Вы находитесь на странице: 1из 13

PASSO A PASSO DA DECLARAO 2012

Siga as instrues para fazer sua declarao.

Passo 1 Iniciando a declarao de 2012

Esses posts tm como inteno demonstrar passo a passo o preenchimento da declarao do Imposto de Renda para uma pessoa que: 1) 2) 3) 4) possui apenas uma fonte de renda, proveniente de um emprego; solteira e sem dependentes; possui um carro financiado; . tem reservas na poupana e previdncia complementar em um Fundo de Penso.

Este ano, a Receita Federal organizou as informaes bsicas de um modo bem ilustrativo e intuitivo, usando um recurso que eles denominaram Linha de Metr, que pode ser acessado atravs do link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2012/.

Seguindo esta Linha o contribuinte encontrar rapidamente os links necessrios para fazer o download dos programas para efetuar a declarao e a devida transmisso do Imposto de Renda, bastando clicar na primeira parada denominada Download de Programas. As demais paradas so leituras rpidas sobre as principais dvidas que os contribuintes possuem em relao declarao do imposto de renda. Eventuais dvidas sobre o preenchimento da declarao, que no forem respondidas neste passo a passo, podero ser esclarecidas usando a parada denominada Pergunto, que nada mais do que um documento produzido pela R eceita com as principais dvidas dos contribuintes. Antes de iniciarmos a declarao ilustrativa desse perfil de uma pessoa solteira vamos lembrar que as declaraes devero ser entregues at 30/04/2012 e, dessa forma, at esta data estaremos no trecho azul da Linha de Metr.

Passo 2 Download e instalao do programa

Para obter os programas necessrios para efetuar a declarao e a transmisso do Imposto de Renda 2012 Ano 2011, acesse o link: http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2012/declaracao/downloadprogramas.htm Voc ver a seguinte tela:

Agora basta selecionar o sistema operacional do computador.

E clicar no cone , tanto do programa 1 Para elaborar a declarao, quanto do programa 2 Para transmitir a declarao. Aps o download voc ter que efetuar a instalao do programa. Para isso, basta clicar uma ou duas vezes no arquivo e o prprio programa efetuar toda instalao, bastando ao usurio seguir os passos solicitados pelo programa. Aps a instalao dos programas, aparecer na rea de trabalho do computador dois cones:

O cone da esquerda para elaborar a declarao e o cone da direita para realizar a transmisso das declaraes realizadas no computador. Aps clicar duas vezes no cone da esquerda, voc entrar no programa e poder comear a sua Declarao de Imposto de Renda.

Passo 3 Preenchimento da Declarao

A tela inicial do programa a seguinte:

Antes de iniciar o preenchimento, verifique se voc tem todos os documentos necessrios para efetuar a declarao corretamente. So necessrios os seguintes documentos: 1) informe de rendimentos, fornecido pela empresa em que voc trabalha; 2) informe de rendimento financeiro, fornecido pelo banco em que voc possui conta. Cada banco fornece um informe separadamente e o disponibiliza no internet banking;

3) caso voc tenha qualquer espcie de financiamento ou investimento que no esteja no informe de rendimentos fornecido pelo banco, ser necessrio ir at sua agncia e solicitar um extrato completo, tanto dos financiamentos, quanto dos investimentos; 4) informe do seu fundo de penso com o valor total de contribuies para o seu plano de previdncia complementar durante o ano de 2012; e 5) por fim, separe todos os recibos de despesas mdicas, como plano de sade, dentista, despesas com educao, doaes, entre outros itens dedutveis do Imposto de Renda. Se esta sua primeira declarao, necessrio clicar em Criar uma Nova Declarao. Como sugesto, aps terminar o preenchimento, salve os arquivos da declarao no seu computador ou em um pen drive, para t-los disponveis nos anos seguintes e aproveitar o uso da opo de importao dos dados. Quem tem em mos a Declarao do ano passado pode clicar na opo Importar Dados IRPF 2011. Esse procedimento s vlido se os arquivos da declarao de 2011 estiverem salvos no computador ou num pen drive. Essa opo de importao dos dados agiliza bastante o processo.

Passo 4 Comeando uma nova declarao

Aps clicar na opo Criar Nova Declarao voc ver a seguinte tela:

A primeira opo para efetuar a Declarao de Imposto de Renda propriamente dita, sendo a mais utilizada. Esta a opo que selecionaremos em nosso caso prtico, de uma pessoa com as seguintes caractersticas: 1) possui apenas uma fonte de renda, proveniente do emprego; 2) no possui dependentes;

3) solteiro(a); 4) no possui imvel; 5) possui reservas na poupana e previdncia complementar em um Fundo de Penso; e 6) tem um carro financiado. A opo Declarao Final de Esplio utilizada pelos herdeiros que devero efetuar a ltima declarao em nome do parente falecido. J a opo Declarao de Sada Definitiva do Pas destinada a quem se mudou do Brasil. Vale ressaltar que essa declarao muito importante de ser realizada para evitar problemas futuros, caso a pessoa retorne ao pas. Sem essa declarao a Receita considerar que a pessoa que tenha se mudado para o exterior ainda reside no Brasil e, portanto, dever pagar o imposto de renda. Assim, utilizando essa declarao, num eventual retorno, essa pessoa no ter problemas com o seu CPF, evitando inclusive fraudes. Aps informar o CPF e o nome completo do declarante voc ver a tela abaixo.

