Вы находитесь на странице: 1из 14

EDUCAO E PODER EDUCATION AND POWER

Maurcio Gonalves Saliba

RESUMO Este trabalho pretende discutir o papel da escola moderna como reprodutora do sistema capitalista. Parte do pressuposto de que, de forma unssona, ela ainda vista como uma instituio indispensvel para a consolidao dos direitos individuais e para o progresso da humanidade. Mesmo assim, foi palco de luta poltica, quando identificada como aparelho ideolgico. Enquanto essa luta se travava na disputa pelo controle do monoplio ideolgico, surge, nos anos 70, uma nova teoria, baseada nas idias do filsofo francs Michel Foucault, que afirma ser o principal papel da escola o controle dos corpos dos indivduos, estando a ideologia em segundo plano, pois esse controle no se dava de forma visvel (como o ideolgico), mas atravs de operaes semiticas corriqueiras, por um poder que circula por pequenas tcnicas de controle e vigilncia que tem como escopo a fabricao do sujeito obediente, til e dcil. PALAVRAS-CHAVES: ESCOLA; EDUCAO; IDEOLOGIA E CONTROLE SOCIAL.

ABSTRACT This article intends to discuss the function of the modern school as reproducer of a capitalist system. Part of the presupposition that, in a uniform aspect, it is seen as an indispensable institution for the human being and for state progress. Even though, it was a stage of political fight when it was identified as na ideological pomp. While that fight engaged itself in a battle for the ideological monopoly control, it emerges, in the 70s, a new theory, basead on the french philosopher Michel Foucault, wich demonstrates that the main function of the school on the social control was not taking place clearly (as ideological) but, through slighly semiotical operations, by a power which circles among small techniques of control and watchfulness and it has the construction of obedient, useful and docile subject as aim. KEYWORDS: SCHOOL; EDUCATION; IDEOLOGY AND SOCIAL CONTROL.

Trabalho publicado nos Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI, realizado em Braslia DF nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2008.

3487

1 - A ESCOLA COMO FORMADORA DO HOMEM NOVO

Para compreendermos essa transformao da importncia da escola como locus ideal da aquisio da cidadania, necessrio que faamos uma retrospectiva histrica buscando sua origem. A princpio podemos encontrar o conceito na plis grega, mas quando pensamos na sua concepo moderna, devemos buscar sua gnese na gestao da sociedade industrial burguesa do sculo XVII e XVIII, onde est relacionada ao surgimento da vida na cidade em contraste com o ruralismo do perodo medieval. A ascenso da burguesia representou a tomada do poder poltico e com ele uma nova proposta de sociedade. Com John Locke o Estado de direito se ope ao poder desptico, e se estabelece como um poder poltico teoricamente neutro, que deve velar para impedir os conflitos sociais e garantir a propriedade como um direito natural. Na teoria poltica liberal de Locke, ao contrrio do absolutismo hobbesiano, o Estado no tem autoridade para governar como deseja, e os indivduos renunciam apenas ao seu direito de poder executivo, mas s o consentimento legitima o poder. Ao contrrio da submisso e renncia total dos direitos pressupostos bsicos da teoria do Estado absoluto de Hobbes, o consentimento que Locke prope no confere poderes ilimitados a algum, que para exerce-lo precisa seguir certas regras e apoiar-se na comunidade. O contrato social que estabelece direitos e deveres aos cidados e ao governante permite rebelio como forma legtima de participao poltica. Portanto, a base da teoria de Locke e do Estado liberal a defesa da legitimidade do governo somente pelo consentimento dos cidados.

Constituir o legislativo o primeiro ato fundamental da sociedade, princpio da continuao da unio de todos sob a direo de pessoas escolhidas e vnculos das leis elaboradas por estas, pelo consentimento e escolha do povo. (LOCKE, 2002, p. 145).

Vemos que, segundo Locke, o parlamento o locus do povo, que representa a participao direita dos cidados. A partir dessa concepo, abre-se o espao do cidado. O novo contrato social que pressupe o consentimento como fator de legitimao no pode se firmar numa sociedade de sditos e analfabetos. A passagem do sdito ao cidado pressupe a alfabetizao. Ler e escrever a condio bsica para o novo homem-cidado que pelo consentimento outorga poderes e legitima a ao dos governantes.

