Вы находитесь на странице: 1из 8

Histria da Ginstica Rtmica

Modalidade atualmente praticada somente por mulheres um esporte bastante plstico, que se destaca pela elegncia e beleza dos movimentos. A Ginstica Rtmica comeou a ser praticada desde o final da Primeira Guerra Mundial, mas no possua regras especificas nem um nome determinado. Vrias escolas inovavam os exerccios tradicionais da Ginstica Artstica, misturando-os com msica. Em 1946, na Rssia, surge o termo rtmico, devido utilizao da msica e da dana durante a execuo de movimentos. Em 1961, alguns paises do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federao Internacional de Ginstica (FIG) reconheceu a GRD com um esporte. A partir de 1963 comearam a ser realizados os primeiros campeonatos mundiais promovidos pela FIG. A maior parte dos aparelhos utilizados atualmente foram introduzidos nesta competio, com a exceo da fita e das maas. Em 1984, a GRD foi reconhecida pelo Comit Olmpico Internacional e introduzida nos Jogos Olmpicos daquele ano. No entanto, as melhores ginastas do mundo, provenientes dos pases do Leste Europeu, no participaram da competio devido ao boicote liderado pela ex-Unio Sovitica. Assim, a primeira medalha de ouro olmpica do esporte ficou com a canadense Lori Fung. Em Seul-1988, o esporte conquistou o pblico e se popularizou. Marina Lobach, da URSS, ficou com a medalha de ouro, enquanto a blgara Adriana Dunavska levou a prata. Em Barcelona-1992, Aleksandra Timoshenko, competindo pela Comunidade dos Estados Independentes, foi a vencedora. Em Atlanta-1996, a Federao Internacional de Ginstica (FIG) introduziu a competio de conjuntos nos Jogos Olmpicos. A Espanha conquistou a primeira medalha de ouro olmpica dessa categoria. Nos Jogos Olmpicos de Sydney, no ano 2000, o conjunto da Rssia confirmou seu favoritismo enquanto a Espanha nem se classificou para a final. No individual a vencedora foi Anna Bussukova, da Rssia. Em 2004, na Olimpada de Atenas, Grcia, a Rssia confirmou seu favoritismo, ratificando a sua posio na liderana mundial na modalidade, classificando-se em primeiro lugar, seguido da Itlia em segundo e Bulgria na terceira posio. No individual, a ginasta Alina Kabaeva da Rssia sagrou-se campe olmpica, seguida de Irina Tchachina tambm da Rssia e Anna Bessonova da Ukrania.

Brasil na Ginstica Rtmica


A Ginstica Rtmica foi introduzida no Brasil pela prof. Ilona Peuker, da Hungria, que chegou na Cidade do Rio de Janeiro na dcada de 1950, quando ministrou vrios cursos para profissionais da educao. Esta professora formou a primeira equipe competitiva de GR chamado Grupo Unido de Ginastas (GUG), alcanando grande sucesso devido a experincia e participao ativa da Prof. Ilona Peuker na ginstica internacional. O Brasil participou pela primeira vez em um campeonato mundial de GR com uma ginasta daquele grupo, a ginasta Daise Barros em 1971 na cidade de Copenhagen, Dinamarca. O Grupo Unido de Ginastas representou o Brasil em campeonatos internacionais e Gimnastradas, tendo conseguido o 13 lugar no Campeonato Mundial de GR em 1973 na cidade de Roterdam, Holanda, realizando exerccios de Conjunto. As componentes daquela equipe posteriormente difundiram a GR pelo Brasil. Com a criao da Confederao Brasileira de Ginstica, no ano de 1978, esta modalidade comeou a evoluir devido ao apoio recebido, resultando na classificao de ginastas para disputarem Jogos Olmpicos: a ginasta Rosane Favilla foi a primeira brasileira a participar dos Jogos Olmpicos, em 1984, Los Angeles, USA, com exerccios individuais. Em 1988, na Olimpada se Seul, Coria, a ginasta Marta Cristina Schonhorst esteve presente realizando exerccios individuais. O crescimento da CBG, o apoio das entidades governamentais ao esporte e o exaustivo trabalho de ginastas e tcnicas, levaram a um grande crescimento da GR, possibilitando a equipe Brasileira alcanar a vitria em trs Pan-americanos, nos exerccios de conjunto: Winnipeg, Canad, em 1999, classificando o Brasil para a Olimpada de Sydney, na Austrlia; Santo Domingo, Repblica Dominicana, em 2003, classificando o Brasil para a Olimpada de Atenas na Grcia; Rio de Janeiro, Brasil, em 2007, classificando o Brasil para as Olimpada de Pequim, na China. Nas duas Olimpadas com a participao da equipe brasileira de Conjunto Sydney e Atenas o Brasil foi finalista, obtendo o resultado de 8 lugar.

