Вы находитесь на странице: 1из 28

Nova interface padro Microsoft Mdulo Collaboration Criao de imagens e vistas em padro hiden line Animao mais realista

sta do modelo 3D Planejamento e acompanhamento do projeto Deteco dinmica de coliso Melhoria do nvel de qualidade das imagens Criao de programas customizados Utilizao de Joystick

Tela inicial

Gerenciador de Projetos

Janela Principal (Perspectiva)

Vista em Planta Vista em Elevao

Janela de Texto

Movimente-se !!!
Usando o mouse:
Movendo o mouse e pressionando a tecla: CTRL, pode-se deslocar o observador para frente, para traz ou rotacion-lo no eixo vertical; ALT, pode-se rotacionar o observador em todos os eixos; SHIFT, podem-se realizar movimentos para cima, para baixo, para a direira ou para a esquerda.
2

Para mouses com o recurso de roller possvel utiliz-lo para movimentar o observador para frente e para traz.

Usando o teclado:

/
NunLock

,
+

%
4

#
5

&
6

!
1

(
.

Enter

Page Up

: Subir

Page Down : Descer

Controlando o movimento:
A posio do olho do observador pode ser controlada atravs da guia Eye. O ponto central do foco de visualizao pode ser controlado atravs da guia Center. A direo do cone de visualizao pode ser administrada atravs de suas projees no plano horizontal e no plano vertical atravs da bssola ( Bering) e do controle de inclinao (Elevation).

Observe !!!
Controlando a posio dos planos perto e longe
A janela principal sempre ir exibir uma vista em perspectiva do que est delimitado entre os planos de perto (Nearby) e de longe (Far). Para ajustar o plano de longe: d um clique simples na vista em planta com o boto esquerdo do mouse; Em seguida, movendo o mouse oriente o posicionamento do plano de longe; Quando o plano estiver devidamente posicionado, d mais um clique simples com o boto esquerdo do mouse. d um clique simples na vista em planta com o boto esquerdo do mouse; d um clique simples na vista em planta com o boto direito do mouse; Em seguida, movendo o mouse oriente o posicionamento do plano de perto; Quando o plano estiver devidamente posicionado, d mais um clique simples com o boto esquerdo do mouse.

Para ajustar o plano de perto:

Salvando a maquete eletrnica de engenharia:


O SmartPlant Review permite ao usurio salvar o modelo em um formato com permisso de leitura somente (formato vue). Para isso, necessrio que o mdulo de API esteja instalado na mquina. Para a realizao desse processo, clique em File > Save as Em seguida, fornea o local de destino e nome do arquivo a ser gravado no formato vue. Toda e qualquer modificao feita a partir de um modelo padro do SmartPlant Review (modelo com extenso dri) deve ser atualizada no arquivo vue novamente, haja vista, que o software no faz a atualizao de forma direta.

Ajustes de nveis:
Assim como no MicroStation, o SmartPlant Review permite ao usurio gerenciar os nveis ativos que so exibidos. Para a realizao desse controle, existem trs possibilidades para ativar o comando: Clique no cone do Level Settings Clique em Tools > Level Settings; Tecle CTRL e F4. ;

Selecione a(s) vista(s) onde se deseja gerenciar os nveis. Selecione o(s) modelo(s) em que se desejar gerenciar os nveis. Clique neste boto para selecionar todos os modelos. Clique neste boto para limpar toda a sua seleo de modelos. Clique neste boto para exibir os nveis ativos na(s) vista(s) selecionada(s). Clique neste boto para ligar todos os nveis na(s) vista(s) selecionada(s).

Clique neste boto para desligar todos os nveis na(s) vista(s) selecionada(s).
...

Clique nestes botes para ligar/desligar o respectivo nvel relativo ao nmero do boto. Clique neste boto para aplicar os ajustes feitos.

