Вы находитесь на странице: 1из 16

Setembro/2011

EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTURIA - INFRAERO Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Superior IV Engenheiro Mecnico


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 40, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, com caneta esferogrfica de tinta preta ou azul, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova de Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova de Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Os annimos Na histria de Branca de Neve, a rainha m consulta o seu espelho e pergunta se existe no reino uma beleza maior do que a sua. Os espelhos de castelo, nos contos de fada, so um pouco como certa imprensa brasileira, muitas vezes dividida entre as necessidades de bajular o poder e de refletir a realidade. O espelho tentou mudar de assunto, mas finalmente respondeu: Existe. Seu nome: Branca de Neve. A rainha m mandou chamar um lenhador e instruiu-o a levar Branca de Neve para a floresta, mat-la, desfazer-se do corpo e voltar para ganhar sua recompensa. Mas o lenhador poupou Branca de Neve. Toda a histria depende da compaixo de um lenhador sobre o qual no se sabe nada. Seu nome e sua biografia no constam em nenhuma verso do conto. A rainha m a rainha m, claramente um arqutipo, e os arqutipos no precisam de nome. O Prncipe Encantado, que aparecer no fim da histria, tambm no precisa. um smbolo reincidente, talvez nem a Branca de Neve se d ao trabalho de descobrir seu nome. Mas o personagem principal da histria, sem o qual a histria no existiria e os outros personagens no se tornariam famosos, no smbolo de nada. Ele s entra na trama para fazer uma escolha, mas toda a narrativa fica em suspenso at que ele faa a escolha certa, pois se fizer a errada no tem histria. O lenhador compadecido representa dois segundos de livre-arbtrio que podem desregular o mundo dos deuses e dos heris. Por isso desprezado como qualquer intruso e nem aparece nos crditos. Muitas histrias mostram como so os figurantes annimos que fazem a histria, ou como, no fim, a boa conscincia que move o mundo. Mas uma das pessoas do grupo em que conversvamos sobre esses annimos discordou dessa tese, e disse que a entrada do lenhador simbolizava um problema da humanidade, que a dificuldade de conseguir empregados de confiana, que faam o que lhes for pedido.
(Adaptado de Luiz Fernando Verissimo, Banquete com os deuses)

O autor do texto considera que, em muitas histrias, certos personagens annimos (A) revestem-se de um carter eminentemente simblico, ainda que secundrio para o desenvolvimento da trama. representam a desordem do acaso, entendido este como o destino que os deuses escolhem para a histria humana. equiparam-se a smbolos reincidentes, como o Prncipe, para melhor sublinharem o ensinamento de uma fbula. tm crucial relevncia para a histria, ainda que relegados obscuridade de transitrios figurantes. tornam-se irrelevantes depois de seu desempenho, na sequncia de eventos independentes de sua participao.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

2.

O autor do texto levanta a seguinte hiptese para justificar o modo pelo qual personagens como o lenhador so annimos em muitas histrias: eles seriam vistos como responsveis por (A) (B) (C) (D) (E) uma escolha pessoal e independente, que no deixa de afrontar uma instncia superior j estabelecida. atos de subverso e anarquia, dado que, para atender a vontade dos deuses, ignoram a dos homens. decises ticas basicamente preocupadas em conciliar a justia terrena e a vontade divina. uma escolha irracional, justificvel pela precria condio cultural que os caracteriza. uma reao de tal modo imprevisvel que impossibilita uma sequncia lgica de eventos.

_________________________________________________________

3.

Deve-se deduzir do texto que a razo pela qual os arqutipos no precisam de nome que (A) (B) (C) (D) (E) seu papel, tal como o do lenhador, j est estabelecido pelo Destino. sua importncia, como a do lenhador, casual, servindo para acentuar o realismo da narrativa. sua significao, tal como a do Prncipe Encantado, j est estabelecida pela tradio das histrias. sua funo, tal como a da imprensa, oscilar entre a necessidade pblica e o interesse privado. sua relevncia, tal como a da rainha m, est em representar uma rpida indeciso.

_________________________________________________________

4.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um elemento do texto em: (A) (B) dividida entre as necessidades (1 pargrafo) = aodada pelos desejos.
o

de bajular o poder e de refletir a realidade (1 pargrafo) = de cortejar a instncia superior e obliterar o real. Toda a histria depende da compaixo (2 pargrafo) = toda a narrativa suscita um compadecimento. um smbolo reincidente (2 pargrafo) = simboliza uma reiterao.
o o

(C) (D) (E)

s entra na trama para fazer uma escolha (2 pargrafo) = no participa do enredo seno para assumir uma opo.
INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


5. Para uma das pessoas do nosso grupo, a entrada do lenhador simbolizava a dificuldade de conseguir empregados obedientes. Refaz-se a redao da frase acima, mantendo-se a correo, a clareza e a coerncia em: (A) Entendeu uma das pessoas do nosso grupo de que o ingresso do lenhador era para ilustrar a dificuldade dos serviais submissos. A participao do lenhador, segundo algum do nosso grupo, indicava o quanto raro encontrar funcionrios que acatem as ordens. a dificuldade de acesso a empregados leais que justifica a entrada em cena da figura do lenhador, conforme asseverou um de ns. Manifestou-se uma pessoa do nosso grupo no sentido de esclarecer a entrada do lenhador, smbolo desses empregados difceis de obedecer. O lenhador entrou na histria, conforme foi aventado entre ns, para se constituir um exemplo da dificuldade da insubmisso. (B) 8. Est correto o emprego do elemento sublinhado em: (A) O Prncipe um smbolo reincidente, a cujo nome pessoal talvez nem mesmo a Branca de Neve tenha conhecimento. A necessidade de bajular o poder um vcio de que muita gente da imprensa no consegue se esquivar. A trama com a qual o personagem annimo participa jamais seria a mesma sem o seu concurso. Em dois segundos o lenhador tomou uma deciso na qual decorreria toda a trama j conhecida de Branca de Neve. Os figurantes annimos muitas vezes so responsveis por uma ao em que iro depender todas as demais.

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

9.

