Вы находитесь на странице: 1из 26

Ppra Escritorio De Topografia

PPRA PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS

PPRA TOPOSERVICE AGRIMENSURA & AGRONOMIA LTDA

DOCUMENTO BASE 2012

PERODO: DEZEMBRO DE 2012 NOVEMBRO DE 2013 RT: MARCELO MORAIS SOARES CREA: 5061695546/D

PPRA TOPOSERVICE AGRIMENSURA & AGRONOMIA LTDA

Programa de Preveno de Riscos Ambientais elaborado pelo Engenheiro de Segurana do Trabalho Marcelo Morais Soares para TOPOSERVICE Agrimensura & Agronomia LTDA de acordo com a NR 09 da Portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE).

PERODO: DEZEMBRO 2012 NOVEMBRO DE 2013 1 introduo Em 29 de dezembro de 1994, a Portaria n 25 aprovou o texto da Norma Regulamentadora NR-9, que estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implantao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Preveno dos Riscos Ambientais PPRA. Em 11 de novembro de 2005, a Portaria do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) n 485 aprovou o texto da Norma Regulamentadora NR-32, que trata da Segurana e Sade no Trabalho em Estabelecimentos de Sade, com a finalidade de estabelecer as diretrizes dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. O PPRA do estabelecimento deve estar descrito no Documento Base que contm os aspectos estruturais do programa, a estratgia e metodologia de ao, forma de registro, manuteno e divulgao dos dados, a periodicidade e forma de avaliao do desenvolvimento do programa e o planejamento anual com o estabelecimento de metas a serem cumpridas com os prazos para a sua implantao conforme cronograma anual. Este programa constitui-se numa ferramenta de extrema importncia para a segurana e sade dos empregados, proporcionando identificar as medidas de proteo ao trabalhador a serem implementadas e tambm serve de base para a elaborao do Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional PCMSO, obrigatrio pela NR-7. O PPRA tem tambm por finalidade atender s exigncias previstas nos Decretos, Ordens de Servio e Instrues Normativas oriundas do Ministrio da Previdncia Social MPS e do Instituto Nacional do Seguro Social INSS. A partir de 29 de abril de 1995, data da publicao da Lei n 9.032, a caracterizao de atividade como especial depende de comprovao do tempo de trabalho permanente, no ocasional nem intermitente, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos em atividade com efetiva exposio a agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, observada a carncia exigida. Este documento foi elaborado com o intuito de realizar o desenvolvimento do PPRA, Documento Base, da TOPOSERVICE Agrimensura e Agronomia LTDA por um perodo de um ano. No tem a pretenso de ser definitivo. fruto de estudos na rea de Higiene Ocupacional, da NR 09, como tal a sua evoluo com certeza ocorrer. Quaisquer sugestes para a melhoria sero de grande importncia. O PPRA, alvo deste documento na verdade um conjunto de aes e procedimentos, que tem a finalidade de preservar a sade e integridade fsica dos trabalhadores.

Maiores so os benefcios para a prpria empresa que, atravs de um ambiente mais seguro e confortvel, trazem motivao aos seus colaboradores. A metodologia adotada visa atender principalmente NR 09 considerando todas as outras 34 Normas que esto amplamente articuladas entre si. Porm para que resultados positivos ocorram, quatro fatores devero ser levados em considerao:

Compromisso explcito do dono da empresa, com relao Higiene e Segurana do Trabalho; Implantao de regras, ou seja, instrues de trabalho; Controle e registro rgido do Programa; Conscincia coletiva sobre necessidade de implantao do Programa.

2 objetivO O PPRA tem tambm por finalidade a preservao da sade e a integridade fsica dos trabalhadores, atravs do desenvolvimento das etapas de antecipao, reconhecimento, avaliao e consequentemente o controle da ocorrncia dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir nos locais de trabalho, levando-se sempre em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa, no campo da preservao da sade e da integridade fsica dos trabalhadores, estando articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras e Legislaes Previdencirias. Tendo tambm por objetivo avaliar as atividades desenvolvidas pelos empregados no exerccio de todas as suas funes ou atividades, determinando se os mesmos estiveram expostos a agentes nocivos, com potencialidade de causar prejuzo sade ou a sua integridade fsica, em conformidade com os parmetros estabelecidos na legislao previdenciria vigente. A caracterizao da exposio deve ser realizada atravs de inspeo nos locais de trabalho do empregado considerando os dados constantes nos diversos documentos apresentados pela empresa.

