Вы находитесь на странице: 1из 53

1

Prezado(a) Corretor(a) de Imveis: Voc est recebendo neste momento o KIT DO CORRETOR DE IMVEIS, elaborado pelo CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DO IMVEIS CRECI 12 REGIO PA/AP. Este KIT tem o intuito de trazer ao() nobre colega, modelos bsicos de AUTORIZAO DE VENDA, TERMO DE VISITAO, RECIBO DE SINAL DE NEGCIO, CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA E CESSO DE DIREITOS, dentre outros. Este kit uma cortesia do CRECI 12 Regio PA por solicitao do Presidente do CRECI 20 Regio Maranho.

APRESENTAO

Antes de falarmos sobre cada um dos modelos, vale a pena ressaltar que so modelos sugestivos, ficando o CRECI-12 Regio isento de qualquer responsabilidade pelas suas aplicaes e/ou mudanas que voc venha a introduzir em quaisquer das clusula dos modelos, como de conhecimento do(a) nobre colega, CADA CASO UM CASO, ento, a sua habilidade e versatilidade sero fatores decisivos para elaborao de cada documento de forma definitiva, o que trar a satisfao do servio prestado e o reconhecimento da sociedade, engrandecendo e fortificado o(a) Corretor(a) de Imveis. Ressaltamos que, a Lei do Inquilinato sofreu mudanas com a entrada em vigor da Lei n 12.112, de 09 de dezembro de 2009, atingindo principalmente, a figura do fiador e os processamentos das aes de despejo fundamentadas na inadimplncia de alugueres e acessrios.

AUTORIZAO EXCLUSIVA DE VENDA E/OU ALUGUEL

A Lei 6.530/78, em seu Artigo 20, Inciso III, determina que vedado ao Corretor de Imveis anunciar publicamente proposta de transao a que no esteja autorizado atravs de documento escrito. Recentemente, O CONSELHO FEDERAL DE CORRETORES DE IMVEIS COFECI, baixou a RESOLUO-COFECI n 458/95, que fortalece esta determinao da Lei. Assim sendo, a Autorizao Exclusiva de Venda o instrumento mais importante entre o(a) Corretor(a) de Imveis e seu cliente, pois, alm de autorizar o(a) Corretor(a) a transacionar um imvel ou vrios imveis, como o caso determinar, Contrato de Prestao de Servio, o documento onde se estabelece a relao entre as partes, seus direitos e obrigaes. No se esquea. Ao contratar um servio, faa-o por escrito. As contrataes verbais alm de conturbadas no tem amparo legal, no asseguram a nenhuma das partes os seus direitos.

TERMO DE VISITAO Este documento o nico registro que o(a) Corretor(a) de Imveis comprova que est realmente trabalhando, se dedicando ao servio para o qual foi contratado. Deve ser usado sempre que o(a) colega for mostrar o imvel para um pretendente, assegurando o direito de preferncia da transao, tanto para o pretendente quanto para o(a) intermediador(a). NOTA: neste documento devero ser anotadas todas as observaes feitas pelo pretendente para que no fique dvidas se a transao for efetuada posteriormente.

RECIBO DE SINAL DE NEGCIO O Recibo de Sinal de Negcio o instrumento que determina a vontade das partes de efetivarem uma transao. O Sinal de Negcio, desde que as partes determinem, regido pelos Artigos n 417 e seguintes do Cdigo Civil Brasileiro.

Em sntese, o acima citado artigo diz que: Se, por ocasio da concluso do contrato, uma parte der outra, a titulo de arras, dinheiro ou outro bem mvel, devero, as arras, em caso de execuo, ser restitudos ou computadas na prestao devida, se do mesmo gnero da principal. Nunca deixe de consultar as partes sobre a incluso das ARRAS no negcio a ser efetuado. Esclarea da importncia de sua incluso. CONTRATO DE LOCAO DE IMVEIS A Lei 8.245/91 (Lei do Inquilinato) com modificaes introduzidas pela Lei 12.112/2009, veio dar nova dinmica na relao proprietrio/inquilino e, de salutar importncia o Colega Corretor(a) observar os prazos contratuais estipulados para as Locaes Residenciais e No Residenciais, previstos nos Arts. 46, 47, 48 e 51, com os respectivos insicisos e paragrafos, da Lei supra, sendo que, a Locao Residencial pode ser inferior a 30(trinta) meses ou igual e superior ao mesmo perodo.

CONTRATO DE LOCAO POR TEMPORADA Este contrato s dever ser utilizado para aluguis de imveis por temporada (normalmente so os aluguis em balnerios em temporada de frias). CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA

Este contrato deve ser usado sempre que as partes no forem transferir, de forma definitiva o domnio do imvel, ou seja, quando no houver escritura definitiva no fechamento do negcio. O Contrato de Promessa de Compra e Venda s pode existir quando o(a)(s) proprietrio(a)(s) possuir(em) o ttulo definitivo do imvel, como por exemplo: escritura pblica de compra e venda; escritura pblica de compra e venda com pacto adjeto de hipoteca; instrumento particular de compra e venda (desde que seja outorgado com intervenincia de Agente Financeiro ligado ao Sistema Financeiro da Habitao). Para simplificar: quando no se pode lavrar um contrato particular de promessa de compra e venda: observar na Certido Negativa de nus Reais se o imvel de propriedade do(a)(s) transmitente(s) ou se est prometido a venda ao()(s) mesmo(a)(s).

Salientamos que, em Belm, existe uma variedade enorme de contratos. Observe, os imveis antigos, principalmente os financiados pala Caixa Econmica Federal, Banco do Brasil, Banpar, Socilar, Vivenda, que so feitos atravs de Instrumento de Promessa de Compra e Venda, neste caso, nunca lavre um Instrumento de Promessa de Compra e Venda. No se esquea, o(a)(s) proprietrio(a)(s) quando na qualidade de Promissrio Comprador, no detem(m) o domnio do imvel, no possui o ttulo definitivo. PRESTE MUITA ATENO. CESSO DE DIREITOS

A Cesso de Direitos ser usada no sentido contrrio da Promessa de Compra e Venda, ou seja, quando o(a)(s) proprietrio(a)(s) Promissrio(a)(s) Comprador(a)(es) do imvel objeto da transao, neste caso, no possui o domnio sobre o imvel. LAUDO DE AVALIAO Quando seu cliente pedir-lhe que faa uma avaliao sobre o seu imvel para venda e/ou aluguel, use este modelo que mercado). FICHA CADASTRAL PESSOA JURDICA E FSICA Sempre que for alugar um imvel, preencha esta ficha e faa a pesquisa cadastral completa sobre os pretendentes, pois assim, voc poder mostrar aos proprietrios dos imveis, que os inquilinos foram bem escolhidos. prtico e resumido. NO SE ESQUEA: ainda no podemos fazer e assinar avaliaes tcnicas, sendo assim faa uma avaliao a preo de

PROPOSTA DE COMPRA Toda vez que tiver uma proposta concreta de um cliente querendo comprar o imvel que voc est vendendo, use esta ficha. Pois s assim poder comprovar em um litgio que o comprador foi apresentado por voc. LAUDO DE VISTORIA Deve ser utilizado toda vez que voc for alugar um imvel, e fazer parte integrante do Contrato de Locao. Esta vistoria deve ser realizada minuciosamente (deve descrever todos os detalhes do imvel) na vspera da entrega das chaves do imvel para o inquilino

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS Este Contrato deve ser utilizado toda vez que voc for alugar e administrar um imvel juntamente com a Autorizao de Aluguel e a Procurao para Administrao de Imveis. Neste Contrato esto contidos todos os direitos, deveres e obrigaes do administrador do imvel e o proprietrio. LEMBRETES Ao lavrar qualquer instrumento no se esquea de mencionar os nomes corretos das partes contratantes, bem como a sua qualificao completa (naturalidade, profisso, nmero da carteira de identidade, nmero do CPF/MF, endereo completo e, quando casados, o regime de casamento e se o enlace matrimonial ocorreu antes ou depois da Lei n 6.515/77 Lei do Divrcio de 26 de dezembro de 1977. Quando o(a) vendedor(a) for casado(a), o Cnjuge ter que participar do ato, no importando o regime de casamento e nem se o imvel foi adquirido antes ou depois do enlace. No caso do regime de casamento ser o da separao de bens, o cnjuge comparecer como assistente e no como vendedor(a). Quando ocorrer do imvel Ter sido adquirido pelo(a) vendedor(a) quando solteiro(a) e a transao se der aps o casamento e este tiver sido pelo regime de comunho parcial de bens, o cnjuge tambm participar como assistente. Somente no caso do regime de casamento ser o comunho universal de bens, o casal assina na qualidade de vendedores. Todas as alteraes ocorridas no estado civil do(a)(s) proprietrio(a)(s) casamento, separao e falecimento (viuvez) tero que ser averbados no Cartrio de Registro de Imveis. Para que o(a) nobre colega se inteire da situao jurdica do imvel, compare a documentao apresentada pelo(a)(s) proprietrio(a)(s) com a Certido de nus Reais expedida pelo Cartrio de Registro de Imveis. O valor da transao e a forma de pagamento devem ser expostos no Instrumento de maneira clara e objetiva. Quando um bem mvel telefone, carro, etc. entrar no negcio, faa constar o bem e seu valor correspondente em moeda corrente. Prazos e condies para entrega do imvel, estado de conservao, utenslios e aparelhos includos no valor da venda e a situao fiscal, condominial, taxas de gua e luz e demais despesas incidentes sobre o imvel tambm so de grande importncia em um Instrumento que caracterize a transao.

Faa-se presente no instrumento, mencionando que o mesmo foi concebido atravs de sua intermediao, assine como testemunha, mencionando o nmero de sua inscrio no CRECI. NOTA FINAL Esperamos que esta pequena contribuio venha trazer aos(s) nobres colegas, novos dispositivos para o exerccio da atividade do Corretor(a) de Imveis.

Jaci Monteiro Colares Presidente do CRECI-12 Regio Miguel Lobato de Vilhena 1 Vice-Presidente - Revisor

AUTORIZAO EXCLUSIVA DE VENDA


(Modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas que for feito no mesmo.)

Pela presente AUTORIZAO EXCLUSIVA DE VENDA, eu(ns )- (qualificao completa nome, endereo, estado civil, profisso, n da identidade e CPF/MF se casado(a) identifique o cnjuge endereo completo) , doravante denominado(s) CONTRATANTE(S) autorizo(amos) o(a) Sr(a). (nome do corretor(a) ou imobiliria qualificao completa, como acima) , devidamente inscrito(a) no CRECI 12 Regio PA/AP sob o n ___, doravante denominado(a) CONTRATADO(A), a promover a VENDA do imvel de minha(nossa) propriedade localizado (endereo completo do imvel a ser alugado) , devidamente registrado no Cartrio ___ nas seguintes condies: 1) Pelo preo de R$00,00 (__). 2) O prazo desta Autorizao ser de __ (__) dias, a contar desta data, ficando renovado por iguais perodos sucessivos enquanto no for rescindido por vontade de uma das partes. A resciso dever sempre ser por escrita. 3) O(A) CONTRATADO(A), em seu mister de Corretor(a) de Imveis, obriga-se a: a) Prestar todo o trabalho na intermediao do negcio at o final do prazo acima estabelecido, envidando todos os esforos para promover a venda do imvel, podendo, para tanto, anunciar publicamente o imvel, colocar placas alusivas venda, ou utilizar-se de qualquer outro meio de divulgao, sempre suas custas; b) Exercer com zelo, discrio, probidade e competncia a atividade de intermediao aqui contratada. c) Obedecer todos os postulados do Cdigo de tica Profissional, especialmente no promover transao que saiba ilegal, injusta ou imoral; comunicar imediatamente ao(s) CONTRATANTE(S) o recebimento de valores, se devidamente autorizado; prestar contas ao(s) CONTRATANTE(S), quando por ele(s) solicitado ou logo que concludo o negcio; no promover a intermediao com cobrana de overprice; no violar o sigilo profissional. 4) O(s) CONTRATANTE(S) obriga(m)-se a pagar ao() CONTRATADO(A), por ocasio do recebimento do sinal de pagamento ou, se no houver, no ato da assinatura da Escritura Pblica ou Particular de Compra e Venda ou da Promessa de Compra e Venda, a ttulo de honorrios pelos servios prestados, uma quantia correspondente a __% (__) incidente sobre o valor efetivo da venda. Fica adotado como base, a Tabela de Comisses do SINDIMVEIS/PA, referendada pelo CRECI 12 Regio. 5) O honorrio acima acertado ser devido, mesmo se a venda do imvel for efetuada diretamente pelo(s) CONTRATANTE(S) no prazo de validade desta Autorizao Exclusiva de Venda ou, mesmo fora do prazo, por um perodo de 02 (dois) meses, se a venda for efetuada a cliente apresentado pelo(a) CONTRATADO(A), nos termos do art. 722 a 729 do Cdigo Civil Brasileiro. 6) Caso o(s) CONTRATANTE(S) no pague(m) os honorrios devidos, ficar o(a) CONTRATADO(A) habilitado(a) a promover a cobrana extrajudicial ou judicial dos mesmos, cabendo ao(s) CONTRATANTE(S) as custas do processo, mais os honorrios advocatcios desde j estipulados em 10% (Dez por cento) em caso de cobrana extrajudicial e 20% (vinte por cento) em caso de cobrana judicial. 7) Qualquer infrao s obrigaes contidas nesta Autorizao Exclusiva de Venda, ser punvel com multa no valor correspondente a 2% (dois por cento) sobre o valor do imvel aqui estipulado, sem prejuzo das demais condies desta Autorizao 8) Caso o(a) CONTRATADO(A) trabalhe em conjunto com outros Corretores de Imveis ou Imobilirias, os atos de intermediao e a diviso dos honorrios, sero de sua inteira responsabilidade, sem qualquer acrscimo ou nus para o(s) CONTRATANTE(S). 9) Fica eleito o Foro da Comarca de Belm, Capital do Estado do Par, para dirimir quaisquer dvidas ou demandas decorrentes desta Autorizao Exclusiva de Venda.

E por estarem assim justos e contratados, assinam a presente Autorizao Exclusiva de Venda em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presena de 02 (duas) testemunhas que a tudo presenciaram e tambm assinam. Belm(Pa), _____ de __________________ de ________ ____________________________________ CONTRATANTE: ____________________________________ CORRETOR(A) CAPTADOR(A) TESTEMUNHAS: ________________________________________ ____________________________________ ________________________________________ CONTRATANTE (CNJUGE) _______________________________________ CORRETOR(A) TITULAR

(Modelo sugerido pelo CRECI-12Regio No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo).