Est inteiramente correta a pontuao do seguinte perodo: (A) Os personagens principais de uma histria, responsveis pelo sentido maior dela, dependem, muitas vezes, de pequenas providncias que, tomadas por figurantes aparentemente sem importncia, ditam o rumo de toda a histria. Os personagens principais, de uma histria, responsveis pelo sentido maior dela, dependem muitas vezes, de pequenas providncias que tomadas por figurantes, aparentemente sem importncia, ditam o rumo de toda a histria. Os personagens principais de uma histria, responsveis pelo sentido maior dela dependem muitas vezes de pequenas providncias, que, tomadas por figurantes aparentemente, sem importncia, ditam o rumo de toda a histria. Os personagens principais, de uma histria, responsveis pelo sentido maior dela, dependem, muitas vezes de pequenas providncias, que tomadas por figurantes aparentemente sem importncia, ditam o rumo de toda a histria. Os personagens principais de uma histria, responsveis, pelo sentido maior dela, dependem muitas vezes de pequenas providncias, que tomadas por figurantes, aparentemente, sem importncia, ditam o rumo de toda a histria.

_________________________________________________________

6.

As normas de concordncia verbal esto plenamente contempladas na frase: (A) Sempre poder ocorrer, num espelho mgico ou na nossa imprensa, hesitaes entre adular o poderoso e refletir a realidade. Assim como o lenhador, outros personagens h, nas histrias de fadas, cujo modesto desempenho acarretam efeitos decisivos para a trama. Reservam-se a personagens como o Prncipe Encantado, smbolos reincidentes dessas histrias, uma funo das mais previsveis. O autor sugere que, na histria da humanidade, exercem papis da maior relevncia quem acaba permanecendo no anonimato. Entre as virtudes do lenhador consta, no restam quaisquer dvidas, a da compaixo, sem falar na coragem de sua escolha. (E) (C)

(B)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

7.

preciso corrigir a m estruturao da seguinte frase: (A) O generoso lenhador praticamente no hesitou entre cumprir uma ordem cruel ou, num impulso de compaixo, desobedec-la. Embora sua escolha tendo sido decisiva para a trama, o anonimato do lenhador intrigante, comparado a outros papis. muito comum surgirem personagens arquetpicos nos contos de fadas, tais como os prncipes encantados ou as rainhas ms. A compaixo pode ser humildemente annima, sugere o autor, ao passo que as qualidades dos poderosos surgem com um brilho ostensivo. Caso fosse o lenhador um homem submisso, outra histria seria narrada, em nada lembrando nossa conhecida "Branca de Neve". 10.

_________________________________________________________

(B)

Transpondo-se para a voz passiva a frase Um figurante pode obscurecer a atuao de um protagonista, a forma verbal obtida ser: (A) (B) pode ser obscurecido. obscurecer. pode ter obscurecido. pode ser obscurecida. ser obscurecida. 3

(C)

(D)

(C) (D) (E)

(E)

INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 11 a 15 referem-se ao texto seguinte. Uns e outros Trabalhar em grupo uma operao to prestigiada na escola, no trabalho, no clube que ningum a discute. O que um perigo: as verdades dadas como indiscutveis costumam paralisar as iniciativas. Num trabalho em equipe, valoriza-se tanto o sentido do coletivo que a importncia do indivduo pode acabar subestimada. Tal depreciao interfere na produo do grupo o que nos leva bvia concluso de que o sucesso de um trabalho em equipe supe a satisfao individual. Reconhecer o rosto de cada membro num time de verdade no ceder a algum nefasto individualismo: saber reconhecer e identificar o valor de cada sujeito. comum ouvir-se a respeito de um jogo de vlei, no qual o Brasil se destaca: A seleo brasileira no est jogando bem porque est jogando sem alegria. H aqui uma grande verdade: faltando a cada um dos jogadores essa fora subjetiva, da vontade alegre e determinada, o grupo todo se ressente e joga mal. No se trata de falta de tcnica ou de ttica, que costumam sobrar em nossa seleo de vlei: trata-se do sbito arrefecimento daquela chama interior que, em qualquer atividade em grupo, promove a motivao do indivduo motivao do grupo, da qual resultar um reforo ainda maior para o desempenho individual.
(Nestor Correa Lima, indito)

13.

Est clara e correta a seguinte redao deste livre comentrio sobre o texto: (A) Contra o lugar-comum da indiscutvel vantagem do trabalho em grupo, o autor prefere discutir a especfica importncia do nimo individual. Sendo a favor do nimo individual, o trabalho coletivo, segundo o autor, acaba dependendo tanto dele que no h mais como ignorar-lhe. Ainda que muitos previlegiem o trabalho em grupo, no ocorre o mesmo com a importncia do indivduo, que tanto concorre para o sucesso coletivo. O sucesso do grupo no est intrinsicamente alheio ao sucesso individual, ao contrrio, este se traduz, em grande parte, no resultado daquele. No h porqu imaginar que a satisfao individual de um promova qualquer embarao para o sentido do coletivo, dado que um sem o outro torna-se improdutivo.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

14.

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher adequadamente a lacuna da seguinte frase: (A) Aos esforos de cada um dos indivduos ...... (competir), muitas vezes, promover as conquistas de um grupo. No ...... (cumprir) aos membros de um grupo culpar-se individualmente pelo fracasso de um trabalho. Sim, a unio faz a fora, mas a cada um dos indivduos do grupo ...... (caber) tambm contar com suas prprias foras. No se imagine que das renncias pessoais dos indivduos ...... (depender) o sucesso de um grupo. Os ganhos que se ...... (obter) com o trabalho de um grupo traduzem o comprometimento de cada indivduo.

(B)

(C) 11. O autor defende em seu texto uma tese central: nas atividades em grupo, (A) o que de fato importa a sensao individual de que o trabalho esteja sendo bem conduzido. a interao entre os indivduos no depende da disposio de cada um, mas de todo o conjunto. a fora do trabalho coletivo basicamente determinada pelo nimo do empenho individual. a falta de disposio do conjunto acaba acarretando o arrefecimento do empenho individual. o valor maior de um trabalho coletivo est em absolutizar a importncia do prazer individual. (D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

15.

(D)

Est adequada a correlao entre os tempos e os modos verbais na frase: (A) No imaginou que prejudicaria o grupo se atender a uma necessidade que fosse inteiramente sua. Caso a partida de vlei terminasse naquele instante, todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano restar prejudicado. A menos que se promova alguma mudana na conduo deste trabalho, nosso grupo estaria fadado a fracassar. Ainda que surgissem dificuldades maiores do que as que o nosso grupo enfrentou, elas haveriam de ser transpostas. Nenhum de ns teria enfrentado tantos dissabores pessoais, caso os lderes do grupo houverem demonstrado maior generosidade.
INFRAERO-Conh.Bsicos1

(E)

_________________________________________________________

(B)

12.

