Вы находитесь на странице: 1из 1

18

ECONOMIA

Expresso, 26 de fevereiro de 2011

GEOECONOMIA

Franck Biancheri fundador do Laboratrio Europeu de Antecipao Poltica, Paris

A Europa deve fazer uma cimeira com os BRIC


Os Estados Unidos esto em declnio irreversvel, pelo que a Europa tem de procurar novas alianas nesta dcada que vai viver um perodo de deslocao estratgica. Se factos faltassem bastaria recordar a mais recente reunio de ministros das Finanas e banqueiros centrais do G-20 em Paris ou o domin dos levantamentos populares rabes no Magrebe e Mdio Oriente, comea por nos referir Franck Biancheri, de 50 anos, fundador e diretor de estudos do Laboratoire Europen dAnticipation Politique (LEAP), sediado em Paris. Os Estados Unidos no escapam lei de ferro da Histria sic transit gloria mundi. A expresso latina para frisar uma verdade que se aplica a qualquer potncia: a glria do mundo passageira. Vocs portugueses, tal como ns franceses, ou os holandeses, espanhis e ingleses, percebem bem este processo, pois o trilhmos, noutras alturas, diz, com indisfarvel ironia, o fundador do movimento transeuropeu Newropeans. E prossegue: De facto, j no h liderana americana e, alis, no h liderana alguma. Uma situao que uma estreia desde a queda do Muro de Berlim em 1989 e do final da Guerra Fria.

Europa nova potncia


Face a este vazio geopoltico e ao risco de o prprio G-20 se tornar o equivalente moderno da Sociedade de Naes depois do final da Primeira Guerra Mundial, o especialista francs em cenrios e tendncias prope a realizao antes de 2015 de uma cimeira entre a Unio Europeia e os BRIC (o acrnimo criado para reunir Brasil, Rssia, ndia e China), dando expresso a uma nova realidade que batizou de BRICE. Franck Biancheri acha que a Unio Europeia uma potncia nova com uma moeda nova e um projeto novo, e no um incumbente obsoleto, como muitos analistas tentam fazer crer. A Unio Europeia como realidade nova que no deve ficar amarrada herana do ps-guerra dos anos 1940.

Consequente com esta sugesto de guinada geoestratgica por parte da Europa, vai realizar, ainda este semestre, na universidade MGIMO (Instituto Estatal de Relaes Internacionais de Moscovo), na capital russa, o primeiro seminrio para definir uma agenda para os BRICE, reunindo peritos europeus, russos, chineses, indianos e brasileiros, onde conta envolver especialistas portugueses. As razes desta viragem prendem-se com a anlise que Biancheri e o seu Laboratrio de Antecipao vm fazendo h j vrios anos. Em fevereiro de 2006, o especialista francs antecipou o eclodir do que designou por crise sistmica global, antes mesmo dos primeiros afloramentos da crise financeira em agosto de 2007. Ao referir o carter sistmico insistiu, desde ento, que no se tratava de algo passageiro e igual a outras crises do ps-guerra. Agora, no seu mais recente livro Crise Mondiale fala de uma dcada de 2010 a 2020 de deslocao estratgica global, marcando uma transio

histrica, de que a crise atual , apenas, o acelerador. O que vem a, diz, uma tempestade perfeita.

Cenrios negros
Nessa transio histrica, Biancheri pinta um quadro muito negro de dois pases os Estados Unidos e o Reino Unido. Ele diz-nos mesmo que toda a Amrica do Norte o espao com menos condies de adaptao a esta transio. Nos dois cenrios que desenvolveu at 2020, os Estados Unidos so atravessados pela fragmentao e mesmo pelo separatismo, com vrios estados a sentirem-se atrados pelo Pacfico e a voltarem as costas a Washington. Biancheri antecipa mesmo revoltas populares contra a Reserva Federal (FED) americana, o banco central. A mistura explosiva: As notcias do conta do aumento da violncia veja o caso de uma congressista baleada e de um juiz federal assassinado. Alguns estados esto a discutir pagamentos baseados no ouro e no em dlares. A bancarrota assola vrios estados da federao e numerosos counties e cidades. E ficou espantado quando o governador do Wisconsin pediu Guarda Nacional para estar de preveno contra a violncia quando anunciasse os cortes oramentais nos programas do seu estado. As coisas esto a desenvolver-se muito rapidamente, mesmo apesar de os media que formam a opinio pblica pretenderem que tudo isto o normal nos EUA. No , remata. O especialista francs refere que a prpria crise da dvida ir chegar aos dois intocveis os Estados Unidos e o Reino Unido j no segundo semestre deste ano (ver Trs Perguntas a). Vaticina, em contrapartida, que o stresse em torno dos riscos de default (incumprimento da dvida) em vrios estados-membros da zona euro estar superado at final do ano.