10

AUTORIZAO EXCLUSIVA DE ALUGUEL (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo) Pela presente AUTORIZAO EXCLUSIVA DE ALUGUEL, eu(ns) (qualificao completa nome, endereo, estado civil, profisso, endereo completo, n da identidade e do CPF/MF), doravante denominado((a)(s) CONTRATANTE(S), autorizo(amos) o(a) Sr(a). (qualificao completa, como acima) devidamente inscrito(a) no CRECI 12 Regio sob o n __, doravante denominado(a) CONTRADO(A), a promover o ALUGUEL do imvel de minha(nossa) propriedade localizado (endereo completo do imvel a ser alugado)devidamente registrado no Cartrio __, nas seguintes condies: 1) Pelo preo de R$00,00 (__). 2) O(A) CONTRATADO(A) cobrar mensalmente a TAXA DE ADMINISTRAO de __% (__), calculada sobre o aluguel e respectivos encargos. 3) O prazo desta Autorizao de __ (__) dias, a contar desta data, ficando renovado automaticamente por iguais perodos sucessivos enquanto no for rescindido por vontade de uma das partes. A resciso dever sempre ser por escrita. 4) Fica estipulada uma multa no valor de 01 (hum) ms de aluguel do perodo que ocorrer a infrao, a ser paga ao() CONTRATADO(A), caso o(s) CONTRATANTE(S) efetue(m) o aluguel diretamente, no prazo de validade desta Autorizao, sem o conhecimento do(a) CONTRATADO(A), ou mesmo fora do prazo, por um perodo de 01 (hum) ms, o aluguel for efetuado a cliente apresentado pelo(a) CONTRATADO(A) dentro do prazo desta Autorizao ou, ainda, renuncie(m) ou cancele(m) esta Autorizao durante o prazo de locao do imvel, compreendendo-se aqui, tambm, as que se renovarem automaticamente, no caso do inquilino permanecer no imvel. 5) O(s) CONTRATANTE(s) estar(o) desobrigado(s) do pagamento da multa estipulada no item 04 acima, se o(a) CONTRATADO(A) proceder de maneira irregular comprovadamente na administrao do imvel, lesando os interesses do(s) CONTRATANTE(S), onde, neste caso, esta Autorizao perder a sua validade. 6) O(s) CONTRATANTE(S) autoriza(m) o(a) CONTRATADO(A) a receber o 1 ( primeiro) ms de aluguel, como despesas contratuais (anncios, propagandas, cartrios, transportes, telefones, materiais de informtica e expediente, pesquisa de cadastro e honorrios), ficando, desde j ciente(s), que s passar(o) a receber o valor do aluguel, menos o valor da taxa de administrao (quando for o caso), a partir do 2 (segundo) ms de locao, no escritrio do(a) CONTRATADO(A) ou na conta corrente do(s) CONTRATANTE(S). 7) O(A) CONTRATADO(A), em seu mister de Corretor(a) de Imveis, obriga-se a: a) Prestar todo o trabalho de intermediao do negcio at o final desta Autorizao, envidando todos os esforos para promover o aluguel do imvel do(s) CONTRATANTE(S), nas condies aqui acertadas, podendo, para tanto, anunciar publicamente o imvel, colocar placas alusivas ao aluguel ou utilizar-se de qualquer outro meio de divulgao, sempre s suas custas; b) Exercer com zelo, discrio, probidade e competncia a atividade de intermediao ora contratada; c) Obedecer todos os postulados do Cdigo de tica Profissional, especialmente no promover transao que saiba ilegal, injusta ou imoral; comunicar imediatamente ao(s) CONTRATANTE(S) o recebimento de valores ou documentos a ele(s) destinados, prestar contas ao(s) CONTRATANTE(S), quando por ele solicitado ou logo que concludo o prazo do Contrato de Locao; no violar o sigilo profissional.

8) Caso o(a) CONTRATADO(A) trabalhe em conjunto com outros Corretores de Imveis ou Imobilirios, os atos de intermediao e a diviso dos honorrios citado no item 06 acima , sero de sua inteira responsabilidade, sem qualquer acrscimo ou nus para o(s) CONTRATANTE(S)

11

9) O(A) CONTRATADO(A) fica autorizado(a) a preparar o Contrato de Locao, estipulando clusulas e condies de acordo com a Lei n 8.245/91( Lei do Inquilinato) e fazer a entrega do imvel para o(s) locatrio(s). 10) Fica eleito o Foro da Comarca de Belm, Capital do Estado do Par, para dirimir quaisquer duvidas ou demandas decorrentes desta Autorizao Exclusiva de Aluguel. E assim, por estarem justos e contratados, as partes assinam a presente Autorizao Exclusiva de Aluguel em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presena de 02 (duas) testemunhas que a tudo presenciarem e tambm assinam. Belm(Pa) ,_____ de ___________________ de ____ ____ ________________________________________ CONTRATANTE ______________________________________ CONTRATANTE(CNJUGE) ______________________________________ CORRETOR(A) TITULAR

________________________________________ CORRETOR(A) CAPTADOR(A) TESTEMUNHAS: ________________________________________

______________________________________

12

TERMO DE VISITAO (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). CORRETOR(A) OU IMOBILIRIA (endereo, telefone, n do CRECI) REQUISIO DE SADA N __________ Venda ( Locao ( CLIENTE: __________________________________________________________________________ Identidade: _____________________________________ CIC/MF _____________________________ Cnjuge: ___________________________________________________________________________ Identidade: _____________________________________ CIC/MF _____________________________ End. Residencial: _____________________________________________________________________ CEP: _______________________ Fones: _________________________________________________ End. Comercial: ______________________________________________________________________ CEP: _______________________ Fones: _________________________________________________ Conhecimento do imvel atravs de: ______________________________________________________ Locais de preferncia: _________________________________________________________________ Nome do(a) Corretor(a): ________________________________________ CRECI n ______________ RELATRIO DO(A) CORRETOR(A): ______________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Data: _____/_______/________ Hora de sada: ___________________ Retorno: _________________ ) )

13

IMVEL(IS) VISITADO(S) COM O(S) CLIENTE(S) Comercial ( ) Residencial ( )

Endereo: ___________________________________________________________________________ Valor para venda/aluguel: R$____________________________________________________________ Proposta: __________________________________________________________________________________ ____ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Observaes do(a) Proponente: _____________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ____________ Declaro(amos) que visitei(amos), nesta data, o imvel acima com autorizao do(a)(s) proprietrio(a)(s). Belm(Pa), ________ de ____________________ de ____________

________________________________________ assinatura do cliente ________________________________________ assinatura do(a) proprietrio(a)

_________________________________________ corretor(a) ou imobiliria _________________________________________ corretor(a) responsvel pela visita

14

RECIBO DE SINAL DE NEGCIO (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). Pelo presente Instrumento Particular de Recibo de Sinal de Negcio que entre si fazem, de um lado, como VENDEDOR(A)(ES) (qualificao completa do(a)(s) vendedor(a)(s) nome, profisso, nacionalidade, estado civil(quando casado(a) constar o regime de casamento, obrigatrio a qualificao e a assinatura do cnjuge) , identidade e rgo expedidor, nmero do CPF/MF, endereo completo, e, de outro lado, como COMPRADOR(A)(ES) (qualificao completa igual do(a)(s) vendedor(a)(es). Obs: no caso do(a) comprador(a) ser casado(a), no se faz necessrio o comparecimento do cnjuge, simplesmente a meno do nome e o regime de casamento), que tem entre si, justo e contratado o presente instrumento, mediante as clusulas e condies seguintes: CLUSULA PRIMEIRA: O(A)(S) VENDEDOR(A)(ES), na qualidade de proprietrio(a)(s) do imvel (descrever o imvel, de preferncia constando rea, frao ideal, descriminao e quantidade de cmodos, etc. Para melhor descrio, observe a Certido de nus Reais atente para as averbaes contidas na Certido referentes a alteraes ocorridas no imvel, no deixe de constar a procedncia) , declaram para os devidos fins de direito e para que produza seus legais efeitos em direito permitido que nesta data recebeu(ram) do(a)(s) COMPRADOR(A) a importncia de R$00,00 (constar se em moeda corrente ou cheque, constar o n do mesmo, banco e agncia), de cuja quantia lhe(s) d(o) a mais plena, rasa e geral quitao, PROVENIENTES DO SINAL E PRINCPIO DE PAGAMENTO DA QUANTIA MAIOR DE R$00,00(valor total da venda), preo pelo qual se comprometeu(ram) lhe(s) vender, livre e desembaraado de quaisquer dvidas, dvidas e nus, inclusive de hipotecas, mesmo legais, o imvel acima descrito e caracterizado. CLUSULA SEGUNDA: Que o restante do valor, ou seja, R$ (constar o(s) valor(es) e a(s) data(s) para complementar o preo total) , o(a)(s) COMPRADOR(A)(ES) se obriga(m) e se compromete(m) a pagar diretamente ao()(s) VENDEDOR(A)(ES) por ocasio da (constar quando e como se dar o restante do pagamento e, se for o caso, os prazos suportveis para inadimplncia e para entrega do imvel) . CLUSULA TERCEIRA: Que o presente Contrato regido pelos Artigos ns 417 e seguintes do Cdigo Civil Brasileiro, popularmente conhecido como LEI DE ARRAS. CLUSULA QUARTA: Respondem pelas obrigaes aqui assumidas, eles contratantes, seus herdeiros e sucessores, elegendo estas mesmas partes o Foro da Comarca de (Cidade onde se localiza o imvel ou o domiclio fiscal de uma das partes) , para nele serem dirimidas todas e quaisquer questes ou pendncias oriundas deste Instrumento. E, por assim haverem ajustado, firmam o presente Instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma, juntamente com duas testemunhas. Belm(Pa), _____ de __________________ de ________ OBS: TODAS AS PARTES ASSINAM ESTE INSTRUMENTO

15

INSTRUMENTO PARTICULAR DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA , na forma abaixo: (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). Pelo presente Instrumento particular de PROMESSA DE COMPRA E VENDA que entre si fazem, de um lado, como PROMITENTE(S) VENDEDOR(A)(ES) (qualificao completa do(a)(s) vendedor(a)(es) nome, nacionalidade, estado civil, profisso, n da identidade e rgo expedidor, n do CIC/MF, endereo quando casado(a) constar o regime de casamento obrigatrio a qualificao e assinatura do cnjuge) , a seguir simplesmente designado(a)(os) VENDEDOR(A)(ES); e, de outro lado, como PROMISSRIO(A)(OS) COMPRADOR(A)(ES) (qualificao completa, como acima. Obs: no caso do(a) comprador(a) ser casado(a), no se faz necessrio o comparecimento do cnjuge, simplesmente a meno do nome e o regime de casamento) a seguir simplesmente designado(a)(os) de COMPRADOR(A)(ES), que tem entre si, justo e contratado o presente Instrumento, mediante as clusulas e condies a seguir: CLUSULA PRIMEIRA: O(A)(S) primeiro(a)(s) nomeado(a)(s), designado(a)(s) VENDEDOR(A)(ES), (so) senhor(a)(es) e legtimo(a)(s) possuidor(a)(es), livre e desembaraado de quaisquer dvidas, dvidas e nus, inclusive de hipotecas, mesmo legais (quando recair nus sobre o imvel, como por exemplo hipoteca, consignar em substituio expresso inclusive hipotecas, mesmo legais a seguinte redao: a exceo do nus constitudo pela hipoteca em favor do (constar o nome do Agente Financeiro), do imvel (descrever o imvel, de preferncia constando rea, frao ideal, descriminao e quantidade de cmodos, etc. Para melhor descrio, observe a Certido de nus Reais atente para as averbaes contidas na Certido referentes a alteraes ocorridas no imvel, no deixe de constar a procedncia). CLUSULA SEGUNDA: Que assim sendo, vem(vm) ele(a)(s) VENDEDOR(A)(ES), pelo presente Instrumento e na melhor forma de direito, prometer como de fato e na verdade prometido tem(tm) vender(em) dito imvel ao()(s) COMPRADOR(A)(ES) e este(a)(s) por sua vez, se obriga(m) e se compromete(m) compr-lo, pelo preo certo e ajustado de R$ 00,00 (alm do valor total da venda, a forma de pagamento; se o pagamento for efetuado em parcelas, constar a quantidade, o valor e data de vencimento de cada uma; se em moeda corrente ou cheque; no caso de cheque, constar o n do mesmo, banco e agncia), de cuja quantia lhe(s) d(o) a mais plena, rasa, geral e irrevogvel quitao (quando o pagamento for parcelado, a quitao somente ser dada na primeira parcela e as demais sero contrarecibos; ou na assinatura do Instrumento definitivo NO SE ESQUEA: ESTE INSTRUMENTO SOMENTE UMA PROMESSA DE COMPRA E VENDA, se far necessrio, futuramente, o Instrumento definitivo). NOTA: caso a venda seja feita para mais de um(a) comprador(a) no se levando em conta marido e mulher constar a porcentagem que cada adquirente ter no imvel e a participao no valor total da venda. CLUSULA TERCEIRA: Que o(a)(s) COMPRADOR(A)(ES) ser(o) emitido(a)(s) na posse, domnio, direito, uso, gozo, ao e servido sobre o imvel objeto do presente Instrumento a partir desta data (se for o caso, constar a data em que ser dada a posse do imvel) , correndo por conta nica e exclusiva do(a)(s) COMPRADOR(A)(ES), a partir do recebimento do imvel, todas as taxas, impostos emolumentos, custas escritura e demais despesas que incidam ou venham a incidir sobre o imvel, mesmo que cobradas e/ou lanadas em nome do(a)(s) VENDEDOR(A)(ES). Obriga(m)-se, ainda, o(a)(s) COMPRADOR(A)(ES) a cumprir e respeitar o Contrato de financiamento anteriormente mencionado (caso o imvel seja financiado) e a Conveno de Condomnio e o Regimento Interno (caso o imvel seja em condomnio, como por exemplo: apartamento), em todas as suas clusulas e condies, as quais declara(m) conhecer. CLUSULA QUARTA: O imvel objeto do presente Instrumento ser entregue ao()(s) COMPRADOR(A)(ES), na conformidade da Clusula Terceira supra, no estado de conservao em que se encontra, absolutamente em dia com todas as taxas, impostos, emolumentos, gua e luz (e condomnio, se for o caso). ATENO: caso haja acessrios que estejam includos no imvel, tais como cortinas, lustres, armrios no embutidos, etc., que foram includos no preo da venda ou que as partes, de comum acordo, resolveram embuti-los na transao, devero ser consignados nesta clusula. CLUSULA QUINTA: O(A)(S) VENDEDOR(A)(ES) se obriga(m) e se compromete(m) a prestar(em) toda e qualquer assistncia, bem como sua(s) presena(s), se e quando solicitado(a)(s) for(em), para a

16

transferncia definitiva do imvel objeto do presente, em favor do(a)(s) COMPRADOR(A)(ES) ou a quem este(a)(s) indicar(em), sem reclamao, futuramente, por parte do(a)(s) VENDEDOR(A)(ES), de quaisquer importncias devidas, alm das aqui ajustadas, independentemente de outorga de procuraes. CLUSULA SEXTA: (caso o(a)(s) VENDEDOR(A)(ES) outorguem procurao) . Fica fazendo parte integrante do presente Instrumento, a Procurao Pblica lavrada no Cartrio do __ Ofcio de Notas local, s fls. __do Livro n _____, em favor de __ (NO SE ESQUEA: O(A)(S) COMPRADOR(A)(ES) no pode(m) ser procurador(a)(es) em causa prpria). CLUSULA STIMA: Na hiptese de sinistro, de falecimento ou mesmo de separao do(a)(s) VENDEDOR(A)(ES), fica desde j o(a)(s) COMPRADOR(A)(ES) ou seus beneficirios ou sucessores, autorizados a se habilitarem no respectivo inventrio e requererem junto ao Cartrio e/ou juzo competente, a Carta de Adjudicao expedida a seu favor, relativamente ao imvel objeto da presente, podendo para tanto: constituir advogados com os poderes da clusula ad judicia, perante qualquer Foro, Instncia ou Tribunal. CLUSULA OITAVA: O presente Instrumento feito entre as partes contratantes, por si, seus herdeiros e sucessores, em carter irrevogvel e irretratvel, desde que as obrigaes aqui assumidas estejam totalmente cumpridas e satisfeitas, obrigando-se estas mesmas partes a manterem este Instrumento para sempre bom, firme e valioso e ao()(s) VENDEDOR(A)(ES) a responder(em) pelos riscos de Evico de Direitos, se e quando chamado(a)(s) for(em) Autoria, em qualquer tempo e poca. CLUSULA NONA: Elegem as partes contratantes, com expressa renncia de outro qualquer, por mais privilegiado que seja, o Foro da Comarca de (jurisdio do imvel), para nele serem dirimidas quaisquer dvidas, questes ou pendncias oriundas ou decorrentes deste Instrumento. CLUSULA DCIMA: (para ser usada caso a 1 parcela paga seja a ttulo de sinal de negcio) . O presente Instrumento regido pelos Artigos ns 417 e seguintes do Cdigo Civil Brasileiro, popularmente conhecido como LEI DE ARRAS. E, por assim haverem ajustado, firmam o presente Instrumento em duas vias de igual teor e forma, juntamente com 02 (duas) testemunhas, para que produza seus legais efeitos em direito permitido. Belm(Pa), _____ de ___________________ de ________

OBS: TODAS AS PARTES ASSINAM ESTE INSTRUMENTO. NO ESQUECER DE RECONHECER AS ASSINATURAS.