Esto empregados com uma significao muito prxima, no contexto em que surgem: (A) (B) verdades indiscutveis e iniciativas (1 pargrafo). importncia subestimada e depreciao (2 pargrafo). satisfao individual e nefasto individualismo (2 pargrafo). chama interior e sbito arrefecimento (3 pargrafo). sbito arrefecimento e falta de tcnica (3 pargrafo).
o o o o o

(C)

(D)

(C)

(D) (E) 4

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


19. Legislao 16. Analise as seguintes assertivas atinentes INFRAERO Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroporturia: Nos termos da Lei n 8.666/1993, o edital de licitao indicar, obrigatoriamente, dentre outras disposies, (A) (B) (C) o critrio de reajuste, que dever retratar a variao potencial do custo de produo. o objeto da licitao, em descrio detalhada e clara, vedada a descrio sucinta. condies distintas de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso de licitaes internacionais. se h projeto executivo disponvel na data da publicao do edital de licitao e o local onde possa ser examinado e adquirido. limites para pagamento de instalao e mobilizao para execuo de obras ou servios que sero previstos em conjunto com as demais parcelas.
o o

I. Tem sede e foro na Capital Federal. II. Trata-se de sociedade de economia mista. III. Para a realizao de sua finalidade compete-lhe,
dentre outras atribuies, superintender, apenas de forma tcnica e operacional, as unidades da infraestrutura aeroporturia. (D)

(E)

IV. Tem por finalidade, dentre outras, explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroporturia que lhe for atribuda pela Secretaria de Aviao Civil da Presidncia da Repblica. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 17. 20.

_________________________________________________________

Nos termos da Lei n 9.784/1999, certo que: (A) o requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito. o processo administrativo no poder iniciar-se de ofcio, somente a pedido de interessados; no entanto, a conduo do processo poder ser feita de ofcio pela Administrao Pblica. possvel Administrao recusar, ainda que imotivadamente, o recebimento de documentos, porm, o servidor deve sempre orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas. em regra, quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, eles no podero ser formulados em um nico requerimento, devendo ser formulados separadamente, em nome de cada interessado. no legitimado como interessado, no processo administrativo, aquele que, sem ter iniciado o processo, tem interesse que possa ser afetado pela deciso a ser adotada.

III e IV. I, II e III. I e IV. II e III. I, III e IV.

(B)

(C)

_________________________________________________________

No que concerne s disposies sobre Direito Internacional Privado, previstas no Cdigo Brasileiro de Aeronutica, correto afirmar: (A) Os direitos reais e os privilgios de ordem privada sobre aeronaves regem-se pela lei do pas onde se encontrar a aeronave. Os atos que, originados de aeronave, produzirem efeito no Brasil, regem-se por suas leis, salvo se iniciados no territrio estrangeiro. As medidas assecuratrias de direito regulam-se pela lei do pas da nacionalidade da aeronave, pouco importando onde esta se encontrar. As avarias regulam-se pela lei brasileira quando a carga se destinar ao Brasil ou for transportada sob o regime de trnsito aduaneiro. A assistncia, o salvamento e o abalroamento regem-se pela lei da nacionalidade da aeronave. 22.

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

(C)

21.

NO causa de impedimento, para atuar em processo administrativo, o servidor ou autoridade que (A) (B) (C) (D) (E) tenha participado como perito, testemunha ou representante. tiver interesse indireto na matria. estiver litigando administrativamente com o interessado. tiver interesse direto na matria. tiver amizade ntima com algum dos interessados.
o

(D)

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

18.

Sobre os aeroportos, correto afirmar: (A) No compreendem reas destinadas aos concessionrios ou permissionrios dos servios areos. A Unio tem a propriedade de todos os imveis em que se situam os aeroportos. Constituem universalidades, equiparadas a bens pblicos federais, enquanto mantida a sua destinao especfica. Municpios no podero contribuir com bens para a construo de aeroportos. Compreendem reas destinadas ao comrcio apropriado para aeroporto, sendo que a utilizao de rea aeroporturia para tal finalidade no est sujeita prvia licitao.

De acordo com a Lei n 11.182/2005, na estrutura bsica da ANAC, a Diretoria atuar em regime de colegiado e ser composta por um Diretor-Presidente, alm de (A) cinco Diretores, que decidiro por maioria absoluta, cabendo ao Diretor-Presidente somente voto ordinrio. um Vice-Diretor-Presidente e cinco Diretores, que decidiro por maioria absoluta, cabendo ao DiretorPresidente somente o voto de qualidade. seis Diretores, que decidiro por maioria relativa, cabendo ao Diretor-Presidente somente o voto de qualidade. um Vice-Diretor-Presidente e quatro Diretores, que decidiro por maioria absoluta, cabendo ao DiretorPresidente somente o voto de qualidade. quatro Diretores, que decidiro por maioria absoluta, cabendo ao Diretor-Presidente, alm do voto ordinrio, o voto de qualidade. 5

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


23. Considere as seguintes assertivas atinentes ao Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal:

I. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato
administrativo.

II. A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, no se integra na vida particular de cada servidor
pblico.

III. Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da
prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica.

IV. Os repetidos erros do servidor, seu descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e
caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E)

II e III, apenas. I, II e III, apenas. I, III e IV, apenas. I e IV, apenas. I, II, III e IV.

24.

A respeito da Taxa de Fiscalizao da Aviao Civil TFAC, considere:

I. So sujeitos passivos da TFAC, dentre outros, as empresas concessionrias, permissionrias e autorizatrias de


prestao de servios areos comerciais.

II. A TFAC no recolhida no prazo e na forma estabelecida em regulamento ser acrescida de multa de mora de 20% (vinte
por cento), reduzida a 10% (dez por cento) caso o pagamento seja efetuado at o ltimo dia do ms subsequente ao do seu vencimento.

III. Os dbitos de TFAC no podero ser parcelados em razo da sua natureza tributria e de arrecadao tarifria. IV. So sujeitos passivos da TFAC, dentre outros, os operadores de servios areos privados, as exploradoras de infraestrutura aeroporturia e as agncias de carga area. De acordo com a Lei n 11.182/2005, est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)
o

II, III e IV. I, II e III. I, II e IV. I e IV. III e IV.