Assim, creio que uma forma de compreender a cidadania ver como ela se desenvolve juntamente com o capitalismo, pois estar tambm vinculada a viso da classe que a instaurou: a classe burguesa. (COVRE, 2002, p. 21)

3488

Essa nova concepo poltica pressupe, como j foi dito, uma nova percepo de sociedade, que pode ser observado no discurso dos iluministas. Rousseau pensou o novo homem como livre, feliz e respeitando a liberdade dos outros, para isso, buscando conciliar os interesses particulares e interesses gerais, prope um retorno a um estado natural, sem vcios, legitimados por um contrato. A formao desse homem novo, forjado para viver numa nova sociedade, de liberdade, igualdade e fraternidade, passava pelo projeto de uma escola nova e de uma pedagogia que transformaria os indivduos em cidados. Tarefa que os pesadores iluministas expressaram de forma brilhante na sua obra sntese a Enciclopdia, editada em 1751. Essa obra retrata a confiana no progresso e o entusiasmo dos intelectuais franceses na possibilidade de aperfeioamento do gnero humano, do surgimento de uma nova sociedade, opondo-se de forma radical ordem escolstica e aos privilgios da nobreza e do clero. Propunha mudanas radicais nas instituies, como forma de reformar a sociedade e o destino dos homens.

Imbudos pela atmosfera filosfica do perodo, os enciclopedistas comparam Rousseau a Hobbes, para chegar concluso que tanto um como outro exageraram. A Enciclopdia preconiza um equilbrio entre a bondade e a maldade do homem, j que a espcie humana viveria entre felicidade e desgraa, em perptua vicissitude, cercada de limites que no pode transpor. Tomando a vontade humana com um dos atributos que o singulariza, o homem assim definido por Diderot: ser que sente, reflete, pensa, que passeia livremente na superfcie da terra, que parece ser superior a todos os outros animais que domina, que vive em sociedade, que inventou as cincias e as artes, que tem uma bondade e uma maldade prpria, que a si mesmo se deu mestres, que fez leis para si. (BOTO, 1996, p. 42)

Percebe-se, na definio da natureza humana enunciada por Diderot, a importncia poltica do projeto de educao dos enciclopedistas. O tom proftico da idia de reformar o homem para reformar a sociedade intensificado a partir do sculo XVIII. A idia de educao passa a ser acompanhada do tema de engrandecimento da nao e, nesse contexto, como uma questo de Estado. Como vemos, educao como obrigao estatal um debate contemporneo mas que tem sua gnese no movimento iluminista.

a instruo obrigatria constitui uma possibilidade nica de fazer que todas as crianas, seja qual for sua origem, vivam do mesmo modo e, nesse sentido, formem uma comunidade ainda que por alguns anos com a condio de que as distines de classe e de fortuna no se prolonguem mais oficialmente no interior do colgio, como era o caso do sculo XVII(...). (DIDEROT, apud BOTO, 1996, p.52)

3489

A educao para todos, agenciada pelo Estado, o pressuposto da utopia da igualdade. A eliminao do que os iluministas consideravam no Antigo Regime como um modelo arcaico de privilgios e obscurantismo, e a criao da nova sociedade passa pelo projeto de uma nova escola. Uma proposta de escola laica, gratuita, obrigatria para ambos os sexos e pblica passa a ganhar fora durante a Revoluo Francesa. Influenciados pela idias da Enciclopdia, os revolucionrios radicalizaram o tema da educao exaltandoa como forma de fortalecer o esprito pblico e a unidade nacional.

Os discursos de Robespierre a respeito da necessidade do culto ao Ser Supremo como estratgia de sacralidade patritica acenavam com freqncia para o corolrio de uma pedagogia cvica a modelar os futuros cidados republicanos. O homem novo deveria ser, pois, educado pela ptria e para a nao (...). (BOTO, 1996, P. 100).