Nos exerccios individuais destaca-se o resultado de 3 lugar no aparelho Maas, obtido pela ginasta Taiane Montovanelli no Pan-americano de Santo Domingo e o resultado de 3 lugar no aparelho Arco obtido pela ginasta Ana Paula Sheffer no Pan-americano do Rio de Janeiro.

Aparelhos:
Corda: o aparelho Corda para GR pode ser de sisal ou sinttico, com o comprimento variando de acordo com o tamanho da ginasta. O exerccio corporal predominante no aparelho corda o salto. Arco: o aparelho Arco para GR mede 80 a 90 cm de dimetro e pesa no mnimo 300 gms. No existe um exerccio corporal predominante para o aparelho Arco. Deve haver um equilbrio entre os exerccios apresentados: salto, equilbrio, pivots, flexibilidade e ondas. Bola: o aparelho Bola para a GR deve ter de 18 a 20 cm de dimetro externo, pesar 400 gms no mnimo e ser de borracha. O exerccio corporal predominante do aparelho Bola a flexibilidade e ondas. Maas: o aparelho Maas composto de duas maas de 40 a 50 cm e ter 150 gms, no mnimo, cada uma. Cada maa dever ter 3 cm, no mximo, na cabea e poder ser de madeira ou material sinttico. O exerccio corporal predominante do aparelho maas o equilbrio.

Fita: o aparelho Fita para a GR deve ter 6 metros no mnimo e pesar 35 gramas. A largura da Fita de 4 a 6 cm e o material pode ser de cetim de qualquer qualidade. O estilete onde prende a Fita deve ter de 50 a 60 cm e a base deste estilete deve ter no mximo 1 cm de dimetro. O exerccio corporal predominante no aparelho Fita o pivot. Obs.: Para crianas, as medidas dos aparelhos podem variar a fim de facilitar o seu manejo. As regras para a realizao de competies de GR, em qualquer nvel, esto definidas no Cdigo de Pontuao da Federao Internacional de Ginstica (FIG). O Cdigo de Pontuao da FIG pode ser adquirido atravs das Federaes estaduais de ginstica.

Fonte: Confederao Brasileira de Ginstica

Ginstica Acrobtica
14/12009 a mais nova modalidade da FIG e caracterizada pala execuo de exerccios de fora, equilbrio, flexibilidade e agilidade. um esporte bonito, dinmico e espetacular para homens e mulheres. Engloba muitos movimentos de solo da ginstica artstica em suas series, movimentos rtmicos que ligam os exerccios dinmicos, estticos e individuais. Dividida em 05 Categorias: 1. Dupla mista 2. Dupla Feminina 3. Dupla Masculina 4. Grupo Feminino (03 integrantes) 5. Grupo Masculino(04 integrantes) Histria A acrobacia foi desenvolvida em grande parte do sculo VII, devido criao do circo. Mas, como esporte, essa modalidade da ginstica relativamente jovem. As primeiras competies mundiais datam de 1973 quando foi fundada a Federao Internacional de Esportes Acrobticos(IFSA) faz parte do programa dos Jogos Mundiais (competies organizadas pelo Comit Olmpico Internacional um ano aps das Olimpadas). Em 1998, a IFSA se fundiu com a Federao Internacional de Ginstica (FIG). Com isso, espera-se,que os Ginstica Acrobticos possam logo fazer parte do programa dos Jogos Olmpicos.

