Вы находитесь на странице: 1из 54

Professora Luciana Scognamiglio de Oliveira luscog@uninove.

br

ALUNO: RA:

2 SEMESTRE DE 2007

1.O PROCESSO DA ESCRITA muito comum estudantes e profissionais sentirem certa dificuldade na produo de textos. Esse problema se deve, na maioria das vezes, falta do hbito de leitura, de treino e tambm de tcnica. Aprender a escrever aprender a pensar. No possvel escrever sem que se tenha o que dizer e sem que se possa organizar o pensamento. Portanto, necessrio observar os fatos, analis-los, criar idias sobre eles, ou seja, pensar. Como falantes, somos produtores dirios de comunicao e, na vida profissional, cada vez mais se faz necessrio dominar tcnicas de produo de textos tanto orais como escritos. Em funo disso, preciso conhecer os modos fundamentais de redao: narrao, descrio e dissertao.

2. TRABALHANDO O TEXTO - DISSERTAO Dissertar exercer nossa conscincia crtica, questionar um tema, debater um ponto de vista, desenvolver argumentos. Existem dois tipos de dissertao: o texto dissertativo expositivo e o dissertativo argumentativo. O primeiro tem como objetivo primordial expor uma tese, analisar e interpretar idias e pode ser identificado como demonstrativo: no se dirige a um interlocutor definido e se constitui de provas as mais impessoais possveis. Na dissertao argumentativa texto argumentativo, alm do interlocutor no definido e da utilizao de provas impessoais, tentamos, explicitamente, formar a opinio do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razo est conosco. Para a argumentao ser eficaz, os argumentos devem possuir consistncia de raciocnio e de provas. O raciocnio consistente aquele que se apia nos princpios da lgica, que no se perde em especulaes vs, no bate-boca estril. As provas, por sua vez, servem para reforar os argumentos. Os tipos mais comuns de provas so: os fatos exemplos, os dados estatsticos e o testemunho. A estrutura dos dois tipos de composio a mesma: introduo, desenvolvimento e concluso. 2.1 ASSUNTO, TEMA, RECORTE, TESE, TTULO Para alcanar um bom texto, necessrio relembrar alguns pontos fundamentais que favorecem a organizao daquilo que se pretende comunicar.

Observe: Assunto algo amplo, genrico. Tema o assunto j delimitado. Recorte o que interessa ao autor discutir no texto. Tese o ponto de vista a ser defendido sobre um determinado tema. Ttulo o nome dado ao texto, visa a atrair o leitor para a leitura do texto, fazendo referncia ao tema abordado. Veja, agora, alguns exemplos:

1. Assunto: Centros urbanos.


Tema: O desenvolvimento dos grandes centros urbanos. Recorte: A violncia em So Paulo. Tese: A cidade de So Paulo enfrenta srios problemas em relao segurana da populao. Ttulo: O desenvolvimento urbano e violncia.

2. Assunto: Tecnologia.
Tema: O avano tecnolgico no sculo 21. Recorte: Os meios de comunicao e as relaes sociais. Tese: Na era da comunicao, o homem contemporneo encontra-se cada vez mais sozinho. Ttulo: O paradoxo da era da comunicao. Outro aspecto que merece ser lembrado a estrutura do pargrafo: introduo, desenvolvimento e concluso. Em relao ao contedo do pargrafo vale lembrar: Se o texto um conjunto de idias associadas, cada pargrafo em princpio, pelo menos deve corresponder a cada uma dessas idias(...) (Garcia 2003). Desse modo, cria-se um pargrafo para cada aspecto a ser discutido no texto. Alm disso, a construo do tpico frasal idia ncleo do pargrafo auxilia na construo do pargrafo e, conseqentemente, do texto claro e coeso. 2.2. O PLANEJAMENTO DO TEXTO I Uma possibilidade de planejamento de texto a utilizao da tcnica do POR QU? Considere a seguinte estrutura textual:

INTRODUO: Tese + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 DESENVOLVIMENTO: argumento 1 argumento 2 argumento 3

CONCLUSO: Expresso inicial + reafirmao do tema + observao final


Vejamos, agora, os passos para esse tipo de planejamento textual. Tese: O MUNDO CAMINHA PARA A PRPRIA DESTRUIO Pergunta-se: Por que O MUNDO CAMINHA PARA A PRPRIA DESTRUIO? Responde-se: (argumento 1) tem havido inmeros conflitos internacionais.

necessrio que se considerem argumentos (argumento 2) o meio ambiente encontra-se ameaado srio dados, acerca dos quais se possa oferecer por exemplos, ou seja, sobre os quais se possa e saiba discorrer. desequilbrio ecolgico.
(argumento 3) permanece o perigo de uma catstrofe nuclear. Conclui-se: Expresso inicial + retomada do tema + sugesto ou possibilidade (previso) de soluo do problema. Com esse esquema preparado, basta desenvolver as idias selecionadas, articulando os pargrafos de maneira clara e lgica. E, por fim, escolher um ttulo atraente que faa referncia ao tema abordado no texto. Observe como isso pode dar um excelente resultado: Destruio: a ameaa constante

O mundo caminha atualmente para a sua prpria destruio, pois tem havido inmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico e, alm do mais, permanece o perigo de uma catstrofe nuclear. Nestas ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos inmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria que provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos que, envolvendo as grandes potncias internacionais, poderiam conduzir-nos a um confronto mundial de propores incalculveis. Outra ameaa constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em um local inabitvel... Alm disso, enfrentamos srio perigo relativo utilizao da energia atmica. Quer pelos acidentes que j ocorreram e podem acontecer novamente nas usinas nucleares, quer por um eventual confronto em uma guerra mundial, dificilmente poderamos sobreviver diante do poder avassalador desses sofisticados armamentos. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso prprio extermnio. desejo de todos ns que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas foras destrutivas, para podermos sobreviver s adversidades e construir um mundo que, por ser pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes futuras.
(Texto adaptado de GRANATIC, Branca. Tcnicas bsicas de redao. So Paulo:Ed. Scipione,1988)

2.3. O PLANEJAMENTO DO TEXTO II Outra tcnica de organizao do pensamento pode ser a construo de um grfico ou fluxograma. Para compreender essa tcnica de planejamento de texto, ou pelo menos, amenizar as dificuldades em relao escrita, faremos a anlise do texto a seguir. Leia-o com ateno. O cientista uma pessoa que pensa melhor do que as outras? Antes de mais nada necessrio acabar com o mito de que o cientista uma pessoa que pensa melhor do que as outras. O fato de uma pessoa ser muito boa para jogar

xadrez no significa que ela seja mais inteligente do que os no jogadores. Voc pode ser um especialista em resolver quebra cabeas. Isso no o torna mais capacitado na arte de pensar. Tocar piano ( como tocar qualquer instrumento) extremamente complicado. O pianista tem de dominar uma srie de tcnicas distintas oitavas, sextas, teras, trinados, legatos, stacattos - e coorden-las, para que a execuo ocorra de forma integrada e equilibrada. Imagine um pianista que resolva especializar-se (...) na tcnica dos trinados apenas. O que vai acontecer que ele ser capaz de fazer trinados como ningum s que ele no ser capaz de executar nenhuma msica. Cientistas so como pianistas que resolveram especializar-se numa tcnica s. Imagine as vrias divises da cincia fsica, qumica, biologia, psicologia, sociologia como tcnicas especializadas. No incio pensava-se que tais especializaes produziriam, miraculosamente, uma sinfonia. Isso no ocorreu. O que ocorre, freqentemente, que cada msico surdo para o que os outros esto tocando. Fsicos no entendem os socilogos, que no sabem traduzir as afirmaes dos bilogos, que por sua vez no compreendem a linguagem da economia, e assim por diante. A especializao pode transformar-se numa fraqueza. Um animal que s desenvolvesse e especializasse os olhos se tornaria um gnio no mundo das cores e das formas, mas se tornaria incapaz de perceber o mundo dos sons e dos odores. E isto pode ser fatal para a sobrevivncia. O que eu desejo que voc entenda o seguinte: a cincia uma especializao, um refinamento de potenciais comuns a todos. Quem usa um telescpio ou um microscpio v coisas que no poderiam ser vistas a olho nu. Mas eles nada mais so do que extenses do olho. No so rgos novos. So melhoramentos na capacidade de ver comum a quase todas as pessoas. Um instrumento que fosse a melhoria de um sentido que no temos seria totalmente intil. Da mesma forma como telescpios e microscpios so inteis para cegos, e pianos e violinos so inteis para surdos. A cincia no um rgo novo de conhecimento. A cincia no a hipertrofia de capacidades que todos tm. Isso pode ser bom, mas pode ser muito perigoso. Quanto maior a viso em profundidade, menor a viso em extenso. A tendncia da especializao conhecer cada vez mais de cada vez menos. ALVES, Rubens. In: VIANA, Antnio Carlos et alii. Roteiro de redao: lendo e argumentando. So Paulo, Scipione, 1998,p. 128-9. Vamos ao trabalho!

Aps leitura atenta, anote as idias principais e sublinhe as palavras que

julgar importantes para a construo do significado do texto, ou seja, as palavraschave.

Elabore uma lista das palavras que so retomadas por sinnimos, que so Selecione, de cada uma das listas, a palavra que representa a idia repetida; Selecione, de cada pargrafo, uma frase que represente a idia-chave nele Faa, agora, o grfico ou fluxograma das idias do texto.

modificadas ou repetidas em cada pargrafo;

desenvolvida;

Prepare-se para a prxima aula alimentao temtica: Durante esta semana, procure ler textos que tratem do desenvolvimento tecnolgico (benefcios, prejuzos, adaptao dos profissionais, implicao em relao ao desemprego, contribuies para a medicina, para a educao etc), para que possamos elaborar um fluxograma, ou um mapeamento de idias sobre o assunto e desenvolver um texto organizado, claro e coeso. Quanto mais contato tiver com os meios de informao (TV, jornais, revistas, rdio, livros), maior ser seu conhecimento sobre os assuntos. Por isso muito importante ler constantemente, a fim de que seu arquivo de conhecimentos esteja sempre cheio e atualizado. Se suas idias forem limitadas, seu texto tambm o ser! PRODUO DE TEXTO

2.4. PRODUO DE TEXTO Faremos, agora, o processo inverso: vamos montar o texto, para isso h duas possibilidades. PROPOSTA 1 Reflita sobre as leituras que fez. Delimite o tema. Estabelea a tese que ser apresentada. Selecione o caminho que o levar comprovao de sua idia. Estabelea a que deseja chegar com a exposio que far em seu texto. Organize esse raciocnio por meio do grfico. Agora, transforme em texto as idias que organizou no grfico e, a seguir, escreva seu texto. PROPOSTA 2 Reflita sobre as leituras que fez. Delimite o tema. Estabelea a tese que ser apresentada. Selecione o caminho que o levar comprovao de sua idia, para isso, utilize a tcnica do Por qu?

LEMBRETES Faa sempre um rascunho do texto. Essa prtica auxilia a correo e tem por resultado um texto mais claro e coerente. Se durante a leitura do texto, voc pensar acho que vo entender, esse o momento de reescrever e tornar as idias mais claras.

EXPRESSES QUE AJUDAM A MELHORAR SUA REDAO 1. Para introduo de uma idia: Segundo Fulano ...; Sucedeu que...; Ao iniciar...; Indubitavelmente...; Ainda que...; No existe...; O que ...; No dia..; Ao iniciar...; No h dvidas que...; No h muito tempo...; Primeiramente...; Sabemos que...; De modo geral...; Por que...?; Era uma vez...; Propomonos a ...; No incio...; Aconteceu que...; H...; Havia...; Foi uma vez...; Inicialmente...; Voltemos nosso pensamento para...; Embora...; Temos...; Eis...; Voc sabia...; Durante...; Existem...; Observamos que...; Quando...; Supomos que...; Em primeiro lugar...; Eu...; Por volta de...; At meados de...; Pensamos que...; Sucedeu que...; Nestas consideraes iniciais...; A palavra...; Voltemos nossa ateno para...; 2. Para desenvolvimento da idia: Em segundo lugar...; Com referncia a ...; Em seguida...; Outro enfoque...; Passemos para...; A evidncia adicional para confirmao...; Aps as consideraes iniciais...; Continuando...; Prosseguindo...; Passamos em seguida para...; Examinemos a seguir...; Examinemos agora...; Comparemos agora...;Depois...; Alm disso...; Ento...; Ora...; Voltemos por ora a nossa ateno para...; 3. Para contraste de vrias idias: Mesmo que...; Por um lado...; Por outro lado...; Mas...; Porm...;Contudo...; No entanto...; Entretanto...; Todavia...; Apesar de...; No obstante...; 4. Resultado de idias: O saldo desse confronto...; Assim sendo...; Em conseqncia...; Como conseqncia...; Ento...; Como resultado do exposto...; O resultado positivo...; Portanto...; Por isso...; Assim...; Desse modo...; Desde que...; Porque...; Conseqentemente...; Da...; J que...; O saldo positivo do exposto...; Por essa razo...; Por esse motivo...; O saldo negativo...; 5. Transio de idias:

Concomitantemente...; Paralelamente...; Ao mesmo tempo...; Nesse nterim...; Alm disso...; Se...; Ento...; Voltemos nossa ateno para...; Se o que dissemos verdade...; Simultaneamente...; 6. Cronologia de idias: Em primeiro lugar...; Em segundo lugar...; Em Terceiro lugar...; Este...; Aquele...; Um outro...; O primeiro...; O segundo...; Este...; O prximo...; Por ltimo...; Depois...; Enfim...; Em concluso...; 7. nfase das idias: Alis...; Deste modo...; Neste caso...; Isto importante porque...; Os resultados bvios so...; Obviamente...; Os resultados significativos so...; Torna-se claro que...; Deixe me repetir que...; Lembremos que...; Deixe-me enfatizar que...; Enfatizemos que...;Naturalmente...; claro que...; Frisemos que...; obvio que...; Notemos que...; 8. Resumo de idias: Em suma...; Em concluso...; Em resumo...; Em sntese...; Resumindo...; Sumarizando...; Sintetizando...; Concluindo...; Como concluso...; Como demonstramos...; Como vimos...; Em poucas palavras...; Por esses...; Pelo exposto acima...; 9. Explicao das idias: (Poderia ser encaixado na nfase das idias) ...isto ; ... o seguinte; Esclarecendo...; Explicando melhor...; Neste caso...; Com efeito...; 10. Concluso das idias: (incluiria o resumo das idias tambm) Por fim...; Finalmente...; Encerrando...; Afinal...; Enfim... . 3. LEITURA, ENTENDIMENTO DE QUESTES E RESPOSTA ADEQUADA A resoluo de exerccios e as respostas oferecidas a questes de provas tambm compreendem o entendimento e a produo de texto. A distrao aliada inconveniente pressa e dificuldade em relao aos verbos de comando so as responsveis, na maior parte das vezes, pelo mau desempenho na soluo desses problemas. H que se mergulhar na leitura para melhor compreender o sentido do texto que ora faz parte de nossa ocupao. No adianta pular etapas, pois um bom raciocnio requer comeo, meio e fim.