Sob esse arcabouo foi construdo o modelo pedaggico ocidental, alicerando-se na crena de que a racionalizao, a cincia e a instruo assegurariam a liberdade da conscincia e a felicidade. Se por um lado, no contexto da luta revolucionria, a educao era uma arma, da burguesia contra os privilgios da nobreza, contra a ignorncia e os mitos que dominavam o imaginrio popular e legitimavam o poder absoluto, por outro expressava a crena de que uma nova era chegara, e com ela um novo homem. Somente a educao, atravs da difuso do conhecimento, teria o poder de emancipar o homem e form-lo moralmente para a vida social. As propostas oriundas da revoluo preconizam a Educao como uma questo nacional, portanto obrigao do Estado, obrigatria a todas as crianas e as conseqentes punies para os pais que a negligenciasse. Essas propostas foram longamente debatidas no processo revolucionrio francs pois as idias pedaggicas centradas na igualdade essencial entre os homens expressavam um projeto progressista e radical para a poca. Em outros termos, a burguesia ao criar os sistemas nacionais de ensino, definiu a escolarizao obrigatria, gratuita e laica como uma das condies para a consolidao da ordem democrtica.

2 - A ESCOLA COMO ESPAO DE LUTA POLTICA

Como vimos, a escola foi gestada como utopia de libertao e igualdade. Ela expressa de forma ilusria a evoluo civilizatria do homem e da sociedade. A prpria histria dos colgios nos ilude sobre seu sentido evolucionista.

3490

No sculo XIII, os colgios eram asilos para estudantes pobres, fundados por doadores. Os bolsistas a viviam em comunidades, segundo estatutos que inspiravam em regras monsticas. No se ensinava nos colgios. A partir do sculo XV, essas pequenas comunidades democrticas tornaram-se institutos de ensino, em que uma populao numerosa (e no mais apenas os bolsistas da fundao, entre os quais figuravam alguns administradores e professores) foi submetida a uma hierarquia autoritria e passou a ser ensinada no local. (ARIS, 1981, p. 169).

Se a evoluo da instituio escolar est ligada a uma evoluo paralela do sentimento das idades, da infncia, e da famlia, como vimos no discurso dos revolucionrios da Frana, desde o sculo XVIII a escola tornou-se o lugar ideal infncia. As crianas parecem ser seres destinados escola2. Essas duas instituies, famlia e escola, cobrem todo o perodo da infncia-adolescncia e so destinados formao dos adultos com comportamentos socialmente aceitos. Em quase todos os pases, principalmente os integrados ordem capitalista sucederam-se reformas no ensino buscando propiciar um ingresso cada vez maior da populao as escolas. A escola, j na metade do sculo, deixou de ser privilgio de uma elite para tornar-se uma instituio de carter popular e aberta a todas as camadas sociais. Essa nova escola, organizada em colgios, surge atrelada ao capitalismo, com suas diretrizes ditadas pela civilizao industrial, e reproduz a ideologia da classe dominante, vinculando-se diretamente preparao das classes populares ao sistema fabril. Ela foi paulatinamente ocupando nesse sistema um lugar cada vez mais orgnico e funcional.

Como revoluo poltica, a Modernidade gira em torno do nascimento do Estado moderno, que um Estado centralizado, controlado pelo soberano em todas as suas funes (...). Como revoluo social, promove a formao e afirmao de uma nova classe: a burguesia, que nasce nas cidades e promove o novo processo econmico (capitalista), assim como delineia uma nova concepo do mundo (laico e racionalista) e novas relaes de poder. (...) Tudo isso implica e produz tambm uma revoluo na educao e na pedagogia. (...) Mas mudam-se tambm os meios educativos: toda a sociedade se anima de locais formativos, alm da famlia e da igreja, como ainda da oficina; tambm o exrcito, tambm a escola (...) (Cambi, 1999, p. 197-198).

Concretamente, no momento em que todas as crianas so aglutinadas em colgios, a classe hegemnica tem a possibilidade de expandir sua ideologia da ordem e da produtividade. esse papel de reprodutor da ideologia dominante que ser alvo de crtica e de disputa. Segundo os tericos da luta de classes, a luta poltica passa efetivamente pela conquista ideolgica das classes populares e, dessa forma, a escola torna-se palco desse batalha. Alm do campo da disputa poltica, toda a crtica escola se dar em termos pedaggicos, ou seja, como e o que ser ensinado nas escolas. A

