrituras, nos sacramentos e na pregao. Nas Escrituras, Deus balbucia a ns, fala-nos como uma ama fala a um beb. Outra figura: a Bblia como culos divinos para os que so espiritualmente mopes. Assim, a verdadeira teologia uma reverente reflexo sobre a revelao escrita de Deus; no deve, pois, perder-se em vs especulaes, mas ater-se s Escrituras. 3.4. A doutrina das Escrituras A Bblia a Palavra de Deus inspirada, revelada em linguagem humana e confirmada ao crente pelo testemunho interno do Esprito Santo. Calvino tratava o texto bblico tanto reverentemente quanto criticamente (por exemplo, At 7.14 e Gn 46.27). A capacidade de reconhecer a Bblia como a Palavra de Deus no depende de provas, mas um dom gratuito do prprio Deus. Calvino afirma a unidade entre a Palavra e o Esprito contra dois erros opostos. Os catlicos subestimavam o papel da iluminao ao subordinarem as Escrituras igreja. Calvino, como Lutero, afirmou que as Escrituras foram o ventre do qual nasceu a igreja, e no vice-versa. Por outro lado, os fanticos concentravam-se de tal modo no Esprito que subestimavam a Palavra escrita. Toda a teologia de Calvino foi elaborada dentro destes parmetros: a objetividade da revelao divina nas Escrituras e o testemunho iluminador do Esprito Santo no crente. A verdadeira teologia deve manter-se dentro dos limites da revelao. A funo principal das Escrituras a nossa edificao, capacitando-nos a ver o que de outro modo seria impossvel. Seu propsito revelar o que precisamos saber sobre Deus e ns mesmos.

4. O DEUS QUE AGE


4.1. O Deus trino Calvino deu mais ateno doutrina da trindade que Lutero ou Zunglio. Ele basicamente sustentou a doutrina da igreja antiga de que Deus uma nica essncia que subsiste em trs pessoas distintas: Pai, Filho e Esprito Santo. Ele advertiu quanto a especulaes sobre o mistrio da essncia divina e recusou-se a torcer a Escrituras para sustentar essa doutrina. Como no caso de Atansio, no quarto sculo, a Trindade era fundamental por ser um testemunho da divindade de Jesus Cristo e, assim, da certeza da salvao realizada por ele. Somente algum que era verdadeiramente Deus poderia redimir os que estavam totalmente perdidos.

