Вы находитесь на странице: 1из 3

http://www.consciencia.org/contemporanea/nietabath.

shtml

O Niilismo

por Andr Joffily Abath

Viver para o nada e negar a vida. Estes so os aspectos fundamentais para a compreenso do niilismo. Enquanto termo, o niilismo surge no romance russo, mais especificamente na obra Pais e Filhos, de Ivan Turgueniev. Porm, em Dostoivski que o termo niilismo ganha expresso e fora, sendo considerado como um problema e uma marca do mundo moderno. Na literatura russa, o niilismo designa uma espcie particular de homem: o negador de valores, o ateu, o ressentido. Todavia, em Nietzsche, a questo alarga-se, ganhando as mais variadas formas e faces. Assim, crer em valores superiores ou neg-los deixa de ser o ponto de identificao do niilismo. Em ambos faz-se presente a vida dirigida ao nada, ou, simplesmente, negada. Torna-se, ento, necessrio guiar-se nesta rbita em que o niilismo relaciona-se com o fora que se dirige ao nada, ou, melhor dizendo, com o desperdcio da fora. Seguindo tal linha interpretativa, a base do problema residir na vontade de poder, em seu direcionamento. Se onde h vida h vontade de poder, o mesmo no pode ser dito da vontade como afirmao da vida. No niilismo, a vontade de poder reativa, fraca. No promove a criao de valores e a elevao do ser; seu efeito negativo. Assim, querer o nada e nada querer so ambos exemplos de uma vontade de poder que no age para a vida, mas sim contra ela. A fora mal direcionada pode tanto dirigir-se ao metafsico, fico da eternidade, quanto pode estar debilitada, decadente diante de um mundo absurdo e desprovido de sentido. O rumo da fora, indicar, portanto, a qualidade do niilismo, sua diferenciao. Em Nietzsche, o niilismo percorre a maior parte de sua obra como uma crtica ao cristianismo e ao socratismo. Neste caso, a vida regida por valores superiores, metafsicos, por um ideal asctico. O homem delineia sua existncia em uma fico, um alm-mundo onde inexiste o tempo. Pela f neste mundo, a vida negada, suprimida e acorrentada. O homem falsifica a si mesmo, tornando-se um ser regido por valores superiores. Certo que existe um sentido e uma verdade. Contudo, direcionando sua fora a esta verdade que o homem deprecia a vida, afinal, viver para a verdade viver para o nada . A vida assume-se, portanto, como negadora de si prpria. Preserva-se por afastar do homem o mal-estar de viver no vazio, mas nega-se por direcionar-se ao nada.

Nesta primeira forma de niilismo, o homem vislumbra livrar-se do tempo, tornar-se infinito. por medo da morte e do tempo que o ser-humano falsifica-se. Mergulha em uma iluso no af de alcanar o eterno. Segue-se que o homem nega o real e entende-o como vo, como afirma Finke:

A ontologia metafsica considera como sendo aquilo que em verdade no passa de uma iluso, uma fico, e rejeita como no sendo, como sendo inautntico aquilo que em verdade o nico ser real e efetivo. O que se toma pelo existente autntico o vo, mas aquilo que se tomava por vo o nico real.

O segundo sentido que Nietzsche d ao niilismo menos claro. O ideal asctico esgota-se e o niilismo transmuta-se. Aqui, a vontade de poder assume seu poder de ao e destruio. Renega-se os valores superiores e com eles a iluso da eternidade. Aqui, o homem mata seu Deus. Porm, como afirma Heidegger, o trono est vago e o homem buscar ocup-lo. Este niilismo como destruio, , para Nietzsche, um novo disfarce das foras reativas, destruindo, desta vez, sua antiga forma de dominao e forjando uma nova. o niilismo ativo, que, no obstante sua fora de ao, termina por desembocar no nada, na negao total de valores e da vida. Ainda assim, Nietzsche privilegia esta forma de niilismo , j que nele a vontade de poder assume-se enquanto fora destrutiva da moral. Com efeito, a negao da moral indica uma elevao do homem, como afirma Nietzsche em A Vontade de Poder: A indigncia no se tornou eventualmente maior: ao contrrio! Deus, moral, resignao, eram meios de cura em graus terrivelmente profundos da misria: o niilismo ativo aparece em condies que se configuram relativamente muito mais favorveis. J a moral ser sentida como superada pressupe um razovel grau de civilizao espiritual; esta, por sua vez, um relativo bem-viver. Porm, a fora, aps este direcionamento, enfraquece e decai. Enfraquece porque ao eliminar valores, ainda no est direcionada sua procriao. No homem, o resultado deste processo a decadncia, o nojo pela vida. Do assassino de Deus surge o ltimo dos homens. o homem fraco, entendiado, postado diante do absurdo e espera da morte. No cr, mas tambm no cria.. Tornase suicida, ultilitarista, socialista. Livre de Deus, mas ainda saudoso de sua verdade. Para o niilista ateu, o mundo assume a forma de absurdo; j no h mais um sentido, no h mais preservao da vida. um momento em que o novo j se anuncia, mas em que o velho ainda esboa novas formas de reter seus valores. Como observa Finke, j possvel vislumbrar o trgico, mas os homens carecem, ainda, de coragem para afirm-lo. No Zaratustra, esta espcie de niilismo aparece sob a forma de serpente negra. Resta ao homem a sada que restou ao jovem pastor, a quem a serpente enlaa e sufoca diante dos olhos de Zaratustra. Resta afirmar a vida aniquilando a serpente.

Podemos, portanto, afirmar que neste movimento do niilismo no houve transvalorizao de valores. A passagem do mundo de Deus ao mundo dos homens regida pela vontade de nada, pela negao. No h , ainda, abertura ao devir, ao criar e ao eterno retorno. O ltimo dos homens no suporta a falta de sentido de sua existncia, sufocado pela serpente negra. Este um momento decisivo para Nietzsche. ao afirmar a vida aps a morte de Deus que abre-se a possibilidade do super-homem. Como no Zaratustra, onde o jovem pastor elimina a serpente, deve agir o homem. Deve abrir-se ao devir e ao tempo. Deve transformar a vida em uma experincia de criao e destruio. Nietzsche considera que o niilismo chegou em seu ltimo estgio. A histria sairia do perodo obscurantista, reino do niilismo, para o perodo da claridade, momento em que o homem aprenderia a viver enquanto criador de valores e disciplinaria-se para uma vida no eterno retorno. Imaginandose o niilismo como um ciclo, podemos vislumbrar a transvalorizao de valores como seu ltimo momento. Com efeito, Nietzsche considera todas as formas de niilismo como incompletas, ou seja, o fim do ciclo niilista o fim do niilismo. O niilismo completo o fim da vida regida pelo nada e a abertura ao trgico. A transvalorizao de valores no , portanto, a negao ou mudana de valores, mas sim a afirmao da vida enquanto criao de valores. a vontade de poder direcionada criao e inserida no movimento do eterno retorno. Assim, o homem entraria em confluncia com o tempo. Afirmaria cada instante, mesmo que este estivesse por retornar eternamente.

Вам также может понравиться