Informaes tcnicas A Ginstica Acrobtica engloba em suas rotinas diversos movimentos de solo da Ginstica Artstica; os movimentos isolados (a acrobacia em si) so basicamente compostos por mortais, muitos deles impulsionados pelos parceiros (exerccios dinmicos), por equilbrios e fora (exerccios estticos) e por exerccios individuais(saltos, giros, equilbrios e etc). um esporte dinmico. Desenvolve em seus participantes homens e mulheres de todas as idades coragem, fora, coordenao motora, flexibilidade, habilidades de saltos e equilbrio. Os acrobatas executam rotinas com a cabea, mos e ps dos seus parceiros, criando um esporte belo e, ao mesmo tempo, intrigante. As rotinas so apresentadas em um tablado de 12x12 metros e acompanhadas por msica e coreografia. As sries so executada dentro de no Maximo 2 minutos e 30 segundos. Isso ajuda a enriquecer o movimento de corpo e cultura musical dos ginastas. A Ginstica Acrobtica, por ter como principal caracterstica a apresentao em par e grupo, requer um alto grau de confiana e cooperao entre os seus participantes. O nvel tcnico das competies, em praticamente todas as categorias, bastante elevado. Devido a isso, os ginastas acrobticos treinam no mnimo 3 horas por dia e 5 vezes por semana. Composio dos pares e grupos

Nas Duplas temos o volante e o base. O volante executa os equilbrios e os mortais e o base sustenta os equilbrios e lanamentos do volante partindo de posies diferentes. Nos Trios temos o volante, o intermedirio e o base. O volante executa os equilbrios e os mortais, o intermedirio sustenta o volante junto com o base nos equilbrios e ajuda o base a lanar o volante nos mortais. Os intermdios tambm podem atuar junto com o base auxiliando-o, passa neste caso a ser

base tambm. No Quarteto temos um volante, dois intermedirios e o base, O volante executa os equilbrios e os mortais, os intermedirios sustentam o volante junto com o base nos equilbrios e ajudam o base a lanar o volante nos mortais. O intermedirio tambm pode ser lanado para um mortal junto com o volante.

Nos pares mistos, o base o elemento masculino e o volante o elemento feminino. Nos trios todos os elementos so femininos. Nos quartetos todos os elementos so masculinos. (*) Rotina = sequncia de movimentos e exerccios apresentados em um determinado espao de tempo.

Fonte: Confederao Brasileira de Ginstica

Ginstica Aerbica
Origens Situao Atual Exerccios Arbitragem Equipamento
A Ginstica Aerbica Esportiva (GAE) uma modalidade onde se executam padres de movimentos aerbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originrios da dana aerbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da msica, e interpretando-a. Padres de Movimentos Aerbicos so a combinao simultnea de passos bsicos e movimentos de braos executados de forma consecutiva, respeitando a caracterstica da msica para assim criar sequncias dinmicas, rtmicas e contnuas, de movimentos de alto e baixo impacto. A rotina (coreografia) deve demonstrar movimentos contnuos, flexibilidade, fora, agilidade e equilbrio,

alm de utilizar os sete passos bsicos e elementos de dificuldade com alto nvel de perfeio. O ginasta deve apresentar-se de forma cativante e alegre, porm com naturalidade, sem expresses faciais exageradas.

Origens
Os exerccios aerbicos foram estudados nas dcadas de 60 e 70 pelo Dr. Keneth Cooper que comprovou sua eficincia para o emagrecimento e a melhoria das condies cardiovasculares dos indivduos. Baseados nestes conhecimentos se desenvolveram nos EUA alguns mtodos de treinamento que utilizavam msica, passos de dana e exerccios de calistenia, dentre eles o Aerobic Dance. Trazida para o Brasil no incio da dcada de 80 com o nome de Ginstica Aerbica, esta motivante atividade foi rapidamente difundida pelas academias de todo o pas. Nesta mesma poca j se criavam as primeiras competies e organizaes internacionais que as regulamentavam. Muitos atletas brasileiros de talento se destacaram com o incio da febre das academias e o chamado boom da Aerbica. A Federao Internacional de Ginstica (FIG) incluiu a Ginstica Aerbica em seu programa de modalidades esportivas em 1995, surgindo ento a possibilidade de um futuro olmpico para a disciplina.

Situao Atual
Atualmente a GAE encontra-se plenamente estabelecida como modalidade esportiva da famlia da Ginstica, e est difundida a nvel mundial, com cerca de 45 pases competindo internacionalmente , aps inmeras transformaes que resultaram em sua evoluo. No Brasil, continuamos encontrando talentos e formando destaques internacionais com vrios ginastas conquistando ttulos mundiais. Os Estados que se destacam na modalidade e que esto competindo a nvel nacional so: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e So Paulo.