10

importante lembrar sempre que cada resposta um pequeno texto e que, portanto, deve ter introduo (muitas vezes representada pela reescrita da prpria pergunta (tpico frasal), desenvolvimento (a resposta propriamente dita) e, quando possvel, (fechamento do texto). Na resoluo de problemas, muitos alunos comeam a ler a questo e, sem terminar de ler todo o enunciado, acham que j sabem o que se est pedindo e fazem as contas. Mas, na verdade, no sabem realmente qual a pergunta do problema. Isso muito ruim, pois em muitos problemas a pergunta est justamente no finalzinho do enunciado. Por esse motivo, na maioria das vezes, uma questo muito fcil pode ser jogada fora por causa de uma m leitura do enunciado. H questes que apresentam enunciados muito longos, daqueles que voc j olha e fica assustado - "isso aqui no sei". Geralmente, nesse tipo de questo, quando o aluno chega ao fim da leitura do enunciado, j se esqueceu o que dizia o comeo do problema: a fica nervoso e acaba considerando a questo difcil. O que voc deve fazer ento? 1. Com calma, faa uma primeira leitura do enunciado para voc se familiarizar com o problema e delinear as metas a serem atingidas; 2. Numa segunda leitura, sublinhe as palavras-chave. 3. A terceira leitura possibilitar que voc faa as anotaes necessrias ao lado da questo a fim de buscar uma representao grfica para evitar abstraes desnecessrias. 4. Liste os dados e as incgnitas - importante ter acesso fcil, em qualquer etapa da resoluo, aos dados conhecidos e aos desconhecidos. 5. Verifique o sistema de unidades. 6. Elabore hipteses e escreva as equaes apropriadas para delinear o problema da forma mais clara possvel. 7. Desenvolva o problema literalmente. 8. Analise o resultado.
(adaptado de http:// plato.if.usp.ler/seminarios 1 resoluo de problemas e de http://vestibular.uol.com.br)

concluso

Para auxili-los durante esse processo, vamos analisar alguns enunciados e propor respostas a algumas questes. 1. Um caminho com carga de 20 toneladas e velocidade de 150km/h trafega por uma rodovia. No km 25, passa sob uma ponte cuja capacidade suportar um peso de 15 toneladas. Pergunta-se o que ocorre com a ponte durante a passagem do caminho.

11

2. Um trem de 150 metros de comprimento, com capacidade para transportar cerca de 200 pessoas, viaja de uma cidade a outra, movendo-se com uma velocidade constante de 72 Km/h. Durante o percurso, atravessa um tnel de 300m de comprimento. Sabe-se que a distncia entre as duas cidades de 2Km. Determine o tempo gasto pelo trem aps atravessar completamente o tnel. 3. Leia:
A Internet revolucionou o modo como nos comunicamos, tornando possveis novas e infinitas oportunidades de interagir e compartilhar informaes. Mas, se, por um lado, essa revoluo contribui para o desenvolvimento acelerado de uma comunidade virtual de mbito mundial, por outro lado, governos e organizaes privadas passaram a ter acesso e poder de processar informaes sobre os indivduos, num ritmo cada vez mais rpido e intenso, aumentando o risco de os indivduos terem seus dados manipulados por terceiros sem o seu consentimento, sofrerem invaso de privacidade ou, o que mais grave, serem envolvidos em situaes embaraosas, pelo uso indevido e nem sempre tico de seus dados pessoais. (Invaso de privacidade. Um problema a ser encarado. http://www.infoguerra.com.br)

a) Pela leitura do trecho acima, possvel inferir qual o ponto de vista do autor em relao revoluo na comunicao causada pela Internet. Qual o ponto de vista do autor? Justifique sua resposta. b) Transcreva do texto o aspecto positivo da comunicao via Internet ? 4. O TEXTO ARGUMENTATIVO O texto argumentativo tem como meta principal a defesa de uma tese, pressupondo a existncia de um auditrio (interlocutor) definido, isto , um interlocutor especfico, adequando-se a ele com a inteno de convenc-lo, persuadi-lo (lev-lo a crer no ponto de vista defendido, de tal forma que passe a aceit-lo como verdadeiro). Nesse tipo de discurso, o enunciador almeja a adeso total do interlocutor. Ao elaborar um texto argumentativo visando a conseguir a adeso de determinado(s) interlocutor(es), o enunciador precisa escolher os argumentos, conhecer a dimenso deles e estabelecer uma ordem de apresentao dos mesmos. Em outras palavras, deve ter conscincia da pertinncia e da fora dos argumentos. Sem esse conhecimento prvio, toda argumentao pode ser contemplada com seu inimigo fatal: o fracasso. Os argumentos so, portanto, as provas (raciocnio, dados, fatos) apresentadas para demonstrar que a idia que voc pretende defender correta. Como diz Aristteles, os argumentos servem quando se tem de escolher entre duas ou mais coisas. Se tivermos de escolher entre uma coisa vantajosa e uma desvantajosa, como a sade e a doena, no precisamos argumentar. Suponhamos, no entanto, que tenhamos de

12

escolher entre duas coisas igualmente vantajosas, a riqueza e a sade. Nesse caso, precisamos argumentar sobre qual das duas mais desejvel. O argumento pode, ento, ser definido como qualquer recurso que torna uma coisa mais vantajosa que a outra. O objetivo da argumentao no demonstrar a verdade de um fato, mas levar o ouvinte a admitir como verdadeiro o que o enunciador est propondo. Sendo assim, podemos dizer que todo texto argumentativo, porque todos so persuasivos, mais ou menos explicitamente, uma vez que toda a ao comunicativa dotada de intencionalidade, veiculadora de ideologia e, portanto, caracterizada pela argumentatividade. "Argumentar a arte de convencer e persuadir. Convencer saber gerenciar informao, falar razo do outro, demonstrando, provando. Etimologicamente, significa 'vencer junto com o outro' (com + vencer) e no contra o outro. Persuadir saber gerenciar a relao, falar emoo do outro". A origem dessa palavra est ligada preposio per, 'por meio de, e a 'Suada, deusa romana da persuaso. (... ) Mas em que 'convencer' se diferencia de persuadir'? Convencer construir algo no campo das idias. Quando convencemos algum, esse algum passa a pensar como ns. Persuadir construir no terreno das emoes, sensibilizar o outro para agir. Quando persuadimos algum, esse algum realiza algo que desejamos que ele realize". (Antnio Suarez Abreu, A arte de argumentar - gerenciando razo e emoo. So Paulo. Ateli, 1999) comum utilizarem-se indistintamente os termos "convencer" e "persuadir" como sinnimos. Na teoria da argumentao, entretanto, eles adquirem sentidos especficos, associando-se o primeiro conceito mais razo, e o segundo, emoo. Koch(1984) adota essa distino: "Enquanto o ato de convencer se dirige unicamente razo, atravs de um raciocnio estritamente lgico e por meio de provas objetivas (... ), o ato de persuadir, por sua vez, procura atingir a vontade, o sentimento do(s) interlocutor(es), por meio de argumentos plausveis ou verossmeis, e tem carter ideolgico, subjetivo, temporal". TEXTO PARA ANLISE E DISCUSSO

Folha ONLINE
A oferta de energia eltrica vai afetar o crescimento econmico brasileiro? SIM
Para fugir de um novo racionamento

13

NEWTON DUARTE

A CARNCIA de oferta de energia pode afetar negativamente o crescimento econmico. A necessidade de um eventual novo racionamento colocaria em risco a recuperao em curso da economia brasileira e inviabilizaria o desejado ciclo de desenvolvimento sustentado. Para atingir os objetivos de crescimento sustentado do PIB a taxas superiores a 4,5% ao ano e evitar um dficit entre a oferta e a demanda de energia no mdio e longo prazos, o Brasil precisa gerar, pelo menos, quatro gigawatts (GW) ao ano em gerao hidrulica, trmica e demais fontes renovveis, de forma a expandir a capacidade instalada. Levando em conta as premissas do Plano Decenal de Energia Eltrica da EPE (Empresa de Pesquisa Energtica), dos atuais 47,5 GW mdios de demanda, atingiremos, em 2011, 61 GW mdios, representando um crescimento mdio de 6,5% ao ano, superando assim a previso de rgos governamentais quanto ao acrscimo de gerao de apenas 2,9% ao ano no perodo. Tal cenrio apresenta srios riscos de abastecimento energtico, se levarmos em conta a dependncia hdrica do sistema eltrico brasileiro. Tendo em vista esse cenrio, grandes projetos hdricos, como Madeira e Belo Monte, devem ser priorizados. Caso contrrio, o pas ter que buscar fontes alternativas para suprir a demanda energtica. No entanto, vale ressaltar, essa alternativa implicaria um aumento relevante do custo da energia, gerando perda da competitividade da indstria. Outra grande preocupao o dficit na oferta de gs natural. Em 2006, o Brasil teve dficit de 30 milhes de m3/dia. Esse dficit se intensificaria para cerca de 66 milhes de m3/dia em 2015 e s seria minimizado, mas no totalmente solucionado, com o incremento significativo da oferta de gs natural liquefeito (GNL). Fora da agenda energtica do Brasil h muitos anos, a gerao de energia a carvo permanece tmida. Segundo o primeiro balano do PAC, recentemente divulgado pelo governo, s a usina de Candiota 3 contemplada. Embora as questes ambientais e os custos representem barreiras para essa fonte, o carvo merece ateno especial pelo potencial que significa para a acelerao da expanso de oferta energtica e a reduo da dependncia de fontes hidreltricas A malfadada experincia do racionamento de energia eltrica de 2001 representou impactos significativos para a economia brasileira. O ritmo de crescimento do PIB se contraiu de 4,3% em 2000 para apenas 1,3% em 2001. Mais intenso ainda foi o impacto na reduo do ritmo de crescimento da produo industrial, que caiu de 6,6% para 1,5 no mesmo perodo.

14

O risco de um novo racionamento pode afetar negativamente as decises de novos investimentos por parte das empresas, com todos os reflexos negativos decorrentes. Um outro impacto potencial o aumento dos custos de abastecimento energtico. Em suma, o racionamento representaria no s um freio no crescimento econmico mas tambm um aumento dos custos da produo industrial. Enfrentar o problema da oferta de energia urgente. Vale destacar, as medidas de produtividade adotadas por ocasio do racionamento de 2001 j foram incorporadas aos processos industriais, o que diminui o potencial para futuras economias. preciso garantir a efetiva realizao dos investimentos previstos, o que no exclui as iniciativas de melhoria da eficincia. imprescindvel tratar com prioridade as solues eficazes para simplificar os processos de concesso de licenciamento ambiental. A longa maturao dos investimentos exige rapidez nas decises para ampliar a oferta de energia e mant-la sempre frente da demanda. A desonerao dos investimentos em infra-estrutura um elemento incentivador das decises. Da mesma forma, fundamental melhorar as condies de financiamento de projetos e propiciar um ambiente regulatrio claro e estvel. No podemos deixar que o Brasil seja preterido de um futuro prspero por falta das aes necessrias e dos investimentos em infra-estrutura. Para progredir, o pas precisa reconhecer os desafios presentes e atac-los na raiz.

Newton Duarte, 52, engenheiro eltrico, diretor do Departamento de Infra-Estrutura do Ciesp (Centro das Indstrias do Estado de So Paulo) e diretor de Energia e Transporte da Siemens.

NO
A oferta (e o preo justo) da energia MAURICIO TOLMASQUIM

EM 1999 e 2000, fui dos poucos a alertar para o alto risco de falta de energia no pas, o que, afinal, se concretizou em forma do racionamento de 2001. Hoje, sinto-me muito vontade para me contrapor ao "efeito manada" que atinge o conjunto de especialistas e comentaristas do setor energtico e afirmar que o nvel de risco de dficit para os prximos anos est dentro do nvel aceitvel.