17

PROCURAO PARA ADMINISTRAO DE IMVEL (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). Pelo presente Instrumento Particular de Procurao, eu(ns), (qualificao completa: nome, estado civil, nacionalidade, profisso, endereo completo se casado qualificar o cnjuge) abaixo firmado(s), nomeia(m) e constitui(em) seu(a) bastante procurador(a) o(a) Sr(a). (qualificao completa do corretor(a), como acima), ao() qual confere(m), os poderes especiais e ilimitados para ADMINISTRAR o imvel de minha(nossa) propriedade localizado (endereo completo do imvel a ser alugado) podendo alug-lo ou arrend-lo, celebrar o respectivo Contrato de Locao, estipular os aluguis e os acrscimos legais e possveis, prazos, multas e outras Clusulas ou Condies; prorrogar, rescindir, modificar, consentir ou no que dito Contrato seja transferido; receber os aluguis e o que mais pelo mesmo Contrato lhe seja devido, passar recibos e dar quitaes, proceder aos consertos e reparos necessrios conservao do imvel; fazer e levantar caues de luz, gua, telefone e IPTU, requerer, alegar e promover tudo quanto se relacione com o dito imvel junto a Reparties Pblicas Federais, Estaduais e Municipais, reclamar contra impostos indevidos e receber restituies; promover despejos, cobranas e notificaes contra seu inquilino, fiadores e intrusos; propor as aes competentes, defender o(s) outorgante(s) na(s) ao(es) que contra o(s) mesmo(s) for(em) ajuizada(s) e requerer quaisquer medidas a bem de seu(s) interesse(s) e direito(s), podendo, para tanto, constituir advogado com os poderes da Clusula AD-JUDICIA e EXTRA, na forma dos 3; 4 e 5 do Artigo 70 da Lei Federal n 4.215/63(Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil), mais poderes especiais de receber, quitar, firmar acordos e compromissos, transigir e desistir, enfim, praticar todo e qualquer ato em direito permitido, por mais especial que seja, para o bom e fiel cumprimento da presente Procurao, inclusive substabelecer. Belm(Pa), ______ de _________________ de ________ ________________________________________ PROPRIETRIO _______________________________________ PROPRIETRIO (CNJUGE)

18

LAUDO DE AVALIAO A PREO DE MERCADO (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). I NOME: (do proprietrio do imvel) II - IMVEL: Endereo: (do imvel a ser avaliado) Bairro:_______________________Cidade__________________________Estado_________________ Servio Pblico : ( ) gua ( ) Esgoto ( ) Transporte coletivo ( ) Telefone ( ) Luz ( ) Pavimentao ( ) Iluminao pblica ( ) Gs III TERRENO: Forma:________________________________Topografia________________________ Quota Ideal : ________________________________ rea Total : ______________________ rea de Frente : __________________________ Lateral Direita : _______________________ rea de Fundos : _________________________ Lateral Esquerda : _____________________ IV EDIFICAAO: Tipo : ______________________ n de Pavimentos : _____________ n de Elevadores : _____ I. Aparente : ____________________ Situao : ______________________ Forro :_________ Finalidade : __________________________________ rea Total : _________________ Divises Internas: ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______Padro de Acabamento : ( ) Alto ( ) Normal ( ) Baixo Estado de Conservao : ( ) Boa ( ) Regular ( ) Ruim V - DOCUMENTAO: _________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ___VI AVALIAO: a) Terreno : rea : ________________________ Valor base ou mdio R$___________________p/m2 Valor total: R$_________________________ b) Construo : rea : ________________________ Valor base ou mdio R$_________________p/m2 Valor total: R$_________________ Observaes: _______________________________________________________________________________ ________ _______________________________________________________________________________________ AVALIO O IMVEL EM: R$00,00 (___) Reais. Belm(Pa), _____ de ___________________ de ______ ____________________________________ Corretor(a) de Imveis

19

PROPOSTA DE COMPRA (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). I DADOS DO COMPRADOR: Nome:______________________________________________________________________________ Cart. Identidade: ___________________________ CIC/MF: _________________________________ Nacionalidade: _____________________________ Naturalidade: ____________________________ Estado Civil: _____________________________ Regime Casamento: _________________________ Data Nascimento: ______/______/_______ Profisso: ______________________________________ Endereo Atual: _____________________________________________________________________ CEP:_____________ Bairro: _____________ Cidade: ____________ Fone: ____________________ Empresa onde Trabalha: ______________________________________________________________ Endereo da Empresa: ________________________________________________________________ Cargo: ______________________ Tempo de Servio: ___________ Renda: R$__________________ Fone da Empresa: _________________ Outras rendas(especificar): ___________________________ Nome do Cnjuge: ___________________________________________________________________ Cart. Identidade: ____________________________ CIC/MF: ________________________________ Nacionalidade: _____________________________ Naturalidade: ____________________________ Data Nascimento: ______/______/_______ Profisso: ____________________________________ Empresa onde Trabalha: ______________________________________________________________ Endereo da Empresa: ________________________________________________________________ Fone da Empresa: _______________ Cargo: __________________ Tempo Servio: _____________ Renda Mensal: R$_______________ Outras Rendas(especificar): _____________________________ II EMPREENDIEMENTO OU IMVEL: Imvel:________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ III CONDIES DE PAGAMENTO: _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ IV RESERVA : Sinal neste ato: R$___________________(_________________________________________). Cheque n: _____________ Banco: _________ Dt. Pgto: ____/____/____ Praa:____________ Cheque n: _____________ Banco: _________ Dt. Pgto: ____/____/____ Praa:____________ V ESCRITURA: Escritura marcada p/ o dia: _____/_____/______ Cartrio: ______________________________ VI CORRETOR: Nome: ________________________________________________ N do CRECI: ___________ Assinatura: ___________________________________ CIC/MF n _______________________ Belm(Pa), ______ de _____________________ de _______ ______________________________________________ ASSINATURA DO CLIENTE

20

FICHA CADASTRAL PESSOA JURDICA (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). IMVEL: ______________________________________________________________________________ Valor do aluguel: R$______________________ Tempo de locao: _______( _____________) meses. Incio da locao: _______/_______/__________ Trmino: _______/_______/__________ Nome ou Razo Social:____________________________________________________________________ CGC/MF:___________________________________ Insc. Estadual:________________________________ Matriz/Endereo: _________________________________________________________________________ Cidade:___________________ UF:__________ Bairro:_______________ FONE: ____________________ Filial/Endereo: __________________________________________________________________________ Cidade:______________ UF: __________ BAIRRO: ____________________ FONE: _________________ Ramo de atividade: _______________________________________________________________________ Data da fundao: _____/_____/__________ N inicial na JUCEPA: ________________________________ Capita Inicial: R$_______________________ N atual na JUCEPA: _______________________________ Capital atual: R$________________________ Da ltima alterao: _____/_____/____________ DIRETORES E/OU SCIOS: Nome:________________________________________________________Cargo:____________________ Nacionalidade:_________________________ Naturalidade: ______________________________________ CIC/MF:__________________C.I. _________________ rgo: ______________ Dt. Exp. _____________ Estado Civil: ____________________________ Cota : _______% (___________________por cento) Cartrio que tem assinatura:________________________________________________________________ Nome:_________________________________________________________Cargo:___________________ Nacionalidade:_________________________ Naturalidade: ______________________________________ CIC/MF: __________________C.I. _________________ rgo: ______________ Dt. Exp. _____________ Estado Civil: ____________________________ Cota: _______% (___________________ por cento) Cartrio que tem assinatura:________________________________________________________________ Nome:__________________________________________________________Cargo:__________________ Nacionalidade:_________________________ Naturalidade:______________________________________ CIC/MF: _______________C.I. _________________ rgo: ______________ DT. EXP. _____________ Estado civil: ____________________________ Cota: _______% (___________________por cento) Cartrio que tem assinatura:________________________________________________________________ PROCURADOR(ES): Nome:_______________________________________________________CIC/MF:___________________ Endereo:___________________________________________________ Nacionalidade: ______________ Naturalidade:____________________ Profisso: ____________________ Est. Civil: _________________ Cartrio que tem assinatura:_______________________________________________________________ Nome:_______________________________________________________CIC/MF:___________________ Endereo:___________________________________________________ Nacionalidade: ______________ Naturalidade: ____________________ Profisso: ____________________ Est. Civil: _________________ Cartrio que tem assinatura:________________________________________________________________ REFERNCIAS BANCRIAS DA EMPRESA: Banco:______________________Endereo:____________________________ FONE: _______________ Banco:______________________Endereo:____________________________FONE: _______________ Banco:______________________Endereo:____________________________FONE: _______________

21

REFERNCIAS COMERCIAIS DA EMPRESA: Firma:______________________Endereo:__________________________________ FONE: ___________ Firma:______________________Endereo:__________________________________ FONE: ___________ Firma:______________________Endereo:__________________________________ FONE: ___________ ADVOGADOS, DESPACHANTES, ESCRITRIO CONTBIL: Nome:__________________________________________Endereo:________________________________ Nome:__________________________________________Endereo:________________________________ Nome:__________________________________________Endereo:________________________________ BENS MVEIS E/OU IMVEIS DA EMPRESA (ANEXAR COMPROVANTES): ________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ BENS MVEIS E/OU IMVEIS DOS DIRETORES (ANEXAR COMPROVANTES): Nome:___________________________________________________Bens:__________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Nome:____________________________________________________Bens:_________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Nome:____________________________________________________Bens:_________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Nome:____________________________________________________Bens:_________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ PESQUISA DE SPC / SERASA: _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ OBS: ANEXAR XEROX DA CONSTITUIO DA EMPRESA, LTIMA ALTERAO CONTRATUAL, CARTO DO CGC/MF, CARTO DA INSCRIO ESTADUAL, CIC/MF E CART. DE IDENTIDADE DOS SCIOS OU DIRETORES. DECLARO(AMOS) QUE AS INFORMAES AQUI PRESTADAS SO A EXPRESSO DA VERDADE. Belm(Pa), _______ de ________________________ de ________ ______________________________________________________________________ ASSINATURA E CARIMBO DO(S) RESPONSVEL(IS) PELA EMPRESA _________________________________________ ___________________________________________ CORRETOR(A) CORRETOR(A) TITULAR

22

FICHA CADASTRAL PESSOA FSICA (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). IMVEL:______________________________________________________________________________ DESTINAO: ____________________________ TEMPO DE LOCAO: ______(_______) meses. VALORDOALUGUEL:R$______________(_________________________________________________) INCIO DA LOCAO: _____/_____/________ TRMINO DA LOCAO: _____/_____/________ LOCATRIO(A): _______________________________________________________________________ CIC/MF:_________________________C.I/R.G_______________________ORGO EXP._____________ NACIONALIDADE:__________________________NATURALIDADE:____________________________ DT. NASC.: _____/_____/________ EST. CIVIL: _______________ REG. CASAMENTO: ____________ FILIAO: PAI____________________________________________________________________________________ ME : _________________________________________________________________________________ END. ATUAL:_____________________________________________________ FONE:_______________ EMPRESA ONDE TRABALHA:____________________________________________________________ END. DA EMPRESA:____________________________________________FONE ___________________ PROFISSO:____________________CARGO:____________________TEMPO DE SERVIO:_________ RENDA MENSAL:R$________________OUTRAS RENDAS(ESPECIFICAR):______________________ NOME DO CNJUGE: __________________________________________________________________ CIC/MF:_________________________C.I./R.G:____________________ORGO EXP:_______________ NACIONALIDADE:______________________________NATURALIDADE:________________________ FILIAO: PAI____________________________________________________________________________________ ME: __________________________________________________________________________________ DT. NASCIMENTO:_____/_____/________RENDA FAMILIAR:R$_______________________________ EMPRESA ONDE TRABALHA:____________________________________________________________ END. DA EMPRESA:_________________________________________________FONE:______________ PROFISSO:____________________CARGO:____________________TEMPO DE SERVIO:_________ RENDA MENSAL:R$______________ OUTRAS RENDAS(ESPECIFICAR): _______________________ REFERNCIAS BANCRIAS: BANCO:________________________AGNCIA:_______________________FONE:_________________ BANCO:________________________AGNCIA:_______________________FONE:_________________ REFERNCIAS COMERCIAIS: EMPRESA:_____________________________________________________FONE: __________________ EMPRESA: ____________________________________________________ FONE: __________________ RELAO DE BENS (imveis, veculos ,fones ,etc. anexar comprovantes):__________________________ _______________________________________________________________________________________ CARTRIOS QUE TM ASSINATURA:_____________________________________________________ FIADOR(A):____________________________________________________________________________ CIC/MF:_________________________C.I/R.G______________________ DT. EXP. _________________ NACIONALIDADE:__________________________NATURALIDADE:____________________________ FILIAO: PAI____________________________________________________________________________________ ME: __________________________________________________________________________________ DT.NASCIMENTO: _____/_____/________ ESTADO CIVIL: ______________ REG.CASAM. ________ END. ATUAL:______________________________________________________ FONE:______________ EMPRESA ONDE TRABALHA:____________________________________________________________ END. DA EMPRESA:______________________________________________ FONE _________________ PROFISSO:____________________CARGO:____________________TEMPO DE SERVIO:__________ RENDA MENSAL: R$________________OUTRAS RENDAS(ESPECIFICAR): NOME DO CNJUGE:__________________________________________________________________ CIC/MF:________________________C.I/R.G___________________________ DT. EXP _____________

23

NACIONALIDADE:________________NATURALIDADE:________________DT. NASC._____/_____/____ FILIAO: PAI _________________________________________________________________________ ME:__________________________________________________________________________________ EMPRESA ONDE TRABALHA:______________________________________________________________ END. DA EMPRESA:__________________________________________________ FONE: _______________ PROFISSO:__________________CARGO:____________________TEMPO DE SERVIO______________ RENDA MENSAL:R$_________________OUTRAS RENDAS(ESPECIFICAR):________________________ REFERNCIAS BANCRIAS: BANCO:___________________________AGNCIA:_______________________FONE:______________ ___ BANCO:___________________________AGNCIA:_______________________FONE:______________ ___ REFERNCIAS COMERCIAIS: EMPRESA:______________________________________________________FONE:__________________ ___ EMPRESA: _____________________________________________________FONE: _____________________ RELAO DE BENS(imveis, veculos, etc. ANEXARCOMPROVANTES): __________________________ _______________________________________________________________________________________ ___ _______________________________________________________________________________________ ___ CARTRIOS QUE TM ASSINATURA:____________________________________________________ PESQUISA DE CRDITO SPC/SERASA: _____________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ___ OBS: A comprovao das rendas obrigatria para a aprovao do cadastro. Declaramos que as informaes acima prestadas so a expresso da verdade. Belm(Pa), _____de ____________________de _______