3 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

A f na trindade confessada na liturgia do batismo e na doxologia, no para definir plenamente o ser de Deus, mas somente para permanecer em silncio diante do mistrio da sua presena (Agostinho). 4.2. Criao A seguir, ainda no Livro I das Institutas, Calvino descreve a atividade de Deus em relao ao mundo na criao e na providncia. O mundo criado o deslumbrante teatro da glria de Deus. Depois que as pessoas so iluminadas pelo Esprito Santo e tm o auxlio dos culos das Escrituras, a criao pode fornecer um conhecimento de Deus mais lcido e edificante (teologia da natureza), fortalecendo a f dos crentes. Deus criou o mundo a partir do nada (ex nihilo). O mundo foi criado para a glria de Deus, mas tambm para o benefcio da humanidade. Os crentes devem contemplar a bondade de Deus em sua criao de tal modo que seus prprios coraes sejam despertados para o louvor (Jonathan Edwards). 4.3. Providncia Calvino reflete acerca do carter precrio e incerto da vida humana sobre a terra. Sua doutrina da providncia no reflete um otimismo piedoso, mas resulta de uma avaliao realista das vicissitudes da vida e da ansiedade que elas produzem. Ele critica duas concepes errneas: o fatalismo e o desmo. A doutrina estica do destino pressupe que todos os eventos so governados pela necessidade da natureza. Calvino pondera que, na concepo crist, o regente e governador de todas as coisas no uma fora impessoal, mas o Criador pessoal do universo, que em sua sabedoria decretou desde a eternidade o que iria fazer e agora em seu poder realiza o que decretou. Ele tambm combate a idia de que Deus fez o mundo no princpio, mas depois o deixou entregue a si mesmo. Como mostram as Escrituras, Deus est contnua e eficazmente envolvido no governo da sua criao. Assim, a providncia uma espcie de continuao do processo criador, tanto nos grandes como nos pequenos eventos. Essa nfase na atividade imediata e direta de Deus no mundo leva Calvino a rejeitar a teoria traducianista da origem da alma, a idia de que a alma transmitida de gerao a gerao pelo processo da procriao humana (Lutero). Calvino cria que, toda vez que uma criana gerada, Deus cria uma nova alma ex nihilo. Apesar de sua interao direta com o mundo, Deus tambm pode usar causas secundrias para realizar a sua vontade. Ele pode at mesmo usar instrumentos maus (como Satans e suas hostes), transformando o mal em bem. Se Deus decreta cada evento, onde fica a responsabilidade humana? Calvino responde que a providncia de Deus no atua de modo a negar ou tornar desnecessrio o esforo humano. As prprias aes humanas so um dos meios pelos quais Deus realiza os seus propsitos. O governo divino de todos os eventos no torna Deus o autor do pecado? Assim como Lutero, Calvino distingue entre a vontade revelada e a vontade oculta de Deus. Ao enviar Cristo para a cruz, a Bblia diz que Herodes e Pilatos estavam cumprindo o que Deus havia determinado (Atos 4.27-28). Ao mesmo tempo, eles tambm estavam violando a vontade expressa de Deus revelada em sua lei. Vez aps vez Calvino apela ao mistrio e incompreensibilidade das aes de Deus. O problema do mal to difcil precisamente porque no podemos entender como as tragdias da vida contribuem para a maior glria de Deus. A f verdadeira percebe que, por trs dos sofrimentos, que em si mesmos so maus, existe um Pai de justia, sabedoria e amor que prometeu nunca abandonar-nos. Nessas questes, no se pode submeter

4 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

Deus aos padres humanos de julgamento.

5. O CRISTO QUE SALVA


5.1. A doutrina do pecado A partir do Livro II das Institutas, Calvino trata de Deus, o Redentor. Calvino geralmente visto como o autor de uma concepo totalmente pessimista do ser humano. Todavia, o reformador sempre mostrou profunda apreciao pelas realizaes humanas na cincia, literatura, arte e outras reas, atribuindo-as graa comum de Deus. A imagem de Deus no ser humano est terrivelmente deformada, mas no inteiramente apagada. Todavia, as muitas virtudes e dons da natureza humana nada valem para alcanar a justificao. Para entender plenamente a natureza humana, preciso olhar para Jesus Cristo, o verdadeiro ser humano. Calvino define o pecado original como uma depravao e corrupo hereditria de nossa natureza, difundida em todas as partes da alma, que primeiramente nos torna sujeitos ira de Deus e depois tambm produz em ns aquelas obras que a Escritura chama de obras da carne (Inst., 2.1.8). Vale destacar dois aspectos: (a) no podemos simplesmente culpar Ado por nossa condio pecaminosa; o pecado de Ado tambm o nosso pecado; (b) o pecado original no se limita a uma dimenso da pessoa humana, mas permeia toda a vida e a personalidade. Pecado no somente o ato, mas a inclinao da prpria natureza humana em sua condio decada. Cometemos pecados porque somos pecadores. A essncia do pecado de Ado, que se repete em diferentes graus nos seus descendentes, orgulho, desobedincia, incredulidade e ingratido. Somente a conscincia da nossa total pecaminosidade pode preparar-nos para ouvir as boas novas da libertao do pecado atravs de Jesus Cristo. 5.2. A pessoa de Cristo A teologia de Calvino profundamente cristocntrica e o tema que domina a sua cristologia no o conhecimento de Cristo em sua essncia, mas em seu papel salvfico como Mediador. A revelao de Deus em Cristo o supremo exemplo da sua acomodao capacidade humana. Precisamos de um Mediador tanto por sermos pecadores quanto por sermos criaturas. Cristo como Mediador verdadeiro Deus e verdadeiro homem (1 Tm 3.16). Ele o Verbo eterno de Deus gerado do Pai antes de todas as eras, que, em sua encarnao, ocultou a sua divindade sob o vu da sua carne. Uma formulao peculiar da cristologia de Calvino o chamado extra Calvinisticum: a noo de que o Filho de Deus tinha uma existncia tambm fora da carne. Ver Institutas 2.13.4. 5.3. A obra de Cristo Mais importante que conhecer a essncia de Cristo conhecer com que propsito ele foi enviado pelo Pai. Calvino explicou a obra de Cristo em conexo com o seu trplice ofcio de Profeta, Rei e Sacerdote, todos os quais eram ungidos no Antigo Testamento, prefigurando o Messias. Como Profeta, ele foi ungido pelo Esprito para ser arauto e testemunha da graa de Deus, fazendo-o atravs do seu ministrio de ensino e pregao. Na qualidade de Rei, Cristo atua como o vice-regente do Pai no governo do mundo; um dia sua vitria e senhorio se manifestaro plenamente. Em seu ofcio sacerdotal, ele foi um Mediador puro e imaculado que aplacou a ira de Deus e fez perfeita satisfao pelos pecados humanos. Calvino observa que Deus poderia resgatar os seres humanos de outra maneira, mas quis faz-lo atravs

