Вы находитесь на странице: 1из 20

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

O Consrcio Pblico na Lei n 11.107/05 e Aspectos Controvertidos.

Monyke Esposito dAffonseca Cardoso

Rio de Janeiro 2011

MONYKE ESPOSITO DAFFONSECA CARDOSO

O Consrcio Pblico na Lei n 11.107/05 e Aspectos Controvertidos.

Artigo Cientfico apresentado Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, como exigncia para obteno do ttulo de PsGraduao. Professores orientadores: Prof. Nli Fetzner Prof. Nelson Tavares Prof. Mnica Areal Prof. Guilherme Sandoval Prof. Ktia Silva

Rio de Janeiro 2011

O CONSRCIO PBLICO NA LEI N 11.107/05 E ASPECTOS CONTROVERTIDOS

Monyke Esposito dAffonseca Cardoso Graduada pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro.

Resumo: Pretende-se analisar a Lei dos Consrcios Pblicos e a aplicao dos controversos mecanismos por ela trazidos, com o objetivo de evidenciar a efetiva realizao do consrcio pblico. Aponta-se uma nova viso da autonomia dos entes da federao, agora vista modernamente como um meio de gesto associada dos entes polticos, realizando o to sonhado federalismo cooperativo.

Palavras-Chave: Consrcio pblico, Federalismo cooperativo, Gesto associada, Autonomia.

Sumrio: Introduo. 1. Importncia do federalismo cooperativo; 2. Constitucionalidade da Lei n 11.107/05; 3. A vedao da participao da unio nos consrcios pblicos em que estejam presentes apenas municpios; 4. Criao de uma 5 entidade integrante da administrao pblica indireta; 5. Criao de uma entidade multifederativa; 6. Momento da personalizao do consrcio pblico; 7. Prazo do contrato do consrcio pblico; 8. Regime jurdico aplicvel aos bens do consrcio pblico; Concluso; Referncias.

INTRODUO

O trabalho ora proposto enfoca a temtica dos consrcios pblicos, especificamente sua regulao pela Lei n 11.107/05, na qual foi caracterizado como um contrato realizado exclusivamente entre entes federativos com o objetivo de unir esforos para o alcance de

interesses comuns. Para tal, estabelece como premissa a reflexo sobre a constitucionalidade da lei face a repartio de competncias, bem como o comando constitucional para a cooperao entre os entes federativos na busca do melhor interesse pblico e comum. Diante deste panorama, os consrcios pblicos, de construo jurisprudencial ainda escassa, mas com amplo debate doutrinrio, sinaliza a concretizao do utpico federalismo cooperativo1, em que a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios se unem em busca do bem comum, numa tentativa de alcanar os salutares objetivos fundamentais pretendidos pela ordem constitucional brasileira. Pretende-se despertar a ateno para a regulamentao dos consrcios pblicos trazida pela Lei n. 11.107/05, bem como para os controversos mecanismos nela inseridos com a finalidade de orientar a realizao de seus contratos, sem descuidar dos aspectos ligados ao direito constitucional e ao direito administrativo. Objetiva-se trazer tona discusso sobre a constitucionalidade da Lei n. 11.107/05 , bem como a eficcia dos seus instrumentos na efetiva realizao da gesto associada entre os entes federativos, e na consequente busca dos interesses sociais e do bem comum dentro de um contexto em que a prpria Constituio Federal ordena esta cooperao entre os entes federados. Procura-se demonstrar a enorme importncia dos consrcios pblicos, como forma para a efetiva concretizao do ideal do federalismo regional. Evolui-se, assim, para uma nova perspectiva na atuao dos entes federativos que isoladamente, mas se uniro para a consecuo de seus fins. Ao longo do artigo, sero analisados os seguintes tpicos: o comando constitucional do federalismo cooperativo, a constitucionalidade da Lei n. 11.107/05, a extenso de sua aplicao dentro do ordenamento jurdico de cada ente federativo, a vedao da participao da Unio em consrcios pblicos em que faam parte exclusivamente os Municpios, a adequao da pessoa jurdica de direito pblico criada dentro da Administrao Pblica
No qual os entes federados, atravs de uma gesto associada de competncias, unem esforos para realizao de aes de interesse comum da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal.
1