___________________________________________ LOCATRIO(A) ___________________________________________ CORRETOR(A)

__________________________________________ FIADOR(A) __________________________________________ CORRETOR(A) TITULAR

24

INSTRUMENTO PARTICULAR DE CESSO DE DIREITOS, na forma abaixo: (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feitas no mesmo). Pelo Presente Instrumento Particular de Cesso de Direitos, Vantagens, Obrigaes e Responsabilidades, que entre si fazem, de um lado, como CEDENTE(S) (qualificao completa do(a)(s) cedente(s) nome, profisso, nacionalidade, estado civil, n da identidade e rgo emissor, n do CIC/MF, endereo completo quando casado(a) constar o regime de casamento obrigatrio a qualificao e assinatura do cnjuge) , a seguir simplesmente designado(a)(s) de CEDENTE(S); e, de outro lado, como CESSIONRIO(A)(S) (qualificao completa, como acima. Obs: no caso do(a)(s) cessionrio(a)(s) ser casado(a), no se faz necessrio o comparecimento do cnjuge, simplesmente a meno do nome e o regime de casamento o bastante), a seguir simplesmente designado(a)(s) de CESSIONRIO(A)(S), que tm entre si, justo e contratado o presente Instrumento, mediante as clusulas e condies seguintes: CLUSULA PRIMEIRA: O(A)(S) primeiro(a)(s) nomeado(a)(s), designado(a)(s) CEDENTE(S), (so) senhor(a)(es) e legtimo(a)(s) possuidor(a)(es), de todos os direitos, vantagens, obrigaes e responsabilidades sobre a aquisio do imvel (descrever o imvel, de preferncia constando rea, frao ideal, descriminao e quantidade de cmodos, etc. Para melhor descrio observe a Certido de nus Reais atente para as averbaes contidas na Certido referentes a alteraes ocorridas no imvel, no deixe de constar a procedncia) . CLUSULA SEGUNDA: Que assim sendo, vem(m) ele(a)(s) CEDENTE(S), pelo presente Instrumento e na melhor forma de direito, ceder e transferir, como de fato e na verdade cedido e transferido tem(m), todos os seus referidas direitos, vantagens, obrigaes e responsabilidades sobre a aquisio do dito imvel, em favor do(a)(s) CESSIONRIO(A)(S), pelo preo certo e ajustado de R$ (alm do valor total da cesso, a forma de pagamento; se o pagamento for efetuado em parcelas, constar a quantidade, o valor e a data de vencimento de cada uma; se em moeda corrente ou cheque, constar o n do mesmo, banco e agncia) de cuja quantia (lhe(s) d(o) a mais plena, rasa, geral e irrevogvel quitao (quando o pagamento for parcelado, a quitao somente se dar na primeira parcela e as demais sero contrarecibos). Nota: caso a cesso seja feita para mais de um(a) cessionrio(a) no se levando em conta marido e mulher constar a porcentagem que cada adquirente ter no imvel e a participao no valor total da venda. CLUSULA TERCEIRA: Que o(a)(s) CESSIONRIO(A)(S) ser(o) imitido(a)(s) na posse, direito, uso, gozo, ao e servido sobre o imvel objeto do presente Instrumento a partir desta data (se for o caso, constar a data em que ser dada a posse do imvel) , ocorrendo por conta nica e exclusiva do(a)(s) CESSIONRIO(A)(S), a partir do recebimento do imvel, todas as taxas, impostos, emolumentos, custas, escritura e demais despesas que incidam ou venham a incidir sobre o imvel, mesmo que cobradas e/ou lanadas em nome do(a)(s) CEDENTE(S). Obriga(m)-se ainda o(a)(s) CESSIONRIO(A)(S) a cumprir(em) e respeitar(em) o Contrato de Financiamento anteriormente mencionado (caso o imvel seja financiado) e a Conveno do Condomnio e o Regimento Interno (caso o imvel seja em condomnio, como por exemplo: apartamento), em todas as suas clusulas e condies, as quais declara(m) conhecer. (NO SE ESQUEA: este documento somente ser usado para quem no tem escritura definitiva do imvel, assim sendo, futuramente ser obrigado a faz-la. Ento, consigne a cargo de quem ficar as despesas com a escritura definitiva, aquela que ser outorgada em favor do(a)(s) CEDENTE(S). CLUSULA QUARTA: O imvel objeto do presente Instrumento ser entregue ao() CESSIONRIO(A) (S), na conformidade da Clusula Terceira supra, no estado de conservao em que se encontra, absolutamente em dia com todas as taxas, impostos, prestaes, emolumentos, gua e luz (e condomnio, quando for o caso). ATENO: caso haja acessrios que estejam includos no imvel, tais como cortinas, lustres, armrios no embutidos, etc, que forem includos no preo da cesso ou que as partes, de comum acordo, resolveram embuti-los na transao, devero ser consignados nesta Clusula). CLUSULA QUINTA: O(A)(S) CEDENTE(S) se obriga(m) e se compromete(m) a prestar(em) toda e qualquer assistncia, bem como sua(s) presena(s), se e quando solicitado(a)(s) for(em), para a transferncia

25

definitiva do imvel objeto do presente, em favor do(a)(s) CESSIONRIO(A)(S) ou a quem este(a)(s) indicar(em), sem reclamao, futuramente, por parte do(a)(s) CEDENTE(S), de quaisquer importncias devidas, alm das aqui ajustadas, independentemente de outorga de procuraes. CLUSULA SEXTA: (Caso o(a)(s) CEDENTE(S) outorguem procurao) Fica fazendo parte integrante do presente Instrumento, a Procurao Pblica lavrada no Cartrio do __ Ofcio de Notas, s fls. __, do Livro n __, em favor de __. (NO SE ESQUEA: o(a)(s) CESSIONRIO(A)(S) no pode(m) ser procurador(a)(es) em causa prpria). CLUSULA STIMA: Na hiptese de Sinistro, de falecimento ou mesmo de separao do(a)(s) CEDENTE(S), fica desde j o(a)(s) CESSIONRIO(A)(S) ou seus beneficirios ou sucessores, autorizados a se habilitarem no respectivo inventrio e requererem junto ao Cartrio e/ou juzo competente, a Carta de Adjudicao expedida a seu favor, relativamente ao imvel objeto da presente, podendo para tanto, constituir advogados com os poderes da clusula ad judicia, perante qualquer Foro, Instncia ou Tribunal. CLUSULA OITAVA: O presente Instrumento feito entre as partes contratantes, por si, seus herdeiros e sucessores, em carter irrevogvel e irretratvel, desde que as obrigaes aqui assumidas estejam totalmente cumpridas e satisfeitas, obrigando-se estas mesmas partes a manterem este Instrumento para sempre bom, firme e valioso e ao()(s) CEDENTE(S) a responder(em) pelos riscos da EVICO DE DIREITOS, se e quando chamado(a)(s) for(em) autoria, em qualquer tempo e poca. CLUSULA NONA: Elegem as partes contratantes, com expressa renncia de outro qualquer, por mais privilegiado que seja, o Foro da Comarca de ( jurisdio do imvel), para nele serem dirimidas quaisquer dvidas, questes ou pendncias oriundas ou decorrentes deste Instrumento. CLUSULA DCIMA: (para ser usada caso a primeira parcela paga seja a ttulo de sinal de negcio) O presente Instrumento regido pelos Artigos ns 417 e seguintes do Cdigo Civil Brasileiro, conhecida popularmente conhecida por LEI DE ARRAS. E, por assim haverem ajustado, firmam o presente Instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e forma, juntamente com duas testemunhas, para que se produza seus legais efeitos em direito permitido. Belm(Pa), _____ de _______________ de __________

OBS: TODAS AS PARTES ASSINAM ESTE INSTRUMENTO. NO ESQUECER DE RECONHECER AS ASSINATURAS.

26

CONTRATO DE LOCAO POR TEMPORADA (modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas no mesmo). 01) LOCADOR(A)(ES): qualificao completa (nome, estado civil, profisso, n da identidade e do CIC/MF, endereo completo). 02) LOCATRIO(A)(S): qualificao completa (como acima). 03) FIADOR(A)(ES): (se o aluguel no for pago vista) qualificao completa (como acima). 04) IMVEL: descrever minuciosamente (inclusive os compartimentos). 05) VALORES: O aluguel convencionado aps acordo entre as partes de R$00,00 ( ___) Reais, que o(a) locatrio(a) se compromete a pagar___ (integral ou no) at o dia _____ / _____ / _______ . 06) PRAZOS: O presente contrato tem durao de _____ (_______________) dias (at 90 (noventa dias), iniciando-se em _____ / _____/ ______ e vencendo-se em _____ / _____/ _______, data em que o(a) locatrio(a) compromete-se a restituir o imvel nas mesmas condies que o recebeu ou melhor, independentemente de notificao ou aviso. 07) REAJUSTES: NO H 08) FINALIDADE: A presente locao tem finalidade de veraneio. O(A) Locatrio(a) utilizar o imvel exclusivamente para fins residenciais do(a) Sr(a).__ e seus familiares. Contrato de locao que entre si fazem os acima mencionados, consubstanciados nos dispositivos legais da lei n 8.245/91(Lei do Inquilinato), mediante as clusulas e condies a seguir discriminadas e pelas quais se obrigam LOCADOR, LOCATRIO e FIADOR(A)(ES), por si, seus herdeiros e sucessores: CLUSULA PRIMEIRA: O(A) locatrio(a ) sob pena de tipificar infrao contratual, destina o imvel ora locado para finalidade acima descrita conforme proposta de locao por ele apresentada e to somente para este fim dever pelo mesmo ser utilizado, de maneira a no prejudicar o bom nome, o sossego e tranquilidade dos demais moradores , comprometendo-se ainda a respeitar em todos os termos o regulamento interno e conveno de condomnio, quando for o caso . CLUSULA SEGUNDA: Alm do aluguel, fica, tambm o(a) locatrio(a) obrigado ao pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, taxas de gua e esgoto, luz e fora, despesas ordinrias de condomnio, que incidam ou venham a incidir sobre o imvel locado, que sero pagos diretamente no valor lanado, compensando-se eventuais crditos na data de pagamento do aluguel. CLUSULA TERCEIRA: So obrigaes do LOCATRIO(A): a) Manter o imvel locado em todas as suas dependncias em perfeito estado de conservao, higiene e limpeza, bem como reparar de imediato todo e qualquer estrago de qualquer natureza , alm de pintura geral. b) No sublocar, ceder, emprestar, transferir em todo ou parte do imvel ora locado , a terceiros, sem que isso preceda de consentimento por escrito do locador. c) Reparar de imediato s suas expensas quaisquer estragos que tenham sido causados por qualquer de seus familiares, hospedes, empregados, prepostos ou visitantes. d) Cumprir dentro de 10 (dez) dias no mximo as exigncias do locador com relao as obrigaes contidas nos itens a e c acima sob pena do locador mandar execut-las por conta exclusiva do(a) LOCATRIO(A), que passar a ser devedor(a) das quantias despendidas, as quais dever reembolsar ao locador, juntamente com a primeira prestao do aluguel. e) O(A) Locatrio(a) dever efetuar os pagamentos do aluguel diretamente ao escritrio Imobilirio (nome do(a) corretor(a) ou imobiliria) ,sito (endereo completo do(a) corretor(a) ou imobiliria) devendo tambm apresentar no ato do pagamento, mensalmente, os comprovantes de gua, luz, IPTU, condomnio(se houver), etc. constantes na clusula 2 deste contrato, sob pena do no recebimento do aluguel. CLUSULA QUARTA: Os contratantes obrigam-se mutuamente a respeitar o presente contrato em todos os seus termos, ficando a parte infratora sujeita ao pagamento de uma multa contratual, de 2% (dois por cento) do valor total do contrato, para o caso de infraes contratuais, alem das demais obrigaes e cominaes legais, honorrios advocatcios e despesas que se fizerem necessrias.

27

CLUSULA QUINTA: O LOCATRIO(A) recebe neste ato o imvel com suas dependncias, de conformidade com o Laudo de Vistoria( em anexo), o qual fica fazendo parte integrante deste contrato, e nas mesmas condies dever restitui-lo quando finda ou rescindida a locao, inclusive com pintura do imvel com tinta de primeira qualidade e nas mesmas cores originais. CLUSULA SEXTA: Por ocasio da desocupao do imvel ser realizada nova vistoria, acompanhada pelo(a) LOCATRIO(A) se assim desejar, para apurao de eventuais danos, inclusive da parte de pintura. Na oportunidade o(a) LOCATRIO(A) se compromete a devolver o imvel com todas as reformas acertadas na clusula anterior e todas as instalaes do imvel no mais perfeito funcionamento, bem como desocupado do que for seu, independente de qualquer notificao judicial ou extrajudicial. CLUSULA STIMA: Havendo atraso no pagamento dos alugueis e demais encargos fica desde j estabelecido que incidir a multa de 2% (dois por cento) ao ms de atraso, mais honorrios advocatcios, caso a cobrana seja feita atravs de advogado. CLUSULA OITAVA:O(A)(S) LOCATRIO(A)(S) e FIADOR(A)(ES), assumem responsabilidade civil e criminal pela autenticidade das assinaturas, assim como pelos dados pessoais declarados. CLUSULA NONA: Fica eleito o foro da Comarca de Belm, Capital do Estado do Par para todas e quaisquer questes originadas ou relacionadas com o presente contrato, sejam quais forem os domiclios dos contratantes. FIANA (s dever entrar se o(a)(s) locatrio(a)(s) no pagar(em) o aluguel total vista) Assina(m) tambm o presente contrato, individual e solidariamente com o(a) LOCATRIO(A), por todas as obrigaes constantes deste contrato, incluindo aluguel(eis) vencido(s), valores relativos a danos no imvel e demais encargos da locao, tais como as contas de gua, luz, IPTU, e condomnio (se houver), como fiador(es) e principal(ais) pagadores, a(s) pessoa(s) indicada(s) no campo 03 (trs) deste contrato juntamente com seus respectivos cnjuges, obrigando-se a cumprir todas as clusulas contratuais solidariamente com o(a) LOCATRIO(A) e mais que, se em virtude de qualquer Lei ou acordo posterior o aluguel vier a ser majorado, ou se o presente contrato vier a ser prorrogado, a responsabilidade estender-se- ao novo aluguel, nas mesmas condies acima, bem como declara ainda, que tambm reponde(m) pela fiana ora prestada os seus herdeiros e sucessores e que esto cientes de que no podero EXONERAR-SE DA FIANA, renunciando expressamente os benefcios constantes dos Artigos 827 e 835 e seguintes do Cdigo Civil Brasileiro. E assim por estarem justos e contratados, assinam o presente CONTRATO DE LOCAO POR TEMPORADA, em 03 (trs) vias de igual teor e forma, na presena de 02 (duas) testemunhas que tambm assinam. Belm(Pa), _____ de ________________________ de ____________ OBS: TODAS AS PARTES DEVEM ASSINAR ESTE CONTRATO. NO ESQUEA DE RECONHECER AS ASSINATURAS.

28

CONTRATO DE LOCAO RESIDENCIAL


(modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feita no mesmo). LOCADOR(A): Qualificao completa (nome, estado civil, profisso, n da identidade e do CIC/MF) , residente nesta Cidade. LOCATRIO(A)(S): Qualificao completa (como acima) residentes nesta Cidade. FIADOR(A)(S): Como fiador(es) e principal(ais) pagador(es) das mensalidade do aluguel e demais obrigaes constantes deste Contrato , assina(m) o(a)(s) Sr.(a)(s) (qualificao completa, como acima e endereo). Fica como garantia de fiana o imvel situado (endereo do imvel dado como garantia pelo(a)(s) fiador(a)(s)), registrado no Cartrio de Registro de Imveis sob o n de matricula __ folhas __, do livro __, em __ / __/ __nesta Cidade, REGISTRO GERAL DO __ OFCIO, cuja garantia perdurar na hiptese de quaisquer reajustamentos ou prorrogao, at final satisfao das obrigaes locacionais, vincendas, tal como o consumo de luz, condomnio(se for o caso), IPTU, apresentado posteriormente pela concessionria e devoluo das chaves ao() LOCADOR(a), renunciando expressamente o benefcio de ordem de que tratam os artigos 827 e 835 e seguintes do Cdigo Civil Brasileiro. PARGRAFO NICO: O LOCATRIO e o(s) FIADOR(ES) outorgam irrevogvel mtua e reciprocamente poderes para receber CITAES, NOTIFICAES ou INTIMAES que sero feitas mediante correspondncias com aviso de recebimento, tratando-se de pessoa fsica e jurdica, tambm fax-smile, ou ainda, se necessrio, pelas demais formas previstas no Cdigo de Processo Civil.

I OBJETO
CLUSULA PRIMEIRA: O objeto do presente contrato a locao do imvel localizado (endereo completo do imvel a ser alugado).

II DESTINAO
CLUSULA SEGUNDA: O(A) LOCATRIO(A) utilizar o imvel exclusivamente para fins residenciais do(a) Sr.(a) (nome da pessoa que vai morar no imvel) e seus familiares, destino que no poder ser alterado sem o prvio consentimento escrito do(a) LOCADOR(A), sendo vedada qualquer cesso, transferncia ou sublocao, ainda quando parcial e temporria, gratuita ou onerosa. CLUSULA TERCEIRA: Ser equiparada a violao da Clusula anterior, qualquer situao de fato pela qual o(a) LOCATRIO(A) deixe de ocupar direta e integralmente o imvel locado, em seu nome e conta prpria.

III PRAZO
CLUSULA QUARTA: A locao ser pelo prazo determinado de _____ (______) meses (observar que os prazos podem ser inferior ou superior a 30 meses) , contando-se esse perodo de __/__/__ a terminar no dia __ / __ /__, data em que o(a) locatrio(a) obriga-se a restituir o imvel completamente desocupado, em conformidade com a LEI N 8.245 (LEI DO INQUILINATO) modificada pela Lei 12.112/2009. CLUSULA QUINTA: Se o LOCATRIO(A) devolver o imvel antes de transcorrido o prazo estabelecido na clusula anterior ou a resciso ocorrer por inadimplemento de obrigao aqui ajustada, pagar uma multa contratual correspondente a 03 (trs) meses de aluguel, sem prejuzo do integral cumprimento das demais sanes legais e contratuais. PARGRAFO NICO: O(A) LOCATRIO(A) ficar dispensado da multa contratual se a devoluo do imvel decorrer de transferncia pelo seu empregador para prestar servios em, localidades diversas daquela do incio do contrato ou, se notificar por escrito ao() LOCADOR(A) ou seu representante legal, aps decorridos 12 (doze) meses de aluguel, com o prazo de no mnimo30 (trinta) dias de antecedncia.

29

CLUSULA SEXTA: Findo o prazo de locao estipulado na Clusula Quarta, se no ocorrer a hiptese de resciso ou a da renncia , o que neste ltimo caso dever ocorrer mediante aviso por escrito de qualquer dos contratantes ao outro at trinta (30) dias antes de se vencer cada perodo contratual, prorrogar-se- a locao, consoante a assinatura de um novo contrato, com garantia consoante deste contrato.

IV PREO
CLUSULA STIMA: O aluguel mensal de R$00,00 (__) com REAJUSTE ANUAL pelo ndice (escolha um dos ndices oficiais do governo federal) no perodo acumulativamente ou outro ndice oficial determinado pelo governo que venha substitu-lo. Da por diante, caso ocorra a hiptese prevista na clusula Sexta, ficar sujeito a reajustamentos peridicos estabelecidos na legislao pertinente que estiver em vigor. CLUSULA OITAVA: O aluguel ser pago pontualmente at o dia __ (__) de cada ms de locao ajustada na clusula quarta deste instrumento, independente de cobrana, no Escritrio Imobilirio (nome do(a) corretor(a) ou imobiliria cite o endereo completo) , ou onde o(a) LOCADOR(A) determinar, estendendo-se esse prazo para o primeiro dia til seguinte, caso coincida com sbado, domingo ou feriado. Ultrapassando o dia acima estipulado, o aluguel ser acrescido de multa de 2% (dois por cento) ao ms a partir do primeiro dia til do vencimento e mais 0,3% (zero virgula trs por cento) de juros de mora, ao dia. CLAUSULA NONA: Se o LOCADOR(A), ou seu representante legal , recusar o recebimento sem justa causa ou o LOCATRIO(A) tiver dificuldade em efetuar o pagamento das obrigaes contratuais, dever este(a) promover o respectivo depsito judicial at o 5(quinto) dia til do ms subsequente ao vencido. No o fazendo, entender-se- que ficou constitudo em mora, para todos os efeitos legais, especialmente para a incidncia das obrigaes adiante convencionadas. CLUSULA DCIMA: O aluguel ser inteiramente liquido ao() LOCADOR(A), respeitada a legislao sobre a renda, ocorrendo por conta exclusiva do(a) LOCATRIO(A): a) Despesas de fora e luz, telefone, gs e servios semelhantes, alm das despesas ordinrias de condomnio, se for o caso. Os comprovantes dos pagamentos devero ser entregues ao() LOCADOR(A) , ou seu representante legal, junto com o pagamento do aluguel vencido, no prazo da locao estipulado neste instrumento ou provvel prorrogao; b) Pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU), alm das taxas municipais relativas ao imvel locado. Os comprovantes de pagamentos devero ser entregues ao() LOCADOR(A) , ou seu representante legal, junto com o pagamento do aluguel vencido, no prazo da locao estipulado neste instrumento ou provvel prorrogao; c) Satisfao de todas as exigncias do poder pblico , relativas ao imvel locado. CLAUSULA DCIMA PRIMEIRA: O pagamento da taxa de seguro pertinente ao imvel ser feito pelo (a) LOCATRIO (A), em nome do(a) LOCADOR(A), no valor de R$00,00 (_) Reais. Ocorrendo prorrogaes , o seguro ser obrigatoriamente renovado as expensas do(a) LOCATRIO(A) e em nome do (a) LOCADOR(A). PARGRAFO NICO: O valor do imvel, para efeito de seguro determinado pelo preo de mercado em R$00,00 (_) Reais, pelas partes que dever ser reajustado a cada 12 (doze) meses, em 60% (sessenta por cento) do valor atribudo anteriormente. CLUSULA DCIMA SEGUNDA: Alm das obrigaes mencionadas, qualquer outra que caiba ao () LOCATRIO(A) e for paga pelo(a) LOCADOR(A) , poder este (a) tambm cobr-la junto e indissoluvelmente com qualquer aluguel subsequente , aplicando-se demora ou recusa de ressarcimento, as mesmas sanes que decorreriam do atraso no pagamento dos aluguis. CLUSULSA DCIMA TERCEIRA: Obriga-se o(a) LOCATRIO(A) a remeter ao() LOCADOR(A), ou seu representante legal, dentro das 24 (vinte e quatro) horas de seu recebimento, qualquer correspondncia, intimao ou notificao que lhe for dirigida sobre o imvel locado, e, caso no o faa, assume integralmente todas as responsabilidades pelas obrigaes exigidas em tais intervenes e suas consequncias. CLUSULA DCIMA QUARTA: Obriga-se o(a) LOCATRIO(A) a cumprir o regulamento interno do condomnio, quando for o caso, assumindo toda e qualquer responsabilidade com os danos causados a terceiros, no lhe sendo permitido ocupar as reas comuns, como corredores e escadas, sendo proibido manter ces ou outros animais em qualquer dependncia do prdio locado.

30

CLUSULA DCIMA QUINTA: No ato da entrega das chaves o(a) LOCATRIO(A) liquidar os aluguis at quela data e apresentar os comprovantes quitados das despesas de que trata a Clusula Dcima Primeira, e depositar, mediante recibo, a importncia correspondente ao consumo de energia, gua e taxa de condomnio e demais despesas dos dias que excederem o ltimo talo quitado, calculado base do valor mdio dos 03 (trs) meses anteriores. V CONSERVAO CLUSULA DCIMA SEXTA: Obriga-se o(a) LOCATRIO(A) a devolver o imvel no estado em que o recebe, de acordo com o Laudo de Vistoria em anexo, que passa a fazer parte integrante deste Contrato. CLUSULA DCIMA STIMA: O(A) LOCATRIO(A) satisfar prpria custa, com solidez e perfeio, todos os reparos e consertos de que necessite ou venha a necessitar o imvel locado, satisfazendo, nesse sentido, todas e quaisquer exigncias das autoridades pblicas. CLUSULA DCIMA OITAVA: O(A) LOCATRIO(A) ser responsvel pelos danos causados ao imvel pelo mau trato ou por aqueles que resultarem para os vizinhos do mau uso do imvel locado, no se prejudicando, durante os respectivos reparos, a continuidade deste contrato, em todos os seus efeitos. CLUSULA DCIMA NONA: O(A) LOCADOR(A) ou seu representante legal, poder inspecionar o imvel, pessoalmente, ou atravs de representantes, sendo tal vistoria imprescindvel antes da restituio, a fim de verificar a fiel observncia das obrigaes assumidas pelo(a) LOCATRIO(A) neste contrato, o(a) qual no poder, sob pretexto algum, fazer oposio a esse direito. CLUSULA VIGSIMA: As benfeitorias ou acesses que vierem a ser introduzidas, de qualquer natureza, aderiro automaticamente ao imvel locado, integrando a plena propriedade do(a) LOCADOR(A) . O consentimento escrito do LOCADOR(A), ou seu representante legal, todavia, ser imprescindvel. O LOCATRIO(A) renuncia desde logo, irrevogavelmente, a todo direito de indenizao, compensao ou reteno, relativo aos valores despendidos. CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA: As adaptaes que se fizerem necessrias instalao de aparelhos eletrodomsticos, inclusive ar-condicionado, e que prescindam de mutilar o imvel, podero ser efetuados mediante prvio consentimento do(a) LOCADOR(A), ou seu representante legal, sempre por escrito.

VI SANES
CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA: Ao inadimplemento total ou parcial de qualquer das obrigaes deste contrato, sero aplicadas cumulativamente ou alternativamente, a juzo do(a) LOCADOR(A), ou seu representante legal, as seguintes sanes: a) Resciso contratual automtica, independentemente de interpelao judicial ou extrajudicial, no significando a tolerncia de qualquer infrao como renncia deste direito, caso a mesma se repita ou se prolongue, com exigncia das obrigaes financeiras totais previstas neste contrato, por antecipao; b) Multa penal igual ao valor do dano, em se tratando de desconservao do imvel e suas benfeitorias; c) Perdas e danos que se apurarem, incluindo custos processuais; d) Pagamentos dos honorrios dos advogados e peritos do(a) LOCADOR(A), ou seu representante legal, desde j fixado em 20% (vinte por cento) se for litigioso e 10% (dez por cento) se for amigvel. CLUSULA VIGSIMA TERCEIRA: As partes contratantes elegem o foro da Comarca de Belm, Capital do Estado do Par, para dirimir quaisquer dvidas oriundas deste Contrato, renunciando a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E por estarem justos e contratados, assinam o presente contrato em 03 (trs) vias de igual teor e forma, na presena de 02 (duas) testemunhas que tambm assinam, elegendo o Foro da Comarca de Belm-Par, para qualquer ao oriunda deste contrato. Belm(Pa), _____ de ___________________ de ______ OBS: TODAS AS PARTES ASSINAM ESTE CONTRATO. NO ESQUEA DE RECONHECER AS ASSINATURAS,

31

LAUDO DE VISTORIA
(modelo sugerido pelo CRECI-12 Regio. No nos responsabilizamos por quaisquer mudanas feita no mesmo).
REGISTRO DE GUA: _________________ REGISTRO DE LUZ: ___________________ LOCADOR(A): ________________________________________________________________________________________________ LOCATRIO(A): ________________________________________________________________________________________________ IMVEL: ________________________________________________________________________________________________

DENPENDNCIAS - HISTRICO: (DESCREVA MINUCIOSAMENTE O IMVEL).


________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

E, por estarem de acordo com a vistoria aqui realizada, assinam a presente em 03 (trs) vias de igual teor e forma, que passar a fazer parte integrante do Contrato de Locao do referido imvel. Belm(Pa), _____ de __________________ de ________ ____________________________________ LOCADOR(A) ____________________________________ FIADOR _____________________________________ LOCATRIO(A) _____________________________________ FIADOR(CNJUGE)

32

CONTRATO DE PRESTAO DE SERVIOS PARA ADMINISTRAO DE IMVEIS


CLUSULA PRIMEIRA PARTES 1.1 ADMINISTRADORA TAL., empresa estabelecida nesta Capital, Rua ....., inscrita no CGC/MF sob o n. 00.000.000/0001-00, neste ato representada na forma do seu contrato social, doravante designada neste instrumento simplesmente CONTRATADA. 1.2 FULANO DE TAL, (qualificar), residente e domiciliado nesta capital, CIC 000.000.000/00 doravante designado(a) neste instrumento simplesmente CONTRATANTE. CLUSULA SEGUNDA OBJETO 2.1 O CONTRATANTE, aps conhecimento prvio do inteiro contedo deste contrato e compreendendo o seu sentido e alcance, celebra com a CONTRATADA o presente instrumento, que tem por objeto a administrao da locao do imvel que assim se descreve e caracteriza: apartamento ou casa sito (endereo completo do imvel). 2.2 O CONTRATANTE, por este instrumento e na melhor forma de direito, outorga CONTRATADA os necessrios poderes para cumprir a finalidade do presente contrato, dentre os quais o de celebrar em nome do CONTRATANTE o contrato de locao, estipulando clusulas e condies, inclusive valores para a locao e mais os especiais para receber aluguis, encargos contratuais, valores quaisquer, passar e assinar recibos e dar quitao. CLUSULA TERCEIRA CONDIES DA LOCAO 3.1 A CONTRATADA dever respeitar as seguintes condies para locao do imvel descrito na clusula segunda: 3.1.1 Para efeito de oferta ao pblico em geral, o valor do aluguel mensal de R$ 00,00 (Reais). 3.1.2 Caso o imvel no seja alugado no prazo de 30(trinta) dias, contados da celebrao deste contrato, pelo valor descrito na subclusula 3.1.1, fica a CONTRATADA autorizada pelo CONTRATANTE a efetuar a locao pelo preo de mercado, assim entendido o que tiver por base as pesquisas do mercado imobilirio da cidade em que se localize o imvel. 3.1.3 A locao dever ser efetuada exclusivamente para fins residenciais. 3.1.4 O prazo da locao dever ser de no mnimo de 30 meses. 3.1.5 A CONTRATADA dever exigir no contrato de locao uma garantia do cumprimento das obrigaes contratuais, sob qualquer das modalidades previstas na Lei n. 8.245/91, artigo 37 e seguintes, ficando o CONTRATATANTE responsvel pelo pagamento dos custos da decorrentes. 3.1.5.1 Declara o CONTRATANTE, de logo, para todos os fins e efeitos de direito, que tem pleno conhecimento de que no existe qualquer responsabilidade da CONTRATADA quanto solvncia do locatrio e seus fiadores, bem assim que a CONTRATADA no tem obrigao de repassar os aluguis vencidos e os demais encargos da locao antes de haver recebido tais quantias do locatrio do imvel ou dos seus fiadores. 3.2 As demais condies da locao devero respeitar o disposto na lei do inquilinato, uma cpia do Contrato de Locao fica fazendo parte integrante e indissolvel deste Instrumento, ANEXO I, que o CONTRATANTE declara conhecer e aprovar, sem qualquer oposio ou ressalva.

33

CLUSULA QUARTA EXCLUSIVIDADE 4.1 O CONTRATANTE concede CONTRATADA a exclusividade pelo prazo de 90 (noventa) dias, a contar desta data, para promover a oferta pblica de locao do imvel descrito na clusula segunda deste instrumento. 4.2 A CONTRATADA poder colocar placas no imvel, bem como fazer com que sejam publicados anncios em jornais, tudo visando a promoo da locao do referido imvel, correndo tais despesas por conta da CONTRATADA. 4.3 Se, ultrapassar o prazo de exclusividade constante do subclusula 4.1, a CONTRATADA ainda no tiver locado o imvel, fica facultado ao CONTRATANTE o direito de rescindir unilateralmente este contrato, manifestando a sua inteno por escrito CONTRATADA, no prazo de 05(cinco) dias atravs de correspondncia com aviso de recebimento ou outro meio lcito. No fazendo, ficar automaticamente prorrogado por igual perodo o referido prazo de exclusividade, at a efetiva locao do imvel. CLUSULA QUINTA PRAZO 5.1 O prazo do presente contrato ser igual ao nmero de meses do contrato de locao que vier a ser celebrado, acrescido o perodo de que trata a clusula quarta, finalizando no dia em que se encerrar o contrato de locao com o inquilino. 5.2 Haver prorrogao automtica do presente instrumento, independente de aviso, notificao ou interpelao judicial ou extrajudicial, em caso de renovao da locao ou de nova locao do imvel. CLUSULA SEXTA REMUNERAO 6.1 Pelos servios a serem prestados o CONTRATANTE se obriga a pagar CONTRATADA a importncia referente a: 6.1.1 (x%) do 1 (primeiro) aluguel contratado; (y%) dos aluguis mensais contratados e subsequentes e (z%) em cada aniversrio do contrato de locao. 6.1.2 Inobstante o disposto na subclusula 6.1.1, fica pactuado entre as partes que o valor da remunerao da CONTRATADA nunca ser inferior a R$ 00,00 (Reais) mensais, importncia esta corrigida anualmente com base no IGP-M da Fundao Getlio Vargas; 6.1.3 Fica estabelecido que a remunerao pactuada incidir no somente sobre o aluguel, como tambm sobre taxas, multas, demais encargos, etc. e tudo mais que for cobrado do inquilino a qualquer ttulo. 6.1.4 A CONTRATADA fica autorizada a deduzir, dos crditos do CONTRATANTE decorrentes da locao, o valor da remunerao mensal a que faz jus por fora deste contrato. 6.2 A ttulo de expediente, ser mensalmente cobrado do CONTRATANTE e debitado de sua conta corrente a quantia de R$ 00,00 (Reais), importncia esta destinada a cobrir as despesas com porte, cobrana bancria e tarifa, corrigida trimestralmente com base no IGP-M da Fundao Getlio Vargas. 6.3 O CONTRATANTE autoriza a CONTRATADA a, juntamente com o disposto no item 6.1.1 deste instrumento, debitar dos valores recebidos a CPMF que incida ou venha a incidir sobre os ditos valores.

34

CLUSULA STIMA RESCISO 7.1 Alm de outras hipteses fixadas no presente instrumento, o presente contrato poder ser rescindido unilateralmente por qualquer uma das partes, respeitadas as seguintes condies: a) Se a resciso se der antes do imvel ser locado, por vontade do CONTRATANTE, este pagar CONTRATADA, a ttulo de multa contratual, o valor de um aluguel previsto neste instrumento e mais as despesas com publicidade, estas calculadas a preo de custos; b) Se a resciso se der aps a locao do imvel, por vontade do CONTRATANTE, este pagar CONTRATADA o valor correspondente metade da remunerao a que a CONTRATADA faria jus at o termo final do contrato, calculado de acordo com o disposto na clusula 6 ; c) Se a resciso se der aps a locao do imvel, por vontade da CONTRATADA, esta perder o direito a percepo da remunerao a que faria jus na forma clusula sexta. 7.2 Em qualquer hiptese, a parte dever manifestar expressamente e por escrito a sua inteno nesse sentido, com o prazo mnimo de 30(trinta) dias de antecedncia. CLUSULA OITAVA OBRIGAES DA CONTRATADA 8.1 Constituem obrigaes da CONTRATADA, independentemente de outras previstas neste instrumento: 8.1.1 avaliar e proceder a seleo dos candidatos a locao (investigao cadastral), aceitando-os ou rejeitando-os conforme lhe parecer mais sensato; 8.1.2 enviar ao CONTRATANTE um extrato mensal, onde prestar contas dos aluguis e/ou valores recebidos; 8.1.3 depositar na conta bancria indicada pelo CONTRATANTE o valor dos aluguis e demais valores recebidos, deduzidas a sua remunerao e/ou outros dbitos autorizados por este contrato at o dia 10(dez) de cada ms, desde que recebidos do inquilino ou dos seus fiadores, sempre por ms vencido. 8.1.3.1 caso a data do repasse, dia 10(dez), caia num domingo ou feriado, o depsito ser efetuado no primeiro dia til subseqente quela data; 8.1.3.2 poder a contratada, ao seu livre arbtrio, repassar os aluguis antes do dia 10(dez) de cada ms, ficando, nesta hiptese, com direito s multas, juros e demais encargos porventura pagos posteriormente pelo inquilino, bem como desobrigada de prestar quaisquer contas ao CONTRATANTE quanto aos valores recebidos; 8.1.3.3 na hiptese da CONTRATADA receber aluguis e/ou encargos da locao aps o dia 10 (dez), o CONTRATANTE receber, alm do aluguel pago, a correo do dinheiro e demais valores recebidos do inquilino em decorrncia da mora, com base no que se acha previsto no Contrato de Locao. CLUSULA NONA INADIPLNCIA DO INQUILINO E DEMAIS MEDIDAS JUDICIAIS 9.1 Verificando-se a inadimplncia por parte do locatrio no cumprimento do contrato de locao, aplicar-se- uma das seguintes hipteses: 9.1.1 quando a garantia contratual se der atravs de carta de fiana, a contratada s garantir o pagamento dos aluguis e encargos da locao por apenas 03 (trs) meses, consecutivos ou no, desobrigando-se a partir de ento de qualquer adiantamento de aluguis e/ou encargos; 9.1.2 quando a garantia contratual se der atravs de seguro de fiana locatcia o pagamento dos aluguis e encargos da locao ser feito pela seguradora, nas condies expressas na respectiva aplice, desobrigando-se a CONTRATADA de qualquer adiantamento da decorrente.

35

9.1.2.1 o CONTRATANTE declara que tomou conhecimento neste ato das condies gerais da aplice de Seguro de Fiana Locatcia que ser contratado, que se constitui o ANEXO II a este Contrato, dele parte integrante e indissocivel, e ser cumprida na hiptese de ser adotada esta modalidade de garantia no Contrato de locao a ser firmado com o inquilino. 9.1.3 Quando, entretanto, a garantia contratual se der atravs da figura de um fiador, ficar a CONTRATADA absolutamente desobrigada de qualquer adiantamento de aluguis e/ou encargos. 9.2 Em qualquer hiptese, dever a CONTRATADA, no prazo de at 30 (trinta) dias, contados da inadimplncia , promover a indicao de advogado para ingressar judicialmente com a competente ao de despejo por falta de pagamento e cobrana, em nome do CONTRATANTE, correndo por conta do CONTRATANTE os honorrios advocatcios, as despesas com emolumentos e custas judiciais. 9.3 Tambm para a hiptese de demanda judicial contra o locatrio, o CONTRATANTE se obriga a firmar a competente procurao para o advogado indicado pela CONTRATADA, bem como a comparecer s audincias que forem designadas nos processos respectivos, sob a pena de responder pelas perdas e danos decorrentes da sua ausncia, isentando a CONTRATADA da responsabilidade pela promoo de nova cobrana de dbito. 9.4 Fica a CONTRATADA autorizada a contratar advogados, em nome e por conta do CONTRATANTE, afim de que estes efetuem as medidas judiciais cabveis para notificao, reviso, despejo, retomada ou reparao de danos ao imvel locado e toda e qualquer outra ao judicial relacionada ao imvel em questo para conservao e defesa dos direitos e interesses do CONTRATANTE. 9.5 em caso de demanda judicial, no poder o CONTRATANTE, em hiptese alguma, revogar a procurao que outorgou nem to pouco obstar, por qualquer forma, os procedimentos judiciais que sero promovidos, mesmo aps vencidos este contrato e j tendo ele recebido os seus crditos, sob pena de ficar sujeito ao pagamento de uma indenizao equivalente ao dobro do que a CONTRATADA teria direito de receber do locatrio. CLUSULA DCIMA OBRIGAES DO CONTRATANTE 10.1 Alm de outras responsabilidade definidas neste contrato obriga-se o CONTRATANTE a: 10.1.1 apresentar, quando da assinatura deste instrumento, o ttulo de propriedade do imvel, suas contas de gua, luz, condomnio, telefone, IPTU, devidamente quitadas, responsabilizando-se civilmente pelas conseqncias da sua omisso; 10.1.2 no receber, em qualquer hiptese, diretamente de seu inquilino, os valores relativos aos aluguis do imvel descrito na clusula 2 deste instrumento, sob pena de pagar CONTRATADA, a cada infrao, a multa correspondente ao valor de 01(hum) aluguel mensal; 10.1.3 efetuar o pagamento do IPTU, apresentando-o quitado CONTRATADA para que esta passe a efetuar a cobrana do mesmo ao inquilino a partir da assinatura do Contrato de Locao; 10.1.4 retirar e pagar as contas de gua, luz, condomnio, IPTU etc., enquanto o imvel no for alugado; 10.1.5 manter a posse, guarda e conservao do imvel antes da contratao da locao ou suas renovaes, tende ele, CONTRATANTE, total responsabilidade pelo mesmo, inclusive pelos danos e/ou prejuzos que porventura advirem de terceiros; 10.1.6 informar por escrito CONTRATADA, no ato da assinatura deste instrumento, a forma e o local de sua convenincia para receber da CONTRATADA o aluguel lquido, o que, no o fazendo, permitir CONTRATADA mant-los no seu escritrio, disposio do CONTRATANTE.

36

CLUSULA DCIMA PRIMEIRA VSITORIA E CONSERVAO DO IMVEL 11.1 Integra este instrumento, como se aqui transcrito estivesse, constituindo-se o seu ANEXO III, o LAUDO DE VISTORIA, no qual as partes registraram previamente celebrao deste contrato, inclusive com fotografias, todas as caractersticas e observaes quanto ao estado e conservao do imvel. 11.2 Aps vistoria no imvel prevista na subclusula 11.1 e desde que autorizado expressamente e por escrito no laudo correspondente, a CONTRATADA far todas as obras necessrias para que a unidade locada seja entregue ao inquilino em estado de novo, correndo tais despesas por conta do CONTRATANTE. 11.3 A responsabilidade pela conservao, manuteno e asseio do imvel caber ao inquilino, conforme previsto no contrato de locao cuja minuta constitui o ANEXO I a este contrato, no tendo a CONTRATADA qualquer obrigao ou responsabilidade da advinda, exceto a de fiscalizar e vistoriar periodicamente o imvel e exigir que o inquilino o devolva tal como o recebeu, sob pena de ser ajuizada a competente ao, na forma da subclusula 9.4 deste contrato. 11.4 O CONTRATANTE isenta a CONTRATADA, desde logo, de toda e qualquer responsabilidade sobre o estado de conservao e funcionamento de aparelhos eletro-mecnicos, ar condicionados, ventiladores, foges, geladeiras e similares, aparelhos de som, TV, vdeo, mveis e utenslios, etc., quando da devoluo os mesmos pelo locatrio, assim como dos reparos no imvel causados pela ao natural do tempo tais como: infiltrao causadas por deficincia no telhado ou na sua estrutura, infiltraes causadas por deficincia no telhado ou na sua estrutura, infiltraes causadas pela rede hidrulica interna, quer da unidade locada, quer de unidades vizinhas, infiltraes causadas por deficincia ou desgaste de esquadrias, infiltraes causadas por falhas nas impermeabilizaes de lajes, jardineiras, tanques, desgaste ou enferrujamento de fechadura, esquadrias, basculantes, janelas, torneiras, ferragens etc., desgaste natural do piso, seja ele carpete, lajotas, pedras, sinteco ou similares, vazamento e enferrujamento de aquecedores e toda e qualquer outra responsabilidade que se enquadre no artigo 23, III, da Lei 8.245/91 ou ainda todas aquelas outras decorrentes das deterioraes do tempo, ficando desde j o CONTRATANTE responsvel, unicamente, pela reparao dos danos que possam neles ocorrer. 11.5 Finda ou rescindida a locao do imvel e aps a entrega das chaves, as partes neste contrato faro nova vistoria, a fim de constatar o seu estado de conservao, lavrando novo laudo, cabendo ao CONTRATANTE receber imediatamente as chaves do imvel. 11.5.1 Se preferir o CONTRATANTE a renovao deste contrato, as partes procedero de acordo com o disposto na subclusula 11.2 para que se promova a nova locao do imvel. 11.5.2 Em qualquer hiptese, se o inquilino houver causado danos ao imvel, a CONTRATADA dever proceder de acordo com a subclusula 9.4, mesmo que venha a ser rescindido este contrato. CLUSULA DCIMA SEGUNDA RESCISO DA LOCAO 12.1 Finda ou rescindida a locao por qualquer motivo, a CONTRATADA comunicar ao CONTRATANTE, por escrito, o recebimento das chaves da unidade locada que, a partir daquele momento, ficaro inteira disposio do CONTRATANTE, no podendo ele alegar, no futuro, desconhecimento do fato, muito menos lhe assistindo direito a lucros cessantes. 12.2 Ficar a critrio exclusivo da CONTRATADA celebrar novo contrato de locao, por prazo idntico ou diverso, se a locao em curso vier a ser rescindida antes do prazo previsto, seja amigvel ou judicial. 12.3 No caso do inquilino rescindir o Contrato de Locao com o CONTRATANTE, fica desde j estabelecido que a multa contratual a ser cobrada do inquilino ser revertida em favor da CONTRATADA e do CONTRATANTE, metade para cada um.

37

CLUSULA DCIMA TERCEIRA DISPOSIES GERAIS 13.1 O CONTRATANTE autoriza a CONTRATADA a debitar de sua conta corrente, no incio de cada contrato, as despesas com o registro do Contrato de Locao no Cartrio de Ttulos e Documentos, bem como a pagar e a debitar da referida conta corrente, mensalmente, toda e qualquer despesa que incida ou venha incidir sobre o imvel locado, tais como impostos, taxas e servios, entre outros, devendo a CONTRATADA apresentar os documentos comprobatrios de tais pagamentos quando se fizer oportuno. 13.2 No caso do imvel ser alugado com telefone, fica a CONTRATADA autorizada a contratar os servios da TELEMAR S/A correndo por conta do CONTRATANTE tais servios, ficando a CONTRATADA isenta da responsabilidade pelo pagamento das contas telefnicas e das demais sanes decorrentes do atraso das mesmas, cancelamento da linha, entre outros. 13.3 Fica o CONTRATANTE ciente que caber CONTRATADA a livre escolha das garantias da locao, numa das modalidades previstas em lei, sem que isto implique em transferncia de responsabilidade para a CONTRATADA quanto aos efeitos da mora ou inadimplncia do inquilino ou dos seus garantidores. 13.4 No caso de compra do imvel pelo inquilino, pagar o CONTRATANTE CONTRATADA, a ttulo de comisso de corretagem, 5% (cinco por cento) sobre o valor total da venda, tendo por base o preo vista do imvel, no ato do recebimento do sinal. (Durante o prazo do contrato de locao). 13.5 Toda e qualquer comunicao entre as partes somente possuir efeito se veiculada por escrito, para o endereo constante da clusula primeira, mediante correspondncia protocolada ou com aviso de recebimento. 13.6 Toda e qualquer tolerncia de uma das partes quanto cobrana de multa e acrscimos ou a exigncia de cumprimento de qualquer obrigao contratual no implicar em renncia ao respectivo direito, nem induzir novao, precedente ou alterao de contrato, sendo tais fatos considerados mera liberalidade. 13.7 Reconhecem as partes que assinam o presente contrato na mais livre manifestao de vontade, ficando vedado expressamente qualquer argio quanto validade das clusulas ou condies nele pactuadas, obrigando-se por si, seus herdeiros e sucessores a respeitar e cumprir o disposto no presente instrumento. CLUSULA DCIMA QUARTA FORO 14.1 Fica eleito o foro da Comarca de Belm para dirimir quaisquer dvidas ou litgios oriundos do presente contrato, independentemente do domiclio futuro dos contratantes, com prvia renncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja. E por estarem justos e contratados assinam o presente documento em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presena de 02 (duas) testemunhas, tambm signatrias, para que o mesmo produza os efeitos de lei. Belm(Pa), _______________________ CONTRATADA _____________________________ CONTRATANTE __________________________

TESTEMUNHAS: _______________________

OBS: Se o CONTRATANTE for casado, o cnjuge tambm deve assinar este Contrato).

38

MODELO DE INSTRUMENTO PARTICULAR DE DOAO Pelo presente instrumento particular, de um lado,[nome e qualificao], com endereo comercial /residencial na [....], doravante denominado DOADOR, e, de outro [nome e qualificao], com sede nesta capital na [....], neste ato representada por seu representante legal [nome e qualificao], residente nesta [.....],doravante denominada DONATRIA, tm, entre si, como justos e contratados, o quanto segue. CLUSULA PRIMEIRA Constitui objeto do presente contrato a doao de [detalhar o bem doado] [em caso de imvel, por exemplo: uma casa residencial, localizada (endereo), com as seguintes caractersticas e confrontaes (descrio do imvel como consta na matricula ou registro imobilirios)] CLUSULA SEGUNDA O DOADOR declara e confessa que legtimo possuidor de [bem doado] descrito na clausula anterior. CLUSULA TERCEIRA Por livre e espontnea vontade o DOADOR, sem coao ou influncia de quem quer que seja, faz doao por ato inter vivos DONATRIA, gratuitamente e sem condies ou encargos de qualquer natureza, do [bem] acima caracterizado, ao qual d o valor de [.....], transferindo desde j e irrevogavelmente DONATARIA toda posse, jus, ao, domnio que exercia sobre o referido bem. CLUSULA QUARTA A DONATRIA declara que aceita tal doao na forma estipulada, para que lhe possa pertencer o [bem] doado, sem qualquer condio. Fica eleito o Foro [....] para dirimir eventuais controvrsias oriundas deste Instrumento, como renncia a qualquer outro, por mais privilegiado de seja. E por estarem, assim, justas e contratadas, as partes assinam o presente instrumento particular em duas vias de igual teor, na presena de duas testemunhas, a tudo presentes o que de tudo do f. [local e data] _______________________________ DOADOR _______________________________ DONATARIA ______________________________

TESTEMUNHAS

39

DOAO COM CLSULA DE REVERSO OU RETORNO Pelo presente instrumento particular de DOAO, de um lado ,___, (nacionalidade, estado civil, profisso, Identidade, CIC, endereo), ficou justo e contratado o seguinte: CLUSULA 1 O primeiro dos acima qualificados, de ora em adiante denominado DOADOR, declara e confessa que senhor legtimo e possuidor de um barco modelo,___, motor,___, n___, etc. CLUSULA 2 Por livre e espontnea vontade do DOADOR, sem coao ou influncia de quem quer que seja , faz DOAO, inter vivos, gratuitamente, ao segundo dos acima qualificados, de ora em adiante denominado DONATRIO, com a condio de por sua mudana para outra localidade, voltar o referido barco acima caracterizado para o DOADOR, nas condies anteriores. CLAUSULA 3 O DOADOR transfere toda posse , jus, direito, e domnio do referido barco ao DONATARIO. CLAUSULA 4 A clusula de reverso o retorno ter como prazo de durao de 10 anos. CLUSULA 5 - Fica o DONATRIO autorizado e obrigado a promover a transferncia de emplacamento para seu nome junto s reparties competentes CLAUSULA 6 O DONATRIO declara que aceita esta DOAO nas condies estipuladas, prometendo cumpri-las fielmente Para clareza e firmeza de assim estarem juntos e contratados, assinam o presente instrumento particular de DOAO, em duas vias e de igual teor, na presena de testemunhas que a tudo assistiram e conhecimento tiveram. ______________, ____ de ___________ de 20___. __________________________________ DOADOR _________________________________ DONATRIO _________________________________ ________________________________ TESTEMUNHAS

40

LEI N. 6.530
DE 12 DE MAIO DE 1978 D nova regulamentao profisso de Corretor de Imveis, disciplina o funcionamento de seus rgos de fiscalizao e d outras providncias. O Presidente da Repblica. Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1 - O exerccio da Profisso de Corretor de Imveis, no Territrio Nacional, regido pelo disposto na presente Lei. Art. 2 - O exerccio da Profisso de Corretor de Imveis ser permitido ao possuidor de ttulo de Tcnico em Transaes Imobilirias. Art. 3 - Compete ao Corretor de Imveis exercer a intermediao na compra, venda, permuta e locao de imveis, podendo, ainda, opinar quanto a comercializao imobiliria. Pargrafo nico As atribuies constantes deste artigo podero ser exercidas, tambm, por pessoa Jurdica inscritas nos termos desta Lei. Art. 4 - A inscrio do Corretor de Imveis e de Pessoa Jurdica ser objeto de resoluo do Conselho Federal de Corretores de Imveis. Art. 5 - O Conselho Federal e os Conselhos Regionais so rgos de disciplina e fiscalizao do exerccio da profisso de Corretor de Imveis, constitudos em autarquia, dotada de personalidade jurdica de direito pblico, vinculada ao Ministrio do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Art. 6 - As Pessoas Jurdicas inscritas ao Conselho Regional de Corretores de Imveis sujeitam-se aos mesmos deveres e tm os mesmos direitos das Pessoas Fsicas nele inscritas. Pargrafo nico As Pessoas Jurdicas a que se refere este artigo devero ter como sciogerente ou diretor um Corretor de Imveis individualmente inscrito. Art. 7 - Compete ao Conselho Federal e aos Conselhos Regionais representar, em juzo ou fora dele, os legtimos interesses da Categoria Profissional, respeitadas as respectivas reas de competncia. Art. 8 - O Conselho Federal ter sede e foro na Capital da Repblica e jurisdio em todo o Territrio Nacional. Art. 9 - Cada Conselho Regional ter sede e foro na Capital do Estado, ou de um dos Estados ou Territrio da jurisdio, a critrio do Conselho Federal. Art. 10 - O Conselho Federal ser composto por dois representantes, Efetivos e Suplentes, de cada Conselho Regional, eleito dentre os seus membros.

41

Art. 11 - Os Conselhos Regionais sero compostos por vinte e sete membros efetivos, eleitos dois teros por votao secreta em assemblia geral especialmente convocada para esse fim e um tero integrado por representantes dos sindicatos de Corretores de Imveis que funcionarem regularmente na jurisdio do Conselho Regional. Pargrafo nico O disposto neste artigo somente ser observado nas eleies para constituio dos Conselhos Regionais aps o trmino dos mandatos vigentes na data desta Lei. Art. 12 - Somente podero ser membros de Conselho Regional os Corretores de Imveis com inscrio principal na jurisdio h mais de dois anos e que no tenham sido condenados por infrao disciplinar. Art. 13 - Os Conselhos Federal e Regionais sero administrados por uma diretoria, eleita dentre os seus membros. 1 - A Diretoria ser composta de um Presidente, dos Vice-Presidentes, dois Secretrios e dois Tesoureiros. 2 - Junto aos Conselhos Federal e Regionais funcionar um conselho Fiscal, composto de trs membros, Efetivos e Suplentes, eleitos dentre os seus membros. Art. 14 - Os membros do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais tero mandato de trs anos. Art. 15 - A extino ou perda de mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais ocorrer: I por renncia; II por supervenincia de causa de que resulte o cancelamento da inscrio; III por condenao a pena superior a dois anos, em virtude de sentena transitada em julgado; IV por destituio de cargo, funo ou emprego, relacionado prtica de ato de improbidade na administrao pblica ou privada, em virtude de sentena transitada em julgado; V por ausncia, sem motivo justificado, a trs Sesses consecutivas ou seis intercaladas em cada ano. Art. 16 - Compete ao Conselho Federal: I eleger sua Diretoria; II elaborar e alterar seu regimento; III aprovar o relatrio anual, o balano e as contas de sua Diretoria, bem como a previso oramentria para o exerccio seguinte;

42

IV criar e extinguir Conselhos Regionais e Sub-regies, fixando-lhes a sede e jurisdio; V baixar normas de tica Profissional; VI elaborar contrato padro para os servios de corretagem de imveis, de observncia obrigatria pelos inscritos; VII fixar as multas, anuidades e emolumentos devidos aos Conselhos Regionais; VIII decidir as dvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais; IX julgar os recursos das decises dos Conselhos Regionais; X elaborar o regimento padro dos Conselhos Regionais; XI homologar os Regimentos dos Conselhos Regionais; XII aprovar o relatrio anual, o balano e as contas dos Conselhos Regionais; XIII credenciar representante junto aos Conselhos Regionais, para verificao de irregularidades e pendncias acaso existentes; XIV intervir temporariamente nos Conselhos Regionais, nomeando Diretoria provisria, at que seja regularizada a situao ou, se isso no ocorrer, at o trmino do mandato; a) se comprovada irregularidade na administrao; b) se tiver havido atraso injustificado no recolhimento da contribuio. XV destituir Diretor de Conselho Regional, por ato de improbidade no exerccio de suas funes; XVI promover diligncias, inquritos ou verificaes sobre o funcionamento dos Conselhos Regionais e adotar medidas para sua eficincia e regularidade; XVII baixar Resolues e deliberar sobre casos omissos. Art. 17 Compete aos Conselhos Regionais: I eleger sua Diretoria; II aprovar o relatrio anual, o balano e as contas de sua Diretoria, bem como a previso oramentria para o exerccio seguinte, submetendo essa matria considerao ao Conselho Federal; III propor a criao de Sub-regies, em divises Territoriais que tenham um nmero mnimo de Corretores de imveis inscritos, fixado pelo Conselho Federal; IV homologar, obedecidas as peculiaridades locais, tabelas de preos de servios de corretagem para uso dos inscritos, elaboradas e aprovadas pelos sindicatos respectivos; V decidir sobre os pedidos de inscrio de Corretores de Imveis e de Pessoa Jurdica;

43

VI organizar e manter o registro profissional das Pessoas Fsicas e Jurdicas inscritas; VII expedir Carteiras Profissionais e Certificados de Inscrio; VIII impor as sanes previstas nesta Lei; IX baixar Resolues, no mbito de sua competncia. Art. 18 Constituem receitas do Conselho Federal: I a percentagem de vinte por cento sobre as anuidades e emolumentos arrecadados pelos Conselhos Regionais; II a renda patrimonial; III as contribuies oramentrias. IV as subvenes e dotaes oramentrias. Art. 19 Constituem receitas de cada Conselho Regional: I as anuidades, emolumentos e multas; II a renda patrimonial; III as contribuies voluntrias; IV as subvenes e dotaes oramentrias;

Art. 20 Ao Corretor de Imveis e pessoa jurdica inscritos nos rgos de que trata a presente Lei vedado: I prejudicar, por dolo ou culpa, os interesses que lhe forem confiados; II auxiliar, ou por qualquer meio facilitar, o exerccio da profisso aos no inscritos; III anunciar publicamente propostas de transao a que no esteja autorizado atravs de documento escrito; IV fazer anncio ou impresso relativo atividade profissional sem mencionar o nmero da inscrio; V anunciar imvel loteado ou em condomnio sem mencionar o nmero do registro de loteamento ou da incorporao no Registro de Imveis; VI violar o sigilo profissional; VII negar oas interessados prestao de co0ntas ou recibo de quantias ou documentos que lhe tenham sido entregues a qualquer ttulo;

44

VIII violar obrigao legal concernente ao exerccio da profisso; IX praticar, no exerccio da atividade profissional, ato que a Lei defina como cime ou contraveno; X deixar de pagar contribuio ao Conselho Regional. Art. 21 Compete ao Conselho Regional aplicar aos Corretores de Imveis e Pessoas Jurdicas as seguintes sanes desciplinares: I advertncia verbal; II censura; III multa; IV suspenso de inscrio, at noventa dias; V cancelamento da inscrio, com apreenso da Carteira Profissional. 1 - Na determinao de sano aplicvel, orientar-se- o Conselho pelas circunstncia de cada caso, de modo a considerar leve ou grave a falta. 2 - A reincidncia na mesma falta determinar a agravao da penalidade. 3 - A multa poder a ser acumulada com outras penalidades e, na hiptese de reincidncia na mesma falta, aplicar-se- em dobro. 4 - A pena de suspenso ser anotada na Carteira Profissional do Corretor de Imveis ou responsvel pela pessoa jurdica a se este no a apresentar para que seja consignada a penalidade, o Conselho Regional poder convert-la em cancelamento de inscrio. Art. 22 Aos servidores dos Conselhos Federal e Regionais de Corretores de Imveis aplica-se o regimento jurdico das Leis do Trabalho. Art. 23 Fica assegurado aos Corretores de Imveis, inscritos nos termos da Lei n. 4.116, de 27 de agosto de 1962, o exerccio da profisso, desde que o requeiram conforme o que for estabelecido na regulamentao desta Lei. Art. 24 Esta Lei ser regulamentada no prazo de trinta dias a partir de sua vigncia. Art. 25 Esta Lei entrar em vigor na data da sua aplicao. Art. 26 Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente a Lei n. 4.116, de 27 de agosto de 1962. Braslia(DF), 12 de maio de 1978 157 da Independncia e 90 da Repblica

45

DECRETO N. 81.871
DE 29 DE JUNHO DE 1978

Regulamenta a Lei n. 6.530, de 12 de maio de 1978, que d nova regulamentao profisso de Corretor de Imveis, disciplina o funcionamento de seus rgos e d outra providncia.
O Presidente da Repblica, no uso da atribuio que lhe confere o artigo 81, item III, da Constituio, e tendo em vista o artigo 24 da Lei N. 6.530, de 12 de maio de 1978. DECRETA: Art. 1 - O exerccio da profisso de Corretor de Imveis, em todo o territrio nacional somente ser permitido: I ao possuidor do ttulo de Tcnico em Transaes Imobilirias, inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imveis da jurisdio; ou II ao Corretor de Imveis inscrito nos termos da Lei n. 4.116, de 27 de agosto de 1962, desde que requeira a revalidao da sua inscrio. Art. 2 - Compete ao Corretor de Imveis exercer a intermediao na compra, venda, permuta e locao de imveis e opinar quanto comercializao imobiliria. Art. 3 - As atribuies constante do artigo anterior podero, tambm, ser exercidas por pessoa jurdica, devidamente inscrita no Conselho Regional de Corretores de Imveis da jurisdio. Pargrafo nico O atendimento ao pblico interessado na compra, venda, permuta ou locao de imvel, cuja a transao esteja sendo patrocinada por pessoa jurdica, somente poder ser feito por Corretor de Imveis inscrito no Conselho Regional da jurisdio. Art. 4 - O nmero da inscrio do Corretor de Imveis ou da pessoa jurdica constar obrigatoriamente de toda propaganda, bem como de qualquer impresso relativo atividade profissional. Art. 5 - Somente poder anunciar publicamente o Corretor de Imveis, pessoa fsica ou jurdica, que tiver contrato escrito de mediao ou autorizao escrita para alienao do imvel anunciado. Art. 6 - O Conselho Federal e os Conselhos Regionais so rgos de disciplina e fiscalizao do exerccio da profisso de Corretor de Imveis, constitudo em autarquia, dotada de personalidade jurdica de direito pblico, vinculada ao Ministrio do Trabalho, com autonomia administrativa, operacional e financeira. Art. 7 - O Conselho Federal de Corretores de Imveis tem por finalidade orientar, supervisionar e disciplinar o exerccio da profisso de Corretor de Imveis em todo o territrio nacional. Art. 8 - O Conselho Federal ter sede e foro na Capital da Repblica e jurisdio em todo o territrio nacional. Art. 9 - O Conselho Federal ser composto por 2 (dois) representantes, efetivos e suplentes, de cada Conselho Regional, eleitos dentre os seus membros. Pargrafo nico O mandato dos membros a que se refere este artigo ser de 3 (trs) anos. Art. 10 Compete ao Conselho Federal: I eleger sua Diretoria; II elaborar e alterar seu Regimento;
III exercer funo normativa, baixar Resolues e adotar providncias indispensveis realizao dos objetivos institucionais;

IV instituir o modelo das Carteiras de Identidade Profissional e dos Certificados de Inscrio; V autorizar a sua Diretoria a adquirir e onerar bens imveis; VI aprovar o reltorio anual, o balano e as contas de sua Diretoria, bem como elaborar a previso oramentria para o exerccio seguinte; VII criar e extinguir Conselhos Regionais e Sub-regionais, fixando-lhes a sede e jurisdio; VIII baixar normas de tica profissional;

46

IX elaborar contrato padro para os servios de corretagem de imveis de observncia obrigatria pelos inscritos; X fixar as multas, anuidades e emolumentos devidos aos Conselhos Regionais; XI decidir as dvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais; XII julgar os recursos das decises dos Conselhos Regionais; XIII elaborar o Regimento padro dos Conselhos Regionais; XIV homologar o Regimento dos Conselhos Regionais;

XV aprovar o relatrio anual, o balano e as contas dos Conselhos Regionais; XVI credenciar representante junto aos Conselhos Regionais, para verificao de irregularidades e pendncias acaso existentes; XVII intervir, temporariamente nos Conselhos Regionais, nomeando Diretoria provisria, at que seja regularizada a situao ou, se isso no ocorrer, at o trmino do mandato: a) b) se comprovada irregularidade na administrao; se tiver havido atraso injustificado no recolhimento das contribuies.