15

Sofre-se atualmente no Brasil de uma espcie de "trauma ps-racionamento". Especialistas e empresrios em unssono vem a falta de energia como uma questo inexorvel - discordam apenas quanto data em que essa fatalidade atingir o pas. Em parte, compreensvel a apreenso dos menos informados. Afinal, como diz o ditado popular, gato escaldado tem medo de gua fria. Porm, a situao hoje muito diferente da que existia em 2001. O Brasil tem, desde 2004, um novo modelo para o setor eltrico, que visou reduo dos riscos para os investidores e das tarifas para os consumidores. Os vencedores das licitaes tm, agora, contratos de longo prazo, que constituem recebveis aceitos pelo BNDES para a concesso de financiamentos. Antes, as usinas eram concedidas para os investidores que aceitassem pagar o maior gio pelo uso do bem pblico (UBP). Agora, os novos aproveitamentos hidreltricos so concedidos aos investidores que aceitam construir e operar as plantas pela menor tarifa. Isso reduziu drasticamente o valor estratosfrico do UBP que os investidores se viam obrigados a pagar -interessante para o Tesouro Nacional, mas perverso para o consumidor e para o investidor. A exigncia de licena ambiental prvia para um empreendimento ser colocado em licitao outro fator que reduziu o risco para o investidor e deu um fim ao faz-de-conta de antes, quando o governo concedia usinas que simplesmente no tinham viabilidade ambiental, criando um conflito entre empreendedores e rgos licenciadores. Outras usinas licitadas eram passveis de ser viabilizadas, mas o nus da obteno das licenas era exclusivo dos empresrios. O setor eltrico est cada vez mais atrativo para os investidores. Entre 2003 e 2006, foram instalados, em mdia, 3.667 MW por ano de nova capacidade de gerao no Brasil, o que cerca de 40% superior mdia entre 1995 e 2000, perodo que antecedeu o racionamento. Para o perodo de 2007 a 2010, j existem 11.078 MW com plenas condies de entrar em operao e uma quantidade maior ser viabilizada com os dois leiles marcados para 18 e 26 prximos. O aumento dos preos da energia eltrica em geral apontado por grandes consumidores como um gargalo para o desenvolvimento. Mas preos artificialmente baixos significam um grande custo para todo o setor energtico. Um bom exemplo o segmento dos eletrointensivos. Por duas dcadas, algumas dessas indstrias tiveram acesso a energia muito barata, com preos fortemente subsidiados. Consumidores residenciais chegaram a pagar entre quatro e cinco vezes mais pela mesma energia. Em 1985, essas indstrias compravam energia por cerca de US$ 10/MWh e suas tarifas permaneceram, em grande parte do perodo, entre esse valor e US$ 25/MWh. A

16

energia eltrica era vendida a tarifas muito inferiores ao custo da gerao de usinas hidreltricas, de cerca de US$ 60/MWh. Essa situao mudou em 2004, quando essas indstrias tiveram que negociar novos contratos de fornecimento. Sem dvida, seria timo se todos pudessem ter energia barata. No entanto, vale lembrar outro ditado: "no existe almoo grtis". A energia barata vendida no passado aos grandes consumidores pelas geradoras estatais levou, em boa medida, ao endividamento e perda de capacidade de investimento dessas empresas. A oferta de energia para os prximos anos suficiente para atender ao crescimento econmico esperado, sendo igualmente necessrio que ela se expanda de forma contnua. O novo modelo implantado em 2004 tem os mecanismos necessrios para assegurar que isso ocorra.

Mauricio Tolmasquim, 48, doutor em socioeconomia do desenvolvimento, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energtica). Foi secretrio-executivo do Ministrio de Minas e Energia (2003-2005 ) e coordenou o grupo de trabalho que elaborou o novo modelo do setor eltrico.

4.1. Modalizao No processo de argumentao, e mesmo de dissertao, alguns recursos so usados para dar maior fora ao texto e ao propsito do autor. Vejam-se alguns exemplos: a) Retificadores totais- os que retificam radicalmente uma poro anterior do texto: ou melhor, isto , alis, digo, minto...O encontro no sbado, ou melhor, no domingo. b) Retificadores parciais- em que s a parte retificada vista como inverdade, o que no inviabiliza parte da assero; expresses: na verdade, na realidade, para ser mais exato. Notar que essas expresses servem para indicar graus de adeso de quem fala ou escreve, em relao ao contedo proposto. c) Ratificadores- os que enfatizam o que veio expresso antes, por meio de: de fato, com efeito, realmente. A ratificao visa convencer a outrem da veracidade do dito. d) Explicadores- cujo objetivo esclarecer o prprio pensamento, numa atitude bastante didtica de explanao: Ou seja, e isto , expresses que se equivalem... e) Exemplificadores- h os que se referem a todo o conjunto anterior: a saber; e os que se aplicam a apenas a alguns elementos: por exemplo; tais como. 4.1.2 Aplicao dos modalizadores:

17

1- Palocci: guerra s remarcaes O lder do PSDB, senador Arthur Virglio (AM), no entanto, afirmou que no adianta o governo fazer o que denominou de rebaixamento cosmtico dos juros, ou seja, um corte de meio ponto percentual, para dar satisfao poltica (O Globo, Economia, 08/06/03.) O uso da expresso ou seja, serve para traduzir o adjetivo cosmtico, que vem dar idia da pouca efetividade da medida do governo de abaixar somente um meio ponto percentual na taxa de juros. O operador vem explicar o uso do termo cosmtico. 2- A melhor poca de comer catado, isto , carne de caranguejo, entre maio e agosto quando o playboy do mangue est mais gordo. (O Globo. Caderno Boa viagem, 19/06/2003.) Para completar a bagagem s levar um saquinho do tpico amendoim cozido do Sergipe, o Viagra do Nordeste, como a populao do local costuma dizer. (idem, ibidem) A expresso catado por ser regional, necessitou ser traduzida, em nome da clareza, como atesta a continuidade do texto, com a expresso isto . O marcador explicativo denota a preocupao do enunciador com o entendimento do leitor de seu texto. Logo a seguir, o uso do aposto, o Viagra do Nordeste tambm explica o amendoim cozido do Sergipe, apoiado pela restrio feita do agente, como a populao costuma dizer

4.2.FORMAS DE ARGUMENTAO Os argumentos so recursos lingsticos que utilizamos para tornar nosso discurso mais persuasivo e conquistar a adeso do auditrio. Enumerar todos os tipos de argumentos uma tarefa quase impossvel, tantas so as formas de que nos valemos para fazer as pessoas preferirem uma coisa outra. Qualquer recurso lingstico destinado a fazer o interlocutor dar preferncia tese do enunciador um argumento. Os argumentos mais utilizados so: a) Argumento de autoridade a citao, no texto, de afirmaes de pessoas reconhecidas pelo auditrio como autoridades em certos domnios do saber, para servir de apoio quilo que o enunciador est propondo. Isso confere ao texto maior credibilidade, pois o ancora no depoimento de um especialista. Para o auditrio, o efeito positivo, uma vez que se acredita que as consideraes de um expert so verdadeiras. A estratgia adquirir respeitabilidade, fazendo valer sua tese com o peso da considerao de que goza a autoridade citada. Se considerarmos que por meio da

18

argumentao se constri um determinado objeto de saber, o discurso como um todo, podemos dizer que a autoridade auxilia-nos a construir esse objeto. Observe: Administrar dirigir uma organizao, utilizando tcnicas de gesto para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social e ambiental. Lacombe (2003, p.4) diz que a essncia do trabalho do administrador obter resultados por meio das pessoas que ele coordena. A partir desse raciocnio de Lacombe, temos o papel do "Gestor Administrativo" que com sua capacidade de gesto com as pessoas, consegue obeter os resultados esperados. Drucker (1998, p. 2) diz que administrar manter as organizaes coesas, fazendoas funcionar. As principais funes administrativas so:

Fixar objetivos (planejar) Analisar: conhecer os problemas. Solucionar problemas Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnolgicos e as pessoas). Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar) Negociar Tomar as decises. Mensurar e avaliar (controlar).

Fayol foi o primeiro a definir as funes bsicas do Administrador: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar - POCCC. Destas funes a que sofreu maior evoluo foi o "comandar" que hoje chamamos de Liderana.

b)Argumento baseado no consenso aquele que corresponde a valores em circulao na sociedade sobre os quais no pairam dvidas: trata-se de idias aceitas como verdadeiras por determinado grupo social, razo pela qual o consenso dispensa a demonstrao (o que considerado bvio no precisa ser comprovado para ser aceito). De certa maneira, os dados consensuais produzem efeito semelhante ao que chamamos anteriormente de "evidncia" (no discurso cientfico): criam a impresso de que no h o que argumentar. De fato, s se argumenta para chegar a um consenso, a um ponto comum (na verdade, o ponto de vista do enunciador). preciso cautela no uso desse recurso argumentativo, uma vez que o consenso o que todos sabem, e o texto que fala s do que todos j sabem torna-se desnecessrio, perde sua razo de ser. No h o que argumentar, por exemplo, diante de dados consensuais como a idia de que o homem mortal, a Aids uma doena contagiosa, homens no podem engravidar etc. Observe, por exemplo, o seguinte argumento em se tratando da questo da escassez de gua:
A escassez e o uso abusivo da gua doce constituem, hoje, uma ameaa crescente ao desenvolvimento das naes e proteo ao meio ambiente. A sade e o bem estar de milhes de pessoas, a alimentao, o desenvolvimento sustentvel e os ecossistemas esto em perigo.

19 A luta pela gua poder levar o mundo a outra grande guerra. Alguns economistas prevem que, por sua importncia estratgica, a gua ser a moeda do futuro. Mais do que o petrleo e o ouro, ela valiosa para a humanidade. Sem ouro ou sem petrleo o homem vive; sem gua no. (adaptado de http://www.uniagua.org.br. 06/08/2007)

c)Argumento baseado em provas concretas Trata-se da apresentao de dados que servem para comprovar a nossa tese, criando tambm efeito de sentido de evidncia, de realidade. Esses dados concretos, isto , extrados da experincia "real", so obtidos de levantamentos estatsticos, relatrios, pesquisas etc., em geral divulgados por fontes consideradas "fidedignas", ou seja, que gozam de credibilidade - por exemplo, os nmeros do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), os ndices da FGV (Faculdade Getlio Vargas) etc. Do ponto de vista do poder persuasivo, esse um tipo de argumento forte, uma vez que cria a impresso de realidade, o efeito de verdade (embora se saiba que nmeros podem ser desmentidos por nmeros). Vejamos um exemplo de uso desse recurso argumentativo extrado do texto "Uma revoluo silenciosa" (Folha de S. Paulo, 29/12/1996), do ento presidente Fernando Henrique Cardoso: " ( .. ) Treze milhes de brasileiros j deixaram a linha de pobreza. As classes D e E diminuram 17%, e as classes A e B cresceram 21 %. O rendimento dos 1 0% mais pobres da populao dobrou. ( .. ) Carne bovina, ovos, congelados, iogurte e conservas passaram a freqentar mais a mesa dos brasileiros. As classes D e E so responsveis por 30% de produtos como biscoitos, iogurte e macarro instantneo. Aumentou tambm o nmero de residncias com geladeira, TV em cores, freezer, produtos eletrnicos e eletrodomsticos (... ). As vendas de cimento cresceram 12% em 1995 e 21,5% no primeiro semestre deste ano. (... ) Nestes dois anos de governo, 100 mil novas famlias tiveram acesso terra. ( ... ). J desapropriamos, neste perodo, 3 milhes de hectares (... ). Na Previdncia Social, o aumento real mdio dos benefcios foi de 39% entre 94 e 96 (... ). Conseguimos reduzir, de maneira sensvel, os ndices de mortalidade infantil (... )" Como se v, o enunciador constri uma imagem positiva de si, como o "salvador da ptria" que resgatou o pas da situao catica em que se encontrava (antes do Plano Real), devolvendo ao povo a esperana de transformaes, a partir das realizaes "demonstradas" por meio das provas concretas. Produz, assim, a impresso de comprometimento com os rumos da nao, de seriedade no exerccio da funo presidencial. importante dizer que se trata de uma estratgia: o discurso no diz a verdade

20

(o que a verdade?); cria efeitos de verdade, ou seja, faz o auditrio crer que aquilo que parece verdadeiro de fato verdadeiro. d)Argumento baseado no raciocnio lgico O texto um todo coeso, organizado, coerente - o que pressupe que nele exista uma progresso lgica das idias. Utilizar satisfatoriamente esse recurso argumentativo, ento, significa estabelecer relaes adequadas entre as passagens do texto, respeitando, por exemplo, as relaes de causa e conseqncia(entre o que provoca dado evento e o resultado produzido). Tudo aquilo que afeta a maneira habitual de as pessoas raciocinarem, associarem idias, relacionarem proposies, afeta a lgica, logo prejudica o sentido (e, como ocorre via de regra, a argumentatividade do texto, seu poder persuasivo). Para ser coerente, o texto precisa, entre outras coisas, respeitar princpios lgicos fundamentais, como o "princpio da no-contradio", por exemplo. Quer dizer que no pode afirmar "A" e o contrrio de "A": suas passagens tm de ser compatveis entre si. Esta carta publicada no Painel do Leitor da Folha de S. Paulo (712/2003) ilustra a questo: "Se no punir Helosa Helena, por quem tenho o maior apreo, o PT passar a ser mais uma sigla que, um dia, j foi um partido poltico. No estar tolhendo o direito a opinio divergente, mas estar zelando pela unidade do partida. (Fbio P. Marques, So Bernardo do Campo, So Paulo) De modo como est posto no enunciado, o que se depreende que a no punio da deputada implicaria o desaparecimento do PT ("A") e a preservao da unidade do PT (o contrrio de "A"). Em matria de problemas envolvendo o raciocnio lgico, importante tambm ficarmos atentos s formas de ligar oraes nas composies dos perodos e aos mecanismos de relao entre eles. Expresses tais como "por exemplo", "dessa forma", "por outro lado" - que so exemplos de "articuladores lgicos do discurso" -, s servem coerncia se usadas, respectivamente, para explicar o que foi dito anteriormente, recuperar a "forma" em questo (o que se falou antes) e apresentar um outro aspecto do tema tratado. Outros recursos lingsticas que merecem igual ateno so as conjunes que estabelecem relaes temporais, marcando anterioridade" e "posterioridade" entre os fatos apresentados, as conjunes que estabelecem noes de causa e conseqncia, condio, oposio, etc. e) Argumento de competncia lingstica O que interessa, aqui, no tanto "o que dizer", mas "como dizer": grosso modo, pode-se pensar que a competncia lingstica est mais ligada forma do que ao contedo.

