Вы находитесь на странице: 1из 15

BobProctor.com GrandesLicoes.

com

H apenas um nico movimento mental que voc pode fazer que, em um milsimo de segundo, tem o poder de resolver problemas enormes para voc. Esse movimento tem o potencial de melhorar consideravelmente qualquer situao pessoal ou profissional que voc esteja passando... e pode, literalmente, lev-lo a nveis de sucesso incrveis. Temos um nome para essa atividade mental mgica... chama-se: deciso.

Decises ou a falta delas so responsveis por arruinar ou alavancar a vida e a carreira da maioria das pessoas. Indivduos que se tornam competentes na tomada de decises, sem se deixar influenciar pela opinio dos outros, so os mesmos que experimentam os mais altos nveis de realizaes na vida. No entanto, no apenas o seu rendimento que afetado por suas decises; toda a sua vida dominada por essa habilidade poderosa. A sade do seu corpo e mente, o bem-estar da sua famlia, sua vida social, o tipo de relaes que voc desenvolve... tudo isso depende da sua capacidade de tomar decises sensatas.

Voc no acha que algo to importante como a tomada de decises, que tem esse poder de afetar nossas vidas para sempre, deveria ser ensinado em todas as escolas? Mas no . Para agravar o problema, no apenas est faltando a matria tomada de decises no currculo de nossas instituies de ensino como, at recentemente, tambm estava ausente da maioria dos programas de treinamento corporativo e de recursos humanos disponveis.

GrandesLicoes.com

Ento, como que uma pessoa pode desenvolver essa capacidade mental? Simples, voc deve faz-lo por conta prpria. No entanto, eu acho que importante compreender que no difcil aprender a tomar decises sbias. Armado com a informao adequada e submetendo-se a certas disciplinas, voc pode se tornar um tomador de decises muito eficaz.

Voc pode praticamente eliminar o conflito e confuso em sua vida, tornando-se competente na tomada de decises. A tomada de deciso eficaz coloca sua mente em ordem e, claro, essa ordem refletida em seu mundo objetivo... seus resultados.

James Allen possivelmente estava pensando sobre decises quando escreveu: Ns pensamos em segredo e isso vem a acontecer. Nosso ambiente nosso espelho. Ningum pode v-lo tomar decises, mas todos podem ver os resultados de suas decises. A pessoa que no consegue desenvolver sua capacidade de tomar decises est condenada, porque a indeciso cria conflitos internos que podem se transformar em guerras mentais e emocionais. Os psiquiatras tm um nome para descrever essas guerras internas, a ambivalncia. Meu dicionrio Oxford me diz que a ambivalncia a co-existncia, em uma pessoa, de sentimentos opostos sobre o mesmo objetivo.

Voc no precisa de um doutorado em psiquiatria para entender que ter dificuldades na vida se permitir que sua mente permanea em um estado ambivalente por um longo perodo.
GrandesLicoes.com

A pessoa que permite esse estado mental ambivalente fica muito desanimada e praticamente incapaz de executar qualquer tipo de atividade produtiva. bvio que qualquer um que se encontre em tal estado mental no vive, na melhor das hipteses, apenas existe. Uma deciso, ou um conjunto de decises, mudaria tudo.

A lei mais bsica do universo criar ou desintegrar-se. A indeciso provoca desintegrao. Quantas vezes voc j ouviu uma pessoa dizer: Eu no sei o que fazer.? Quantas vezes voc j ouviu-se dizer: O que devo fazer?? Pense em alguns dos sentimentos indecisos que voc e praticamente todas as pessoas do planeta tm:

AMAR // ODIAR SAIR // FICAR FAZER // NO FAZER CONSTRUIR // DESTRUIR TRABALHAR // ASSISTIR TV COMPRAR // NO COMPRAR FALAR // NO FALAR AGIR // NO AGIR

Todo mundo, em algum momento, experimentou esses sentimentos de ambivalncia. Se isso acontece com voc com frequncia, decida acabar com isso agora. A causa da ambivalncia a indeciso, mas devemos ter em mente que a verdade nem sempre est na aparncia das coisas. A indeciso uma causa da ambivalncia, no entanto,
GrandesLicoes.com

uma causa secundria, no a causa primria. Eu tenho estudado o comportamento das pessoas que se tornaram competentes na tomada de decises por mais de um quarto de sculo. Todas elas tm uma coisa em comum. Elas tm uma autoimagem muito forte, um alto grau de autoestima. Elas podem ser to diferentes, como a noite do dia, em muitos outros aspectos, mas, certamente, possuem confiana. Baixa autoestima ou falta de confiana o verdadeiro culpado aqui. Os tomadores de decises no tm medo de cometer um erro. Se e quando eles cometem um erro em determinada deciso, ou falham em alguma coisa, eles tm a capacidade de minimizar o impacto negativo dessa experincia. Eles aprendem com essa experincia, mas jamais se rendem falha.

