Вы находитесь на странице: 1из 16

INTOLERNCIA RELIGIOSA

Clarissa Gindri

Luana Mendes

INTOLERNCIA RELIGIOSA - CONCEITO

Termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenas ou crenas religiosas de outros. Pode-se constituir uma intolerncia ideolgica ou poltica. Pode-se tambm resultar em perseguio religiosa. A maioria dos grupos religiosos j passou por tal situao numa poca ou noutra. Floresce devido ausncia de tolerncia religiosa, liberdade de religio e pluralismo religioso.

Vdeo Programa Sagrado http://www.youtube.com/watch?v=BtoitNeu 6bc&feature=fvsr

CASOS DE INTOLERNCIA RELIGIOSA

Justa Data

Em 2000, a yalorix (me-de-santo) Gildsia Santos, mais conhecida como Me Gilda, faleceu devido a um infarto fulminante. Aps seu terreiro ter sido invadido e epredado por adeptos de uma igreja prostestante e de sua foto ter sido publicada em um jornal, de outra igreja, com o dizeres macumbeiros charlates lesam o bolso e a vida de cliente, Me Gilda sofreu o infarto que a levou morte. O caso teve ampla repercusso na poca e a igreja que publicou a foto foi condenada pelo crime de intolerncia religiosa. Em sua homenagem, o dia 21 de janeiro foi escolhido como Dia Nacional de Combate Intolerncia Religiosa.

CASOS DE INTOLERNCIA RELIGIOSA

Intolerncia religiosa afeta autoestima e dificulta aprendizagem (19 de agosto de 2011)

Fernando* estava na aula de artes e tinha acabado de terminar uma maquete sobre as pirmides do Egito. Conversava com os amigos quando foi expulso da sala aos gritos de "demnio" e "filho do capeta". Ele utilizava colares de contas por debaixo do uniforme, smbolos da sua religio. O fato de o menino, com ento 13 anos, manifestar-se abertamente sobre sua crena provocou a ira de uma professora de portugus que era evanglica. Ela proibiu Fernando de assistir s suas aulas e orientou outros alunos para que no falassem mais com o colega. O menino, aos poucos, perdeu a vontade de ir escola. Naquele ano, ele reprovou e teve que mudar de colgio. A me, ento, decidiu procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrncia contra a docente. O caso aguarda julgamento no Tribunal de Justia do Rio de Janeiro. Se for condenada, o mais provvel que a professora tenha a pena revertida em prestao de servios comunidade.

GRFICO MOSTRA CASOS DE INTOLERNCIA RELIGIOSA NO BRASIL (O7/06/11)

Infelizmente, no so poucos os casos de terreiros invadidos, geralmente por evanglicos de denominaes mais radicais. Porm, entre os adeptos das religies afrobrasileiras, ainda so poucos que conhecem os seus direitos e sabem como exerc-los, de modo que muitos desses casos no param na polcia e no so noticiados pela imprensa. No toa que hoje existem j alguns terreiros contratando seguranas para protegerem seu momento de culto de fanticos religiosos.

CAMINHADA PEDE FIM DA INTOLERNCIA RELIGIOSA (25 DE NOVEMBRO DE 2012)

No domingo, 25, pessoas se reuniram para pedir respeito e liberdade de f na 8 Caminhada pela Vida e Liberdade Religiosa. Vestidos de branco, os participantes saram o Engenho Velho da Federao a caminho do Dique do Toror. No destino final, foram recebidos por bandas e apresentaes artsticas. O movimento foi organizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN) e pelo Frum Estadual de Religies de Matrizes Africanas (Ferma).

ESTADO SECULAR OU LAICO

O Estado imparcial em questes religiosas. Ele no deve se opor a nenhuma religio nem favorecer outra. Ele deve garantir e proteger a liberdade religiosa e filosfica de cada cidado, evitando que alguma religio exera controle ou interfira em questes polticas. O Brasil um Estado Laico. O Vaticano e o Ir so teocrticos.

LEGISLAO BRASILEIRA

O Brasil tem normas jurdicas que visam punir a intolerncia religiosa.

considera crime a prtica de discriminao ou preconceito contra religies. Impedir ou obstar o acesso de algum, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administrao Direta ou Indireta, bem como das concessionrias de servios pblicos Negar ou obstar emprego em empresa privada Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador Recusar, negar ou impedir a inscrio ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino pblico ou privado de qualquer grau Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao pblico Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo

VOC VOTARIA EM UM PRESIDENTE...? PESQUISA VEJA 2007

Votaria/Depende/No votaria/No respondeu


Negro

84% 14% 1% 1% A maioria votaria


57% 29% 12% 2% A maioria votaria 32% 32% 34% 2% A maioria no votaria

Mulher

Homossexual

Ateu

13% 25% 59% 3% A maioria no votaria

TRECHOS DE TEXTO SOBRE INTOLERNCIA RELIGIOSA DRUZIO VARELA

Sou ateu e mereo o mesmo respeito que tenho pelos religiosos.


Os religiosos que tm dificuldade para entender como algum pode discordar de sua cosmoviso, devem pensar que eles tambm so ateus quando confrontados com crenas alheias. Que sentido tem para um protestante a reverncia que o hindu faz diante da esttua de uma vaca dourada? Ou a orao do muulmano voltado para Meca? Ou o esprita que afirma ser a reencarnao de Alexandre, o Grande? Para hindus, muulmanos e espritas esse cristo no seria ateu? Na realidade, a religio do prximo no passa de um amontoado de falsidades e supersties. No o que pensa o evanglico na encruzilhada, quando v as velas e o galo preto? Ou o judeu quando encontra um catlico ajoelhado aos ps da virgem imaculada que teria dado luz ao filho do Senhor? Ou o politesta, ao ouvir que no h milhares, mas um nico Deus?

Vdeo Datena contra Ateus http://www.youtube.com/watch?v=fsn0YDz8-84

Somos todos ateus com os deuses dos outros.

TPICOS PARA REFLEXO E DISCUSSO

Conflitos no Oriente Mdio Nazismo Segunda Guerra Mundial Casos no Brasil

Como a intolerncia religiosa influencia a formao da sociedade? Como a sociedade influencia na posio de um indivduo perante a religio? Como resolver a questo da intolerncia religiosa na sociedade?

Вам также может понравиться