5 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

do seu Filho. Ele d nfase no tanto justia de Deus, mas sua ira e amor, ambas ilustradas na obra de Cristo. No somente a morte de Cristo tem efeito redentor, mas toda a sua vida, ensinos, milagres e sua contnua intercesso nos cus, destra do Pai. A obra expiatria de Cristo tem tambm um aspecto subjetivo, pelo qual somos chamados a uma vida de obedincia.

6. A VIDA NO ESPRITO
Toda a obra de Calvino pode ser interpretada como um esforo de formular uma espiritualidade autntica, isto , uma vida no Esprito, baseada na Palavra de Deus revelada, vivida no contexto da igreja e direcionada para o louvor e a glria de Deus. O Livro 3 das Institutas um belo tratado sobre a vida crist no qual Calvino elabora uma grande quantidade de tpicos como a obra do Esprito Santo, f e regenerao, arrependimento, negao de si mesmo, justificao, santificao, orao, eleio e ressurreio. Trs deles merecem destaque especial: 6.1. F Calvino comea por rejeitar certas noes equivocadas: f histrica (mero assentimento intelectual), f implcita (submisso ao juzo coletivo da igreja), f informe (estgio preliminar da f). O que ento a f? Um conhecimento firme e certo da benevolncia de Deus para conosco, fundada na verdade da promessa dada gratuitamente em Cristo, revelada a nossas mentes e selada em nossos coraes pelo Esprito Santo (Institutas 3.2.7). Antes de ser uma capacidade inata do ser humano, um dom sobrenatural do Esprito Santo. tambm uma resposta humana genuna pela qual os eleitos ingressam na sua nova vida em Cristo. Entre os efeitos da f esto a regenerao, o arrependimento e o perdo dos pecados. O arrependimento a verdadeira converso de nossa vida a Deus, procedente de um sincero e real temor de Deus, que consiste da mortificao de nossa carne e do velho homem e da vivificao do esprito (Inst. 3.3.5). um processo contnuo que deve estender-se por toda a vida. Embora possa ser assaltada por dvidas, a f verdadeira por fim triunfar sobre todas as dificuldades. Os descrentes podem, quando muito, ter uma f temporria. J os crentes verdadeiros, ainda que cometam pecados, mesmo pecados graves, so sustentados pelo Esprito e finalmente no iro perder-se. 6.2. Orao O mais longo captulo das Institutas dedicado orao, que Calvino chamou o principal exerccio da f e o meio pelo qual recebemos diariamente os benefcios de Deus. Porm, se toda a vida crist, desde o primeiro passo at a perseverana final, um dom de Deus, por que orar? A resposta que os fiis no oram para informar ou convencer Deus de alguma coisa, mas para expressarem sua f, confiana e dependncia dele. Calvino props quatro regras para a orao: (a) reverncia: evitar toda ostentao ou arrogncia; (b) contrio: deve proceder de um corao arrependido; (c) humildade: ter em mente a glria de Deus; (d) confiana: firme esperana de que a orao ser respondida. Isso se aplica tanto orao individual quanto s oraes coletivas da igreja. A orao a parte principal do culto a Deus (Is 56.7; Mt 21.13). 6.3. Predestinao Calvino usou a palavra predestinao pela primeira vez na edio de 1539 das Institutas. A sua doutrina nessa rea no tem nada de original: nos pontos essenciais ele no difere de Lutero, Zunglio ou Bucer, os quais recorreram todos a Agostinho. A inovao de Calvino consistiu no lugar em que colocou a doutrina em seu sistema teolgico, no em conexo com a doutrina da providncia (Livro I), mas no final do Livro III, que trata da aplicao da obra da redeno. Calvino no comeou com a predestinao e depois foi para a expiao, regenerao, justificao e outras