Ajustes das vistas:


Para a obteno de um melhor desempenho, o SmartPlant Review permite ao usurio configurar alguns parmetros da vista. Para a realizao desse controle, existem trs possibilidades para ativar o comando: Clique com o boto direito do mouse na janela principal e em seguida em View > Settings; Clique em View > Settings; Tecle F6.

Para um controle da qualidade de exibio ( Quality), o SmartPlant Review disponibiliza as seguintes opes:

Full Shading: Sombreamento completo. Apresenta uma melhor qualidade de exibio, haja vista que o modelo se aproxima muito da realidade. No Specular: Sem espelhamento/espculo. Idem opo anterior s que no dispe do efeito de espelhamento (no exibe o especulo). Contudo o seu processamento mais rpido do que a opo anterior. Coarse Facets: Faces rsticas. Apresenta uma qualidade de exibio menor do que a opo anterior, embora tenha o seu processamento mais rpido. Flat Shading: Sombreamento planar. Apresenta uma qualidade de exibio menor do que a opo anterior, embora tenha o seu processamento mais rpido. Alm disso, pode-se controlar se a exibio ser com sombreamento ( ) ou ser com a represebtao hidden line ( ). Com as duas opes desligadas, a exibio ser no padro wireframe. Existem ainda outras opes de exibio: Tags: Se a opo estiver ligada, a janela principal exibir os tags do modelo. Active tag only: Se a opo estiver ligada, a janela principal exibir tags ativos. Textures: Se a opo estiver ligada, a janela principal exibir as texturas atribudas aos elementos do modelo. Backfaces: Se a opo estiver ligada, as faces dos elementos que no so vistas na perspectiva ser processada, ou seja, as faces que no seriam vistas na perspectiva ser calculada, mesmo que tenha um elemento na sua frente obstruindo a sua visualizao. Endcaps: Se a opo estiver ligada, a tubulao ser exibida com um tampo na sua extremidade. Caso esta opo esteja desligada, a tubulao ser exibida somente pela sua face, ficando desse modo com uma representao oca. Annotations: Se a opo estiver ligada, a janela principal exibir as anotaes acrescidas na maquete. Measurements: Se a opo estiver ligada, a janela principal exibir as cotas inseridas na maquete pelo SmartPlant Review. Axis: Se a opo estiver ligada, ser exibido o eixo cartesiano da maquete na janela principal. Alguns ajustes so relevantes para a melhoria de perfomace da mquina, caso o hardware no tenha uma configurao mnima que satisfaa as exigncias tcnicas. Para isso, inicialmente pode-se diminuir qualidade de exibio dos elementos grficos (Quality) e/ou desligar algumas das seguintes opes: Textures, Backfaces e Endcaps.

As informaes relativas ao campo Eye point in UM:SU:PU, dizem respeito posio do olho do observador. As informaes relativas ao campo Center point in UM:SU:PU, dizem respeito posio do ponto central do plano de longe. As informaes relativas ao campo Clipping plane distances in UM:SU:PU , dizem respeito posio dos planos de perto e de longe relativos ao olho do observador (Eye), coordenada Norte ( North), coordenada Leste ( East) ou Elevao (Elevation). A ngulo de abertura da viso do observador (ngulo central do cone de visualizao) pode ser definido no campo Perspective in degrees from 2 to 160.

Para uma melhoria de perfomace, pode-se ligar a opo Dashed para exibir o cone com linhas pontilhadas.

O campo Ambient from 0 to 100 define a intensidade da luz ambiente. O campo Brightness from 0 to 10 define o brilho ocasionado pela reflectncia da luz nos objetos. O campo Horizontal from -180 to 180 define ngulo horizontal da fonte luminosa global. O campo Vertical from -180 to 180 define ngulo vertical da fonte luminosa global. A opo Relative to plant north quando est desligada posiciona a fonte luminosa sempre em relao ao cone do observador, ou seja, a fonte luminosa se movimenta paralemante aos movimentos do observador. Por outro lado, a opo Relative to plant north quando est ligada posiciona a fonte luminosa sempre relativamente ao norte da planta, isto , posio da fonte luminosa independe da posio do observador.

