Вы находитесь на странице: 1из 11

SUJEITO E DIREITO: SUBJETIVIDADE NA MODERNIDADE E O PAPEL DA LEI Crishna Mirella de Andrade Correa

Mestranda do Programa de Ps-Graduao da Universidade Federal de Santa Catarina e-mail: crishnamirella@hotmail.com

RESUMO: O sujeito, a vida natural relacionada poltica e o espao da subjetividade so questes recorrentes na filosofia do sujeito contempornea. As transformaes ocorridas na modernidade fizeram com que o sujeito imergisse num caos referencial. Cada vez mais, o universo simblico do homem foi sofrendo destituies, a ponto de, contemporaneamente, com todo o avano das discusses acerca da subjetividade, ainda no ser possvel definir com clareza quem o sujeito ps-moderno e apontar sadas para sua crise. O consumismo exacerbado, a atomizao e a incapacidade de fazer laos mostram um sujeito completamente defasado em relao ao seu desenvolvimento. O que se cultua no o referencial, o que se consome, diversas vezes, no tem relao consigo mesmo, e a satisfao das necessidades individuais toma o espao da troca subjetiva freqentemente. O direito, na forma da lei, apresenta-se como um garantidor dessa situao de perda de identidade do sujeito, impondo-se como uma barreira conscientizao e recuperao dos referencias culturais do homem.

PALAVRAS-CHAVE: Sujeito; Identidade; Modernidade.

K. ainda vivia num Estado de Direito, reinava a paz em toda a parte, todas as leis estavam em vigor, quem ousava cair de assalto sobre ele em sua casa? (Franz Kafka)
1

A tarefa de pensar o homem moderno traduz-se em um dos maiores desafios da filosofia contempornea. A perda do universo simblico, a ausncia de limite e a busca pelo gozo sem responsabilidade apresentam filosofia um sujeito defasado em seu

desenvolvimento e abandonado satisfao de suas vontades. Perdido em meio s rpidas transformaes da sociedade moderna, o indivduo encontra-se destitudo dos referenciais que caracterizam sua condio de sujeito, sendo levado a substitu-los por mecanismos que criam uma pseudoidentidade. A dificuldade reside, portanto, em definir quem o sujeito e como reage ao mundo moderno que o cerca, ou para quais caminhos os ditames da contemporaneidade o conduz. Nesse contexto, torna-se importante questionar o papel que a Lei assume frente ao sujeito em crise no mundo moderno. Nota-se que o direito, ainda fundamentado no paradigma cientfico-racional, trabalha no sentido de deixar o sujeito, especialmente o sujeito consumidor, confortvel para satisfazer os seus desejos. Na relao do sujeito com a autoridade, a lei assume o papel de mecanismo garantidor do exerccio da fora, apresentando-se como uma forma vazia que ganha contedo somente no momento de sua aplicao. Assim, o direito apresenta duas facetas: a mesma lei que age como garantidora da satisfao ilimitada das necessidades funciona como instrumento de fora cujo contedo se mantm inacessvel ao sujeito. As duas faces esto relacionadas, pois a ausncia de contedo que permite lei flexibilizar-se no sentido de garantir o gozo, ao mesmo tempo que essa caracterstica permite sua adequao vontade da autoridade que detm o uso da fora.

KAFKA, Franz. O processo. Traduo de Modesto Carone. So Paulo: Companhia das Letras,1997.

Nesse sentido, toma-se uma fotografia de violncia policial como paradigma da crise do sujeito considerada em relao ao direito, permitindo a discusso de questes que surgem da problematizao da subjetividade.

O SUJEITO

Centro de Mdia Independente: 16/05/2001

Da imagem emanam diversas possibilidades para se pensar o sujeito e o direito. Os policiais que agridem possuem o aparato fornecido institucionalmente pelo Estado: roupa, proteo, cacetetes e outros instrumentos de agresso. Assim, o que aparece aqui no o homem. Este est escondido atrs do uniforme padronizado. Mostra-se apenas o funcionrio, o qual exerce a fora em nome do Estado e respaldado por ele. A idia que a uniformizao passa ao leitor da imagem a de que se passa ali uma ao/agresso sem sujeito. O agressor o Estado, que no se apresenta em forma de pessoa e que est protegido pelo dogma da neutralidade das aes. O manifestante agredido pode dirigir-se a qualquer um dos policiais, pois a roupa reforada com os aparatos de proteo sequer deixa mostrar com clareza o
2