no mais demandaro esforos

indireta de cada ente federativo, a criao de um entidade plurifederativa, o tempo de durao do contrato do consrcio pblico e o regime jurdico aplicvel aos seus bens. A metodologia ser pautada pelo mtodo histrico-jurdico e jurdico-prospectivo. Resta saber se os mecanismos trazidos pela Lei n. 11.107/05 sero capazes de viabilizar concretamente a formao dos consrcios pblicos ou se sucumbiro s controvrsias e crticas contra eles lanadas, tendo em vista as indissolveis questes atualmente apontadas pela doutrina que certamente s tero fim na ocasio em que o aplicador da lei realiz-la no caso concreto.

1. IMPORTNCIA DO FEDERALISMO COOPERATIVO.

O comando constitucional presente no artigo 241 da CRFB/88 trouxe uma importante possibilidade de desenvolvimento comum entre dos entes federados. A atuao conjunta destas pessoas polticas apresenta um viso moderna da prpria autonomia federativa, que passa a ser vista no como um ato de independncia, mas de interdependncia. Como ensina Flvia Bahia2:

na forma federativa de Estado o Poder Poltico se divide espacialmente de modo que h autoridades distintas no territrio nacional, formando uma unidade poltica heterognea, com mltiplas manifestaes de poder, dividido em poder central e poderes regionais e locais, conforme a opo do pas.

Esta viso clssica do federalismo, que se perpetua at hoje, ganha novos contornos quando estas mltiplas manifestaes de poder passam a apontar para uma s direo, com a consecuo de um nico objetivo.

MARTINS, Flvia Bahia. Direito constitucional. Rio de Janeiro: Impetus, 2009, p. 231.

Isto significa enxergar uma nova ordem constitucional, na qual, apesar de cada ente federativo ser capaz de se auto-administrar, autogovernar e auto-organizar, seus atos no ficam a ele restritos, causando efeitos positivos e negativos em toda a sociedade. Por sua vez, da mesma forma, esta pessoa influenciada pelo todo, o que demonstra uma interligao intrnseca na organizao poltico administrativa do Estado. Essa nova perspectiva foi analisada sob um interessante ngulo, pelo autor italiano Berti3, que assinalou:

neste cenrio, tal como nos modernos programas de reformas constitucionais, colhese provavelmente o eco de uma idia quase federalstica; mas o federalismo de moda antiga se atenua em nome daquele mesmo esprito de cooperao que necessrio para que as administraes funcionem e sejam a expresso de qualquer coisa de socialmente verdadeiro e no autoritariamente imposto.

Assim, como meio de solidificar esta viso no ordenamento brasileiro, o Poder Constituinte Derivado Reformador editou a EC n 19/ 98, trazendo um verdadeiro comando de atuao associada destes entes polticos. Esta alterao constitucional representou uma chamada ao federalismo cooperativo, modelo que hoje se demonstra indispensvel para a eficincia da atividade administrativa, para a ampliao da legitimidade democrtica e para a concretizao dos direitos individuais e sociais. Com isso, reconheceu-se a deturpao e os pssimos resultados de um anacrnico modelo de atuao isolada, que culmina com a insuficincia dos servios pblicos e do atendimento ao povo, titular de um poder praticamente utpico. Da o desafio e a verdadeira importncia do mandamento presente no artigo 241 da CRFB, de aumentar a capacidade dos entes pblicos, propiciando condies que alcancem metas anteriormente impossveis a uma unidade isolada, e com isso, concretizar as polticas

BERTI apud JUSTEN FILHO, Maral. Parecer elaborado sobre a proposta legislativa de criao de consrcios pblicos. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/.../saneamento_complementar_MarcalJustenFilho_1.pdf. Acesso em: 20 de setembro de 2010.

pblicas de grande interesse coletivo. Em termos prticos, este tipo de gesto associada traz todos os benefcios comuns da chamada unio de esforos, tais como ampliao de recursos, diviso de encargos, aumento de pessoal e eficincia no servio prestado.