XVIII destituir Diretor do Conselho Regional, por ato de improbidade no exerccio de suas funes; XIX promover diligncias, inquritos ou verificaes sobre o funcionamento dos Conselhos Regionais e adotar medidas para sua eficincia e regularidade; XX deliberar sobre os casos omissos; XXI representar em juzo ou fora dele, em todo Territrio Nacional, os legtimos interesses da categoria profissional. Art. 11 O Conselho Federal se reunir com a presena mnima de metade mais um de seus membros; Art. 12 Constituem receitas do Conselho Federal: I a percentagem de 20% (vinte por cento) sobre as anuidades e emolumentos arrecadados pelos Conselhos Regionais; II a renda patrimonial; III as contribuies voluntrias; IV as subvenes e dotaes oramentrias.

47

Art. 13 Os Conselhos Regionais de Corretores de Imveis tm por finalidade fiscalizar o exerccio profissional na rea de sua jurisdio, sob superviso do Conselho Federal. Art. 14 Os Conselhos Regionais tero sede e foro na Capital do Estado, ou de um dos Estados ou Territrios, a critrio do Conselho Federal. Art. 15 Os Conselhos Regionais sero compostos por 27 (vinte e sete) membros, efetivos e suplentes, eleitos 2/3 (dois teros) por votao secreta em Assemblia Geral especialmente convocada para esse fim, 1/3 (um tero) integrado por representantes dos Sindicatos de Corretores de Imveis que funcionarem regularmente na jurisdio do Conselho Regional. Pargrafo nico O mandato dos membros a que se refere este artigo ser de 3 (trs) anos. Art. 16 Compete ao Conselho Regional: I eleger sua Diretoria; II aprovar seu Regimento, de acordo com o Regimento padro elaborado pelo Conselho Federal; III fiscalizar o exerccio profissional na rea de sua jurisdio; IV cumpri e fazer cumprir as Resolues do Conselho Federal; V arrecadar anuidades, multas e emolumentos e adotar todas as medidas destinadas efetivao da sua receita e a do Conselho Federal; VI aprovar o relatrio anual, o balano e as contas de sua Diretoria, bem como a previso oramentria para o exerccio seguinte, submetendo essa matria considerao do Conselho Federal; VII propor a criao de Sub-regies, em divises territoriais que tenham um nmero mnimo de Corretores de Imveis, fixado pelo Conselho Federal; VIII homologar, obedecer as peculiaridades locais, tabelas de preos de servios de corretagem para uso dos inscritos, elaboradas e aprovadas pelos Sindicatos respectivos; IX decidir sobre os pedidos de inscrio de Corretores de Imveis e de pessoa jurdicas; X organizar e manter o registro profissional das pessoas fsicas e jurdicas inscritas; XI expedir Carteiras de Identidade Profissional e Certificados de Inscrio; XII impor as sanes previstas neste regulamento; XIII baixar Resolues, no mbito de sua competncia; XIV representar em juzo ou fora dele, na rea de sua jurisdio, os legtimos interesses da categoria profissional;

48

XV eleger, dentre seus membros, representantes, efetivos e suplentes, que comporo o Conselho Federal; XVI promover, perante o juzo competente, a cobrana das importncias correspondentes a anuidade, multas e emolumentos, esgotados os meios de cobrana amigvel; Art. 17 O Conselho Regional se reunir com a presena mnima de metade mais um de seus membros. Art. 18 Constituem receitas de cada Conselho Regional: I 80% (oitenta por cento) das anuidades e emolumentos; II as multas; III a renda patrimonial; IV as contribuies voluntrias; V as subvenes e dotaes oramentrias. Art. 19 2/3 (dois teros) dos membros dos Conselhos Regionais, efetivos e respectivos suplentes, sero eleitos pelo sistema de voto pessoal, secreto e obrigatrio dos profissionais inscritos, nos termos em que dispuser o Regimento dos Conselhos Regionais, considerando-se eleitos efetivos os 18 (dezoito) mais votados e suplentes os seguintes. Art. 20 1/3 (um tero) dos membros dos Conselhos Regionais, efetivos e respectivamente suplentes, sero indicados pelos Sindicatos de Corretores de Imveis, dentre seus assossiados, diretores ou no. 1 - Caso haja mais de um Sindicato com base territorial na jurisdio de cada Conselho Regional, o nmero de representantes de cada Sindicato ser fixado pelo Conselho Federal. 2 - Caso no haja Sindicato com base territorial na jurisdio do Conselho Regional, 1/3 (um tero) dos membros que seria destinado a indicao pelo sindicato, ser eleito na forma do artigo anterior. 3 - Caso o Sindicato ou os Sindicatos da Categoria, com base territorial na jurisdio de cada Conselho Regional, no indiquem seus representantes, no prazo estabelecido em Resoluo do Conselho Federal, o tero destinado indicao pelo Sindicato, ser eleito, na forma do artigo anterior. Art. 21 O exerccio do mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Corretores de Imveis, assim como a respectiva eleio, mesmo na condio de suplente, ficaro subordinados ao preenchimento dos seguintes requisitos mnimos: I inscrio na jurisdio do Conselho Regional respectivo h mais de 2 (dois) anos; II pleno gozo dos direitos profissionais, civis e polticos; III inexistncia de condenao e pena superior a 2 (dois) anos, em virtude de sentena transitada em julgado.

49

Art. 22 A extino ou perda de mandato de membro do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais ocorrer: I por renuncia; II por supervenincia de causa de que resulte o cancelamento da inscrio; III por condenao a pena superior a 2 (dois) anos, em virtude de sentena transitada em julgado; IV por destituio de cargo, funo ou emprego, relacionada prtica de ato de improbidade na administrao pblica ou privada, em virtude de sentena transitada em julgado; V por ausncia, sem motivo justificado, a 3 (trs) sesses consecutivas ou 6(seis) intercaladas em cada ano. Art. 23 Os membros dos Conselhos Federal e Regionais podero ser licenciados, por deliberao do Plenrio. Pargrafo nico Concedida a licena de que trata este artigo caber ao Presidente do Conselho convocar o respectivo suplente. Art. 24 Os Conselhos Federal e Regionais tero cada um, como rgo deliberativo o Plenrio, constitudo pelos seus membros, e como rgo administrativo a Diretoria e os que forem criados para a execuo dos servios tcnicos ou especializados indispensveis ao cumprimento de suas atribuies. Art. 25 As Diretorias dos Conselhos Federal e Regionais sero compostas de um Presidente, dois Vice-Presidentes, dois Secretrios e dois Tesoureiros, eleitos pelo Plenrio, dentre seus membros, na primeira reunio ordinria. Art. 26 A estrutura dos Conselhos Federal e Regionais e as atribuies da Diretoria e dos demais rgos, sero fixados no Regimento de cada Conselho. Art. 27 Junto aos Conselhos Federal e Regionais funcionar um Conselho Fiscal composto de trs membros, efetivos e suplentes, eleitos dentre os seus membros. Art. 28 A inscrio do Corretor de Imveis e da pessoa jurdica ser efetuada no Conselho Regional na jurisdio, de acordo com Resoluo do Conselho Federal de Corretores de Imveis. Art. 29 As pessoas jurdicas inscrita no Conselho Regional de Corretores de Imveis sujeitam-se aos mesmos deveres e tm os mesmos direitos das pessoas fsicas nele inscritas. Pargrafo nico As pessoas jurdicas a que se refere este artigo devero ter como sciogerente ou diretor em Corretor de Imveis individualmente inscrito. Art. 30 O exerccio simultneo, temporrio ou definitivo da profisso em rea de jurisdio diversa da do Conselho Regional onde foi efetuada a inscrio originria do Corretor de Imveis ou da pessoa jurdica, fica condicionado inscrio e averbao profissional nos Conselhos Regionais que jurisdicionam as reas em que exercerem as atividades.

50

Art. 31 Ao Corretor de Imveis inscrito ser fornecida Carteira de Identidade Profissional, numerada em Cada Conselho Regional, contendo, no mnimo, os seguintes elementos: I nome por extenso do profissional; II filiao; III nacionalidade e naturalidade; IV data do nascimento; V nmero e data de inscrio; VI natureza da habiao; VII natureza da inscrio; VIII denominao do Conselho Regional que efetuou a inscrio; IX fotografia e impresso datiloscpica; X assinatura do profissional inscrito, do Presidente e do Secretrio do Conselho Regional. Art. 32 pessoa jurdica inscrita ser fornecido Certificado de Inscrio, numerado em cada Conselho Regional, contendo no mnimo os seguintes elementos: I denominao da pessoa jurdica; II nmero e data de inscrio; III natureza da inscrio; IV nome do scio-gerente ou diretor, inscrito no Conselho Regional; V nmero e data da inscrio do scio-gerente ou diretor, no Conselho Regional; VI denominao do Conselho Regional que efetuou a inscrio; VII assinatura do scio-gerente ou diretor, do Presidente e do Secretrio doConselho Regional. Art. 33 As inscries do Corretor de mveis e da pessoa jurdica, o fornecimento de Carteira de Identidade Profissional e de Certificado de Inscrio e certides, bem como o recebimento de peties, esto sujeitos ao pagamento de anuidade e emolumentos fixados pelo Conselho Federal. Art. 34 O pagamento da anuidade ao Conselho Regional constitui condio para o exerccio da profisso de Corretor de Imveis e da pessoa jurdica.

51

Art. 35 A anuidade ser paga at o ltimo dia til do primeiro trimestre de cada ano, salvo a primeira, que ser devida no ato da inscrio do Corretor de Imveis ou da pessoa jurdica. Art. 36 O pagamento da anuidade fora do prazo sujeitar o devedor a multa fixada pelo Conselho Federal. Art. 37 A multa aplicada ao Corretor de Imveis ou pessoa jurdica, como sano disciplinar, ser, igualmente fixada pelo Conselho Federal. Art. 38 Constitui infrao disciplinar da parte do Corretor de Imveis: I transgredir normas de tica profissional; II prejudicar, por dolo ou culpa, os interesses que lhe forem confiados; III exercer a profisso quando impedido de faz-lo ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no inscritos ou impedidos; IV anunciar publicamente proposta de transao a que no esteja autorizado atravs de documento escrito; V fazer anncios ou impresso relativo a atividade profissional sem mencionar o nmero de inscrio; VI anunciar imvel loteado ou em condomnio sem mencionar o nmero do registro do loteamento ou da incorporao no Registro de Imveis; VII violar o sigilo profissional; VIII negar aos interessados prestao de contas ou recibo de quantia ou documento que lhe tenham sido entregues a qualquer ttulo; IX violar obrigao legal concernente ao exerccio da profisso; X praticar, no exerccio da atividade profissional, ato que a Lei defina como crime de contraveno; XI deixar de pagar contribuio ao Conselho Regional; XII promover ou facilitar a terceiros transaes ilcitas ou que por qualquer forma prejudiquem interesses de terceiros; XIII recusar a apresentao de Carteira de Identidade Profissional, quando couber. Art. 39 As sanes disciplinares consistem em: I advertncia verbal; II censura; III multa;

52

IV suspenso da inscrio, at 90(noventa) dias; V cancelamento da inscrio, com apreenso da carteira profissional. 1 - Na determinao da sano aplicvel, orientar-se- o Conselho pelas circunstncias de cada caso, de modo a considerar leve ou grave a falta. 2 - A reincidncia na mesma falta determinar a agravao da penalidade; 3 - A multa poder ser acumulada com outra penalidade e, na hiptese de reincidncia, aplicar-se- em dobro. 4 - A pena de suspenso ser anotada na Carteira de Identidade Profissional do Corretor de Imveis ou responsvel pela pessoa Jurdica e se este no apresentar para que seja consignada a penalidade, o Conselho Regional poder convert-la em cancelamento da inscrio; 5 - As penas de advertncia, censura e multa sero comunicadas pelo Conselho Regional em ofcio reservado, no se fazendo constar dos assentamentos do profissional punido, seno em caso de reincidncia. Art. 40 Da imposio de qualquer penalidade caber recurso, com efeito suspensivo, ao Conselho Federal: I voluntrio, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da cincia da deciso; II ex officio, nas hipteses dos itens IV e V do artigo anterior. Art. 41 As denncias somente sero recebidas quando assinadas, declinada a qualificao do denunciante e acompanhada da indicao dos elementos comprobatrios do alegado.

Art. 42 A suspenso por falta de pagamento de anuidades, emolumentos ou multas s cessar com a satisfao da dvida, podendo ser cancelada a inscrio, de acordo com critrios a serem fixados pelo Conselho Federal. Art. 43 As instncias recorridas podero reconsiderar suas prprias decises. Art. 44 O Conselho Federal ser ltima a definitiva instncia nos assuntos relacionados com a profisso e seu exerccio. Art. 45 Aos servidores dos Conselhos Federal e Regionais de Corretores de Imveis aplica-se o regimento jurdico da Consolidao das Leis do Trabalho. 52 Art. 46 Em caso de interveno em Conselho Regional, cabe ao Conselho Federal baixar instrues sobre cessao da interveno ou realizao de eleies, na hiptese de trmino de mandato. Art. 47 O disposto no artigo 15 somente ser observado nas eleies para constituio dos Conselhos Regionais aps o trmino dos mandatos vigentes em 15 de maio de 1978.

53

Art. 48 Este Decreto entrar em vigor na data da sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Braslia(DF), 29 de junho de 1978 157 da Independncia e 90 da Repblica ERNESTO GEISEL
ARNALDO PRIETO

Вам также может понравиться