Exerccios
A GAE composta por 7 Passos Bsicos e 4 Grupos de Elementos de Dificuldade, alm de elevaes, transies e ligaes entre os movimentos. A durao total da coreografia de 1 minuto e 45 segundos. Os 7 Passos Bsicos da GAE so: Marcha Jogging (Corrida) Chutinho Chute Alto Polichinelo Elevaes de Joelho Lunge (A Fundo)

Os 4 Grupos de Elementos de Dificuldade so: Fora Dinmica: Ex. Flexes de Braos, Cortadas, Crculos de Pernas. Fora Esttica: Ex. Esquadros, Pranchas. Saltos: Ex. Grupado, Afastado, Carpado, Cortado, Tesoura. Flexibilidade e Equilbrio: Ex. Espacatos, Giros, Pegadas.

Arbitragem

Os critrios de Arbitragem da GAE so: 1- QUALIDADE ARTSTICA: avalia a composio da coreografia, o equilbrio, a variedade, a colocao no espao e a integrao dos movimentos com a msica, assim como a adequao da coreografia ao competidor, e sua capacidade de apresent-la de forma original, cativante e com energia natural. A nota mxima para este critrio de 10,0 pontos. 2- EXECUO: avalia a perfeio de todos os movimentos da coreografia, havendo dedues quando desvios ou erros so cometidos. A nota mxima para este critrio de 10,0 pontos. 3- DIFICULDADE: avalia a validade dos elementos de Fora Dinmica, Fora Esttica, Saltos, Flexibilidade e Equilbrios, apresentados pelo ginasta, conforme os valores e requerimentos mnimos citados no Cdigo de Pontuao. A soma total dos valores dos elementos validados ser dividida por 2 e assim se dar a pontuao de Dificuldade. O rbitro Chefe da competio controla o trabalho dos demais rbitros e d dedues por vesturio incorreto do ginasta, movimentos proibidos, entre outros, alm de dar Advertncias e Desqualificaes. Os 2 rbitros de Linha observam as faltas de Linha (quando o ginasta pisa fora da rea de competio) e o rbitro de Tempo controla a durao das msicas e d deduo quando so muitos longas ou muito curtas. A pontuao Final a soma das notas de Qualidade Artstica, Execuo e Dificuldade menos as dedues eventualmente ocorridas.

Equipamento
A GAE utiliza uma rea de competio de 7x7m para Individuais, Duplas e Trios, e 10x10m para Grupos. Os equipamentos necessrios para sua prtica so: piso com amortecimento apropriado para absorver o impacto dos movimentos executados e CD Player. O Piso oficial de GAE revestido de madeira e fica num palco de 80cm a 1m40cm de altura. Fonte: Confederao Brasileira de Ginstica. Fonte da Imagem: Wikipdia.Todas as modificaes posteriores so de responsabilidade do autor original da matria

Ginstica Artstica O dicionrio define ginstica como o ato de exercitar o corpo para fortific-lo e dar-lhe agilidade. Assim, possvel dizer que a modalidade existe desde o princpio da humanidade. Mas foi na Grcia que ela passou a ser praticada como atividade esportiva. Sculos depois, na Europa do Renascimento, surgiram esboos dos movimentos que hoje servem de base para o esporte. Porm, a organizao da Ginstica Artstica como a conhecemos, com regras e aparelhos especficos, aconteceu em 1811, na Alemanha. O professor Friedrick Ludwig Jahn abriu o primeiro campo de Ginstica de Berlim e propagou a modalidade pela Europa. A popularidade da Ginstica Artstica levou fundao da Federao Europia de Ginstica (FEG), em 23 de julho de 1881, em Bruxelas, na Blgica. Em 1921, a FEG agregou pases de outros continentes e se transformou na Federao Internacional de Ginstica (FIG). Atualmente, com sede em Moutier, na Sua, a FIG possui 121 pases filiados.

A Ginstica Artstica um dos esportes mais tradicionais dos Jogos Olmpicos. Tanto na Era Antiga quanto na Era Moderna das Olimpadas a modalidade sempre foi prestigiada pelo pblico. A popularidade levou a FIG a realizar campeonatos mundiais especficos da modalidade, a partir de 1903. Em 1928, a Ginstica Artstica, que era restrita aos homens, passou a ter competies femininas. A FIG atualmente composta por cinco comits. Quatro so relativos s modalidades competitivas (ginstica artstica masculina, ginstica artstica feminina, ginstica rtmica desportiva e ginstica aerbica) e um ginstica geral. A Ginstica Artstica tambm conhecida como Ginstica Olmpica. Na Ginstica Artstica, homens e mulheres no disputam as mesmas provas. Os torneios masculinos incluem solo, salto sobre o cavalo, cavalo com alas, paralelas, barra fixa e argolas. J os femininos tm salto sobre o cavalo, paralelas assimtricas, trave e solo. GINSTICA ARTSTICA MASCULINA Os homens competem em seis aparelhos salto sobre o cavalo, barras paralelas, cavalo com alas, barra fixa, solo e argolas. A nota inicial das sries masculinas 8.6. Para atingir a nota mxima de partida 10 pontos os ginastas devem executar, alm dos movimentos obrigatrios, elementos extras que bonificam suas rotinas. I SOLO O exerccio de solo para homens dura entre 50 e 70 segundos e ao contrrio do feminino no acompanhado de msica. II CAVALO COM ALAS Est a 1,05 metro do solo e tem 1,60 metro de comprimento. O ginasta deve executar movimentos contnuos de crculos e tesouras. Somente as mos devem tocar o aparelho. III ARGOLAS Esto a 2,55 metros do solo. Durante a apresentao o ginasta deve ficar pelo menos dois segundos parado numa posio vertical ou horizontal em relao ao solo. As argolas devem sempre permanecer paradas. IV SALTO SOBRE CAVALO O cavalo est a 1,35 metro do solo. O ginasta deve comunicar aos rbitros qual salto ir realizar para que se possa atribuir a nota de partida. V BARRAS PARALELAS Esto a 1,75 metro do solo. Durante a apresentao o ginasta deve executar um movimento em que ambas as mos no estejam em contato com o aparelho. V BARRA FIXA

Est a 2,55 metros de altura. Durante a execuo da prova o atleta dever manter-se durante em movimento realizando movimentos como mortais e saltos carpados. GINSTICA ARTSTICA FEMININA A Ginstica Olmpica Feminina, modalidade constituda por quatro aparelhos, ou provas, onde as ginastas apresentam-se na ordem olmpica. I SALTO SOBRE O CAVALO Todos os saltos devem ser realizados com repulso de ambas as mos sobre o cavalo. A distncia da corrida pode ser determinada individualmente. No limite mximo de 25 mts. A chegada no trampolim deve ser com os dois ps e pode ser: da corrida de aproximao ou de um elemento. So permitidas 3 ( trs ) corridas de aproximao, desde que a ginasta no tenha tocado o trampolim e ou o cavalo. No permitida uma quarta corrida. Os saltos encontram-se classificados em quatro grandes grupos, onde os valores variam de 8 a 10.00 pts. II BARRAS PARALELAS ASSIMTRICAS A avaliao do exerccio comea com a impulso no trampolim, ou colches. O exerccio deve ser composto de elementos de diferentes grupos. As partes de dificuldade A B C D e E devem representar uma variedade dos seguintes grupos de elementos: Dos grupos estruturais devem ser executados elementos com giros sobre o eixo longitudinal (piruetas) e transversal (mortais), trocas de tomadas e elementos com vo. III TRAVE DE EQUILBRIO A avaliao do exerccio comea com a impulso no trampolim at a sada nos colches. A durao do exerccio na trave de equilbrio no poder ser menor de 1 minuto e 10 segundos, nem maior que 1 minuto e trinta segundos. Durante o exerccio devem ser criados pontos altos e dinmicos com: A. Elementos acrobticos e ginsticos de diferentes grupos. B. Variaes no ritmo entre movimentos rpidos e lentos, para frente, lado e para trs. C. Mudana do trabalho prximo e afastado da trave. IV SOLO A avaliao do exerccio comea com o primeiro ginstico ou acrobtico da ginasta. A durao do exerccio de solo no pode ser menor que 1 minuto e 10 segundos nem maior que 1 minuto e trinta segundos. O acompanhamento musical pode ser orquestrado, piano ou outro instrumento sem canto.

Ultrapassar a rea de solo ( 12 m x 12 m ) significa tocar o solo com qualquer parte do corpo, fora da linha demarcatria, a cada ultrapassagem existe uma deduo As partes de valor ( dificuldade ) A B C D e E devem pertencer aos seguintes grupos de elementos: Elementos acrobticos com ou sem fase de vo para frente ou para o lado e para trs. Elementos ginsticos, tais como: giros, saltos, combinaes de passos e corridas e ondas corporais

Вам также может понравиться