Вы находитесь на странице: 1из 2

Qumica

A tabela peridica existe para organizar os elementos que tm propriedades qumicas e fsicas

semelhantes. Os metais, semimetais, no-metais e gases nobres formam grupos subdivididos para facilitar a localizao. Mas a Tabela Peridica no til apenas para saber sobre a massa atmica, nmero atmico e distribuio eletrnica dos tomos, podemos us-la para observar as propriedades peridicas e aperidicas que so usadas para relacionar as caractersticas dos elementos com suas estruturas atmicas.

So propriedades aperidicas Massa atmica a unidade de peso de tomos feita por comparao com uma grandeza padro (1/12 da massa de um tomo istopo do carbono-12). Esta propriedade sempre aumenta de acordo com o aumento do nmero atmico, sem fazer referncia localizao do elemento na tabela peridica. Calor especfico a quantidade de calor que um grama de uma substncia precisa absorver para aumentar sua temperatura em 1 C, sem que haja alterao no seu estado fsico. O calor especfico de um elemento no estado slido sempre diminui com o aumento do nmero atmico. Dureza uma propriedade mecnica caracterstica de materiais slidos que representa a resistncia destes materiais ao risco ou penetrao quando pressionados. Esta propriedade depende muito do estado em que se encontra o material, bem como das foras de ligao entre os seus tomos, molculas ou ons. Quanto maior o nmero atmico, maior tambm a dureza do elemento qumico. ndice de refrao uma propriedade fsica descrita como sendo a razo entre a velocidade da luz em dois meios diferentes (no ar e num corpo transparente mais denso). Tal propriedade tambm aumenta com o aumento do nmero atmico. Pode-se concluir, ento, que as propriedades aperidicas dos elementos qumicos no se enquadram na lei da periodicidade de Moseley, que teoriza que muitas propriedades fsicas e qumicas variam periodicamente na sequncia de seus nmeros atmicos.

So propriedades peridicas
Eletronegatividade, eletropositividade, raio atmico, afinidade eletrnica, potencial de ionizao, densidade atmica, volume atmico, temperatura de fuso e temperatura de ebulio. Eletronegatividade a tendncia que um tomo tem em receber eltrons em uma ligao qumica, logo, no pode ser calculada a eletronegatividade de um tomo isolado.

Eletropositividade a forma da medio a mesma da eletronegatividade: atravs de uma ligao qumica. Entretanto, o sentido o contrrio, pois mede a tendncia de um tomo em perder eltrons. Raio Atmico basicamente, a distncia do ncleo de um tomo sua eletrosfera na camada mais externa. Porm, como o tomo no rgido, calcula-se o raio atmico mdio definido pela metade da distncia entre os centros dos ncleos de dois tomos de mesmo elemento numa ligao qumica em estado slido. Quanto maior o nmero atmico de um elemento no perodo, maiores so as foras exercidas entre o ncleo e a eletrosfera, o que resulta num menor raio atmico. Afinidade Eletrnica mede a energia liberada por um tomo em estado fundamental e no estado gasoso ao receber um eltron. A energia mnima necessria para a retirada de um eltron de um nion de um determinado elemento. Nos gases nobres, a afinidade eletrnica no significativa. Entretanto, no igual a zero. A afinidade eletrnica no tem uma forma muito definida no seu crescimento na tabela peridica, mas seu comportamento parecido com a eletronegatividade: cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita. Potencial de Ionizao mede a energia necessria para retirar um eltron de um tomo neutro, em estado fundamental e no estado gasoso. Sendo que, para a primeira retirada de eltron a quantidade de energia requerida menor que a segunda retirada, e assim sucessivamente

Вам также может понравиться