Вы находитесь на странице: 1из 20

MESA-REDONDA SOBRE O CDIGO GERAL TRIBUTRIO

SISTEMA TRIBUTRIO

O QUE ?
Complexo orgnico formado pelos tributos institudos num pas ou regio autnoma e os princpios e normas que os regem. Integra um conjunto complexo de instituies (administrao tributria), princpios e regras (legislao), bem como de prticas (interaces, processos e procedimentos) que corporizam a tributao.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

O que que o integra?


Instituies:
i) Administrao Tributria constituda pela Direco Nacional de Impostos, a Direco Nacional das Alfndegas ou entidade que as venha a substituir; ii) outras entidades que, nos termos da Constituio ou da lei, exeram competncias administrativas relativas a impostos e a outras prestaes tributrias administradas por aquelas Direces Nacionais; iii) outras entidades de direito pblico ou concessionrias de servios pblicos que legalmente exeram poderes de liquidao e cobrana de tributos, independentemente da sua natureza

Instrumentos legais / Legislao:

i) Legislao tributria no aduaneira; ii) Legislao tributria aduaneira .

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

Que fins persegue?


Satisfao das necessidades financeiras do Estado e demais entidades pblicas, assegurar a realizao da poltica econmica e social do Estado proceder a uma repartio justa dos rendimentos e da riqueza nacional.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

Prestao pecuniria compulsria, Que no constitua sano de acto ilcito, Instituda por lei Cobrada mediante actividade administrativa plenamente vinculada Integra os impostos e outras contribuies especiais

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

So tributos com natureza unilateral. Diferentemente de outros tributos os impostos no so vinculados, isto , so devidos pelo contribuinte independentemente de qualquer contraprestao por parte do Estado. So impostos os direitos aduaneiros e as contribuies especiais que assentem na obteno pelo sujeito passivo de benefcios ou aumentos de valor dos seus bens em resultado de obras pblicas ou da criao e ampliao de servios pblicos ou no especial desgaste de bens pblicos ocasionado pelo exerccio de uma actividade.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

Tributos constitudos por taxas (ou tarifas) cuja contrapartida a prestao individualizada, efectiva ou eventual, em regime de direito pblico, de um servio pblico, da utilizao do domnio pblico ou da remoo de um limite jurdico ao exerccio de uma actividade. Integram as contribuies financeiras constitudas por prestaes pecunirias e coativas de natureza parafiscal exigidas por uma entidade pblica para compensar prestaes provocadas ou aproveitadas por determinado grupo e presumivelmente provocadas ou aproveitadas por um sujeito passivo que nele se integre.
Comunicao Sobre o CGT 08-12-2010 7

As taxas correspondem contrapartida pela utilizao privada de um bem de domnio pblico


Ex.: O pagamento da taxa de circulao

As tarifas constituem preos de bens pblicos e correspondem a receitas de direito privado


Ex.: O pagamento da tarifa de electricidade

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

Tributao directa

aquela que recai sobre o rendimento das pessoas. A tributao directa suportada directamente pelo contribuinte na base dos seus rendimento ou propriedades.
por exemplo, o imposto do rendimento do trabalho.

Tributao indirecta

aquela que recai sobre a despesa das pessoas. suportada pelo contribuinte mas , normalmente, liquidada por outrem.
Por exemplo, o imposto de consumo que embutido no preo dos bens que o consumidor paga ao adquirir mas que pago pelo comerciante ao Estado.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

Implicam uma menor resistncia psicolgica dos contribuintes; A propenso fraude fiscal menor; A afectao de meios tcnicos e humanos menos exigente, designadamente em termos de fiscalizao; A determinao da matria colectvel mais fcil (a partir do valor dos bens ou servios).

Incidem de igual forma sobre todos os agentes, no distinguindo por posse de rendimento; Esto mais propensos a abusos por parte do poder executivo.

Vantagens:

Desvantagens:
Comunicao Sobre o CGT 08-12-2010 10

A tributao do patrimnio aquela que recai sobre a propriedade (bens de propriedade dos contribuintes que tm valor econmico, como terrenos rurais ou urbanos, casas, carros, etc.). A tributao do patrimnio visa, preferencialmente, a satisfao das necessidades financeiras dos entes territoriais do Estado (municpios)

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

11

JUSTIA SIMPLICIDADE NEUTRALIDADE

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

12

JUSTIA
um sistema tributrio justo quando todos, do mais pobre ao mais rico, contribuem numa proporo directa sua capacidade de pagar. Contm implcito o princpio da progressividade quem ganha mais deve contribuir com uma parcela maior do que ganha, pois uma parte maior da sua renda no est comprometida com o atendimento de necessidades bsicas. Decorre tambm o princpio da capacidade contributiva, que determina que cada indivduo deve ser tributado de acordo com a sua capacidade econmica. Decorre ainda o princpio do benefcio, que estabelece que cada indivduo deve ser tributado de forma proporcional ao benefcio que recebe do Estado. Entretanto, h uma grande dificuldade em se identificar o quantum dos
benefcios usufrudos por cada indivduo, prejudicando, consequentemente, a utilizao deste princpio.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

