Вы находитесь на странице: 1из 130

TERAPIA CRNIOSSACRAL

http://www.terapiamanual.net

Definio
Surgida a partir das teorias da Osteopatia Craniana de Willian G. Sutherland, no incio do sculo passado, e foi sistematizada por John Upledger, na dcada de 70. um mtodo de avaliao e tratamento de um sistema fisiolgico corporal denominado sistema craniossacro composto pelas meninges e pelo lquido cefalorraquidiano que envolve e protege a medula e o encfalo. O sistema denominado craniossacro porque grande parte do acesso a ele feito atravs dos ossos do crnio, da cervical superior e do sacro para promover a autocorreo e a cura interna do corpo.
http://www.terapiamanual.net

Movimentos dos Ossos do Crnio


Antigamente ensinava-se que os ossos se movimentavam apenas na infncia e na fase adulta eles se fundiam solidamente. Meados de 1970, estudando crnios frescos, no sendo expostos a qumica alguma, demonstraram atravs de microscopia ptica e eletrnica existncia de vasos sanguneos, fibras nervosas, colgeno e fibras elsticas nas suturas cranianas. Sem evidncias de ossificao.

http://www.terapiamanual.net

Mobilidade dos Ossos do Crnio


Ossos do crnio juntamente com suas suturas tem uma mobilidade articular. Influncias dos ligamentos intracranianos fscias nesses movimentos.(equilibrar movimento do crnio) e o

Existncia primrio.

de

um

mecanismo

respiratrio

http://www.terapiamanual.net

Pesquisas recentes indicam entretanto que, mesmo em idade avanada, permanece um grau de mobilidade palpvel e mensurvel nas suturas cranianas. Como preceito bsico das teorias de manipulao craniana, existe um ritmo palpvel - o impulso rtmico craniano (IRC)

http://www.terapiamanual.net

Terapia Manual Craniana Historico


Teve inicio no sculo XIX com o pai da osteopatia Dr. A. T. Still, ele acreditava que o corpo seria um sistema auto-regulador e autocorretivo.
Em 1920 Dr. Sutherland fez auto experimentao e autocorreo que permitiriam melhorar o funcionamento global do corpo. Em 1970 o Dr. Upledger demonstraram com microscopia eletrnica que as suturas tinham vasos sanguneos, nervos e tecido conjuntivo.
Antenas nos parietais dos macacos que por ondas de radio observaram uma freqncia e amplitude de 6 a 12 ciclos/minuto. Thomas Adams PHD (Parietal Bone Mobility in the Anesthetized Cat) ritmo diferente das freqncias cardacas e respiratrias que varia em torno de 11ciclos/minuto. Wallace U.S., pulsao intracraniana a uma freqncia de 9 ciclos/minuto no crebro e nas membranas menngeas http://www.terapiamanual.net

Estudos histolgicos feitos em macacos adultos, dos quais foram retirados amostra de tecido sseo do crnio, no mostraram nenhuma evidncia de ossificao das suturas. Nas amostras estudadas, as suturas apresentavam cinco camadas distintas de clulas e fibras entre as bordas articulares dos ossos. A camada mais externa uma zona de tecido conjuntivo que transpassa a sutura, promovendo a ligao entre os ossos, mas permitindo algum movimento entre eles. A existncia de vasos sangneos e de fibras nervosas tambm eram evidentes. Embora no se saiba a funo das fibras nervosas, elas podem estar envolvidas no efeito fisiolgico da terapia craniana.
http://www.terapiamanual.net

Anos 70, o Dr. Jonh Upledger, cirurgia para remoo de placa de clcio na meninge, duramter, em uma vrtebra cervical, que existia uma pulsao da meninge. Esta movimentao no tinha sincronia com a freqncia respiratria e nem com a freqncia cardaca.

A partir deste episdio comeou a realizar pesquisas nesta rea, assim surgindo a Terapia Crniossacral.
http://www.terapiamanual.net

Qualquer interferncia na habilidade da membrana duramater em acomodar as diferenas de presso do lquor pode ser fonte de problemas no organismo. Realizando um trabalho de desbloqueio de restries, que so empecilhos ao funcionamento fisiolgico normal do organismo, para dissipar tenses ao longo de todo o corpo do paciente e melhorar o funcionamento do sistema nervoso central, a terapia Craniossacral complementa o processo natural de restabelecimento do estado de sade do organismo, permitindo tambm a manifestao de fatores emocionais que podem acompanhar os traumas fsicos. http://www.terapiamanual.net

Cadeia Crnio-sacral

SNA

http://www.terapiamanual.net

The Nervous System


is divided into Central nervous system Motor nerves that make up Somatic nervous system Autonomic nervous system which is divided into Sympathetic nervous system Parasympathetic nervous system Peripheral nervous system which consists of Sensory nerves

http://www.terapiamanual.net

Autonomic Nervous System

2 divisions:
Sympathetic
Fight or flight E division
Exercise, excitement, emergency, and embarrassment

Parasympathetic
Rest and digest D division
Digestion, defecation, and diuresis
http://www.terapiamanual.net

SN Autnomo
O sistema nervoso parassimptico tambm conhecido como sistema crnio-sacra, pois todo o SNP so os nervos cranianos e razes sacrais.

