Вы находитесь на странице: 1из 5

DECRETO N 20 786, DE 10 DE AGOSTO DE 1998. Aprova o Regulamento do Cdigo Sanitrio do Estado de Pernambuco.

CAPTULO VI DO LIXO Art. 59 - Todo servio de coleta e disposio final do lixo estar sujeito legislao vigente. Art. 60 - O lixo domiciliar dever ser coletado, transportado e ter destino final de acordo com a legislao vigente. Art. 61 - Entende-se por lixo sptico: I - Todos os produtos oficinais utilizados no tratamento dos pacientes; II - Fragmentos de tecidos e outros resduos provenientes de centros cirrgicos, centros obsttricos e de laboratrios; III - Resduos provenientes da limpeza de todas as unidades que servirem internao ou a tratamento de pacientes; IV - Restos de alimentos; Art. 62 - O solo poder ser utilizado para destino final de lixo domiciliar, desde que adotado o processo de aterro sanitrio, obedecidas as disposies legais vigentes: I - Delimitao da rea do terreno destinado a receber o lixo, por meio de dispositivo que impea o acesso de pessoas estranhas e de animais; II - Adoo de meios que impeam a poluio das guas subterrneas ou de superfcie; III - Compactao adequada do lixo depositado; IV - Adoo de medidas de controle de insetos e de roedores, bem como do desprendimento de odores e da combusto; V - Instalao de dispositivo que impea a disperso, pela vizinhana, de resduos carregados pelos ventos; VI - Cobertura final de terra, em camada com espessura mnima de 0,60m (sessenta centmetros). Art. 63 - As instalaes domiciliares em edificaes de uso coletivo, alm do disposto neste Regulamento e em Normas Tcnicas Especiais, devero satisfazer s seguintes condies: I - Terem compartimento prprio para colocao dos recipientes de coleta, com as seguintes caractersticas:

a) Serem construdos de alvenaria; b) Ter piso e paredes revestidos com material lavvel, impermevel, liso e resistente; c) Ter, no piso, ralo sifonado para coleta de lquidos e guas de lavagem, ligado rede de esgoto sanitrio; d) Ter ampla e permanente ventilao; e) Ter rea til de acordo com o nmero de recipientes e com o volume de lixo a ser coletado em 24 (vinte e quatro) horas; f) No clculo do volume do lixo a ser coletado, considera-se a contribuio de 2,5 (dois e meio) litros por pessoa; g) Ter porta com largura no inferior a 0,70m (setenta centmetros). Art. 64 - Ser vedado colocar, por mais de 24 (vinte e quatro) horas, lixo em depsitos ao ar livre. Art. 65 - A deposio de resduos que contenham substncias txicas, venenosas, radioativas, inflamveis e explosivas dever ser realizada de modo adequado e de acordo com a legislao em vigor.

CAPTULO VII DA PROTEO DO MEIO AMBIENTE SEO I DA PROTEO DAS GUAS E DO SOLO Art. 66 - Alm do disposto no presente captulo, a atuao da Autoridade Sanitria dar-se-, subsidiariamente, quando solicitada pelo rgo ou Autoridade Pblica competente nas aes de fiscalizao e proteo das guas e do solo. Art. 67 - As guas litorneas e das bacias hidrogrficas do Estado de Pernambuco, tendo em vista a proteo e o controle da poluio, sero destinadas: I - Ao abastecimento pblico ou privado; II - recreao, natao e outras atividades esportivas; III - A atividades pastoris e agrcolas; IV - Ao abastecimento industrial e gerao de energia eltrica; V - navegao, aos terminais de cargas e descargas; VI - manuteno da fauna e flora aquticas;

VII - diluio e ao afastamento dos despejos industriais e sanitrios. Art. 68 - Ser vedada a colocao de lixo, resduos e refugos industriais ou agrcolas e dejetos de animais nas proximidades dos cursos de gua. Pargrafo nico - Dever ser mantida, na dependncia da topografia do terreno, uma distncia mnima de 20 (vinte) a 50 (cinqenta) metros. Art. 69 - A Secretaria de Sade poder exercer ao fiscalizadora, e tomar outras medidas, independentemente da atuao de outros rgos pblicos, com atribuio de proteger os cursos de gua. Pargrafo nico - Constatada a poluio ou a fonte poluidora, a Secretaria de Sade poder solicitar a participao de outros rgos pblicos, tendo em vista impedir o lanamento de poluentes. Art. 70 - A autoridade sanitria poder constatar a poluio dos cursos de gua atravs de: I - Inspeo, pela verificao de substncias que modifiquem as caractersticas fsicas do corpo receptor; II - Presena de materiais flutuantes, leos e graxas, e substncias txicas ou potencialmente txicas; III - Exames bacteriolgicos; IV - Demanda bioqumica de oxignio (D.B.O.); V - Oxignio dissolvido (O.D); VI - Ph; VII - Fenis. Pargrafo nico - As normas tcnicas estabelecero os parmetros a serem observados, tendo em vista a utilizao das guas. Art. 71 - Ser proibido o lanamento no solo de qualquer substncia ou mistura de substncias que o tornarem prejudicial ou inconveniente sade e ao bem-estar do homem.

