Вы находитесь на странице: 1из 23

SUGESTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES S.R.

E UBERLNDIA EQUIPE PIPII/CBC

DEUSES E HOMENS

HISTRIA DAS OLIMPADAS

Os gregos inventaram os Jogos Olmpicos h mais de 3 mil anos. Durante esse tempo, muitas histrias foram criadas para explicar como surgiu um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. Uma delas diz que Hrcules, filho de Zeus, o deus supremo, matou um homem em um dia difcil, por um motivo bobo. Arrependido, ele criou as Olimpadas para pedir desculpas ao pai e aos outros deuses. Na verdade, os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar aos deuses do Olimpo, um monte sagrado que era a morada das antigas divindades gregas. Criaram ento quatro grandes festas, das quais as Olmpias que aconteciam na cidade de Olmpia, onde havia um templo dedicado a Zeus - eram as mais importantes. O primeiro registro desses jogos de 776 a.C. (antes de Cristo).

Os gregos foram impedidos de continuar a festa quando os romanos dominaram a Europa, por volta do sculo II antes de Cristo. Os implicantes romanos achavam que as Olimpadas no tinham a menor importncia e que os gregos deviam trabalhar para eles... como escravos! Os jogos entraram em decadncia, at que um imperador mandou derrubar os templos e o estdio de Olmpia. Voc sabe quem resgatou a tradio dos Jogos Olmpicos para os dias de hoje? Foi um baro que era louco por esporte...

O BARO QUE AMAVA O ESPORTE

Resgatar os jogos para os dias de hoje foi idia do parisiense Pierre de Fredy, conhecido como Baro de Coubertin (1863-1937). Provvel autor da frase "o importante no vencer, competir", ele queria trazer de volta a tradio olmpica para incentivar o esporte e, quem sabe, ajudar na unio dos povos. Em 1894, o Baro de Coubertin criou, junto com representantes de 15 pases, o Comit Olmpico Internacional, o COI. Foi uma correria, mas em 1896 tudo estava pronto para a realizao dos primeiros Jogos Olmpicos da era moderna. Os jogos foram abertos no estdio de Atenas pelo rei George I, da Inglaterra, com a participao de 285 atletas.A partir de ento, as Olimpadas so realizadas sempre de quatro em quatro anos. Esse tambm era o intervalo entre uma Olimpada e outra na Grcia antiga.

O baro e seus colegas do COI criaram vrias regras e smbolos, que so usados at hoje. A bandeira olmpica, com cinco anis representando os continentes, entrelaados sobre um fundo branco, o smbolo da integrao dos povos. Ela traz o lema olmpico "Citius, Altius, Fortius" (Mais Rpido, Mais Alto, Mais Forte). Para reviver o esprito dos jogos gregos, criou-se a tradio da tocha olmpica, que acesa todos os anos no lugar onde existiu a cidade de Olmpia, descoberto pelo arquelogo Ernst Curtius. A tocha sempre levada de Atenas, capital da Grcia, at a sede dos jogos, se possvel por terra, por meio de um revezamento de atletas. Um atleta do pas organizador ento encarregado de acender a pira olmpica com a tocha, que permanecer acesa enquanto durar a competio.

Foi tambm Coubertin que teve a idia de criar a cerimnia de premiao depois de cada prova, quando os melhores atletas recebem medalhas de ouro, prata e bronze. O COI decidiu ainda que apenas quatro modalidades de esportes poderiam registrar recordes olmpicos: tiro, atletismo, natao e halterofilismo (levantamento de peso).

FONTE:

http://www.canalkids.com.br/esporte/olimpiadas/index2.htm

IMAGEM 2 IMAGEM 3

IMAGEM 1

ATIVIDADE 1

De quatro em quatro anos ocorre um evento esportivo importante que envolve vrios pases: as olimpadas. O texto destaca-o recorrendo narrativa, ao gnero mito.

a) De acordo com ele, como surge as Olimpadas?

b) Elas representam apenas uma simples comemorao/evento esportivo ou tem influncia aos demais mbitos da sociedade de forma significativa? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE 2

a) Quais as modalidades esportivas as Olimpadas abrangem? Discorra a respeito.

b) O que os esportes supracitados tm em comum?