3491

classe liberal burguesa busca manter sua hegemonia atravs de modernizaes pedaggicas, articulando e atrelando o interesse dos dominados com os seus. Desde o sculo XVIII, quando acontece a escolarizao em massa, a educao tem assumido uma variedade enorme de formas: religiosa; tradicional; nacionalista; liberal; centradana-criana; socialista; comportamentalista; fascista; construtivista; pedagogia crtica, etc. Um exemplo claro desse processo o movimento da Escola Nova que, na verdade, teve um carter progressista em relao escola tradicional, mas que pode ser visto tambm como um rearranjo burgus na sua estratgia de manuteno e controle hegemnico da ideologia dominante. Todas essas reformas educacionais baseavam-se em prticas e pressupostos ortodoxos da modernidade, baseados na crena na escola como instrumento transmissor de conhecimentos e verdades. Por outro lado, a luta poltica dos dominados tem o processo inverso, pois busca desarticular os interesses dominantes e rearticul-los em torno dos seus interesses. Nesses termos, a escola pode ser compreendida no quadro da luta de classes, pois enquanto aparelho ideolgico, um instrumento da burguesia na luta ideolgica contra o proletariado3. Portanto, mesmo crendo que o modelo de escola atual um avano civilizatrio, a crtica se estabelece e fica restrita ao campo pedaggico e ideolgico. Em nenhum momento a escola, na sua organizao fsica e disciplinar alvo dessa batalha. Toda a dominao poltica envolvida em sua organizao burocrtica e sua coero moral, como forma de controle e conformao social, se diluem no seu suposto cientificismo e na sua racionalizao organizacional, cujos procedimentos se assemelham a uma linha de produo.

De tudo o que foi dito, conclui-se que a importncia poltica da educao reside na sua funo de socializao do conhecimento. realizando-se na especificidade de que lhe prpria que a educao cumpre a sua funo poltica. (SAVIANI, 2000, p. 88)

Se pensarmos em pases que passaram por revolues de carter socialista, contrria ordem capitalista, veremos que a escola continuou organizada da mesma maneira. A mudana se deu prioritariamente no campo pedaggico. Se observarmos o seu modelo escolar veremos que sua organizao, suas prticas, seus mtodos, suas tcnicas e suas regras so exatamente as mesmas dos pases capitalistas.

pela aprendizagem de alguns saberes contidos na inculcao macia da ideologia da classe dominante que, em grande parte, so reproduzidas as relaes de produo de uma formao social capitalista, ou seja, as relaes entre explorados e exploradores. Os mecanismos que produzem esse resultado vital para o regime capitalista so naturalmente cobertos e dissimulados por outra ideologia da Escola universalmente aceita, que uma das essenciais da ideologia burguesa dominante: uma ideologia que representa a Escola como neutra, desprovida de ideologia (uma vez que leiga), onde os professores, respeitosos da conscincia e da liberdade das crianas que lhes so

3492

confiadas (...) pelos pais (...), conduzem-nas liberdade, moralidade, responsabilidade adulta pelo seu exemplo, conhecimentos, literatura e virtudes libertrias. (ALTHUSSER, 1987, p. 80).

A crtica ao papel da escola sempre se localizou na sua atuao como aparelho reprodutor da ideologia dominante. A ideologia foi sempre a grande vil da educao e o alvo preferencial das disputas entre as teorias de esquerda e a direita. Destarte o poder ideolgico da escola era visvel e identificado como uma extenso do Estado. Para a esquerda, a derrocada do controle burgus dependia do assalto ao Estado e a destruio de seus aparelhos repressivos, como o exrcito e a polcia, e ideolgicos, como a religio e a escola. No Brasil vrias teorias educacionais eram criticas com relao ao capitalismo, e apelavam conscientizao. Nesse aspecto, Paulo Freire foi nosso representante mais importante.

(...) Esta nos parecia uma das grandes caractersticas de nossa educao. A de vir enfatizando cada vez mais em ns posies ingnuas, que nos deixam sempre na periferia de tudo o que tratamos. Pouco ou quase nada, que nos leve a posies mais indagadoras, mais inquietas, mais criadoras. Tudo ou quase tudo nos levando, desgraadamente, pelo contrrio, passividade, ao conhecimento memorizado apenas, que no exigindo de ns elaborao ou reelaborao, nos deixa em posio de inautntica sabedoria. (FREIRE, 1989, p. 95/6).

