Вы находитесь на странице: 1из 3

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Registro: 2012.0000375421

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 003466653.2009.8.26.0053, da Comarca de So Paulo, em que apelante FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO, so apelados RONALDO APARECIDO PUDO e PLINIO AUGUSTO FILOMENO.

ACORDAM, em 10 Cmara de Direito Pblico do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Negaram provimento ao recurso. V.U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo.

O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores ANTONIO CARLOS VILLEN (Presidente), ANTONIO CELSO AGUILAR CORTEZ E TORRES DE CARVALHO.

So Paulo, 6 de agosto de 2012.

ANTONIO CARLOS VILLEN RELATOR Assinatura Eletrnica

1 Apelao sem Reviso n. 0034666-53.2009.8.26.0053

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO VOTO N. 1.116/12 10 CMARA DE DIREITO PBLICO APELAO SEM REVISO N. 0034666-53.2009.8.26.0053 COMARCA: SO PAULO 3 VARA DA FAZENDA PBLICA APELANTE: FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO APELADOS: RONALDO APARECIDO PUDO e PLINIO AUGUSTO FILOMENO JUIZ: LUIS FERNANDO CAMARGO DE BARROS VIDAL

RESPONSABILIDADE CIVIL. Ao de indenizao ajuizada pela Fazenda do Estado em face de policiais militares. Acidente automobilstico. Coliso envolvendo viatura da polcia. Veculo em diligncia de emergncia que goza de livre trnsito e preferncia de passagem. Alegada imprudncia do policial no provada nos autos. Sentena de improcedncia. Recurso no provido.

Trata-se de ao de indenizao ajuizada em face de RONALDO APARECIDO PUDO e PLINIO AUGUSTO FILOMENO pela FAZENDA DO ESTADO DE SO PAULO, que alega ter sofrido dano material decorrente da coliso havida entre a viatura policial dirigida pelo primeiro ru e o automvel descrito na inicial. A r. sentena julgou improcedente o pedido.

A autora apelou. Alega que a culpa pelo acidente foi do corru, motorista da viatura policial, que realizou manobra de ultrapassagem de forma imprudente. Desse modo, deve ser indenizada pelos danos sofridos. Pede o provimento do recurso para que a ao seja julgada procedente, ou, caso diverso o entendimento deste Tribunal, seja reconhecida a culpa concorrente e acolhido pelo menos em parte o pedido.

Recurso tempestivo e respondido.

O RELATRIO.

Apelao n 0034666-53.2009.8.26.0053

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

No foi comprovado que o motorista da viatura agiu com imprudncia. Da anlise do conjunto probatrio se extra que a viatura policial dirigida pelo corru RONALDO APARECIDO PUDO estava em diligncia de emergncia, em velocidade compatvel e com os sinais de advertncias acionados. Nessas condies o veculo pblico gozava de livre trnsito e preferncia de passagem.

A testemunha Edval Favaretto afirmou que a viatura estava com o giroflex e as sirenes acionados e em velocidade compatvel quando iniciou a ultrapassagem e foi fechada pelo veculo descrito na inicial, que realizou sbita converso esquerda (fl.161). Da a coliso.

Cumpre salientar que a prpria Administrao Pblica, na concluso do procedimento disciplinar instaurado pelos superiores hierrquicos dos rus, concluiu que o Sr. Joaquim Neto da Silva conduzia o veculo taxi de maneira displicente, tanto assim que no ouviu a sirene da viatura policial. O desrespeito aos artigos 34 e 35 do CTB flagrante, pois querendo executar uma manobra que implicava um deslocamento lateral, no se certificou de que podia execut-la sem perigo para os demais usurios da via que o seguiam, negligncia que se tornou fator preponderante para a causa do acidente (fl.73 grifo nosso).

Todas essas consideraes demonstram que no se pode falar em culpa do motorista da viatura. E isso porque o nus da alegada culpa era da autora, que dele no se desincumbiu. Foi correta a rejeio do pedido.

Pelo meu voto, nego provimento ao recurso.

ANTONIO CARLOS VILLEN RELATOR

Apelao n 0034666-53.2009.8.26.0053

Вам также может понравиться