Вы находитесь на странице: 1из 10

REINO PLANTAE

Compreende organismos auttrofos fotossintetizantes, que diferem das algas por apresentar tecidos e rgos bem diferenciados. Apresentam clulas revestidas com parede celular, com cloroplastos contendo clorofila e que armazenam amido como substncia de reserva; possuem incapacidade de locomoo. Evidncias indicam que as plantas se originaram de organismos semelhantes s atuais algas verdes, em que mutaes produziram estruturas que, submetidas seleo natural, permitiram a adaptao ao ambiente terrestre: - as razes fixam as plantas ao solo e absorvem gua e sais minerais; - a poro area das plantas, representada pelo caule e folhas, possibilita a captao de energia luminosa, que, convertida em energia qumica, empregada na produo de matria orgnica; - os vasos condutores de seiva so tubos internos que garantem a circulao e a distribuio de substncias; - os tecidos de sustentao mantm as plantas eretas; - os tecidos de revestimento diminuem a perda de gua e realizam trocas gasosas com o ambiente.

Figura 1: Cladograma da evoluo dos vegetais.

Classificao: O termo criptgama (do grego kripts, escondido, e gmos, casamento) significa rgos reprodutivos escondidos ou pouco evidentes. O termo fanergama (do grego phaners, visvel, evidente, e gmos, casamento) significa rgos reprodutivos evidentes. As plantas fanergamas tambm so conhecidas como espermatfitas (do grego sprma, semente, e phytn, plantas), que significa plantas com sementes.

Brifitas

-> So vegetais de pequeno porte, que no apresentam vasos condutores (so avasculares), nem possuem raiz, caule e folhas verdadeiros. Apresentam estruturas simples, chamadas rizoide, cauloide e filoide.

Figura 2: Estrutura de uma brifita. Fonte: www.brasilescola.com

-> Representantes:

Musgos

Hepticas

Antceros

-> Habitam ambientes midos e sombreados; sem representantes marinhos.

-> Nutrio: a absoro de gua e sais do solo feita por rizoides (estrutura semelhante raiz). A distribuio da gua absorvida ocorre por simples difuso clula a clula, pois no h vasos condutores.

-> Dependncia da gua: - absoro de gua e sais, que se d por todo o corpo, sendo um processo muito lento o que limita o crescimento da planta. - reproduo, pois os gametas masculinos precisam da gua para nadar at a planta feminina.

-> Reproduo ou Ciclo de vida: - Assexuada: = fragmentao (pedao de um indivduo gera novos gametfitos).

- Sexuada: = apresenta alternncia de geraes haplide (n) e diplide (2n), chamada respectivamente, de etapa gametfito e esporfito. A etapa gametfito (forma gametas) predominante sobre a etapa esporfito (forma esporos). Esporfito: a planta libera esporos que ao chegarem ao solo se desenvolvem em plantas femininas ou masculinas. Gametfito: nessa etapa, as plantas masculinas produzem gametas masculinos que nadam em direo aos gametas femininos, produzidos pelas plantas femininas. Depois que se encontram, os gametas se fundem (fecundao) e deles se origina uma estrutura que vai produzir e liberar esporos, os quais formam novas plantas.

Figura 3: Ciclo de vida de um musgo. Fonte: Apostila Anglo, 7 ano, 2013.

Pteridfitas (grego: vegetal com forma de embrio)

-> Plantas de pequeno porte (maioria), vasculares ou traquefitas (possuem vasos condutores), com corpo em forma de cormo (raiz, caule e folhas verdadeiras). As sementes, flores e frutos ausentes.

-> Representantes:

Avencas

Samambaias

Cavalinhas

Licopdios

Selaginelas

* Vasos condutores -> so tecidos de conduo. Xilema: transporta uma soluo de gua e sais minerais (seiva bruta) das razes at as folhas. Floema: transporta uma soluo de acares e outros compostos orgnicos (seiva elaborada) das folhas, onde produzida, para as demais partes da planta.