ATIVIDADE 3

Tendo por base as informaes apresentadas no texto, as relaes existentes entre a Frana, a Inglaterra (Reino Unido) e a Grcia so: a) o baro de Coubertin era francs e props que fossem realizados os jogos olmpicos em Atenas na Grcia onde o rei era ingls. b) as trs naes faziam parte dos grandes imprios do sculo XIX. c) o COI (Comit Olmpico Internacional) era composto pelo baro de Coubertin e pelo rei Jorge I. d) a bandeira olmpica, com cinco anis representando os continentes, entrelaados sobre um fundo branco, o smbolo da integrao dos povos.

ATIVIDADE 4

About the Olympics:

a) What about you? Do you agree with that? (Responda em portugus)

ATIVIDADE 5

Depois da leitura do texto Histria das Olimpadas, vamos observar o trecho abaixo e responder o que se pede: (...) os gregos inventaram os jogos para exibir suas habilidades e agradar aos deuses do Olimpo, um monte sagrado que era a morada das antigas divindades gregas. Criaram ento quatro grandes festas, das quais as Olmpias que acontecia na cidade de Olmpia, onde havia um templo dedicado a Zeus eram as mais importantes. O primeiro registro desses jogos de 776 a. C. (...)

a) Para que serviam os jogos Olmpicos no perodo antigo?

b) Os gregos, durante o perodo antigo, eram povos politestas (aqueles que acreditavam em vrios deuses). Sabendo disso, responda: quem era Zeus?

ATIVIDADE 6

Fazendo a interface do texto Histria das Olimpadas com o grfico abaixo, responda:
O grfico representa a participao de atletas brasileiros em olimpadas
Qtd de atletas 180 160 140 120 100 80 60 40 20 0 1980 1984 1988
Homens

159 130 94 66 51 15 22 35 135 133 125 94

145 132

1992
Mulheres

1996

2000

2004

Ano

a) Em que ano teve o maior nmero de atletas brasileiros homens?

b) Quantas mulheres participaram das olimpadas?

c) Entre quais anos a diferena entre o nmero de homens e de mulheres atletas foi a menor?

ATIVIDADE 7

De acordo com as informaes do texto agregadas a conhecimentos prvios com relao ao desempenho dos atletas em sua modalidade esportiva, as cincias biolgicas, explica a importncia do consumo de gua durante a prtica esportiva porque o aumento da sudorese (produo de suor) provocado pela atividade fsica eleva a necessidade de gua do organismo, uma condio que favorece a ocorrncia da desidratao induzida pela atividade fsica. A gua perdida pelo organismo precisa ser reposta. Sabemos que essa reposio ocorre pela ingesto direta de lquidos ou alimentos. Entretanto, quando a perda de gua excessiva ou o seu consumo insuficiente, os rins diminuem a eliminao de gua pela urina, e com isso, a urina fica mais concentrada e sua cor se torna mais escura.

A partir dessas referncias, e da tabela a seguir, responda as questes:

TABELA 1

Alimentos

Porcentagem (%) em massa de gua

Alface Melancia Laranja Brcolis Ovo Melancia Pepino Bolacha de gua e sal

96 92 87 91 75 92 95 3

a) A ingesto de qual fruta seria a mais indicada para restabelecer o funcionamento normal dos rins? Justifique sua resposta.

b) A desidratao acarreta vrios danos sade, principalmente durantes os exerccios fsicos. Cite duas respostas negativas do organismo quando em situao de desidratao.

c) Quais as possveis causas da desidratao?

ATIVIDADE 8

Material utilizado:

Texto: Historia das Olimpadas Deuses e Homens Revistas, cola, tesoura , papel A3, lpis. O Professor, no primeiro momento, dever ministrar uma aula sobre charge, abordar sobre os principais artistas, bem como suas obras e suas caractersticas, enfatizando a postura crtica poltico-social que atravs do grafismo os artistas defendem.

No segundo momento, o professor dever trabalhar o texto: Deuses e Homens, pedindo que os alunos leiam o texto, silenciosamente. Em seguida, fazer uma leitura pausada com os alunos em voz alta. Aps a leitura do texto, o professor dever propiciar uma apreciao esttica (leitura de imagem) da imagem 1, 2, 3, levando os estudantes a perceberem o que est implcito nestas imagens.

Baseando na imagem 2, do texto Deuses e Homens, em uma folha A3 faa uma colagem com imagens retiradas de revistas que tenham uma mensagem implcita na composio.

Por vezes sentimos que aquilo que fazemos no seno uma gota de gua no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.

Madre Teresa de Calcuta

Вам также может понравиться