Вы находитесь на странице: 1из 2

LEI DE HOOKE PARA CISALHAMENTO: Se aplicar uma tenso de cisalhamento ao elemento observa-se que o material se deformar devido somente

a uma deformao de cisalhamento. TENSO DE CISALHAMENTO: uma tenso gerada por foras aplicadas em sentidos iguais ou oposta, em direes semelhantes, mas com intensidades diferentes no material analisado. DEFORMAO POR CISALHAMENTO: a mudana de ngulo ocorrida entre dois segmentos de retas originalmente perpendiculares entre si. FECHAR A PRESSO: a fora por unidade de rea de superfcie exercida na parte superior de um poo, quando esta se fechando. REGISTRO DE SOM: Registro do tempo de viagem de uma onda elstica atravs da formao. Tambm utilizado para derivar as velocidades das ondas elsticas atravs da formao. DENSIDADE RELATIVA OU GRAVIDADE ESPECFICA: a razo da densidade de uma substncia, em relao densidade de um material de referncia. A gravidade especfica geralmente significa densidade relativa em relao gua. RESISTNCIA ESPECFICA: a fora de um material dividido pela sua densidade. TRANSFORMAO RAIZ QUADRADA: uma converso ou transformao de dados, utilizando uma distribuio de Poisson. MASSA ESPECFICA: a razo entre a massa de uma poro compacta de uma determinada substncia e o volume ocupado por ela. CONCENTRAO DE TENSES: o local no material onde as tenses esto concentradas. FATOR DE CONCENTRAO DE TENSO: a relao entre a tenso mxima na concentrao de tenses e a tenso nominal mdia. TENSO DE ENGENHARIA: a carga aplicada a um corpo de prova em um teste de tenso ou compresso dividida pela rea da seco transversal do corpo de prova. DEFORMAO DE ENGENHARIA: a deformao que ocorre quando se aplica uma tenso ou fora que altera a forma de um corpo. FUNO DE DEFORMAO: Estabelece uma correspondncia entre as grandezas geomtricas na configurao inicial e na configurao deformada do material. TENSO CIENTFICA: A dimenso no qual um corpo distorcido quando submetido a uma fora de tenso. A distoro pode envolver uma mudana tanto na forma como no tamanho.

ESTRATIGRAFIA: o ramo da geologia que estuda os estratos ou camadas de rochas, procurando determinar os processos e eventos que as formaram. Segue o princpio da sobreposio de camadas. RELAO TENSO-DEFORMAO (FORA-DEFORMAO): um diagrama que mostra uma relao entre estas duas grandezas atravs de uma linha definida em um grfico x/y onde o eixo x representa as deformaes e o eixo y representa as tenses. TENSOR DE TENSO: o tensor que trata da distribuio de tenses e esforos internos nos meios contnuos. DEFORMAO TECTONICA: geralmente a deformao de uma placa de tectnica sobre outra por compresso ou coliso. TENSOR: uma forma de representao associada a um conjunto de operaes, tais como a soma e o produto. RESISTNCIA TRAO: o ponto mximo da curva de tenso-deformao e, em geral, indica quando a criao de um pescoo ira ocorrer. ESTADO TRIAXIAL DE DEFORMAES: TESTE DE CISALHAMENTO TRIAXIAL: um mtodo comum para medir as propriedades mecnicas de muitos slidos deformveis, especialmente no solo e na rocha. RESISTNCIA A COMPRESSO SIMPLES: o quanto um material resiste quando aplicado uma fora de compresso simples. MTODO DE PERFURAO EM SUBEQUILBRIO: um procedimento utilizado para a perfurao de poos em que a presso no furo do poo menos do que a presso do fludo colocado. TESTE DE CISALHAMENTO TRIAXIAL PARA POOS NO DRENADOS:

POO: uma obra de captao de alguma substncia, como gua, leo e gs, feita com emprego de perfuratriz em um furo. SIMULAO DE POO: uma simulao executada em um poo de petrleo ou gs para aumentar a produo. WORKOVER: um termo usado para se referir a qualquer tipo de mquina inventada para retirar o leo do fundo do poo.

Вам также может понравиться