Вы находитесь на странице: 1из 3

Rodada 31.

2013
Enunciado
1) A confisso do ru, em sede de interrogatrio, de que cometeu outro delito, legitima a ocorrncia de mutatio libelli? Explique em at quinze linhas.

2)A teoria da impreviso se aplica aos contratos de consumo? Mximo de 15 linhas.

3) Grau de fora normativa dos instrumentos de soft law na ordem jurdica internacional. Discorra em at 20 linhas.

4)Aponte duas influncias do pensamento kantiano no Direito. Resposta em at 15 (quinze) linhas.

SENTENA

O Ministrio Pblico Federal, na pea inaugural da ao, manifestou-se assim: Na cidade de Arapiraca/AL, atuando como advogada, Lois Lane, por meio de peties juntadas aos autos da Reclamatria Trabalhista n 006874981/2012, que tramita perante a Vara do Trabalho daquele municpio, livre e conscientemente caluniou e injuriou o funcionrio pblico federal Lex Lutor, Oficial de Justia Avaliador naquela jurisdio, imputando-lhe falsamente a prtica dos delitos de prevaricao (art. 319 do CP), sonegao de documento (art. 314 do CP) e advocacia administrativa (art. 321 do CP), tudo em razo do exerccio de suas funes (...). Em 22 de outubro de 2012, a acusada caluniou o oficial de justia e ofendeu-lhe a dignidade, nesses termos: (...) a certido do Ofici al de Justia declara sem sombra de dvida que ele se encontra comprometido com o sistema, pois a Rdio Tramanda est localizada na Rua Joo Ribeiro, um dos locais mais conhecidos daquela cidade e somente o Oficial de Justia que no conhece e nem tem como perguntar a qualquer morador (...).

Em 28 de agosto de 2012, a acusada injuriou o oficial de justia agredindo sua moral e dignidade, bem como o caluniou, imputando-lhe falsamente a prtica de crimes de advocacia administrativa e prevaricao: (...) a certido do oficial de justia s fls. 348 no condiz com a verdade, pois o documento trazido pela parte atualizado e fornecido pelo DETRAN. O oficial de justia mentiroso e est advogando para o reclamado, pois na primeira certido disse que no sabia o endereo da rdio, o que efetivamente um absurdo, pois todos de Arapiraca conhecem a rdio e sua localizao. A certido demonstra total m-f. Em 29 de outubro de 2012, Lois Lane caluniou o funcionrio pblico imputando-lhe falsamente o cometimento dos crimes de prevaricao e sonegao de documento, como segue: (...) Pela certido de fl. 330, verifica -se que o Oficial de Justia no quer cumprir o mandado, pois na Rdio Pinguim existem centenas de bens (...). A injustia no pra por a, pois a certido de fl. 330 fora trocada, sendo que a primeira certido constava que o oficial de justia no encontrara a Rdio Pinguim, na prpria cidade onde se situa (...). Lex Lutor tomou conhecimento dos fatos em 11 de setembro de 2013, e os informou aos MPF. Assim agindo, Luci praticou por trs vezes as condutas delituosas descritas pelos artigos 138 e 140, c/c art. 141, II, c/c arts. 69 e 70, todos do Cdigo Penal. Considerando que a soma das penas mnimas ultrapassa o limite de 01 (um) ano, e que a denunciada responde a outra ao penal perante a Justia Federal, deixa o Ministrio Pblico de oferecer suspenso do processo por ausncia das condies exigidas pela Lei 9.099/95 (...). Denncia recebida, foram ouvidas 4 das 16 testemunhas arroladas pela defesa, todas a atestar o bom compertamento da r. R que deps e confirmou o que havia invocado nas peties, com a justificativa de que no teve a inteno de ofender, seno de informar o juzo dos absurdos cometidos. A acusao insistiu na prova j produzida, que continha as peties protocolizadas. Encerrou ento o Procurador da Repblica oficiante no caso para dizer que a hiptese ensejava o mximo de rigor na condenao. A acusada requereu a nulidade do processo, considerado o cerceamento de defesa pelo nmero reduzido de testemunhas ouvidas. Argumentou que haveria excesso de acusao, que nomeava crimes contra a honra sem especific-los. Deduziua a decadncia para a propositura da ao, cujos fatos se reportam, o mais recente, a 29 de outubro de 2012. Disse que o oficial supostamente ofendido no formalizou qualquer representao. E por fim revelou que o MPF no logrou provar os acontecimentos que narrou, at porque no arrolou sequer uma testemunha para ser ouvida no feito.

Sentencie, sem relatar.

Вам также может понравиться