21

Por melhores que sejam os argumentos do ponto de vista do contedo, a forma como so expostos pode pr tudo a perder. Se considerarmos que a linguagem utilizada pelo o "carto de apresentao" do texto, criando j de incio uma boa ou uma m impresso no auditrio, a competncia lingstica, isto , o manejo lingstica hbil, adequado, tem fora persuasiva. Problemas de concordncia, regncia, crase, pontuao, ortografia, etc, por outro lado, so comprometedores na medida em que desautorizam o enunciador, enquanto uma dissertao produzida em obedincia aos padres lingsticos formais colabora para que dele se construa uma imagem positiva. O texto abaixo ilustra exemplarmente o quanto competncia lingstica interfere na persuaso, afetando a imagem do enunciador. Vejamos um trecho: "Tropecei num jota muulmano na semana passada. Ca de cara no cho. Pra quem no leu a crnica da semana passada vou logo confessando que escrevi 'atinjiu' com jota e no com ge de jeito (esta di mais). Mas eu explico. O que eu estava dizendo que atingiu foi jato. Jato com jota. Devo ter esquecido o dedo na tecla. A quantidade de cartas foi assustadora. Ningum comentou nada sobre as torres atingidas. O que doeu mesmo no leitor foi aquele jota de jato. Bem nos alvos. Como se no bastasse o jota, no lugar de muulmano, escrevi mulumano. Aqui eu poderia mentir e dizer que foi de propsito, pois no queria atingir os muulmanos que no tinham nada com o atingido. Ento, teria inventado a palavra 'mulumano. E mais, que teria escrito errado para facilitar a rima com humano. Tudo mentira. Errei mesmo. Talvez por nunca ter visto um ' muulmano pela frente. Alis, nem por trs, como o Bush anda vendo ( .. ) ". O jota muulmano, Mrio Prata, O Estado de S. Paulo, 3/10/2001 De forma bem-humorada, o enunciador confessa que cometeu deslizes de ortografia na crnica anterior, chamando a ateno para o fato curioso de que os erros ganharam destaque sobre o prprio assunto de que ele falava. As cartas dos leitores so uma prova disso: enquanto Mrio Prata tratava do atentado terrorista, as cartas acusavamno de "atentados lngua". Apesar do tom de brincadeira do texto, trata-se de uma questo to importante que sua discusso mereceu uma crnica inteira.

4.3. TEXTOS PARA ANLISE E DISCUSSO O texto abaixo, de autoria de Drauzio Varella, apresenta a defesa do ponto de vista do mdico a respeito da polmica que foi gerada por um projeto de lei que probe a

22

propaganda de cigarros no pas. O estudo desse texto nos levar a perceber outras formas de argumentao. Leia-o e responda s questes de A a F. Droga pesada Fui dependente de nicotina durante 20 anos. Comecei ainda adolescente, porque no sabia o que fazer com as mos quando chegava s festas. Era incio dos anos 60, e o cigarro estava em toda parte: televiso, cinema, outdoors e com os amigos. As meninas comeavam a fumar em pblico, de minissaia, com as bocas pintadas assoprando a fumaa para o alto. O jovem que no fumasse estava por fora. Um dia, na porta do colgio, um amigo me ensinou a tragar. Lembro que fiquei meio tonto, mas sa de l e comprei um mao na padaria. Ca na mo do fornecedor por duas dcadas; 20 cigarros por dia, s vezes mais. Fiz o curso de Medicina fumando. Naquela poca, comeavam a aparecer os primeiros estudos sobre os efeitos do cigarro no organismo, mas a indstria tinha equipes de mdicos encarregados de contestar sistematicamente qualquer pesquisa que ousasse demonstrar a ao prejudicial do fumo. Esses cientistas de aluguei negavam at que a nicotina provocasse dependncia qumica, desqualificando o sofrimento da legio de fumantes que tentam largar e no conseguem. Nos anos 1970, fui trabalhar no Hospital do Cncer de So Paulo. Nesse tempo, a literatura cientfica j havia deixado clara a relao entre o fumo e diversos tipos de cncer: de pulmo, esfago, estmago, rim, bexiga e os tumores de cabea e pescoo. J se sabia at que, de cada trs casos de cncer, pelo menos um era provocado pelo cigarro. Apesar do conhecimento terico e da convivncia diria com os doentes, continuei fumando. Na irresponsabilidade que a dependncia qumica traz, fumei na frente dos doentes a quem recomendava abandonar o cigarro. Fumei em ambientes fechados diante de pessoas de idade, mulheres grvidas e crianas pequenas. Como professor de cursinho durante quase 20 anos, fumei nas salas de aula, induzindo muitos jovens a adquirir o vcio. Quando me perguntavam: `Mas voc cancerologista e fuma?', eu ficava sem graa e dizia que ia parar. S que esse dia nunca chegava. A droga quebra o carter do dependente. A nicotina um alcalide. Fumada, absorvida rapidamente nos pulmes, vai para o corao e atravs do sangue arterial se espalha pelo corpo todo e atinge o crebro. No sistema nervoso central, age em receptores ligados s sensaes de prazer. Esses, uma vez estimulados, comunicam-se com os circuitos de neurnios responsveis pelo comportamento associado busca do prazer. De todas as drogas conhecidas, a que mais dependncia qumica provoca. Vicia mais do que lcool, cocana e morfina. E vicia depressa: de cada dez adolescentes que experimentam o cigarro quatro vezes, seis se tornam dependentes para o resto da vida.

23

A droga provoca crise de abstinncia insuportvel. Sem fumar, o dependente entra num quadro de ansiedade crescente, que s passa com uma tragada. Enquanto as demais drogas do trgua de dias, ou pelo menos de muitas horas, ao usurio, as crises de abstinncia da nicotina se sucedem em intervalos de minutos. Para evit-las, o fumante precisa ter o mao ao alcance da mo; sem ele, parece que est faltando uma parte do corpo. Como o lcool dissolve a nicotina e favorece sua excreo por aumentar a diurese, quando o fumante bebe, as crises de abstinncia se repetem em intervalos to curtos que ele mal acaba de fumar um, j acende outro. Em 30 anos de profisso, assisti s mais humilhantes demonstraes do domnio que a nicotina exerce sobre o usurio. O doente tem um infarto do miocrdio, passa trs dias na UTI entre a vida e a morte e no pra de fumar, mesmo que as pessoas mais queridas implorem. Sofre um derrame cerebral, sai pela rua de bengala arrastando a perna paralisada, mas com o cigarro na boca. Na vizinhana do Hospital do Cncer, cansei de ver doentes que perderam a laringe por cncer, levantarem a toalhinha que cobre o orifcio respiratrio aberto no pescoo, aspirarem e soltarem a fumaa por ali. Existe uma doena, exclusiva de fumantes, chamada tromboangete obliterante, que obstrui as artrias das extremidades e provoca necrose dos tecidos. O doente perde os dedos do p, a perna, uma coxa, depois a outra, e fica ali na cama, aquele toco de gente, pedindo um cigarrinho pelo amor de Deus. Mais de 95% dos usurios de nicotina comearam a fumar antes dos 25 anos, a faixa etria mais vulnervel s adies. A imensa maioria comprar um mao por dia pelo resto de suas vidas, compulsivamente. Atrs desse lucro cativo, os fabricantes de cigarro investem fortunas na promoo do fumo para os jovens: imagens de homens de sucesso, mulheres maravilhosas, esportes radicais e a nsia de liberdade. Depois, com ar de deboche, vm a pblico de terno e gravata dizer que no tm culpa se tantos adolescentes decidem fumar. O fumo o mais grave problema de sade pblica no Brasil. Assim como no admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou herona faam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia. (VARELLA, Drauzio. ln: Folha de S.Paulo, 20 maio 2000.)
Qual o ponto de vista defendido por Druzio Varella a respeito da proibio

da propaganda de cigarros?
Quais so os argumentos utilizados por ele para defender seu ponto de vista

e como se classificam?
Ele inicia o seu texto se apresentando como um ex-dependente da nicotina.

Por que ele faz isso? Qual a sua inteno com essa apresentao inicial?

24 O fato de Drauzio Varella se apresentar como mdico apenas depois de ter

se apresentado como ex-fumante importante para a argumentao que ele constri em seu texto? Por qu?
Qual a relao que o mdico estabelece, em seu texto, entre a propaganda

tabagista e a juventude?
Voc considera o texto convincente e persuasivo? Por qu?

Leia os textos abaixo e, a seguir, elabore um pequeno texto que apresente a sua opinio acerca do assunto abordado na coluna Tendncias e Debates. Utilize as formas de argumentao estudadas. TEXTOS PARA ANLISE E DISCUSSO

Folha ONLINE

seguro voar no Brasil?


SIM
Nossa tradio merece respeito GEORGES DE MOURA FERREIRA, RAUL FRANC MONTEIRO e JEAN-MARIE LAMBERT VOAR um sonho que cativa a humanidade, e a aviao representa a vitria do homem sobre a tirania das distncias. O Brasil possui uma histria singular na aviao civil internacional, brindando o mundo desde o sculo 17 com cientistas do calibre de Bartolomeu de Gusmo, inventor do aerstato, e Santos Dumont, criador do aparato voador mais pesado que o ar. O Brasil tambm se destacou no campo da produo das leis que regulamentam a atividade aeronutica, participando de todas as principais convenes da aviao civil no mundo desde 1919 (conveno de Paris. Muito embora seus primeiros vos tenham ocorrido a partir de 1927, a implantao de uma grande malha viria no Brasil comea categoricamente a partir da dcada de 1930, com a inaugurao do Correio Areo Militar e graas interveno direta do Estado, que chamou para si a responsabilidade de criar uma malha com a capacidade de integrar o pas. O Ministrio da Aeronutica surge em 1941 com a responsabilidade de consolidar e ampliar as conquistas da aviao nacional. Trs anos depois, tomamos parte na conveno de Chicago, o que nos facultou figurar como membro originrio da Oaci (Organizao da Aviao Civil Internacional), que tratou de estabelecer normas e padres de segurana para

25

as operaes aeronuticas, desde ento seguidas por todos os pases-membros. Seguindo as regras de segurana que ajudou a criar, o Brasil faz parte do grupo 1 do Conselho da Oaci h mais de 60 anos, sendo uma referncia na segurana de operaes de vo. Tanto assim que tem sob sua responsabilidade o controle e o monitoramento de uma rea correspondente a 22 milhes de km2, que envolve seu territrio e metade do Atlntico sul. Para ter uma idia, em suas funes cotidianas, o Decea (Departamento de Controle do Espao Areo) lida por dia com centenas de vos internacionais em sua jurisdio e presta assistncia para tantos mais que utilizam seu controle para chegar ou sair da Amrica do Sul, contando, para isso, com 12.800 profissionais, entre controladores e tcnicos das reas de informtica, eletrnica, meteorologia, informaes aeronuticas, cartografia e segurana de vo. Contudo, como seqela de dois grandes acidentes areos que abalaram o Brasil, a qualidade do sistema aeronutico e de nossos tcnicos est sendo duramente questionada. Faz-se necessrio expender algumas consideraes. As causas dos acidentes ainda precisam ser investigadas, mas, sob o ponto de vista de treinamento, disponibilidade e competncia, no h nada de errado com nossos expertos. O que ocorre que os recursos que deveriam ser reservados para o desempenho de suas funes no so repassados na totalidade. Em nmeros, dos R$ 611 milhes requeridos pelo Decea para operar em 2007, o Oramento previu R$ 485 milhes. At maro de 2007, teriam sido aplicados R$ 6 milhes em manuteno de equipamentos, enquanto a rubrica "modernizao" tinha, at meados de maro deste ano, R$ 10 mil como "valores pagos" e pouco mais de R$ 13 milhes como "empenhados". Enquanto isso, a arrecadao das taxas ultrapassa os R$2 bilhes. Mesmo diante desse quadro, seria sensato no falar em insegurana do sistema aeronutico, mas apenas na existncia de dificuldades pontuais, que podem ser corrigidas, desde que se apliquem verbas para tanto. Ser indispensvel a participao da sociedade brasileira na soluo dos problemas de nossa aviao. Ser ainda mais importante que os brasileiros conheam mais sua aviao e que compreendam a dimenso de sua importncia. Criamos algo bom e, graas a nossa competncia, o mundo ainda nos v como bons parceiros quando o assunto a aviao. Voar no Brasil seguro, mesmo que fosse pela necessidade capitalista do lucro. Entretanto, apesar de ser seguro, o sistema aeronutico no Brasil -e a maneira como ele est sendo administrado- vem provocando confuso e a sensao de insegurana. A aviao precisa ser administrada por quem a conhea -e a ame.

Georges De Moura Ferreira , aviador e advogado, professor de direito aeronutico internacional e pesquisador da UCG (Universidade Catlica de Gois).

26

Raul Franc Monteiro, piloto de linha area, coordenador do curso de cincias aeronuticas da UCG. Jean-Marie Lambert, mestre em direito internacional pela Universidade de Bruxelas e doutor em relaes internacionais pela Universidade de Lige (Blgica), pesquisador na rea do direito espacial.

seguro voar no Brasil?