III, VII, IX, X par de nervo craniano

S2 a S4 razes sacrais

http://www.terapiamanual.net

DIFERENAS ANATMICAS E FUNCIONAIS ENTRE OS SISTEMAS SIMPTICO E PARASSIMPTICO

http://www.terapiamanual.net Imagem: LOPES, SNIA. Bio 2.So Paulo, Ed. Saraiva, 2002.

14

Vagus Nerves

Sensory, motor, or mixed? Only cranial nerves to extend beyond head and neck.
Fibers emerge from medulla, leave the skull, and course downwards into the thorax and abdomen.

Motor Functions:
Parasympathetic efferents to the heart, lungs, and abdominal organs.

Sensory Functions:
Input from thoracic and abdominal viscera; from baro- and chemoreceptors in the carotid sinus; from taste buds in posterior tongue and pharynx
http://www.terapiamanual.net

Cadeia Craniossacral
um sistema fisiolgico formado pelas meninges, ossos cranianos, o sacro e fludo crebro-espinhal (LCR), que protege e faz a nutrio do crebro e medula. Constituda principalmente pela: Dura-mter espinhal liga o forame magno at o sacro Foice do crebro Sagital e antero-posterior Tenda do cerebelo - Transversal Sacro tem um movimento involuntrio produzido pela ligao direta occipito-sacro transmitido pelos tecidos moles.(Duramter)
http://www.terapiamanual.net

Sistema crnio-sacra
Trata-se de um sistema hidrulico semi fechado contido dentro de uma membrana impermevel, que envolve o crebro e a medula espinhal.

Importante a presena de um fludo: Fludo Cerebroespinhal (FCS).


Mantm este ambiente fisiolgico, onde o encfalo e medula se desenvolvem, habitam e funcionam. Causa alteraes de presses.
http://www.terapiamanual.net

A menngea conecta-se a vrios pontos do canal medular. constituda de um sistema de membranas verticais formadas pelas foices cerebral e cerebelar que descem para formar um circulo denso e firme ao redor do forame magno.
Parte horizontal - folhetos laterais, foices cerebrais superiores e das foices cerebelares inferiormente, - tendo do crebro e do cerebelo. O LER esta na dura-mter, espao subaracnideo e produzido dentro do sistema ventricular do crebro. Sua produo e controlada por uma bomba interna receptores de volume e presso
http://www.terapiamanual.net

Tubo dural
Fixa-se: no anel ao redor do forame magno; na segunda e terceira vrtebras cervicais segunda vrtebra do sacro mistura com outras meninges para sair do sacro e se torna peristeo do cccix.

http://www.terapiamanual.net

Palpao do RCS no occipital e sacro

Palpao do RCS no ombro

Ausculta do crnio
http://www.terapiamanual.net

IRC
Mecanismo involuntrio Conhecido tambm como MRP Usado como craniana meio de avaliao

Movimento independente da respirao torcica e pulsao cardaca


http://www.terapiamanual.net

Movimento Respiratrio Primrio


Possui dois tempos de movimento dos ossos do crnio: (flexo e extenso craniana);

Produz-se ciclicamente de 6 a 12 vezes por minuto; responsvel pela micromobilidade de cada uma das clulas do corpo humano, o ciclo da expanso/contrao celular.
http://www.terapiamanual.net

Hipteses

Crebro pulstil, LCR (Sutherland, 1939) Impulsos cerebrais, aumentam a atividade das clulas individuais levando a um padro rtmico, movimentando o LCR e movendo o delicado mecanismo craniano articulado.(Frymann, 1971) Influncias das taxas cardiovasculares e ritmos respiratrios.(Norton,1991)
http://www.terapiamanual.net

Hipteses
os ossos do crnio esto conectados por articulaes moveis as quais esto ligadas s menngeas.

Produo de LCR.(Upledger, 1983), que h um movimento rtmico da duramter subjacente causada pela produo e reabsoro do LER e transmitidos aos ossos.

http://www.terapiamanual.net

Liquido cefalorraquidiano
Serve como meio de difuso de clulas de defesa imunolgica e de nutrir o epndima e estruturas periventriculares. A produo do lquor em uma extremidade e sua absoro em outra suficiente para determinar sua movimentao, que bastante lenta. Outro fator que pode influenciar a circulao do lquor a pulsao das artrias intracranianas que, a cada sstole, aumenta a presso liqurica, possivelmente contribuindo para empurrar o lquido para as granulaes aracnideas. A presso do lquido regulada pela sua absoro atravs das vilosidades aracnideas. Por um lado, a formao de lquor constante, por outro, as vilosidades funcionam como vlvulas que permitem o fluxo do lquido para o sangue venoso dos seios e impedem que o sangue flua de volta em direo oposta.
http://www.terapiamanual.net

Lquido Cfalo-raquidiano(LCRFludo crebro-espinhal)


Funes:- remover metablitos, transporte de nutrientes para o crebro e medula, regulao das funes cerebrais dos neurotransmissores e efeitos endcrinos, e tambm de proteo do crebro contra choques. Os hormnios do hipotlamo so secretados e transportados no LCR.

