Вы находитесь на странице: 1из 28

MEIER, Marcos. Matemtica Transcendente. In: Cemep - Educao em Revista - Ensaios organizados pelo Centro Marista de Estudos e Pesquisas.

So Paulo: ABEC, 2000. Edies Loyola.

MATEMTICA TRANSCENDENTE Conceitos matemticos interrelacionados a aspectos espirituais, bblicos e psicolgicos.

Marcos Meier

Curitiba, junho de 1999. MATEMTICA TRANSCENDENTE Conceitos Matemticos interrelacionados a aspectos espirituais, bblicos e psicolgicos.

AH! SE O AI! FOSSE HA! HA! HA! (Joo Acuio, poeta curitibano.)

JUSTIFICATIVA O presente ensaio aborda alguns conceitos matemticos dentro da teoria dos conjuntos e da topologia e relaciona-os a outros aspectos da vida e da dimenso espiritual crist. uma tentativa de ampliar o campo de ao da Educao Matemtica enquanto proposta de educao integral do indivduo nos aspectos que transcendem a aplicao pura e simples de conceitos em situaes problemas ou nos exerccios j tradicionais no contexto de ensino e de aprendizagem da Matemtica no Brasil. O trabalho prope a transcendncia no como um fim em si mesma, mas como disparadora do processo de transferncia de conhecimento de uma estrutura, de um campo de conhecimento, de um sistema, para outro que primeira vista no apresentaria elos de ligao. Uma anlise do presente trabalho e uma futura pesquisa mais aprofundada a respeito dos aspectos aqui trabalhados, no entanto, poder ampliar e re-significar a Matemtica enquanto Cincia e enquanto produto do esprito humano.

INTRODUO Sero comentados alguns conceitos da Teoria dos Conjuntos com o intuito de relembrar ao leitor no acostumado com tal linguagem objetivando maior compreenso da prpria transcendncia desses conceitos. Os aspectos aqui trabalhados relacionados topologia so simples e de domnio pblico no necessitando neste instrumento, maior aprofundamento. Alm desses aspectos, ser apresentada uma descoberta indita dentro da significao espiritual dos primeiros nmeros naturais mencionados na Bblia que, sem sombra de dvida, apresentam uma coincidncia to espetacular na estrutura de um determinado versculo bblico no Novo Testamento que pode ser considerado como uma chave codificada colocada no texto sagrado intencionalmente por algum cujo conhecimento matemtico superaria a de qualquer ser humano do primeiro sculo de nossa era, poca em que fora escrito o Novo Testamento. Toda a preocupao com os aspectos transcendentes de cada contedo, reala os objetivos da educao holstica que se prope a auxiliar o sujeito em sua busca do aprender a aprender. O uso de conceitos e suas interrelaes prope o desenvolvimento, ou pelo menos provoca, de uma das funes cognitivas mais importantes: a conceitualizao. A conceitualizao, o mais alto nvel de desenvolvimento cognitivo, a capacidade para categorizar e classificar as experincias. Basicamente, ela consiste num processo integrativo que depende do desenvolvimento de uma linguagem interna adequada. Esta eficincia aumentada, proporcionada pelas representaes verbais, permite um sistema altamente desenvolvido, que a aprendizagem abstrata. (FONSECA) Esta definio faz parte da teoria que Reuven Feuersteina desenvolveu a respeito da Modificabilidade Estrutural Cognitiva, e que vem ganhando adeptos na Educao no mundo inteiro.

Psiclogo israelita que defende a idia de ser a inteligncia humana estruturalmente modificvel, e portanto passvel de desenvolver-se em qualquer poca da vida e para qualquer indivduo.

DESENVOLVIMENTO

CONJUNTOS Pode-se dizer que conjunto uma lista, coleo ou classe de elementos, objetos, nmeros e pessoas, entre outros, indicado por letras maisculas do nosso alfabeto. No se pode definir conjunto, apenas aceitamos intuitivamente sua existncia e a explicamos. Nos livros didticos encontramos sempre explicaes semelhantes. um axioma, um postulado. Aquilo que se aceita sem demonstrar sua existncia; o princpio de qualquer teoria axiomtica, de qualquer sistema de conhecimento ou Cincia. Verdade que no necessita demonstrao. Desta forma, podemos dizer que se conjunto a base da teoria Axiomtica dos Conjuntos e esta, por sua vez, fundamenta boa parte da Matemtica, ento pode-se dizer que a base terica da Matemtica est fundamentada sobre premissas, conceitos, proposies que no se podem demonstrar, ou seja, fundamentada sobre conceitos que temos de aceitar pela f. So Toms de Aquino j dizia: A razo deve estar a servio da f. Dessa forma, pode-se afirmar que deve-se acreditar na fundamentao da Matemtica, pelo menos nos seus conceitos mais fundamentais, para prosseguir no seu campo de ao, para que seja possvel desenvolver-se tanto em seu conhecimento quanto na prpria descoberta de novos teoremas. Estudar o Cristianismo ou qualquer outra religio demanda posicionamento pessoal semelhante: deve-se acreditar pela fb nos conceitos mais bsicos, evidentes, que no se podem demonstrar, ou seja, deve-se aceitar seus axiomas para s ento prosseguir no estudo de seu campo de conhecimento , em sua doutrina; uma posse antecipada. A existncia de Deus segue o mesmo raciocnio. No se necessita nem se pode demonstrar sua existncia, Deus existe por que existe! um axioma. No demonstrvel. E toda a seqncia da doutrina fundamenta-se neste e em outros postulados, outros axiomas; todos igualmente no demonstrveis. As eternas

