Вы находитесь на странице: 1из 20

QUEM APRENDE?

INDIVDUO E APRENDIZAGEM:

INTELIGNCIA

Dr. Manuel Muoz

O que ser inteligente?

SE ESTA CRIANA FOSSE TUA ALUNA, O QUE PENSARIAS DELA?


uma criana do sexto ano que recebeu um certificado mdico onde lhe disse que devido a suas crises nervosas necessrio que deixe os estudos durante o curso. A criana, por outra parte, no um bom estudante, no tem amigos, os professores o consideram um caso problemtico e seu pai sente vergonha dele devido a sua falta de habilidade atltica. Tudo isto influi para que tenha uma m adaptao escolar. Em seu desenvolvimento evolutivo falou demasiadamente tarde. Tem condutas diferentes e seus pais o olham como diferente.

INTELIGNCIA
O estudo das diferenas individuais no mbito cognitivo supera o mbito da psicologia e a pedagogia. Questes ideolgicas e polticas.

A PERSPECTIVA PSICOMTRICA
Final sec. XIX: origem do estudo da inteligncia: Galton, Catell, Binet. 1905: Escala Mtrica da Inteligncia de Binet e Simon: idade mental. Base de todos os testes de inteligncia padronizados:

Criar conjunto de itens que provoquem respostas diferentes em crianas da mesma idade. Selecionar itens que tenham uma graduao na sua dificuldade. Assegurar a relao entre a execuo do teste e das tarefas escolares.

A PERSPECTIVA PSICOMTRICA

Stern (1912). QI: unidade de medida da idade mental.

A PERSPECTIVA PSICOMTRICA

Sperman (1927):
Fator geral (g), comum a todos os testes e tarefas. Fator especfico (e), prprio de cada teste.

Thurstone (1934): anlise fatorial. Aptides primrias da inteligncia: compreenso verbal; fluidez verbal; aptido numrica; visualizao espacial; velocidade perspectiva; memria; raciocnio. Conseqncias:
Aparecimento de modelos e concepes multifatoriais de inteligncia; Elaborao de baterias de testes de aptides para medir habilidades ou destrezas particulares.

A PERSPECTIVA PSICOMTRICA: PANORAMA GERAL


1. Existem altas correlaes entre as pontuaes dos testes e o rendimento escolar, especialmente entre os mais saturados nas habilidades de tipo verbal. 2. Existem alguns fatores que explicam as correlaes habitualmente constatadas entre os testes.

A PERSPECTIVA PSICOMTRICA: PANORAMA GERAL


3. A compreenso terica

do que medem realmente, as razes de seu valor preditivo e a possibilidade de aproveitar os resultados para melhorar o ensino ou asa capacidades dos alunos reduzida, incompleta e parcial. Somente classificam e predizem. 4. A inteligncia concebida como um conjunto de capacidades estticas.

A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO DA INFORMAO


Final do anos 50: metfora do computador. A MENTE HUMANA, EM INTERAO CONSTANTE COM O MEIO, SELECIONA, TRATA E MANIPULA INFORMAES PROVENIENTES DESSE MEIO Objetivo: elaborar modelos detalhados de funcionamento cognitivo, especificando os elementos que participam nos processos de tratamento da informao e as funes que desempenham.

A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO DA INFORMAO Ncleo principal de pesquisa atual. Duas linhas:


Estratgias

de processamento e seus elementos e processos: metacomponentes, componentes de execuo, de aquisio, de reteno e de transferncia.

Conhecimento

prvio do sujeito relevante para as novas aprendizagens.

A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO DA INFORMAO


Esta perspectiva possibilita fazer um diagnstico mais completo e detalhado das habilidades dos alunos e delinear intervenes educativas. Tambm possibilita o desenvolvimento de programas instrucionais de treinamento cognitivo, dirigidos a melhorar determinados recursos e processos cognitivos (Feurstein, 1980).

A PERSPECTIVA DO PROCESSAMENTO DA INFORMAO


Conceituao dinmica da inteligncia: combina processos, estratgias e conhecimentos. A relao entre inteligncia e aprendizagem de interrelao recproca.

A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS

Howard Gardner prope uma viso pluralista da mente: de inteligncia nica a feixe de capacidades. Inteligncia a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitrio. Nova viso da inteligncia:7 diferentes competncias que se interpenetram (envolvemos mais de uma habilidade na soluo de problemas). A partir das relaes com o ambiente, aspectos culturais, algumas so mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras.

A TEORIA DAS INTELIGNCIAS MLTIPLAS

Nos anos 90, Daniel Goleman acrescenta mais duas:

Inteligncia Pictogrfica: habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz. Inteligncia Naturalista: capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente natural.

A INTELIGNCIA EMOCIONAL
A inteligncia emocional a capacidade de administrar as emoes para alcanar objetivos. Relacionada a habilidades como

motivar a si mesmo e persistir nas frustraes; controlar impulsos, canalizando emoes para situaes apropriadas; adiar gratificaes motivar pessoas.

A INTELIGNCIA EMOCIONAL

Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligncia Emocional em cinco reas de habilidades:
1.

2.

3.

4. 5.

Autoconhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. Controle emocional - habilidade de lidar com seus prprios sentimentos, adequando-os para a situao. Automotivao - dirigir emoes a servio de um objetivo essencial para manter-se caminhando sempre em busca. Reconhecimento de emoes em outras pessoas. Habilidade em relacionamentos interpessoais.

Вам также может понравиться