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Provas cientficas da mobilidade do crnio


Investigaes de J. C. Herniou (Universidad de Compiegne 1986) Estudos de Adams (Michigan University 1992) Estudos de Tamboise (Paris 1985) Lewandoski & Drasby & Zanakis (Nova York) Estudos de Retzlaff (Michigan 1976) Estudos de Upledger & Verdevoogd (1983) Estudos de Kostopolus (1992) Estudos de Norton (Inglaterra 1991) Estudos de Lecoq (1980)
http://www.terapiamanual.net

Memria Tecidual
CORRECTION HOMO CAUSALE AGRESSIONS

tiologie

Quitter
SUITE

http://www.terapiamanual.net

Memria tecidual
O conceito de memria tecidual afirma que as clulas do corpo possuem a capacidade de reter memrias do evento traumtico, incluindo o ambiente emocional no momento do trauma. Pesquisadores da Austrlia em um artigo na Nature confirmaram que a membrana das clulas um homologo de um chip de computador. O Ncleo apenas um disco de memria. Remover o disco no afeta o trabalho da protena celular porque as informaes j foram baixadas
http://www.terapiamanual.net

Aonde esta localizada a memria da clula?

Os genes no podem pr programas uma clula ou a vida dos organismos porque a sobrevivncia das clulas dependem de sua habilidade de se ajustar dinamicamente as variaes do ambiente.

http://www.terapiamanual.net

Crebro

Corpo

Corpo

Hormnio

Psicoemocional
http://www.terapiamanual.net

Memria no corpo
Descobertas recentes apoiam a teoria de que as lembranas so armazenadas no corpo todo, no somente no crebro. ( Kandel, R., Eric., In Search of memory : The Emergence of a New Science od Mind 2006 Pesquisadores provaram de maneira irrefutvel que, mente e corpo so UM Assim se pensa negativo voc constri um crebro muito diferente. Quando um peptdeo ou outro ligand inunda um receptor, modifica a membrana da clula que afeta a probabilidade de um impulso eltrico viajar atravs dela. Assim aprendemos no so com o crebro mas com o corpo tambm.

http://www.terapiamanual.net

Memria no corpo
Uma vez que os receptores recebem um sinal, a informao transferida para o interior da clula, onde minsculos motores entram em ao e iniciam processos-chave. Orientando a diviso celular e seu crescimento, a migrao das clulas para atacar inimigos e fazer reparo, e o metabolismo das clulas para conservar ou gastar energia.
As molculas da emoo no esto so no sistema lmbico mas tambm em todo o corpo , se ligando e se comunicando com todos os sistemas como o sistema endcrino, digestivo e reprodutivo. A maneira como voc sente e pensa pode afetar o movimento a diviso e outras atividades celular, aumentando os ligand e fechando ou abrindo maiores ou menores nmeros de receptores na membrana.
http://www.terapiamanual.net

O resultado disto que no corpo os receptores so alvos molculas dinmicos, que modulam nossa fisiologia em repostas a nossa experincia. As emoes influenciam as molculas que por sua vez afetam a maneira como sentimos.
Um exemplo que os receptores aumentam e diminuem em numero e em sensibilidade, dependendo da frequncia em que so ocupados. Ele tambm influencia o disparo de neurnios no crebro, determinando o caminho da ativao das clulas cerebrais afetando a maneira de pensar
http://www.terapiamanual.net

Ondas Cerebrais
A interao entre a conscincia /ondas cerebrais,clulas corporais,rgos e sistemas ; os sintomas de enfermidades na vida corporal so o reflexo dos quatro ritmos cerebrais. Parece que cada mudana nas clulas, rgos e sistemas precedido por um transtorno no controle dos 5 ritmos cerebrais.

http://www.terapiamanual.net

5 estados de conscincia diferentes


Atividade Frequncia Estado Cerebral delta 0.5-4 Hz sono/inconsciente teta 4-8 Hz imaginao alfa 8-12 Hz conscincia calma beta 12-35 Hz conscincia enfocada gama >35 Hz rendimento/pico

http://www.terapiamanual.net

Distrbios de Sono
imprescindvel ritmo noturno entre TETA e DELTA.

Entre as fases de sonho e sonho profundo ; estas pessoas que possuem fadiga excessiva e exames laboratoriais alterados com principalmente desmotivao e excesso de fadiga matinal provavelmente estas fases do sono estejam alteradas ou reduzidas .

http://www.terapiamanual.net

A atividade predominante do crebro durante os primeiros 2 anos de vida e delta, a frequncia. Em um crebro adulto, delta est associada com o dormir e o inconsciente.