Cada tomador de deciso ou teve a sorte de ter sido criado em um ambiente onde a tomada de decises era uma parte de sua educao, ou desenvolveu a habilidade em um momento posterior. Ele est ciente de algo que todo mundo que espera viver uma vida plena deve compreender: A tomada de decises algo que voc no pode evitar.

Este o princpio fundamental da tomada de decises. Decida exatamente de onde voc est e com o que voc tem. exatamente por isso que a maioria das pessoas nunca dominar essa habilidade importante na vida. Elas permitem que os seus recursos ditem se e quando uma deciso poder ou no ser tomada. Quando John Kennedy perguntou a Werner Von Braun o que seria necessrio para construir um foguete que levasse um homem Lua e o trouxesse de
GrandesLicoes.com

volta Terra em segurana, sua resposta foi simples e direta: A vontade de faz-lo. O presidente Kennedy nunca perguntou se isso era possvel. Ele nunca perguntou se eles poderiam pagar ou fez qualquer uma das milhares de outras questes, as quais teriam sido a essa altura, consideradas vlidas.

O presidente Kennedy tomou uma deciso... ele disse: vamos colocar um homem na Lua e traz-lo em segurana de volta Terra antes do fim da dcada. O fato de que ningum nunca havia feito isso antes em todas as centenas de milhares de anos da histria humana no foi levado em considerao. Ele decidiu de onde estava e com o que tinha. O objetivo foi alcanado em sua mente no segundo em que ele tomou a deciso. Era s uma questo de tempo... que obedece a uma lei natural antes de que qualquer meta se manifeste de forma que o mundo inteiro possa ver.

Eu estava... apenas algumas horas atrs... em um escritrio com trs pessoas. Ns estvamos discutindo a compra de aes de uma empresa. Eu estava vendendo, eles estavam comprando. Depois de um perodo razovel de tempo, um dos scios me perguntou quando eu queria uma deciso. Eu respondi: Agora. Eu disse: Voc j sabe o que quer fazer.

Houve alguma discusso sobre dinheiro. Salientei que o dinheiro no tinha nada a ver com isso. Uma vez que voc tomar a deciso, voc vai encontrar o dinheiro. Se essa for a nica lio que voc ir tirar
GrandesLicoes.com

dessa mensagem especial sobre a tomada de decises, marque-a a fogo em sua mente. Ela vai mudar a sua vida. Expliquei a duas dessas pessoas que eu nunca deixei o dinheiro entrar em minha mente quando estou decidindo se vou ou no fazer alguma coisa. Se eu posso pagar ou no nunca uma considerao. Se eu quero ou no a nica considerao. Voc pode comprar qualquer coisa, h um suprimento infinito de dinheiro. Todo o dinheiro do mundo est disponvel para voc, quando a deciso est tomada. Se voc precisar de dinheiro, voc vai atra-lo.

Estou ciente de que h um sem nmero de pessoas que vo dizer que isso um absurdo: Voc no pode simplesmente decidir fazer alguma coisa, se voc no tem os recursos necessrios. E isso bom, se assim que elas escolherem pensar. Vejo isso como uma maneira muito limitada de pensar. Na verdade, ela provavelmente no est pensando em tudo... muito provvel que essa opinio tenha sido herdada de algum membro mais velho de sua famlia que ela no considera um qualquer.
Pensar muito importante. Os melhores tomadores de decises so grandes pensadores. Voc presta bastante ateno aos seus pensamentos? ... em como eles afetam os vrios aspectos da sua vida? Embora esta devesse ser uma de nossas consideraes mais urgentes, para muitas pessoas no . H um pequeno grupo seleto que faz tentativas reais de controlar e/ou direcionar os seus pensamentos.

GrandesLicoes.com

Qualquer pessoa que tenha estudado os grandes pensadores, os grandes tomadores de decises, os maiores empreendedores e realizadores da histria, saber que esses cones raramente concordavam em tudo sobre a vida humana. No entanto, havia um ponto em que eles estavam em completo acordo e eram unnimes que era o seguinte: ns nos tornamos aquilo que pensamos.