25.

Em procedimentos licitatrios realizados na modalidade prego, a Administrao Pblica W exigiu garantia de proposta e a Administrao Pblica Z imps, como condio para participao no certame, a aquisio do edital pelos licitantes. Nestes o casos, de acordo com a Lei n 10.520/2002, (A) (B) (C) (D) (E) ambas as Administraes praticaram condutas expressamente permitidas pela referida lei. ambas as Administraes praticaram condutas vedadas pela referida lei. somente a Administrao W praticou conduta permitida pela referida lei. somente a Administrao Z praticou conduta permitida pela referida lei. ambas as condutas so permitidas, mas necessitam de prvia aprovao do chefe do Poder Executivo licitante.

26.

A Secretaria de Aviao Civil tem como estrutura bsica: (A) (B) (C) (D) (E) o Gabinete, a Secretaria-Executiva e at cinco Secretarias. o Gabinete e a Secretaria-Administrativa, apenas. o Gabinete, a Secretaria-Administrativa e at duas Secretarias. a Secretaria-Executiva, a Secretaria-Administrativa e a Secretaria-Gerencial, apenas. o Gabinete, a Secretaria-Executiva e at trs Secretarias.
INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


27. De acordo com o Decreto n 1.171/1994, para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, (A) ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. com obrigatria retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado obrigatoriamente de forma direta a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, com exceo de setores independentes. com obrigatria retribuio financeira, desde que ligado necessariamente de forma direta a autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista. com obrigatria retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista, apenas.
o

(B)

(C)

(D) (E)

28.

De acordo com o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, com relao composio da tripulao considere:

I. A funo no remunerada, a bordo de aeronave de servio areo privado, s pode ser exercida por tripulantes habilitados
de nacionalidade brasileira.

II. No servio areo internacional podero ser empregados comissrios estrangeiros, contanto que o nmero no exceda 1/3
(um tero) dos comissrios a bordo da mesma aeronave.

III. A juzo da autoridade aeronutica, podero ser admitidos como tripulantes, em carter provisrio, instrutores estrangeiros,
na falta de tripulantes brasileiros, devendo o contrato no exceder o prazo de trs meses.

IV. Na forma da regulamentao pertinente e de acordo com as exigncias operacionais, a tripulao constituir-se- de
titulares de licena de voo e certificados de capacidade fsica e de habilitao tcnica, que os credenciem ao exerccio das respectivas funes. Est correto o que consta APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e III. I, II e IV. II, III e IV. II e IV. I e IV.

29.

No contrato de transporte areo de carga, segundo o Cdigo Brasileiro de Aeronutica, em regra, ao chegar a carga ao lugar do destino, se o destinatrio no for encontrado ou no retirar a carga no prazo constante do aviso, o transportador dever (A) (B) (C) (D) (E) avisar ao expedidor para retir-la no prazo de quinze dias, a partir do aviso, sob pena de ser considerada abandonada. devolver a carga imediatamente, sob pena de responsabilidade civil. devolver a carga imediatamente, sob pena de responsabilidade administrativa. avisar ao expedidor para retir-la no prazo de trinta dias, a partir do aviso, sob pena de ser considerada abandonada. proceder novo aviso ao destinatrio ou nova tentativa de localizao, devendo devolver a carga aps trs tentativas comprovadamente frustadas.

30.

Para a prestao de servios areos no regulares de transporte de passageiro, carga ou mala postal, necessria (A) (B) (C) (D) (E) permisso de funcionamento do Poder Executivo, a qual ser transfervel, podendo estender-se por perodo de 5 (cinco) anos improrrogveis. autorizao de funcionamento do Poder Executivo, a qual ser intransfervel, podendo estender-se por perodo de 5 (cinco) anos, renovvel por igual prazo. autorizao de funcionamento do Poder Executivo, a qual ser intransfervel, podendo estender-se por perodo de 3 (trs) anos, renovvel por igual prazo. permisso de funcionamento do Poder Executivo, a qual ser intransfervel, podendo estender-se por perodo de 3 (trs) anos improrrogveis. concesso do Poder Executivo, a qual ser intransfervel, podendo estender-se por perodo de 3 (trs) anos, renovvel por igual prazo. 7

INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. No Internet Explorer 8, opes tais como: tamanho do texto, cdigo-fonte, codificao e estilo so integrantes do menu (A) (B) (C) (D) (E) Ferramentas. Exibir. Arquivo. Editar. Opes da Internet.

32.

O Advance Fee Fraud ou a fraude da antecipao de pagamentos, como o caso do golpe da Nigria, um tipo de golpe, entre outros, usado na Internet para comumente obter vantagens financeiras dos incautos, denominado (A) (B) (C) (D) (E) bot. screenlogger. vrus de macro. scam. spyware.

33.

Apresenta como caracterstica a no alterao do contedo do computador no qual executado, tanto da memria fsica quanto dos registros, porque processado diretamente de um dispositivo que o contm, como um pen drive, por exemplo. Assim, aps finalizado, o aplicativo no deixa rastros no computador que, entretanto, deve atender aos requisitos do programa, como memria RAM e velocidade do processador. Trata-se de (A) (B) (C) (D) (E) software caseiro. micro aplicativo. software porttil. porta executvel. programa padro.

34.

Um computador constitudo de um conjunto de perifricos. Para controlar cada um deles, o sistema operacional precisa de uma interface de software entre ele e o hardware que o (A) (B) (C) (D) (E) link. eprom. drive. setup. driver.

35.

