Вы находитесь на странице: 1из 8

Universidade Federal de Campina Grande UFCG Centro de Cincias e Tecnologia CCT Unidade Acadmica de Fsica Disciplina: Fsica Experimental

al I Professora: Cleide Turma: 04

PNDULO SIMPLES

ALUNA: RAISLA LIZANDRA ARAUJO VIEIRA MATRCULA: 112150973

Campina Grande-PB.

1. INTRODUO 1.1 OBJETIVO

Este experimento teve como objetivo determinar o comportamento do perodo de um pndulo simples em funo do seu comprimento. Fazer um estudo que leve previso terica deste comportamento e, atravs disso, determinar a acelerao da gravidade no local do experimento.

1.2 MATERIAL UTILIZADO Foi utilizado nesse experimento: Corpo Bsico (1); Armadores (2,1); Esferas com e sem ganchos (2.2); Escala Milimetrada Complementar (2.5); Cronmetro (2.21); Cordo.

1.3 MONTAGEM

2. PROCEDIMENTOS E ANLISES

2.1.

PROCEDIMENTOS O corpo j se encontrava em posio vertical de trabalho. J se encontrava amarrado um cordo de aproximadamente de 1,6 cm no gancho da

esfera, formando assim, um pndulo. Estava pendurado no gancho central da lingeta graduada (1.8), de forma que o comprimento L do pndulo (da base do gancho da lingeta at o centro da esfera) tenha 10cm. Para isso, utilizou-se a escala Milimetrada Complementar.

Deu-se um pequeno impulso na esfera, de forma que o pndulo oscilasse num plano paralelo ao que contm a lingeta graduada. O impulso foi de tal modo que o centro da esfera no deslocasse mais que a largura da lingeta. Assim, o deslocamento angular mximo do pndulo, com relao posio de equilbrio, foi bem menor que 15o e o sistema foi considerado como um pndulo simples. Mediu-se o intervalo de tempo gasto para que a esfera completasse dez oscilaes. Para que no houvesse confuso, acionou-se o cronmetro na contagem zero e travou-se na contagem dez. Dividiu-se o intervalo de tempo medido por dez, obtendo assim, o perodo T de oscilao do pndulo. Anotou-se o resultado na TABELA I. Aumentou-se o comprimento do pndulo, de 10 em 10 cm, e repetiu-se os passos acima at preenchermos a TABELA I.

2.2.

DADOS E TABELAS

Dados coletados: TABELA I L (cm) T (s) 1 10,0 0,640 2 20,0 0,906 3 30,0 1,097 4 40,0 1,265 5 50,0 1,419 6 60,0 1,520 7 70,0 1,694 8 80,0 1,803

2.3.

ANLISE

Foram feitas algumas anlises neste experimento. Com os dados da tabela I, traamos, em papel milimetrado, o grfico do comprimento L do pndulo versus o seu perodo T. Observou-se que a curva parece descrever uma funo do tipo:

L = AT B ,
uma vez que ela teve aparncia de uma parbola com vrtice na origem. Ento para lineariza-la, usamos um papel dilog e traamos um novo grfico de L versus T.

A partir do grfico linearizado, determinou-se as constantes A e B, cujos valores so respectivamente: A= 24,0 e B= 1,98, obtendo: L = 24,0T 1,98 . Os valores destas constantes no labfit foram:
A = ( 24,86 0,19) B = (19,790 0,016)

Fez-se o diagrama de corpo livre para a esfera do pndulo em uma posio angular qualquer em relao posio de equilbrio.

Aplicou-se a segunda lei de Newton ao movimento do corpo e foi obtida a equao diferencial que d a sua acelerao angular.

F = ma mgsen = m
d 2 g + =0 dt 2 L

d 2x d 2 L + gsen = 0 dt 2 dt 2

Ao estabelecermos mx << 150 e considerou-se sen (em radianos). Ento, a equao anterior foi reescrita, com a considerao, descrevendo o movimento de um pndulo simples.
d 2 g + =0 dt 2 L

Que uma equao diferencial que descreve o movimento de um pndulo simples. Resolvendo-a obtemos:

= 0 cos(t + )

onde 0 o deslocamento angular mximo (mx) com relao posio de equilbrio, = g / L e o ngulo de fase. Observando que a freqncia angular do movimento, dada por = 2/T, encontrou-se a relao terica entre o comprimento do pndulo e o seu perodo: g g 2 = = L T L
2 2

L=

g 2 T 4 2

Nesse estudo, considerou-se o cordo como um fio inextensvel e de massa desprezvel.

3. CONCLUSO Neste experimento foram obtidas as seguintes concluses: Comparando-se a expresso experimental para L, L =ATB, com a terica,
L= g T2 2 4 , foi observado que: g =A 4 2

Substituindo-se o valor de A, calculado anteriormente, determinou-se o valor local da acelerao da gravidade.


g = 24,0 g = 947,48cm / s 2 4 2

Foi determinado o erro percentual cometido na determinao do expoente B:


E% = E exp Eteo Eteo 100% = 1,98 2 2 100% E % = 1%

Atravs do resultado do erro percentual cometido na determinao do expoente B, percebe-se, apesar do valor obtido para acelerao da gravidade ser bem prximo do

terico, que no se puderam confiar plenamente nos dados experimentais. Este erro percentual foi obtido devido aos erros sistemticos. Foram desprezadas a resistncia do ar, o atrito, e a massa do cordo. O comprimento do cordo foi considerado inextensvel. Estas consideraes so os erros sistemticos do experimento. Vimos que do ponto de vista conceitual, que a varivel independente foi o comprimento L da corda, j que podemos aumentar ou diminuir o seu valor, sendo assim, o perodo T uma varivel dependente, pois varia de acordo com o valor do comprimento. Pode-se encontrar o perodo T do pndulo simples utilizando o cronmetro. Ento, conhecendo-se o valor da gravidade e atravs da expresso:
L= g T2 4 2 , obtm-se o valor do comprimento do cordo.

Вам также может понравиться