3 identificao da empresa

3.1 Dados da Empresa Contratante

I. Denominao Social: TOPOSERVICE Agrimensura & Agronomia LTDA II. Logradouro: Avenida Minas Gerais n 221 apt. 101 centro III. Cidade: Dores do Indai/MG CEP: 35610-000 IV. Telefone: (37) 3551 1091, Celular: (37) 8802 - 5595 V. CNAE: 71.19-7-01 VI. Ramo da Atividade: Servios de Cartografia, Topografia e Geodsia VII. CNPJ: 07.020.850/0001-09 VIII. Inscrio Estadual: Isento IX. Grau de Risco: 01 X. N de Empregados: 03 XI. N de Funes (Grupo Homogneo de Exposio): 02 XII. Horrio de funcionamento da Empresa: 08:00 s 11:00 / 13:00 s 18:00 (segunda a sexta), 08:00 s 11:00 (sbado). 3.2 Dados do Executante I. Nome: Marcelo Morais Soares II. CPF: 714.368.046-04 III. Registro Profissional: CREA - 5061695546/D IV. Logradouro: Rua So Paulo, 313, Centro V. Cidade: Dores do Indai, MG CEP: 35610-000 VI. Telefone: (37) 3551 1470, Celular: (37) 8807 7089 VII. ART:

4 atividades da empresa A TOPOSERVICE Agrimensura e Agronomia uma empresa idnea, que possui conhecimento, tica e compromisso com os clientes. Formada por profissionais qualificados, est no mercado desde 1997. especializada em georreferenciamento de imveis rurais padro INCRA e execuo de levantamento topogrfico urbano e rural. Tem como as principais atividades: Georreferenciamento de imveis rurais padro INCRA LEI 10.267/2001; Transporte de coordenadas e implantao de marcos geodsico; Anlises de vetorizaes de imagens de satlite. Levantamento topogrfico cadastral para Usucapio, Desmembramento, Unificao, Retificao, Diviso de reas, Classificao de terras e Averbao de Reserva Legal; Projeto e demarcao de sistemas de piquete rotacionado para gado de leite e corte ou em pivs de irrigao. Levantamento planimtrico cadastral e planialtimtrico (curvas de nvel); Avaliao e percia judicial de imveis urbanos e rurais; Locao, divisas, rede pluvial, esgoto e adutoras. Projeto e implantao de loteamentos.

4.1 Caractersticas do Ambiente de Trabalho As atividades so desenvolvidas com as seguintes caractersticas do ambiente de trabalho: Quadro 2: Caractersticas Fsicas do Ambiente de Trabalho |CARACTERSTICAS DOS LOCAIS DE TRABALHO | |Prdio de Um pavimento | |P Direito: |Aproximadamente 3,0 metros. | |Piso: |Cermica. | |Paredes: |Alvenaria. | |Cobertura: |Laje. | |Iluminao natural: |Arquitetura favorvel, atravs de janelas e claraboias. | |Iluminao artificial: |Lmpadas Fluorescentes. | |Ventilao natural: |Arquitetura favorvel, rea aberta. | |Ventilao artificial: |Ar condicionado. |

As atividades que no so executadas no escritrio possuem variados ambientes naturais, onde podem ocorrer acidentes principalmente com animais peonhentos, queda, queimaduras por radiao no ionizante, etc.

5 qualificao dos responsveis

5.1 Responsvel pelo Documento: Marcelo Morais Soares Engenheiro de Segurana do Trabalho CREA 5061695546/D

5.2 Responsvel pela Implantao Saulo Pinto Coelho Costa Engenheiro Agrimensor Scio/Fundador

6 definio das responsabilidades

6.1 do Empregador - Proporcionar as condies necessrias para elaborao, implementao, acompanhamento e avaliao tcnica do Programa; - Viabilizar recursos para que sejam atendidas medidas de controle propostas no estabelecimento; - Incentivar a participao dos trabalhadores que podem contribuir na elaborao do PPRA e no desenvolvimento de suas aes; - Assegurar o levantamento e monitoramento dos riscos; - Facilitar e promover a divulgao dos dados levantados em todas as fases do Programa; - Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa. - Fornecer dados, fichas de emergncia e histricos dos processos e de manuteno de todos os produtos, equipamentos e atividades desenvolvidas pelos funcionrios da rea; - Acompanhar as aes a segurana a serem desenvolvidas; - Realizar a divulgao dos dados com auxlio da administrao.

6.2 dos Empregados - Colaborar e participar da implantao e execuo do PPRA; - Seguir as orientaes recebidas nos treinamentos do PPRA; - Informar aos superiores hierrquicos s ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar em riscos a sade dos trabalhadores; - Apresentar propostas e se empenhar em receber informaes/orientaes como forma de preveno de riscos ambientais identificados.

6.3 do Designado pela Implantao - Acompanhar e sugerir medidas de controle propostas em cada local de trabalho; - Facilitar a divulgao dos dados do programa.

6.4 do Elaborador do Documento - Propor e acompanhar quando solicitado os prazos de execuo das medidas de controle; - Avaliar todas as etapas do programa atravs de reunies com envolvidos com o PPRA; - Fazer a anlise anual do PPRA da unidade - Atualizar o PPRA quando houver mudana ou alterao do processo, das suas

caractersticas, dos produtos ou de equipamentos utilizados; - Realizar monitoramento, antecipao, reconhecimento, levantamento e registro dos dados levantados nos locais de trabalho; - Realizar as avaliaes quantitativas do programa; - Manter contato com profissionais da rea mdica para obter dados de doenas ocupacionais relacionadas com a exposio / execuo das atividades; - Elaborao, implementao, auditoria e avaliao tcnica do Programa; 7 definies

7.1 Higiene Ocupacional a cincia e arte dedicada preveno, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos existentes ou originados nos locais de trabalho, os quais podem prejudicar a sade e o bem estar das pessoas no trabalho, enquanto considera os possveis impactos sobre o meio ambiente em geral.

7.2 Riscos Ambientais Para efeito da NR9, item 9.1.5, que trata do PPRA, so considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, forem capazes de causar dano sade do trabalhador. De acordo com a NR32, item 32.2, que trata dos Riscos Biolgicos, subitem 31.2.1, para fins de aplicao desta NR, considera-se Risco Biolgico a probabilidade de exposio ocupacional a agentes biolgicos. De acordo com a IN 11/06, so consideradas condies especiais que prejudicam a sade ou a integridade fsica, conforme aprovado pelo Decreto 3.048, de 6 de maio de 1999, a exposio a agentes nocivos qumicos, fsicos ou biolgicos ou a exposio associao desses agentes, em concentrao ou intensidade e tempo de exposio que ultrapasse os limites de tolerncia ou que, dependendo do agente, torne a simples exposio em condio especial prejudicial sade. O ncleo da hiptese de incidncia tributria, objeto do direito aposentadoria especial, composto de: I. Nocividade, que no ambiente de trabalho entendida como situao combinada ou no de substancias, energias e demais fatores de riscos reconhecidos, capazes de trazer ou ocasionar danos sade ou a integridade fsica do trabalhador; II. Permanncia, assim entendida como o trabalho no ocasional nem intermitente, durante quinze, vinte ou vinte e cinco anos, no qual a exposio do empregado, do trabalhador avulso ou do cooperado ao agente nocivo seja indissocivel da produo do bem ou da prestao do servio, em decorrncia da subordinao jurdica qual se submete. Para a apurao do disposto no inciso I, h que se considerar se o agente nocivo : a) Apenas qualitativo, sendo a nocividade presumida e independente de mensurao, constatada pela simples presena do agente no ambiente de trabalho, conforme

constante nos Anexos 6, 13, 13 A e 14 da Norma Regulamentadora 15 do Ministrio do Trabalho e Emprego e no Anexo IV do RPS (Regulamento da Previdncia Social), para os agentes iodo e nquel; b) Quantitativo, sendo a nocividade considerada pela ultrapassagem dos limites de tolerncia ou doses, dispostos nos Anexos 1, 2, 3, 5, 8, 11 e 12 da NR 15 do MTE, por meio da mensurao da intensidade ou da concentrao, consideradas no tempo efetivo da exposio no ambiente de trabalho. O agente constante no Anexo 9 da NR 15 poder ser considerado nocivo, mediante laudo de inspeo do ambiente de trabalho, baseado em investigao acurada sobre o caso concreto. Quanto ao disposto no inciso II, no quebra a permanncia o exerccio de funo de superviso, controle ou comando em geral ou outra atividade equivalente, desde que seja exclusivamente em ambientes de trabalho cuja nocividade tenha sido constatada.

7.3 Agentes Fsicos So as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes e no ionizantes, bem como o infrassom e o ultrassom.

7.4 Agentes Qumicos So as substncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade de exposio, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo atravs da pele ou por ingesto.

7.5 Agentes Biolgicos So os microrganismos causadores de doenas, como bactrias, vrus, protozorios, fungos, parasitas e bacilos, presentes em determinados ramos de atividades profissionais. Os efeitos indesejveis que os agentes biolgicos so capazes de produzir traduzem-se em doenas, deteriorao de produtos alimentcios, de pinturas, de madeira, de couro, maus cheiro, interrupo de processos industriais, etc... 7.6 Associao de Agentes O reconhecimento de atividade como especial, em razo de associao de agentes ser determinado pela exposio aos agentes combinados exclusivamente nas tarefas especificadas, devendo ser analisado considerando os itens dos Anexos dos Regulamentos da Previdncia Social (RPS), vigentes poca dos perodos laborados.

Consideram-se tambm, para efeito da legislao previdenciria os Riscos Ergonmicos e os Riscos de Acidente, conforme Quadro 1:

Quadro 01: Demonstrao dos agentes de risco

8 estratgias e metodologias de avaliao A estratgia e respectiva forma de atuao devero ser desenvolvidas por meio de reunies de planejamento, confrontao de relatos, entrevista com os colaboradores e dados de avaliaes ambientais.

8.1 Planejamento Anual O Planejamento Anual estabelece diretrizes para as aes a serem desenvolvidos durante o ano em curso, para a identificao, avaliao e controle dos riscos ambientais, bem como o monitoramento de situaes que o exijam.

8.2 Metas Implantar as medidas de controle, necessrias para que todo o ambiente de trabalho esteja de conformidade com a NR 9 e que os procedimentos administrativos, tais como a informao ao trabalhador e o registro de dados sejam cumpridos conforme estabelecido no cronograma do planejamento anual.

8.3 Prioridades

As prioridades so estabelecidas conforme a intensidade ou concentrao dos agentes de risco e da sua ao fisiolgica, alm dos custos de implantao das medidas de controle e complexidade dos projetos. Por exemplo, o uso de EPI dever ser imediato, ganhando prioridade I, enquanto que o controle na fonte e no ambiente recebe prioridade II por se tratarem de medidas mais demoradas e em casos especficos, grandes investimentos. Em momento algum o trabalhador dever estar exposto aos riscos sem a devida proteo.

8.4 Cronograma do Planejamento Anual O cronograma contempla as fases mais importantes na implantao do PPRA e ser revisto anualmente ou quando houver uma mudana significativa no processo de trabalho.

8.5 Medidas de Controle Nas seguintes situaes sero tomadas as medidas necessrias para eliminao, minimizao ou controle dos riscos ambientais, sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situaes: Identificao, na fase de antecipao, de risco potencial; Constatao, na fase de antecipao, de risco potencial sade; Quando os resultados das avaliaes quantitativas da exposio dos trabalhadores excederem os valores dos nveis de ao e dos limites previstos na NR-15 e/ou demais normas aplicveis; Quando, atravs do controle mdico da sade , ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na sade dos trabalhadores e a situao de trabalho a que eles ficam expostos. priorizado as medidas de controle coletiva para neutralizar ou eliminar os agentes nocivos segurana e a sade dos trabalhadores. O estudo, desenvolvimento e implementao de medidas de proteo coletiva segue a seguinte hierarquia: Medidas que eliminam ou reduzam a utilizao ou formao de agentes no ambiente de trabalho; Medidas que previnam a liberao ou disseminao desses agentes no ambiente de trabalho; Medidas que reduzam os nveis ou a concentrao desses agentes no ambiente de trabalho. A implantao de medidas de carter coletivo acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que asseguram sua eficcia e eventuais limitaes. Quando comprovado a inviabilidade de proteo coletiva, a Empresa fornecer EPIs (Equipamentos de Proteo Individual), com CA (certificado de aprovao) do MTE e tomar medidas de carter administrativo ou de organizao do trabalho. Todos EPIs devem atender as Normas legais e administrativas em vigor, e obedecer

aos seguintes requisitos: Seleo de EPI adequado tecnicamente ao risco que o trabalhador estiver exposto e atividade exercida; Programa de treinamento dos trabalhadores quanto a atualizao correta e limitaes dos EPIs; Estabelecimento de Normas ou procedimentos para promover o fornecimento, o uso, a guarda, a higienizao, a conservao, a manuteno e a reposio do EPI; Caracterizao das funes ou atividades dos trabalhadores, com as respectivas identificaes dos EPIs utilizados para os riscos ambientais. Ser efetuado, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e eficcia, para realizao dos ajustes necessrios, aquisio de novos EPIs e estabelecimento de novas metas e prioridades.

8.6 Nvel de ao Aes que definem medidas e valores que necessitam de intervenes preventivas, de forma a minimizar a probabilidade de que as exposies a agentes ambientais ultrapassam os limites de exposio. As aes devem incluir o monitoramento peridico da exposio, a informao aos trabalhadores e ao controle mdico.

8.7 Monitoramento O empregador ou designado pela implantao monitorar os problemas levantados, bem como as condies ambientais em geral para detectar alteraes que possam agravar ou criar situaes de risco Segurana e Sade dos Trabalhadores. Situaes de risco graves e iminentes sero comunicados ao elaborador do documento, para suas providncias imediatas. adotada uma avaliao sistmica e repetitiva da exposio a um dado risco, visando introduo ou modificao das medidas de controle, sempre que necessrio.

8.8 Registro de dados O Documento-Base do PPRA deve ser mantido arquivado no estabelecimento por um perodo mnimo de 20 anos, bem como aqueles inerentes ao tema, tais como os Laudos Tcnicos de Avaliao de Riscos Ambientais, se houver. Os registros de dados devero estar sempre disponveis aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes.

8.9 Divulgao A divulgao dos dados do PPRA pode ser feita de diversas maneiras dependendo do porte do estabelecimento, as mais comuns so:

- Treinamentos especficos; - Reunies setoriais que ser o caso da divulgao do PPRA da TOPOSERVICE Agrimensura e Agronomia LTDA; - Via terminal de vdeo para consulta dos usurios; no o caso deste PPRA; - Reunies de CIPA e SIPAT; no o caso deste PPRA; - Boletins e jornais internos; no o caso deste PPRA; - Programa de integrao de novos empregados; - Palestras avulsas.

9 ANLISE QUALITATIVA DE RISCO E PRIORIZAO Nesta etapa, o objetivo equacionar o grau de exposio com os efeitos sade para cada grupo homogneo anteriormente identificado e, em seguida, estabelecer as prioridades de monitorao. Neste caso os elementos usados como ferramentas so: a) Grau de Exposio: Usando-se todos os fatores investigados na etapa de caracterizao bsica em relao ao ambiente de trabalho, a fora de trabalho e aos agentes, relaciona-se qualitativamente o grau de exposio dos grupos caracterizados como homogneos. |GRU DE |CONCEITO | |EXPOSIO | | |0 |Nenhum contato | |1 |Contato infrequente a baixas concentraes | |2 |Contato frequente a baixas concentraes ou infrequente a altas concentraes | |3 |Contato frequente a altas concentraes | |4 |Contato frequente com concentraes muito altas | b) Efeitos Sade: Este o segundo componente para definir o potencial de risco, levando em considerao a severidade dos efeitos sade, a incerteza dos dados toxicolgicos e a natureza do efeito txico. A escala adotada ser a seguinte: |EFEITO SADE |CONCEITO | |0 |Efeito reversvel de pouca preocupao ou no se conhece o efeito adverso | |1 |Efeitos reversveis a sade | |2 |Efeitos severos, porm reversveis. | |3 |Efeitos irreversveis | |4 |Ameaa a vida ou incapacitao permanente |

c) Potencial de Risco: Podemos defini-lo como a relao entre o grau de exposio e os efeitos sade. a partir dele que ser possvel definir a prioridade de monitoramento. 10 mtodos, tcnica, aparelhos e equipamentos utilizados para a elaborao do ppra

Foram identificados os grupos de trabalhadores que apresentavam iguais caractersticas de exposio, ou seja, os grupos homogneos de exposio GHE. As avaliaes foram realizadas cobrindo um ou mais trabalhadores cuja situao correspondia exposio tpica de cada grupo considerado.

10.1 Medio de Rudo A fim de avaliar a efetiva exposio dos trabalhadores ao agente fsico Rudo, foram realizadas dosimetrias utilizando o dosmetro de rudo DOS - 500, previamente calibrado, operando em circuito de compensao A, e circuito de resposta lenta SLOW, com leitura prxima ao ouvido do empregado, considerando perodos de exposio a rudos contnuos, de diferentes nveis. As medies foram feitas na data de 24/10/2012 dentro do horrio de trabalho dos colaboradores avaliados (figura1 e figura3 dos anexos). Caractersticas do equipamento utilizado: DOSMETRO DOS-500 INSTRUTHERM N 110600271 CERTIFICADO DE CALIBRAO EM ANEXO OBS: AS INFORMAES DETALHADAS DAS MEDICES ESTO CONTIDAS NOS ANEXOS.

10.2 Medio de Iluminncia As medies de Iluminncia foram feitas na data 31/10/2012 dentro do horrio de trabalho dos colaboradores em seus respectivos postos de trabalho (tabela 1 dos anexos). Caractersticas do equipamento utilizado: THERMO-HIGRO-DECIBELMETRO-LUXIMETRO THDL 400 INSTRUTHERM N 11090425 CETIFICADO DE CALIBRAO EM ANEXO 11 reconhecimento dos riscos ambientais O reconhecimento dos riscos ambientais contm os seguintes itens, quando aplicveis: 1. Identificao; 2. Determinao e localizao das fontes geradoras; 3. Identificao de possveis trajetrias e dos meios de propagao dos agentes no ambiente de trabalho; 4. Caracterizao das funes e determinao do nmero de trabalhadores expostos;

5. Caracterizao das atividades e do tipo de exposio; 6. Obteno de dados existentes na empresa, indicativos de possvel comprometimento da sade decorrente do trabalho e ou uso de medidas existentes; 7. Possveis danos sade relacionados aos riscos ambientais. 12 reconhecimento dos agentes de risco |01 - Nome da Empresa: |GHE1 | |TOPOSERVICE AGRIMENSURA E AGRONOMIA LTDA | | |02 rea: Administrao |03 Setor: Recepo | |04 Funo Atual: Auxiliar de Escritrio / Servios Gerais |05 CBO: 4110-05 | |06 Os colaboradores tem a funo de realizar e realizam as seguintes tarefas: | |- Recepcionar clientes, visitantes e atender ao telefone; | |- Cadastrar clientes; | |- Imprimir trabalhos de georreferenciamento; | |- Auxiliar os Engenheiros; | |- Executar trabalhos em programas CAD; | |- Auxiliar os Engenheiros nas medies de campo; | |- Executar servios gerais diversos; | |- Executar servios de Bancos; | |- Executar e Organizar servios de papelaria. | || |07 Riscos Ambientais | |Risco |Fonte (s) Geradora (s) |Trajetria |N Trabalhadores Expostos |Tipo de Exposio | | | |(meio de propagao) | | | |Fsico (rudo) |Equipamentos em geral |Ar |01 |( ) Eventual | | | | | |( x ) Permanente | | | | | |( ) Intermitente | |Radiao no ionizante |Sol |Ar |01 |( ) Eventual | | | | | |( x ) Permanente | | | | | |( ) Intermitente | |08 Indicativos de possveis comprometimentos a sade: | |No h indicativos de ocorrncia de danos a sade decorrente das atividades realizadas na empresa. | |09 Possveis danos a Sade: | | Fsico: Irritabilidade, fadiga e cansao mental, queimadura, perda parcial ou total da audio. | |10 Medidas de Controle existentes: | |- Uso de perneiras ou botas; uso de chapu; | |- Uso de protetor solar fator 30; uso de culos escuros; | |- Quando possvel no trabalhar em UMPLA. | |Resp. Tcnico |Registro |Perodo de Avaliao: | |Marcelo Morais Soares |CREA: 5061695546/D |Dezembro de 2012 |

reconhecimento dos agentes de risco

|01 - Nome da Empresa: |GHE1 | ||| |TOPOSERVICE AGRIMENSURA E AGRONOMIA LTDA | | |02 rea: Execuo |03 Setor: Medies e Levantamentos topogrficos | | |05 CBO: 2521-05 | |04 Funo Atual: Eng. Agrimensor | | |06 Os colaboradores tem a funo de realizar e realizam as seguintes tarefas: | |- Realizar levantamentos de reas demarcadas, posicionar e manejar teodolitos, nveis, trenas, GPS, estao total; | |- Efetuar reconhecimento bsico de reas programadas, analisar as caractersticas do terreno; | |- Preparar esquemas de levantamentos topogrficos, analisar mapas, plantas; | |- Elaborar plantas detalhadas de reas, mapas topogrficos e cartogrficos, com base de dados obtidos; | |- Avaliar as diferenas entre pontos, altitudes e distncias, aplicando frmulas, consultar tabelas e efetuar clculos para complementar as informaes | |registradas a preciso das mesmas; | |- Supervisionar os trabalhos topogrficos, determinar o balizamento, a colocao de estacas e indicar referncias de nvel, marcos de locao e demais | |elementos; | |- Planejar, organizar, controlar a empresa na rea de recursos humanos, patrimnio, materiais, informaes e financeira; | || |07 Riscos Ambientais | |Risco |Fonte (s) Geradora (s) |Trajetria |N Trabalhadores Expostos |Tipo de Exposio | | | |(meio de propagao) | | | |Fsico (rudo) |Equipamentos em geral |Ar |02 |( ) Eventual | | | | | |( x ) Permanente | | | | | |( ) Intermitente | |Radiao no Ionizante |Sol |Ar |02 |( ) Eventual | | | | | |( x ) Permanente | | | | | |( ) Intermitente | |08 Indicativos de possveis comprometimentos a sade: | |No h indicativos de ocorrncia de danos a sade decorrente das atividades realizadas na empresa. | |09 Possveis danos a Sade: | | Fsico: Irritabilidade, fadiga e cansao mental, queimaduras, perda parcial ou total da audio. | |10 Medidas de Controle existentes: | |- Uso de perneiras ou botas; uso de chapu; | |- Uso de protetor solar fator 30; uso de culos escuros; | |- Quando possvel no trabalhar em UMPLA. | |Resp. Tcnico |Registro |Perodo de Avaliao: | |Marcelo Morais Soares |CREA: 5061695546/D |Dezembro de 2012 | 13 avaliao qualitativa e quantitativa dos riscos ambientais