Na clula A1 de uma planilha MS-Excel 2007 foi digitado "43 + base" e, na clula A2, foi digitado "44 + base". Pela ala de preenchimento, A1 em conjunto com A2 foram arrastadas at A4 e, depois, as clulas de A1 at A4 foram arrastadas para a coluna B. Desta forma, aps a operao completa de arrasto, a clula B3 apresentou o resultado: (A) (B) (C) (D) (E) 45 + base. 46 + base. 47 + base. 48 + base. 49 + base.
INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


36. Uma oficina de recuperao de veculos de colecionadores recebeu uma Rural Willys 1969 em bom estado de conservao, com um motor 4 cilindros, em linha, com uma grande trinca no bloco. A oficina substituiu esse motor por um motor de Opala 6 cilindros, em linha, com todas as adaptaes necessrias de carburao, coxim, suspenso e caixa de cmbio, permanecendo o sistema de arrefecimento (sistema no selado e que operava somente com gua). O proprietrio percebeu, entretanto, que em percursos mais longos o motor apresentava temperatura excessiva, acima de 104 C (temperatura mxima do mostrador de temperatura), no recomendada no manual original da Rural Willys. Foi trocada, ento, a vlvula termosttica (tampa do radiador), mas o problema persistiu. Nesse caso, deve-se (A) (B) (C) (D) (E) ignorar o alerta de temperatura, pois motores como o do Opala trabalham com temperatura de arrefecimento mais elevada. trocar a bomba dgua da Rural Willys por uma igual e nova, pois ela deve estar com problemas de desempenho. trocar novamente a vlvula termosttica do radiador, pois a que foi adquirida deve ter defeito de fabricao. limpar o radiador atual, reinstal-lo com uma nova tampa e deix-lo operando somente com gua. substituir o radiador por um do tipo selado mais o reservatrio auxiliar, compatvel com um motor do Opala 6 cilindros, que permite o uso de mistura gua+etilenoglicol (fluido de radiador).

37.

As conexes de condutores eltricos podem estar sujeitas formao de xido superficial provocado:

I. pela ao do oxignio existente na atmosfera; II. pelo efeito pilha oriundo da proximidade dos cabos que conduzem corrente eltrica de intensidade diferente, ou at
mesmo pela umidade existente no meio da instalao. Isso pode ocasionar curtos-circuitos, superaquecimento ou corroso galvnica nos contatos. Para evitar estes efeitos, estas junes podem ser protegidas com graxa base de (A) (B) (C) (D) (E) clcio. ltio sem molibdnio. ltio e molibdnio. cobre coloidal. grafite.

38.

Um sistema de ventilao centrfugo constitudo por um eixo em balano, bi-apoiado por rolamentos. A parte em balano acoplada, por correia de borracha em V, polia de um motor eltrico trifsico cujo eixo tambm contm rolamentos. Aps cinco anos, este conjunto apresentou rudo excessivo, superando as especificaes originais de aquisio e conforto ambiental. Para sanar esse problema, deve-se (A) (B) (C) (D) (E) substituir a correia. substituir o sistema de polias, motor e ps do ventilador. aplicar graxa na correia para minimizar o atrito com a polia. substituir o conjunto motor-ventilador. inspecionar e substituir os rolamentos danificados.

39.

Um sistema de gerao eltrica a diesel, que opera diariamente em ambiente fechado, possui um acoplamento eletromagntico que conecta o motor diesel caixa de transmisso e esta ao gerador eltrico. O eixo do gerador eltrico sustentado em seus apoios por dois rolamentos angulares. A substituio dos rolamentos feita quando se detecta rudo excessivo ou quando a caixa de rolamentos apresenta vibrao excessiva, o que ocorre em mdia a cada seis meses. Para manuteno preventiva do conjunto de rolamentos, deve-se (A) efetuar uma avaliao quadrimestral (parar o equipamento por dois dias consecutivos para a desmontagem da caixa e substituio dos rolamentos do gerador). instalar um decibelmetro dentro do enclausuramento do grupo gerador diesel e identificar, pelo aumento de rudo, o momento da substituio dos rolamentos do gerador. instalar um equipamento de deteco de vibrao, apropriado para avaliao de mquinas de eixo rotativo, no gerador ou em sua caixa de rolamentos, e estabelecer o momento de reparo em funo do nvel de vibrao. instalar um termopar no ambiente de confinamento para detectar o momento de elevao de temperatura e efetuar o devido reparo nos rolamentos. ter em estoque o conjunto de rolamentos para substituio a cada 6 meses, como feito hoje. 9

(B)

(C)

(D)

(E)

INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


40. Considere o sistema de transmisso por correia ilustrado abaixo. As polias 2 e 3 so solidrias e possuem a mesma rotao.
n2 n3=n2 2 d2=80mm 3 d3=40mm

n4 4 n1 1 eixo motor eixo movido

d 1=20mm

d 4=80mm

Sabendo-se que o eixo motor se move no sentido horrio, com rotao n1 = 800 rpm, o eixo movido se move em sentido (A) (B) (C) (D) (E) horrio, com rotao 100 rpm. anti-horrio, com rotao 100 rpm. horrio, com rotao 6400 rpm. anti-horrio, com rotao 6400 rpm. anti-horrio, com rotao 800 rpm.

41.

O estudo da fluncia mecnica no dimensionamento de tubos de trocadores de calor submetidos a esforos repetitivos significa a (A) (B) (C) (D) (E) interpretao dos esforos e tenses considerados no dimensionamento. anlise da corroso superficial provocada pela ao dos fluidos que escoam interna e externamente nos tubos. anlise do efeito combinado de tenses mecnicas e temperatura. anlise do efeito combinado de tenses e sua variabilidade (fadiga). resposta de frequncia de vibrao mecnica dos tubos acarretada pelas solicitaes cclicas decorrentes do escoamento do fluido na carcaa.

42.

Um trocador de calor multitubular um equipamento utilizado em processos nos quais se promove a troca trmica entre dois fluidos separados por paredes metlicas. Um dos fluidos escoa dentro de um conjunto de tubos (feixe tubular) e o outro do lado de fora, contido dentro de um tubulo (carcaa) que envolve o feixe de tubos. O feixe de tubos fixado em suas extremidades aos espelhos. Este conjunto envolvido pela carcaa de forma a impedir a mistura dos fluidos. Durante a manuteno de um trocador de calor multitubular (com 300 tubos), utilizado num chiller, foi constatado que nove tubos estavam tamponados por problemas de vazamento. Aps inspeo minuciosa, havia a necessidade de se tamponar mais dois tubos pelo mesmo problema. Esses tubos so fixados aos espelhos por processo de mandrilhamento (recalque do tubo contra a parede do espelho). Tambm se constatou que o equipamento tinha um desgaste pronunciado devido ao uso de gua proveniente de poo artesiano com muitos sais em suspenso. Os tubos do trocador so de ao baixo carbono. Nessa situao, recomenda-se (A) (B) (C) tamponar os dois tubos e montar o equipamento para permitir novamente sua utilizao. efetuar a substituio dos dois ltimos tubos danificados para permitir o reaproveitamento do equipamento. diminuir a vazo do fluido que escoa nos tubos para reduzir a perda de carga, levando-a s condies operacionais de equipamento novo. aumentar a vazo do fluido que escoa nos tubos para intensificar a troca trmica e assim equilibrar a rea de troca trmica que foi reduzida. substituir o equipamento, pois ele j se encontra fora das condies operacionais segundo a norma TEMA (Tubular Exchanger Manufacturers Association).
INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

