Вы находитесь на странице: 1из 15

MANIFESTAO CULTURAL SUBALTERNA O SO GONALO EM SANTO AMARO DO MARANHO1 Ana Cristina de Souza2 Resumo Este artigo traz uma

abordagem sobre o municpio de Santo Amaro do Maranho, localizado na regio dos Lenis Maranhenses, onde as tradies ligadas s festas tem grande significado para a cultura local. Aborda o trabalho de pesquisa realizado para conhecimento das manifestaes culturais da localidade, destacando as festas, e em especial o festejo de So Gonalo, como uma das mais antigas tradies da regio que perpetua entre o sagrado e o profano. Palavras-chave: cultura subalterna, festa, sagrado, profano. Abstract This article offers an approach about Santo Amaro do Maranho municipal district, located in the area of Lenis Maranhenses where the traditions related to the parties have great meaning to the local culture. It discusses the research work done for knowledge of the cultural manifestations of that place, highlighting the festivities, especially the celebration of So Gonalo, as one of the oldest traditions of the region that perpetuates the sacred and the profane. Key Words: subaltern culture, partie, sacred, profane. Resumen Este artculo aporta un enfoque sobre la municipalidad de Santo Amaro do Maranho, situada en la regin de Lenis Maranhenses, donde las tradiciones relacionadas con las fiestas tiene un gran significado para la cultura local. Describe el trabajo de investigacin realizado para el conocimiento de las manifestaciones culturales de la ciudad, destacando las festividades, especialmente la celebracin de San Gonalo, como una de las ms antiguas tradiciones de la regin que perpeta entre el sagrado y lo profano. Palabras Clave: cultura subalterna, fiestas, sagrado, profano.

Introduo

A escrita deste artigo teve o propsito de identificar as manifestaes culturais da cidade de Santo Amaro do MaranhoMA) por meio de uma pesquisa de campo onde as
1

Artigo cientfico de concluso do curso de ps-graduao em Gesto de Projetos Culturais e Organizao de Eventos realizado pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicao CELACC da Escola de Comunicao e Artes - ECA da Universidade de So Paulo USP, sob orientao da Profa. Ms. Maria Bernadete Toneto. 2 Pedagoga, especialista em Planejamento e Marketing Turstico pelo Centro Universitrio SENAC SP. Atua no Servio Social do Comrcio - SESC na unidade Consolao em So Paulo nas reas de Turismo Social, Natureza e Meio Ambiente e Alimentao.

2 festas da localidade se destacaram como uma das manifestaes mais significativas para a populao do municpio desde a sua formao inicial como povoado. Essas manifestaes prevalecem em forma de festas juninas, celebraes religiosas, festas do boi, apresentaes de danas, entre outras. Ao identificar as festas enquanto manifestao marcante em Santo Amaro do Maranho, os festejos em devoo a So Gonalo apareceram com maior relevncia, onde se identificou que alm de um festejo de cunho religioso, esta manifestao cultural subalterna se trascende para outro universo perpetuando entre o sagrado e o profano. De acordo com Ferreira (2008), o termo cultura subalterna, de origem gramsciana, se refere na diferenciao do patrimnio cultural do povo da cultura oficial. Este termo ser o utilizado durante todo o trabalho em substituio ao termo cultura popular. Trabalhar para uma produo cientfica com base nas culturas subalternas traz a oportunidade de extenso de conhecimento para as mais variadas formas de manifestaes culturais. Esta ao, alm de ampliar o universo do pesquisador pode trazer benefcios para as localidades enfocadas, enriquecendo a identificao das mais variadas formas de manifestaes culturais existentes no Brasil, manifestaes estas que no se encontram em destaque nas grandes mdias e submetidas a processos de transformaes para insero ou luta para permanncia dentro dos contextos de comercilizao e consumo. Segundo Ferreira (2005, p. 58), a produo cientfica em cultura e comunicao popular subalternas integra e tem um significativo valor nas Teorias das Comunicaes, tornando-se fundamental para a compreenso do desenvolvimento da identidade nacional. Ferreira define a prtica da cultura subalterna no mbito do cotidiano, considerando que:
A cultura subalterna contm elementos que possam contribuir para romper o isolamento a que as classes populares esto condenadas, atravs dos movimentos e mobilizaes populares nos quais as pessoas se encontram, se identificam, geram formas democrticas de comunicao, smbolos, canes, palavras, de ordem etc. Estas formas de resistncia cultural remetem a preservao da identidade, frente aos desafios da sobrevivncia. (FERREIRA, 2005, p. 66)

A cultura subalterna explicitada no cotidiano do ser humano leva em considerao a sua produo material e imaterial para a construo de sua identidade.