Entre os dois e seis anos de idade, a atividade do crebro se eleva basicamente na frequncia teta. Esta associada com os estados de sonho e imaginao. As crianas passam a mesclar mais o mundo imaginrio e o mundo real. Aps os seis anos a conscincia associa com a atividade alfa que um estado predominante do crebro. aos dose anos o crebro expressa todos as frequncias, enquanto sua atividade principal esta em estado beta de conscincia.

http://www.terapiamanual.net

A atividade predominante delta e teta nas crianas com menos de 6 anos significa que seus crebros esto operando a nvel sub consciente. as frequncias delta e teta definem um estado conhecido como hipnologico. O mesmo estado que os hipnologos usam para colocar nuvens diretamente na mente subconsciente. O estresse dispara um gatilho hormonal no crebro e substancias como cortisol e adrenalina so liberadas preparando o corpo para a guerra, mantendo em estado de viglia. Isto de forma continua diminui a capacidade de suportar a dor e o enfraquecimento do sistema imunolgico. (Dr. Pedro S. Neurologista do hospital das clinicas de porto Alegre e coordenador do comit de dor da sociedade europia de neurologia)
http://www.terapiamanual.net

Consciente e subconsciente
O poder da mente subconsciente se baseia na sua habilidade de processar uma quantidade massiva de informao, adquiridas das experincias de aprendizagem diretas e indiretas, a uma velocidade de 40 milhes de impulsos nervosos por segundo. Contrariamente o cortes pr frontal e a mente consciente processa 40 impulsos por segundo.

http://www.terapiamanual.net

Imagine que uma criana de 5 anos de idade e fazendo um birra gerada por um desejo de ter um jogo em particular. Tentando parar a situao o seu pai grita "voc no merece nada). Agora j adulto e em sua mente consciente de si mesma esta considerando uma ideia de tens as qualidade e o poder de assumir uma posio de liderana em seu trabalho.

Enquanto estas tendo esta ideia positiva em sua mente consciente de si mesma, todos os seus comportamentos esto atuando automaticamente para uma programa que esto na poderosa mente do subconsciente.

http://www.terapiamanual.net

Como seus programas fundamentais de conduta so aqueles derivados de teus anos de formao, a adversidade de teu pai que disse que "voc no merece nada" pode se converter na direo automtica de seu mente subconsciente.

E enquanto tens pensamentos maravilhosos de seu futuro positivo e no estas prestando ateno, tua mente subconsciente automaticamente se dedica a criar uma conduta auto sabotadora para assegurar que a tua realidade coincida com seu programa de "No merecer"
http://www.terapiamanual.net

O estresse pode ser externo ou interno. Influencias culturais, EX: me desnaturada que a pessoa no desgosta pelo fato de ser me (cultural), namorar algum devendo ficar com outra e etc. Nem sempre temos conscincia de nossos conflitos, ex: ter a sua afetividade abalada (inconsciente, dormente, calado) pode causar um grande sofrimento e ansiedade podendo gerar sndrome do pnico, fobia e etc.

http://www.terapiamanual.net

51% dos pacientes com fibromialgia sofrem de transtorno psiquitrico com solida base depressiva. Parece haver um vinculo bioqumico entre a fibromilagia e a regulao de substancias do SNC como a serotonina e a noradrenalina (envolvidos na depresso) ou alterao do sono REM e tambm uma hiperfuno da glndula supra renais

http://www.terapiamanual.net

As emoes atuam diretamente no eixo hipotlamohipofisario (psiconeuroendocrino) que mantm a homeostasia. O hipotlamo e o SNA pelo SNAP auxiliam a adaptao do organismo e a manuteno da homeostasia. Um estressor prolongado atual pelo SNAS e pela hipfise. Dois hormnios so vitais para a resposta ao estresse: a epinefrina e a norepinefrina liberados pelo SNS e os glicocorticides produzido pela glndula adrenal atuando de forma similar a epinefrina so que de maneira mais demorada.

http://www.terapiamanual.net

Os glicocorticides ajudam a preparar voc para o prximo estressor, assim estados psicolgicos antecipatrios estimulam a sua produo. Fmeas grvidas durante um perodo de fome o feto aprende que no existe muita comida la fora sendo melhor estocar, mudando seu metabolismo que fica com um novo programa metablico retendo sempre o maximo possvel e mesmo em uma idade avanada ele estar sujeito a desenvolver hipertenso, obesidade, diabetes e doenas cardiovasculares, senso estes estressores de comida ou no, sendo maiores em pr maturos. Os fetos so capazes de monitorar os sinais de stress da mo pelo nvel de glicocorticides presente na circulao fetal.
http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