6 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

doutrinas. Ele a introduziu como um problema resultante da pregao do evangelho. Por que, quando o evangelho proclamado, alguns respondem e outros no? Nessa diversidade, ele afirmou, torna-se manifesta a maravilhosa profundidade do juzo de Deus. Trata-se, pois, de uma preocupao pastoral. A doutrina de Calvino sobre a predestinao pode ser resumida em trs termos: (a) absoluta: no condicionada por quaisquer circunstncias finitas, mas repousa exclusivamente na vontade imutvel de Deus; (b) particular: aplica-se a indivduos e no a grupos de pessoas; Cristo no morreu por todos indiscriminadamente, mas somente pelos eleitos; (c) dupla: Deus em sua misericrdia ordenou alguns indivduos para a vida eterna e em sua justia ordenou outros para a condenao eterna. Calvino cria que essa doutrina era claramente encontrada nas Escrituras e no queria dizer nada sobre a predestinao que no pudesse ser tomado da Bblia. Ele tambm no permitiu que a doutrina fosse usada como desculpa para no proclamar o evangelho a todos. De fato, na histria da igreja, alguns dos maiores evangelistas e missionrios foram firmes defensores dessa doutrina (George Whitefield, Jonathan Edwards).

7. OS MEIOS EXTERNOS DE GRAA


No Livro IV das Institutas, Calvino trata dos seguintes temas: a igreja verdadeira e seus oficiais, o desvios do romanismo, os sacramentos, o governo civil. Calvino tambm aborda essas questes nos seus comentrios das Epstolas Pastorais. 7.1. Pressupostos Calvino, mais que os outros reformadores, preocupou-se com a relao entre a igreja invisvel e a igreja como uma instituio que pode ser reconhecida como verdadeira atravs de certas marcas distintivas. As marcas que constituem a igreja visvel so, acima de tudo, a correta pregao da Palavra e a fiel ministrao dos sacramentos. Embora no tenha includo a disciplina eclesistica entre as marcas da igreja, ele certamente a valorizava. A preocupao de Calvino com a ordem e a forma da congregao resultou de sua nfase na santificao como o processo e o alvo da vida crist. Em contraste com a nfase luterana unilateral na justificao, Calvino deu precedncia santificao. O contexto da santificao a igreja visvel, na qual os eleitos participam dos benefcios de Cristo no como indivduos isolados, mas como membros de um corpo. Assim, a igreja visvel torna-se uma comunidade santa. A eclesiologia de Calvino tem dois plos em contnua tenso: a eleio divina (igreja invisvel) e a congregao local (igreja visvel). Por isso, a igreja ao mesmo tempo enfrenta perigos mortais e preservada por Deus. A igreja visvel um corpo misto composto de trigo e joio; j a igreja invisvel compe-se de todos os eleitos (inclusive anjos, fiis do Velho Testamento e eleitos que se encontram fora da igreja verdadeira). 7.2. A igreja como me e escola A igreja a me de todos os crentes porque os leva ao novo nascimento atravs da Palavra de Deus, bem como os educa e alimenta durante toda a sua vida. Esse carter maternal da igreja visto de modo especial na sua ministrao dos sacramentos. O batismo o ingresso do crente na igreja e o smbolo de sua unio com Cristo. Ele visa confirmar a f dos eleitos, mas deve ser aplicado a todos os que esto na igreja visvel. Quanto Santa Ceia, Calvino adotou uma posio intermediria entre Lutero e Zunglio. Embora Cristo esteja nos cus destra do Pai, a ceia no mero smbolo, mas um meio de verdadeira participao em Cristo (Inst. 4.17.10-11). A igreja tambm uma escola que instrui seus alunos no caminho da santidade. Essa instruo perdura por toda a vida e tambm se dirige aos alunos rebeldes, na esperana de que um dia sejam transformados.