Em que voc pensa? Voc e eu devemos perceber que nossos pensamentos, finalmente, controlam cada deciso que tomamos. Voc a soma total de seus pensamentos. Ao assumir o comando neste exato momento, voc pode garantir que ter um bom dia. Recusar-se a deixar que pessoas ou circunstncias infelizes e/ou negativas o afetem.

O maior obstculo que voc vai encontrar na tomada de decises importantes em sua vida sos as circunstncias. Deixamos as circunstncias nos tirar do eixo, quando deveramos fazer o melhor que poderamos. Mais sonhos so destrudos e objetivos so perdidos por causa das circunstncias do que qualquer outro fator.

Quantas vezes voc j se pegou dizendo: Eu gostaria de fazer ou ter isso, mas eu no posso porque...? Tudo o que se segue ao porque reflete s suas circunstncias. As circunstncias podem causar um desvio em todo o curso da sua vida, mas voc nunca deve permitir que elas o impeam de tomar decises importantes.

GrandesLicoes.com

Napoleo disse: As circunstncias, eu as fao.

A prxima vez que voc ouvir algum dizer que gostaria de passar frias em Paris ou comprar um automvel em particular, mas no pode porque no tm dinheiro, explique que ela no precisa do dinheiro, at tomar a deciso de ir para Paris ou comprar o carro. Quando a deciso for tomada, eles descobriro uma maneira de obter a quantia necessria. Sempre funciona.

Muitas pessoas tentaram parar de fumar uma ou duas vezes e no conseguiram, por isso sentem que so um fracasso. Falhar no faz de uma pessoa um fracasso, pois no desistir de parar de fumar uma deciso. Seguindo essa linha de raciocnio, se voc desiste de tentar parar de fumar, voc toma a deciso de falhar.

Todos os dias nos Estados Unidos, voc ouve falar de um jogador de beisebol que assinou um contrato que ir lhe pagar alguns milhes de dlares por ano. Tenha em mente que... esse mesmo jogador erra a bola mais vezes do que acerta.

Todo mundo se lembra dos 714 home runs (rebatidas na qual o rebatedor consegue circular todas as bases) de Babe Ruth, mas raramente mencionam que ele bateu para fora 1.330 vezes.

GrandesLicoes.com

Charles F. Kettering disse: Quando voc um inventor, se voc errar 999 vezes e tiver sucesso uma vez, voc est dentro.

Isso verdade para praticamente qualquer atividade que voc pode imaginar, mas o mundo esquecer rapidamente suas falhas sob a luz das suas realizaes. No se preocupe, suas falhas vo endurec-lo e prepar-lo para a sua grande vitria. Ganhar uma deciso.

Muitos anos atrs, Helen Keller foi perguntada se achava que no havia nada pior do que ser cego. Ela rapidamente respondeu que havia algo muito pior.

Ela disse: horrvel ver e no ter viso. Eu concordo com Helen Keller.

Aos 91, J. C Penny foi questionado sobre como estava sua viso. Ele respondeu que seus olhos estavam falhando, mas que sua viso nunca tinha sido melhor. Isso realmente fascinante, voc no acha?

Quando uma pessoa no tem a viso de uma melhor forma de viver a vida, ela automaticamente se fecha em uma priso e limita-se a uma vida sem esperana. Isso acontece com frequncia quando uma pessoa tenta seriamente algo, vrias vezes, e falha por um longo perodo. Repetidos fracassos podem danificar a autoimagem de uma
GrandesLicoes.com

pessoa e lev-la a perder de vista o seu potencial. Ela, portanto, toma a deciso de desistir e resignar-se sua sorte.

D o primeiro passo para prever um futuro prspero para voc. Construa uma imagem mental de como, exatamente, voc gostaria de viver. Tome uma deciso firme para assegurar que voc tenha uma viso positiva sobre sua vida e seu futuro, de forma que tudo comear a fluir em sua mente.

Muitas pessoas tm uma bela viso de como gostariam de viver, mas porque no podem ver como vo fazer as coisas acontecerem, elas permitem que sua viso se acabe. Se soubessem como fazer as coisas acontecerem elas teriam um plano, no uma viso. No h inspirao em um plano, mas h certeza e convico quando se tem uma viso. Quando voc tiver uma viso da sua vida ideal, congele-a e molde-a com uma deciso e no se preocupe em como voc vai fazer isso ou de onde viro os recursos. Carregue sua deciso com entusiasmo... isso importante. Recuse-se a se preocupar sobre como isso vai acontecer.