10

A guia Range Reject utilizada para controlar a tolerncia mnima para exibio de elementos, caso a opo Activate esteja ligada.

Para uma melhor perfomace da mquina, pode-se desabilitar o opo Activate ou habilita-la com os campos do Range in pixels com valores nulos.

11

A opo Buffered updates quando desligada exibe os na medida em que eles vo sendo processados. Por outro lado, quando esta opo est ligada, os elementos so exibidos quando o processamento acaba, isto , elimina o efeito o efeito paint. A opo Time display quando ligada exibe os intervalos de tempo entre cada atualizao da janela principal quando o observador se movimenta. O campos relativos Stereo distances in UM:SU:PU dizem respeito ao processamento de imagens para placas grficas que suportam o efeito Stereo.

Para uma melhor perfomace da mquina, pode-se desabilitar o opo Redraw on refresh, haja vista que assim a mquina no ter que reprocessar a imagem nas atualizaes da janela principal.

Ajustes do movimento:
Para a obteno de um melhor desempenho, o SmartPlant Review permite ao usurio configurar alguns parmetros relativo movimentao do observador. Para a realizao destes ajustes, existem duas possibilidades para ativar o comando: Clique em Motion > Settings; Tecle CTRL e F7.

12

Em Amounts, no campo Move in UM:SU:PU pode-se ajustar o valor individual de um passo durante a movimentao. Note que este campo obedece as unidades da maquete. Em Amounts, no campo Rotate in degrees pode-se ajustar o valor individual em graus para cada rotao. Os campos relativos Increment/decrement adjustments pode-se alterar o valor que a de incremento e decremento que as teclas Insert e Delete do teclado, respectivamente, ocasionam nas velocidades de deslocamento ou de rotao durante a movimentao. O campo Maximum moves per second expressa a quantidade mxima de quadros que so exibidos por segundo durante uma movimentao.

13

Para um controle da qualidade de exibio ( Quality) durante a movimentao, o SmartPlant Review disponibiliza as seguintes opes: Full Shading: Sombreamento completo. Apresenta uma melhor qualidade de exibio, haja vista que o modelo se aproxima muito da realidade. No Specular: Sem espelhamento/espculo. Idem opo anterior s que no dispe do efeito de espelhamento (no exibe o especulo). Contudo o seu processamento mais rpido do que a opo anterior. Coarse Facets: Faces rsticas. Apresenta uma qualidade de exibio menor do que a opo anterior, embora tenha o seu processamento mais rpido. Flat Shading: Sombreamento planar. Apresenta uma qualidade de exibio menor do que a opo anterior, embora tenha o seu processamento mais rpido. Existem ainda outras opes de ajustes para a otimizao da movimentao: Allow texturing: Se a opo estiver ligada, a janela principal exibir as texturas atribudas aos elementos do modelo durante a exibio, caso contrrio o elemento durante a movimentao ser exigido com a sua cor de modelamento. Update view cone: Se a opo estiver desligada o cone s ir se movimentar aps o trmino do movimento. Update position status: Se a opo estiver desligada, a posio e a orientao do cone s so atualizadas aps o trmino do movimento. Clip far distance in MU:SU:PU: Este campo estabelece a distncia entre os planos de perto e de longe durante a movimentao caso o campo Clip far esteja habilitado.
14

Alguns ajustes so relevantes para a melhoria de perfomace da mquina durante uma movimentao, caso o hardware no tenha uma configurao mnima que satisfaa as exigncias tcnicas. Para isso, inicialmente pode-se diminuir qualidade de exibio dos elementos grficos (Quality) e/ou desligar algumas das seguintes opes: Allow texturinh, Update view cone e update position status. Alm disso, um outro ajuste importe seria o Clip far distance in UM:SU:PU.

Armazenar e recuperar vistas:


O SmartPlant Review permite ao usurio armazenar as vistas da janela principal para uma posterior recuperao. Para a realizao destes ajustes, existem duas possibilidades para ativar o comando: Clique em View > Save and Recall; Tecle CTRL e F6.

15

Clique neste boto para criar um novo grupo de vistas. Em seguida, no campo Name, entre com o nome do grupo a ser criado. Depois disso, no campo Type, escolha qual a vista que ser armazenada (janela principal, vista de planta ou vista em elevao). No campo Description, entre com as informaes para descrever a vista.
16

Para finalizar clique em OK.

Este boto exclui um grupo de vistas j criado anteriormente. Este boto renomeia um grupo de vistas j criado anteriormente. Este boto adiciona a vista atual no grupo de vista selecionado. No campo Frame number, digite o nmero da vista a ser adicionada. Lembre-se de que esse nmero importante porque ele define a ordem da vista no filme a ser realizado atravs da interpolao das vistas. No campo Name e Description , entre com o nome e com a descrio da vista, respectivamente. Para finalizar, clique em OK. Note que as informaes das demais guias j foram vistas anteriormente. Este boto ajusta a vista em
17

funo das informaes de uma vista j registrada, isto , este comando recupera uma vista j armazenada anteriormente. Para isso, selecione um grupo de vistas. Em seguida, selecione a vista desejada e clique em Recall View.

Localizar objetos:
O SmartPlant Review permite ao usurio localizar de forma rpida e inteligente objetos pertencentes maquete e enquadr-los para uma melhor visualizao. Para a realizao deste comando clique em Edit > Find Object ou tecle CTRL e F.

Este boto permite a insero de novos critrios de busca para a localizao de objetos na maquete. Este boto permite a excluso de critrios de busca j existentes.
18

Este boto permite a excluso de todos os critrios de busca j existentes. Um exemplo bsico de busca : FIND Data Diameter >= 10 KEEP ONLY Data Line No = *8011* KEEP ONLY Volume Overlap 123 N, 444 E, 377 El - 400 N, 550 E, 500 El THROW AWAY Level 12,15 Esse critrio localiza todos os tubos que tenham dimetro maior ou igual a 10 polegadas, pertenam linha cujo tag tenha a seqncia de caracteres 8011, que faa a interseco com um certo volume definido e que no tenha nvel 12 nem 15.

19

Display Set:
O SmartPlant Review permite ao usurio manipular um objeto ou um grupo de objetos previamente definidos por algum critrio. Esse recurso conhecido como Display Set. Para a criao de um Display Set, clique em Tools > Display Set > New.

Em seguida, entre com o nome e com o nmero de identificao do Display Set nos campos Name e ID, respectivamente. Feito isso, clique no boto Edit sobre a seo Definition.

De maniera anloga Localizar de Objetos, entre com o critrio de busca.


20

Em seguida, clique em OK. Para concluir, clique em OK novamente. Na janela do Gerenciador de Projetos, clique Display Set. Sobre o Display Set criado, clique com o boto direito do mouse para exibir um menu de opes instantneo.

Para movimentar um Display Set, clique em Motion > Display Set. Em seguida, selecione o Display Set desejado. Os comandos para se movimentar o Display Set so os mesmos para se movimentar o observador. Para Cancelar o movimentodo Display Set, ou seja, para se movimentar o observador novamente, clique em Motion > Eye Point. Show: Exibir ou no o display set, isto , o display set estar ou no visvel na vista principal. Shade: Se selecionado, o display set ser exibido com sombreamento, caso contrrio ser exibido com uma refresentao em wireframe. Dim: Se selecionado, o display set ser escurecido para facilitar a sua identificao. Material: Serve para atribuir um material ao Display Set. Move: Se selecionado, o display set ser exibido na sua ltima posio aps a sua movimentao. New: Serve para criar um novo Display Set ou para criar uma nova pasta para facilitar a organizao dos Display Sets.
21

Arrange: Serve definir o critrio de ordenamento dos Display Sets. Edit: Serve para renomear ou excluir um Display Set. Edit definition: Serve para alterar o critrio de definio de um Display Set. Fit view to display set: Serve enquadrar o o Display Set na janela principal. O SmartPlant Review permite a criao de forma automtica dos Display Sets. Para isso, clique em Tools > Display Set > Auto-Define. Em seguida identifique qual o campo que servir de critrio para a criao automtica.