A f uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que no se vem. Hb 11:1

discusses entre ateus e cristos perdem o significado, os princpios bblicos no so discutveis enquanto os indivduos que interagem na dialtica do embate filosficoespiritual no aceitarem os postulados, pois correm o risco de estarem falando a respeito de sistemas diferentes (que possuem postulados diferentes) e portanto mutuamente excludentes, mutuamente contraditrios. o caso por exemplo, das Geometrias No-euclidianas que simplesmente no aceitam o postulado das paralelas da geometria Euclidiana que afirma haver apenas uma reta paralela uma reta dada, passando por determinado ponto. Isso apenas no funciona num sistema noeuclidiano; no se duvida do postulado, ele vlido, porm o dentro de seu contexto, dentro de seu sistema particular, ou seja, dentro da geometria Euclidiana. Assim com todos os outros sistemas, matemticos, espirituais ou psicolgicos: os conceitos fundamentais determinam o contedo, determinam os Teoremas c, as verdades naquele contexto. REPRESENTAO DE UM CONJUNTO Um conjunto pode ser representado de trs formas bsicas: nomeando seus elementos entre chaves, atribuindo uma caracterstica comum a todos os seus elementos, ou atravs de diagramas de Venn (crculos, ou linhas simples fechadas). O primeiro tipo de conjunto que se define o Conjunto Unitrio: CONJUNTO UNITRIO Conjunto formado por apenas um nico elemento. Exemplos: A = {Brasil} B = {Papa Joo Paulo II} ou C = {Deus}. Transcendendo: O conjunto Unitrio tem como um de seus exemplos o prprio indivduo que o estuda. Explicando melhor: Voc um exemplo de conjunto unitrio. S h um nico no mundo igual a voc mesmo. Voc especial. Os sentimentos de menosprezo, baixa auto-estima ou auto-desvalorizao, muitas vezes presentes em alguns momentos da vida, no cabem aqui. Segundo o salmo de Davi: Conhecias at o fundo do meu ser: Teorema: Palavra tornada viva por Deus Tho = Deus e rema = palavra com significado. Enquanto logos apenas palavra.
c

meus ossos no te foram escondidos quando eu era feito, em segredo, tecido na terra mais profunda. Teus olhos viam o meu embrio. No teu livro esto todos inscritos os dias que foram fixados e cada um deles nele figura. (Sl 139: 15-16) maiores do que este, o de ser nico, especial.
d

Se o prprio

Deus o conhece at o fundo de seu ser, voc valioso. No h motivos que possam ser

CONJUNTO VAZIO o conjunto que no tem elementos. Exemplo: o conjunto de todos os nmeros que multiplicados por zero resultem no nmero trs. Como o resultado da multiplicao por zero sempre ser zero, no existe tal nmero. Portanto no existe um s elemento neste conjunto, ele vazio. a partir do vazio que se constrem todos os outros conjuntos, introduzindo-se ou acrescentando-se elementos. O vazio o princpio. Transcendendo: Segundo Moiss, No princpio, Deus criou o cu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo, e um vento de Deus pairava sobre as guas. (Gn 1:1) Segundo a nota explicativa do texto acima, a criao foi realizada a partir do nada. O vazio est presente desde o incio da criao.

SUBCONJUNTO Dizemos que um conjunto qualquer A subconjunto de B se, e somente se , todo elemento de A tambm elemento de B. B = {1,2,3,4} ento A subconjunto de B. A partir deste conceito, pode-se concluir que O Vazio subconjunto de qualquer conjunto o que pode ser provado atravs da Demonstrao por Reduo ao Absurdo (RAA, Reductium Ad Absurdum) como segue: Suponha que (Hiptese) haja um conjunto P em que o Vazio no seja subconjunto de P. Logo, ao retirar-se todos os subconjuntos possveis de P, restaria nele um subconjunto sem elementos, ou seja, o Vazio. Isto contraria a hiptese de que o vazio no est contido em P, um Absurdo.
d

Exemplificando : sendo A = {1,2,3}

Todas as citaes bblicas aqui citadas so da mesma verso. Vide Ref. Bibliogrfica.

Portanto no vlida a hiptese, o que prova a afirmao em negrito citada anteriormente. Transcendendo, essa lei matemtica de que o Vazio subconjunto de qualquer conjunto, pode ser aplicada vida de uma pessoa: Um ser humano um conjunto de sonhos, ideais, sofrimentos, dores, alegrias enfim, um conjunto de experincias diversas, alm claro do prprio corpo, alma e esprito que o compe. Mas segundo a lei mencionada acima, o Vazio est nesta pessoa, exatamente por fazer parte de qualquer conjunto. O vazio faz parte dela. Todos os esforos que o fazem perseguir um ideal, uma carreira, um novo casamento, um novo carro, uma nova casa com o objetivo de preencher o vazio interior que sente, sero todos em vo. No h como preencher o vazio, ele far sempre parte do ser humano enquanto for considerado ser, enquanto for um conjunto. O vazio s deixar de existir quando este conjunto deixar de ser conjunto, ou seja, no caso do ser humano, quando esse deixar de existir, quando lhe vier a morte. O que se pode concluir a partir desta lei matemtica de que no sbio correr atrs de projetos que sirvam apenas para preencher o interior de si mesmo, o prprio vazio. As metas, os trabalhos ou ideais precisam ter uma justificativa maior, uma razo de ser que transcenda o prprio indivduo, o egosmo no tem lugar, o altrusmo deve justificar a existncia da prpria existncia. Salomo diz isso muito bem no livro de Provrbios: Abre tua boca em favor do mudo, em defesa dos abandonados; abre a boca , julga com justia, defende o pobre e o indigente. (Pv 31:8) H uma misso maior para a existncia do ser humano, h o altrusmo, algo que pode tornar significativo o prprio vazio, sem contudo elimin-lo.

CONJUNTO UNIVERSO O conjunto Universo aquele que contm todos os subconjuntos pertinentes ao contexto considerado. Por exemplo, no contexto dos dias da semana, o Universo o conjunto formado pelos sete dias: U = {Segunda-feira, Tera-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sbado, Domingo} neste exemplo o Universo finito, tem