7 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

7.3. Ordem e ofcio Calvino encontrou nas Escrituras o qudruplo ofcio de pastor, mestre, presbtero e dicono, que a base da forma de governo incorporada nas Ordenanas Eclesisticas. Ele cria que os ofcios de profeta, apstolo e evangelista eram temporrios e cessaram no final da era apostlica. Dentre os ofcios que permaneceram, o de pastor o mais honroso e o mais necessrio para a ordem e o bem-estar da igreja. Depois da aceitao de doutrinas puras, a nomeao de pastores a coisa mais importante para a edificao espiritual da igreja. Para ser escolhido, o aspirante deve preparar-se e depois ser comissionado publicamente segundo a ordem prescrita pela igreja. Em Genebra, esse processo inclua a companhia de pastores, o conselho municipal e a igreja. A ordenao um rito solene de instalao no ofcio pastoral. As funes dos pastores so ensino, pregao, governo e disciplina. Os pastores devem ter um profundo conhecimento das Escrituras para que possam instruir corretamente as suas igrejas. Sua pregao deve revelar conhecimento e habilidade para ensinar. A pregao visa a edificao da igreja e deve ser prtica e perspicaz. A funo disciplinar do pastor requer que a sua prpria conduta esteja acima de qualquer suspeita. 7.4. A igreja e o mundo Calvino rejeitou o conceito anabatista de que a igreja devia isolar-se da sociedade e cultura circundantes. A relao entre a igreja e o mundo inclui tanto tenso quanto interao. O seu entendimento do governo de Deus e da soberania de Cristo sobre toda a criao, e no somente sobre a igreja, levou-o a defender a participao na sociedade. O governo de Cristo deve manifestar-se idealmente atravs de governantes piedosos. Os magistrados deviam manter a ordem cvica e a uniformidade religiosa. Todavia, igreja e estado tm esferas separadas e autnomas de atuao. Os cristos devem obedecer at mesmos os governantes que oprimem a igreja, orando por seu bem-estar, porque foram institudos por Deus. Fonte: George, Timothy. Teologia dos reformadores. So Paulo: Edies Vida Nova, 1994. Outros artigos relacionados

Viso panormica da histria dos reformadores

Joo Calvino: Sntese A Obra Literria de Biogrfica Calvino

TERMOS TEOLGICOS

Vivendo para a Glria de Deus

Bacharel em Teologia

8 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

TEOLOGIA BBLICA

Eu era o Silas O que Significa Malafaia de saias, diz Teologia? pastora Lana Holder sobre o tempo em que pregava contra ...

Curso de Bacharelado em Teologia

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Carregando...

