Вы находитесь на странице: 1из 3

MITRA DIOCESANA PORTO NACIONAL - TO

DOM ROMUALDO MATIAS KUJAWSKI BISPO DIOCESANO DE PORTO NACIONAL

Por graa de Deus e designao da Santa S Apostlica

DECRETON 002/2013 REGISTRO N 010/2013

DECRETO

A CRIAO DAS FORANIAS

H muito tempo minhas preocupaes voltam-se para o dinamismo pastoral na nossa centenria Diocese. Reconheo o grande esforo pastoral dos Padres, Diconos e Agentes de Pastoral. Deus seja louvado por isso. Mas, vocs mesmos sabem, que o mundo de hoje mudou. A poca da cristandade passou na histria e as exigncias aumentam. O Povo cobra de ns cada vez mais clareza, competncia e testemunho de vida na misso evangelizadora. Como j disse outra vez, considero que a referncia para a pastoral diocesana o nosso Diretrio dos Sacramentose asDiretrizes Pastorais. Estes dois documentos, aprovados no Conselho Presbiteral, esto iluminados pelo nosso Snodo Diocesano que reflete os temas: Famlia, Juventude e Catequese.

Gostaria que perguntssemos uns aos outros: como est o nosso envolvimento com as praticas sugeridas pelas orientaes diocesanas para as parquias? A formao dos Discpulos Missionrios no fcil. Temos coragem de sair de ns mesmos e mais uma vez abrir-nos para a Graa de Deus e renovar reciprocamente o entusiasmo pelo Reino de Deus? Gostaria de encontrar em cada parquia pelo menos trs importantes pastorais: pastoral da famlia, pastoral da juventudeepastoral vocacional. oportuno lembrar que a catequese j faz parte orgnica da parquia. A parquia, em si mesma, como lembramos, deveria ter constituda em sua identidade a conscincia da trplice misso: formao do Povo de Deus a partir da Palavra de Deus, a administrao dos sacramentos e a realizao das obras da caridade. Pensei muito sobre a nossa estrutura pastoral. Os Vicariatos Episcopais so muito grandes e, na pratica, tornaram-se inoperativos. Acredito que ncleos menores alcanariam, mais rpido, a eficincia pastoral que desejamos e facilitariam o dialogo recproco e o acompanhamento do Bispo na realizao das propostas. Portanto,

DECRETO a criaodas seguintes Foranias

1. Campos Belos: Matriz, Monte Alegre, Araias, Combinado. 2. Taguatinga: Matriz, Ponte Alta de Bom Jesus, Dianpolis, Almas, Aurora. 3. Natividade: Matriz, Chapada da Natividade, So Valrio, Conceio do Tocantins, Silvanpolis. 4. Porto Nacional: Matriz - Catedral, Santos Reis, So Joo Batista, Ponte Alta do Tocantins, Monte do Carmo, Brejinho de Nazar, Luzimangues. 5. Palmeirpolis: Matriz, Paran, So Salvador, Jau do Tocantins, Peixe. 6. Alvorada: Matriz, Talismo, Figuerpolis, Cariri, Aliana, Ftima. 7. Gurupi: Matriz Santo Antonio, Abadia, Conceio, So Joo Batista, Aparecida, So Judas Tadeu. Este Decreto passa a vigorar a partir do dia 15 de Agosto de 2013 (Festa de Assuno):

Revoga-se, portanto, o Decreto, que criou os Vicariatos Episcopais e as funes respectivas dos seus titulares. Acreditando na fora da graa de Deus e no nosso entusiasmo sacerdotal pelo Reino Deus, aos ps do Senhor Jesus de Bonfim e da Padroeira de Nossa Senhora das Mercs humildemente abenoo a todos.

Porto Nacional, 20 de Julho de 2013.

________________________________________ Dom Romualdo Matias Kujawski Bispo Diocesano de Porto Nacional

_____________________________________ Pe. Paulo Srgio Maya Barbosa Chanceler

Вам также может понравиться