apenas sete elementos. Em outros casos, o conjunto Universo infinito, tem infinitos elementos, como exemplo, o conjunto dos nmeros naturais: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, ...}. Dessa forma, o conjunto Universo no o conjunto de todos os conjuntos, mas o conjunto de todos os conjuntos considerados num determinado contexto. Assim, eliminamos o possvel paradoxo da no existncia de um conjunto formado por todos os conjuntos, pois se tal existisse, deveria conter dentro dele, ele prprio. E, se assim o fosse, seria um novo Conjunto e, portanto, para que fosse o Universo deveria conter este novo conjunto e assim por diante ad infinitum. Portanto, foge-se do senso comum de que o Universo sempre tudo. Em relao existncia de Deus, poderamos dizer que se Ele fez todas as coisas que existem no Universo, ento ele, por existir, fez a si prprio, o que parece um absurdo. No entanto, ao se considerar o Universo como aquilo que contm tudo, implica num erro. Necessrio considerar o Universo relativo a um contexto menor, relativo a aquilo que o prprio Deus criou, e no a tudo . Assim, foge-se do paradoxo.e Nas relaes humanas como exemplo, podem-se apontar frases do tipo tudo que voc faz contra mim como absurdas, paradoxais seguindo o raciocnio acima do Conjunto que contm todos os conjuntos, pois sempre possvel afirmar um desconcertante nem tudo. Evidenciando-se o erro lgico do uso da palavra tudo, possvel que ambas as partes, admitam que nem tudo que voc faz contra mim, e portanto, pode haver um recomeo a partir das excees. Deve-se definir o contexto do Universo considerado. Deve-se delimit-lo para que a interpretao possa trazer luz o verdadeiro sentido daquilo que se quer dizer, daquilo que se quer transformar. Como exemplo, tome-se a frase: O analista precisa saber muito pouco sobre computao. Se pelo contexto de onde foi retirada a frase, for possvel determinar que analista o tcnico em informtica, ento a frase seria falsa, no se pode admitir um analista de sistemas que no entenda de computao. No entanto, se analista for o psicoterapeuta, ento pode-se admitir como verdadeira a frase. somente o contexto que torna possvel afirmar a verdade ou no a respeito do que se fala. O contexto essa delimitao do Universo em que se est falando, estudando ou sistematizando.

Tem-se um paradoxo quando a afirmao e a negao de uma proposio so verdadeiras ao mesmo tempo. (ou ao mesmo tempo falsas)

OPERAES COM CONJUNTOS

UNIO ( ) Chama-se Unio de A com B, e representa-se A B, ao conjunto formado por todos os elementos de A ou B. Observando-se que em qualquer conjunto, inclusive no conjunto Unio, cada elemento representado apenas uma nica vez. Exemplo: Se A = {1,2,3} e B = {3,4,5} ento A B = {1,2,3,4,5}. Outro: Se unirmos o conjunto de todos os alunos homens de uma sala de aula com o conjunto de todas as alunas desta mesma sala, teremos o conjunto de todos os alunos desta prpria sala. No h repetio de alunos, um aluno no aparece em dois lugares ao mesmo tempo. Algumas unies so particularmente interessantes: O conjunto A unido com o Vazio dar o prprio conjunto A. Em linguagem Matemtica: A=A Aqui o aspecto transcendente bastante significativo: Se uma pessoa qualquer A cujos valores, ideais, sonhos so importantes para ela e para a sociedade como cidad que , unir-se outra pessoa vazia de ideais, vazia de valores de cidadania, vazia de esprito, restar apenas ao final do processo, a prpria pessoa A. No subsiste uma unio com nada. No h crescimento, no h soma. Numa sociedade entre dois empresrios a mesma coisa. Se um deles for neutro, vazio, sem esperanas, sem ideais, sem a fora de vontade que move o trabalho, restar apenas o primeiro. O apstolo Paulo quando escreve aos Corintios diz: No formeis parelha incoerente com os incrdulos. Que afinidade pode haver entre a justia e a impiedade? Que comunho pode haver entre a luz e as trevas? (2 Co 6:14) Deste texto pode-se reafirmar a necessidade de os jovens estarem unindo-se em grupos cujos valores sejam reconhecidamente aqueles que os afastem do nada ou do exerccio de atitudes condenveis pelo grupo social mais amplo.

Outro caso particular: A unio do conjunto A com A. Matematicamente, sabemos que AA=A Transcendendo para o campo da Psicologia, algum que se torna indivduo, (indivisvel, integral, uno) algum cuja personalidade no se confunde com a de nenhum outro, seja pai, me ou outra pessoa. algum que visto como sendo diferente, nico, ou seja, A. Frederick Perls o criador da Gestalt-terapia, afirma que este tipo de estado onde o sujeito est misturado com outro ou com o meio , um mecanismo neurtico ao qual chama de confluncia. E a confluncia impossibilita a tolerncia das diferenas entre as pessoas, uma vez que os indivduos que experienciam a confluncia no podem aceitar um senso de limites e, portanto, a diferenciao entre si mesmo e as outras pessoas. (FADIMAN e FRAGER) No campo da educao, isto adquire importncia maior, pois se a escola se prope a ajudar o sujeito no seu desenvolvimento integral, no pode se negar o trabalho de orient-lo nos seus aspectos psicolgicos mais importantes do desenvolvimento de sua personalidade, aqueles que iro fundamentar a prpria construo deste aluno, deste sujeito enquanto indivduo propriamente dito. Deve chamar para si a responsabilidade de ajudar o indivduo a tornar-se indivduo, a tornar-se A. este tornar-se pessoa , tornar-se sujeito, que deve ser o fim ltimo do processo educativo. De nada adiantaria ajudar um sujeito a desenvolver conhecimento em diversas reas, Portugus, Cincia, Geografia, Histria, Matemtica e outras, se este sujeito se tornar um ladro, um corrupto ou outra pessoa qualquer que utilize de seu crescimento intelectual para fazer uso destes instrumentos em objetivos destrutivos, ameaadores da integridade humana. No isso que se espera na Educao. Espera-se sim, o desenvolvimento de seu carter holstico, como afirmaria Rogers: Mas quando ele plenamente homem, quando ele um organismo integral, quando a conscincia de sua experincia, esse atributo especificamente humano, funciona plenamente, podese ter ento confiana nele. O seu comportamento ento construtivo. Nem sempre