3 Com base no mtodo dialtico3, inicialmente por meio da gnosiologia (teoria do conhecimento) foram realizadas pesquisas bibliogrficas e consulta a documentos na Prefeitura de Santo Amaro do Maranho. Ferreira (2006, p.52) define a teoria do conhecimento como o estudo da origem, organizao e validade do mundo das ideias enquanto representao de coisas objetivamente reais. O segundo aspecto dialtico4 se baseou na busca de aplicao dos conhecimentos obtidos nas pesquisas, onde Ferreira (2006, p. 53) afirma que a dialtica a compreenso da totalidade do real, incluindo, portanto, as operaes do pensamento. Por meio da consulta em documentos que trouxeram poucos dados sobre a formao histrica do local e de suas manifestaes culturais, foi observado que o grande patrimnio do registro santamarense est na memria oral de seus habitantes.

Com esta dinmica de pesquisa, a dialtica refletiu o movimento real das transformaes que passaram pelo mundo exterior, fsico e social5: o da convivncia e do cotidiano, pois as manifestaes da cultura subalterna acontecendo dentro das aes cotidianas, assim ocorrem as possibilidades de revelao de suas identidades culturais.

A pesquisa de campo em Santo Amaro do Maranho (MA) realizada no perodo de 17/11 a 02/12/2010 foi composta de entrevistas e conversas que ocorriam nas casas dos moradores onde naturalmente a pesquisadora se inseria no cotidiano do receptor acompanhando o preparo das refeies, os afazeres do entardecer, um perodo de descanso, entre outras aes. Tambm aconteceram conversas na rua, em meio a jornadas de trabalho, em meio ao expediente dos funcionrios da prefeitura, durante visita a lojas, pousadas, trechos de deslocamentos, entre outras experincias.

O terceiro aspecto da pesquisa teve como base a epistemologia, que segundo Ferreira (2006, p. 52), representa a teoria da cincia. Dentro deste contexto, partiu-se para a elaborao terica dos conceitos onde se pretende com este trabalho, uma abordagem a Festa de So Gonalo e a sua relao com os aspectos sagrados e profanos. De acordo com Ferreira (2006), a dialtica no considera com simplicidade todo
3

Maria Nazareth Ferreira, Alternativas Metodolgicas para a Produo Cientfica, So Paulo, Celacc, 2006, p.52. 4 Idem, p. 52. 5 Ibdem, p. 49.

4 objeto de conhecimento, mas assim como um objeto que integra em si mesmo as explicaes das quais foi objeto sendo este parte integrante da sua realidade. Para este mtodo o conhecimento no se concebe sem levar em considerao que objeto e sujeito se transformam mutuamente6. Para aprofundar os estudos com base nas culturas subalternas, foram abordadas as contextualizaes de Gramsci com base na filosofia da prxis. Segundo Sampaio (2007, p. 86), Gramsci se remete a cultura prxis, ao humana intencionada; no podendo ser reduzida ao intelectualismo. A filosofia da prxis se prope a conduzir as classes subalternas a uma concepo de vida superior. Segundo Sampaio,

A filosofia da prxis realiza o movimento de ida ao povo, movimento que alimenta pela dialtica teoria-prtica. [...] ela se prope a buscar a compreenso radical dos modos de vida da populao, seu pensar - agir -sentir [...]. Como prometeu que rouba o fogo dos Deuses, a filosofia da prxis retira a cultura (entendida enquanto refinamento do modo de ser) do sagrado plano das elites intelectuais, e difunde-a como instrumento de elevao intelectual e moral das massas. (SAMPAIO, 2007, p. 95)

Para Gramsci, o popular subalterno realiza a sua produo cultural com base em suas em sua concepo particular de mundo e da vida exercendo uma reflexo para o carter coletivo dos processos, manifestaes e bens do prprio povo.