Fotografia veiculada no site mdia independente www.brasil.indymedia.org/eo/red/2001/05/1779.shtml

rosto do agressor. Dessa forma, o agente policial encontra-se apto para cumprir o dever legal sem se preocupar com uma posterior responsabilizao pelas conseqncias que porventura puderem se originar do ato realizado. A instituio estatal garante a sua iseno, tanto fsica, quanto jurdica. Ainda que os Tribunais Militares tentem coibir os excessos, a ao em si permitida, desde que em intensidade compatvel com a situao. Nesse ponto, notam-se semelhanas com os casos de Auschwitz, discutidos por Hannah Arendt,3 onde os soldados executores, mesmo sendo levados a julgamento, contavam com o argumento do subalterno para se eximir da culpa criminal. A defesa argumentava, invariavelmente, que os agentes haviam sido forados a realizar os extermnios e que no estavam em condies de saber que era criminalmente errado.4 O argumento se desdobra, portanto, em dois: primeiro, os soldados cumpriam ordens quando estavam exterminando, por isso, no so responsveis pelo ato; segundo, a execuo de ordens uma tarefa onde o agente cumpre a ordem sem precisar refletir sobre ela, como se ele prprio fosse, no uma pessoa, mas mero instrumento do cumprimento da vontade do Estado. Nesse contexto, o tribunal chegou a declarar que o grau de responsabilidade tornava-se maior medida que a anlise se distanciava de quem emprega os instrumentos fatais com as prprias mos.5 O tribunal apenas confirmou o sistema que havia sido criado para a situao: o sistema dos massacres administrativos. Os massacres foram pensados dentro de um rito formal, para funcionar como uma mquina, da qual os soldados eram somente peas:
Lendo as atas do julgamento, deve-se ter sempre em mente que Auschwitz fora estabelecido para massacres administrativos que deviam ser executados segundo as regras e regulamentos mais rigorosos. Essas regras e regulamentos tinham sido estipulados pelos assassinos burocratas, e eles pareciam excluir provavelmente tinham a inteno de excluir toda iniciativa individual, quer para melhorar a situao, quer para pior-la. O extermnio de milhes foi planejado para funcionar como uma mquina.
6

3 4 5 6

ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. ARENDT, Responsabilidade e Julgamento, 2004, p.306. ARENDT, Responsabilidade e Julgamento, 2004, p.310. ARENDT, Responsabilidade e Julgamento, 2004, p.319.

Retomando a imagem, possvel identificar nela elementos do discurso da autora. Mas, no caso brasileiro, a dificuldade de responsabilizar se agrava porque a excluso de ilicitude, nesse caso, inclusive legal. O Cdigo Penal brasileiro isenta de culpa aquele que comete crime, desde que se encontre no estrito cumprimento do dever legal.7 Assim, deixa-se de responsabilizar uma autoridade que detm o exerccio legal da fora tendo em vista o mesmo fato que, se fosse cometido por um cidado comum, traria responsabilizao. Como nos casos de Auschwitz, o direito faz distino entre aqueles que cometem o mesmo ato, um protegido pelas vestes do dever legal, o soldado, outro motivado somente pela sua vontade, o cidado comum. Assim, o manifestante que est ao cho, se decidir agredir algum colega, ser certamente responsabilizado, ao passo que o policial que o agride poder agredir outros milhares sem que isso lhe traga conseqncia alguma, mesmo que a ao policial seja mais danosa integridade fsica e desempenhada de forma mais cruel que a do cidado. Porm, apesar do esforo da defesa, os depoimentos de Auschwitz, de to inmeros, acabaram por revelar, nas entrelinhas, momentos de prazer dos soldados nas execues:
Suspeita-se que as reminiscncias sorridentes dos rus, que escutam deliciados a narrao dos atos que, de vez em quando, fazem no s as testemunhas, mas os jurados chorarem e desmaiarem; (...) a sua alegria manifesta de serem reconhecidos e assim lembrados; e seu nimo inusitadamente elevado durante todo o processo: suspeita-se que tudo isso reflita as doces lembranas de um grande prazer sexual, assim como indica uma insolncia clamorosa. Boger no tinha abordado uma vtima com o verso de uma cano de amor medieval, Tu s meu...
8

O soldado, ao demonstrar prazer, escancara a falcia da neutralidade do sistema e desmistifica a simbologia do homem-mquina criada pela idia dos massacres administrativos. O sujeito agora aparece e est desnudo diante da

Art. 23 do Cdigo Penal: No h crime quando o agente pratica o fato: I - em estado de necessidade, II - em legtima defesa, III - em estrito cumprimento do dever legal ou no exerccio regular do direito.
8

ARENDT, Responsabilidade e Julgamento. 2004, p. 322.