(D)

(E) 10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


43. Os tubos metlicos de trocadores de calor multitubulares utilizados em chillers so normalmente constitudos de tubos sem costura, razo pela qual (A) resistem melhor ao efeito de eventual corroso provocada pela diferena de eletronegatividade existente entre os fluidos separados pela parede do tubo. permitem troca trmica mais eficiente devido inexistncia da costura. tm custo menor que os tubos com costura. atendem exigncia das normas de projeto de trocadores de calor (TEMA ou ASME Seo VIII). representam um mito ainda inexplorado e refletem o estado da arte atual.

(B) (C) (D) (E)

44.

Fingers (elementos de unio entre o prdio de embarque e o interior da aeronave por onde circular a tripulao e os passageiros da aeronave) so produzidos fora do Brasil. Eles tm uma estrutura articulada mvel e flexvel em termos de elevao. Um dos elementos de acionamento da elevao da plataforma de embarque, em funo do porte da aeronave, o pisto hidrulico. Num aeroporto nacional recentemente reformado e ampliado, um novo finger est apresentando falhas no pisto hidrulico de elevao da plataforma de embarque. Este pisto, cuja garantia expirou, foi produzido na Finlndia e no tem similar na Amrica Latina. Analisando a logstica dos voos, h possibilidade de uma janela de dois dias consecutivos para a manuteno do pisto (perodo em que aeronaves que pousam e decolam podem ser remanejadas para outros portes de embarque e desembarque). Para que a atividade seja conduzida de forma satisfatria pelo departamento de manuteno, deve-se (A) estudar o layout de fixao do pisto e os procedimentos para seu reparo, alm de prover equipamentos, ferramentas, peas de reposio e mo de obra necessrias para o reparo dentro do perodo estipulado. chamar, imediatamente, o departamento de assistncia tcnica do fornecedor do item para efetuar o reparo e acompanhar o tcnico nas operaes para assimilar os procedimentos corretivos e poder realiz-los posteriormente. ordenar ao fabricante da Finlndia o envio imediato (frete areo) de um novo pisto hidrulico idntico ao existente no finger e providenciar a substituio do atual na janela disponibilizada. informar administrao aeroporturia preventivamente que o reparo ser iniciado, mas que no h previso para a concluso dos trabalhos devido ao desconhecimento das causas da m operao. contratar uma firma externa nas proximidades do aeroporto para efetuar os devidos reparos e responsabiliz-la pela execuo do servio dentro do prazo estipulado.

(B)

(C)

(D)

(E)

45.

O objetivo de se utilizar torres de resfriamento em um sistema central de ar condicionado resfriar (A) (B) o ar captado da atmosfera antes que ele ingresse no sistema de resfriamento do ar condicionado. o ar captado da atmosfera aps passar pelo sistema de ar condicionado e antes de ser insuflado no meio que deve receber este ar termicamente tratado. o leo lubrificante utilizado no interior do compressor. o ar extrado do ambiente resfriado antes de liber-lo para a atmosfera exterior. a gua que continuamente utilizada como agente de remoo de calor do sistema de ar condicionado.

(C) (D) (E)

46.

O condensador em um sistema central de ar condicionado tem por objetivo (A) resfriar o ar j resfriado antes de ele ser insuflado no ambiente desejado para atingir a temperatura de bulbo mido e assim promover a condensao do vapor dgua que se encontra em excesso na corrente de ar. resfriar o ar captado da atmosfera, antes de ele ser tratado termicamente para atingir a temperatura de bulbo mido, promovendo a condensao do vapor dgua, que se encontra em excesso na corrente de ar, para que possa passar pelo compressor. promover a condensao do fluido refrigerante que se encontra no estado de vapor, aps passar pela vlvula de expanso, e utilizar uma bomba para movimentar este fluido refrigerante. promover a condensao do fluido refrigerante que se encontra no estado de vapor, antes de passar pela vlvula de expanso e antes de resfriar o ar que ser insuflado no ambiente que se deseja condicionar. promover o resfriamento do ar j insuflado no ambiente desejado de forma a atingir a temperatura de bulbo-mido e ento liber-lo na atmosfera. 11

(B)

(C)

(D)

(E)

INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


47. Dois corpos de massa m1 e m2 conhecidas esto em movimento espontneo e acoplados, conforme ilustrado na figura a seguir.

dinammetro C B A m1

D E H cabo

F 30o m2

O dinammetro liga dois trechos do cabo. Se efetuada a leitura do registro no dinammetro e denominada esta fora por T, correto afirmar que (A) (B) a fora T representa a intensidade da fora de atrito atuante sobre a massa m1. o conhecimento da fora T e do ngulo do plano inclinado (30) permite determinar o coeficiente de atrito entre o corpo de massa m1 e o plano inclinado, bem como a acelerao dos corpos m1 e m2. a acelerao com que o corpo de massa m1 se move fornecida pela fora T dividida pela massa m1. a acelerao com que o corpo de massa m2 se move fornecida pela diviso da fora T/2 pela massa m2. a fora T a fora que age no cabo no trecho inclinado ABCD, enquanto que para o trecho EF e GH a fora que atua em cada trecho do cabo T/2.

(C) (D) (E)

48.

Na manuteno preventiva de veculos a diesel deve-se (A) calibrar pneus, efetuar abastecimento de leo diesel, trocar o filtro de gasolina, promover alinhamento e balanceamento de rodas e sangria do sistema de freio. completar o nvel de leo lubrificante do motor e da caixa de cmbio, trocar o filtro de gasolina, promover alinhamento e balanceamento de rodas e sangria do sistema de freio. analisar o sistema de freio, promover sangria do leo do freio, trocar o filtro de gasolina e promover alinhamento e balanceamento de rodas. efetuar a troca do leo lubrificante do motor, verificar e corrigir eventuais vazamentos de combustvel e leo, analisar o sistema de freio e promover os devidos reparos, ajustar tenses nas correias, verificar o estado operacional da bomba de diesel, do sistema de suspenso e da transmisso e promover alinhamento e balanceamento de rodas. efetuar a troca do leo lubrificante do motor, verificar e corrigir eventuais vazamentos de combustvel e leo, analisar sistema de freio e promover os devidos reparos, ajustar tenses nas correias, substituir velas de ignio, verificar estado operacional da bomba de diesel e promover alinhamento e balanceamento de rodas.