ser convencional. Ser individualizado. Mas ser igualmente socializado. (ROGERS) f O ato de tornar-se indivduo, o processo de individuao buscado no trabalho educativo, no o de afastar-se de seus pares, de seus amigos, familiares ou colegas de escola. Na verdade at aproximar-se mais, mas sem medo de defender suas prprias idias. ser criativo, ser assertivo, saber dizer no quando se quer dizer no, e dizer sim quando se quer dizer sim. ser verdadeiro, ntegro e tico consigo mesmo; no ser corrompido pela enganadora necessidade de agradar aos outros quando o necessrio para seu prprio crescimento teria sido o de desagradar. Isso no implica em falta de compaixo, amor ou educao. Implica em ser transparente. Implica em amar-se para poder amar de verdade. Esse processo no fruto do acaso, resultado de uma dura caminhada pelas experincias da vida, mas que pode ser abreviada por um trabalho psicoteraputico que potencialize os resultados da dedicao e da reflexo questes demandadas pela alma. a Psicologia a servio do ser humano. Tome-se agora o terceiro caso particular da operao de Unio entre dois conjuntos: AU=U (A um conjunto qualquer, podendo ser de nmeros, objetos, ou at mesmo uma pessoa. U o conjunto Universo, aqui considerado como um conjunto mais geral, que contm o prprio A dentro dele.) Matematicamente, o resultado bastante bvio: unindo-se dois conjuntos onde um deles contm o outro, resta apenas o maior, o mais amplo, pois nele esto todos os elementos do primeiro. por isso que a unio resulta no conjunto Universo. Transcendendo, o que se poderia concluir? Quando um indivduo se une com o Universo? E dessa unio o que resulta? S o que se pode inferir que o sujeito faz parte do Universo; integra o conjunto de todas as coisas, integra aquilo que Moiss chama no Pentateuco de obra do Criador : Deus concluiu no stimo dia a obra que fizera e no stimo dia descansou, depois de toda a obra que fizera. (Gn 2:2) Esta viso de integrao, de fazer parte de todas as coisas que Deus fez, coloca o ser humano numa posio privilegiada, e ao mesmo tempo de responsabilidade. Privilgio de ser fruto da criatividade divina. Responsabilidade de preservar o que Ele prprio fez. Conscincia de fazer parte do Universo. Feito
f

nas

Grifo do autor deste ensaio.

imagem e semelhana divinas, o Homem se torna parte do prprio Deus. No deus, nem o poderia ser, mas tem nele prprio, caractersticas do ser divinal. Possui o dom de criar.

INTERVALOS NUMRICOS: Considerando-se o conjunto dos nmeros Reais (Os nmeros Reais resultam da Unio dos nmeros Racionais com os Irracionais, ou seja, todos os nmeros inteiros, as fraes, as dzimas peridicas ou no, as razes, o nmero , tanto positivos quanto negativos, etc. )g Definies: INTERVALO ABERTO Chama-se de intervalo aberto de a at b, ao conjunto formado por todos os nmeros reais de a at b, exceto a e b. A representao geomtrica na reta dos nmeros reais : a b

Se, como exemplo, o nmero a for 2, e o nmero b for 5, ento tem-se: 2 5

Neste exemplo, o intervalo vai de 2 at 5, porm o 2 e o 5 no fazem parte do intervalo. Pergunta-se: Qual o primeiro nmero deste intervalo? Qual o ltimo nmero? Como resposta, algo que surpreende: No h primeiro nmero nem ltimo. um conjunto limitado por estes dois nmeros porm no se tem os dois. Os extremos no fazem parte do intervalo. Algum poderia dizer que o menor o 2,1 e este seria o
g

A explicao bastante simplificada, o leitor poder aprofundar o conceito de nmero real em livros didticos do primeiro ano do ensino Mdio. No objetivo aqui o rigor matemtico.

primeiro nmero. Outro diria: No, o 2,01 pois menor . Ou seria o 2,001? E assim por diante. Em suma, mesmo que se afirme ser 2,000000000...e o ltimo algarismo sendo 1, algum poderia incluir mais um zero na seqncia e afirmaria com razo que este novo nmero seria ainda menor, e portanto o primeiro do intervalo. Claro que se est diante de um raciocnio ad infinitum, que no levaria a lugar nenhum. E quanto ao ltimo nmero do intervalo? No seria o 4,9? Ou ento o 4,99? Novamente aqui, por mais que se queira, no h ltimo. Apenas tem-se nmeros cada vez mais prximos de 5, porm sempre diferentes de 5. Neste intervalo, concluindo ento, h infinitos nmeros, porm no h o primeiro nem o ltimo. como ser imagem e semelhana de Deus, sem porm ser Deus. Sem ousar tomar para si Seus predicados. Pode-se caminhar incansavelmente para perto Dele, chegar perto, aproximar-se; porm infinitos passos separam um do outro. Este um exemplo matemtico da existncia do infinito limitado por dois extremos. como se o infinito pudesse ser limitado e, portanto, compreendido. (Compreender conter em si). Assim, pode-se justificar a tentativa de compreender o Espiritual, o transcendente, o Universo e Deus, porque aquilo que infinito pode ser limitado sem que seja necessrio estabelecer com clareza quais so estes limites e mesmo assim, ser compreendido , estar dentro de um contexto, um intervalo de significao.

FUNES Um dos principais conceitos da matemtica e que fundamenta uma grande parte de suas maiores conquistas como o Clculo Diferencial e Integral, , sem dvida, o conceito de funo. De uma maneira simples, quando uma grandeza ou varivel, depender do valor de outra, dizemos que esta calculada em funo daquela. No deve ter aqui o sentido de finalidade, utilidade ou instrumentalidade, mas sim, o de associao. Exemplificando: Quando se abastece o carro no posto de gasolina, a bomba possui um engenho, uma mquina que calcula o valor a pagar em funo da quantidade de gasolina colocada no tanque. Dizemos ento que o preo calculado em funo da quantidade de gasolina. Se pelo contrrio, pedimos ao frentista do posto para que coloque uma certa quantia em reais, e este digita na bomba o valor a pagar, a

mquina calcula a quantidade. Dizemos ento que a quantidade varia em funo do valor a pagar. H ainda tantas outras explicaes possveis, mas necessria uma definio matematicamente correta quando se est falando de conceitos matemticos. Quando se tem dois conjuntos no vazios A e B, uma relao qualquer entre elementos de A em B chama-se funo, se e somente se para cada elemento pertencente ao conjunto A, existir um nico elemento no conjunto B relacionado a ele. Vejamos uma funo bastante simples que relaciona quilmetros rodados com valor a pagar: Um txi cobra R$ 2,20 de bandeirada (Valor fixo, independente do percurso) mais R$ 0,80 para cada quilmetro rodado. Portanto o taxmetro calcula o valor a pagar em funo dos quilmetros rodados. Veja a tabela com alguns exemplos: Percurso (km) 0 1 2 3 4 5 Valor a pagar: (R$) 2,20 3,00 3,80 4,60 5,40 6,20

Analisando o exemplo, percebe-se que para cada percurso (Para cada elemento do conjunto A) s h um valor a pagar (S h um elemento no conjunto B). A cada valor da primeira coluna, est associado um nico valor na segunda coluna. Esta idia de associao expressa bem o significado de funo. Pode-se achar a frmula que calcula o valor a pagar (V) em funo do percurso (K) da seguinte maneira: V = f (K) e l-se: V igual a fe de K . E a frmula fica: V = 2,20 + 0,80K . Com esta frmula, no necessria a tabela, pois cada valor pode ser calculado em funo do nmero que se coloca no lugar de K. Bem, muitos outros exemplos podem ser dados de funes matemticas como o da rea (A) de um crculo em funo de seu dimetro (D), que : A = D ; para cada dimetro h uma s rea possvel; ou outros exemplos no menos matemticos. Mas

o que dizer a respeito dos aspectos transcendentes relacionados ao conceito de funo? Ser possvel encontrar Leis espirituais que se comportem da mesma forma? Ser possvel encontrar nos textos sagrados algo significativo que relacione uma atitude ou ao com alguma outra idia no contexto sagrado? Vejamos o que o apstolo Paulo diz na carta aos fiis da cidade de Corinto: ...cada um receber seu prprio salrio, segundo a medida do seu trabalho. (I Co 3:8) Teramos uma tabela que relaciona trabalho com salrio: Trabalho de cada um. ... Salrio que merece. ...

claro que Trabalho e Salrio aqui mencionados esto relacionados ao contexto do evangelismo, da pregao das Boas Novas, enquanto que Salrio, refere-se a recompensas tambm ao nvel espiritual. Os crentes aqui descritos so chamados administradores de Deus e o que se requer dos administradores que cada um seja fiel (I Co 4:2). Estamos diante de um dos fundamentos da vida crist. A f simplesmente sem um vida responsvel diante de Deus nada significa, vazia. necessrio cada pessoa tenha uma vida de f acompanhada de uma vida de boas obras, uma vida que dignifique o status de cidado, de cristo. preciso estar consciente de que a Recompensa calculada, dada em funo do trabalho de cada um. esse o objetivo da obra marista, da pedagogia marista segundo So Marcelino Champagnat. Pode-se estar ciente disto quando se fala da Misso educativa marista enquanto essncia, ncleo: Para Marcelino Champagnat, o ncleo da Misso fazer Jesus Cristo conhecido e amado. Ele considerava a educao como um meio para levar as crianas e os jovens experincia de f pessoal e de faz-los bons cristos e virtuosos cidados. (MEM) Nas palavras de Marcelino Champagnat citadas aqui, percebe-se trs temas gerais e igualmente importantes: O primeiro o evangelismo, uma dimenso externa, que vai ao encontro do outro, que leva ao outro a esperana, a paz, a transformao de vida, a cura interior. O segundo, uma dimenso interna, o tornar-se bom cristo, ir ao encontro de si mesmo, de sua tica, de sua integridade, de sua prpria vida. O terceiro

vai ao encontro do social, da sociedade, da cidadania, que objetiva o tornar-se virtuoso cidado, tornar-se til para a sociedade. A relevncia de um trabalho se d na medida em que til sociedade. H a necessidade do reconhecimento social da criatividade do indivduo, do cidado. Martin Gardner, o autor de Inteligncias Mltiplas, afirma em outra obra sua que ...nada ou deixa de ser criativo em si mesmo ou por si mesmo. ... a avaliao precisa ser realizada por uma poro relevante da comunidade ou da cultura: no h outros rbitros. (GARDNER) No h virtuoso cidado sem o reconhecimento social. No h como negar nem desprezar nenhum dos trs temas, nenhuma das trs dimenses da existncia humana enquanto cristo, enquanto ser socialmente responsvel, tico. O Salrio de cada um dado em funo do trabalho do sujeito nestes trs temas, em funo da obra de cada um.

TOPOLOGIA Este um campo bastante novo dentro da Matemtica. o estudo das superfcies, e suas transformaes. Aqui, tem-se um problema bastante conhecido e de domnio pblico, em cuja interpretao se podem destacar inferncias importantes a respeito do modo de ser e de agir de uma pessoa frente a dificuldades da vida. comum encontrar dilemas, ou situaes conflitantes frente a essas dificuldades. O que se faz? Como se atende s vrias condies estabelecidas pelo contexto? Para refletir com maior profundidade nessas questes, formula-se inicialmente o problema, e depois das consideraes matemticas ou topolgicas, analisa-se do ponto de vista psicolgico: Trace uma linha contnua formada por apenas quatro segmentos retos e que passe pelos nove pontos abaixo:

Seguem alguns exemplos de tentativas frustradas na resoluo,

que

com

freqncia so utilizadas no processo de descoberta da soluo, o que se pode chamar de mtodo de ensaio-e-erro bastante estudado na Psicologia Comportamental. Primeira tentativa:

(A resposta est errada, por utilizar 5 ao invs de 4 segmentos de reta) Segunda tentativa bastante comum entre as pessoas que tentam resolver o problema:

( 5 segmentos, resposta no satisfatria.) Nestas tentativas, muito comuns no processo heurstico, percebe-se a existncia de uma regra no colocada nem induzida pelo texto, que a de no ultrapassar os limites do quadrado. Quando se transgride esta regra, vai-se alm dos limites e a soluo aparece:

As formas de abordagem que cada pessoa utiliza durante o processo de descoberta da soluo depende de caractersticas pessoais, de experincias anteriores e de muitos