Franck Biancheri prepara um primeiro seminrio, ainda este ano, em Moscovo, de discusso do projeto BRICE

TRS PERGUNTAS A

O G2 uma ideia tipicamente americanizada. No h qualquer dinmica positiva na relao EUA/China. A minha aposta que a Europa deve contribuir para uma cimeira com os BRIC ainda antes de 2015 A crise desta zona foi, em larga medida, uma tentativa dos media britnicos e primeiro do que tudo do Financial Times como manobra de diverso para desviar a ateno dos problemas do Reino Unido (e dos Estados Unidos) O segundo semestre vai ser o dia do julgamento final nos Estados Unidos. No pelas agncias de notao, mas pelos investidores e os mercados internacionais Os Estados Unidos no escapam lei de ferro da Histria a glria do mundo passageira. Veja-se o que se passou recentemente no G-20 em Paris ou o que ocorre no Mdio Oriente ou no Norte de frica Acho vital que se ligue por TGV todas as capitais europeias. Uma tal rede de alta velocidade deve ser suportada pela Unio Europeia e tanto mais quanto maior a volatilidade econmica de curto prazo

Franck Biancheri
Presidente Newropeans

O papel do TGV
Biancheri um entusiasta do projeto europeu. V nele pontos fortes como o carcter policntrico e a experincia concreta de uma nova divisa, o euro, e de uma unio econmica entre pases distintos. Considera que um dos seus elementos estruturantes o que designa por anis europeus de mobilidade. Fala da importncia estratgica do anel que envolve o centro da Europa ocidental. Confrontado com a periferizao do resto da Unio Europeia, o especialista considera importante que outras realidades menos centrais possam ser colocadas em anis secundrios. E, nesse campo, so fundamentais ligaes rpidas por alta velocidade, incluindo a ligao Lisboa-Madrid-Paris. Acho vital que se ligue por TGV todas as capitais europeias, responde, para concluir: Uma tal rede de alta velocidade deve ser suportada pela Unio Europeia e tanto mais quanto maior a volatilidade econmica de curto prazo.
Jorge Nascimento Rodrigues
economia@expresso.impresa.pt

Quando que a crise da dvida vai chegar aos intocveis EUA e Reino Unido? J afetou severamente o Reino Unido. As medidas de austeridade da dupla Cameron/Clegg so o equivalente a amputar as pernas e os braos de uma paciente para prevenir o espalhar da gangrena. As prprias agncias de notao que como se sabe tentam proteger at ao limite esses intocveis acabaro por, nos prximos meses, ter de ver o bvio: que as medidas de austeridade no esto a produzir os resultados pretendidos de reduo da dvida pblica do Reino Unido, e de que esta economia est a cair, de novo, na recesso. O descontentamento social desenvolver-se- s a partir de maro que os cortes comeam a ser mais sentidos. E no caso dos Estados Unidos? Tentam jogar o mesmo jogo. O segundo semestre vai ser o dia do julgamento final. No pelas agncias de notao, mas pelos investidores e os mercados internacionais. As agncias sero seguidistas como Portugal, a Grcia e a Irlanda bem sentiram. Mas, com a crise da dvida, a zona euro no corre o risco de colapso a breve prazo? Isso estar ultrapassado pelo final deste ano. O processo atual de emergncia de uma eurolndia est a criar a estrutura para uma maior integrao da zona euro. A crise desta zona foi, em larga medida, uma tentativa dos media britnicos e em primeiro lugar do Financial Times como manobra de diverso para desviar a ateno dos problemas do Reino Unido (e dos Estados Unidos). Mas essa tentativa falhou.

Вам также может понравиться