2. CONSTITUCIONALIDADE DA LEI n. 11.107/05

A controvrsia acerca da constitucionalidade da Lei n. 11.107/05 tem cerne na repartio constitucional de competncias. Como o caput do artigo 1 da citada Lei definiu o Consrcio Pblico como um contrato, mas o prembulo da Lei destacou-a como sendo uma disposio de normas gerais, instalou-se na doutrina uma verdadeira discusso sobre sua constitucionalidade e, consequentemente, uma celeuma sobre a extenso de sua aplicao no caso concreto. O artigo 22, inciso XXVII da CRFB estabelece que cabe unio legislar sobre normas gerais de licitao e contratao. Considerando tal dispositivo, h entendimento de que a Lei n. 11.107/05 possui carter nacional, estabelecendo normas gerais a serem observadas por todos os outros entes federativos, que apenas poderiam editar normas especficas que no conflitassem com as disposies gerais. Tal dinmica, sem dvida, facilita no s a uniformizao do sistema, como a efetiva utilizao dos instrumentos trazidos na respectiva lei, sendo por isso, capitaneada pela doutrina majoritria. H, porm, uma pequena parcela dos autores que veem no artigo 241 da CRFB uma competncia legislativa autnoma, cabendo a cada ente criar suas prprias normas sobre consrcios pblicos. Nesse diapaso, a Lei n. 11.107/05 seria uma lei federal, com aplicao restrita Unio.

Mas na verdade, em termos prticos, se para cada consrcio pblico, cada ente federado tivesse que olhar para uma norma especfica, isso inviabilizaria a formao do prprio consrcio. Nesse sentido, a autora Alice Gonzales Borges4 ensina que:

Evidentemente, o disciplinamento diferente de tais vnculos de cooperao pelos diversos entes federados, sem nenhuma coordenada comum, sem nenhuma linha de coerncia, geraria verdadeira anarquia, e no alcanaria os salutares resultados pretendidos pelo texto constitucional em comento, o qual visa regular a gesto associada dos diversos entes federados, em torno de objetivos comuns de interesse pblico.

Ademais, na formao de um consrcio, h o pressuposto de um interesse comum dos participantes, sendo por isso natural que a Unio, como ente mais abrangente, venha trazer as normas gerais. Assim, considerando que a Lei n. 11.107/05 possui carter nacional, estabelecendo normas gerais sobre a matria, no h que se falar em inconstitucionalidade, devendo os demais entes observ-la, quando da produo de suas disposies, sob pena de a se verificar flagrante violao Constituio Federal. Ademais, deve-se ter em mente dois diferentes aspectos da lei. Um deles a regulao geral das normas pela unio, que no pode se confundir com o outro aspecto, que o da deciso de participar ou no de tais ajustes. Esse ltimo de inarredvel competncia de cada ente de direito pblico, que no pode em nenhuma hiptese ser obrigado a contratar com quem no queira. Essa autonomia no pode ser maculada, sob pena de se mitigar a prpria existncia da forma federativa do Estado, clusula ptrea presente no artigo 60, pargrafo 4, da CRFB.

BORGES, Alice Gonzalez. Os Consrcios Pblicos na Legislao Reguladora. Disponvel em: http://www.direitodoestado.com.br/revistas.asp>. Acesso em: 20 set. 2010.