NO
Viajantes correm risco desnecessrio MARC BAUMGARTNER OS ACONTECIMENTOS da ltima tera em Congonhas no foram uma completa surpresa. Desde a coliso do avio da Gol, no ano passado, as preocupaes com a segurana da aviao brasileira se generalizaram. Quando me convidaram a escrever sobre a segurana de vo no Brasil, decidi que era importante explicar primeiro alguns dos fatos bsicos da segurana da aviao. Todos os pases dotados de sistemas de aviao precisam respeitar regras, supervisionadas pela Organizao Internacional da Aviao Civil. Ainda que grandes desastres aconteam raramente, h muitos acidentes e incidentes menos catastrficos. Eles em geral servem como indicadores de problemas subjacentes de segurana, os quais, caso no sejam corrigidos, podem conduzir a acidentes mais srios. Convencer os passageiros quanto segurana de que desfrutaro , portanto, um prrequisito para que o negcio da aviao possa operar de maneira sustentada. Quando h acidentes, o foco tende a ser mais a preveno de novos episdios semelhantes e a adeso a padres mnimos do que a busca por melhores padres e prticas. Essa abordagem reacionria funcionou por certo tempo, at que se tornasse cada vez mais difcil promover melhorias adicionais na segurana. Hoje, a segurana administrada de forma mais proativa. Ignorar padres e recomendaes internacionais e sinais de alerta que acidentes ou incidentes oferecem eleva o risco a um ponto inaceitvel. A Ifatca (Federao Internacional de Associaes dos Controladores de Trfego Areo, na sigla em ingls) acredita que o "plano B" da FAB ignora padres internacionais. Ele dispe que todas as barreiras de segurana sejam rebaixadas. Assim, cresceram os riscos de que o sistema de controle de vo contribua para um novo acidente nos prximos 30 dias. Essas barreiras foram rebaixadas:

27

- pela contratao de funcionrios que no atendem a padres internacionais de treinamento/qualificao; - pela falta de soluo das lacunas de segurana no sistema, como equipamentos inadequados de rdio e radar, cobertura de radar insuficiente, falta de sistemas de rdio de reserva; - pelo no-reconhecimento de que o sistema "tubelos" no adequado ao controle moderno de vo. O horrvel acidente com o avio da TAM foi o auge de uma srie de incidentes semelhantes. Os problemas com o projeto do aeroporto mais movimentado da Amrica do Sul eram bem conhecidos pelas autoridades. A administrao de segurana ou risco parece ter sido ignorada ou no ter sido tratada com o devido cuidado. A reforma do sistema brasileiro de administrao do trfego areo urgentemente necessria. O Brasil no ser capaz de sustentar a alta prevista no trfego ou cumprir sua responsabilidade no que tange a prover um sistema seguro de transporte areo. Atualmente, a reforma est paralisada, pois os que tentaram indicar as inadequaes do sistema foram presos. O uso de detenes e um regime de medo geram um conhecido risco -o de que informaes relevantes no sejam reportadas por todos os elos na cadeia de segurana de vo. O principal problema a falta de fiscalizao. A agncia regulatria, que deveria exercer as funes de fiscalizao, responde tambm pela prestao dos servios e pela investigao de acidentes. O pblico viajante est sendo iludido e colocado em risco de segurana desnecessrio. Pelos motivos mencionados, eu no viajarei ao Brasil e recomendo aos maus amigos que tampouco o faam. Porm, a Ifatca continuar tentando promover mudanas e contribuir para a reforma e a melhora da segurana no Brasil. A Ifatca escreveu ao governo brasileiro para solicitar que representantes dos controladores de vo sejam associados ao processo de mudana e informou que oferece assistncia para a implementao das reformas urgentemente necessrias. Continuamos dispostos a ajudar, desde que o governo liberte os profissionais altamente treinados e capacitados do setor e suspenda o plano B.

Marc Baumgartner, formado em psicologia pela Universidade de Paris (Frana), controlador de vo em Genebra (Sua), presidente da Ifatca (Federao Internacional de Associaes de Controladores de Trfego Areo, na sigla em ingls) desde 2002, entidade que representa 50 mil controladores de vo em 130 pases.

28

Traduo de Paulo Migliacci.

4.4.DEFEITOS DE ARGUMENTAO Os principais defeitos que podem aparecer e comprometer a legitimidade do argumento so: 1. Emprego de noes confusas: - emprego de noes de totalidade indeterminada; - utilizao de conceitos e afirmaes genricos; - uso de conceitos que se contradizem entre si; - instaurao de falsos pressupostos; - emprego de noes semiformalizadas; - defeitos pelo exemplo, pela ilustrao ou pelo modelo: 2. Dados falsos: - generalizao indevida - distncia entre o fato narrado e a concluso - disparidade entre relato e concluso - exemplos inconsistentes 3. Uso inadequado da linguagem: - problemas de acentuao grfica; - falta ou excesso de sinais de pontuao; - erro ao grafar as palavras; - emprego incorreto da crase; - problemas de concordncia; - erros de regncia; - sintaxe de colocao; - sintaxe dos pronomes; - problemas de conjugao verbal; - diversidade vocabular - preciosismos e impropriedades. A boa argumentao, portanto, aquela que est de acordo com a situao concreta do texto, que leva em conta os componentes envolvidos na discusso (o tipo de pessoa a quem se dirige a comunicao, o assunto etc.). Convm ainda alertar que no se convence ningum com manifestaes de sinceridade do autor (como eu, que no costumo mentir...) ou com declaraes de certeza expressas em frmulas feitas (como estou certo, creio firmemente, claro, bvio, evidente, afirmo com toda a certeza etc.). Em vez de prometer, em seu texto, sinceridade e certeza,

29

autenticidade e verdade, o enunciador deve construir um texto que revele isso. Em outros termos, essas qualidades no se prometem, manifestam-se na ao. A argumentao a explorao de recursos para fazer parecer verdadeiro aquilo que se diz num texto e, com isso, levar a pessoa a quem o texto endereado a crer naquilo que ele diz.

O TEXTO DISSERTATIVO DE CARTER CIENTFICO O texto dissertativo de carter cientfico aquele que aparentemente desconsidera o emissor e o receptor e valoriza a informao veiculada. Esse texto deve: a) ter um efeito de objetividade; b) no possuir pronomes e formas verbais que pressuponham a 1 ou a 2 pessoa, valorizando-se, assim, a 3; c) no conter expresses valorativas, principalmente adjetivos; d) fundamentar as idias pela argumentao, aumentando o poder de persuaso.

MOMENTO DE PRODUO a) Reflita acerca do trecho apresentado a seguir e elabore um pargrafo texto dissertativo, em que voc possa discutir estas competncias e habilidades no profissional de sua rea.
As competncias e as habilidades tcnicas so o mnimo exigido e no chegam a diferenciar os profissionais de forma mais acintosa. Conhecer sua rea atravs da ajuda de colegas, professores, livros, revistas e experincias o mnimo que cada um pode fazer por si.

b) Desenvolva o pargrafo iniciado abaixo, de maneira a justificar e concluir a idia apresentada.


As Tecnologias de Informao e Comunicao esto ganhando espao nos diferentes setores da nossa sociedade, invadindo nossas vidas tanto no mbito profissional quanto no mbito pessoal. Isso vem ocorrendo, principalmente, devido ...

30

4. O TEXTO DESCRITIVO A descrio uma espcie de retrato verbal de um determinado objeto. descritivo o texto que tem por finalidade retratar algo, de forma que o interlocutor possa, por meio das palavras, criar mentalmente a imagem do objeto descrito. importante ressaltar que como no h escrita sem inteno, descreve-se para atingir determinados objetivos, tais como:
o o o

exaltar ou criticar. analisar contedos. fazer conhecer, direta ou indiretamente, o objeto descrito.

Ao descrever, a pessoa seleciona as palavras que pretende usar para que possa convencer o interlocutor. Se h um desejo de convencer, de fazer com que o interlocutor enxergue de acordo com a viso de mundo do enunciador, o texto descritivo possui uma funo argumentativa. Sendo assim, a descrio pretende ser um retrato verbal. Todavia, pretende retratar aquilo que os olhos do enunciador vem que, muitas vezes, pode no corresponder realidade. COMO CONSTRUIR UM TEXTO DESCRITIVO? muito comum a dificuldade na criao de um texto descritivo, pois a sensao de que h muito a dizer e no se sabe por onde comear, ou ainda o que ou no relevante para que se atinja o objetivo do texto. Uma boa maneira de solucionar esses problemas observar, analisar e classificar as idias que se tem acerca do objeto da descrio. Elaborar uma lista (ou um quadro) com idias que vo ocorrendo sobre o que se quer descrever e, a seguir, organizar essas informaes, separando-as em grupos que se coordenam um bom comeo. A descrio tcnica deve apresentar preciso vocabular e exatido de pormenores. Deve esclarecer, convencendo. Pode-se descrever objetos, mecanismos ou processos, fenmenos, fatos, lugares, eventos. Determinar o ponto de vista e o objetivo do texto so muito importantes na construo do texto descritivo, deles depende a estrutura do texto: o que ser descrito? que aspecto ser destacado? quais so os pormenores mais importantes? que ordem ser adotada para a descrio? a quem se destina o texto: ao tcnico ou ao leigo? Observe os exemplos: I DESCRIO TCNICA

31

O motor est montado na traseira do carro, fixado por quatro parafusos caixa de cmbio, a qual, por sua vez, est fixada nos coxins de borracha na extremidade bifurcada do chassi. Os cilindros esto dispostos horizontalmente e opostos dois a dois. Cada par de cilindros tem um cabeote comum de metal leve. As vlvulas, situadas nos cabeotes, so comandadas por meio de tuchos e balancins. O virabrequim, livre de vibraes, de comprimento reduzido, com tmpera especial nos colos, gira em quatro pontos de apoio e aciona o eixo excntrico por meio de engrenagens oblquas. As bielas contam com mancais de chumbo-bronze e os pistes so fundidos de uma liga de metal leve. Manual de instrues (Volkswagem). In: Comunicao em prosa moderna. GARCIA Othon, Rio de janeiro: Editora FGV, 1996, p.388. II DESCRIO DE PROCESSO Transmisso de um programa de rdio Os sons que se produzem dentro do campo de ao do microfone so por estes captados e transformados em corrente eltrica equivalente. Estas correntes, devido ao fato de serem extremmente fracas, so conduzidas a um pr-amplificador de de microfone, que as amplifica convenientemente, depois do que so transferidas para um amplificador de grandes dimenses, chamado modulador. Existe no equipamento transmissor um circuito gerador de alta freqncia, que fornece a onda a ser irradiada pela Estao. Esta onda R. F. (alta freqncia) ser misturada com as correntes de som amplificadas pelo modulador e transmitidas no spao por meio de antena transmissora. A figura 79 mostra-nos resumidamente todo o processo acima descrito. Martins, N., Curso pratico de rdio, p. 127. In: Comunicao em prosa moderna. GARCIA Othon, Rio de janeiro: Editora FGV, 1996, p.398. III- Experincia de laboratrio Oxidao com permanganato em meio peridnico Dissolveram-se 0,5g de ciantolina em 500ml de piridina, em ebulio e adicinaram-se com pequenos intervalos 2g de permanganato de potssio. A mistura foi refluxada durante 77 horas e deixada em repouso por um dia. Aps esse perodo, aqueceu-se mais uma hora e filtrou-se o lquido peridnico a quente. Destilou-se a maior parte da piridina, recolheu-se ao esfriar 0,3g da cinatolina(...)Obtiveram-se 0,086g (13,5%) do cido I, fundindo-se a 368 372 C. Depopis do tratamento com gua acidulada (aproximadamente ph4; HCL), em ebulio e ulterior cristalizao em dixido etanol (1:!), o seu ponto de fuso elevou-se a 375-378C (decomposio).

32

Martins Filho, Guilherme, et alii. Sntese de derivados p-substityudos da cafena. Anais da Academia Brasileira de Cincias. In: Comunicao em prosa moderna. GARCIA Othon, Rio de janeiro: Editora FGV, 1996, p.399. TEXTO PARA ANLISE E DISCUSSO Computador Quntico Num processador quntico, temos tomos ao invs de transstores. Ao invs de bits temos bits qunticos, ou qubits. A idia fundamental que num tomo, a rotao de cada eltron corresponde a um pequeno movimento magntico, que pode ser controlado caso o tomo seja colocado sobre uma superfcie suficientemente sensvel. Uma peculiaridade interessante que enquanto um transstor permite apenas dois estados, ou seja, ligado ou desligado, cada qubit possui trs estados diferentes. Dois estados so determinados pela rotao dos eltrons (horrio ou anti-horrio), enquanto o terceiro uma caracterstica bastante peculiar dentro do mundo quntico, onde os eltrons podem girar simultneamente nos dois sentidos. Sim, parece estranho, e por isso que existem tantos cientistas pesquisando isso, mas de qualquer forma, combinado com os dois estados anteriores temos um total de 4 estados possveis, o que permite que cada qubit processe ou armazene dois bits simultaneamente. Isto permite ampliar exponencialmente a capacidade dos processadores qunticos, j que dois qubits correspondem a 4 bits, 3 qubits correspondem a 8 bits e 5 qubits correspondem a 32 bits. 10 qubits seriam suficientes para 1024 bits, enquanto 20 correspondem a mais de um milho. Esta pode ser a grande chave para aumentar de forma inimaginvel tanto a potncia dos processadores quanto a capacidade dos dispositivos de armazenamento de memria. No estou falando de processadores operando a 100 ou 500 GHz, mas de computadores capazes de resolver em poucos segundos clculos que um processador atual demoraria milhes de anos para resolver. Os primeiros computadores qunticos j esto entre ns apesar de estarem muito longe de realizarem as maravilhas que descrevi acima. De fato, a maior conquista at agora foi a de um grupo de cientistas da IBM e estudantes da universidade de Stanford afirmaram ter conseguido resolver uma verso simples do algoritmo de Shor, uma frmula para gerar chaves criptogrficas extremamente difceis de quebrar, utilizando fatorao de nmeros, onde preciso um grande poder de computao para encontrar os fatores, mas uma simples multiplicao para obter o nmero original.

33

O algoritmo simples que conseguiram resolver no nada mais do que encontrar os fatores do nmero 15 (5 e 3). A conquista no tem nenhuma aplicao prtica, naturalmente, mas mostra que os estudos continuam avanando e abre as portas para que algoritmos mais complexos sejam resolvidos conforme consigam produzir computadores qunticos mais poderosos. Para solucionar o problema o grupo desenvolveu uma molcula com 7 qubits. Na verdade no foi usada uma nica molcula, mas um tubo cheio (um bilho de bilho como divulgado), manipulada atravs de um aparelho de ressonncia magntica, controlado por um computador convencional, a mesma tcnica que vm sendo utilizada desde os primeiros experimentos. Pode demorar 20 anos ou 100 anos, mas com os investimentos que vm sendo feitos parece s questo de tempo para os computadores qunticos evolurem a ponto de substituir o silcio. http://www.guiadohardware.net/termos/com putador-quantico
1. Destaque os trechos em que o autor faz uso da descrio. 2.

Qual a inteno do autor ao descrever o computador quntico?

3. Qual o objetivo do texto?

5 O TEXTO NARRATIVO Contar histrias uma atividade comum nas relaes humanas, faz parte do ato de comunicao, no s na vida particular, mas tambm na profissional. Usamos aspectos da narrao quando precisamos produzir relatrios, textos tcnicos, e-mails e outros textos que fazem parte do cotidiano de qualquer profissional. Escrevemos para contar o que acontece, com quem, onde, como, por que e para qu. Esses so os elementos do processo narrativo. Veja: Quem narra a histria? Identificao do narrador. O que narrado? Resumo do enredo. Quem participa do conflito? Reconhecimento das pessoas ou personagens.