(B)

(C)

(D)

(E)

49.

Uma vlvula de controle com corpo em ao fundido utilizada em atmosfera salina (aeroporto prximo do mar) apresenta corroso superficial. Uma das tcnicas empregadas para evitar o efeito do ataque da maresia o processo de metalizao, que consiste (A) na deposio de metal (cromo, nquel, molibdnio) aspergido termicamente sob atmosfera inerte similar a um processo de pintura. em um tratamento trmico como nitretao seguido de um processo de tmpera e revenimento. em um tratamento galvnico (eletroqumico) especfico de nquel anodizado. no uso de uma plaqueta de metal que sirva como efeito de pilha galvnica. O corpo da vlvula protegido da corroso enquanto a plaqueta ser atacada pela maresia. na pintura superficial do corpo da vlvula temperatura ambiente com uma tinta que tenha tonalidade metlica, como a do alumnio, bronze ou cobre.
INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

(B) (C) (D)

(E) 12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


50. A estrutura metlica em ao de um hangar situado nas proximidades do mar vem apresentando problemas de corroso, o que acarreta servios constantes de manuteno. No reparo de estruturas metlicas, em termos de durabilidade, antes de realizar a pintura na cor desejada, recomenda-se (A) (B) (C) (D) (E) lixar a superfcie oxidada/corroda, aplicar uma demo de fundo anticorrosivo e outra de xido de zinco com pistola. jatear com areia, seguido de envelopamento com folhas de alumnio anodizado, e aplicar pintura epxi. jatear com granalha de ao e aplicar, por asperso a quente, uma demo de zinco metlico em atmosfera inerte. jatear com granalha de esferas de vidro e aplicar com pistola uma demo de fundo anticorrosivo diludo com solvente. jatear com areia, aplicar uma demo de asfalto lquido sobre a estrutura e outra de fundo anticorrosivo com pistola.

51.

Certa bomba centrfuga que apresentou problemas de cavitao, tanto no rotor como na voluta, ser substituda por outra bomba centrfuga de mesma potncia e com as mesmas caractersticas geomtricas apenas no bocal. Por razes de manuteno, (A) indiferente manter ou alterar o fornecedor, mesmo que caractersticas de itens de reposio (como anis de vedao, rolamentos e parafusos) sejam diferentes. Basta ter estes itens em estoque. recomendado que se uniformize os itens de reposio em estoque. Significa menor aporte de capital em itens de reposio. Sugere-se trabalhar com o mesmo fornecedor. indiferente utilizar ou no produto de mesmo fornecedor. O que importa o custo de aquisio do novo conjunto. indiferente utilizar ou no produto de mesmo fornecedor, pois, se as caractersticas geomtricas de dimenses de bocais da bomba so as mesmas, no haver problemas de adaptao tubulao existente. Deve-se verificar apenas a corrente de partida. indiferente utilizar ou no produto de mesmo fornecedor, pois no haver problemas nem com a tubulao existente, pois as dimenses geomtricas dos bocais sero idnticas, nem com a instalao eltrica, pois a potncia ser a mesma.

(B)

(C) (D)

(E)

52.

Um bom sistema de programao e controle de materiais de manuteno deve preferencialmente controlar:

I. as quantidades de itens adquiridos e em estoque. II. o local de armazenamento e os fornecedores habilitados pela sua empresa. III. a data e o custo do ltimo fornecimento, o estoque de segurana e o prazo de entrega. IV. a quantidade de itens reprovados na ltima compra. V. os fornecedores existentes no mercado.
Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e V. I, II, III e IV. II, III e V. IV e V. III e IV.

53.

Um sistema transportador utilizado diariamente constitudo por uma roda dentada motriz, uma roda dentada movida e uma corrente. Numa operao de manuteno, foi solicitada verificao para detectar a presena de trincas na roda dentada motriz feita de ao. Sabendo-se que no existe item de reposio em estoque, mais apropriado retirar a (A) (B) corrente e aplicar uma pequena batida com um martelo metlico na roda dentada motriz para analisar o rudo emitido. roda dentada motriz e encaminh-la para anlise por lquido penetrante num laboratrio credenciado distante 400 km do local. roda dentada motriz e encaminh-la para anlise por raios-X em um laboratrio credenciado distante 400 km do local. roda dentada motriz e, antes de encaminh-la para anlise por lquido penetrante num laboratrio credenciado distante 400 km do local, tirar suas dimenses, para eventual reposio. roda dentada motriz e, antes de encaminh-la para anlise por raios-X num laboratrio credenciado distante 400 km do local, tirar suas dimenses, para eventual reposio. 13

(C) (D)

(E)

INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


54. Uma empresa com 30 anos de existncia e com solidez financeira tem um conjunto de mquinas operatrizes com potncias variadas. Ela sempre trabalhou em dois turnos e nunca teve problemas com a tarifao de energia eltrica (fora e luz). Recentemente, alterou seu domiclio e quase a totalidade de seu quadro de colaboradores diretos. Todo final de expediente as mquinas so desligadas e religadas no dia seguinte, no incio do primeiro turno, aleatoriamente, conforme o operador do equipamento se posicione onde elas esto instaladas. Ultimamente, a firma vem sendo taxada excessivamente, com base no consumo de fora contratado (demanda de pico), cujo contrato igual ao do domiclio anterior. O procedimento de ligar mquinas, atualmente utilizado, (A) (B) (C) correto e no deve ser alterado, pois pode significar favorecimento para alguns operadores. no deve ser alterado, pois parte da cultura de uma empresa que tem solidez financeira. deve ser revisto em funo da tarifao da demanda de pico. A partida deve ser feita da mquina de maior potncia para a de menor potncia. deve ser revisto em funo da tarifao da demanda de pico. A partida deve ser feita da mquina de menor potncia para a de maior potncia. correto. Deve-se procurar a concessionria de energia eltrica e solicitar uma reviso contratual no fornecimento de fora (aumentar a demanda de pico) para evitar a multa.