Feito isso, clique em OK.

TAGS

Para entrar com o posicionamento do Display Set de forma mais precisa de forma absoluta ou relativa ao seu posicionamento original, clique em Tools > Display sets > Edit Position e acesse a guia Move.

22

Para inserir um tag: Clique em Tags > Place no menu principal. No campo Place voc ter dois subcampos: Leader (tags com linhas vinculadas ao objeto) ou No leader (tags no espao sem indicar o objeto). D um clique com o boto esquerdo do mouse e confirme com um clique com o boto esquerdo do mouse (o objeto deve ficar em destaque). D um clique no lugar onde se desejar posicionar o tag. No formulrio de edio Edit tag, deve-se digitar a descrio do tag no campo Text.

Para editar um tag j inserido anteriormente: Clique em Tags > Edit no menu principal. No formulario de edio Edit tag, escolha o numero do tag a ser alterado atravs do campo Number. No campo Text, digite o novo texto. Nesse formulrio tambm pode-se criar um novo tag (Boto Create), deletar (Boto Delete) ou alterar a disposio do na tela (Boto Display).

Para excluir um tag j inserido anteriormente: Clique em Tags > Delete no menu principal. Voc deve no campo Number do formulario Delete Tag selecionar a Tag que voc quer deletar Para localizar um tag j inserido anteriormente: Clique em Tag. Em seguida, escolha qual o tipo de procura o Find:a procura feita atravs do texto contido na descrio de um tag o Go To: a procura feita especificando o numero do tag no campo Number do formulario Go To Tag. Para ir de um tag ao outro: o clique em Tag > Next ou tecle F10 para localizar o prximo tag; o clique em Tag > Previous ou tecle Ctrl F10 para localizar o tag Anterior.

Para visualizar um tag j inserido anteriormente: Clique em Tags > Display no menu principal. No campo Display h cinco opes:
23

o Activate: esta opo move a vista para o local da ultima tag selecionada. Se a opo None estiver selecionada a vista vai para onde esta o tag mas no o mostra. o Activate Only: esta opo ativa a visualizao de somente um tag. o All: esta opo ativa a visualizao de todas os tags do modelo. o Nome: esta opo cancela a visualizao de todas os tags.

Comentrios em forma de texto (Text Annotation)

Para Inserir um comentrio em forma de texto (Text Annotation): Clique em Accessories > Text Annotations > Place. No campo Place, h duas opes: One (inserir somente um Text Annotation) ou Many (inserir mais do que um Text Annotation). D um clique com o boto esquerdo do mouse e confirme com um clique com o boto esquerdo do mouse (o objeto deve ficar em destaque). D um clique no lugar onde se desejar posicionar o tag. No formulrio Place Annotation, escolha no campo Data attribute qual informao a aparecer no Text Annotation. Pode-se tambm selecionar as cores do texto, do fundo ou da linha. Alm disso, pode-se ajustar se vai ter flecha na linha ( Arrow Para editar um Text Annotation j inserido anteriormente: Clique em Accessories > Text Annotations > Edit. Selecione o Text Annotations com clique com o boto esquerdo do mouse e confirme com um clique com o boto esquerdo do mouse. No formulrio Edit Annotation, altere as informaes necessrias. Para excluir um Text Annotation j inserido anteriormente: Clique em Accessories > Text Annotations > Delete.
24

No campo Delete h duas opes: One (inserir somente um Text Annotation) ou Many (inserir mais do que um Text Annotation). Selecione o Text Annotations a ser excludo com clique com o boto esquerdo do mouse e confirme com um clique com o boto esquerdo do mouse..

Para visualizar um Text Annotation j inserido anteriormente: Clique em Accessories > Text Annotations > Display. No campo Display, h duas opes: On (para permitir a visualizao de todos os Text Annotation) e Off ( para no permitir a visualizao de todos os Text Annotations).