|01 Nome da Empresa: |Planilha: 01 | |TOPOSERVICE AGRIMENSURA E AGRONOMIA LTDA | | |02 rea: Administrao |03 Setor: Recepo | |04 Funo Atual: Auxiliar de escritrio/servios gerais (GHE |05 CBO: 4110-05 |06 N Trab. Exposto: 01 | |01) | | | |07 Durante a avaliao o funcionrio estava realizando as seguintes atividades: | |- Recepcionar clientes, visitantes e atender ao telefone; | |- Cadastrar clientes; | |- Imprimir trabalhos de georreferenciamento; | |- Auxiliar os Engenheiros; | |- Executar trabalhos em programas CAD; | |- Auxiliar os Engenheiros nas medies de campo; | |- Executar servios gerais diversos; | |- Executar servios de Bancos; | |- Executar e Organizar servios de papelaria. | |08 - Riscos Ambientais | | | | |Risco |Fonte (s) Geradora (s) |Trajetria (meio de propagao) |Tipo de Exposio | |Fsico (Rudo) |Equipamentos em geral |Ar |( ) Eventual | | | | |( x ) Permanente | |33,98 dB (A) | | |( ) Intermitente | | |Sol |Ar |( ) Eventual | |Radiao no ionizante | | |( x ) Permanente | | | | |( ) Intermitente | || |09 - Priorizao: Grau de exposio: 01 Danos a sade: 01 | |10 Possveis danos sade relacionados aos riscos ambientais identificados | | Fsico: Irritabilidade, fadiga e cansao mental, queimaduras, perda parcial ou total da audio. | |11 - Caractersticas fsicas do ambiente de trabalho: | |Prdio com aproximadamente 100 m, p direito com 3,0 m. de altura, teto de laje, piso em cermica, iluminao e ventilao natural e artificial. | |12 - Parecer Tcnico Conclusivo: | |- Fsico: A exposio aos nveis de rudo est abaixo do limite de tolerncia (85 dB), conforme NR 09 da Portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho e | |Emprego. A exposio Radiao no Ionizante neutralizada com o uso de EPIs, caracterizando que no h insalubridade. | |13 Considerao que julgar importante com relao atividade: | |- Orientar e treinar os funcionrios quanto aos riscos no local de trabalho e uso de EPIs; | |- Fornecer e manter o uso de perneiras, protetor solar FP 30, camisa de manga longa; | |- Uso obrigatrio de EPIs. | |Resp. Tcnico |Registro |Perodo da Avaliao |Assinatura | |Marcelo Morais Soares |CREA: 5061695546/D |Dezembro de 2012 | | avaliao qualitativa e quantitativa dos riscos ambientais |01 Nome da Empresa: TOPOSERVICE AGRIMENSURA E AGRONOMIDA LTDA

|Planilha: | | |02 | |02 rea: Execuo |03 Setor: Medies e Levantamentos Topogrficos | |04 Funo Atual: Engenheiro Agrimensor (GHE 01) |05 CBO: 2521-05 |06 N Trab. Exposto: 02 | |07 Durante a avaliao o funcionrio estava realizando as seguintes atividades: | |- Realizando levantamentos de reas demarcadas, posicionando e manejando teodolitos, nveis, trenas, GPS, estao total; | |- Efetuando reconhecimento bsico de reas programadas, analisando as caractersticas do terreno; | |- Preparando esquemas de levantamentos topogrficos, analisando mapas, plantas; | |- Elaborando plantas detalhadas de reas, mapas topogrficos e cartogrficos, com base de dados obtidos; | |- Avaliando as diferenas entre pontos, altitudes e distncias, aplicando frmulas, consultando tabelas e efetuando clculos para complementar as | |informaes registradas a preciso das mesmas; | |- Supervisionando os trabalhos topogrficos, determinando o balizamento, a colocao de estacas e indicando referncias de nvel, marcos de locao e | |demais elementos; | |- Planejando, organizando, controlando a empresa na rea de recursos humanos, patrimnio, materiais, informaes e financeira; | |08 - Riscos Ambientais | | | | |Risco |Fonte (s) Geradora (s) |Trajetria (meio de propagao)|Tipo de Exposio | |Fsico (Rudo) |Equipamentos em geral |Ar |( ) Eventual | | | | |( x ) Permanente | |33,98 dB (A) | | |( ) Intermitente | |Fsico (Radiao no Ionizante) |Sol |Ar |( ) Eventual | | | | |( x ) Permanente | | | | |( ) Intermitente | || |09 - Priorizao: Grau de exposio: 1 Danos a sade: 1 | |10 Possveis danos sade relacionados aos riscos ambientais identificados | | Fsico: Irritabilidade, fadiga e cansao mental, queimaduras, perda parcial ou total da audio. | |11 - Caractersticas fsicas do ambiente de trabalho: | |Prdio com aproximadamente 100 m, p direito com 3,0 m. de altura, teto de laje, piso em cermica, iluminao artificial e ventilao natural e | |artificial. | |12 - Parecer Tcnico Conclusivo: | |- Fsico: A exposio aos nveis de rudo est abaixo do limite de tolerncia (85 dB), conforme NR 09 da Portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho e | |Emprego. A exposio Radiao no Ionizante neutralizada com o uso de EPIs, caracterizando que no h insalubridade. | |13 Considerao que julgar importante com relao atividade: | |- Orientar e treinar os funcionrios quanto aos riscos no local de trabalho e uso de EPIs; | |- Fornecer e manter o uso de perneiras, protetor solar FP 30, camisa de manga longa; |