(D)

(E)

55.

Numa operao de manuteno preventiva de um trocador de calor multitubular foi constatado que o interior dos tubos apresentava depsito excessivo de calcrio. Para remover este calcrio sem prejudicar as caractersticas operacionais do equipamento aconselhvel usar (A) (B) (C) (D) (E) jato de areia e gua para remover as incrustaes no interior dos tubos. produtos qumicos que dissolvam o calcrio e no ataquem a superfcie interna do tubo. ultrassom combinado com jato de areia e gua para remoo da incrustao. escova de ao para quebrar o calcrio e jato de gua para remover o material particulado. brocas especiais que possuam fendas laterais para quebrar o depsito incrustado na superfcie do tubo e dutos de injeo de lquido para remoo do particulado.

56.

Para realizar a manuteno mecnica preventiva de elevadores hidrulicos para transporte de passageiros em aeroportos, devese lubrificar as guias de rolamento, (A) (B) (C) (D) (E) trocar todo leo hidrulico da linha e pressurizar a linha de atuao desse leo hidrulico. verificar o estado dos anis de vedao dos pistes hidrulicos e trocar todo leo hidrulico da linha. verificar o estado dos anis de vedao dos pistes hidrulicos e a unidade de bombeamento hidrulico. verificar o estado dos anis de vedao dos pistes hidrulicos e trocar todo o leo dos cabos e polias. verificar o estado dos anis de vedao dos pistes hidrulicos e verificar o estado do cabo de ao e das respectivas polias do sistema de sustentao do habitculo.

57.

O uso de EPIs Equipamentos de Proteo Individual nas atividades cotidianas que o requerem (A) (B) (C) (D) (E) constitui um transtorno, pois cada empregado deve ter a liberdade de us-lo ou no. opcional e o empregado deve manifestar por escrito se aceita ou no seu uso. depende das regras administrativas de cada empresa. depende de acordos coletivos de trabalho entre a empresa e o rgo de classe. est estabelecido em lei federal.
INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

14

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001


58. Os funcionrios que trabalham com banhos galvnicos como niquelao ou cromeao (A) podem utilizar objetos metlicos de adorno, como brincos, pulseiras, anis ou mesmo piercings, por no apresentarem nenhum risco aos seus portadores. podem utilizar objetos de adorno, desde que cientes do risco de esses objetos carem no banho e serem atacados pelos produtos qumicos. devem ser instrudos a utilizar EPIs como luvas, gorros, viseiras e protetores auriculares para evitar possveis riscos de alterao nos adornos metlicos, que ficam dessa forma protegidos do banho galvnico. devem ser impedidos de usar objetos de adorno metlicos, que podem provocar anemia e/ou possvel dermatite ao seu portador. devem ser instrudos sobre o risco de os banhos galvnicos atacarem e alterarem a caracterstica original dos adornos metlicos.

(B)

(C)

(D)

(E)

59.

Numa visita a uma oficina de reparos constatou-se que uma das fresadoras, do tipo horizontal, utilizava ferramentas que durante a operao de usinagem apresentavam fraturas dos dentes ou dos postios dos insertos. Essa quebra ocorria sempre na mesma face da fresa. Era usual, nesta situao, se efetuar a substituio da ferramenta com frequncia, o que retardava o processo de usinagem como um todo. Na conversa com o operador e com o preparador da mquina detectou-se que: as condies operacionais de velocidades de avano e corte esto coerentes com a fresa e a mquina; a matria-prima recebida sob qualidade assegurada e sempre dos mesmos fornecedores; no havia, no passado, problemas de usinagem da fresadora com o material do mesmo fornecedor e a mesma ferramenta; a mquina havia sido reformada recentemente devido s quebras dos dentes da fresa. Esta operao foi feita dentro da prpria empresa e apenas os rolamentos desgastados do eixo-rvore em que se instalavam as fresas haviam sido substitudos por novos.

Nesta situao, entende-se que (A) a reforma reconduziu a mquina s condies originais de uso e no se deve preocupar com as quebras dos dentes da fresa. as ferramentas utilizadas no tm a qualidade desejada, recomendando-se o uso de fresas de outro fornecedor. a dureza da matria-prima processada tem uma variabilidade muito grande, acarretando a necessidade de ser inspecionada. o leo de corte base de cloro utilizado inadequado e deve ser substitudo por um que contenha ltio e molibdnio. o alinhamento do eixo-rvore deve ser verificado, pois pode estar empenado, caso em que deve ser reparado.

(B) (C)

(D) (E)

60.

Numa central de gerao de energia eltrica (60 Hz) atravs de grupos geradores a diesel foi constatado que o gerador possui 6 polos, e que a caixa de transmisso acoplada diretamente entre o motor diesel e o gerador tem relao de transmisso 5:4. Nesse caso, depreende-se que a rotao do (A) (B) motor diesel no pode ser determinada, assim como a do gerador. eixo do motor 1,25 vezes a rotao do eixo de sada da caixa de transmisso. No possvel determinar nem a rotao do motor nem a do gerador. eixo do motor 600 rpm e a do gerador 480 rpm. gerador de 600 rpm e a do eixo do motor de 750 rpm. eixo do motor 600 rpm e a do gerador 750 rpm. 15

(C) (D) (E)

INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 40, Tipo 001

REDAO

Instrues: A folha para rascunho no Caderno de Provas de preenchimento facultativo. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo da Prova de Redao pela banca examinadora. Na Prova de Redao devero ser observados os limites mnimo de 20 (vinte) linhas e mximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda de pontos a serem atribudos Redao.

A especializao uma tendncia que parece cada vez mais irresistvel, principalmente por conta da insupervel profundidade que pode ser atingida pelo especialista em seu campo especfico de conhecimento. Contudo, a esse aprofundamento em determinada rea costuma corresponder, nos casos mais extremos, a ignorncia de outros especialistas em outras reas, ainda que muitas vezes bastante prximas dela. O risco tornar-se cada vez mais difcil um olhar mais abrangente e uma compreenso mais ampla dos problemas que surgem. A partir das reflexes acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se em relao ao seguinte tema: A abertura do foco para alm do campo de viso do especialista

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

16

INFRAERO-ASIV-Eng. Mecnico-40

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться