Вы находитесь на странице: 1из 12

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

MODELOS USADOS NA SIMULAO INTERACTIVA

| Imprimir | Introduo Mtodo Aproximado de Fenske-Underwood-Gilliland-Kirkbride [1,2] Mtodo Rigoroso de Wang-Henke [1,2] Dimensionamento de uma Coluna de Pratos Bibliografia

Introduo Uma coluna de destilao pode ser descrita por um conjunto de unidades flash acopladas, considerando que o lquido e o vapor que saem de cada unidade esto em equilbrio e estabelecendo os balanos mssicos e energticos a cada unidade. Este esquema constitui o modelo MESH balanos de massa (M), equaes de equilbrio lquido-vapor (E), somatrio das fraces molares igual a 1 (S) e balanos de entalpia (H). Cada uma dessas unidades um andar em equilbrio. Na Figura 1 apresenta-se o esquema genrico de um andar em equilbrio, com as suas correntes de entrada e de sada. Mais tarde, definiremos em detalhe as equaes MESH.

Figura 01: Andar em equilbrio genrico. O ndice i refere-se ao componente i da mistura e o j ao andar.

Os mtodos rigorosos de projecto de colunas de destilao baseiam-se na resoluo do sistema de equaes MESH, havendo diversas estratgias de resoluo [1,2,3]. Existem tambm mtodos aproximados de projecto [1,2], baseados em modelos simplificados (por exemplo, volatilidades relativas constantes ao longo da coluna) e correlaes empricas. Antes de se iniciar o projecto da coluna de destilao propriamente dito, h que seleccionar, na alimentao, os componentes chave da separao. Os componentes chave so aqueles relativamente aos quais se define o grau de separao desejado. O componente chave leve (LK), de ponto de ebulio mais baixo, recuperado essencialmente no destilado e o componente chave pesado (HK) , de ponto de ebulio mais elevado, sair essencialmente no resduo. As volatilidades relativas dos vrios componentes da mistura so calculadas relativamente ao componente chave pesado, HK, o qual ser, como tal, tambm o componente de referncia dos clculos de equilbrio.

1 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

::: INCIO ::: MTODO APROXIMADO DE FENSKE-UNDERWOOD-GILLILAND-KIRKBRIDE O mtodo de Fenske-Underwood-Gilliland-Kirkbride (FUGK) um mtodo aproximado de projecto de uma coluna de destilao, tendo em vista obter uma primeira estimativa do nmero de andares de equilbrio ( N), da localizao da alimentao (NF ) e das condies limite de operao: razo de refluxo mnima ( Rmin) e nmero mnimo de andares (Nmin). Este mtodo pressupe volatilidades relativas constantes ao longo da coluna e caudais molares de vapor e lquido constantes em cada uma das zonas da coluna (zona de rectificao e de esgotamento). O mtodo conduz a melhores resultados para sistemas que se aproximam da idealidade. De seguida, descreve-se por tpicos o procedimento FUGK. O respectivo organigrama apresentado na Figura 2. O ndice i designa o componente i da mistura, de um total de nc componentes. 1. Parmetros de entrada: presso de operao ( p), caudal molar da alimentao (F), composio molar da alimentao ( x F, vector com nc fraces molares), condio trmica da alimentao (q, definido abaixo), fraces de recuperao desejadas do LK no destilado e do HK no resduo (recLK e recHK), razo kk = R/ Rmin (razo entre a razo de refluxo operatria e a razo de refluxo mnima). 2. Calcular a primeira aproximao da composio do destilado (x D) e do resduo (x B), tendo em conta as recuperaes dos componentes chave e formulando hipteses razoveis para a distribuio dos componentes no-chave pelo destilado ( D) e pelo resduo (B). 3. Calcular a primeira aproximao da temperatura de saturao do destilado (TD) e do resduo ( TB) e das volatilidades relativas nessas condies (i,D e i,B, o componente de referncia o HK). 4. Calcular as volatilidades relativas mdias para as condies da coluna (por exemplo a mdia geomtrica entre as condies do destilado e do resduo):

(1)

5. Calcular o nmero mnimo de andares, pela equao de Fenske:

(2)

onde d e b designam os caudais molares individuais (de cada componente), respectivamente no destilado e resduo. 6. Recalcular as composies do destilado e resduo, aplicando a equao de Fenske aos componentes no-chave:

(3)

7. Recalcular as temperaturas do destilado e do resduo ( VLE) e as volatilidades relativas nessas condies. 8. Voltar ao ponto 4 at convergncia das temperaturas do destilado e do resduo ou das volatilidades relativas mdias. 9. Calcular a razo de refluxo mnima, pelas equaes de Underwood. A primeira equao resolvida em ordem ao parmetro , compreendido entre HK,m (=1) e LK,m. Esta equao escrita em funo da condio trmica da alimentao, quantificada pelo parmetro q:

(4)

2 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

O parmetro q definido como: q = H1/H2, onde H1 a diferena de entalpia entre a alimentao no estado de vapor saturado e a alimentao tal qual e H2 a entalpia molar de vaporizao da alimentao. Para misturas onde a entalpia molar de vaporizao mais ou menos constante, q coincide com a razo (caudal molar de liquido saturado adicional produzido no andar de alimentao)/(caudal molar de alimentao). Os valores de q para as diferentes condies trmicas da alimentao so: q = 1, lquido saturado; q = 0, vapor saturado; 0 < q < 1, mistura lquido mais vapor saturados; q > 1, vapor sobreaquecido; q < 0, lquido subarrefecido. Uma vez conhecido , a segunda equao de Underwood permite calcular a razo de refluxo mnima:

(5)

10. Calcular a razo de refluxo de operao: R = kkRmin. 11. Calcular o nmero de andares tericos, pelas correlao de Gilliland:

(6)

12. Calcular o andar de alimentao pela equao de Kirkbride:

(7)

onde Nrect e Nesg so respectivamente o nmero de andares na zona de rectificao e de esgotamento, e B e D respectivamente os caudais molares do resduo e do destilado. O andar da alimentao NF = Nrect + 1.

O Mtodo FUGK normalmente utilizado para obter uma primeira estimativa para o projecto da coluna de destilao, a qual ser depois refinada atravs de um mtodo rigoroso de projecto como, por exemplo, o descrito na seco seguinte (mtodo de Wang-Henke [3]).

Neste portal, o simulador Destilao permite utilizar o mtodo FUGK e o mtodo Wang-Henke, em sequncia automtica, ou qualquer um dos mtodos isoladamente.

3 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

Figura 02: Fluxograma do mtodo aproximado FUGK.

::: INCIO ::: MTODO RIGOROSO DE WANG-HENKE O mtodo de Wang-Henke um mtodo rigoroso e fivel de projecto, sendo frequentemente utilizado em projectos de engenharia. Aplica-se a colunas de destilao contnua, com vrios andares, que tratam misturas multicomponentes. O mtodo capaz de descrever colunas com mltiplas alimentaes e vrios produtos intermdios (sangrias) para alm dos produtos da base e do topo da coluna, bem como troca de calor em andares intermdios, para alm dos calores trocados no condensador e no revaporizador. Para cada andar, so estabelecidos balanos mssicos, balanos entlpicos e relaes de equilbrio, cuja resoluo permite obter o perfil de caudais, composies e temperatura ao longo da coluna (modelo MESH). A estratgia de resoluo consiste essencialmente em trs etapas sequenciais: (i) calcular a composio das correntes lquidas atravs dos balanos de massa (resolvidos em simultneo para todos os andares); (ii) obter o perfil de temperatura por clculos de ponto de bolha; (iii) calcular caudais nos vrios andares atravs dos balanos entlpicos. Esta sequncia repetida at se obter convergncia no perfil de temperatura. Uma vez que as temperaturas so actualizadas por clculos de ponto de bolha, o mtodo de Wang-Henke tambm conhecido por mtodo de bubble point .

4 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

1. Sistema de Equaes MESH O mtodo de Wang-Henke baseia-se nas chamadas equaes MESH: balanos de massa (M), equaes de equilbrio lquido-vapor (E), somatrio das fraces molares igual a 1 (S) e balanos de entalpia (H). A Figura 1 (ver mais atrs) representa um andar em equilbrio genrico, que contempla as correntes de lquido e vapor que circulam na coluna, uma alimentao externa, correntes laterais (sangria de lquido e de vapor) e troca de calor com o exterior. As equaes MESH para este andar genrico so:

(8)

(9)

(10)

(11)

O ndice i refere-se ao componente i da mistura, de um total de nc componentes e o ndice j refere-se ao andar. As equaes MESH aplicam-se a cada um dos N andares de equilbrio da coluna de destilao representada na Figura 3, ou seja, para j = 1, N. O condensador (total ou parcial) o andar 1 e o revaporizador parcial o andar N. O lquido LN a corrente de resduo e, para condensador total, V1 = 0 e a sangria U1 o destilado.

Figura 03: Representao esquemtica dos andares tericos da coluna de destilao, com mltiplas alimentaes e produtos.

5 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

As razes de equilbrio k j,i so calculadas a partir de um modelo de equilbrio lquido-vapor. Para o caso de um modelo com coeficientes de actividade na fase lquida e coeficientes de fugacidade na fase gasosa, tem-se:

(12)

onde designa o coeficiente de actividade no lquido, p* a presso de vapor do componente puro e a razo entre o coeficiente de fugacidade na mistura gasosa e o coeficiente de fugacidade do componente puro saturado ( Termodinmica Qumica/equilbrio lquidovapor). Estes parmetros dependem da composio, temperatura e presso, tal como evidenciado na equao (12), sendo Tj a temperatura do andar j, pj a presso nesse andar e x j e yj as composies do lquido e vapor, respectivamente (vectores de fraces molares dos nc componentes da mistura). As entalpias hj e Hj tm, de um modo geral, as seguintes relaes funcionais:

(13)

Faamos agora a anlise dos graus de liberdade do sistema de equaes MESH. So dados N, Fj, xF, j,i, TF j, pj, Uj, W j e Qj (excepto Q1 e QN). As razes de equilbrio e as entalpias consideram-se conhecidas atravs das equaes (12) e (13) e, como tal, estas equaes no so contabilizadas. Ento, as variveis do problema so (colocando-se entre parntesis o seu nmero): Lj (N) , Vj (N), Tj (N) , x j,i (ncN) , y j,i (ncN) e Q1 e QN (2), o que totaliza 2ncN + 3N + 2 variveis. O nmero de equaes : ncxN (equaes M) + ncxN (equaes E) + 2N (equaes S) + N (equaes H) = 2xncxN + 3N. Portanto, o nmero de graus de liberdade igual a 2. No mtodo de Wang-Henke, especifica-se a razo de refluxo ( R) e o caudal de destilado (igual a V1 no caso de condensador parcial ou U1 no caso de condensador total). Para os dados de equilbrio e entlpicos preciso fixar ainda, previamente, a presso de operao da coluna.

2. Estratgia de Resoluo do Sistema de Equaes MESH O mtodo de Wang-Henke decompe o sistema de equaes MESH em pores mais simples de resolver. Em primeiro lugar, os balanos de massa so rearranjados na forma de sistemas de equaes lineares em xj,i, um sistema para cada componente i, que podem ser resolvidos dadas estimativas para os caudais de vapor Vj e as razes de equilbrio k j,i. Em seguida, obtm-se as temperaturas Tj por clculos de ponto de bolha. Finalmente, os caudais Vj so recalculados atravs dos balanos entlpicos. O procedimento a seguir descrito em maior detalhe. Substituindo (9) em (8), de forma a eliminar-se yj,i, obtm-se, para cada componente i, o seguinte sistema de equaes tridiagonal relativamente a x j,i:

(14)

Na forma matricial:

6 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

(15)

Os caudais de lquido podem ser calculados a partir dos caudais de vapor, efectuando-se um balano global envolvendo o andar j e o topo da coluna:

(16)

Para que esta equao seja vlida para j = 1 e j = N, faz-se W 1 = 0, VN+1 = 0 e UN = 0. No caso do condensador ser total, faz-se V1 = 0 e a sangria U1 corresponde corrente de destilado. O vapor do topo da coluna ento V2. Note-se que o condensador total no fisicamente um andar de equilbrio, mas ainda assim, por uma questo de consistncia na nomenclatura, considerado o andar 1. Dada uma estimativa inicial para o perfil de temperatura Tj, as razes de equilbrio kj,i podem ser estimadas a partir de um modelo ideal: kj,i=p*j,i(Tj)/pj (VLE). Ento, dada uma estimativa para os caudais de vapor Vj, calcula-se os caudais de lquido a partir de (16) e as composies do lquido a partir de (15). De seguida, por clculos de ponto de bolha, obtm-se novo perfil de temperatura Tj e recalculam-se as razes de equilbrio k j,i (VLE). A ltima etapa do mtodo consiste na actualizao dos caudais de vapor Vj, a partir dos balanos entlpicos modificados, como a seguir se descreve. Combinando (16) e (11), de forma a eliminar Lj-1 e Lj, obtm-se o seguinte sistema de equaes, com estrutura bidiagonal em relao aos caudais de vapor:

(17)

Na forma matricial:

(18)

V2 conhecido e no muda ao longo do processo iterativo: V2 = V1 + L1 +U1 -F1 (ou para o condensador total V2 = (R+1)D). Uma vez

7 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

calculadas as entalpias, o sistema (18) pode ser resolvido equao a equao, de cima para baixo: , e assim sucessivamente at se obter VN.

3. Algoritmo de Clculo A estratgia de clculo atrs delineada, agora descrita passo a passo, na forma de um algoritmo de clculo. O respectivo organigrama apresentado na Figura 4.

Variveis de entrada:N, Fj, xF, j,i, TFj, pj, Uj, W j , Qj (excepto Q1 e QN), razo de refluxo R e caudal de destilado D. Estimativas iniciais: T1 e TN (ou composio do destilado, calculando-se ento a composio do resduo respectiva e estimando-se depois T1 e TN por clculos de equilbrio). Variveis de sada: Lj, Vj, Tj, xj,i, y j, i, Q1 , QN .

1. Calcular o perfil inicial de temperatura Tj, por exemplo um perfil linear entre T1 e TN. Calcular estimativa das razes de equilbrio, admitindo modelo ideal: kj, i = p*i,j (Tj)/ pj . 2. Calcular estimativa inicial para os caudais de vapor Vj. No caso de uma s alimentao de lquido saturado razovel considerar caudais constantes e iguais a ( R+1) D. 3. Calcular Lj por (16) e coeficientes A, B, C e D por (14). 4. Para cada componente i, resolver o sistema tridiagonal (15), obtendo ento x j,i. Normalizar as solues. 5. A partir de clculos bubble-T, obter novo perfil de temperatura Tj e fraces molares y j,i. Recalcular razes de equilbrio: k j,i = y j,i /xj,i. 6. Calcular entalpias hj , Hj e hF j , por expresses do tipo (13). 7. Calcular o calor trocado no condensador ( Q1) atravs do balano entlpico ao andar 1 e o calor trocado no revaporizador (QN) atravs de um balano entlpico envolvendo toda a coluna. 8. Calcular coeficientes , e por (17). 9. Calcular os caudais de vapor Vj, resolvendo o sistema bidiagonal (18). 10. Voltar a 3. at que o erro no perfil de temperaturas seja inferior a uma tolernc ia :

Uma tolerncia = 0.510-3 corresponde a uma preciso mdia na temperatura de 3 casas decimais. A tolerncia deve ser funo da qualidade (incerteza) dos dados de equilbrio e da variao global de temperatura na coluna (uma maior variao de temperatura admite tolerncias mais elevadas, enquanto que uma menor variao requer tolerncias mais baixas).

8 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

Figura 04: Organigrama do mtodo de Wang-Henke.

4. O Simulador Destilao O simulador Destilao includo neste portal contempla um caso particular do mtodo de Wang-Henke: presso de operao constante, uma nica corrente de alimentao (com qualquer condio trmica), trocas de calor apenas no condensador e revaporizador e duas correntes de produto (destilado e resduo), no comportando a existncia de sangrias intermdias. O organigrama da Figura 4 refere-se a esta situao, sendo as variveis de entrada as seguintes: presso de operao p, nmero de andares N, caudal, composio e temperatura da nica alimentao, localizao da alimentao NF , razo de refluxo R e caudal de destilado D. Por outro lado, o Simulador est preparado para permitir a escolha do modelo de equilbrio pelo utilizador: gs e lquido perfeitos; gs perfeito e mtodo de UNIFAC para estimar os coeficientes de actividade na fase lquida e gs e lquido reais, utilizando a equao de Virial para estimar os coeficientes de fugacidade e o mtodo UNIFAC para os coeficientes de actividade (VLE). As presses de vapor dos componentes puros so calculadas recorrendo equao de Antoine ( Termodinmica Qumica/equilbrio liquido vapor/substncias puras)

Quando o simulador converge (ao nvel do perfil de temperatura), tal no implica que se tenham atingido as recuperaes desejadas para os componentes chave (LK e HK). Assim, depois de verificar se a recuperao atingida satisfaz as especificaes, o utilizador dever, em caso negativo, executar novamente o mtodo de Wang-Henke, alterando os parmetros operatrios inicialmente fixados: R, N, NF e/ou p (ver Figura 4). Este ajuste pode ser orientado de acordo com os seguintes pontos: Aumentar R ou N far aumentar as recuperaes tanto no destilado como no resduo (normalmente considera-se a Razo de Refluxo de Operao 10 a 20% superior mnima com vista a minimizar os custos de operao, contudo, este valor de kk pode ser insuficiente para lidar com perturbaes de vrias ordens na coluna, nomeadamente resultantes de pequenas oscilaes na composio da alimentao. Assim, pode ser mais sensato dimensionar a coluna para um valor de R ligeiramente superior); Sempre que se altera N, necessrio identificar o valor ptimo de NF (aquele que maximiza as recuperaes); Baixar a presso de operao favorece a vaporizao e a separao; Se s uma das recuperaes estiver abaixo do desejado poder alterar-se NF mantendo N constante. ::: INCIO ::: DIMENSIONAMENTO DE UMA COLUNA DE PRATOS Depois da determinao do nmero de andares tericos da coluna de destilao necessrios para realizar uma determinada separao

9 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

obedecendo s especificaes definidas, para o projecto ficar completo preciso efectuar tambm o dimensionamento da coluna. Quando se fala de dimensionamento referimo-nos determinao do dimetro e da altura da coluna, assim como ao dimensionamento das unidades de permuta de calor (revaporizador e condensador). Para a coluna funcionar bem e de forma estvel, os caudais de lquido e vapor tm de ser controlados por forma a garantir que: - O vapor se escoe apenas atravs das perfuraes dos pratos; - O lquido se escoe apenas atravs dos downcomers; - O lquido no escorra atravs das perfuraes dos pratos; - O vapor no borbulha atravs dos downcomers; - O lquido no arrastado pelo vapor que sobe na coluna; - O vapor no arrastado pelo lquido que desce na coluna.

Para obedecer aos requisitos enunciados acima a coluna tem de ser devidamente dimensionada. O layout do interior da coluna uma tarefa complexa, mas o dimensionamento preliminar da coluna pode ser feito recorrendo a correlaes empricas e heursticas aproximadas. Este dimensionamento preliminar de uma coluna de destilao implica calcular, ainda que de forma aproximada, os seguintes parmetros: - Eficincia dos pratos; - Dimetro da coluna; - Altura da coluna; - Queda de presso na coluna.

