Вы находитесь на странице: 1из 5

Superior Tribunal de Justia

RECURSO ESPECIAL N 1.089.955 - RJ (2008/0205464-4) RELATORA RECORRENTE PROCURADOR RECORRIDO ADVOGADO : : : : : MINISTRA DENISE ARRUDA ESTADO DO RIO DE JANEIRO DANTE BRAZ LIMONGI E OUTRO(S) EMANOEL DA SILVA BARBOSA E OUTRO HUMBERTO ANTUNES VITALINO E OUTRO(S) RELATRIO A EXMA. SRA. MINISTRA DENISE ARRUDA (Relatora): Trata-se de recurso especial interposto pelo ESTADO DO RIO DE JANEIRO com fundamento no art. 105, III, a e c, da Constituio Federal, contra acrdo, proferido pelo Tribunal Regional Federal da 2 Regio, sintetizado na seguinte ementa:
"Processual Civil Agravo de Instrumento Ao de Indenizao Denunciao lide Estado do Rio de Janeiro - Novo fundamento Impossibilidade. 1. Agravo de Instrumento contra deciso que inadmitiu a denunciao lide formulada pelo Estado do Rio de Janeiro, sob o argumento de que quando se trata de ao fundada na culpa annima do servio ou apenas na responsabilidade objetiva decorrente do risco, no cabe a denunciao uma vez que estaria incluindo novo fundamento na ao. 2. A denunciao lide do garantidor no pode acrescentar ao feito originrio nova demanda, ou seja, fundamento novo no constante na ao principal acerca do dolo ou da culpa do funcionrio. Resguarda-se ao Estado o direito de acionar regressivamente seu preposto em ao autnoma. 3. Agravo de Instrumento a que se nega provimento." (fl. 46)

Nas razes de recurso especial, o ora recorrente alega, em sntese, que o acrdo recorrido incorreu em divergncia jurisprudencial e em ofensa ao art. 70, III, do Cdigo de Processo Civil, sustentando que devida a denunciao lide dos mdicos que prestaram assistncia filha falecida dos autores da ao indenizatria, porquanto eles so diretamente responsveis pelos alegados erros ocorridos no atendimento mdico e, portanto, pelos eventuais atos ilcitos ocorridos durante a prestao de seu servio. Transcorreu in albis o prazo para a apresentao de contrarrazes. Admitido o recurso na origem, subiram os autos. Instado a se manifestar, o Ministrio Pblico Federal, no parecer de fls. 81/85, opinou pelo parcial conhecimento do recurso especial e, nessa parte, por seu desprovimento, por entender que no obrigatria a denunciao lide ao agente pblico, nos casos de responsabilidade civil objetiva do Estado. o relatrio.

Documento: 5961997 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 1 de 5

Superior Tribunal de Justia


RECURSO ESPECIAL N 1.089.955 - RJ (2008/0205464-4) VOTO A EXMA. SRA. MINISTRA DENISE ARRUDA (Relatora): No assiste razo ao recorrente. EMANOEL DA SILVA BARBOSA e OUTRO ajuizaram ao de indenizao contra o ESTADO DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a morte de sua filha em decorrncia de erro mdico ocorrido em estabelecimento hospitalar daquele Estado. Nesse contexto, a entidade estatal requereu a denunciao lide aos mdicos que efetuaram o atendimento da vtima. No entanto, o Juzo a quo indeferiu o pedido de denunciao (fls. 33/35). Interposto agravo de instrumento, a Corte de origem manteve a referida deciso, concluindo que "quando se trata de ao fundada na culpa annima do servio ou apenas na responsabilidade objetiva decorrente do risco, no cabe a denunciao uma vez que o denunciante estaria incluindo novo fundamento na ao, que seria a culpa ou o dolo do funcionrio no argida pelo autor (...). A denunciao lide do garantidor no pode acrescentar ao feito originrio nova demanda, ou seja, fundamento novo no constante na ao principal acerca do dolo ou da culpa do funcionrio. Resguarda-se ao Estado o direito de acionar regressivamente seu preposto em ao autnoma " (fls. 43/46). Dispe o art. 70, III, do Cdigo de Processo Civil:
"A denunciao da lide obrigatria quele que estiver obrigado, pela lei ou pelo contrato, a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda."

A respeito do tema, a jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia consagra entendimento no sentido de que a denunciao da lide no obrigatria nos casos de responsabilidade civil objetiva do Estado. Com efeito, a Administrao Pblica acionada em ao de indenizao no est obrigada a denunciar lide o agente supostamente responsvel pelo ato lesivo, porque, alm de impor ao autor manifesto prejuzo celeridade na prestao jurisdicional, tal pretenso regressiva pode ser objeto de ao autnoma (CF/88, art. 37, 6). Com efeito, a denunciao lide do servidor pblico nos casos de indenizao fundada na responsabilidade objetiva do Estado no deve ser considerada como obrigatria, pois impe ao autor manifesto prejuzo celeridade na prestao jurisdicional. Haveria em um mesmo processo, alm da discusso sobre a responsabilidade objetiva referente lide originria, a necessidade da verificao da responsabilidade subjetiva entre o ente pblico e o agente causador do dano, a qual desnecessria e irrelevante para o eventual ressarcimento do particular. Ademais, o direito de regresso do ente pblico em relao ao servidor, nos casos de dolo ou culpa, assegurado no art. 37, 6, da Constituio Federal, o qual permanece inalterado ainda que inadmitida a denunciao da lide. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello, ao abordar o tema, afirma que "tem razo Weida Zancaner ao sustentar o descabimento de tal denunciao. Ela implicaria, como diz a citada autora, mesclar-se o tema de uma responsabilidade objetiva - a do Estado - com elementos peculiares responsabilidade subjetiva - a do funcionrio. Procede sua assertiva de que, ademais, haveria prejuzos para o autor, porquanto 'procrastinar o reconhecimento de um legtimo direito da vtima, fazendo com que este dependa da soluo de um outro conflito intersubjetivo de interesses (entre o Estado e o funcionrio), constitui um retardamento injustificado do direito do lesado, considerando-se
Documento: 5961997 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 2 de 5

Superior Tribunal de Justia


que este conflito estranho ao direito da vtima, no necessrio para a efetivao do ressarcimento a que tem direito' " (Curso de Direito Administrativo, 17 ed., So Paulo: Malheiros Editores, 2004, pp. 917-918). Eis a orientao pacfica desta Corte Superior sobre a questo:
"EMBARGOS DE DIVERGNCIA. RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO. DENUNCIAO DA LIDE INDEFERIDA. ANULAO DO FEITO. NO CABIMENTO. EMBARGOS REJEITADOS. Da anlise do artigo 37, 6, da Constituio Federal, conclui-se que buscou o constituinte, ao assegurar ao Estado o direito de regresso contra o agente pblico que, por dolo ou culpa, cause danos a terceiros, garantir celeridade ao interposta, com fundamento na responsabilidade objetiva do Estado. Dessarte, ainda que, a teor do que dispe o artigo 70, III, do CPC, seja admitida a denunciao da lide em casos como tais, no ela obrigatria. A anulao do feito baseada no indeferimento da denunciao da lide ofenderia a prpria finalidade do instituto, que garantir a economia processual na entrega da prestao jurisdicional. Mais a mais, a no-aceitao da litisdenunciao no impede o exerccio do direito de regresso, tendo em vista que a Constituio Federal o assegura ao Estado para que, em ao prpria, obtenha o ressarcimento do prejuzo. Embargos de Divergncia rejeitados." (EREsp 128.051/RS, 1 Seo, Rel. Min. Franciulli Netto, DJ de 1.9.2003) "PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO - DENUNCIAO DA LIDE - DIREITO DE REGRESSO - ART. 70, III, DO CPC. 1. A denunciao da lide s obrigatria em relao ao denunciante que, no denunciando, perder o direito de regresso, mas no est obrigado o julgador a process-la, se concluir que a tramitao de duas aes em uma s onerar em demasia uma das partes, ferindo os princpios da economia e da celeridade na prestao jurisdicional. 2. A denunciao da lide ao agente do Estado em ao fundada na responsabilidade prevista no art. 37, 6, da CF/88 no obrigatria, vez que a primeira relao jurdica funda-se na culpa objetiva e a segunda na culpa subjetiva, fundamento novo no constante da lide originria. 3. No perde o Estado o direito de regresso se no denuncia a lide ao seu preposto (precedentes jurisprudenciais). 4. Embargos de divergncia rejeitados." (EREsp 313.886/RN, 1 Seo, Rel. Min. Eliana Calmon, DJ de 22.3.2004) PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. AO DE REPARAO DE DANOS CONTRA A UNIO. DENUNCIAO LIDE DE PESSOA JURDICA DE DIREITO PRIVADO. NO-OBRIGATORIEDADE. INSTAURAO DE NOVA RELAO PROCESSUAL. AO REGRESSIVA ASSEGURADA. ART. 70, III, CPC. 1. Cuida-se de agravo de instrumento nos autos de Ao de Reparao de Danos ajuizada por COMRCIO E TRANSPORTES RAMTUHN LTDA. contra a UNIO (sucessora do DNER). As razes do agravo visam reformar deciso que aceitou denunciao lide da empresa SBOG - Sociedade Brasileira de Obras Gerais Ltda, sugerida pela UNIO, determinando-se a suspenso do processo e a citao da denunciada para contestao. O
Documento: 5961997 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 3 de 5

Superior Tribunal de Justia


TRF/4 Regio deu provimento ao agravo de instrumento, decidindo que a denunciao lide s obrigatria para garantir o direito de ao regressiva pelo denunciante, no estando obrigado o julgador a process-la se entender que onerar a prestao jurisdicional. Recurso especial da Unio fundamentado na alnea 'a' apontando violao do art. 70, III, CPC. Defende, em suma, que o art. 70, III, do CPC, permite denunciar lide aquele que estiver obrigado pela lei ou pelo contrato a indenizar, em ao regressiva, o prejuzo do que perder a demanda. Sem contra-razes. 2. A 1 Seo desta Corte, por ocasio do julgamento dos EREsp 313.886/RN, Rel. Min. Eliana Calmon, DJ 22/03/04, firmou o entendimento de que 'a denunciao da lide s obrigatria em relao ao denunciante que, no denunciando, perder o direito de regresso, mas no est obrigado o julgador a process-la, se concluir que a tramitao de duas aes em uma s onerar em demasia uma das partes, ferindo os princpios da economia e da celeridade na prestao jurisdicional. (...) A denunciao da lide ao agente do Estado em ao fundada na responsabilidade prevista no art. 37, 6, da CF/88 no obrigatria, vez que a primeira relao jurdica funda-se na culpa objetiva e a segunda na culpa subjetiva, fundamento novo no constante da lide originria.' 3. Merece ser confirmado o aresto recorrido que indeferiu a denunciao lide da empresa referida. No sendo hiptese de obrigatria denunciao da lide para assegurar o direito de regresso, atenta contra o princpio da celeridade processual admitir no feito a instaurao de outra relao processual que verse fundamento diverso da relao originria, a demandar ampliao da dilao probatria, onerando a parte autora. 4. Recurso especial no-provido. (REsp 835.325/SC, 1 Turma, Rel. Min. Jos Delgado, DJ de 31.8.2006, grifou-se) ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. DANOS MORAIS. DENUNCIAO LIDE. DESNECESSIDADE. INDENIZAO. INEXISTNCIA DE DIVERGNCIA. (...) 2. No obrigatria a denunciao lide de empresa contratada pela administrao para prestar servio de conservao de rodovias, nas aes de indenizao baseadas na responsabilidade civil objetiva do Estado. 3. Recurso especial conhecido em parte e improvido. (REsp 653.736/MG, 2 Turma, Rel. Min. Castro Meira, DJ de 2.8.2006, grifou-se) RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO. DENUNCIAO DA LIDE. ART. 70, INC. III, CPC. PROVA DO DANO. SMULA N 7/STJ. JUROS DE MORA. INAPLICABILIDADE DO ART. 1 DA LEI N 9.494/97. I - A jurisprudncia deste Tribunal Superior se encontra assentada no entendimento de que 'nas aes de indenizao fundadas na responsabilidade civil objetiva do Estado (CF/88, art. 37, 6), no obrigatria a denunciao da lide do agente pblico supostamente responsvel pelo ato lesivo (CPC, art. 70, III)' (REsp n 521434/TO, Rel. Min. DENISE ARRUDA, DJ de 08/06/06). (...) IV - Agravo regimental improvido. (AgRg nos EDcl no REsp 927.940/SE, 1 Turma, Rel. Min. Francisco Falco, DJ de 3.9.2007) PROCESSUAL CIVIL. RECURSO ESPECIAL. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO. DENUNCIAO DA LIDE. DISPENSABILIDADE.
Documento: 5961997 - RELATRIO E VOTO - Site certificado Pgina 4 de 5

Superior Tribunal de Justia


1. Conforme jurisprudncia assentada na 1 Seo desta Corte, no ERESP 313.886/RN, Rel. Min. Eliana Calmon, DJ de 22.03.2004, 'a denunciao da lide ao agente do Estado em ao fundada na responsabilidade prevista no art. 37, 6, da CF/88 no obrigatria, vez que a primeira relao jurdica funda-se na culpa objetiva e a segunda na culpa subjetiva, fundamento novo no constante da lide originria'. 2. Recurso especial a que se nega provimento. (REsp 903.949/PI, 1 Turma, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJ de 4.6.2007) "PROCESSUAL CIVIL - AO DE INDENIZAO - RESPONSABILIDADE OBJETIVA DO ESTADO - DENUNCIAO LIDE DO AGENTE CAUSADOR DO DANO - NO-OBRIGATORIEDADE - POSSIBILIDADE DE AJUIZAMENTO DE AO REGRESSIVA - DIVERGNCIA JURISPRUDENCIAL NO COMPROVADA - RISTJ, ART. 255 E PARGRAFOS - PRECEDENTES DA 1 SEO. - Fundando-se a ao em responsabilidade objetiva, o juiz pode rejeitar a denunciao da lide sem acarretar nulidade do processo, pois o preponente, podendo acionar regressivamente o seu preposto, no sofre qualquer prejuzo. - Entendimento consagrado pela 1 Seo. - Divergncia jurisprudencial que desatende determinaes legais no se presta ao fim proposto. - Recurso especial no conhecido." (REsp 328.284/RJ, 2 Turma, Rel. Min. Francisco Peanha Martins, DJ de 6.6.2005)

Diante do exposto, nega-se provimento ao recurso especial. o voto.

Documento: 5961997 - RELATRIO E VOTO - Site certificado

Pgina 5 de 5

Вам также может понравиться