Em suma, o poder sempre esteve em lugares de fcil visibilidade, e se dava de forma repressiva ou ideolgica, tendo a escola um papel importante na manuteno da ordem capitalista. a classe hegemnica que define quais sero os saberes dignos de serem transmitidos e apreendidos, eliminando outros que segundo deciso arbitrria so indignos.

1. toda a ao pedaggica (AP) objetivamente uma violncia simblica enquanto imposio, por um poder arbitrrio, dum arbtrio cultural. (BOURDIEU, 1975, p. 24).

Se a educao ou a escolarizao sempre foi vista como neutra e apenas o conhecimento transmitido era o foco da discusso, podemos perceber uma mudana no foco dessa discusso com o surgimento das teorias do filsofo francs Michel Foucault. Para ele, mais importante que servir como veculo para a difuso da ideologia da classe liberal burguesa, as prticas e a organizao escolar servem como forma de normalizao do comportamento dos sujeitos e de controle social. Isso quer dizer que sua fora no est apenas na reproduo da ideologia dominante, mas principalmente no controle do comportamento dos indivduos. Para Foucault, o Estado moderno j nasce com o desejo

3493

de governar e controlar toda a sociedade, ou seja, o Estado moderno tem que resolver o problema da governabilidade.

(...) mas ao mesmo tempo a exerce segundo um novo itinerrio que o da microfsica do poder, ou seja: um poder que age em muitos espaos do social, de forma capilar, microlgica justamente, e que penetra nas conscincias atravs de corpos, atravs do controle minucioso dos gestos, posies, atitudes fsicas, estabelecendo a ordem de uma disciplina, tornando, assim, os sujeitos dceis, possudos e guiados pelas finalidades do poder. O indivduo controlado a partir do corpo, mas para tornar dcil, tambm, e sobretudo, a sua conscincia. (CAMBI, 1999, p. 202).

Foucault no nega na escola o carter de retransmissora da ideologia da classe dominante, mas vai alm, mostra que essa a face visvel do seu poder, mas, sua real fora a de modeladora dos desejos e do comportamento dos indivduos, localizando-se ao nvel disciplinar e no terico. O mais importante para o sistema que o adulto seja domesticado e que suas funes produtivas sejam executadas sem resistncias ou desvios. Desse modo, a disciplina quebra a resistncia dos indivduos ao trabalho desumanizante do capitalismo, criando o indivduo til e dcil, cujo tempo de vida se transformou em fora de trabalho.

O indivduo moralmente apto a viver no sistema capitalista, aquele que se regule, em primeiro lugar pelo hbito criado na mecnica dos gestos e condutas, em segundo lugar, pela culpa, pelo sentimento de desvio moral com relao ao social, em terceiro lugar, pelo julgamento de seus pares e iguais. O indivduo assim formado tende a reagir, diante de qualquer reao afetiva ou comportamental discordante do seu meio, com uma extrema sensao de desconforto e aflio. (COSTA, 1987, p. 200).

Para Foucault, a sociedade ocidental, da era da revoluo industrial, no manteria sua ordem apenas baseada na lei. Para isso, ele diz que mais importante que a lei, na manuteno da ordem social, a norma a maior responsvel pela criao dos padres de comportamento social. Como todos sabemos, a ordem da lei tenta obstruir o comportamento indesejvel se impondo pela represso, pela negao e por um poder essencialmente punitivo e coercitivo. A norma, ao contrrio desse efeito negativo e visvel, age margem da lei, empregando uma tecnologia de sujeio prpria. Visa prioritariamente a preveno, atravs da regulao, do controle, incentivando, majorando, extraindo e diversificando comportamentos e sentimentos at ento imperceptveis, produzindo novos comportamentos e caractersticas sentimentais e sociais. Os mecanismos da norma so implantados socialmente por vrias instituies, tais como a famlia, o exrcito, a priso, o hospital, e a escola. Mas o que nos interessa analisar aqui o mecanismo de controle do sistema escolar. Mais do que reprodutor da

3494

ideologia da classe dominante, o poder poltico da escola se encontra na sua capacidade de transformar os indivduos em adultos dceis, preparados para suportarem resignados todas as adversidades do sistema capitalista.

So necessrias duas coisas para que se forme a sociedade industrial. Por um lado preciso que o tempo dos homens seja colocado no mercado de trabalho, oferecido aos que o querem comprar, e compr-lo em troca de um salrio; e preciso, por outro lado, que esse tempo dos homens seja transformado em tempo de trabalho. (FOUCAULT, 1999, p. 116).