Dias e Bianchi afirmam que o conceito gramsciano de intelectual no sociolgico e sim poltico.

Gramsci designa toda a massa social que exerce funes organizativas e sentido lato, seja no campo da produo, seja no campo administrativopoltico, e no apenas os pensadores e profissionais dos aparelhos de hegemonia. Desse modo, para Gramsci, todos os homens e mulheres so intelectuais, embora apenas alguns exeram essa funo. (Dias e Bianchi, 2009, p. 51)

Para Ferreti (2001), a cultura popular considerada uma cultura de resistncia e se contrape a cultura oficial dos dominantes, considerado-a um elemento que define a
6

Ibdem.

5 identidade cultural e social de um povo. A cultura popular est ligada ao povo, a comunidade, a um grupo, a uma regio, a uma cidade, um bairro e a sociedade de forma geral7. O pensamento exposto por Ferreti vai ao encontro do pensamento de Gramsci onde o popular subalterno realiza a sua produo cultural com base em sua concepo particular de mundo e da vida exercendo uma reflexo para o carter coletivo dos processos, manifestaes e bens do prprio povo, includos neste trabalho de pesquisa.

Santo Amaro do Maranho

A cidade de Santo Amaro do Maranho est localizada na mesorregio Norte Maranhense e Microrregio dos Lenis Maranhenses, a aproximadamente 243 km da capital So Lus8. A base geral da economia local est na pesca, agricultura e no turismo de base comunitria.

Os traos fsicos expressados na populao de Santo Amaro do Maranho lembram os traos de seus primeiros povoadores, entre eles os ndios trememb, cearenses, portugueses, franceses, holandeses, judeus e escravos.

O povoamento da regio tambm se deu com a passagem de jesutas vindos da regio Norte do Brasil, por volta do sculo XVII, fugidos das represlias causadas pela Reforma Pombalina. A formao do povoado do futuro municpio de Santo Amaro do Maranho se completou com a chegada de povos rabes, mercadores e escravos.

As Festas como manifestao da cultura subalterna em Santo Amaro do Maranho

Sob influncia dos povos indgenas, negros e europeus, o Maranho apresenta uma forte manifestao cultural com base nas classes subalternas que se refletem de vrias formas
7

Srgio F. Ferreti, Diversidade religiosa e cultural no Maranho. Comunicao apresentada na Mesa Redonda Ensino Religioso e Diversidade Cultural, na 1 Semana de Ensino Religioso do Instituto de Estudos Superiores do Maranho. So Lus, 16/10/2001. 8 Jorge Augusto dos Santos Silva, Turismo em reas naturais protegidas: aproveitamento das potencialidades do Parque Nacional dos Lenis Maranhenses, a partir de Santo Amaro do Maranho. Monografia (Curso de Turismo) - UFMA, So Lus, 1998.

6 nas danas, msicas, culinria, entre outras manifestaes. Entre as festas se destacam o bumba-meu-boi, os festejos juninos, os festejos religiosos do Divino Esprito Santo, So Benedito, So Gonalo, entre outros. Segundo Carvalho (2001), o Bumba-meu-boi do Maranho a manifestao cultural mais expressiva e se encontra presente em vrias localidades.

As questes abordadas durante a pesquisa sobre a cultura santamarense se sobressaram na pesca, no artesanato, na culinria e nas manifestaes culturais ligadas as festas, onde se destacaram as festas juninas, as festas do boi e os festejos de So Gonalo. A populao local usa o termo brincadeira para se referir as festas. Ferreira aborda dois aspectos para que a festa possa ser compreendida como objeto de estudo:
[...] o primeiro a capacidade que a festa tem de trazer para a atualidade, desde longnquas pocas, as experincias culturais vivenciadas por determinada populao; o segundo refere-se ao fato de que, mesmo contrariando as prticas intencionalmente concebidas no momento da festa, os usos e costumes mais profundos vivenciados pela cotidianidade e entranhados no inconsciente afloram, mostrando a verdadeira face de um povo, moldada atravs da cultura. (FERREIRA, 2005, p.26)

Ao conversar com o morador e Secretrio de Turismo de Santo Amaro do Maranho, Jorge Augusto dos Santos Silva sobre as festas, ele destaca que antes de chegar a energia eltrica no local as pessoas realizavam as festas com muita dedicao e bancavam as despesas por conta prpria. Muitas manifestaes locais j deixaram de acontecer como os Teatros de Comdia que era encenado somente por mulheres, o Pastor, os bailes, entre outras manifestaes festivas.