A Biologia de defesa da comunidade


Na presena de situaes de ameaa ou estresse no ambiente a funo do SN alertar a comunidade celular . 1. Eixo HPA ( hipotlamo-pituitrio-adrenal) 2. Sistema Imunologico

http://www.terapiamanual.net

A Biologia de defesa da comunidade


1) Eixo HPA ( hipotlamo-pituitrio-adrenal) , quando no existe ameaas no ambiente , ele permanece inativo e o crecimento constante. 1) Mas quando o hipotlamo capta ameaas no ambiente, aciona imediatamente o eixo enviando sinal a glndula pituitria (responsvel pela organizao dos 50 trilhes de clulas da comunidade), para manter a segurana do sistema e lidar com as ameaas que surgem.

http://www.terapiamanual.net

A Biologia de defesa da comunidade


Assim como a protena receptora, o hipotlamo recebe e reconhece os sinais do ambiente, e a funo da pituitria se assemelha da protena executora, colocando os orgos do corpo em ao.

Como resposta s ameaas do ambiente, a pituitria envia um sinal s glandulas endcrinas para que elas acionem e coordenem a reao de luta e fuga do corpo.

http://www.terapiamanual.net

A Biologia de defesa da comunidade


2) Sistema de proteo do corpo o sistema Imunitrio , que protege o organismo das ameaas que surgem sob a pele como as causadas por bactrias e vrus.

http://www.terapiamanual.net

Sistemas Endcrino e Imunolgico


Mas porque o sistema endcrino inibe o sistema imunolgico ? Ex: frica atacado por infeco bacteriana levando a diarria , houve de repente um rugido de um leo . Seu crebro tem que tomar uma rpida deciso sobre qual deciso deve ser priorizada.

http://www.terapiamanual.net

Sistemas Endcrino e Imunolgico


No vai adiantar reagir s bactrias se o leo acabar devorando vo . Ento o corpo interrompe a luta contra as bactrias e utiliza a energia para a fuga.

Mas o HPA tem consequncias: interfere em nossa capacidade de combater doenas.

http://www.terapiamanual.net

Sistema HPA
Somos constantemente perturbados por uma srie de problemas no resolvidos em nossa rotina, em nosso trabalho e em nossa comunidade global. No so situaes que ameaam diretamente nossa sobrevivncia, mas que ativam o eixo HPA e resultam em nveis crnicos e elevados de hormnios de estresse.

http://www.terapiamanual.net

Sistema HPA
Mas como no estamos em competio esportiva, o estresse de toda a presso, medo e preocupao no liberado . A maioria das doenas humanas est relacionada ao estresse crnico ( Segerstrom e Miller,2004; Kopp e Rthelyi,2004; McEwen e Lasky,2002; McEwen e Seeman,1999).

http://www.terapiamanual.net

Sistema HPA
Pesquisadores associam a inibio do crescimento neural pelos hormnios de estresse depresso. Em pacientes com depresso crnica, o hipocampo e o crtex pr-frontal, o centro do raciocnio, encontra-se fisicamente retrado .( Holden,2003 )

http://www.terapiamanual.net

Estgios de desenvolvimento e atividade cerebral


O ambiente humano e a convivncia social exigem e causam mudanas to rpidas que no adiantaria transmitir comportamentos culturais por meio de instintos geneticamente programados.
As crianas pequenas observam o ambiente e absorvem a sabedoria do mundo, fornecida por seus pais, diretamente em seu sistema de memria subconsciente. Como resultado passam a ter os mesmos comportamentos e crenas deles .
http://www.terapiamanual.net

Estgios de desenvolvimento e atividade cerebral


Com sistema to preciso, imagine as consequncia para uma criana que ouve dos Pais frases do tipo criana idiota, vo no merece ganhar estas coisas , no serve para nada , No devia ter nascido, um fraco. Quando Pais descuidados ou que no gostam de seus filhos transmitem a eles esse tipo de mensagens, nem sempre tm conscincia de que as informaes so armazenadas na mente subconsciente das crianas como fatos reais .

http://www.terapiamanual.net

A BIOLOGIA DA CRENA
Quando se trata de habilidade de processamento neurolgico, a mente subconsciente milhes de vezes mais forte que a mente consciente. Se os desejos da mente consciente entrarem em conflito com os programas subconscientes, qual lado voc acredita que vencer?
http://www.terapiamanual.net

A BIOLOGIA DA CRENA
A medida que nosso crebro vai aprendendo e incorporando informaes no nosso banco de dados, vamos desenvolvendo nossas crenas e so as crenas que controlam nossa biologia. Como exemplo temos o Efeito Placebo e o efeito Nocebo.

http://www.terapiamanual.net

Stress de ao se converte em stress de conflito

Sintomas de sobrecarga Hipertenso arterial, hemograma alterado ( gorduras, transaminases VB , cido rico, glicemia , etc.. ) Fadiga intensa e principalmente matinal mesmo relatando dormir de 8 10 horas durante a noite . *** Possivelmente estas pessoas no dormem ritmicamente .

http://www.terapiamanual.net

Caso clnico
Mariana A. 27 anos

Fadiga importante Vmitos/nuseas Diarria Insnia Dor de cabea (enxaqueca) Flatulncia Irritabilidade Fotofobia

Ficou internada 3 dias fazendo exames, no conclusivos 1 Hiptese diagnstica: virose 2 Hiptese diagnstica: problemas intestinais (parasitas, infeco,etc.) - tomou medicamentos, mas no resolveu
http://www.terapiamanual.net

MCE (antes do tratamento)

Fgado congestionado, excesso de quilomicrons , agregaes plaquetrias evidentes, excesso de acar no metabolizado, anisocitose.