Portanto, seguindo os conceitos de Foucault (1999), para formar o indivduo apto a viver no sistema capitalista e industrial, a escola tem um papel fundamental. Primeiramente, juntamente com as demais instituies, tem a funo de controlar o tempo das pessoas, se encarrega da quase totalidade do tempo de vida das pessoas. Todo o tempo controlado por meio de chamadas, sinais, verificaes de presenas, sendo punida por atrasos e recompensadas pela pontualidade. Antes de colocar o seu tempo disposio do mercado de trabalho, essas pessoas o colocam a disposio da escola, que as treinar e as disciplinar para o trabalho rotineiro da produo. A segunda funo da instituio escolar, segundo Foucault (1999), controlar o corpo dos indivduos. Mas como controlar o corpo? Se o controle do tempo faz com que o tempo dos homens e da sua vida se transforme em fora de trabalho, a escola tem que fazer com que o corpo dos homens se torne fora de trabalho. Ou seja, necessrio que os indivduos no aceitem apenas colocar seu tempo disposio do trabalho, mas tambm que adquiram aptides e qualidades. O corpo dos indivduos deve ser formado, qualificado como corpo capaz de trabalhar. A terceira funo da escola e o da micropenalidade. Ou seja, o poder que se tem de punir e recompensar. No interior dessa instituio funciona um micro poder judicirio, onde um pequeno tribunal permanentemente julga, avalia, classifica e compara.

O sistema escolar tambm inteiramente baseado em uma espcie de poder judicirio. A todo o momento se pune, se recompensa, se avalia, se classifica, se diz quem o melhor, quem o pior. Poder judicirio que por conseguinte duplica de maneira bastante arbitrria, se no se considera sua funo geral, o modelo do poder judicirio. Por que para ensinar alguma coisa a algum, se deve punir e recompensar?. (FOUCAULT, 1999, p. 121).

Dessa maneira, fica claro, no sistema escolar, a sua funo de controladora dos padres de comportamento, pois nela o respeito pela disciplina e a ordem mais valorizado do que a criatividade, a liberdade e o famigerado senso crtico. O individuo escolarizado permanentemente examinado, pois se encontra vigiado por todos os lados. Qualquer

3495

comportamento divergente rapidamente detectado e a vigilncia passa a ser mais severa. Distribudos em carteiras e fileiras, cada um possui seu espao prprio, onde pode ser localizado, produzindo uma visibilidade que traz a sensao da vigilncia constante e rotineira, prolongando seus efeitos de submisso para fora do espao escolar. Atravs de toda essa normalizao disciplinar produz-se o adulto til e dcil, transformando o seu tempo e sua vida em fora produtiva. O autodisciplinamento a finalidade da escola moderna, cujo modelo institucional imprescindvel na sociedade capitalista. Educar sujeitar os alunos a poderosas tcnicas de hierrquicas de vigilncia, exame e avaliao.

De forma crescente, a pedagogia tem enfatizado o autodisciplinamento, pelo qual os estudantes devem conservar a si mesmos e aos outros sobre controle. Segundo Foucault, as tcnicas/prticas que induzem a esse comportamento podem ser chamadas de tecnologias do eu. Essas tecnologias agem sobre o corpo: olhos, mo, boca, movimento. Por exemplo, em muitas salas de aula, os estudantes depressa aprendem a levantar as mos antes de falar em classe, a conservar seus olhos sobre o seu trabalho durante um teste, a conservar seus olhos no professor, a dar a aparncia de estar escutando quando o professor est dando instrues, a permanecer em suas carteiras. Podemos dizer que as pedagogias produzem regimes corporais polticos particulares. (SILVA, 1999, p. 14).