Tomada de Decises Antecipadas

Fazemos reservas antecipadas quando voamos para algum lugar o que bastante comum. Fazemos reservas antecipadas para eliminar qualquer confuso ou problema quando chegar o momento da
GrandesLicoes.com

viagem. Ns fazemos o mesmo com o aluguel de um carro, pelo mesmo motivo. Pense nos problemas que voc eliminar, ao tomar muitas das decises que voc tem que tomar... com bastante antecedncia. Vou te dar um exemplo excelente.

Eu estava em um escritrio ontem em Kuala Lumpur e perguntaramme se eu gostaria de uma xcara de ch ou caf. Eu respondi que gostaria de uma xcara de ch.

Havia uma senhora ao meu lado e lhe foi perguntado se ela tambm gostaria de um copo e ela respondeu...
No, eu estou jejuando. Quando lhe perguntaram, ela no teve que decidir se ela queria alguma coisa ou no. Se ela estava com sede ou no, no foi levado em considerao. A deciso j havia sido tomada e sua deciso antecipada foi executada com disciplina.

Exatamente o mesmo conceito funciona com uma pessoa que est em dieta para perder peso. Suas decises so tomadas com antecedncia. Se lhe oferecida uma grande fatia de bolo de chocolate, ela no tem que dizer: Puxa, parece ser bom... Ser que devo?. A deciso foi tomada com antecedncia.

Eu tomei uma deciso h muito tempo que foi de no participar de


GrandesLicoes.com

discusses sobre por que algo no pode ser feito. A nica compensao que voc receber por participar ou dar energia para esse tipo de discusso algo que voc no quer. Eu sempre achei incrvel o nmero de pessoas aparentemente inteligentes que persistem em arrastar voc para estas sesses de brainstorming negativas. Em um minuto essas pessoas dizem que querem seriamente realizar um objetivo particular. E, no momento seguinte, comeam a falar sobre o porqu aquilo no pode ser feito. Pense em quanto mais de vida eles desfrutariam se tomassem a deciso de no participar mais desse tipo de exerccio negativo.

O psiclogo humanista, Dr. Abraham Maslow, que dedicou sua vida a estudar as pessoas auto-realizadas, afirmou muito claramente que ns devemos seguir o nosso guia interior e no nos deixar influenciar pela opinio de outras pessoas ou circunstncias externas.

A pesquisa de Maslow mostrou que os tomadores de decises na vida tiveram muitas coisas em comum, a mais importante, eles sentiam que seus trabalhos eram teis e importantes. Eles encontraram um trabalho prazeroso, e havia pouca distino entre trabalho e lazer. Dr. Maslow disse que, para ser auto-atualizado, voc no deve apenas fazer um trabalho que considere importante, voc deve faz-lo bem e se divertir.

Dr. Maslow registrou que esses artistas tinham valores superiores, e essas qualidades em suas personalidades eram consideradas
GrandesLicoes.com

interessantes e importantes. Seus valores no foram impostos pela sociedade, por seus pais ou por outras pessoas em suas vidas. Eles tomaram suas prprias decises. Como seus trabalhos, eles tambm escolheram e desenvolveram seus prprios valores.

Sua vida importante e, no seu melhor, ela curta. Voc tem o potencial para fazer qualquer coisa que quiser, e faz-lo bem. Mas, voc precisa tomar decises e quando o momento de tomar uma deciso chegar, voc deve tomar a deciso de onde voc est e com o que voc tem.

Permita-me deix-lo com as palavras de dois grandes tomadores de decises, William James e Thomas Edison. William James sugeriu que, em comparao com o que deveria ser, estamos usando apenas uma pequena parte dos nossos recursos fsicos e mentais. Afirmando este conceito amplamente, o ser humano vive, at agora, dentro dos seus limites. Ele possui poderes de vrias espcies que habitualmente deixa de usar.

Anos mais tarde, Thomas Edison disse: Se todos ns fizssemos as coisas que somos capazes de fazer, iramos literalmente chocar a ns mesmos.

Ao tomar uma simples deciso, as maiores mentes do passado esto disponveis para voc. Voc pode literalmente aprender a transformar
GrandesLicoes.com

seus sonhos em realidade.

Coloque essa informao valiosa para funcionar e reconhea a grandeza que existe dentro de voc. Voc tem recursos ilimitados de potencialidades e capacidades esperando para serem desenvolvidos. Comece hoje no h momento melhor do que o presente. Seja o que voc capaz de ser.

Bob Proctor Autor, Coach de Prosperidade, Consultor, Treinador Fortune 500. Durante 40 anos ele tem dedicado seu tempo a ensinar e ajudar as pessoas a criar estilos de vida prsperos, relacionamentos gratificantes e conscincia espiritual.

GrandesLicoes.com

Вам также может понравиться