-> Habitam locais midos e sombreados. H espcies epfitas, aquticas (gua doce) e de terra firme (ambiente desmatado).

-> Reproduo: - Assexuada: brotamento (muitas sp.), atravs de pontos vegetativos no rizoma.

- Sexuada: = apresenta alternncia de geraes haplide (n) e diplide (2n), chamada respectivamente, de etapa gametfito e esporfito. A etapa esporfito (forma esporos) predominante sobre a etapa gametfito (forma gametas).

Figura 4: Ciclo reprodutivo de uma samambaia. Fonte: Apostila Anglo, 7 ano, 2013.

Gimnosperma (grego: semente no protegida por fruto)

-> Plantas vasculares com sementes nuas, desprovidas de frutos e de tamanhos variados. Apresentam gros de plen (independncia da gua) e estrbilo (correspondente s flores).

-> Classificao: Filo Coniferophyta (conferas: araucrias,

pinheiros e ciprestes)

Filo Cycadophyta (cicas)

Filo Gnetophyta (gnetfitas)

Filo Ginkgophyta (gincfitas)

-> So tipicamente terrestres. Adaptam-se bem a regies temperadas, onde formam grandes florestas.

-> Reproduo (ou ciclo de vida): - Assexuada: = estaquia (propagao a partir de pedao de caule).

- Sexuada (mais comum): apresenta alternncia de geraes haplide (n) e diplide (2n), chamadas respectivamente, de etapa gametfito e esporfito.

Figura 5: Ciclo reprodutivo do pinheiro (Gimnosperma). Fonte: gimnosperma305.blogspot.com

Angiospermas

-> Plantas vasculares, com flores, frutos, sementes e gros de plen. Diferem das gimnospermas por apresentar frutos, que abrigam e protegem as sementes. Apresentam tamanhos variados (capins, arbustos, rvores, etc.).

-> So abundantes e diversas, habitando solo, gua, sobre e outras plantas (parasitas ou inquilinas).

Figura 6: Estrutura de uma angiosperma. Fonte: gminospermaseangiospermas.blogspot.com; www.not1.com.br; www.educadores.diaadia.pr.gov.br

-> Classificao: com base, principalmente, no nmero de cotildones presentes na semente. Os cotildones so folhas embrionrias cuja funo armazenar ou transferir nutrientes da semente para o embrio. Monocotiledneas: apresentam um nico cotildone ligado ao embrio.

Representantes: gramneas, palmeiras e orqudeas. - Dicotiledneas: apresentam dois cotildones ligados ao embrio. Representantes: demais grupos.

Figura 7: Diferenas entre monocotiledneas e dicotiledneas. Fonte: ensinodematemtica.blogspot.com

-> Reproduo: - Assexuada: em geral, as angiospermas so capazes de se reproduzir assexuadamente por propagao vegetativa. Exemplo: Estaquia, mergulhia, alporquia, exertia.

- Sexuada: semelhante a das gimnospermas. A fase predominante do ciclo a esporoftica (diplide). Ao atingir a maturidade sexual, os esporfitos produzem estruturas reprodutivas especializadas, chamadas flores.

Figura 8: Ciclo reprodutivo de Angiosperma.

FONTES CONSULTADAS

Apostila Anglo. 7 ano. 2013.

Amabis, J.M.; Martho, G.R. Biologia dos Organismos. 2 ed. So Paulo: Moderna, 2004.

Amabis, J.M.; Martho, G.R. Fundamentos da biologia moderna. 2 ed. rev. So Paulo: Moderna, 1997.

Gewandsznajder, F. Cincias: a vida na Terra. 1 ed. so Paulo: tica, 2002.

Sites:

Infoescola: navegando e aprendendo. Disponvel: http://www.infoescola.com/biologia/

S Biologia. Disponvel: http://www.sobiologia.com.br/

Suapesquisa.com.Disponvel: http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/virus.htm

Вам также может понравиться