Exame realizado por Bruno Zylbergeld


http://www.terapiamanual.net

Tratamento
Interveno espiritual, com uma orao. Indicao de protocolo para mudana de padro energtico na rea espiritual.

http://www.terapiamanual.net

MCE (20 minutos aps o tratamento)

Melhora evidente do sangue, ausncia de linkage, ausncia de agregaes plaquetrias, diminuio da anisocitose.

Exame realizado por Bruno Zylbergeld

http://www.terapiamanual.net

Febre
A febre sempre existiu , acompanhando diversas doenas, como mecanismo de defesa do organismo. Com o aumento de temperatura corprea, nosso sistema imunolgico tem a possibilidade de agir mais rpida e com maior eficcia .

http://www.terapiamanual.net

Febre
A produo e a ativao de diversas substncia e clulas de defesa aumentam , na febre,o que facilita a resoluo da inflamao. Sabe-se, de longa data, que durante a febre o organismo humano consegue produzir mais anticorpos contra virus e bactrias .

http://www.terapiamanual.net

Febre
O aumento de apenas de 1 grau c na temperatura corprea consegue diminuir 2 vezes a multiplicao vial. No caso do resfriado, por exemplo, o vrus se reproduz muito bem a 35 graus centgrados , j a 38 graus centigrados se reproduz pouco e aos 40 graus o.C no se reproduz. O pior seria resfriar o corpo com uso de antitrmicos .

http://www.terapiamanual.net

Febre
Aps cada episdio de febre, o sistema imunolgico, expresso de nossa individualidade, torna-se mais preparado para enfrentar as agresses extrenas, e a criana como ser nico, ganha uma batalha e conquista seu novo espao .

http://www.terapiamanual.net

Toque
Estimulo em um processo perifrico nos nervos aferentes primrios distribudos na derme e epiderme determinando qualidade, intensidade, durao e localidade. Vai para a poro dorsal da espinha, ascendendo ate o talamus na sua regio posterior e ventral passando na regio posterocentral do girus e parietal do coxtex. Do girus so mapeados em varias regies somato sensoriais do crtex, em seguida este estmulos so modificados e distribudos atravs de uma larga rede interligada de conexes neurais envolvendo o parietal, occipital, temporal e os lobos frontais, nesta rede que os estmulos do toque se juntam com os outros estmulos da audio, faro e viso. Estas percepes so coloridas pela interao do influente sistema emocional

http://www.terapiamanual.net

Um sistema adicional no mielinizado surge de fibras de terminaes nervosas provendo entradas atravs do tlamo ate o crtex. Este sistema tardiu objetiva a poro insular do cortex em uma regio que representa uma extenso do cortex somato sensorial na fissura lateral. Estas pequena fibra so postuladas para jogar cargas significantes em modulao as respostas do nosso corpo ao toque e que influenciado pelo SNA. Estas entradas tambm aparecem para influenciar nosso estado emocional que uma projeo da orbita pr frontal e do giro singular anterior. Esta regio do nosso crebro e determinada por muito como o sistema lmbico que se acredita ser um forte regulador de nossas emoes. Atividade na orbita do cortex pr frontal afeta o reforo de um forte sistema que argumenta a nossa impresso positiva ou negativa do nosso estmulos tctil.
http://www.terapiamanual.net

A BIOLOGIA DA CRENA
nossa a opo de usar uma lente que v o mundo colorido, belo, harmnico ou o contrrio. E esta viso que vai atrair sua realidade. Como dizia Gandhi: Suas crenas se tornam seus pensamentos Seus pensamentos se tornam suas palavras Suas palavras se tornam suas aes Suas aes se tornam seus hbitos Seus hbitos se tornam seus valores Seus valores se tornam o seu destino
http://www.terapiamanual.net

A BIOLOGIA DA CRENA
Faz toda a diferena sermos concebidos com amor, com pressa ou com dio e se a nossa me realmente queria engravidar... os melhores pais, so aqueles que vivem em um ambiente calmo e estvel, sem vcios e tm um bom relacionamento com a famlia e com os amigos. (Verny Weintraub, 2002).

http://www.terapiamanual.net

Bibliografia
Conexo mente corpo, espirito - Candance Pert Bruce H. Lipton - A Biologia da Crena Da emoo a leso: um guia de medicina psicossomtico Porque as zebras no tem ulceras - Robert M Sapolsky Foundations of osteopatihic medicine, 3 ed, anthony G. Chila Fisioterapia corpo e mentel, Afonso S.