O perodo de festejos do boi em Santo Amaro do Maranho segue a tradio do Estado e acontece junto com os festejos juninos. Os trs principais bois da cidade so: O Brilho dos Lenis, o Orgulho de Santo Amaro e o Teimoso.

As tradies festeiras em Santo Amaro do Maranho provm de seus prprios moradores, quando famlias que se mudavam para o local traziam consigo a tradio de um festejo e davam continuidade.

O momento da festa o momento de protagonismo das comunidades subalternas onde

7 h uma libertao das tenses cotidianas, funcionando como um canal que interliga o indivduo com a sua identidade cultural. Para Ferreira (2005, p. 28), fazer festa significa colocar-se diante do espelho, procurando em si mesmo a sua identidade. Dentro deste contexto a festa para o santamarense tem uma forte marca em sua identidade cultural.

A tradio do So Gonalo entre o sagrado e o profano

O culto a So Gonalo tem cunho religioso e a sua prtica no Brasil foi trazida por colonizadores portugueses fiis do Santo de Amarante. No Maranho realizado em vrias regies onde assume diferentes caractersticas que so apropriadas de acordo com a dinmica sociocultural de diferentes grupos que vincularam a esta prtica elementos simblicos correspondentes as suas manifestaes culturais. Para Kodama (2009, p.80), toda festa tambm um espelho sacralizado do cotidiano; portanto, nela so encontradas atitudes sagradas e profanas que religam o indivduo a comunidade. Segundo Marques (2008, p. 04), a tradio do So Gonalo acontece no formato de uma festa votiva rural para o pagamento de uma promessa particular. No h um calendrio fixo e a festa acontece sem a interferncia eclesistica praticada dentro dos princpios do catolicismo popular, onde o homem comum repe a sua religiosidade, sem deixar de lado, os seus ritos, deuses, mitos e prticas9.

Os festejos acontecem anualmente como forma de pagamento de promessas devido graas obtidas em nome do Santo. Segundo Cascudo (2002, p. 538), a promessa pode constar da obrigao de praticar ou no determinados atos [...]. Cascudo (2002, p. 539) menciona que as danas de So Gonalo continuam sendo prometidas ao santo portugus, como frmula oblacional. a nica dana sagrada que sobrevive na tradio popular brasileira.

Quando a graa alcanada, o festeiro inicia uma trajetria de cumprir todos os anos o
9

Ester Marques, A Festa de So Gonalo no Maranho. Comisso Permanente de Folclore. Boletim 40, junho 2008.

8 ritual, ou somente naquele ano se assim foi a promessa.

Em Santo Amaro do Maranho todas as informaes sobre os festejos de So Gonalo foram obtidas por meio de conversas com a Sra. Nazinha, a mais antiga e tradicional festeira do So Gonalo; com a Sra.Tereza, que atualmente realiza o festejo de So Gonalo mais conhecido da regio; com a Sra. Josefa (conhecida como Santoca) que participa dos festejos desde a sua adolescncia e que presencia diferentes geraes da sua famlia a atuarem como festeiros; e a jovem Nasa que vem acompanhando os festejos desde a sua infncia e que atualmente est em fase de formao de um grupo para praticar a dana como forma de produo e difuso cultural local.

Atualmente em Santo Amaro do Maranho so trs os mais tradicionais festejos de So Gonalo - em julho: D. Tereza, que j construiu um salo em sua casa em razo do compromisso de continuidade do ritual; em outubro: o da Sra. Licinha; e em dezembro, o da Sra Lurdinha que reside no bairro do Atim, zona rural.