34

Por que elas esto em conflito? Procura dos motivos. Onde (em que lugar) a histria ocorre? Especificao do espao e/ou do ambiente. Quando ocorre o conflito? Especificao do tempo. Como eram e so agora as personagens? Compreenso das mudanas ocorridas. TEXTO PARA ANLISE E DISCUSSO

O que h na verso beta do novo Windows Vista 28 de julho de 2005. Paulo Rebelo http://www.folhape.com.br Depois de trs anos de expectativas e boatos, a Microsoft bateu o martelo sobre o futuro da plataforma. E para cumprir prazo com investidores e fabricantes deixa para depois recursos avanados e novidades. Desde meados de 2002, a Microsoft desenvolvia um produto, sob o codinome de Longhorn, que viria a se transformar na prxima verso do Windows. Agora, a turma de Bill Gates resolveu oficialmente batizar a cria. Window Vista o nome do sucessor do XP, previsto para ser lanado apenas no final de 2006. Ironicamente, Vista o nome de uma desenvolvedora de softwares quase vizinha Microsoft, o que pode render um processo judicial antes mesmo do lanamento comercial. A primeira verso de testes est pronta e comea a ser despachada para um grupo selecionado de 100 mil pessoas, a fim de encontrar novos defeitos e sugestes. Testamos a ltima verso prbeta oficial, para desenvolvedores, a qual a base da beta1. H novidades na interface e no jeito com que o usurio gerencia e lida com arquivos pessoais, mas nada que salte aos olhos. Por ainda ser uma verso de testes, a performance no boa e o WinVi chega a ser mais lento do que o XP. Pelo Windows Explorer, onde os usurios costumam perder uma boa parte do tempo movendo e copiando arquivos, agora possvel fazer uma srie de pequenas operaes que antes no dava ou, em alguns casos, eram lentas demais. Nos arquivos de udio e vdeo, voc consegue ver todas as informaes da msica/filme e at uma visualizao rpida, no prprio Explorer, de forma mais integrada.

35

Para quem gosta de visual bonito, o Vista um deleite. Janelas, menus e rea de trabalho ganharam singelos retoques que, no geral, fazem diferena. O menu Iniciar continua igual ao do XP, ao menos durante a verso beta. A Microsoft promete um novo estilo visual, completamente tridimensional, quando a verso final estiver quase pronta. No final deste ano talvez j seja possvel conferir, na verso beta 2. A instalao do Vista diferente. Agora, o usurio s precisa colocar o nmero do registro (cdigo) do Windows e, se quiser, mudar configuraes regionais. Todo o processo automatizado, sem interveno humana. Com uma hora de espera, o Vista est pronto para ser visto. Somente para instalar, o computador precisa ter 6 Gb livres em disco, 512 Mb de RAM e processador de 1.5 GHz. Aps instalar programas, acessar internet e jogar, voc rapidamente percebe que 512 Mb de RAM pouco. No toa, durante essa fase de testes da Microsoft, o requisito mnimo de sistema. Para poder usar a interface em 3D prometida pela empresa, alm de RAM, o usurio tambm vai precisar de uma placa de vdeo com boa acelerao grfica. H recursos avanados de busca. At a verso beta 2, a promessa de poder indexar todos os arquivos do disco rgido e pesquisar em segundos, como ocorre hoje com o Google Desktop Search. Com auxlio das chamadas pastas virtuais (virtual folders), o usurio no precisa nem lembrar onde salvou os arquivos pessoais, porque basta digitar qualquer palavra para o Windows encontar. No Internet Explorer, h funo de parental control ou controle dos pais, de modo a proibir o acesso a vrios sites. quase como um software adicional ao IE. Na verso testada, o Internet Explorer ainda no possui o recurso de navegaomltipla, por meio de abas, como ocorre no Firefox e prometido para integrar a verso 7.0 do navegador da Microsoft. Novidades ainda no empolgam A promessa era o paraso: uma revoluo no jeito que as pessoas usam o computador, um super sistema integrado, uma fortaleza de segurana mxima e uma performance de disco nunca antes vista. Com o Windows Vista, a histria outra. A empresa deixou de lado boa parte dos recursos mais avanados e apresenta apenas um XP mais bonito e com firulas extras. No entanto, para o gerente de Marketing e Produtos do Windows no Brasil, Rodrigo Paiva, o novo Windows ter muitos benefcios para todos, independente de sua familiaridade com a tecnologia. Analistas da indstria nos EUA, por outro lado, so unnimes: o discurso da Microsoft o mesmo em cada nova verso do Windows. Nos sites da Microsoft, j possvel participar de fruns e discusses sobre o WinVi, inclusive, para tirar dvidas tcnicas e pegar dicas de uso. De acordo com Paiva, no Brasil ainda no h previso de um frum semelhante para os usurios brasileiros, mas a Microsoft no Pas estuda a possibilidade de abrir um espao do tipo.

36

O mercado brasileiro muito importante para a Microsoft e temos buscado ampliar nosso leque de produtos para ajudar os usurios daqui a ter a experincia mais completa com a tecnologia, diz Paiva. Nome pode render processo antes do lanamento Os executivos da Microsoft prepararam at um vdeo promocional para anunciar o nome do novo Windows. Esqueceram de um pequeno detalhe: Vista o nome de uma empresa quase vizinha da Microsoft, em Redmond. E o pior, existe desde 1999 e tambm trabalha com desenvolvimento de softwares para computador. O fundador da Vista, John Wall, disse em entrevista ao jornal Seattle Times que ir tentar conversar com a Microsoft para ver as opes, mas no desconsidera levar o caso aos tribunais. Em nota oficial distribuda imprensa, a Microsoft explica que o nome foi escolhido entre uma srie de opes sugerida pelos programadores. Vista sobre a viso de mundo, na qual voc o centro e o foco sobre o que importante para voc, explica Neil Charney, diretor do departamento do Windows. Achamos que esta nova verso [do Windows] merecia um nome mais representativo sobre o que leva aos consumidores, completa. 1. Destaque do texto trechos narrativos. Explique a seleo que fez. 2. Observe os trechos destacados no pargrafo abaixo e reescreva-o tornando a linguagem mais adequada. Pelo Windows Explorer, onde os usurios costumam perder uma boa parte do tempo movendo e copiando arquivos, agora possvel fazer uma srie de pequenas operaes que antes no dava ou, em alguns casos, eram lentas demais. Nos arquivos de udio e vdeo, voc consegue ver todas as informaes da msica/filme e at uma visualizao rpida, no prprio Explorer, de forma mais integrada.

6. ELABORAO DE RELTORIO A elaborao de relatrios prtica comum em empresas, escritrios, escolas, universidades e tem por finalidade: providenciar o registro de um trabalho executado, de modo que toda a informao possa ser aproveitada posteriormente; apresentar e discutir informaes e ainda fornecer recomendaes que possam guiar os responsveis nas tomadas de decises e definies; manter os demais membros da organizao informados sobre investigaes, ocorrncias, etc.

37

Apesar de ser uma prtica cotidiana, muitas pessoas encontram grande dificuldade na elaborao desses textos. Um dos maiores problemas atingir a clareza e a objetividade. que podem ser alcanadas observando-se alguns procedimentos, essa prtica poder se transformar em um trabalho mais fcil e eficiente. 6.1. Conceito Relatrios so comunicaes ou registros produzidos pelos membros de uma organizao, por estudantes, por pesquisadores. Podem ser simples cartas ou memorandos, quadros, grficos, tabelas.

6.2. Tipos de relatrios Os relatrios podem ser contbeis, cientficos, de pesquisa, de cobrana, de vendas, de rotina, de inspeo, de aula, de experincia em laboratrios, de estgios, de ocorrncia, de manuteno, de acidentes, de atividades, de visitas, de viagens etc. Pode-se dizer, ainda, que so formais, informais, para fins especiais, analticos e informativos.

ATIVIDADE
Suponha a seguinte situao: O departamento onde voc trabalha precisa saber o que est ocorrendo entre as empresas Microsoft e Vista. Voc obteve os fatos e deve, ento, encaminh-los sua empresa. Utilize as informaes constantes no texto e elabore o relatrio de que sua empresa precisa. Algumas consideraes a respeito da redao eletrnica. Escrever na Internet no diferente de redigir no papel, mas exige ateno e cuidado. As tcnicas redacionais e a gramtica no mudaram s porque estamos na Internet. E erros so inmeros. A desculpa a rapidez e a digitao, entretanto isso no justifica textos sem sentido, erros de concordncia, pontuao, acentuao e ortografia. Com os textos cada vez mais curtos e objetivos, os erros que aparecem so imediatamente percebidos. Devemos cuidar mais do que escrevemos, porque nossa imagem profissional tambm passa pelo e-mail. Para redigir bem:

Use frases curtas com palavras simples. Cuide do vocabulrio. Cada pargrafo deve ter no mximo cinco linhas para que o texto seja claro.

38

Verifique se os pargrafos esto interligados, pois se um deles no se harmoniza com o outro, porque faltam idias precisas entre eles.

Expresses Evitveis na Redao Comercial


A clareza de um texto, em geral, est relacionada com frases curtas, utilizao de vocabulrio simples e eliminao de palavras desnecessrias.

SE VOC AINDA USA Levamos ao conhecimento de V.Sa. Durante o ano de 2003 Devido ao fato de que Acusamos o recebimento de Temos a informar que Vimos solicitar At o presente momento Conforme segue abaixo relacionado

TROQUE POR Informamos Em 2003 Por causa Recebemos Informamos Solicitamos At o momento Relacionado a seguir

Estas expresses ainda so usadas... (acredite se quiser) Tomamos a liberdade... Como dissemos acima... Tem a presente a finalidade de... Vimos por meio desta... Certos de sua compreenso... Limitados ao exposto, encerramos... Sem mais para o momento... Tanto tomou que escreveu... se j disse, est repetindo por qu? Expresso desnecessria. Voc escreveria uma carta sem finalidade? Voc viria por meio de outra? Se o texto for convincente, ele compreender O ponto final j indica todo esse palavrrio Se j acabou, no escreva mais nada

6.3. Como elaborar um relatrio tcnico Como em todo processo de escrita, a elaborao do relatrio requer a definio dos aspectos que sero desenvolvidos ao longo do texto. Seriam eles:

a delimitao do assunto - determina a extenso do assunto. Esse

procedimento permite aprofundar o assunto (no caso de relatrio de pesquisa), e o ganho de tempo. Observe como pode ser feita essa delimitao. A crise brasileira. (assunto genrico) A crise econmica brasileira. (assunto especfico, mas amplo, ainda no limitado) A crise econmica brasileira hoje. (assunto especfico e delimitado)

a elaborao do plano compreende a determinao de partes, tpicos,

itens e distribuio estratgica delas para que se obtenha um resultado eficaz. Observe o plano de um Relatrio de Produo.

39

PLANO 1. Objetivo Introduo 2. Estabelecimento de cronograma 3. Tarefas realizadas 3.1 quantidade 3.2 qualidade 4. Tarefas que sero realizadas 4.1 a curto prazo Desenvolvimento 4.2 a mdio prazo 4.3 a longo prazo 5. Tarefas impossveis de realizar 5.1 impossibilidade tcnica 5.2 insuficincia de recursos humanos 5. 3 insuficincia de recursos financeiros Concluso 6. Necessidade de atualizao da maquinaria/contratao de pessoal.

o estabelecimento do objetivo do texto - ele que determina a direo e

organizao da mensagem. Considere-se aqui o tipo de mensagem: argumentativa, informativa, persuasiva ou de orientao.

A determinao do tipo de estrutura narrativa - necessrio determinar

se a narrativa ser cronolgica ou se apresentar os fatos mais importantes no incio. Responder s questes: o qu, quem, quando, como, onde e por qu, tem alcanado maior eficcia quando aplicada elaborao de relatrios. A ordem da narrativa a dos fatos mais importantes para os menos significativos.

Contedo do relatrio - indicar o autor e o ttulo do relatrio. desejvel

que o ttulo no seja vago nem impreciso (lembre-se: necessrio delimit-lo). Outras exigncias: o nome do destinatrio e data no incio do relatrio. interessante considerar a maneira pela qual se deva dirigir ao destinatrio. Alguns exigem argumentos racionais, tcnicos, outros se preocupam com pormenores, outros com esttica, ou ainda com linguagem pomposa essas consideraes contribuem para a eficcia da comunicao.

40

Problema o problema bsico que ser objeto do relatrio consiste naquele

em que o relatrio se concentrou. Recomenda-se sua exposio logo no incio para que o relatrio no se torne cansativo e desinteressante. Uma frase introdutria genrica do problema bsico seria: O problema bsico ... O problema fundamenta ... O objeto deste relatrio ..... 7.4. Exemplo Observe, a seguir, um exemplo de relatrio de auditoria.

So Paulo, 22 de outubro de 199X. Aos Administradores e Acionistas da Companhia X de Brinquedos Atendendo solicitao de V. Sas., efetuamos reviso das demonstraes contbeis da Companhia X de brinquedos, que compreendeu o balano patrimonial em 31-12-9X e as demonstraes de resultado, das origens e aplicaes de recursos e das mutaes do patrimnio lquido, no perodo findo em 31-12-9X. Nossa reviso foi realizada com o objetivo de examinar A procedimentos:

atendimento realizao dos

aos

princpios

da

Contabilidade com o

fundamentais dos

nas

demonstraes contbeis elaboradas por contadores contratados por sua empresa. exames contou emprego seguintes

Conferncia das demonstraes contbeis com os registros oficiais de

contabilidade e das prprias demonstraes, levando em considerao os aspectos formais.


Exame das datas de reunio da diretoria, do conselho de administrao e das Reviso de fatos subseqentes a 31-12-9X at a data deste relatrio ir

assemblias gerais. verificar existncia de fatos que pudessem exigir ajustes nas demonstraes contbeis.

Outros procedimentos julgados indispensveis.

