Вы находитесь на странице: 1из 4

Camilo Ernesto Subenko Olalla RGM 230898

Psicologia 1 Semestre C

Acompanhamento Teraputico

Curso: Psicologia Disciplina: Prticas Profissionais Professora: Reni Rutkowski Silva

Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL


SO PAULO - 2011 Definies De acordo com Ren Schubert(2006), o Acompanhamento Teraputico ( A.T.) uma nova opo de tratamento clientes que se encontram em um momento de intenso sofrimento psquico. O Acompanhamento Teraputico um trabalho diferenciado em que o terapeuta (geralmente psiclogo clnico) acompanha o paciente nas mais diversas tarefas e atividades dirias, possibilitando-lhe lidar com as questes conflitantes, emergentes destas atividades.

Histrico Segundo Germano Henning o Acompanhamento Teraputico surge como consequncia do movimento anti-psiquitrico, que defendia o fim das instituies manicomiais. Este movimento retirou os pacientes psiquitricos das instituies e os trouxe de volta sociedade, casas dos familiares, etc, demandando um profissional que pudesse sair do ambiente institucional para atend-lo. Este profissional ficou ento chamado de Amigo Qualificado ou Auxiliar Psiquitrico. O Amigo Qualificado era um estudante da rea da sade em processo de formao ou treinamento por supervisor que deveria criar um ambiente amistoso para que o paciente pudesse expressar os seus contedos. O Auxiliar Psiquitrico trabalhava em conjunto com psiquiatra, estendendo o tratamento psiquitrico ao cotidiano do paciente. A partir de sua histria, possvel entender o rtulo profissional que o AT adquiriu: geralmente est associado a estudantes de graduao e/ou auxiliar de um psiquiatra. Germano (2006), citando Zamignani, (1997). No Brasil Segundo uma breve pesquisa no Wikipedia, encontramos que no Brasil, o AT surgiu mais fortemente com o movimento de desinstitucionalizao dos hospitais psiquitricos, na dcada de 1970, influenciada pela psiquiatria democrtica da Itlia, representado pela figura de Franco Basaglia.Hoje, existem ats em todo o Brasil,

ligados a instituies ou em grupos independentes. Utilizam os mais variados referenciais tericos, como a psicanlise, o psicodrama, a terapia cognitivocomportamental, a sistmica, associados aos referenciais da reforma psiquitrica e da reabilitao psicossocial.

Abordagens Na questo das abordagens, Cristiane Helena diz que no acompanhamento teraputico a clnica pode ser realizada em diferentes concepes tericas e/ ou clnicas que fundamentam a interveno do acompanhante teraputico. Sobre a fundamentao terica do trabalho de acompanhamento teraputico encontramos duas vises, uma, que a maioria, os autores se embasam na teoria psicanaltica, e a outra, os autores consideram que preciso se fundamentar em diversos campos de saberes para conseguir esta teorizao Atuao De acordo com Germano Henning (2006), o trabalho do AT passou a ter um leque maior do que comparado ao incio da profisso. Os tipos de casos por ele atendidos podem ser: transtornos psiquitricos no geral, tais como de ansiedade ou de humor, fobias, transtorno obessivo compulsivo, treino de hbitos de estudo, coaching, transtornos de personalidade, treino de repertrio social, acompanhamento de atletas, etc. Bibliografias Ren Schubert. Acompanhamento Teraputico: Uma Introduo. 2006. Disponvel em:< http://edif.blogs.sapo.pt/30819.html> Acessado em 20 de Abril de 2011. Germano Henning. Psicologia e Acompanhamento Teraputico . 2006. Disponvel em: <http://www.nucleopercepcao.com.br/> Acessado em 20 de Abril de 2011. Cristiane Helena Dias Simes. A produo cientifica sobre o acompanhamento terapeutico no Brasil de 1960 a 2003: uma analise critica. 2005. Disponvel em: < http://cutter.unicamp.br/document/? code=vtls000352298&opt=1> Acessado em 20 de Abril de 2011. Acompanhamento Teraputico. Autor Desconhecido. Disponvel em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Acompanhamento_teraputico> Acessado em 20 de Abril 2011.

Вам также может понравиться