O simulador disponvel no portal apenas permite o clculo do dimetro e da altura da coluna. O clculo da altura da coluna exige a determinao prvia do nmero de pratos reais da coluna a partir do nmero de andares tericos, para o que necessrio conhecer primeiro a eficincia da coluna (j definida na seco de Fundamentos de Destilao).

1. Eficincia global da coluna A eficincia ou rendimento de um prato depende da eficincia da transferncia de massa entre o lquido e o vapor que nele contactam. Como tal, o rendimento vai necessariamente depender das propriedades fsicas da mistura, da geometria dos pratos e dos caudais de lquido e de vapor que atravessam o prato. Uma abordagem rigorosa a este problema exige o conhecimento detalhado da hidrodinmica dos fluidos atravs do prato o que no ser abordado aqui. A Equao de OConnel permite obter uma estimativa grosseira da eficincia global de uma coluna de pratos (E0), simplesmente a partir do conhecimento da viscosidade da alimentao lquida (F ), temperatura mdia da coluna, e da volatilidade relativa mdia do LK [4].

(19)

(20)

Esta correlao, tal qual est aqui apresentada, vlida para eficincias entre 30 e 90%.

2. Espaamento entre os pratos e altura da coluna Habitualmente usam-se espaamentos entre pratos (LP) entre 0.15 e 1 metros. Para colunas de dimetro (DC) superior a 1 metro usam-se, normalmente, espaamentos entre 0.3 e 0.6 m, considerando-se um espaamento de 0, 5 m para clculos preliminares. 0.15 <LP< 1 m Para DC> 1 m; LP> 0.3 m

A altura da coluna calcula-se como [(Npratos-1) LP], adicionando-se uma margem de 15% correspondente altura acima do prato de topo e zona de recolha de lquido na base da coluna. Normalmente altura da coluna no excede os 50 metros.

10 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

3. Dimetro da coluna O dimetro da coluna pode ser estimado com base no critrio de evitar o excessivo arrastamento de lquido pela corrente ascendente de vapor. A velocidade do vapor acima da qual uma gota lquido ser arrastada por ele (uV) proporcional a .A

determinao rigorosa desta velocidade um problema complexo, uma vez que ela depende de inmeros factores, incluindo a tenso superficial do lquido, os caudais de lquido e vapor, a geometria do prato e o espaamento entre os pratos. Numa fase preliminar do projecto pode obter-se uma estimativa desta velocidade com base apenas no espaamento LP, utilizando a correlao de Souders Brown [4]:

(21)

T al como seria de esperar, a velocidade do vapor acima da qual h arrastamento diminui com o aumento do espaamento entre os pratos. Em rigor, L e V variam de prato para prato, podendo, como aproximao, considerar-se uma mdia entre a base e o topo da coluna. Finalmente, conhecendo o caudal volumtrico de vapor em circulao na coluna (QV) podemos, com base no valor de uV calculado, determinar o dimetro da coluna.

(22)

Qw,V o caudal mssico de vapor em circulao na coluna (calculado facilmente a partir do caudal molar de vapor determinado no mbito do projecto da coluna) e A a rea de seco recta da coluna. Se quisermos ser mais rigorosos a rea da coluna deve ser corrigida para a rea til de circulao do vapor na coluna, descontando a rea ocupada pelos downcomers. Esta correco normalmente da ordem dos 10%. O caudal mssico de vapor pode, em primeira aproximao, considerar-se tambm como uma mdia entre a base e o topo da coluna. Para a determinao mais rigorosa do dimetro da coluna deve-se basear o clculo na identificao dos pontos onde a carga da coluna (caudais) mxima. Esses pratos so, por exemplo, o prato de topo (devido entrada do refluxo); os pratos acima e abaixo da alimentao e o prato da base da coluna (devido entrada de vapor do revaporizador). Calcula-se o dimetro da coluna com base nos caudais de vapor nessas diferentes seces, e escolhe-se para valor do dimetro da coluna o maior desses valores. Algumas colunas podem mesmo ter dois dimetros diferentes se a diferena entre o valor de DC calculado para a base e para o topo da coluna for muito grande (superior a 20%). Claro que preciso ter em conta que os custos de construo de uma coluna deste tipo so sempre superiores.