Tags: Joo Calvino Tweet This Share on Facebook Digg This Save to delicious Stumble it RSS Feed

Comentrios
1. @igamaliel disse: maio 31, 2013 s 12:53 pm (Editar) A Teologia de Joo Calvino: As concepes teolgicas do reformador Joo Calvino (1509-1564) esto contidas na http://t.co/F8NXr2ToJ6

2. @igamaliel disse:
9 de 16 05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

maio 31, 2013 s 1:30 pm (Editar) A Teologia de Joo Calvino http://t.co/vz1PGiprVb

3. Andr Carneiro disse: maio 31, 2013 s 6:06 pm (Editar) Andr Carneiro liked this on Facebook.
Comentrios pblicos Visualizao do moderador Configuraes

Comentar...

Publicar no Facebook
Plug-in social do Facebook

Publicando como Instituto Teolgico Gamaliel (Trocar)

Comentar

Bblia Online

Curta nossa fanpage

10 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

Encontre-nos no Facebook

Instituto Teolgico Gamaliel


Curtir Voc curtiu isso.

Voc e outras 1.484 pessoas curtiram Instituto Teolgico Gamaliel.

Plug-in social do Facebook

Tpicos recentes
Na Moral: participao do pastor Silas Malafaia fica no topo dos assuntos mais comentados nas redes sociais; Bial destaca transparncia do debate Presidente Dilma classifica aprovao de lei sobre aborto como armadilha da bancada evanglica, afirma jornalista Caio Fbio diz que acordos com a Globo silenciaram Silas Malafaia sobre uso de dinheiro pblico na JMJ: Antes ele desceria o cacete; Pastor Marco Feliciano critica a presidente Dilma por sancionar lei que pode autorizar o aborto: aqui um animal vale mais que um ser humano Caos: Cmara do Uruguai aprova venda de maconha

Estamos no

+20

Comentrios
Pastor Marco Feliciano critica a presidente Dilma por sancionar lei que pode autorizar o
11 de 16 05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

aborto: aqui um animal vale mais que um ser humano | institutogamaliel.com em Pastor Marco Feliciano critica a presidente Dilma por sancionar lei que pode autorizar o aborto: aqui um animal vale mais que um ser humano Pastor Silas Malafaia volta a criticar a Igreja Catlica: Querem Jesus, mas no querem Sua Palavra | institutogamaliel.com em Pastor Silas Malafaia volta a criticar a Igreja Catlica: Querem Jesus, mas no querem Sua Palavra Salmo 96 Como adorar o Senhor na beleza da sua santidade? | institutogamaliel.com em Salmo 96 Como adorar o Senhor na beleza da sua santidade? Salmo 95 Convite para adorar a Cristo | institutogamaliel.com em Salmo 95 Convite para adorar a Cristo Salmo 58 Os adgios e enigmas deste salmo | institutogamaliel.com em Salmo 58 Os adgios e enigmas deste salmo

Categorias
ACONSELHAMENTO ANGELOLOGIA APOLOGTICA ARQUEOLOGIA BBLICA Atualidades BIBLIOLOGIA CASAMENTO DOUTRINAS EDIFICAO ESBOOS ESCATOLOGIA ESTUDOS BBLICOS TICA EVENTOS HAMARTIOLOGIA HISTRIA DA IGREJA MUNDO NOTCIAS Novo Testamento Salmos SERMES SOTERIOLOGIA TEOLOGIA UFOLOGIA VELHO TESTAMENTO VDEOS

12 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

Arquivos
agosto 2013 julho 2013 junho 2013 maio 2013 abril 2013 maro 2013 fevereiro 2013 janeiro 2013 janeiro 2012

Feed de Notcias
Subscribe in a reader

Cursos

Teologia

13 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

14 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

Instituto Teolgico Gamaliel

1.243 me adicionaram a crculos

Ver tudo

networkedblogs

Follow this blog

15 de 16

05/08/2013 11:19

A Teologia de Joo Calvino | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/a-teologia-de-joao-...

HyperSmash Copyright 2013 Portal da Teologia. All Rights Reserved. Designed by

16 de 16

05/08/2013 11:19

Вам также может понравиться