Comentrios em formas de dados ou arquivos (Data Annotation)


Para inserir um Data Annotation: Abra o Windows Explorer; Em seguida arraste e solte o arquivo que contm as informaes desejadas sobre a vista principal do SmartPlant Review. Caso se queira um indicador (Leader), clique com o boto esquerdo do mouse, caso contrrio, clique com o boto direito do mouse. Em seguida, d um clique com o boto esquerdo do mouse e confirme com um clique com o boto esquerdo do mouse. Para finalizar, d um clique no lugar onde o Data Annotation ficar posicionado. Para excluir um Data Annotation j inserido anteriormente: Clique em Tools > Data Annotations > Delete. No campo Delete h duas opes: One (inserir somente um Data Annotation) ou Many (inserir mais do que um Data Annotation). Selecione o Data Annotation a ser excludo com clique com o boto esquerdo do mouse e confirme com um clique com o boto esquerdo do mouse.

Extrao de imagens (Snapshots):


O SmartPlant Review permite ao usurio extrair imagens com excelente qualidade. Com isso, torna-se possvel o aproveitamento a gerao de imagens para outros aplicativos, podendo com isso, inserir imagens de vistas em documentos, planilhas, plantas etc. Para a realizao deste comando, clique em Snapshot View Snapshot. ou clique em View >

25

O campo Anti-alias est ligado diretamente com a qualidade da imagem final. Quanto maior esse valor maior qualidade a imagem ir apresentar. Sobre a rea Dimensions, pode-se entrar com a dimenso da imagem a ser criada. Para no manter uma proporo entre a vista principal do SmartPlant Review com a imagem a ser gerada, ligue a opo Ignore aspect. Caso contrario, a imagem a ser gerada manter uma proporo com a vista principal com uma escala igual ao valor do campo Scale. No campo File name, entre com o caminho e o nome da imagem a ser gerada. Caso deseja enviar a imagem para o SmartSketch, habilite a opo Use SmartSketch e aponte no campo Template file name o template em que o SmartPlant Review utilizar como modelo. Para finalizar, clique em OK.

WalkTrough:
O SmartPlant Review permite ao usurio a realizao de walktrough atravs das vistas armazenadas. O caminho de uma vista at a outra realizada atravs de interpolaes. Alm das coordenadas das vistas, outros parmetros tambm so
26

interpolados, como por exemplo orientao do cone, ngulo de abertura do cone, posicionamento do s planos de perto e de longe etc. Para a realizao desse comando, clique em Display Key Frames Motion > Display Key Frame. ou clique em

No campo View group, escolha qual o grupo de vistas em que esto as vistas escolhidas. No campo Frames per second, entre com o nmero de quadros a ser exibido por segundo. No campo Start e Stop, entre com os Frame Numbers das vistas que sero a vista inicial e final do walktrough. Feito isso, clique em OK. Caso seja necessrio a extrao de imagens quadro a quadro para um pstuma edio para a criao de filmes, pode-se lanar do recurso Snapshot Key Frames do SmartPlant Review . Para isso, clique em Motion > Snapshot Key Frames.

27

No campo View group, escolha qual o grupo de vistas em que esto as vistas escolhidas. No campo Start e Stop, entre com os Frame Numbers das vistas que sero a vista inicial e final do walktrough. Sobre a rea Dimensions, pode-se entrar com a dimenso da imagem a ser criada. Para no manter uma proporo entre a vista principal do SmartPlant Review com a imagem a ser gerada, ligue a opo Ignore aspect. Caso contrario, a imagem a ser gerada manter uma proporo com a vista principal com uma escala igual ao valor do campo Scale. No campo Directory, entre com o caminho onde as imagens sero geradas. No campo Files prefix, entre com o prefixo das imagens a ser geradas. No campo Files type, entre com o formato da imagem a ser gerada. Para concluir, clique em OK.

28

Вам также может понравиться