http://www.terapiamanual.net

Frontal

Ossos do Crnio

Parietal
Esfenide

Temporal
Zigomtico

Maxila
Mandibula

Etimide
Nasais
http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Palpao das Suturas


Lambdide Coronal Frontozigomtica Zigomaticomaxilar

Temporozigomtica
Parietotemporal Occipitotemporal Esfenotemporal Esfenofrontal
http://www.terapiamanual.net

As suturas cranianas podem ser classificadas como:


denteada, serreada, escamosa, esquindilese, lumbosa plana.

http://www.terapiamanual.net

Suturas Vista Superior

Coronal

Sagital
Lambdide

http://www.terapiamanual.net

Vdeo craniana

http://www.terapiamanual.net

Suturas
A biomechanical classification of suture types: Case 1: Direct transfer of compressive forces, e.g. bregma, SBS, occipito-temporal sutures. Case 2: One bone (usually B is external to A) requires freedom to expand, e.g. lateral parietal expanding away from frontal. Case 3: A sublaps and applies force to B, e.g. parietal expands temporal squama. Case 4: Sliding surface (e.g. parieto-temporal suture. Case 5: Point of inversion/rotation, e.g. _25mm lateral to the bregma.
http://www.terapiamanual.net

Articulao Esfeno-Basilar
Principal corpo. articulao do

Base do crnio, sustenta todo o crebro, Inseres das membranas, glndulas, vasos, nervos. Se encontra corides. os plexos

Contato com todos os ossos do crnio, controla a flx/ext RCS.


http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Todos os ossos do crnio se movem como uma roda dentada. A sincondrose esfenobasilar sobe, fazendo uma ascenso da cela turca juntamente com a hipfise.

http://www.terapiamanual.net

Meninges
Trs membranas conjuntivas denominadas meninges envolvem o sistema nervoso central, fornecendo proteo para o encfalo e a medula espinhal. Da parte externa para a interna apresentam-se a dura-mater, a aracnide e a pia-mater. A camada mais externa possui estreita relao com os ossos da caixa craniana. No espao entre a aracnide e a piamater,o espao subaracnideo, circula o lquido cefalorraquidiano, ou lquor.

http://www.terapiamanual.net

Dura Mater
Insere-se
parietais temporais frontal occipital Esfenide Etmide

A foice cerebral, tenda cerebelar e a foice do cerebelo representam a dura mater dentro do crebro.
http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

A flexo crnio-sacra
O movimento ativo Ossos pares fazem a rot.externa Esfenobasilar se abre superiormente Movimento sentido ser de rotao externa A o enchimento da duramater com o fludo Os movimentos ocorrem durante uma contagem lenta. Na flexo de 1; 2; 3, havendo uma pausa entre a flx e a ext, a ocorre a extenso na contagem de 1; 2; 3
http://www.terapiamanual.net

A sincondrose esfeno-basilar sobe, fazendo uma ascenso da cela turca juntamente com a hipfise.
O crnio diminui seu dimetro AP e aumenta seu dimetro lateral. Ocorre produo de LCR e um preenchimento dos ventrculos cerebrais.
http://www.terapiamanual.net

FLEXO CRNIO-SACRA

http://www.terapiamanual.net

Movimentos dos ossos cranianos


Occipital inferior a abertura dos cdilos; Temporal roda anterior e externamente; Parietais Abre lateralmente e roda externo; Frontal anteriormente face inferior e posteriormente face superior; Esfenide as asas maiores anterior e inferior; Mandbula posterior; Maxila Antero-inferior; Zigomtico roda externo e anteriormente; Palatos abrem-se; Etmide anteriormente.
http://www.terapiamanual.net

A Extenso Crnio-sacra
Na extenso ocorre a volta desse movimento.
A alternncia da fle/ext craniana realiza um bombeamento que facilita a drenagem artrio venosa intracraniana, a irrigao dos elementos nervosos, a produo e difuso do LCR e de suas propriedades, assim como a funo hipofisria. Ou seja, o bom funcionamento desta cadeia se traduz em homeostasia.
http://www.terapiamanual.net

O movimento passivo Ossos pares fazem rot interna Esfenobasilar se fecha Cabea se estreita no sentido latero lateral

O movimento sentido em todo o corpo ser de uma rotao interna


Esvaziamento do fludo da duramater.
http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Flexo/Extenso Crnio-sacra

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Mobilidade Durante O MRP


No movimento de flexo a cabea expande-se.