sociedade que o julga, sem as vestes do dever legal, que no previu para as execues a manifestao do elemento volitivo. Estende-se a desmistificao para a cena fotografada acima, onde, atrs das vestes encontra-se o sujeito pensante e possuidor de vontade e que, portanto, passvel de ser responsabilizado. Mas o direito no o responsabiliza. Ignora sua condio de sujeito e continua a esconder as mazelas de seus executores debaixo da proteo do mito da neutralidade. Considerando, portanto, a existncia de um sujeito, mesmo que o direito negue que o rito seja conduzido sem se dissociar da vontade e do pensamento que lhes so caractersticas intrnsecas, pergunta-se: o que leva os sujeitos contemporneos ao uso to freqente da violncia e a se mostrarem totalmente despreparados no trato com o outro? Visando responder a essa questo, esforam-se a filosofia contempornea do sujeito e os autores da psicanlise; estes, bastante voltados questo do homem e seus referenciais. Freud, ao dissertar acerca do mal-estar na civilizao9 apresenta o gozo10 como uma espcie de procura incansvel do homem. O homem tende satisfao ilimitada do gozo, a qual acaba se realizando na ausncia de limites a essa vontade: uma satisfao irrestrita de todas as necessidades nos apresentada como mtodo mais tentador de conduzir nossas vidas: isso, porm, significa colocar o gozo antes da cautela, acarretando logo seu prprio castigo.11 A satisfao irrestrita das necessidades e a total ausncia de limites ao gozo acabam levando a um aprisionamento do homem a suas prprias pulses. Como sadas para solucionar esse aprisionamento, o autor apresenta o uso do princpio da realidade e a insero na civilizao. Segundo Freud, o homem est constantemente em busca da felicidade e da satisfao mxima de prazeres. Ocorre que o sentimento que se segue satisfao do prazer ser sempre seguido de um outro sentimento de frustrao em relao ao que foi conseguido, pois o indivduo volta a sentir a falta. Assim, a busca pela
FREUD, Sigmund. Mal-Estar na Civilizao. Traduo de Joan Riviere, Londres: Hogarth Press e Institute of Psycho-analysis, 1930. Na traduo do texto Freudiano encontra-se a palavra gozo, porm, necessrio ressaltar que esse conceito elaborado por Jacques Lacan, estudioso posterior a Freud.
11 10 9

FREUD, Mal-Estar na Civilizao, 1930, p.6.

felicidade acaba se tornando algo muito difcil de ser suportado pelo homem. Mostrase emocionalmente melhor a busca por aquilo que alcanvel, do que a busca pela realizao dos grandes desejos, pois assim no se apresenta o risco do aprisionamento pelo gozo ilimitado. Nisso constitui o princpio da realidade: a sujeio dos nossos objetivos extremados ao mundo do real e do possvel. A civilizao quem vai controlar a satisfao dos desejos. Em outras palavras, civilizar significa colocar limites ao gozo, o que somente ser possvel a partir da recuperao da identidade cultural do homem inserido em seu espao social e seu contexto histrico. Assim, trabalhar no sentido contrrio ao das pulses e aliar-se ao princpio da realidade so sadas apontadas por Freud no sentido de libertar o sujeito da escravido ao seu prprio gozo: Podemos, portanto, ter esperanas de nos libertarmos de uma parte de nossos sofrimentos, agindo sobre os impulsos instintivos. Esse tipo de defesa contra o sofrimento se aplica mais ao aparelho sensorial; ele procura dominar as fontes internas de nossas capacidades12. A problematizao da subjetividade na modernidade torna-se mais complexa na medida em que, aliada questo da ausncia de limites, se encontra a crise do sujeito em relao ao outro e a si mesmo, que se traduz, de certa forma, no problema da ausncia de referenciais. Para Dany-Robert Dufour,13 as questes colocadas sobre o sujeito e o outro se intensificam quando lanadas no contexto do neoliberalismo, campo prprio disseminao das destituies subjetivas. Tais destituies se apresentam na sociedade em forma de sintomas como: os colapsos psquicos, o mal-estar no campo cultural, a multiplicao de atos de violncia e a emergncia de formas de explorao em vasta escala.14 Segundo Dufour, o outro, que o que estabelece para o sujeito uma anterioridade fundadora, no est posto, o que deixa o indivduo perdido, levando-o