Anexamos as demonstraes contbeis. Atenciosamente,

41

Empresa X de auditoria

7. TEXTOS JORNALSTICOS Os textos jornalsticos so, com freqncia, expositivos, ou seja, apresentam fatos e suas circunstncias, com anlise de causas e efeitos, de forma aparentemente neutra ou no. Em geral, as redaes recomendam que as idias sejam apresentadas de forma clara e objetiva. Para a publicao de uma notcia, leva-se em conta: proximidade do fato, impacto proeminncia, aventura, conflito, conseqncia, humor, raridade, sexo, idade, interesse pessoal humano, importncia, utilidade, oportunidade, suspense, originalidade, repercusso. Na divulgao do fato noticioso, necessrio reconhecer trs aspectos: a informao, a interpretao e a opinio. Freqentemente, a informao baseia-se no qu, a interao no porqu, e a opinio apia-se em juzos de valor. Artigo Tipo de texto em que prevalece uma opinio pessoal baseada em anlise da situao ou dos fatos. Se consistente, apresenta naturalidade, densidade e conciso. Em geral, o artigo procura explicar um fato, e sua motivao apia-se no desejo do jornalista em informar, ou interpretar, ou persuadir. Editorial Texto jornalstico que analisa um assunto de forma valorativa, a partir do ponto de vista da empresa jornalstica. H certo dogmatismo em todo editorial que, em conseqncia, marcado pela adjetivao, por juzos de ponderao, reclamao ou indignao. Crnica Tipo de texto jornalstico que se caracteriza particularmente pelo estilo descontrado que a faz situar entre o jornalismo e a literatura. De um lado, o jornalista interessa-se pela atualidade da informao (o termo crnica provm de cronos, que significa tempo); de outro, tem em vista superar a fugacidade da notcia e, portanto, ultrapassar os fatos. Tradicionalmente, crnica relato de fatos dispostos em ordem cronolgica. Nota Notcia que se caracteriza pela brevidade do texto. Pequena notcia que se destina informao rpida. Notcia

42

Deve ser recente, indita, ligada realidade, objetiva, de interesse pblico, os fatos relatados devem estar prximos do pblico, provocar impacto, ter interesse pessoal e humano, ser relevantes para a sociedade, ser originais. Reportagem Enquanto a notcia sintetiza o fato e pode ser ou no ampliada, a reportagem trata de assuntos no necessariamente relacionados a fatos novos. Na reportagem, busca-se certo conhecimento do mundo, o que inclui investigao e interpretao. A reportagem exige conhecimento de antecedentes, adio de mincias complementares notcia e adequao da linguagem ao leitor. TEXTOS PARA ANLISE E DISCUSSO a) Identifique a que gnero textual pertencem os textos a seguir. b) Justifique sua resposta, destacando elementos do texto. TEXTO I Internet de ricos

Felizmente, o Governo brasileiro tem acordado para os imperativos de uma poltica industrial para as novas tecnologias. Mas falta completar o esforo com uma ampla e profunda poltica social. mais usual falar de poltica social quando se trata de sade, desemprego, renda mnima ou segurana. No entanto, as novas tecnologias exigem polticas sociais no s para alcanar eficincia, mas para que se tornem viveis politicamente. Esse o sentido da Carta de Florianpolis, divulgada na semana passada em simpsio organizado pela Cepal, pelo Ministrio da Cincia e Tecnologia e pelo governo de Santa Catarina. O documento uma contribuio brasileira Reunio do Milnio do Conselho de Desenvolvimento Econmico e Social da ONU (Ecosoc), que se realizar em Nova York, no incio de agosto. A sociedade do conhecimento e as tecnologias da informao ganham mais sentido quando alcanam todas as camadas. Essa capilaridade d escala aos investimentos. Quanto maior a base instalada de celulares. Computadores e usurios da Internet, menor a dependncia tecnolgica de um pas, pois mais interessante se torna o desenvolvimento de tecnologias e de contedos adequados s caractersticas e carncias locais. So tambm notrios os efeitos das novas tecnologias na destruio de empregos, empresas e mesmo setores econmicos. Tornam-se necessrias polticas de fomento, fundos de apoio ao desenvolvimento e difuso de novas tecnologias, programas de alfabetizao digital e de aprofundamento do governo eletrnico com o objetivo maior de

43

compensar ao mximo, ainda que parcialmente, os efeitos negativos da inovao tecnolgica. A Internet expandiu-se de modo espetacular nos ltimos anos, mas, apesar desse dinamismo, atinge ainda uma elite. Nos EUA, 23,8% da populao est conectada Internet. No mundo a incluso digital no alcanar mais que 5% da populao, segundo a ONU. Alemanha, reino Unido, Itlia, Frana, Holanda, Espanha, Canad e EUA concentram 89% dos internautas do mundo. Uma decorrncia imediata desse estado de coisas a proliferao de contedos na rede que, supostamente globais, a rigor refletem muito mais as condies sociais, polticas e tecnolgicas do Primeiro Mundo que a carncia e cultura dos pases em desenvolvimento. (Folha de S. Paulo, 2001)

TEXTO II Review do Windows Vista Beta 2 em Portugus Visual 31/05/2006 Se as empresas esto muito mais interessadas nas novas funcionalidades de segurana do Windows Vista, sem dvida alguma muitos usurios esto muito mais interessados no novo visual do Windows Vista. E a diferena enorme em relao ao Windows XP: o visual Aero Glass trouxe uma sofisticao e beleza incomum ao Windows (sem o uso de aplicaes de terceiros). Pesquisas da Microsoft apontam que usurios que utilizam o ClearType (tecnologia que facilita a leitura principalmente em telas de cristal lquido e em fontes pequenas) lem at 20% mais rpido em comparao com quem no utiliza-o. Por este motivo o ClearType habilitado por default, sendo inclusive uma opo no Internet Explorer 7+ (sim, o IE 7 do Windows Vista o IE 7+, enquanto a verso do IE do Windows XP "apenas" o IE 7). O Aero Glass, principal novidade visual do Windows Vista, deu um ar tridimensional ao tradicional ambiente de janelas do Windows. Embora ele deixe o Windows muito mais bonito, ele exige uma placa de vdeo sofisticada e um processador potente. Mas no final ele valer a pena: o ambiente de trabalho tornou-se muito mais agradvel com o uso de efeitos grficos sofisticados, alm de sombra, janelas translcidas e outros detalhes que voc percebe ao utilizar o Windows Vista. Uma grande vantagem que agora possvel customizar o ambiente em tempo real, sem a necessidade de confirmar as opes escolhidas. Ao escolher um novo papel de parede, por exemplo, o usurio precisa apenas clicar na imagem para v-la

44

instantaneamente aplicada no fundo da tela. Com isso, ele pode navegar nas imagens e clicar em OK somente quando definir a imagem escolhida. Um bom exemplo para a renderizao, a troca de cores do Aero: voc move a barra de cor e todo o sistema muda de cor simultaneamente, sem necessidade de clicar em OK. Com isso, a customizao das cores no tem limites: voc define a cor, intensidade, brilho, etc. Outra grande novidade o Flip 3D, que utiliza uma maneira bastante sofisticada de navegar entre as janelas: o uso de imagem 3D de cada janela aberta. Basta pressionar as teclas WinKey+Tab (mantendo a tecla WinKey pressionada) para que todas as suas janelas sejam reduzidas e ordenadas em 3D na sua tela. Ao pressionar "Tab" novamente, a janela da frente passa para trs, dando lugar segunda tela. Ao soltar a tecla WinKey, as janelas voltam ao tamanho normal mas, com a janela escolhida, em primeiro plano. Parece complicado, mas no . A grande vantagem que voc consegue visualizar aonde est a janela que voc quer utilizar, e com isso acess-la com mais rapidez. Para no perder seus usurios para o novo Flip 3D, os fs do Alt+Tab tambm tero uma grande melhoria: a exibio de uma mini-janela translcida com miniaturas em tempo real de todas as janelas abertas - incluindo as da rea de trabalho. Isso quer dizer que se o Windows Media Player estiver executando um vdeo em segundo-plano e voc der um Alt+Tab, ser possvel visualizar o vdeo em execuo atravs da prpria miniatura. Alm disso, a miniatura mostra o cone do programa e a janela principal exibe o ttulo da janela com uma fonte bem legvel. A Microsoft tambm desenvolveu a Barra de Tarefas com minituras em tempo-real: ao passar com o mouse por um boto na barra, a minitura com o contedo da janela exibida, sem necessidade do usurio clicar no boto. Para quem no utiliza Alt+Tab e prefere clicar em cada uma das janelas para ach-la, as miniaturas vo economizar muitos cliques.

http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=23584&zoneid=217

TEXTO III Cdigo JavaScript quebra segurana de firewall

Will Knight New Scientist 02/08/2006

45

Acaba de ser descoberto um mtodo de invadir uma rede de computadores apenas colocando-se o cdigo mal-intencionado em uma pgina da Internet. Quando uma pessoa navega pela web, seu computador normalmente protegido dos ataques por um "firewall", um programa que filtra mensagens suspeitas. Mas pesquisadores da empresa SPI Dynamics, Estados Unidos, descobriram que determinado cdigo em JavaScript, embutido em uma pgina da web, pode passar pelo firewall. JavaScript uma linguagem de programao simples, que roda no navegador, largamente utilizada para tornar as pginas mais interativas. Quando um usurio visita uma pgina assim, o cdigo capaz de sondar automaticamente a rede local qual a mquina do usurio est conectada. Uma vez tendo identificado os computadores e outros equipamentos na rede, o mesmo mtodo pode ser usado para enviar comandos para trav-los ou control-los. O cdigo JavaScript mal-intencionado pode, em teoria, at mesmo ser incorporado em um site de terceiros, por exemplo, em uma mensagem de um frum de discusses. Esta tcnica, conhecida como "cross-site scripting", pode vitimar usurios visitando sites confiveis. A tcnica at agora vinha sendo tratada como sendo de baixo nvel de risco. Prova de conceito "Esse ataque JavaScript potencialmente devastador, juntamente com a crescente explorao do 'cross-site scripting', demonstra que essas vulnerabilidades no devem mais ficar na fila esperando para serem estudadas," diz Billy Hoffman, engenheiro da SPI Dynamics. Os pesquisadores da empresa construram uma pgina que oferece uma "prova do conceito", uma demonstrao da tcnica. Esta pgina pode ser utilizada para rastrear uma rede local por servidores de Internet rodando nas mquinas a ela conectadas. O site permite que os visitantes vejam os endereos dos computadores rodando servidores de Internet, mas no tenta executar nenhuma tarefa maliciosa. Fyodor Vaskovich, um respeitado especialista em segurana e criador da ferramenta de mapeamento NMAP, disse que a tcnica coloca um dilema para os desenvolvedores de pginas para a Internet. Isto porque o bloqueio de importantes funcionalidades JavaScript ao nvel do navegador poder tambm desabilitar muitos sites normais. TEXTO IV

46

Tela hologrfica permite viso 3D sem culos especiais Da redao 03/08/2006 Utilizando um sistema proprietrio de viso hologrfica, batizado de HoloVizio, a empresa hngara Holografika est apresentando as primeiras verses comerciais de seu sistema de imagens tridimensionais. O novo equipamento permite que mltiplos usurios tenham uma viso natural em 3D da imagem que aparece na tela, cada um a partir de seu prprio ngulo. E sem a necessidade de culos especiais ou sistemas de rastreamento da posio de cada espectador. A tecnologia diferente dos sistemas 3D tradicionais, nos quais o usurio v duas imagens bidimensionais ligeiramente diferentes, uma produzida para ao olho direito e outra para o olho esquerdo. O conceito criado pela Holografika o de uma janela digital. Ela funciona da mesma forma que uma janela tradicional, que essencialmente um objeto bidimensional, mas que permite que se veja a paisagem externa como uma imagem 3D perfeita. O efeito tridimensional acontece porque os padres de luz de cada ponto da paisagem so ligeiramente diferentes e chegam ao observador em ngulos diferentes. [O HoloVizio] utiliza uma tela hologrfica. Quando os raios no interior do equipamento atingem a tela, cada ponto da holo-tela capaz de emitir feixes de luz de diferentes cores e intensidades, em diferentes direes," explica Tibor Balogh, fundador da Holografika.

8. COMO FAZER PARA RESUMIR UM TEXTO Ler no apenas passar os olhos no texto. necessrio saber extrair dele o que mais importante, facilitando o trabalho da memria. Saber resumir as idias expressas em um texto no difcil. Resumir um texto reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse. Para se realizar um bom resumo, so necessrias algumas recomendaes:

1. Ler todo o texto para descobrir do que se trata.

47

2. Reler uma ou mais vezes, sublinhando frases ou palavras importantes. Isto ajuda a
identificar.

3. Distinguir os exemplos ou detalhes das idias principais. 4. Observar as palavras que fazem a ligao entre as diferentes idias do texto,
tambm chamadas de conectivos: "por causa de", "assim sendo", "alm do mais", "pois", "em decorrncia de", "por outro lado", "da mesma forma".

5. Fazer o resumo de cada pargrafo, porque cada um encerra uma idia diferente. 6. Ler os pargrafos resumidos e observar se h uma estrutura coerente, isto , se
todas as partes esto bem encadeadas e se forma um todo.

7. Num resumo, no se devem comentar as idias do autor. Deve-se registrar apenas o


que ele escreveu, sem usar expresses como "segundo o autor", "o autor afirmou que".

8. O tamanho do resumo pode variar conforme o tipo de assunto abordado.


recomendvel que nunca ultrapasse vinte por cento da extenso do texto original.