Segundo Ferreira (2005, p. 30), ao examinar uma festa possvel observar pelo menos trs componentes bsicos: a preparao, a execuo e a ideologia presente na festa. Ao escolher o festejo de So Gonalo, a base para anlise ter a incluso destes trs componentes, onde a identificao de fatores relacionados ao sagrado e o profano sero inseridos dentro do contexto exposto.

Para Durkheim (1989) "[...] toda festa, mesmo quando puramente laica em suas origens, tem certas caractersticas de cerimnia religiosa [...].

O preparo do festejo do So Gonalo acontece sob a responsabilidade do festeiro, Dona Tereza que pratica o ritual desde 1999, quando obteve uma graa alcanada pela recuperao da sade de seu filho caula, a responsvel pela mobilizao de todas as pessoas para preparar a festa e por arcar com as despesas que podero ou no ser pagas por meio de doaes. Tambm responsvel por reunir pessoas de sua confiana e convidados para fazer os bolos e enfeitar o arco, alm de mobilizar os participantes para os ensaios e preparo da dana. A festa tem um aspecto de coletividade, pois para que ela acontea necessria a presena de vrios agentes.

9 Segundo Brando (1983), o festeiro pode ser um devoto do santo, uma pessoa que se reconhece em relao ao contrato preferencial de troca de servios com o santo e, se recebe suas bnos e ajudas, deve alm de responder com atos de devoo, realizar a cerimnia preferida do Santo: a Dana10. Neste aspecto sagrado, se d a relao da Sra Tereza e o compromisso anual de realizao do festejo.

Os preparos para os festejos de So Gonalo em Santo Amaro do Maranho comeam um dia antes da apresentao da dana tradicional. Entre os processos de preparo da festa est a confeco dos bolos que iro compor o Arco de So Gonalo. O arco comporta sessenta bolos de tapioca com um quilo cada, alm de frutas. Alm do arco, h um bolo mais enfeitado que se chama o rebuado do Santo, segundo dona Santoca, esse rabuado tambm pode ser um leito, um pedao de carne assada, um frango, etc. Tudo que est no arco leiloado e o dinheiro arrecadado com o leilo do rebuado fica para o Santo, ou seja, para o dono da imagem do santo presente na festa. Enquanto acontece a dana, acontece o leilo do arco e do rebuado.

Ao participar dos preparos da festa, as pessoas que esto comprometidas com a sua realizao, necessariamente no precisam partipar do momento sagrado, a dana. O preparo do So Gonalo tambm perpetua no tempo profano, momento este em que os processos de preparao da festa transitam no universo material. Segundo D. Tereza, a radiola chega antes e em paralelo ao preparo da festa acontecem bailes com as msicas profanas.

De acordo com Marques:

O ritual que legtima a festa do So Gonalo transita entre o sagrado e o profano mantendo, ao mesmo tempo, uma matriz mtica, lendria que se consolidou atravs do tempo e ajudou a popularizar o Santo no pas. uma matriz utilitria e domstica que permitiu as re-elaboraes processionais que marcam a dinmica da festa (tempo de durao, custos, participao masculina ou feminina, natureza da festa, roupas, instrumentos, adereos, personagens, comidas e bebidas). (MARQUES, 2008, p. 5)

Para D. Santoca, o So Gonalo a festa mais significativa para a cidade de Santo Amaro do Maranho, segundo ela o boi no sai, o So Gonalo sai, pois uma promessa
10

Carlos Rodrigues Brando. Os Caipiras de So Paulo. So Paulo: Brasiliense, 1983, pp. 203 223.

10 que tem que ser paga a cada ano, um compromisso com o Santo.

Para cumprir o ritual da festa, na frente do salo colocado um altar com uma imagem de So Gonalo onde durante toda a apresentao da dana o dono da festa deve permanecer sentado em uma cadeira ao lado deste altar. Segundo Kodama (2009, p. 152) os altares so catalisadores do sagrado, onde as coisas materiais se tornam santificadas, onde se processa a transferncia do material, do profano para o sagrado.

Durante os processos de execuo da festa, as aes ritualsticas e tradicionais acontecem simultaneamente dando vida ao ritual sagrado planejado: a dana.

Durante o ritual, os guias e contra-guias comandam a dana que composta por dois cordes com nmero igual de pessoas: um cordo formado por homens e o outro por mulheres, um ao lado do outro. Existe um espao para a movimentao entre os cordes que ocorre com um passo para a direita e outro para a esquerda. Cada casal, segundo o ritual deve seguir em direo ao altar, onde presta a sua reverncia ao santo e volta para o cordo. Durante este ritual as pessoas que fazem parte do cordo danam e cantam as msicas religiosas prprias da dana e recitam versos. A dana composta de nove jornadas para So Gonalo e uma para So Benedito11.

Em Santo Amaro do Maranho os instrumentos mais utilizados so a sanfona e o pandeiro. Os msicos so os mesmos a mais de 20 anos, o Senhor Silvestre e o Sr. Apolinrio que sabem tradicionalmente tocar todas as jornadas. Na cidade, eles so os nicos detentores dos ritmos das jornadas que compem dana. Segundo D. Santoca, o ideal seria trazer uma orquestra com msicos de outras localidades, mas isso se torna muito custoso para o realizador da festa. Para Eliade (1992), o homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta como algo absolutamente diferente do profano. Na festa reencontra-se plenamente a dimenso sagrada da Vida, experimenta se a santidade da existncia humana como criao
11

Lenir Pereira dos Santos Olveira e Jandir da Silva Gonalves. Tem rebuado: as jornadas de So Benedito e So Gonalo de Boa Vista / Santo Amaro do Maranho. Artigo publicado pelo Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho - Superintendncia de Cultura Popular - Governo do Maranho, 15 de abril de 2006.

11 divina12.

Segundo Eliade a festa tem a sua dimenso temporal dentro do universo sagrado onde o autor aborda:

Participar religiosamente de uma festa implica a sada da durao temporal ordinria e a reintegrao no Tempo mtico reatualizado pela prpria festa. Por conseqncia, o Tempo sagrado indefinidamente recupervel, indefinidamente repetvel. De certo ponto de vista, poder-se-ia dizer que o Tempo sagrado no flui, que no constitui uma durao irreversvel. um tempo ontolgico por excelncia, parmenidiano: mantm se sempre igual a si mesmo, no muda nem se esgota. A cada festa peridica reencontra-se o mesmo Tempo sagrado aquele que se manifestara na festa do ano precedente ou na festa de h um sculo: o Tempo criado e santificado pelos deuses por ocasio de suas gesta, que so justamente reatualizadas pela festa. (ELIADE, 1992, p. 38)

Geraes mais antigas, de tradio no So Gonalo, como a Sra. Nazinha de 83 anos, demonstra preocupao ao mencionar que atualmente as jornadas que compem as danas de So Gonalo esto mais rpidas e que as pessoas muitas vezes realizam estas jornadas rapidamente para poderem usufruir das outras atividades da festa, momento este em que os compromissos sagrados j foram cumpridos e que os participantes voltam para a realidade material, se inserindo em outras partes criados dentro do festejo, como os bailes com outros ritmos musicais.

Sra. Nazinha tambm demonstra preocupao com as festas de So Gonalo que acontecem sem o objetivo de cumprir uma promessa, segundo ela isso no bom. Esse aspecto trouxe preocupao a jovem Nasa que atualmente trabalha para preparar um grupo de jovens com recursos obtidos em um edital do Ministrio da Cultura. Com a verba recebida a jovem pretende tornar a dana de So Gonalo, uma forma de difuso da cultura local com a participao dos jovens. Pois como j citado anteriormente, ela mantm o contato com os festejos desde a sua infncia e almeja tornar este festejo uma produo e difuso da cultura local.

Finalizando a abordagem aos trs componentes bsicos para anlise da festa, a ideologia como terceiro aspecto inclui o conjunto de smbolos, valores e crenas que,

12

Mircea Eliade. O sagrado e o profano. So Paulo: Martins Fontes, 1992. [traduo Rogrio Fernandes].

12 explcita ou implicitamente so repetidos pela festa.

Com base nas aes metodolgicas de Ferreira (2005, p. 10), os conceitos de reproduo ideolgica da festa, os elementos de reproduo-inverso e tradio-inovao, reproduzem a relao social entre festa e contexto e o entre tempo festivo e o tempo cotidiano13.

A festa de So Gonalo perpetua nas matrizes do sagrado e profano, entre o compromisso com o santo e o momento de sociabilizao dos partipantes, entre as canes das jornadas e o baile profano. Isso se manifesta nos participantes de acordo com a vivncia individual onde os sentimentos, emoes e experincias durante os rituais se manifestam de diferentes formas em cada um.

O momento sagrado reflete estas emoes e a cumplicidade com os rituais estabelecidos no festejo de So Gonalo, o cumprimento de realizao, as funes desempenhadas durante a dana, a cumplicidade musical e rtmica das jornadas, nos rituais de respeito e admirao, nas preces e agradecimentos ao Santo. a relao entre o homem e a divindade.

O profano estabelece o contato com o plano racional e na materialidade, como no momento do leilo que embora acontea muitas vezes simultneo a dana, sua realizao est baseada em arrecadar fundos para cobrir as despesas da festa.

Consideraes finais

Para concluir este trabalho, foi necessria a relao dos aspectos culturais de Santo Amaro do Maranho voltado para o universo das festas e como manifestao cultural subalterna.

A Festa de So Gonalo como manifestao cultural subalterna, dada a sua organicidade de formao com base em elementos do cotidiano do indivduo, pode manter
13

Maria Nazareth Ferreira. As festas populares na expanso do turismo: a experincia italiana. So Paulo: Arte & Cincia, 2005.

13 uma dinmica de transformao e renovao no decorrer de suas realizaes.

Tornar a experincia de busca de uma identidade cultural, uma prtica cientfica uma ao extremamente desafiadora. A pesquisa de campo trouxe elementos orgnicos com base nas experincias de vida dos atores de Santo Amaro do Maranho, a pesquisa terica trouxe os elementos necessrios para a interrelao das manifestaes culturais da localidade associao de uma cultura subalterna.

A relao proposta dos festejos de So Gonalo com o universo sagrado e profano passou por uma minunciosa anlise dos dados coletados, onde sagrado e profano convivem dentro de uma nica manifestao em difentes momentos. Esses momentos so caracterizados pela relao do indivduo com o mundo material e com o mundo imaterial.

Esta festa de cunho religioso constituda por diferentes agentes que atuam dentro da perspectiva de ajudar o festeiro a cumprir a sua promessa. Estes atores manifestam a sua cumplicidade onde se intercalam entre as experincias sagradas e profanas que o festejo lhe proporciona e at onde ele mesmo pretende atuar.

O contato com a cumplicidade e os rituais sagrados: versos das jornadas, oraes e a dana afastam o individuo do mundo material, colocando-o em contato com a divindade, o Santo. Os bailes, a comida, a bebida, os leiles, pertencem ao mundo material. Esse universo material tambm representa a convivncia social deste indivduo dentro da comunidade onde est inserido.

A dana de So Gonalo perpetua entre as ltimas danas de cunho religioso praticadas no pas, a sua realizao acontece em vrias regies com diferentes simbologias, mas com um princpio nico: o cumprimento de uma promessa.

As festas constituem-se de elementos culturais que merecem ser estudados e analisados por meio de processos cientficos e metodolgicos. As pesquisas de campo proporcionam o contato real com o objeto estudado e podem favorecer os atores envolvidos dentro de uma manifestao cultural contribuindo para a sua preservao.

14 Bibliografia

AMARAL. Rita de Cssia de Mello Peixoto. Festa a brasileira - significados do festejar no pas que no serio. Tese (Doutorado em Antropologia) PPGAS/USP, So Paulo, 1998. BONFIM, Welligton de Jesus. Identidades, memrias e narrativas na dana So Gonalo do povoado de Mussuca (SE). Natal: Centro de Cincias Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006, p. 48. [Dissertao de mestrado]. BRANDO, Carlos Rodrigues. Os Caipiras de So Paulo. So Paulo: Brasiliense, 1983, pp. 203 223. CARVALHO, Michol. O Bumba-meu-boi do Maranho. Artigo publicado pelo Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho - Superintendncia de Cultura Popular - Governo do Maranho. 15 de abril de 2006. Disponvel no site http://www.culturapopular.ma.gov.br/artigos2.php?id=2, acessado 15/10/2010. CASCUDO, Lus da Camara. Dicionrio do Folclore Brasileiro. So Paulo: Global, 2002 11. ed. DIAS, Edmundo Fernandes & BIANCHI, Alvaro. Dossi Antonio Gramsci. In: CULT Revista Brasileira de Cultura, n 141, So Paulo: Bregantini, novembro 2009. p. 51. DURKHEIM, Emile. As Formas Elementares da Vida Religiosa. O sistema totmico na Austrlia. So Paulo: Paulinas, 1989. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. So Paulo: Martins Fontes, 1992. [traduo Rogrio Fernandes]. FERREIRA, Maria Nazareth (org). Identidade Cultural e Turismo Emancipador. So Paulo: CELACC - ECA | USP, 2005. FERREIRA, Maria Nazareth. As festas populares na expanso do turismo: a experincia italiana. So Paulo: Arte & Cincia, 2005. ______________________. Alternativas metodolgicas para a produo cientfica. CELACC - ECA|USP, So Paulo, 2006. _______________________. Globalizao e Identidade Cultural na Amrica Latina a cultura subalterna no contexto do neoliberalismo. So Paulo: CELACC ECA | USP, 2008 2. ed. _______________________ Os desafios da produo cientfica no neoliberalismo: as culturas e a comunicao subalternas In: Comunicao e Poltica, Rio de Janeiro - R.J, v. 25, n. 01, janeiro-abril de 2007. FERRETI, Srgio F. Diversidade religiosa e cultural no Maranho. Comunicao apresentada na Mesa Redonda Ensino Religioso e Diversidade Cultural, na 1 Semana de Ensino Religioso do Instituto de Estudos Superiores do Maranho. So Lus, 16/10/2001. Disponvel no site

15 http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/Diversidade%20religiosa%20e%20cultural%20do%2 0Maranh%C3%A3o.pdf, acessado em 18/12/2010. _________, Srgio F. Religio e Festas Populares. Comunicao apresentada na Mesa Redonda: Religies / Culturas Populares na XIV Jornada sobre Alternativas Religiosas en Amrica Latina, realizada em Buenos Aires de 25 a 28 de setembro de 2007. Verso Preliminar, disponvel no site http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/Religiao%20e%20Festas%20Populares.pdf, acessado em 06/01/2011. KODAMA, Katia Maria Roberto de Oliveira. Iconografia como processo comunicacional da Folia de Reis: o avatar das culturas subalternas. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) ECA/USP, So Paulo, 2009. MARQUES, Ester. A Festa de So Gonalo no Maranho. Comisso Permanente de Folclore. Boletim 40, junho 2008, disponivel no site http://www.cmfolclore.ufma.br/x/boletim40.pdf, acessado em 18/12/2010. OLIVEIRA, Lenir Pereira dos Santos, GONALVES, Jandir da Silva. Tem rebuado: as jornadas de So Benedito e So Gonalo de Boa Vista / Santo Amaro do Maranho. Artigo publicado pelo Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho - Superintendncia de Cultura Popular - Governo do Maranho, 15 de abril de 2006. Disponvel no site http://www.culturapopular.ma.gov.br/artigos2.php?id=33, acessado em 16/10/2010. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: editora Companhia das Letras, 2006. SAMPAIO, Wilson Correia. Gramsci: Poltica e Educao. Macei: EDUFAL, 2007 SILVA, Jorge Augusto dos Santos. Turismo em reas naturais protegidas: aproveitamento das potencialidades do Parque Nacional dos Lenis Maranhenses, a partir de Santo Amaro do Maranho. Monografia (Curso de Turismo) - UFMA, So Lus, 1998. SIMES, Clia Maria Braid Ribeiro, PEREIRA, Maria Esterlina Mello. Santo Amaro: histria, vida e magia. So Lus: Fort Grfica com. Grfica e Editora, 2009. WATANABE, Elisa Akemi. O tecido andino como sistema de comunicao: cultura e identidade. So Paulo: ECA-USP, 2004. [Dissertao de mestrado].

Вам также может понравиться