Dessa forma, Foucault nos faz refletir sobre o poder poltico da escola. Ele desloca nossa preocupao da ideologia para a pedagogia e as relaes de poder no interior da escola. Assim, essas relaes de poder so imanentes educao, surgem no apenas nos discursos, mas, sutilmente, em toda a prtica educativa. Toda a nossa convico do papel libertador da escola se retrai quando percebemos que o seu poder invisvel e dissimulado. Enquanto discutamos o papel ideolgico da escola, o poder de controle e de submisso est onde nunca foi procurado. Professores que julgavam trabalhar contedos extremamente crticos e libertrios se depararam utilizando prticas educacionais que anulavam toda a capacidade individual de reao, e ao contrrio de estar preparando o cidado crtico e participativo, cauteriza a liberdade individual, produzindo sujeitos governveis, dceis e instrumentais nas mos do Estado. Enfim, a disputa poltica-ideolgica que se travou em torno da escola4, como possibilidade de mudana social, nos parece agora constituda de uma miopia crnica. Enquanto nos preocupvamos apenas com o discurso pedaggico, no conseguamos avaliar a extenso poltica de nossas prticas. Mesmo com o discurso de criarmos cidados crticos, etc, colaboramos na vigilncia, na normalizao e no exame a que foram submetidos nossos alunos. O moderno modelo escolar, que nos parecia como expresso e reflexo do progresso da cincia pedaggica, nos mostra hoje eivado de tticas de controle e dominao. Ao contrrio da educao nos dar a liberdade, pois nos tornava seres mais racionais, nos livrando dos mitos e crendices, ela nos toma a liberdade e nos transforma em sujeitos dceis e obedientes, sem capacidade de reao ou indignao.

3496

Como profissionais da educao, devemos repensar nossas prticas. Como organiz-las de tal modo que produzam, realmente, cidados participativos e no apenas sujeio e obedincia. Onde se localizam as possibilidades de liberdade. Como ser possvel uma ao que desmobilize esse poder que silenciosamente e eficientemente controla a todos os indivduos? Essas perguntas ainda no encontraram respostas. As discusses esto se ampliando, mas no h ainda nenhuma certeza sobre a profundidade das reformas e qual deve ser o novo modelo escolar. No momento o grande desafio dos professores traar alternativas em cooperao com os indivduos marginalizados, cujas organizaes e vozes tem sido caladas pela lgica da normalidade que uniformiza os comportamentos e os sentimentos. O filme Sociedade dos poetas mortos pode nos dar uma idia da dificuldade de se aplicar uma pedagogia realmente libertria. O filme mostra a luta de um professor (Keating), numa escola tradicional dos E.U.A. (Welton), rompendo com a pedagogia da vigilncia e buscando a desmontagem da estratgia de controle. Nele percebemos como esse poder est fortemente organizado. A todo momento os prprios alunos sentem medo da liberdade e do descontrole.

Keating ajuda a re-colocar os corpos dos estudantes de modo contra os quais o sistema de Welton se defendia. Enquanto eles sentavam feito robs, com as mos sobre as carteiras, de postura ereta, eqidistantes uns dos outros, as concentraes de Keating no corredor eram mais informais, desorganizadas e flexveis. A academia de Welton enrijece as atitudes do corpo; Keating as expande. (...) Em Welton, com as carteiras organizadas em fileiras eqidistantes voltadas para a frente da sala, um professor capaz de supervisionar mais eficazmente os corpos dos alunos. (...) Keating rompe com a pedagogia da vigilncia ao realizar aulas em corredores, quadras de esportes, praas. E quando ele conduz discusses em sala de aula por exemplo, sobre a importncia da poesia , agacha-se no cho enquanto os alunos continuam de p, olhando-o de cima, o que sugere uma ruptura de suas relaes no que se refere ao corpo. (MACLAREN, 1999, p. 221-2)

O filme nos faz refletir sabre as possibilidades do descontrole, da tentativa de uma renovao pedaggica que liberte os indivduos da escolarizao pela escolarizao. Mostra que os alunos resistem ao cdigo normativo da escola. Eles tm dificuldades para aceitar a desorganizao provocada pelo professor, pois j esto acomodados nos seus lugares estabelecidos e auto-vigiados. So vtimas da escolarizao que concede a cada indivduo um lugar determinado, onde a chave do sucesso reside na obedincia autoridade e a sujeio cega s normas. Em suma, a luta poltica por uma sociedade mais justa e igualitria, passa efetivamente pela escola. Mas, apesar de importante, no est restrita apenas a uma disputa ideolgica. A dominao se d de forma mais sutil e dissimulada. Temos que conhecer todo esse processo de dominao para termos um interesse constante na liberdade. Para isso, como educadores, devemos construir, na relao com o aluno ou com o outro,

3497

condies menos opressivas, onde possa ser cultivada a capacidade do indivduo de modelar sua vida e sua existncia. S assim poderemos criar um modelo de escola que permita aos alunos o acesso aos valores hedonistas, ldicos e criativos.

