Вы находитесь на странице: 1из 13

1. INTRODUO O meio em que se pretende perfurar um poo de petrleo encontra-se naturalmente sob um estado de tenses.

Assim que a perfurao vai sendo executada, o material slido que se encontrava tensionado substitudo por uma lama de perfurao. Este fluido tem a funo de tentar restabelecer o estado de tenses preexistentes na formao atravs da presso que ela exerce sobre as paredes do poo. Na prtica, no se consegue a reproduo do exato estado original de tenses atravs dessas presses, e, portanto o equilbrio preexistente na formao perturbado. As tenses que atuavam no material slido existente so parte absorvidos pela lama de perfurao, e parte redistribudas na formao. Este fenmeno causa uma concentrao de tenses na regio ao redor do poo, que se estende desde a parede at uma distncia equivalente a alguns dimetros de poo perfurado. Alm da gerao de uma zona de concentrao de tenses, a retirada do confinamento natural, atravs da perfurao, implica na criao de uma superfcie livre que pode possibilitar deslocamentos indesejados devidos a deformaes plsticas ou a fluncia do material da formao. Dependendo das caractersticas mecnicas do meio, uma mudana no confinamento tambm pode representar mudanas na resistncia do material. J a introduo de um novo fluido na formao pode alterar a presso de poros da regio adjacente ao poo, e tambm reagir quimicamente com a formao de forma prejudicial. Este novo cenrio estabelecido aps a perfurao pode causar a ruptura do material da formao nas proximidades do poo. Podem-se apontar dois principais mecanismos que provocam essa ruptura. O primeiro mecanismo, classificado como ruptura trao da rocha, representa o caso em que tenses de trao ultrapassam a resistncia trao da rocha causando assim a ruptura da formao. O segundo mecanismo est relacionado ruptura pelo excesso de tenses cisalhantes, que na prtica tambm chamado de ruptura compresso. A anlise de estabilidades de poos constitui um tpico problema de mecnica das rochas. A regio onde se pretende fazer a anlise encontra-se sob um carregamento, sendo que sua geometria influencia crucialmente na distribuio de tenses do problema. A relao tenso-deformao representa a resposta do material poroso ao carregamento aplicado. Para analisar a estabilidade do material adjacente parede do poo, todos os pontos envolvidos no problema, ou apenas os pontos considerados mais crticos, so submetidos a critrios de ruptura. Pode-se adiantar que nem sempre que um critrio atingido, uma situao de instabilidade generalizada na regio gerada. Uma vez definido o estado de tenses atuantes nas regies adjacentes ao poo, a soluo do problema tem continuidade com a aplicao de critrios de ruptura de rochas, onde esses critrios delimitam as condies de estabilidade do material nas proximidades do poo. A ocorrncia de instabilidade de poos se d devido a diversos mecanismos, sendo o mais significativo deles a relao entre o estado de tenses no poo e a

resistncia da rocha. Este fato torna a avaliao da estabilidade de um poo um problema clssico de mecnica das rochas, uma vez que necessria a previso da resposta das rochas a um determinado carregamento mecnico. Sendo assim, a anlise da mecnica das rochas parte extremamente importante para operaes de perfurao estveis e seguras. Como parte desta anlise, necessrio o conhecimento dois esforos a que esto submetidas s formaes e a determinao dos parmetros relacionados resistncia da rocha, para que possam ser estudadas as situaes nas quais ocorrer colapso ou fratura da formao. Visto isso, o presente trabalho tem como objetivo a explanao das tenses em torno de um poo de petrleo, e propriedades das formaes rochosas do entorno. Para incio ser necessrio reviso das tenses in situ, e em seguida as tenses ao redor de um poo.

2. ESTADO DE TENSES 2.1 Estado tridimensional de tenses Para se ter uma descrio completa do estado de tenses em um ponto necessrio identificar as tenses relacionadas a trs planos ortogonais. Em cada um desses planos agem trs tenses, uma normal e duas cisalhantes, totalizando nove tenses, conforme ilustrado na figura 2.1.

Figura 2.1- estado tridimensional de tenses, adaptado de ROCHA 2009

As nove componentes do estado tridimensional de tenses podem ser representadas em uma matriz 3x3, constituindo o chamado tensor de tenses, mostrado na equao 2.1. O tensor de tenses define completamente o estado de tenses em um ponto para um dado sistema de coordenadas estabelecido.

(2.1)

Considerando que um corpo submetido a um determinado estado de tenses permanece em equilbrio, o somatrio dos momentos nas direes x, y e z deve ser igual a zero, o que leva simetria do tensor de tenses, reduzindo as tenses que devem ser determinadas a apenas seis. Ao analisar as tenses atuantes em um ponto segundo os diversos sistemas coordenados, pode-se mostrar que existe um sistema particular no qual atuam somente tenses normais (ou seja, as tenses cisalhantes so nulas), sendo essas chamadas tenses principais e representadas por 1 2 3. Tensor de tenses que representa essa situao igual a: (2.2)

2.2 O estado de tenses: Tenses in situ As tenses in situ so resultantes do peso do material sobrejacente, do confinamento (tectonismo) e da histria de tenses da rocha (carregamentos, descarregamentos). Esse estado de tenso caracteriza-se por ser compressivo, e formado por trs tenses mutuamente ortogonais entre si. Considerando um sistema de coordenadas no qual o eixo z coincide com a direo vertical, as tenses v, H e h so as tenses principais atuantes na formao. A figura 2.2 mostra um elemento de rocha em subsuperfcie que se encontra em equilbrio e submetido a um estado de tenso compressivo. Este estado de tenso formado por trs tenses, uma vertical e duas horizontais, as quais chamamos de tenses in situ. Neste caso particular, a tenso vertical in situ (v) dada pelo peso das rochas sobrejacentes, geralmente assumida igual tenso de sobrecarga (v). Em resposta a esse carregamento, o elemento de rocha tende a se deformar lateralmente, sendo, contudo, limitado pelos elementos vizinhos. Isso resulta no aparecimento das tenses in situ horizontais, H e h, as quais podem ou no ser iguais.

Figura 2.2- tenses in situ em um elemento de rocha

A explicao acima assumiu que as tenses in situ a certa profundidade so geradas apenas a partir do peso das camadas sobrejacentes. Nesse caso de se esperar que a tenso vertical in situ seja a maior tenso quando comparada s tenses horizontais. Entretanto essa hiptese nem sempre vlida para outras situaes, que podem afetar tanto a magnitude quanto direo das tenses in situ. A tenso vertical, v, dentre as tenses in situ a mais fcil de ser determinada, onde o clculo realizado atravs do estabelecimento da densidade das formaes e posterior clculo da tenso de sobrecarga. As tenses horizontais, por sua vez, dentre outros motivos, so uma resposta o carregamento vertical, considerando que o elemento de rocha tende a se deformar lateralmente, sendo, contudo, limitado pelo se entorno. importante ressaltar, que em condies especiais, tais como reas tectonicamente ativas, presena de domos salinos e regies sujeitas ao aumento ou reduo drstica de temperatura, tanto a magnitude quanto a direo das tenses podem ser afetadas e, considerando esses efeitos, as tenses horizontais podem ser diferentes entre si, alm de, em alguns casos, uma das tenses horizontais poder representar a maior tenso atuante na formao. Diferentemente da tenso vertical, a obteno das tenses horizontais, mxima e mnima, apresenta grande dificuldade, uma vez que os valores dessas tenses no so obtidos facilmente a partir de modelos matemticos.

2.3 Tenses ao redor de um poo Como visto, embora em equilbrio, as formaes existentes em subsuperfcie esto sempre submetidas a algum tipo de tenso in situ. Desta forma, no momento em que um poo perfurado, sendo a rocha removida, de esperar que ocorra uma alterao no estado de tenso existente no subsolo, mais especificamente na parede do poo e em sua vizinhana. De forma a tentar recompor esse estado de tenso inicial, a rocha removida substituda por fluido de perfurao, que tem como uma de suas principais funes manter as paredes do poo estveis. Entretanto, a presso do fluido de perfurao no capaz de recompor esse estado de tenso original, ocasionando assim uma alterao nas tenses ao redor do poo. Esta alterao que se estende desde a parede do poo at alguns dimetros de distncia, funo de vrios fatores, tais como as tenses in situ, propriedades das rochas, inclinao e direo do poo e, naturalmente, da prpria presso gerada pelo fluido de perfurao. As tenses in situ tm sido reconhecidas como um dos principais fatores que afetam a estabilidade das paredes de um poo. Um poo pode se tornar instvel se ele for perfurado em uma direo desfavorvel quando comparado ao estado de tenses existentes em uma rea. Por isso, nas situaes em que as tenses horizontais so maiores que a vertical, a perfurao de um poo direcional ou horizontal pode ser mais estvel do que a perfurao de um poo vertical. O entendimento do estado de tenses ao redor do poo de grande importncia uma vez que grandes concentraes de tenso podem levar a ruptura a rocha e consequentemente a grandes problemas operacionais, a exemplo do aprisionamento de ferramentas utilizadas na perfurao, o que representaria grande custo e dispndio de tempo. Entretanto, o estabelecimento deste estado de tenses no uma tarefa fcil. Para se obtiver uma descrio completa, necessrio identificar as tenses em trs planos ortogonais, e para isso deve-se estabelecer um sistema de coordenadas conveniente. Em termos de engenharia de petrleo, os sistemas de coordenadas mais utilizados para anlise de tenses so os sistemas cartesianos e cilndricos. O sistema cartesiano utilizado para representar a amostra de solo ou rocha sob a atuao das tenses in situ. J o sistema de coordenada cilndrica a forma mais usual de representar o estado de tenso atuando ao redor de um poo. Ressalta-se que as figuras abaixo se mostram as tenses principais, ou seja, as tenses cisalhantes so nulas.

Figura 2.3- Representao das tenses principais no sistema cartesiano

As tenses normais que atuam na parede de um poo, apresentadas em coordenadas cilndricas, so as tenses tangenciais () tambm chamado de hoop stess ou circunferencial, radial (r) e axial (a).

Figura 2.4- Representao de um estado de tenses em coordenadas cilndricas.

2.3.1 Tenses tangenciais ou hoop stress Durante a perfurao de um poo, rochas so removidas, retirando-se o suporte dado ao material remanescente. A figura abaixo ilustra um caso em que foi feito um furo na rocha e este no foi preenchido por fluido. Nessa situao o equilbrio atingido somente atravs de uma concentrao de tenses tangenciais ao redor do furo. No caso de um poo vertical localizado em uma rea em que as tenses horizontais in situ so iguais, o campo de tenses em torno do furo, formado pelas tenses tangenciais, ser uniforme. Caso contrrio, o campo em torno do furo ser no uniforme e a tenso tangencial maior atuar na parede do poo a 90 e 270 com relao direo da maior tenso horizontal in situ.

Figura 2.5- Representao de um furo feito na rocha sem o preenchimento de fluido.

2.3.2 Tenses radiais O preenchimento do poo com fluido de perfurao gera uma presso contra as paredes do poo, originando as chamadas tenses radiais. A magnitude desta tenso na parede do poo igual presso hidrosttica gerada pelo fluido de perfurao. As tenses radiais conseguem repor parte do suporte que havia na rocha antes da perfurao, reduzindo assim a magnitude das tenses tangenciais geradas.

Figura 2.6- Representao das tenses Radiais e tangenciais atuando ao redor de um poo.

2.3.3 Tenso axial A tenso axial aquela que atua paralelamente ao eixo do poo, nas paredes deste, sendo funo, dentre outros, das propriedades da rocha, das tenses in situ e do estado de tenses.

Figura 2.7- Tenso axial ao longo da parede do poo.