4. Heursticas para o dimensionamento da coluna [5,6] Finalmente, depois do dimensionamento preliminar concludo, convm verificar se foram respeitadas algumas regras de orientao (heursticas) habituais em projecto de colunas de destilao:

i) O dimetro de uma coluna de pratos deve situar-se entre 0.45 e 4.5 metros. ii) Para dimetros abaixo de 0.45 m deve optar-se por colunas de enchimento (para dimetros entre 0.45 e 1.37 m usam-se tanto colunas de pratos como de enchimento); iii) Para dimetros acima de 4.5 m deve aumentar-se o espaamento entre os pratos ou redimensionar a coluna; iv) Para colunas com dimetro superior a 1m o espaamento entre pratos deve estar entre 0.3 e 0.6 metros; v) Para dimetros inferiores a 0.9 m deve adicionar-se altura HC calculada um valor de 1.2 m no topo, para sada do vapor, e de 1.8 m no revaporizador para controlar o nvel de lquido; vi) Se a altura da coluna for superior a 53 m deve-se diminuir o Lp ou redesenhar a coluna (eventualmente dividi-la em duas); vii) A razo Altura/Dimetro da coluna (HC/DC) deve ser menor do que 20 a 30.

5. Queda de presso na coluna Para que o vapor se escoe desde a base at ao topo da coluna tem de existir, necessariamente, um gradiente de presso ao longo da coluna. Normalmente, na determinao do nmero de andares tericos esta queda de presso no contabilizada. Contudo, o valor da

11 de 12

22/04/2013 17:23

Portal de Engenharia Quimica - Modelos usados na simulao interactiva

http://labvirtual.eq.uc.pt/siteJoomla/index2.php?option=com_content&t...

queda de presso um parmetro importante no dimensionamento final da coluna. A queda de presso , de um modo geral, expressa em termos da queda de presso em cada prato (cerca de 700 Pa). Esta informao muitas vezes fornecida pelo fabricante, mas existem mtodos para estimar a queda de presso em cada prato em funo do tipo de prato [4]. A queda de presso no prato engloba duas parcelas: a queda de presso no prato seco, hd (relacionada com o atrito relativo passagem do vapor pelas restries do prato, orifcios) e a queda de presso associada altura de lquido que o vapor tem de atravessar (hL). hd pode ser obtido com base com na equao do escoamento de um gs atravs de um orifcio, enquanto hL tem de incluir tambm o efeito da tenso superficial do lquido e do borbulhamento do vapor no lquido. Assim, hL= x (altura de lquido no prato) , onde o factor de borbulhamento, para o qual existem vrias correlaes, mas que assume normalmente um valor prximo de 0.6. ::: INCIO ::: BIBLIOGRAFIA 1. Henley, E. J. e Seader, J. D. (1981). Equilibrium-Stage Separation Operations in Chemical Engineering, John Wiley & Sons, New York. 2. 3. Wankat, P. C. (1988). Equilibrium Staged Separations, Elsevier Publishing Co., Inc., New York. Vladerrama, J. O. e Henning, R. H., 1984, Simulacin rigurosa de una columna de destilacin para sistemas multicomponentes, Ingenieria Quimica, p. 351-361. 4. 5. Kister, H. Z., (1990). Distillation Operation, McGraw-Hill, New York. Seider, W. D., Seader, J. D. e Lewin, D. R. (1998). Process Design Principles: Synthesis, Analysis and Evaluation, John Wiley & Sons, New York. 6. Douglas, J. M., (1988). Conceptual Design of Chemical Processes, McGraw-Hill, New York.

::: INCIO :::

Fechar janela

12 de 12

22/04/2013 17:23

Вам также может понравиться