3. A VEDAO DA PARTICIPAO DA UNIO NOS CONSRCIOS PBLICOS EM QUE ESTEJAM PRESENTES APENAS MUNICPIOS

A ratio da limitao presente no artigo 1, pargrafo 2, da Lei n 11.107/05, que veda a participao da unio nos consrcios pblicos em que estejam presentes apenas os municpios, sem a participao dos estados, se embasa no princpio da preponderncia de interesses. A ideia simples e, de certa forma, adequada, no fosse a violao causada autonomia dos entes federativos. A princpio, fcil se vislumbrar a razo da norma. Em um eventual consrcio entre a Unio e o Municpio pertencente a um Estado, muito difcil se vislumbrar a falta de interesse deste. O dispositivo parte do pressuposto de que se h um interesse local e um interesse nacional, certamente haver um interesse regional. A premissa, salvo excees, no est errada. Porm, o questionamento que se faz at que ponto um norma infraconstitucional pode impor tal limitao Unio? O ato de contratar, ou no, est adstrito a competncia para se autoadministrar dada a cada ente poltico. Novamente, retorna-se ao princpio da autonomia dos entes federados, um dos pilares do sistema democrtico de direito. Por essa razo, pode-se vislumbrar a prpria vedao. Aqui, como ensina a dogmtica ps-positivista, h de se fazer uma ponderao de valores. Sem dvida, entre o princpio da preponderncia de interesses e o que garante a autonomia dos entes federativos, este ltimo deve prevalecer, considerando-se a norma verdadeiramente inconstitucional. Ademais, o interesse pblico presente na realizao do consrcio pblico entre a Unio e um Municpio infinitamente maior do que a determinao abstrata de interesses, que pode efetivamente existir ou no. inconstitucionalidade da norma, que no poderia ter imposto tal

Ademais, a realizao do consrcio pblico entre a Unio e um Municpio permite ainda que mais tarde o Estado, observando a importncia da contratao e at o seu ulterior interesse, venha integrar tal ajuste, hiptese que no existiria se observada a vedao do dispositivo. Cabe salientar que h quem veja na limitao legal um estrita finalidade de fortalecimento financeiro do consrcio pblico. Esta viso, porm, deturpa ainda mais a considerao da prpria autonomia dos entes, que so inclusive independentes financeiramente. Ademais, hoje se sabe que a balana entre o interesse poltico e o surgimento de recursos forma praticamente o binmio da causa-consequncia. Assim, quando houver forte interesse poltico na realizao do consrcio pblico, certamente haver recursos, sendo mais uma vez injustificvel a limitao do dispositivo em comendo. Na prtica, como o Supremo Tribunal Federal ainda no se manifestou sobre a inconstitucionalidade da vedao presente no artigo 1, pargrafo 2, da Lei n 11.107/05, presume-se a norma constitucional. Porm, no se pode esquecer da possibilidade do Poder Executivo, sob pena de responsabilidade, deixar de aplicar a norma por considera-la contrria CRFB.

4. CRIAO DE UMA 5 ENTIDADE INTEGRANTE DA ADMINISTRAO PBLICA INDIRETA

O direito administrativo clssico aponta quatro entidades da Administrao Pblica Indireta, quais sejam, as autarquias, as fundaes pblicas, as sociedades de economia mista e as empresas pblicas. Porm, atualmente, face ao artigo 6, inciso I, da Lei n. 11.107/05, muito se discute sobre a criao de uma nova entidade pertencente a Administrao Pblica Indireta, qual seja, a associao pblica.