outros fatores, tanto internos como externos. Esse problema em especial, evidencia a fora heurstica que h numa mudana pessoal, psicolgica na forma de enfrent-lo. Somente quando se deixa de lado a regra falsamente pr-estabelecida de que no se poderia extrapolar os limites do quadrado, que a resposta ao problema surge. Assim, fica evidente que h uma relao psicolgica bastante forte: quando o sujeito se dispe a extrapolar seus prprios limites, seus tabus, suas crendices, seus pseudo-valores, recebidos como herana muitas vezes de famlias castradoras da criatividade e da autonomia, ou de ambientes pobres em estimulao adequada, s ento, que este mesmo indivduo pode crescer, solucionar seus conflitos e buscar o melhor para si mesmo e para aqueles que ama. Segundo Ausubel, traos cognitivos, como ter uma mente aberta, flexibilidade, capacidade para gerar hipteses mltiplas e novas, ser incisivo, sensibilidade para os problemas, curiosidade intelectual e capacidade para integrar idias, influenciam a soluo de problemas de maneira bastante evidente. (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN) O ato heurstico permeado de experincias com o prprio pensar. Quanto mais uma pessoa se dispe a ser flexvel, se dispe a pensar de formas diferentes das usuais, maior ser sua chance de encontrar solues para diversas questes. Esta, na verdade, a essncia da descoberta de novos conceitos, instrumentos ou invenes. Segundo Nietzsche, a inteno de fazer experimentos com o pensar encontra traduo em perseguir uma idia em seus mltiplos aspectos, abordar uma questo a partir de vrios ngulos de viso, tratar de um tema assumindo diversos pontos de vista, refletir sobre uma problemtica adotando diversas perspectivas. (MARTON) s vezes h a necessidade de olhar sob outros ngulos a prpria vida, para que a partir desse olhar se possa criar condies, criar terreno frtil para o crescimento de novos significados e com eles, mudar a paisagem interior. Com isso, possvel florescer onde se est plantado, possvel construir solues, novas perspectivas, esperana. H muitos outros exemplos de problemas que podem ser solucionados atravs de mudanas na forma de pensar, na forma como se encara o problema. Outros, exigem um pouco mais de artifcios, de imaginao, de criatividade em utilizar-se de mtodos de resoluo que para outras pessoas passaria despercebido. Este o caso de grandes lderes, grandes cientistas, pessoas que so consideradas como geniais em alguma

rea. Mas quanto de inteligncia realmente necessria no processo? Quanto de genialidade preciso ter? Quanta sorte? Como exemplo, tomemos a vida de um grande lder: Gandhi libertou a ndia do Imprio Britnico, resolvendo o problema do injusto controle ingls sobre as atividades de seu povo. Sua genialidade em achar o caminho para a forma de se construir a liberdade atravs da no-violncia foi espetacularmente eficaz. Qual deveria ser seu Quociente de Inteligncia ( QI ) ? O quanto deveria ele depender de suas capacidades intelectuais, cognitivas e criativas? Leia-se o que o prprio GANDHI falava sobre sua inteligncia: Sou um homem mediano com uma capacidade menos que mediana. Admito que no sou intelectualmente brilhante. Mas no me importo. Existe um limite para o desenvolvimento do intelecto, mas nenhum para o do corao. (GARDNER) Parece que sua maior fora veio da deciso de faz-lo. Persistncia. Extrapolar os limites do contexto, a essncia do ato de transcender, e uma das principais caractersticas do conhecimento daquele que realmente aprendeu determinado conceito, pois pode aplic-lo em outras reas, em outros contextos diferentes daquele no qual percebeu um exemplo, daquele no qual desenvolveu o conceito. INTERPRETAO ESPIRITUAL DOS NMEROS Quando se est falando de nmeros e de Bblia, comum tentar encontrar nmeros mgicos, espirituais, da sorte, ou outras significaes artificialmente colocadas sobre eles. Este trabalho, no se prope a isso. O objetivo inicial de encontrar significaes espirituais nos nmeros surgiu a partir da leitura da obra de um professor de Fsica Nuclear da USP, prof. Christian Chen (CHEN), no qual ele relaciona alguns nmeros com seus significados mais provveis, porm seguindo trs critrios bsicos facilmente aceitveis para o trabalho: 1 Critrio: Freqncia com que o nmero aparece com um determinado significado. 2 Critrio: Primeira vez que o nmero aparece. 3 Critrio: Significado chave, evidente.

Seguindo estes critrios, as significaes encontradas foram : N. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Deus. Jesus. Espirito Santo. Mundo, Terra. Responsabilidade do Homem. Homem. Perfeio Espiritual. Mais que perfeito. Perfeio Divina. Perfeio do Homem. Tabela de significados SIGNIFICADO

A partir da leitura desses significados, houve inspirao e motivao suficientes para a continuidade da pesquisa e suas conseqentes descobertas relatadas neste ensaio, independentemente do trabalho daquele professor. Quanto s justificativas a respeito dos significados espirituais desses nmeros pode-se argumentar ainda o que segue: Ao nmero 1 (um) atribudo o significado de Deus por algumas razes: Deus pelos cristos (e outras religies) considerado como nico, como se v no livro do profeta Zacarias: ...Iahweh ser o nico, e seu Nome o nico. (Zc 14:9) Em outro texto, do apstolo Paulo vemos: ...h um s Deus e Pai de todos. (Ef 4:6) Ao nmero 2 (dois) justifica-se a atribuio do significado Jesus, por ser a Segunda pessoa da trindade, da mesma forma que ao nmero 3 (trs) atribui-se o significado de Esprito Santo por ser a terceira pessoa da trindade. O Catecismo da Igreja Catlica afirma: Fides omnium christianorum in Trinitate consistit A f de todos os cristos consiste na Trindade.

Os cristos so batizados em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo... (CIC) Da, a seqncia 1, 2 e 3. Quanto ao nmero 4 (quatro), o profeta Ezequiel diz: ...O fim para os quatro cantos da Terra. (Ez 7:2) E ainda o mesmo profeta, Esprito, vem dos quatro ventos e sopra sobre estes ossos para que vivam. (Ez 37:9) Assim, pode-se atribuir ao 4 o significado de Terra, Mundo. do senso comum os conceitos de Norte, Sul, Leste e Oeste, quatro direes. Quanto ao nmero 5 (cinco), encontram-se passagens bblicas bastante curiosas, mas a que mais enfatiza a relao com o significado a parbola das dez virgens (Mateus 25) a qual fala de cinco moas responsveis, prudentes, que esto esperando o noivo para a festa de casamento e carregam consigo vasos com mais azeite para as lamparinas. Se o noivo atrasar-se, elas podem continuar a esperar, pois noite as lamparinas so necessrias. As outras cinco no haviam trazido mais azeite, e haviam ido buscar mais no exato momento em que o noivo chegara, no participando da festa. Jesus disse que as dez virgens eram como O Reino dos Cus (Mt 25:1-13) O Homem, segundo Moiss, fora criado no sexto dia (Gn 1:27), da a relao com o nmero seis. A significao do nmero 7 (sete) j pertence ao senso comum, a de perfeio espiritual , de completude, de trabalho realizado. Deus fez sua obra em sete dias(Gn 2:2). O nmero oito (8) vem logo aps o sete, portanto , logo aps o trabalho todo ter sido realizado, aps a obra ter sido completada, aps a perfeio, logo, mais-que-perfeito. Desta forma, pode-se relacionar o oito com recomeo, renascimento, nova vida, maisque-perfeito. Moiss escreve: No oitavo dia , circuncidar-se- o prepcio do menino... (Gn 12:3) Esta circunciso marcava uma aliana com Deus. O Catecismoh observa a nova fase na vida de Jesus, marcada por este ato simblico: A circunciso de Jesus, no oitavo dia depois do seu nascimento, sinal de sua insero na descendncia de Abrao, no povo da Aliana, da sua submisso Lei, e da sua capacitao para o culto de Israel, do qual participar durante toda a vida.