SEO II DO CONTROLE DA POLUIO ATMOSFRICA E SONORA Art. 72 - Alm do disposto no presente captulo, a atuao da Autoridade Sanitria dar-se-,

subsidiariamente, quando solicitada pelo rgo ou Autoridade Pblica competente nas aes do controle da poluio atmosfrica e sonora. Art. 73 - Ser proibido o lanamento na atmosfera de qualquer substncia que possa modificar a sua composio ou alterar suas propriedades, de modo a torn-la imprpria ou prejudicial sade. Art. 74 - Ser proibida a emisso contnua na atmosfera, de fumaas fora dos padres permitidos pelas normas tcnicas vigentes. Art. 75 - Nas zonas urbanas, ser proibida a incinerao de resduos slidos e de refugos industriais ao ar livre. Art. 76 - Nas zonas rurais poder ser tolerada a emisso de poluentes, a critrio da autoridade sanitria, desde que no ocasione danos ou incmodos coletividade e seja eventual. Art. 77 - No ser permitida a descarga na atmosfera de produtos slidos, como: poeiras, cinzas, fuligem, carvo e outros, em quantidade que exceda o limite permitido pelas normas tcnicas vigentes. Pargrafo nico - As normas tcnicas estabelecero as quantidades permissveis de poluentes que podero ser lanados na atmosfera. Art. 78 - Ser vedado perturbar o sossego ou bem-estar, pblico ou particular, por meio de sons ou rudos de qualquer natureza, emitidos por qualquer fonte. Pargrafo nico - Sero considerados como capazes de perturbar o sossego ou o bem-estar pblico os sons ou rudos que ultrapassarem os nveis de intensidade sonora estabelecidos pelas normas tcnicas vigentes.

CAPTULO VIII DA LOCALIZAO E CONDIES SANITRIAS DOS ABRIGOS DESTINADOS A ANIMAIS Art. 79 - Os estbulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos congneres, s sero permitidos em zona rural. Pargrafo nico - A sua remoo ser obrigatria, no prazo mximo de 180 (cento e oitenta) dias, a critrio da autoridade sanitria, quando o local se tornar ncleo de populao densa. Art. 80 - O piso dos estbulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos congneres, devero ficar em nvel mais elevado do que o do solo, revestido de camada resistente e impermevel e ter declividade mnima de 2% (dois por cento). Pargrafo nico - Ficaro dispensados os revestimentos impermeveis dos pisos quando se tratar de criao de aves em gaiolas, desde que os galpes sejam convenientemente

ventilados e tomadas medidas adequadas contra a proliferao de moscas, parasitas e desprendimento de odores. Art. 81 - Ser proibido colocar os resduos de estbulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos similares, na superfcie do solo sem que sejam tomadas medidas adequadas de proteo, de modo a evitar a poluio do solo, proliferao de insetos e contaminao das guas de superfcie ou do lenol fretico. Art. 82 - As instalaes de estbulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos congneres, devero ficar distncia mnima de 20m (vinte metros) dos limites de terrenos vizinhos e das faixas de domnio das estradas. 1 - Os estbulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos congneres, ficaro obrigados a adotar as medidas indicadas pela autoridade sanitria no que concerne proviso de gua, quando no beneficiados pelo sistema pblico de abastecimento. 2 Nos estbulos, cocheiras, granjas e estabelecimentos congneres, sero permitidos compartimentos habitveis, destinados aos tratadores dos animais, desde que fiquem completamente isolados e tenham instalaes sanitrias prprias. Art. 83 - Ser permitida em zona rural a existncia de pocilgas, desde que obedeam s seguintes condies: I - Estarem localizadas, no mnimo, a uma distncia de 20m (vinte metros) dos terrenos vizinhos e das faixas de domnio das estradas; II - Terem o piso impermeabilizado e, sempre que possvel, serem providas de gua corrente, e suas paredes impermeabilizadas at a altura mnima de 1m (um metro); III - Os resduos lquidos devero ser canalizados por meio de manilhas ligadas diretamente a uma fossa sptica, com poo absorvente para o efluente da mesma. Art. 84 - Ser permitida a existncia, em zona urbana, a critrio da autoridade sanitria, de criatrio de aves de uso exclusivamente domstico, com o mximo de 8 (oito) aves, situados fora da habitao e que no tragam inconvenientes ou incmodos vizinhana.

Вам также может понравиться