Agora preciso especificar o tipo de declarao: Original ou Retificadora. Clique na opo Original. A opo Retificadora utilizada quando a declarao j foi enviada, mas precisa de alguma correo. Quem declarou imposto de renda ano passado dever preencher o nmero do recibo da ltima declarao entregue, ou seja, a declarao feita em 2011, referente ao ano de 2010. Este nmero obtido no momento do envio. Caso voc no tenha mais esse nmero, dever ir a uma unidade da Receita Federal para obt-lo novamente. Quem est declarando imposto de renda pela primeira vez, dever deixar esse campo em branco.

Passo 5 Cadastro de Dependentes


Como estamos centrados no perfil de uma pessoa solteira e sem dependentes, esse campo dever ficar em branco.

Passo 6 Informando seus rendimentos


A aba seguinte denominada Rendimentos Tributveis Recebidos de Pessoa Jurdica, ou seja, entraro nesse campo as informaes sobre o seu salrio, conforme o Informe de Rendimentos entregue pela sua empresa. Deve-se atentar para preencher corretamente esse cadastro, pois h uma aba que aponta para o Titular e outra para Dependentes, na parte superior do quadro. Clique em Titular.

Caso tenha importado a informao da declarao anterior, mas tenha mudado de emprego, voc dever cadastrar os dados de renda referentes nova empresa em que trabalha e excluir as fontes desatualizadas. A excluso dever ser feita se voc no tiver obtido nenhuma renda dessa fonte. Se a mudana de emprego ocorreu ao longo de 2011, ento voc ter que ter dois ou mais informes de rendimento, um de cada empresa em que trabalhou.. Aps clicar no boto Novo basta preencher todos os dados solicitados, conforme enviado no informe da fonte pagadora. Todos os dados necessrios para os preenchimentos desses campos estaro no Informe de Rendimentos.

muito importante preencher esses dados com a mxima ateno, pois uma digitao errada no valor pode ser suficiente para entrar na malha fina, visto que a Receita cruza os dados dos rendimentos informados por voc e por sua empresa. Em caso de divergncia de valores informados, gerada uma pendncia que s se resolve pelo envio da declarao retificadora. O boto Editar apresenta essas mesmas informaes, porm com os dados preenchidos previamente pelo contribuinte. Nestes posts no comentaremos a aba Rendimentos Tributveis Recebidos de Pessoa Fsica e do Exterior.

Post 7 Rendimentos Isentos e No Tributveis


A prxima aba denominada Rendimentos Isentos e No tributveis. Nesta aba o contribuinte informar outras rendas obtidas ao longo do ano, mas que no so consideradas na base de clculo do IR.

O prprio programa apresenta 14 opes de situaes de rendimentos isentos ou no tributveis. A dcima quinta opo para outros tipos de situaes no detalhadas anteriormente e na ltima opo voc informar os rendimentos isentos dos dependentes, se tiver. Ou seja, no h separao de abas nesse quadro entre o titular e os dependentes. Nesse quadro h dois tipos de rendimentos isentos muito comuns numa tpica famlia brasileira. Na linha 3 Indenizaes por resciso de contrato de trabalho, inclusive a ttulo de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS. Essa linha importante, pois caso algum tenha rescindido um contrato de trabalho com uma empresa e recebido o saldo do FGTS, essa informao dever constar no campo correspondente. Outra linha comum a linha 8 rendimentos de cadernetas de poupana de letras hipotecrias. Nessa linha voc dever INFORMAR APENAS OS JUROS OBTIDOS AO LONGO DO ANO e no o saldo total da conta poupana em 31/12/2011. A informao referente a esse saldo total ser declarada em outro momento. Essa informao normalmente est no informe financeiro provido pelo banco em que voc possui a conta poupana.

Passo 8 Rendimentos tributveis


O ltimo quadro para declarar rendimento denominado Rendimentos sujeitos tributao exclusiva/definitiva. Neste quadro, a maior parte das informaes no sero preenchidas diretamente no quadro, mas sim utilizando outro programas fornecidos pela Receita. Os campos cinzas da imagem a seguir no esto habilitados para serem preenchidos mo. No caso do perfil de contribuinte escolhido para o nosso exemplo, no ser necessrio baixar esses outros programas da Receita.