A Obra Catecismo da Igreja Catlica (CIC) est aqui e em outras partes deste ensaio citada abreviadamente como Catecismo.

Este sinal prefigura a circunciso de Cristo que o batismo.(CIC) O Catecismo afirma a nova vida aps o batismo: atravs da Igreja que recebemos a f e a vida nova no Cristo pelo batismo. (CIC) No sero justificados aqui o significado dos nmeros 9 e 10 apenas por no serem teis no que ser agora apresentado como curiosidade matemtica. UMA DZIMA CURIOSA Quando se faz uma diviso entre dois nmeros inteiros, pode-se ter como resultado dzimas peridicas, ou seja, aps a vrgula, encontra-se um algarismo (ou um grupo de algarismos) que se repete infinitamente. o caso, por exemplo, da diviso de 1 por 3 que resulta numa dzima: 1/3 = 0,33333333333... Nesse caso, o algarismo 3 que se repete infinitas vezes. Veja-se outros exemplos, todos com apenas um algarismo repetindo-se. 2/9 3/9 = 0,222222222222222222222222... = 0,333333333333333333333333...

23/9 = 2,555555555555555555555555... 74/9 = 8,222222222222222222222222... Observa-se nas fraes com numerador 1 (um) algumas outras dzimas, algumas com apenas um algarismo repetindo-se e outras com um grupo de algarismos: 1/ 0 No definido. 1/ 2 = 0,5 1/ 3 = 0,3333333333333333333333333... 1/ 4 = 0,25 1/ 5 = 0,2 1/ 6 = 0,1666666666666666666666666... 1/ 7 = 0,142857142857142857142857142857... 1/ 8 = 0,125 1/ 9 = 0,111111111111111111111111...

1/ 10= 0,1 1/ 11= 0,09090909090909090909090909... 1/ 12= 0,08333333333333333333333333... 1/ 13= 0,0769230769230769230769230... 1/ 14= 0,07142857142857142857142857... etc. Desses exemplos, pode-se notar uma grande diferena quando a diviso por 7 ou por 14 (que possui fator 7; 14 = 2x7). O grupo de algarismos que se repete 142857 e chamado de perodo. Ao se tomar esse perodo como um nmero qualquer e multiplic-lo por 2, por 3 e assim por diante, observa-se que o resultado dessas multiplicaes, conhecidas como produto, preserva os algarismos 1,4,2,8,5 e o 7, e esse fato bastante incomum.

CURIOSIDADES RELACIONADAS AO PERODO 142857 Perodo 142857 142857 142857 142857 142857 142857 142857 142857 142857 142857 142857 142857 142857 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 x Produto 142857 285714 428571 571428 714285 857142 999999 1142856 1285713 1428570 1571427 1714284 1857141 Observao. Mesmos algarismos. Idem Idem Idem Idem Idem S o algarismo 9 aparece. O sete foi transformado em 1+6 O 4 foi transformado em 3+1 O 1 1+0 O 8 1+7 O 5 1+4 O 2 1+1

142857 142857 142857

14 ... 23 etc.

1999998 3285711

S o 9 aparece. Aqui ele 8+1 O 4 3+1 Os algarismos se preservam.

Esta curiosidade a respeito da repetio, preservao dos algarismos s se encontra neste nmero. No h outro nmero de seis algarismos que possua tamanha regularidade no seu produto por outros nmeros inteiros. Pode-se dizer que ele "nico", raro, ou especial . Mas de onde surge o perodo 142857? Da diviso de 1 por 7. O que aconteceria hipoteticamente se Deus (1, um) fosse dividido em sete partes iguais? (sete como indicativo da perfeio) Este resultado (quociente) teria que ser algo especial, diferente, raro, nico. E realmente . Porque razo o algarismo trs no aparece no nmero? Porque a Trindade no visvel ali? A resposta simples: Assim como Deus no visvel, mas sua obra declara sua presena, assim tambm o nmero declara o algarismo 3 de forma no visvel, pois se os algarismos do perodo 142857 forem somados, obteremos 27 que o produto de 3x3x3, ou seja, s possui o fator 3, o fator aparece trs vezes. A trindade surge trs vezes. Santo Santo Santo o Senhor dos exrcitos. (Is 6:3) manifestando-se. Ao Rei dos sculos, ao Deus incorruptvel, invisvel e nico, honra e glria pelos sculos dos sculos, Amm. (1 Tm 1:17) E se o nmero 142857 fosse fatorado (transformado em produto de nmeros primos) ? Sua forma fatorada : 142857= 3x3x3x11x13x37 Observe-se seus fatores, trs vezes o trs novamente! Alm disto, os outros fatores so formados pelos algarismos 1 (Deus Pai), o 3 (Deus triuno) e o 7 (perfeio). A coincidncia muito grande. Mas, apesar de todas estas curiosidades, ainda no se poderia afirmar que h uma relao inequvoca com o texto sagrado, uma ligao que pudesse realmente confirmar as coincidncias, colocando-as no patamar de caractersticas peculiares dos nmeros transcendentes e suas ligaes com o texto bblico. O que mais poderia ser dito a a forma peculiar da manifestao divina: o invisvel

respeito do nmero 142857? E se os algarismos fossem tomados um a um nesta seqncia, relacionando-os com seus significados particulares com o objetivo de formar uma frase? O resultado poderia ser lido como uma mensagem particular? O significado destes algarismos pode ser visto na tabela de significados j mencionada acima. Tem-se a frase: Literal e matematicamente: 1 (Deus) Homem) 4 (Mundo) 7 (Perfeio) 2 (Jesus) 8 (Mais que perfeito) 5 (Responsabilidade do