O Cdigo Civil no resolveu a confuso existente em relao natureza jurdica das associaes pblicas, acabando, outrossim, por aument-la ainda mais, diante incluso das associaes pblicas no rol das pessoas jurdicas de Direito Pblico. Dessa forma, a doutrina diverge sobre a natureza jurdica da Associao Pblica. De fato, o Cdigo Civil, ao traz-la no inciso IV do artigo 41 ao lado das autarquias, criou desnecessria controvrsia, uma vez que sua redao ambgua deu rimo a um duplo sentido. O caput do dispositivo seguido do inciso prescreve so pessoas jurdicas de direito pblico interno as autarquias, inclusive as associaes pblicas. Na verdade, a grande questo que aqui se aponta a possibilidade de uma lei infraconstitucional criar uma quinta entidade integrante da Administrao Pblica Indireta, tendo em vista que a preciso das autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista feita pelo artigo 37, inciso XIX, da CRFB, sendo suas respectivas qualificaes especificados no Decreto-Lei n. 200/67. Maral Justen Filho5 entende o Decreto-Lei n. 200/67 no encerra todas as possibilidades e formas jurdicas de manifestao da descentralizao administrativa, eis que esse diploma legal no tem hierarquia normativa superior a nenhuma lei federal ordinria. Assim, h entendimento que a associao pblica uma nova entidade da Administrao Pblica Indireta, ao lado das tradicionais, uma vez que o pargrafo 1 do artigo 6 da Lei dos Consrcios Pblicos possuiu a ntida inteno de criar esta nova entidade. Ademais, o rol alocado no artigo 37, incisos XIX, da CRFB, bem como aquele presente no artigo 5 do Decreto-Lei n. 200/67, se considerados meramente exemplificativos, possibilitariam o legislador criar novas entidades alm das j existentes.

JUSTEN FILHO, Maral. Parecer elaborado sobre a proposta legislativa de criao de consrcios pblicos. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/.../saneamento_complementar_MarcalJustenFilho_1.pdf.> Acesso em: 20 set. 2010, p. 19.

Ocorre que, majoritria doutrina, no segue esta linha de pensamento. Jos Santos Carvalho Filho6 ensina que as associaes pblicas, assim como certas fundaes, incluemse no gnero autarquia, assim considerada como modalidade especfica de pessoa jurdica de direito pblico. No mesmo sentido, Alice Gonzales Borges7 explica que

decerto, porque o art. 37 da Constituio apenas prev, como integrantes da administrao indireta, autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas, essa incluso das associaes pblicas entre as autarquias, evitou a edio de mais uma emenda constitucional.

Assim, esses autores pensam na associao pblica como uma espcie da autarquia, sendo a expresso associao pblica apenas um nome diferente dado a uma autarquia com caractersticas especiais, tal como so, por exemplo, as agncias reguladoras. De certo, o artigo 2, inciso I, do Decreto n. 6017/07 que regulamenta a Lei dos Consrcios Pblicos, diz expressamente que a associao pblica uma autarquia. Ademais, na essncia, esta entidade tem verdadeiramente caractersticas comuns s autarquias, tais como ser criada por lei e ser formada exclusivamente por entes federados. Assim, no h por que se vislumbrar uma nova entidade, sob pena de no s dificultar ainda mais a formao do Consrcio Pblico, como tambm de problematizar todo um sistema jurdico a ser aplicvel, criando-se um quebra cabea que culminar na formao de uma aliengena estrutura, que certamente ter que buscar no sistema j existente caractersticas que no lhe so prprias. Em contrapartida, alocando-se a associao pblica dentro de uma entidade j existente, como a autarquia, pressupe-se a aplicao desta estrutura j consagrada e

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Consrcios Pblicos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p. 219. BORGES, Alice Gonzalez. Os Consrcios Pblicos na Legislao Reguladora. Disponvel em: <http://www.direitodoestado.com.br/revistas.asp>. Acesso em: 20 set. 2010, p. 11.
7

ordenada, simplificando o processo de formao dos Consrcios Pblicos, j demasiadamente complicado pela incertezas apontadas na lei.