Sobre esse tema, ver tambm BRAUNSTEIN, Nestor A. Psiquiatria, Teoria del Sujeto, Psicoanlisis (hacia Lacan), 6. ed., ciudade del Mxico: siglo XXI editores, 1987; MELMAN, Charles. O Homem sem Gravidade gozar a qualquer preo. Traduo de Sandra Regina Felgueiras, Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. DUFOUR, Dany-Robert. Les dsarrois de lindividu-sujet. Le Monde Diplomatique, Fvrier, 2001, em: http://www.monde-diplomatique.fr/2001/02/DUFOUR/14750.html. DUFOUR, Dany-Robert. Les dsarrois de lindividu-sujet, 2001, p. 1. No original: l apparition de dfaillances psychiques, l closion dum malaise dans la culture, la multiplication des actes de violence et l mergence de formes d exploitation grande chelle.
14 13

12

a substituir o Outro por outros mecanismos que se constituem em falsos referenciais:


Sem o outro, o ser-si-mesmo fica em dificuldade. No sabe mais, por assim dizer, a que santo voltar-se; e tambm o estar-juntos fica em perigo, pois s uma referncia comum a um mesmo Outro consente aos diferentes indivduos pertencerem mesma comunidade. O Outro a instncia atravs da qual se torna possvel uma ordem temporal
15

O indivduo procura, assim vrias formas para suprir a carncia do outro. Tais formas podem ser: o bando, em que a falta do Outro suprida por um grupo que apresenta rituais prprios; um logotipo, uma assinatura ou qualquer coisa que lhe confira a pseudo-identidade, ou as seitas. O homem, no possuindo o referencial do Outro, tem que encontrar, sozinho, outra sada para sua crise de identidade, utilizando os recursos da sociedade. No existe, portanto, liberdade, a qual se constitui numa falcia do neoliberalismo. O que existem so libertaes. Portanto, o indivduo que no alienado, no necessariamente livre. No contexto do neoliberalismo, mais do que livre, os novos indivduos esto abandonados.16 Todas essas questes permeiam a tentativa de entender o porqu das atitudes dos sujeitos presentes numa situao como a que se verifica na imagemmodelo. Por trs da mscara protetora do policial ocorrem, de certo, conflitos inerentes perda de seu universo simblico e ao aprisionamento ao gozo, inserido que est este homem nas transformaes e exigncias do mundo contemporneo. Nesse contexto, o uso da violncia pode representar uma tentativa de significao. O direito coaduna-se com esse movimento de constituio de uma pseudoidentidade ao considerar aquele indivduo como um homem isento de

responsabilidade, como se a investidura ou o uniforme tirassem do sujeito a capacidade volitiva e pensante.

DUFOUR, Les dsarrois de lindividu-sujet, 2001, p.3. No original: Sans cet Autre, ltre-soi est en peine, il ne sait plus en quelque sorte quel saint se vouer, et ltre-ensemble est, de mme, en pril, puisque cest seulement une rfrence commune un mme Autre qui permet aux diffrents individus dapparttenir la mme communaut. LAutre, cest linstance par quoi stablit, pour le sujet, une antriorit fondatrice partir de laquelle un ordre temporal est rendu possible. (Apoio da traduo portuguesa de Selvino J. Assmann) DUFOUR, Les dsarrois de lindividu-sujet, 2001, p.6. No original: Les nouveaux individus sont plutt abandonns que libres.
16

15

O CENRIO Invertendo o enfoque at agora atribudo cena e abrindo o campo de

viso, resta discutir o cenrio e os demais personagens presentes na imagem. Quais implicaes se lanam na discusso ao pensar o indivduo que se coloca, contemporaneamente, diante da autoridade e em conflito com ela? No conto Diante da Lei, de Franz Kafka,17 o campons se pe diante da lei, mas no consegue adentr-la, embora a porta esteja aberta somente sua espera. Para impedi-lo, encontra-se o guardio da lei, que jamais o deixa entrar, da mesma forma como no lhe explica o porqu do impedimento. Anos se passam e, em vo, o campons fica porta, esperando para conhecer o que h depois da porta, ou seja, dentro da lei. J velho, o campons desiste. Nada aconteceu. O guardio fecha a porta da lei, que estava aberta exclusivamente para o campons, e se vai sem revelar o contedo do que guardava. A lenda de Kafka uma metfora da Lei no direito, assim como o campons pode ser considerado a figura do sujeito moderno. A lei se apresenta perante o indivduo revestida de toda a forma, mas sem revelar seu contedo, que para o sujeito se torna um mistrio. A resposta para o enigma apresentada claramente por Giorgio Agamben, quando diz:
Nada e certamente no a recusa do guardio impede ao campons de entrar pela porta da lei, seno o fato de que esta porta j est sempre aberta e de que a lei no prescreve nada.
18

A lei que se coloca diante do indivduo vazia. O campons no pode conhecer o contedo simplesmente porque o contedo no existe. Nesse sentido, observa-se que o indivduo que se apresenta diante da autoridade na fotografia no tem acesso ao conhecimento do que lhe pode acontecer. A posio de defesa do sujeito que apresenta resistncia ao policial representa bem o sujeito que olha assustado para os agentes estatais, guardies da lei, mas no sabe ao certo qual contedo essa lei tomar quando aplicada a ele.

