Вы находитесь на странице: 1из 3

Fios de Sutura

Conceito O fio de sutura uma estrutura flexvel, com formato circular e que apresenta um dimetro reduzido. Pode ser de material sinttico, de fibras vegetais ou de material orgnico. Mesmo sendo uma estrutura to simples um elemento da maior importncia dentro da cirurgia, pois parte essencial da sutura e dos ns cirrgicos. Sempre importante lembrar que todos os fios de sutura so vistos como corpos estranhos em nosso organismo, assim iro produzir um tipo de reao local. Porm existem particularidades de cada fio e, desta forma, alguns causam maior reao e outros, menor reao. Classificao Os fios de sutura podem ser convenientemente divididos em dois grupos maiores: os absorvveis e os no-absorvveis ou inabsorvveis. Como o prprio nome evidencia, os absorvveis so aqueles que por algum processo orgnico sero absorvidos e desta forma deixaram de existir naquele local, sendo que este processo varia em tempo e modo de reabsoro conforme o fio utilizado. Alguns fios absorvveis so banhados com outras substncias para aumentar seu tempo de absoro, assim permanecendo mais tempo no local. J os inabsorvveis so aqueles cujo material no pode ser absorvido pelo organismo, sendo assim permanecer no local aplicado indefinidamente ou at que seja retirado mecanicamente. O modo pelo qual os fios absorvveis vo ser reabsorvidos varivel. Porm os dois maiores mecanismos de absoro resultam da degradao dos fios. Os fios de origem biolgica, como o Catgut, so gradualmente digeridos por enzimas teciduais. Os fios manufaturados de polmeros sintticos so geralmente quebrados por hidrolases e aps absorvidos. Aspectos Positivos e Negativos dos Fios de Sutura Mais Usados na Prtica Cirrgica: - Catgut: o fio que causa maior reao inflamatria local. Isso ocorre devido ao fato de ele ter origem animal (carneiro e bovino), contendo assim protenas estranhas ao nosso organismo. Alm disso, um fio que tem reabsoro irregular, baixa fora tensil, afrouxa os ns e tem rpida degradao na presena de infeco. O seu ponto positivo o custo. A diferena entre o Catgut simples e o cromado o fato de o Catgut cromado ser banhado com sais de c. Crmico, o que proporciona um maior tempo para haver sua total absoro. - Dexon , Vicry l e Polivicry l : so fios multifilamentares absorvidos atravs de hidrlise e por isso dependem somente do grau de umidade do tecido para serem degradados. De positivo apresenta uma boa fora tensil inalterada at 15 dias depois da sutura, tempo de absoro prolongado, baixa reao inflamatria e isento de capilaridade (no abre n). De negativo podemos dizer que eles apresentam um custo elevado, mais caro que o Catgut.

- Seda: multifilamentar e de origem animal. De positivo apresenta um fcil manuseio, boa flexibilidade e ns seguros. De negativo podemos dizer que ele um potencializador de infeces, por causa de sua origem animal. Porm causa menos reao inflamatria que o Catgut. - Mononylon e Prolene : so fios sintticos. Causam mnima reao inflamatria e mantm a fora tensil. De indesejvel pode-se dizer que eles tem um baixo coeficiente de frico (ns inseguros e necessitando maior nmero de semi-ns), pouca flexibilidade e alto grau de capilaridade nas formas multifilamentares. - Ao inoxidvel: o fio mais inerte, isto , o fio que causa menor reao inflamatria local. Tambm o que possui maior fora tensil. De indesejvel pode-se observar que ele pouco malevel, de difcil manuseio e incomodo para o paciente. Usado quase exclusivamente em sntese ssea. Particularidades do Fio Ideal O fio ideal seria aquele que pudesse ser usado em qualquer cirurgia e agrupase as seguintes caractersticas: manipulao confortvel, grande resistncia tenso, reao tecidual mnima, no proporciona infeco, origem a ns firmes, no se rompe, no h encurtamento ou estiramento excessivo, no eletroltico, no capilar, no alrgico, no carcinognico, pode ser esterilizado sem alteraes, absorvido depois de atingir seu objetivo, o mais fino, o mais dctil e o mais barato. Com o descrito acima deve ser evidente que no se possui este fio de sutura ideal, ento o importante escolher o fio mais apropriado, isto , mais perto do ideal, para cada situao e local do uso. Desta forma se pode potencializar a chance de sucesso de um procedimento tanto em cirurgia ambulatorial quanto em cirurgia geral. Apresentao Os fios de sutura so encontrados em comprimentos padronizados que variam de 8 a 90 cm. Deve ser lembrado que dentro da classificao dos fios de sutura o nmero de zeros que vem escrito na embalagem informa o calibre do fio e tambm sua fora tensil. Assim, quanto maior o nmero de zeros na classificao dos fios, menos calibroso ele ser e ter menor fora tensil tambm, porm ser mais delicado. O contrrio tambm verdadeiro. Por exemplo, um fio dois zeros (20) e mais calibroso que um fio de mesmo material, porm trs zeros (3-0). N de Zeros Calibre Fora Tensil A Escolha do Fio de Sutura: Primeiramente o fio deve ser adequado para cada situao. Depois, se procede a escolha do fio conforme as caractersticas do processo cicatricial, o tipo de ferimento, a estrutura atingida, as condies locais da ferida, as propriedades do fio e, por fim, deve-se analisar a necessidade e o objetivo do procedimento a ser realizado. Estes aspectos, acrescidos do bom senso e experincia do cirurgio levam a escolha mais apropriada do fio cirrgico. Situaes Cirrgicas X Fio de Escolha

1- Tecidos que se caracterizam por um processo cicatricial mais lento, como o caso da pele, fscia e tendes, geralmente so fechados com fios inabsorvveis; 2- Em ferimentos potencialmente contaminados devem-se evitar os fios multifilamentares, os quais podem facilitar a transformao de um ferimento potencialmente contaminado em um infectado; 3Em ferimentos potencialmente contaminados preferem-se fios monofilamentares ou absorvveis; 4- Quando os resultados estticos da sutura forem importantes usa-se os fios monofilamentares, dando sempre preferncia para os mais inertes e finos possveis, como por exemplo, o nylon ou o polipropileno. Nestes casos pode-se optar por suturas do tipo intradrmica, as quais no perfuram a epiderme e assim conseguem um melhor resultado esttico. Lembrar que para que ocorra um adequado processo cicatricial existem algumas medidas a serem tomadas e outras a serem evitadas.

Вам также может понравиться