2.3.4 Estado de tenso triaxial ao longo da parede do poo As tenses axial, radial e tangencial fazem parte do estado de tenso triaxial ao longo da parede do poo, como ilustrado na figura abaixo. A magnitude dessas tenses pode variar de acordo com a aposio ao redor da parede do poo. Esta variao altamente complexa e depende de fatores como: Alinhamento do poo em relao s tenses in situ; Magnitude das tenses in situ; Comportamento das deformaes das rochas (deformao elstica, plstica ou devido fluncia); Geometria do furo (circular, elptica, etc.). medida que nos distanciamos do poo, as tenses na rocha tendem novamente ao estado de tenso in situ, uma vez que os distrbios de tenso causados pela presena do poo diminuem at cessarem completamente. Outro ponto importante observar que o maior diferencial entre as tenses ocorre na parede do poo.

3. PROPRIEDADES DAS ROCHAS Porosidade: A porosidade a medida do armazenamento nos espaos vazios numa rocha, a qual pode estar interconectada ou no. A porosidade o parmetro fsico que mede a relao entre o volume poroso Vp e o volume total Vt de um corpo slido: = Vp/Vt (3.1) O volume total da rocha dado pela soma do volume poroso Vp e do volume da parte slida Vs: Vt = Vp + Vs (3.2)

Existem dois tipos de porosidades, de acordo com a interconexo entre os poros: porosidade absoluta e porosidade efetiva. - Porosidade Absoluta: Considera o volume total dos poros, estejam ou no interconectados. - Porosidade Efetiva: a relao entre os espaos vazios interconectados de uma rocha e o volume total da mesma. Rochas com materiais interconectados, pobre a moderadamente cimentados, apresentam valores aproximadamente iguais de porosidade absoluta e efetiva. J rochas altamente cimentadas podem apresentar valores bem diferentes para os dois tipos de porosidade.

Compressibilidade:

A porosidade das rochas sedimentares funo do grau de compactao das mesmas, e as foras de compactao so funes da mxima profundidade em que a rocha j se encontrou. O efeito da compactao natural sobre a porosidade devido arrumao dos gros, resultante da compactao. Assim, sedimentos que j estiveram a grandes profundidades apresentam menores valores de porosidade que aqueles que nunca foram to profundamente enterrados. Em sntese, compressibilidade a propriedade que tm os corpos de reduzir seus volumes sob a ao de presses externas. Nas rochas, podemos encontrar trs tipos de compressibilidade:

- Compressibilidade da rocha matriz: a variao fracional em volume do material slido da rocha, com a variao unitria da presso; - Compressibilidade total da rocha: a variao fracional do volume total da rocha, com a variao unitria da presso; - Compressibilidade dos poros: a variao fracional do volume poroso da rocha com a variao unitria da presso. A relao entre a variao fracional dos volumes dos poros e a variao de presso definida como compressibilidade efetiva da formao.

Saturao de Fluidos: Os espaos vazios de um material poroso podem estar parcialmente preenchidos

por um determinado lquido e os espaos remanescentes por um gs. Ou ainda, dois ou trs lquidos imersveis podem preencher todo o espao vazio. Define-se saturao de um determinado fluido em um meio poroso como sendo a frao do volume dos poros ocupada pelo fluido. A frao : Sf = Vf / Vp (3.3) Em termos de porcentagem, multiplica-se a frao por 100%. Os mtodos de determinao de saturao de fluidos podem ser diretos ou indiretos. Os mtodos indiretos permitem a determinao da saturao pela medida de alguma propriedade fsica da rocha. J nos mtodos diretos, as saturaes dos fluidos so determinadas a partir de amostras da formao.

Permeabilidade:

A permeabilidade a medida de condutividade de fluidos de um material, ou seja, o inverso da resistncia que o material oferece ao fluxo de fluidos. O conceito de permeabilidade aparece na lei que governa o deslocamento dos fluidos atravs de meios porosos, conhecida como a lei de Darcy. De acordo com a lei de Darcy, a velocidade de avano de um fluido homogneo num meio poroso proporcional permeabilidade e ao gradiente de presso, e inversamente proporcional viscosidade do fluido.