17 18

KAFKA, Franz. O Processo. 1997, p. 261.

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Traduo de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, p.57.

De fato, o estrito cumprimento do dever legal pode tomar qualquer forma, de acordo com o que for determinado pela autoridade que comanda os soldados no momento, ou mesmo pelo prprio soldado, se a ele foi delegada a funo de dirimir o conflito. Nenhum cidado sabe, a princpio, quais atitudes correspondem ao estrito cumprimento do dever legal, mas a sua forma vige e est descrita no ordenamento jurdico como lei. Utilizando as palavras de Agamben: a Lei vige sem significar19. No h certezas sobre o que pode acontecer. Assim, o sujeito diante do policial olha e, assim como o campons, v aquele que representa a Lei, mas, por no conhecer seu contedo, teme o incerto do que pode ocorrer consigo. Seguindo o caminho realizado por Agamben, poderamos dizer que o indivduo est abandonado aos desgnios do soberano, pois ele quem vai preencher o contedo da Lei no momento em que se aplica ao cidado comum, conforme afirma o autor: a soberania , de fato, precisamente esta lei alm da lei qual somos abandonados20. Alm disso, h que se considerar que o manifestante da fotografia tambm sofre os problemas colocados subjetividade do homem moderno. A perda de referenciais o leva a questionar a funo da lei, que se apresenta como reguladora de suas aes, mas que no apresenta relao com suas razes culturais. Nisso consiste o sentido da perda de identidade do sujeito, cujos referenciais culturais so substitudos, no mundo moderno, pelos ditames do mercado chancelados pelo direito. Em Origens do Totalitarismo,21 Hannah Arendt utiliza o modelo do campo de concentrao para discutir o sujeito, a liberdade e o totalitarismo. A autora abre o terceiro captulo com a frase de David Rousset: Os homens normais no sabem que tudo possvel.22 O campo para a autora, justamente, o lugar onde tudo possvel. Agamben retoma essa idia, observando que no campo de concentrao ocorreu o absolutismo da conditio inhumana.

19 20 21

AGAMBEN, Homo sacer: o poder soberano e a vida nua, 2002, p.68. AGAMBEN, Homo sacer: o poder soberano e a vida nua, 2002, p.67.

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Traduo de Roberto Raposo. So Paulo: companhia das Letras, 1989.
22

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. 1989, p.339.

10

Uma vez que se sabe que a Lei na modernidade se apresenta destituda de contedo, embora tenha vigncia, e que o seu significado est merc do soberano, conclui-se que, no espao da modernidade, qualquer coisa pode acontecer ao cidado que se pe diante da Lei. Assim, Agamben transforma o campo em paradigma poltico da

modernidade, apresentando-o como o espao onde o contedo da Lei est suspenso e o soberano reina absoluto. A prpria modernidade , portanto, tomada pelo autor como o espao onde tudo pode acontecer. Assim, observa-se que a cena que se passa na imagem-modelo, no estando dissociada de seu contexto poltico, toma lugar no campo-modernidade. Completa-se, assim, o cenrio da imagem. Os personagens encenam papis que se constituem em conseqncias das caractersticas da modernidade e da sua no-identificao com os elementos extrnsicos a si, sobretudo com o direito.

REFERNCIAS
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Traduo de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002, p. 57. ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. Traduo de Roberto Raposo. So Paulo: Companhia da Letras, 1989 ARENDT, Hannah. Responsabilidade e Julgamento. So Paulo: Companhia das Letras,2004. DUFOUR, Dany-Robert. Les dsarrois de lindividu-sujet. Le Monde Diplomatique, Fvrier, 2001, em: http://www.monde-diplomatique.fr/2001/02/DUFOUR/14750.html. FREUD, Sigmund. Mal-Estar na Civilizao. Traduo de Joan Riviere, Londres: Hogarth Press e Institute of Psycho-analysis, 1930. KAFKA, Franz. O processo. Traduo de Modesto Carone. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. MELMMAN, Charles. O Homem sem Gravidade gozar a qualquer preo. Traduo de Sandra Regina Felgueiras, Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. BRAUNSTEIN, Nestor A. Psiquiatria, Teoria del Sujeto, Psicoanlisis (hacia Lacan), 6 edio, ciudade del Mxico: siglo XXI editores, 1987; MELMAN, Charles.

11

Вам также может понравиться