9. Nos resumos de livros, no devem aparecer dilogos, descries detalhadas, cenas


ou personagens secundrias. Somente os personagem, os ambientes e as aes mais importantes devem ser registradas. Fonte: BISOGNIN, Tadeu Rossato - Descoberta e Construo - Ed. FTD 9. RESENHA Resenhar significa fazer uma relao das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstncias que o envolvem. O objeto resenhado pode ser um acontecimento qualquer da realidade (um jogo de futebol, uma comemorao solene, uma feira de livros) ou textos e obras culturais (um romance, uma pea de teatro, um filme). A resenha, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa e exaustiva, j que so infinitas as propriedades e circunstncias que envolvem o objeto descrito. O resenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto , apenas aquilo que funcional em vista de uma inteno previamente definida. Imaginemos duas resenhas distintas sobre um mesmo objeto, o treinamento de atletas para uma copa mundial de futebol: uma resenha destina-se aos leitores de uma coluna esportiva de um jornal; outra, ao departamento mdico que integra a comisso de treinamento. O jornalista, na sua resenha, vai relatar que um certo atleta marcou, durante o treino, um gol olmpico, fez duas coloridas jogadas, encantou a platia presente e deu vrios

48

autgrafos. Esses dados, na resenha destinada ao departamento mdico, so simplesmente desprezveis. Com efeito, a importncia do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que se presta. Numa resenha de livros para o grande pblico leitor de jornal, no tem o menor sentido descrever com pormenores os custos de cada etapa de produo do livro, o percentual de direito autoral que caber ao escritor e coisas desse tipo. A resenha pode ser puramente descritiva, isto , sem nenhum julgamento ou apreciao do resenhador, ou crtica, pontuada de apreciaes, notas e correlaes estabelecidas pelo juzo crtico de quem a elaborou. A resenha descritiva consta de: a) uma parte descritiva em que se do informaes sobre o texto (ou acontecimento):

nome do autor (ou dos autores); ttulo completo e exato da obra (ou do artigo); nome da editora e, se for o caso, da coleo de que faz parte a obra; lugar e data da publicao; nmero de volumes e pginas. Pode-se fazer, nessa parte, uma descrio sumria da estrutura da obra (diviso em

captulos, assunto dos captulos, ndices, etc.). No caso de uma obra estrangeira, til informar tambm a lngua da verso original e o nome do tradutor (caso se trate de traduo). b) uma parte com o resumo (sntese) do contedo da obra:

indicao sucinta do assunto geral da obra (assunto tratado) e do ponto de vista adotado pelo autor (perspectiva terica, gnero, mtodo, tom, etc.); resumo (sntese) que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral. Na resenha crtica, alm dos elementos j mencionados (itens a e b), entram

tambm comentrios e julgamentos do resenhador sobre as idias do autor, o valor de sua obra, etc. . EXEMPLO DE RESENHA

Livro

MEMRIA - ricas lembranas de um precioso modo de vida O Dirio de uma garota (Record, Maria Julieta Drummond de Andrade) um texto que comove de to bonito. Nele o leitor encontra o registro amoroso e mido dos pequenos nadas que preencheram os dias de uma adolescente em frias, no vero antigo de 41 para 42.

49

Acabados os exames, Maria Julieta comea seu dirio, anotado em um caderno de capa dura que ela ganha j usado at a pgina 49. a partir da que o espao todo da menina, que se prope a registrar nele os principais acontecimentos destas frias para mais 10 tarde recordar coisas j esquecidas. O resultado final d conta plena do recado e ultrapassa em muito a proclamada modstia do texto que, ao ser concebido, tinha como destinatria nica a me da autora, a quem o caderno deveria ser entregue quando acabado. E quais foram os afazeres de Maria Julieta naquele longnquo vero? Foram muitos, pontilhados de muita comilana e de muita leitura: cinema, doce-de-leite, novena, o TicoTico, doce-de-banana, teatrinho, visita, picols, missa, rosca, cinema de novo, sapatos novos de camura branca, o Cruzeiro, bem-casados, romances franceses, comunho, recorte de gravuras, Fon-Fon, espiar casamentos, bolinho de legumes, festas de aniversrio, Missa do Galo, carta para a famlia, dor-de-barriga, desenho de aquarela, mingau, indigesto... Tudo parecia pouco para encher os dias de uma garota carioca em frias mineiras, das quais regressa sozinha, de avio. Tantas e to preciosas evocaes resgatam do esquecimento um modo de vida que hoje apenas um dolorido retrato na parede.Retrato, entretanto, que, graas arte de Julieta, escapa da moldura, ganha movimentos, cheiros, risos e vida. O livro, no entanto, guarda ainda outras riquezas: por exemplo, o tom autntico de sua linguagem, que, se, como prometeu sua autora, evita as pompas, guarda, no obstante, o sotaque antigo do tempo em que os adolescentes que faziam dirios dominavam os pronomes cujo/a/os/as, conheciam a impessoalidade do verbo haver no sentido de existir e empregavam, sem pestanejar, o mais -que-perfeito do indicativo quando de direito... Outra e no menor riqueza do livro o acerto de seu projeto grfico, aos cuidados de Raquel Braga. Aproveitando para ilustrao recortes que Maria Julieta pregava em seu dirio e reproduzindo na capa do livro a capa marmorizada do caderno, com sua lombada e cantoneiras imitando couro, o resultado um trabalho em que forma e contedo se casam to bem casados que este Dirio de uma garota acaba constituindo uma grande festa para seus leitores. Marisa Lajolo JORNAL DA TARDE, 18 jan. 1986.

50

Bibliografia: ABAURRE, Maria Luiza et alii. (2003). Portugus: lngua e literatura. 2. ed. So Paulo: Moderna. CASTRO, Adriane Belluci Belrio de et alii .(2000). Os degraus da leitura. So Paulo: Edusc. EMEDIATO, Wander (2004). A frmula do texto: redao, argumentao e leitura. So Paulo: Gerao editorial. FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristvo. (1999). Prtica de texto: lngua portuguesa para nossos estudantes. 7. ed. Petrpolis: Vozes. FIORIN, Jos Luiz & SAVIOLI, Francisco Plato. (1995). Para entender o texto: leitura e redao. 11. ed. So Paulo: tica. MARCUSCHI, Luiz Antnio. (2001). Da fala para a escrita: atividades de retextualizao. 2. ed. So Paulo: Cortez. PACHECO, Agnelo de Carvalho. (1988). A dissertao: teoria e prtica. 19 ed. So Paulo: Atual SAVIOLI, Francisco Plato et alii. (2004). Coleo Anglo de Ensino. So Paulo: Anglo. SOBRAL, Joo Jonas Veiga. Redao: Escrevendo com prtica. So Paulo: Iglu, 1997. TERRA, Ermani & NICOLA, Jos de.(1997).Gramtica, literatura e redao. So Paulo: Scipione.

51

ANEXOS
So Paulo, sbado, 24 de maro de 2007

Texto Anterior | Prximo Texto | ndice

TENDNCIAS/DEBATES

Aps dois anos de sua aprovao e sano, positivo o balano da Lei de Biossegurana?
SIM

Fora esperana
DARCSIO PERONDI O BRASIL est no caminho certo na rea de desenvolvimento cientfico e tecnolgico? Na rea de biotecnologia, por causa de uma legislao atrasada e da desinformao da populao e dos polticos, no estava. Mas, h dois anos, com a aprovao da Lei de Biossegurana e sua sano pelo presidente Lula, no dia 24/3/2005, o pas passou a contar com um marco legal para a realizao de pesquisas com organismos geneticamente modificados, os chamados OGMs ou transgnicos, e nossos cientistas, a desfrutar de mais liberdade para pesquisar. Os transgnicos so produtos acrescidos de um novo gene ou fragmento de DNA para que desenvolvam uma caracterstica em particular, como mudanas do valor nutricional ou resistncia a pragas. Alm dos cientistas, os agricultores tambm comemoraram, pois puderam, enfim, plantar, colher e comercializar a soja transgnica sem medo. A nova tecnologia est propiciando ou vai propiciar, por exemplo, soja resistente seca, feijo resistente ao mosaico dourado, batatas-vacinas, que evitam doenas como a hepatite B, frutas e vegetais fortalecidos com vitaminas C e D e bananas-vacinas contra doenas infantis. Por precisarem de menos agrotxicos, esses produtos tambm so bons para a proteo ambiental. Nesses ltimos dois anos, a CTNBio (Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana), totalmente reformulada, j autorizou a realizao de 421 pesquisas, apesar da ao de grupos obscurantistas, que no aceitam a evoluo da cincia, usando o "risco" ao meio ambiente como desculpa. Em dezembro ltimo, aprovamos a primeira mudana na lei, aproveitando a medida provisria n 327/06, e estabelecemos um qurum mais flexvel para as decises da CTNBio sobre a

52

liberao comercial de OGMs e realizao de pesquisas. Felizmente o presidente Lula sancionou a medida, que se torna a lei n 11.460. Os obscurantistas se utilizavam da dificuldade para obteno do qurum (dois teros dos 27 membros) para impedir as deliberaes da comisso. Na prtica, a mudana aprovada reduz de 18 para 14 o nmero de votos necessrios. O avano tecnolgico no Brasil no pode ser comprometido pela posio intransigente de pessoas mal-informadas. Felizmente, venceram o bom senso, a cincia e o Brasil. Perderam a hipocrisia, o obscurantismo e a ignorncia cientfica. Mas no foi s o setor agrcola que comemorou a lei. A medicina tambm pode ser beneficiada num futuro no muito distante. Para ter uma idia, esto sendo desenvolvidas 41 pesquisas com clulas-tronco embrionrias e adultas, retiradas principalmente da medula ssea e do cordo umbilical. Essas clulas tm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo humano. A lei estabeleceu que, para a retirada das clulas-tronco, s podem ser utilizados embries "in vitro", congelados h mais de trs anos e doados com o consentimento dos pais. So proibidas sua comercializao e manipulao gentica, bem como as clonagens humana e teraputica. Essa uma rea nova da pesquisa mundial e considerada a maior esperana para o tratamento de doenas hoje incurveis. J existem grandes avanos no tratamento de problemas cardacos e doenas degenerativas, diabetes, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e leses medulares. A esperana nasceu com toda a fora nos coraes dos brasileiros. Afinal, 3% da populao tm algum tipo de doena gentica e uma pessoa em cada mil nasce com alguma doena degenerativa. O Brasil segue numa posio de vanguarda nessa rea. difcil prever quando os resultados dessas pesquisas sero aplicados efetivamente. O que importa que muita gente, desde a aprovao da Lei de Biossegurana, se agarra nessa esperana para voltar a desfrutar de uma vida saudvel. Precisamos continuar avanando. A Lei de Biossegurana, aliada nova poltica do Brasil para a biotecnologia, pretende articular estrategicamente as reas de sade humana, agropecuria, industrial e ambiental, tornando o pas um dos maiores plos mundiais de pesquisa do setor.
DARCSIO PERONDI, mdico pediatra, deputado federal (PMDBRS). Foi o relator da Lei de Biossegurana na Cmara dos Deputad

53

NO

Cincia ou cartrio?
VIDAL SERRANO JUNIOR e ANDREA LAZZARINI SALAZAR DESCONSIDERANDO os argumentos de 87 organizaes, de 88 parlamentares e da ministra do Meio Ambiente, o presidente Lula aceitou mudar a Lei de Biossegurana para facilitar a liberao de transgnicos. Antes, eram necessrios 18 votos dos 27 membros da CTNBio (Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana) para autorizar o plantio em grande escala, a comercializao e o consumo de uma espcie transgnica. Agora, so necessrios apenas 14. Significa que, ainda que 13 cientistas -quase a metade do grupo- justifiquem tecnicamente a rejeio, sustentando, por exemplo, haver riscos graves sade, o produto ser aprovado para consumo humano. Ser que o Congresso Nacional e o presidente Lula sabem mesmo o que fizeram? As notas taquigrficas das reunies da CTNBio tm revelado a forma simplista como os trabalhos so conduzidos, e as decises, tomadas. Os processos que esto na iminncia de aprovao impressionam pela falta de referncias a estudos independentes e submetidos "peer review". A fragilidade dos argumentos apresentados pelas empresas ficou patente em audincia pblica nesta semana. Os questionamentos feitos no foram respondidos, tornando inaceitvel qualquer deciso. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) acompanha esse assunto h mais de uma dcada e vem questionando a existncia de benefcios associados a essa tecnologia. O certo que os transgnicos que esto na pauta de liberao s interessam s grandes empresas de biotecnologia, sem nenhum benefcio para a sociedade. Mesmo para os agricultores, que hoje acreditam no marketing da indstria, os aparentes benefcios imediatos escondem os impactos bvios da maior dependncia em relao s empresas devido compra de sementes patenteadas e de mais agrotxicos no futuro prximo. O Idec defende a avaliao rigorosa de riscos sade e ao meio ambiente. A falta de estudos cientficos independentes tem sido a tnica. Alimentos transgnicos tm sido autorizados baseados na falsa premissa de que so substancialmente equivalentes aos convencionais. Assim, a soja transgnica Roundup Ready seria o mesmo que a soja natural, o milho transgnico Liberty Link seria equivalente ao milho natural e assim por diante. Parece, mas no . Por exemplo, o milho Liberty Link carrega consigo um gene de resistncia a antibitico, contrariando recomendaes de OMS/FAO, Comisso Europia, Royal Society, Academia Nacional de Cincias, entre outros. Usa tambm um gene extrado de uma bactria que no faz parte da nossa cadeia alimentar e pertence a um gnero que causa doenas em plantas e animais. A ausncia de efetiva avaliao de risco com fundamento na equivalncia substancial uma omisso perigosa que pode causar danos irreversveis. O Idec acredita que a nova dinmica de liberaes comerciais recm-definida transformar a CTNBio num cartrio de liberao de transgnicos. Para minimizar as presses de um setor poderosssimo, necessria a construo de uma slida poltica de biossegurana, sedimentada em princpios que regem o Estado democrtico de Direito, como a soberania nacional, o bem-estar da populao, a precauo, a transparncia e o respeito a bens maiores, a sade, o meio ambiente e a vida das presentes e futuras geraes -consagrados e protegidos pela Constituio Federal de 1988. Em dois anos da lei, houve intensa produo da comisso em estmulo pesquisa. Foram elaboradas normas, aprovados 155 experimentos, autorizados CQBs e relatrios. Mesmo assim, as empresas conseguiram convencer de que "nada funciona", pois seus pedidos de liberao comercial no foram autorizados ainda. Retrocedemos ao mudar o qurum.

54

Mas, para o governo Lula, cego pela bandeira do crescimento a qualquer custo, a biossegurana parece ser um entrave. Assim, de governo em governo, ano aps ano, ficamos mais distantes da concretizao da to necessria poltica de biossegurana.
VIDAL SERRANO JUNIOR, promotor de Justia, membro do Conselho Diretor do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e ex-membro da CTNBio. ANDREA LAZZARINI SALAZAR advogada e consultora do Idec.

Вам также может понравиться