3 CONSIDERAES FINAIS

Consagrada historicamente como um direito fundamental, e incorporada em todas as constituies democrticas do sculo XIX e XX, neutralizou-se o direito educao e jamais se pensou nas relaes de poder no ato pedaggico. Ficou-se restrito, durante sculos, crtica dos discursos ideolgicos e no se observou na escolarizao sua ntima relao com o controle social e a criao de indivduos adaptados mquina. O grande paradoxo jurdico se expressa na obrigatoriedade da escolarizao como defesa dos direitos fundamentais e humanos e, ao mesmo tempo, confinando os indivduos um modelo educacional provocava a desumanizao. Quando Foucault denunciou os mecanismos ocultos da escola, traados em seu livro Vigiar e Punir, a comparou com a priso. Afirmou que a estrutura arquitetnica escolar era a mesma da priso e estava voltada para a vigilncia e controle de seus alunos ou prisioneiros. Se observarmos atravs desse conceito, nossa constituio, sob o manto da proteo individual, condenou geraes e mais geraes priso. Destarte no estamos afirmando que se a constituio proibisse a escolarizao teria protegido os indivduos, mesmo porque sabemos que no h sada sem a educao e, principalmente, a transmisso do conhecimento acumulado. Mas com certeza, para uma sociedade mais justa e igualitria, precisamos deixar de acreditar em instituies neutras, uma vez que esto sempre inseridas nas relaes de poder. preciso que os profissionais das mais diversas reas da cincia tenham a capacidade de compreender a sociedade como uma rede de poder e de conflitos. preciso desconfiar da anlise do poder que estejam centradas apenas nas relaes econmicas ou no Estado e busc-las nas prticas cotidianas. Para que a justia do sculo XXI ser realmente efetiva deve levar sempre em considerao a afirmao de Foucault com relao ao poder. Segundo ele o poder s se mantm e aceito porque ele no pesa s como a fora que diz no, mas que ele positivo, produtivo e induz ao prazer.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

3498

ARIS, P. Histria Social da Criana e da famlia. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara, 2 ed. 1981.

BOTO, C. A escola do homem novo. Entre o iluminismo e a Revoluo Francesa. So Paulo. Ed. Unesp, 1996.

BOURDIEU, P & PASSERON, J.C. A reproduo: elementos para teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro. Ed. Francisco Alves, 1975.

CAMBI, F. Histria da pedagogia. So Paulo. Ed. Unesp, 1999.

COSTA, J. F. Ordem Mdica e Norma Familiar. Rio de Janeiro. Ed. Graal, 3 ed. 1987.

COVRE, M. L. M. O que cidadania. Coleo Primeiros Passos. So Paulo. Ed. Brasiliense, 2002.

ENGUITA, M. F. A face oculta da escola. Porto Alegre. Ed. Artes Mdicas, 1989.

FOUCAULT, M. A verdade e as formas jurdicas. Rio de Janeiro. Ed. Nau, 1999.

FOUCAULT, M. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro. Ed. Graal, 1978. FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: histria das violncias nas prises. Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 1987.

FREIRE, P. Educao como prtica de liberdade. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra, 1989.

3499

GHIRALDELLI, P. Infncia, educao e neoliberalismo. So Paulo. Ed. Cortez, 1996.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. So Paulo. Ed. Martin Claret, 2002.

MCLAREN, P. Utopias provisrias. Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 1999.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas. Ed. Autores Associados, 2000.

SILVA, T.T. O sujeito da educao: estudos foucaultianos. Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 1999.

1 Slogan de todas as propostas pedaggicas. 2 Cf. Ghiraldelli Jr. P. Infncia, Educao e Neoliberalismo. So Paulo, Cortez, 1996, p.20. 3 Cf. Saviani, D. Escola e Democracia. Campinas, Editora Autores Associados, 2000, p. 28. 4 s lembrarmos toda a represso sofrida por professores durante o perodo da ditadura militar brasileira de 1964.

3500

Вам также может понравиться