5. CRIAO DE UMA ENTIDADE MULTIFEDERATIVA

Outrossim, com a Lei n. 11.107/05 veio a tona a possibilidade da criao de uma entidade plurifederativa. Tal discusso se deve ao fato do Consrcio Pblico dar origem a uma pessoa jurdica com personalidade prpria, independente da personalidade dos entes consorciados. Esta pessoa jurdica poder ter personalidade jurdica de direito privado, como tambm poder ter personalidade jurdica de direito pblico, a depender da vontade de seus criadores a ser estampada no contrato. O pargrafo 1, do artigo 6 da Lei dos Consrcios define que quando se tratar da criao de uma pessoa jurdica de direito pblico, esta integrar a Administrao Pblica Indireta de todos os entes consorciados. Desse ponto que surge a questo sobre a constitucionalidade de uma entidade multifederativa, ou seja, de um entidade que integrar ao mesmo tempo a estrutura organizacional de vrios entes federados. Nesse ponto, Odete Medauar8 vai de encontro com praticamente toda a doutrina ao defender a inconstitucionalidade de uma entidade interfederativa, tendo em vista que o princpio federativo pressupe a gerencia autnoma dos entes federados, que por conseguinte no poderiam abrir mo desta prerrogativa para gerir conjuntamente uma entidade.

MEDAUAR, Odete; OLIVEIRA, Gustavo Justino de. Consrcios Pblicos. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006, p. 13.

Em que pese tal entendimento, a majoritria corrente doutrinria aponta em sentido diametralmente oposto, assentando a idia de que a criao de uma entidade plurifederativa no fere a autonomia dos entes polticos, mas o contrrio, a refora. Ademais, no se pode esquecer que a constituio de um consrcio pblico corresponde ao exerccio de competncias regulatrias e fiscalizatrias do titular do servio, e no a um mecanismo para transferi-la a outro ente, razo pela qual no h qualquer violao a autonomia. Na verdade, a fundamental caracterstica do consrcio pblico a sua finalidade descentralizadora, tal como o a criao da Administrao Pblica Indireta como um todo. Assim, no h qualquer impedimento do o exerccio conjunto dos entes consorciados na administrao descentralizada, tendo em vista a preservao de suas unidades autnomas. Vale ressaltar que o Supremo Tribunal Federal9, en passant, j se pronunciou quanto a inviabilidade da criao de entidade multifederativa, quando para ela se reconhea competncia que nenhum de seus entes constituidores possui. Isso porque obviamente tal entidade plurifederativa seria flagrantemente inconstitucional, j que abarcava objeto totalmente fora de sua competncia. De tal entendimento, porm, no se pode afirmar pela impossibilidade da criao de entidades multifederativas, pois o julgado datado de 1992, ou seja, muito antes do advento da novel EC n. 19/98, que trouxe um novo regramento constitucional com a edio do artigo 241 da CRFB/88. Assim, sem embargo dos prprios argumentos do julgado, Floriano Azevedo10 assevera pela constitucionalidade do modelo multifederado, incumbido de competncias

BRASIL. Tribunal. RE 120932 / RS - RIO GRANDE DO SUL. Relator(a): Ministro SEPLVEDA PERTENCE. Julgamento: 24/03/1992 rgo Julgador: PRIMEIRA TURMA Publicao: DJ DATA-30-04-92 NETO, Floriano de Azevedo Marques. Os Consrcios Pblicos. Disponvel em: http://www.direitodoestado.com.br/revistas.asp>. Acesso em: 20 set. 2010, p. 26.

descentralizadas de cada um de seus entes criadores, posio esta a ser adotada, sob pena de se inviabilizar a criao do prprio consrcio pblico.

6. MOMENTO DA PERSONALIZAO DO CONSRCIO PBLICO

Jos Santos Carvalho Filho11 entende que o prprio protocolo de intenes poder prever o momento da criao, devendo as leis de todos os consorciados terem vigncia iniciada na mesma data, bastando que os interessados se organizem para tanto. No caso de terem datas diversas, no entanto, a personalidade do consrcio s ser adquirida com a vigncia da ltima lei de ratificao do protocolo de intenes, pois neste momento em que poderia se reputar criado o prprio consrcio pblico. Essa posio, porm, no resolve os seguintes questionamentos: se um dos entes no aprovar a lei, no se sabe qual deles o ltimo, pois se estar sempre a espera desta aprovao. Ademais, a lei do ltimo ente que aprovar estar condicionando a eficcia de todas as demais, o que fere flagrantemente a autonomia dos entes federados. J Maria Sylvia Zanella di Pietro12 aponta interessante dinmica pela qual o consrcio pblico se reputar criado. Como a sua criao depende da ratificao das prprias leis para cada um dos entes consorciados, absurdo tambm seria aceitar o fato de que a personalidade jurdica da entidade surgir em momentos diferentes para cada um deles. Possvel soluo do impasse seria o entendimento de que o consrcio pblico adquire a

CARVALHO FILHO, op. cit., p. 221. PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. O Consrcio Pblico na Lei n 11.107/05. Disponvel em: http://www.direitodoestado.com.br/revistas.asp>. Acesso em: 20 set. 2010, p. 9.

personalidade jurdica com a lei ratificadora, sob condio resolutiva da celebrao do contrato de consrcio. Esse entendimento ao menos preserva o prprio pacto federativo, ao mesmo tempo se coaduna com a idia de que no se pode conceber a existncia legal do consrcio, se no existir mais de um ente consorciado.

7.

PRAZO DO CONTRATO DO CONSRCIO PBLICO

Muito se discute sobre a determinao do prazo do contrato de consrcio pblico, especialmente pela confuso que tem sido feita entre este contrato e o contrato de rateio previsto tambm na Lei n. 11.107/05. A figura do contrato de rateio presente no artigo 8 da Lei de Consrcios Pblicos representa um negcio jurdico plurilateral de direito pblico, que se constitui como pressuposto para que os entes consorciados transfiram recursos ao consrcio, devendo para tanto observar as normas previstas na Lei Complementar n. 101/2000, que dispe sobre a responsabilidade pela gesto fiscal. O prazo do contrato de rateio deve ser o mesmo do exerccio financeiro, o que leva a obrigao de ser periodicamente renovado, com exceo de programas e aes contempladas em plano plurianual, ou no da gesto associada de servios pblicos custeados por tarifas ou preos pblicos; Assim, o contrato de rateio se ocupa das obrigaes financeiras dos entes reunidos em consrcio, mas ele no representa o contrato de consrcio propriamente dito, sendo apenas parte dele.

J a formao do contrato de consrcio pblico prev a prvia subscrio do protocolo de intenes, que representa manifestao formal de vontade dos entes estatais para participar do negcio pblico. Este protocolo de intenes que dever trazer o prazo de durao do consrcio pblico, sendo tal previso uma de suas clusulas necessrias conforme o inciso I, do artigo 4 da Lei dos Consrcios Pblicos. Assim, a Lei n. 11.107/05 prev, prudentemente, que o consrcio pblico seja constitudo por prazo determinado, a ser estipulado pelo protocolo de intenes, mas no determina uma limitao a este lapso temporal. Desse silncio surge a seguinte indagao: deve o contrato de consrcio pblico respeitar o tempo estabelecido no artigo 57 da Lei n. 8666/93, uma vez que esta Lei disciplina os contratos administrativos em geral? A resposta certamente deve ser negativa, exatamente pelo fato de que o recursos financeiros do Consrcio serem provenientes do contrato de rateio, devendo apenas este respeitar o prazo de um ano, tendo em vista que o dinheiro vem do repasse do oramento. Conclui-se, portanto, que a determinao do prazo do contrato de consrcio pblico ficar a cargo dos entes consorciados, devendo estes sim de acordo com os fins colimados pelo ajuste, determinar a sua adequada durao.

8. REGIME JURDICO APLICVEL AOS BENS DO CONSRCIO PBLICO:

Decorre do princpio federativo a prerrogativa que cada ente poltico tem de administrar seus prprios bens. Porm, no consrcio pblico a existncia deste patrimnio autnomo se desfaz para dar lugar ao patrimnio particular pertencente ao prprio consrcio.

Ocorre que o patrimnio do consrcio pblico formado exclusivamente por recursos transferidos do patrimnio dos entes consorciados mediante o contrato de rateio. Por advir do patrimnio pblico, acirrou-se na doutrina severa discusso sobre o regime jurdico a ser aplicvel a estes bens transferidos. Nessa perspectiva Marcos Juruena13 entende que o entes consorciados apenas cederiam o uso de seus bens pessoa jurdica, mas no transfeririam a sua titularidade. Assim, aos bens cedidos pela unio, se aplica o regime jurdico da legislao federal, aos bens cedidos pelos estados, o da legislao estadual e finalmente, aos bens cedidos pelos municpios, o da legislao municipal. Essa soluo prevista inclusive no Decreto n. 6017/07 que regulamenta a Lei dos Consrcios Pblicos. Ocorre que o pargrafo 1 do artigo 11 da Lei dos Consrcios Pblicos determina que os bens destinados ao consrcio pblico pelo consorciado que se retira somente sero revertidos ou retrocedidos no caso de expressa previso no contrato de consrcio. Este dispositivo aponta que a normal no a reverso dos bens ao ente federativo, salvo expressa previso contratual, da onde se infere que h sim como regra geral, a transferncia da titularidade dos bens pessoa jurdica consorciada.

CONCLUSO

A Lei dos Consrcios Pblicos trouxe os mecanismos necessrios a concretizao do comando presente no artigo 241 da CRFB/88, qual seja, a atuao conjunta dos entes federados para a consecuo dos clebres objetivos sociais previstos na CRFB/88.
13

SOUTO, Marcos Juruena Villela. Direito Administrativo: Estudos em Homenagem a Francisco Mauro Dias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p. 732.

As controvrsias doutrinrias aqui expostas no so suficientes para impedir a formao do consrcio pblico, mas ao contrrio, apenas evidenciam o esforo que se pretende empregar para a efetiva aplicao da Lei n 11.107/05 ao caso concreto. Essa gesto associada, representa a nova viso da federao brasileira, que deve permanecer e vigorar. Atualmente, no h mais como se pretender uma atuao isolada de vrias reparties dentro de um Estado, quando a prpria viso mundial caminha para realizao de uma atuao conjunta. Hoje, quando a denominada cooperao internacional chama os pases a unir esforos para realizao de fins comuns, no se pode vislumbrar que internamente, estes pases no representem verdadeiramente o que pretendem exteriorizar para o mundo.

REFERNCIAS

ARAGO, Alexandre Santos de. As fundaes pblicas e o novo cdigo civil. Revista dos Tribunais. So Paulo: RT. BARROSO, Luiz Roberto. Curso de Direito constitucional contemporneo. So Paulo: Saraiva, 2010. BORGES, Alice Gonzalez. Os consrcios pblicos na legislao reguladora. Disponvel em: http://www.direitodoestado.com.br/revistas.asp>. Acesso em: 20 set. 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Consrcios Pblicos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. _______. Manual de direito administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. FREITAS, Juarez. Consrcios pblicos: Instrumento do federalismo cooperativo. Minas Gerais: Forum, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Parecer elaborado sobre a proposta legislativa de criao de consrcios pblicos. Disponvel em:

<http://www.planalto.gov.br/.../saneamento_complementar_MarcalJustenFilho_1.pdf.> Acesso em: 20 set. 2010. MARTINS, Flvia Bahia. Direito constitucional. Rio de Janeiro: Impetus, 2009. MEDAUAR, Odete; OLIVEIRA, Gustavo Justino de. Consrcios pblicos. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocencio Martines; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. So Paulo: Saraiva, 2010. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 18. ed. So Paulo: Atlas, 2005. NETO, Floriano de Azevedo Marques. Os Consrcios Pblicos. Disponvel em: http://www.direitodoestado.com.br/revistas.asp>. Acesso em: 20 set. 2010. PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. O consrcio pblico na Lei n 11.107/05. Disponvel em: http://www.direitodoestado.com.br/revistas.asp>. Acesso em: 20 set. 2010. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22.ed. So Paulo: Malheiros, 2003. SOUTO, Marcos Juruena Villela. Direito administrativo: Estudos em homenagem a Francisco Mauro Dias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

Вам также может понравиться