Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA

CURSO DE FSICA LABORATRIO DE FLUIDOS

P RINCPIO DE A RQUIMEDES E D ENSIMETRIA


OBJETIVO
Identificar a presena do empuxo sobre um corpo submerso em um fluido Demonstrar o Princpio de Arquimedes. Determinao da densidade de lquidos e slidos com o auxlio de uma balana de Jolly.

FUNDAMENTAO TERICA Densidade


Define-se densidade de um corpo de massa m e volume V como sendo a relao:

m V

Eq. 1

Princpio de Arquimedes
"Um corpo ao ser mergulhado num lquido, sofre a ao de uma fora de sentido ascensional, de baixo para cima, cujo mdulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo". Vamos definir, analisar e deduzir:

pa = peso aparente (peso que o corpo aparenta ter quando mergulhado no fluido) = ma g E = fora que age sobre o corpo submerso em um fludo = Empuxo p = peso do corpo = mg E = p - pa mF g = mg - ma g

mF = m - ma

mas portanto:

F =

mF VF

( densidade do fluido )

m - ma = F VF

sendo F a densidade do fluido

VC

Como o volume do fluido deslocado, quando um corpo submerso, igual ao volume do corpo m = , temos:

Fluidos

PRINCPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA

m ma = F VF = F

Finalmente

C =

p m F = F m ma p pa

Eq. 2

A equao 2 a expresso pela qual ser determinada a densidade de um corpo de forma geomtrica qualquer, em funo da densidade do fluido em que ele foi mergulhado. Vamos desprezar a correo devido a temperatura, pois usualmente se calcula a densidade em relao a gua na temperatura ambiente, como medida padro.

MATERIAL NECESSRIO
- Balana - Recipiente com gua destilada - Massas de diversos materiais - Seringa - Dinammetro sensvel - Paqumetro - Suporte para o dinammetro ou mola - Empuxmetro (cilindro de nilon mais o cilindro de plstico)

PROCEDIMENTO Parte 1 : Princpio de Arquimedes


a) Vamos utilizar na experincia um dinammetro para a medida das foras. Ajuste o zero do dinammetro na vertical com a massa m ainda no colocada. b) Retire lentamente o cilindro de nilon grande do interior do cilindro de plstico e comente o que ocorre. c) Faa a montagem conforme a figura 2. d) Como varia a leitura do dinammetro quando o cilindro de nilon imerso em gua conforme a figura 3 ? e) Com a seringa, recolha gua do Becker e encha o cilindro de plstico at o topo. Observe a leitura do dinammetro e comente.

Parte 2 : Densimetria
a) Retire a gua do interior do dinammetro e coloque o cilindro metlico, cujo material voc quer determinar a densidade suspenso no dinammetro. Anote na tabela 1 o valor de p1. b) Ajuste de tal forma que agora a massa fique submersa na gua como na figura 3. Anote a nova leitura do dinammetro como p2 na tabela 1. Determine o valor da densidade do corpo pela Eq. 2. c) Repita a experincia para 2 outros materiais de massas diferentes. d) Determine a massa de cada cilindro utilizado no item anterior e anote o valor na tabela 2. e) Determine o volume do cilindro pequeno utilizando o paqumetro para medir suas dimenses e anote o valor na tabela 2. f) A partir da definio para a densidade absoluta de um corpo (m/V) calcule a densidade para cada material e anote os valores na tabela 2.

Fluidos

PRINCPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA

Tabela 1 : Mtodo 1 p pa Material C

Tabela 2: Mtodo 2 m(g) V(cm3) C

ANLISE DOS RESULTADOS


Sabendo-se que a densidade da gua destilada 1,00 g cm-3 ( 20 oC e 1 atm.), compare o valor obtido pelos dois mtodos com valores tabelados para estes materiais, que podem ser encontrados na tabela 3 e calcule o erro percentual, completando a tabela 4.

Tabela 3: Valores Tabelados Material (g/cm3) 20oC e 1 atm. Alumnio 2,70 Chumbo 11,35 Cobre 8,96 Ferro 7,87 Prata 10,49 Tabela 4: Erros Percentuais mtodo 1 Erro Percentual mtodo 2 | |100/ (B) (C)

Material

tabelado
(A)

Erro Percentual
| C|100/

Quais as principais fontes de erros? Qual mtodo mais preciso? Analise e escreva a sua concluso sobre a experincia.

Figura 2
Fluidos

Figura 3
PRINCPIO DE ARQUIMEDES E DENSIMETRIA

Вам также может понравиться