Вы находитесь на странице: 1из 2

COMISSES DE TICA

No tm a obrigao de constituir as comisses de tica previstas no Decreto n 1.171/1994 (Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal):

a) as autarquias federais. b) as empresas pblicas federais. c) as sociedades de economia mista. d) os rgos do Poder Judicirio. e) os rgos e entidades que exeram atribuies delegadas pelo poder pblico.

DAS COMISSES DE TICA XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. As comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal

a) no podem instaurar, de ofcio, processo destinado a apurar infrao de natureza tica, cometida por servidor do rgo ou entidade a que pertenam. b) podem conhecer de representao, formulada por entidade associativa regularmente constituda, contra servidor pblico, por violao a norma ticoprofissional. c) no podem conhecer de representao formulada contra o rgo ou entidade a que pertenam, porque a representao tem de ser feita contra servidor. d) no tm por funo conhecer de consulta sobre norma tico-profissional.

e) tm competncia para aplicar a pena de advertncia.

CAPTULO II Das Comisses de tica XVII - Cada Comisso de tica, integrada por trs servidores pblicos e respectivos suplentes, PODER INSTAURAR, DE OFCIO, processo sobre ato, fato ou conduta que considerar passvel de infringncia a princpio ou norma tico-profissional, PODENDO AINDA CONHECER de consultas, denncias ou representaes formuladas contra o servidor pblico, A REPARTIO OU SETOR EM QUE HAJA OCORRIDO A FALTA, cuja anlise e deliberao forem recomendveis para atender ou resguardar o exerccio do cargo ou funo pblica, desde que formuladas por autoridade, servidor, jurisdicionados administrativos, qualquer cidado que se identifique ou quaisquer entidades associativas regularmente constitudas.

As infraes de natureza tica apuradas pelas comisses de tica previstas no Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal

a) no podem ser informadas a outros rgos encarregados de apurao de infrao disciplinar ou criminal, mesmo que sejam de natureza grave. b) devem ficar restritas ao mbito da prpria comisso, sob pena de configurar um bis in idem. c) devem ser informadas ao rgo encarregado da execuo do quadro de carreira do servidor infrator, para o efeito de instruir e fundamentar promoes. d) no podem ser sancionadas com a pena de censura tica se o processo de apurao no tiver observado o contraditrio e a ampla defesa, com todos os meios de prova assegurados em direito, inclusive testemunhal e pericial. e) no podem ser objeto de qualquer recurso.

Cdigo de tica do Servidor Publico. XVIII. comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta Etica, para o efeito de instruir e fundamentar promocoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico.

O rito sumrio no dispe de contraditrio.

Вам также может понравиться