No movimento de extenso a cabea estreita-se


http://www.terapiamanual.net

Diafragmas
A maioria dos planos fasciais do corpo humano esto orientados em sentido longitudinal. O deslizamento, a sua mobilidade, mais aparente no sentido longitudinal do que no transverso. Existem anatomicamente, no entanto, divises estruturais especficas que atuam como reas de restrio funcional ao deslizamento natural longitudinal. Estas divises esto localizadas onde o tecido conjuntivo possui orientao transversa em relao ao corpo. Estes cortes transversais so denominados diafragmas e podem impedir o deslizamento longitudinal livre das lminas fasciais. Os principais diafragmas so o Plvico, Respiratrio, Torcico e Base do Crnio

http://www.terapiamanual.net

DIAFRAGMAS Fascia
Sentido longitudinal das fibras em maior parte do corpo.
Em determinadas regies se encontram em sentido transversal, agindo como apoio para o corpo, tambm chamado de Diafragmas.
Plvico Respiratrio Abertura do trax Hide Base do Crnio
http://www.terapiamanual.net

Impacto das restries ao fluxo craniossacral


Pode ser afetado por trauma direto desde corte arranho o fratura do coxis ou indireto como postura e DORT. Fascia - planos fascias horizontais A fascia esta conectada ao sistema menngeo nas bainhas durais, e a partir da uma restrio pode bloquear os sistema craniossacral pelo fato da fascia ter uma grande distribuio.

http://www.terapiamanual.net

Esquema Traumtico

Trauma

Inflamao

Depsito de Restrio Tecido Fibroso Mobilidade M Funo

Sintomas
http://www.terapiamanual.net

Indicaes
Mau funcionamento do sistema nervoso (SNC e SNP); Stress emocional; Distrbios do sono; Depresso e depresso ps-parto; Fadiga crnica; Fibromialgias e desordens do tecido conectivo (fscias); Desordem do dficit de ateno; Autismo, Paralisia, Dislexia; Sinusite, Rinites; Disfunes da ORL; Enxaquecas, cefalias,
http://www.terapiamanual.net

Dores na cervical, torcica, lombar e sacro; Clicas menstruais Disfunes da ATM; Disfunes Uroginecolgicas; Disfunes visuais; Artrites; Hiperatividade; Dificuldade de coordenao motora; Melhora do sistema imunolgico; Gestantes; Recm-nascidos.
http://www.terapiamanual.net

Precaues e Contraindicaes
Hipotenso; Bradicardias; Whiplash recentes; Estados depressivos avanados; Fraturas recentes do crnio; Tumores cranianos; Crises de asmas; AVEs recentes.
http://www.terapiamanual.net

Protocolo dos 10 Passos.


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Ponto de quietude (CV4, sacro,ps) Diafragmas Todos Descompresso L5-S1 Tubo dural Balano/deslize Elevao Frontal Elevao parietais Compresso e descompresso esfenobasilar Tcnicas temporais ( Oscilaes, rotacional, orelhas) 9. Compresso e descompreso da ATM 10. CV4- ponto de quietude
http://www.terapiamanual.net

O que observar?
Deve-se observar a SQAF do ritmo Crnio-Sacra, que :
S- simetria avalia a igualdade entre a Flx/Ext Q- qualidade verificar e suavidade do movimento A- amplitude a medida em que o corpo move-se F- frequncia quantos ciclos ocorrem em 1 minuto

http://www.terapiamanual.net

Avaliao
Anamnese; Observao do crnio; Escuta craniana; Cinesiologia aplicada;

http://www.terapiamanual.net

Tratamento:
O objetivo do tratamento equilibrar toda a cadeia crnio sacral para promover a homeostasia. Para isso devemos: Devolver a mobilidade dos ossos do crnio, do sacro, liberar a dura-mter e tratar as cervicais altas.

http://www.terapiamanual.net

Tcnicas:
Estruturais (martelo, thrust, etc.); Funcionais (Jones); Tcnicas de Sutherland; Uppleger

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Liberao do 4o Ventrculo

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Liberao do diafragma
plvico Liberao do diafragma Respiratorio

http://www.terapiamanual.net

Liberao do diafragma craniano

Liberao do diafragma cervico-torcico

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

Liberao dos Parietais

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

http://www.terapiamanual.net

ATM

http://www.terapiamanual.net

128

Bibliografia
1 - Fisioterapia e reabilitao: tcnicas complementares; Carol M. Davis, Ed Guanabara Koogan, 2006.
2 Teoria e Pratica da Manipulao Craniana, abordagem em tecidos sseos e mole; Leon Chaitow; Ed. Manole, 2001. 3 Atlas of Manipulative Techniques for the cranium & face; Alain Gehin; 2 ed. 1981; Ed. Eastland Press Seattle 4 An Introduction to Craniosacral Therapy, Anatomy, function and treatment Don Cohen. D.C.; Ed. North Atlantic Books Berkeley, California 1995 5 Lsteopathie Cranienne; Leopold Busquet; 3 ed.- 1996; Ed. Frison-Roche 6 Terapia Cranio Sacral. John E. Upled & Jon D. Veredegoodv

http://www.terapiamanual.net

OBRIGADO

Marcelorodriguesm@hotmail.com
http://www.terapiamanual.net

Вам также может понравиться