Agora, tirando-se os nmeros e ficando apenas com os significados: Deus, mundo, Jesus, mais que perfeito, responsabilidade do Homem, Perfeio espiritual. A frase, assim como est, fica carente de sentido pois no possui as palavras de ligao, verbos, advrbios e outras que lhe dem continuidade e sentido, ela fica seca, muito enxuta. Porm a semelhana com um versculo do texto bblico fantstica! Veja o que diz o Apstolo Joo no seu evangelho: Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho nico, para que todo o que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16) Dada a semelhana, veja-se as palavras chaves com seus respectivos nmeros relacionados: Pois Deus (1) amou tanto o mundo(4), que entregou (8) o seu Filho nico(2), para que todo o que nele cr (5) no perea, mas tenha a vida eterna (7). Aqui, a obra mais que perfeita facilmente percebida como a entrega (entregou)de Jesus como sacrifcio pelos pecados dos Homens, na sua morte na cruz. O crux, ave, spes nica Salve Cruz, nica esperana. (CIC) O nmero 5 aparece no verbo crer (cr) que retrata a responsabilidade do homem diante do noivo Jesus, diante de sua vida espiritual. O texto do Catecismo claro quando afirma a importncia da f: necessrio, para obter esta salvao, crer em Jesus Cristo e naquele que o enviou para a nossa salvao. Como porm, sem f impossvel agradar a Deus (Hb 11:6) e chegar ao consrcio dos seus filhos, ningum jamais pode ser justificado sem ela, nem conseguir a vida eterna, se nela no permanecer at o fim (Mt 10:22, 24:13) (CIC) Portanto, a relao do versculo com a frase formada pelos algarismos 1,4,2,8,5 e 7 mais do que evidente, porm h

uma inverso de algarismos, no versculo, o 8 e o 2 esto trocados. Como explicar este fato se a diviso de 1 por 7 to especial? Bem, deve-se lembrar que o texto em portugus uma traduo do original grego escrito pelo apstolo Joo. E, fantasticamente, o original grego apresenta outra seqncia dos algarismos, a mesma da frase literal matemtica. Texto grego:

(Joo 3:16) Traduo literal do original grego: De tal maneira, pois, amou Deus(1) o mundo(4), que o Filho(2) unignito deu(8), para que todo o que cr(5) em ele, no perea mas tenha a vida eterna(7). No h dvidas. A semelhana indiscutvel. Esta seqncia de algarismos (142857) um cdigo integrado estrutura do principal versculo do Novo Testamento. Estava oculto a quase dois mil anos. Pergunta-se: A matemtica da poca, ou pelo menos a matemtica que o apstolo Joo dominava, daria conta de escolher tal nmero para servir de estrutura numrica de uma frase com tantas coincidncias ? CONCLUSO A anlise que aqui se fez dos conceitos matemticos enquanto disparadores da transcendncia s reas do conhecimento bblico, da psicologia ou qualquer outro campo de conhecimento humano, foi sempre com o objetivo de provocar a discusso tanto na matemtica enquanto Cincia, enquanto produto do saber humano, como tambm nas reas em que a dialtica do conhecimento humano se d com maior facilidade. A interrelao constante que se tentou proporcionar neste ensaio entre a Matemtica e seus conceitos com aspectos psicolgicos, bblicos ou espirituais, fruto da preocupao com os objetivos mais gerais de possibilitar ao sujeito o desenvolvimento de sua abstrao nestes campos e de aumentar a eficincia de sua busca por desenvolvimento cognitivo no que diz respeito aos aspectos de representaes verbais. No se props neste ensaio o simples transcender enquanto

fim, mas se props o transcender enquanto meio para se questionar a educao matemtica da forma como realizada atualmente, desconexa das principais reas do ser humano. A Filosofia Matemtica poderia dar conta destas propostas, mas no trabalhada no contexto escolar; e na graduao, nas licenciaturas em geral, ela apenas comentada. A interdisciplinariedade to enfatizada nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) est-se mostrando mais que necessria, fundamental. O ser humano multifacetado no que diz respeito aos aspectos hednicos, espirituais ou sociais. A Matemtica pode ampliar seu carter utilitrio de ferramenta de outras Cincias e servir como disparador do processo dialtico em tantas outras reas do conhecimento humano. Ela pode tornar-se mais viva, deixar de ser apenas ferramenta para ser Corpo; deixar de ser to especfica e passar a ser mais abrangente, tocar o ser humano em sua alma, e nem por isso deixar de ser exata. Os axiomas foram declarados, e a apropriao que se pode fazer desta proposies enquanto realidades no campo da abstrao espiritual, numrica ou psicolgica depende de uma apropriao antecipada daquilo que talvez no seja to evidente. A f uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que no se vem. Hb 11:1 Quanto ao cdigo numrico (142857) que serve de base estrutural para o versculo do Novo Testamento que por si s uma sntese do evangelho, da boa nova, e portanto um dos mais fundamentais do cristianismo, pergunta-se: apenas uma coincidncia do destino? O pescador Joo conhecia nmeros decimais o suficiente para propositadamente relacion-lo com tal verso? Por que razo a dzima no apresenta o algarismo 3, mas a soma dos que aparecem no perodo resulta em 3x3x3, justamente o algarismo que significa Deus triuno ? Talvez a resposta necessite passar pelo filtro da posse antecipada do que se espera...

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: A Bblia de Jerusalm. Nova edio, revista. Edies Paulinas. 1985. AUSUBEL, D.P. ; NOVAK,J.D. HANESIAN , H. Psicologia Educacional. Editora Interamericana segunda edio. (CIC) Catecismo da Igreja Catlica. Editora Vozes, Paulinas, Loyola e Ave-Maria. Quarta edio, 1993. CHEN, CHRISTIAN Os Nmeros na Bblia Editora Betnia. Seg. edio 1986 FADIMAN, JAMES e FRAGER, ROBERT Teorias da Personalidade. Editora Harbra. So Paulo, 1986 FONSECA, VTOR DA Aprender a Aprender. A Educabilidade Cognitiva. Edit. ARTMED. Porto Alegre, 1998. GARDNER, H. Mentes que Criam. Uma anatomia da Criatividade Observada Atravs das Vidas de Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi. Edit. Artes Mdicas. Porto Alegre, 1996 MARTON, SCARLETT Nietzsche. A Transvalorao dos Valores Coleo Logos, segunda edio. Editora Moderna. (MEM) Misso Educativa Marista. Um Projeto Para o Nosso Tempo. Belo Horizonte,1999 ROGERS, CARL R. Tornar-se Pessoa. Martins Fontes editora. Segunda edio. Impresso em 1976.

Вам также может понравиться