(3.4) Onde: Q a vazo, A a seo transversal ou aparente da rocha, k a permeabilidade absoluta do meio poroso, viscosidade dinmica, P o gradiente de presso, L o comprimento do meio poroso. A permeabilidade pode ser efetiva ou relativa. - Permeabilidade Efetiva: A condutividade de um material poroso a uma fase (a um fluido) quando duas ou mais fases esto presentes. Quando duas ou mais fases esto fluindo simultaneamente num meio poroso permevel, como por exemplo, num processo de deslocamento, a permeabilidade efetiva a uma dada fase menor do que a permeabilidade absoluta e funo da saturao de fase.

- Permeabilidade Relativa: E a razo entre a permeabilidade efetiva e a permeabilidade base. Geralmente para o clculo da permeabilidade relativa se toma como base a permeabilidade absoluta. A permeabilidade absoluta uma propriedade do meio poroso e, consequentemente, invarivel com o fluido que o satura. A permeabilidade de um meio poroso pode ser determinada atravs de ensaios de laboratrio com amostras extradas da formao ou por meio de testes de presso.

Capilaridade:

Dois ou mais fluidos so considerados miscveis entre si quando, misturados em quaisquer propores, formam uma mistura homognea. A miscibilidade entre dois ou mais fluidos depende das suas composies e das condies de presso e temperatura s quais encontra-se o sistema submetido. Quando dois ou mais fluidos imiscveis so colocados em um recipiente, o(s) mais denso(s) fica(m) na(s) parte(s) mais baixa(s) e existe(m) superfcie(s) de separao entre os fluidos. Isso no ocorre em um meio poroso formado por capilares de diversos dimetros, pois a superfcie de separao neste caso no brusca, existindo uma zona de transio devida aos fenmenos capilares. Esses fenmenos capilares so resultados das atraes entre as molculas da massa fluida.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA CURSO DE ENGENHARIA DE PETRLEO DISCIPLINA: MECNICA DAS ROCHAS PROF: ALEXANDRE MACDO ALUNOS: JSSICA SILVA RAMALHO RAPHAEL RIBEIRO DA SILVA THIAGO RODRIGUES YASMIN MARIA MENEZES

ESTADO DE TENSES; PROPRIEDADES ROCHOSAS DO ENTORNO

CAMPINA GRANDE, 28 DE JANEIRO DE 2013

SUMRIO 1. INTRODUO 2. ESTADO DE TENSES 2.1 ESTADO TRIDIMENSIONA DE TENSES 2.2 O ESTADO DE TENSES: TENSES in situ 2.3 TENSES AO REDOR DO POO 2.3.1 TENSES TANGENCIAIS OU HOOP STRESS 2.3.2 TENSES RADIAIS 2.3.3 TENSO AXIAL 2.3.4 ESTADO DE TENSO TRIAXIAL AO LONGO DA PAREDE DO POO 3. PROPRIEDADES DAS ROCHAS 4. REFERNCIAS

REFERNCIAS RODRIGUES, C. S.,2007, Estabilidade de poos de petrleo em rochas fraturadas: modelagens computacionais e soluo analtica, Tese M.Sc., Programa de psgraduao em Geotecnia da UFOP, Ouro Preto, Brasil HOLZBERG, B. B., 2001, Quantificao e tratamento das incertezas em anlise de estabilidade de poos de petrleo, Tese M.Sc., Departamento de Engenharia Civil da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil AZEVEDO, M. S., 2011, Anlise geomecnica aplicada anlise de estabilidade de poos, Curso de Engenharia de Petrleo da Escola Politcnica , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. ROCHA, L. A. S., AZEVEDO, C. T., 2009, Projeto de poos de petrleo, 2 Edio, Editora Intercincia, Rio de Janeiro, Brasil ROSA, A. J., CARVALHO, R. S., XAVIER, J.A. D., 2006, Engenharia de Reservatrios de Petrleo, Editora Intercincia, Rio de Janeiro, Brasil Propriedades mecnicas das rochas <http://www.maxwell.lambda.ele.pucrio.br/10663/10663_3.PDF> acessado em 03 de jan de 2013

Вам также может понравиться