O contribuinte que tiver outros tipos de aplicaes financeiras que no a poupana, dever indicar o total de rendimentos recebidos na linha 6 Rendimentos de aplicaes financeiras, com exceo da poupana e letras hipotecrias. Tanto nessa opo quanto nas demais, que so referentes a rendimentos, deve-se preencher apenas os juros obtidos, pois se voc declarar o valor total aplicado, isso acarretar no pagamento indevido de mais imposto. As linhas 8 e 11 devero ser preenchidas com outros rendimentos obtidos e no especificados pelo programa, tanto pelo titular (linha 8), quanto pelos dependentes (linha 11).

Passo 9 Pagamentos e Doaes Efetuados

Neste quadro o contribuinte pode declarar pagamentos efetuados, especialmente gastos com educao, sade e com previdncia complementar. Muitas dessas despesas servem como abatimento da base de clculo do imposto de renda e, portanto, podem gerar restituies ou reduo do valor do imposto a pagar. Nesses campos preciso ter ateno redobrada no preenchimento dos valores, pois a Receita possui diversas formas de cruzamento de dados e uma divergncia de valores suficiente para que o contribuinte caia na malha fina. Nossa dica aqui : organizao. Ao longo do ano, guarde todos os pagamentos feitos para mdicos e dentistas e solicite desses profissionais a nota fiscal, para comprovar todos os lanamentos sem risco de problemas futuros. Para incluir essas informaes, o programa mantm o mesmo padro das demais telas. Na parte inferior, o contribuinte poder clicar no boto Novo, Editar ou Excluir.

Ao clicar no boto Novo voc ver a seguinte tela:

Aps selecionar o cdigo, cada um ter um tipo de detalhamento diferente, mas algumas das informaes que devero ser prestadas so: 1) se o pagamento foi feito para o prprio declarante; 2) o CPF ou CNPJ para qual o pagamento foi realizado; 3) nome da empresa ou do profissional, entre outras informaes.

Alguns cdigos normalmente utilizados so: 01 despesa com instruo no Brasil; 10 mdicos no Brasil; 11 dentistas no Brasil; 21 hospitais, clnicas e laboratrio no Brasil; 26 Planos de Sade no Brasil;

36 contribuies a Entidades de Previdncia Complementar; 38 FAPI Fundo de Aposentadoria Programada Individual; 70 aluguis de Imvel. O cdigo 36, destacado em negrito, corresponde ao campo em que devero entrar as informaes referentes s contribuies para o seu plano de previdncia complementar. O prprio fundo de penso encaminha anualmente aos participantes essa informao, lembrando que possvel deduzir do imposto o valor correspondente at 12% da sua renda tributvel, ou seja, sempre bom rever o percentual de contribuio para ver se voc est aproveitando esse benefcio da melhor forma. Vale ressaltar que essa contribuio s pode ser deduzida na Declarao Completa e que, no momento do resgate ou da aposentadoria, haver a cobrana de impostos sobre o volume total acumulado ao longo dos anos.

Passo 10 Declarando Bens e Direitos

A declarao de Bens e Direitos muito importante, pois no futuro alguns desses bens sero necessrios para explicar o crescimento do patrimnio pessoal. A Receita no considera seus bens por valor de mercado, mas sim o valor em que foram adquiridos. H algumas excees que fazem com que o valor de um ano para outro seja alterado, como uma reforma em um imvel, mas, no geral, os valores de bens no se alteram ao longo do tempo. Nesse quadro que se deve declarar o total das aplicaes financeiras, descontados os juros, visto que os rendimentos j foram declarados anteriormente. Agora para preencher seus bens e direitos basta seguir os mesmos passos j explicados, clicar no boto Novo e preencher os dados solicitados.

Abaixo daremos um exemplo de preenchimento do carro financiado.

Lembramos ainda que neste grupo, caso sua conta acabe positiva em 31/12/2011 voc dever informar o saldo utilizando o cdigo 61 Depsito bancrio em conta corrente no Pas.

Passo 11 Declarando Dvidas e nus Reais


muito comum que famlias brasileiras adquiram automveis e suas casas prprias atravs de financiamento e justamente nesse grupo que estas informaes so repassadas. Declarar dvidas e nus reais para Receita semelhante ao processo para a declarao de bens e direitos. O contribuinte cadastrar cada uma das dvidas que possui, uma de cada vez, apertando o boto Novo. Em seguida, o declarante utilizar um dos cdigos disponibilizados pelo programa e preencher os campos solicitados. Uma excelente dica utilizar o campo Discriminao, para ser o mais transparente possvel e assim se comunicar devidamente com a Receita.

Apesar de no responder a todas as perguntas, o objetivo desse passo a passo motivar o contribuinte a vencer a resistncia e preencher a prpria Declarao, para economizar dinheiro e se familiarizar com a ferramenta oferecida pela Receita. Vale ressaltar que essas dedues referentes a valores utilizados em educao, sade, plano de previdncia complementar, entre outros, so deduzidos no modelo de declarao COMPLETA. interessante que, antes de enviar o formulrio Receita Federal, o contribuinte simule a opo mais vantajosa para o seu perfil e o prprio programa da Receita permite essa simulao para que cada um opte pela declarao COMPLETA ou SIMPLIFICADA.

Вам также может понравиться