13

SIMPLICIDADE

Um sistema tributrio simples aquele em que relativamente fcil e barato para o contribuinte calcular e pagar quanto deve de impostos ao Estado. A mesma facilidade tem que ter o governo para fiscalizar se o contribuinte pagou o que devia. A administrao do sistema tributrio deve procurar ser a mais eficiente possvel de forma a minimizar os custos demandados pela arrecadao e pela fiscalizao e garantir um fcil entendimento por parte dos indivduos que utilizam o sistema. O objectivo deve ser facilitar a operacionalizao da cobrana do tributo.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

14

NEUTRALIDADE
a tributao deve ser optimizada de forma a interferir o mnimo possvel na alocao de recursos da economia
quaisquer alteraes nos preos relativos de bens e servios provocadas por modificaes da tributao podem causar a reduo do bem-estar e ineficincias no sistema econmico

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

15

PRINCPIO DA LEGALIDADE

PRINCPIO DA IRRETROACTIVIDADE

os impostos s podem ser criados por lei que determina a sua incidncia, a taxa, os benefcios fiscais e as garantias dos contribuintes (n. 1 do artigo 102 da Constituio).

PRINCPIO DA ANTERIORIDADE

as normas fiscais no tm efeito retroactivo, salvo as de carcter sancionatrio, quando sejam mais favorveis aos contribuintes (n. 2, do artigo 102 da Constituio).
nenhum imposto ser cobrado antes de decorrido um determinado perodo de tempo denominado vacatio legis.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

16

PRINCPIO DA NOVENTA

PRINCPIO DA LIBERDADE DE CIRCULAO

No poder ser cobrado tributo no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou e antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei.

PRINCPIO DA UNIFORMIDADE GEOGRFICA

A lei tributria no pode limitar a circulao de pessoas e bens no territrio nacional, salvo as portagens em vias pblicas administradas pelo Estado ou concessionadas a entes privados.
A lei tributria no pode ser discriminatria em funo da localizao geogrfica das reas de residncia ou de sede dos contribuintes.
Comunicao Sobre o CGT 08-12-2010 17

Procura reflectir as realidades do pas aps a Independncia; Visa adequar o sistema tributrio nova situao poltica, sociolgica, econmica e jurdica; Procura que o sistema tributrio constitua incentivo ao sector produtivo e promoo do emprego; Cria uma abertura para o sistema dar respostas s necessidades decorrentes da insero da Repblica de Angola numa economia globalizada; Procura impulsionar a reforma global do sistema tributrio, definindo os seus princpios fundamentais e os parmetros normativos que o estruturam ou enquadram; Visa harmonizar gradualmente o Direito Tributrio nacional implicando, de acordo com a terminologia da nova Constituio, os impostos aduaneiros e no aduaneiros e as contribuies especiais; Busca a refundao da disciplina de obrigao tributria e reaviva o sentimento de cidadania que resulta dessa mesma obrigao. No sentido inverso tambm foram detectadas algumas insuficincias e elaboradas propostas de soluo para as colmatar:

A reforma parcial e peca por no definir uma moldura de impostos aos quais a administrao (executivo e poder local) no possa fugir sem recurso ao sancionamento do Poder Legislativo o que por si s torna o sistema de garantias dos contribuintes pouco fivel; O objectivo de eficincia econmica da tributao e a sua adequao aos objectivos das polticas fiscal e monetria est menos conseguido ao no se estabelecer quais os padres a que deve obedecer a criao de impostos e outros tributos; No que respeita tributao indirecta, para corporizar o princpio da simplicidade era expectvel que se introduzisse j, com a presente reforma, um imposto sobre as transaces que substitusse a amlgama de impostos at aqui existentes; No que respeita tributao directa, na senda do princpio da justia, seria desejvel j nesta reforma o estabelecimento de um montante mnimo a pagar por cada cidado de modo que o universo de contribuintes se estendesse a toda populao adulta residente; preciso clarificar quem so as pessoas que, obrigatoriamente, tm de ser contribuintes (sujeitos passivos da relao tributria).

Pontos Fortes:

Pontos Fracos:
Comunicao Sobre o CGT 08-12-2010 18

Estender o actual processo de reforma fiscal definio do conjunto de impostos a vigorar estabelecendo como princpio a existncia de um nmero pequeno de impostos de simples compreenso para os destinatrios; Estabelecer quais os parmetros a observar para a criao de impostos ou benefcios fiscais, particularmente: as finalidades (fiscais, extra-fiscais e de poltica econmica), peso no PIB, a demonstrao da sua utilidade e a possibilidade contributiva dos sujeitos passivos da relao tributria. Preparar e juntar ao conjunto de documentos do processo de reforma tributria, um projecto de lei com a instituio do imposto mnimo nacional; Preparar e juntar ao conjunto de documentos do processo de reforma tributria, um projecto de estatuto do contribuinte fiscal, ou em alternativa, inserir um captulo autnomo com o estatuto do contribuinte.

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

19

Muito Obrigado!

Comunicao Sobre o CGT

08-12-2010

20

Вам также может понравиться