|- Uso obrigatrio de EPIs. | |Resp. Tcnico |Registro |Perodo da Avaliao |Assinatura | |Marcelo Morais Soares |CREA: 5061695546/D |Dezembro de 2012 | | 14 plano de ao SUGERIDO | |Ao |Porqu |Como? |Quem? |Onde? |Quando? | |01 | |Atender NR 07 e acompanhamento da|Atravs de exames peridicos |Mdico |Consultrio |Consultar PCMSO | | |Realizao de Exames mdicos |sade dos trabalhadores |considerando-se os agentes de |Do Trabalho |Mdico | | | |peridicos previstos no PCMSO| |risco | | | | |02 |Desenvolver treinamento |Informar os trabalhadores recm |Visita s instalaes da |Toposervice |Dependncias da |Admisso de novo | | |introdutrio |admitidos sobre a poltica de |empresa, entrevista, projeo | |empresa |funcionrio | | | |sade e segurana da empresa |de filmes, palestras | | | | |03 | |Atendimento a legislao e em |Atravs da identificao do |Toposervice |Nas reas |Frequentemente | | |Fornecimento e |carter preventivo |risco por funo | |necessrias | | | |obrigatoriedade dos | | | | | | | |equipamentos de proteo | | | | | | | |individual (EPIs) | | | | | | |04 |Promoo de curso de CIPA |Atender a legislao e tornar |Atravs de curso preparatrio |Profissional contratado |Local prprio no |Anualmente | | |para designado |segurana do trabalho como | | |horrio de | | | | |responsabilidade de todos | | |trabalho | | |05 | |Comprometimento de todos os |Palestras, projees de filmes|Toposervice |Em toda a empresa|Anualmente | | |Treinamentos para uso e |funcionrios |e afixao de cartazes | | | | | |conservao dos EPIs | | | | | | |06 | |Conhecimento dos Riscos por Setor|Desenho do Layout da empresa |Toposervice |Dependncias da |Anualmente | | | | | | |Empresa | | | |Elaborao do Mapa de Risco | | | | | | |07 |Emisso da CAT |Atendimento a legislao e |Atravs do preenchimento do |Responsvel conforme |Local conforme | | | | |assistncia ao funcionrio. |formulrio da CAT |Legislao |Legislao |Quando ocorrer | | | | | | | |acidentes |

15 cronograma de aes |CRONOGRAMA DE AES | |TOPOSERVICE AGRIMENSURA E AGRONOMIA LTDA | |AES |2012/2013 |RESPONSVEIS | || | |TABELA: 01 | |Nome da Empresa: Laboratrio de Patologia Clnica Clice LTDA ME | | | |Marca: |Modelo: |Procedncia: | |Aparelho utilizado: |Instrutherm |THDL-400 |Propriedade do Elaborador | |Luximetro Digital | | | | |Item | |Medio de LUX | |Observaes | | |Posto Trabalho/Equipamento/N | |NBR | | | | | |5413 | | | | | |Obs |Noite | | | | | |Dia | | | | | |01 | |502 | | |150 |XX | | |Recepo | | | | | | |02 | |523 | | |200 |XX | | |Escritrio/Diretoria | | | | | | |03 | |689 | | |200 |XX | | |Cozinha | | | | | | |04 | |205 | | |200 |XX | | |Impresso | | | | | | |Observaes/Concluses: | |- Locais e Postos de Trabalhos com * apresentaram-se abaixo dos Limites estabelecido pela NBR 5413, portanto, sendo necessria adoo de medidas de| |adequao como: trocar lmpadas queimadas, verificar a posio das luminrias em relao ao posto de trabalho, aumentar a potncia das lmpadas ou o | |nmero de luminrias. |

18 anexo ii

18.1 Histograma das Medies de Rudo do Grupo Homogneo de Exposio GHE1

Figura 01: dosimetria para GHE 01

Figura 02: Grfico da dosimetria do GHE 01

19 anexo iii

19.1 Medidas de Aes para Riscos Mecnicos / Acidentes Adotar medidas no espao fsico (manter a ordem e limpeza, afixar placas educativas), com o objetivo de oferecer maior conforto e melhor desempenho nas atividades laborais para o trabalhador; Objetos cortantes, ferramentas inadequadas ou defeituosas, mquinas sem proteo, requerem manuteno e proteo; Conscientizao dos empregados quanto prtica de atividades seguras (evitar os atos inadequados); Outros pontos a serem estudados em caso de eventuais necessidades, seguem abaixo: 1) Posies viciosas no local de trabalho; 2) Movimentos repetitivos; 3) Levantamento e/ou transporte de volumes (correto uso da coluna vertebral - Postura Correta); 4) Palestras e orientaes individuais peridicas, alm de vigilncia epidemiolgica. 5) Os quadros de disjuntores eltricos, por apresentarem riscos de incndio e curto

circuito, devero ser sinalizados, mantidos sempre fechados e evitar qualquer improvisao de ligaes eltricas. 6) Manter um sistema de combate a princpios de incndio, atravs de localizao e tipos adequados de extintores de incndio.

19.2 Orientaes de Segurana Ao iniciar qualquer tipo de servio, por mais acostumado que esteja, deve-se sempre observar todas as condies presentes a fim de prevenir a ocorrncia de um acidente. LEMBRE-SE SEMPRE 1- EM CASO DE DVIDA, PERGUNTE. 2- NO CASO DE UM ACIDENTE, O MAIOR PREJUDICADO VOC.

20 anexo iv

20.1 Comunicao de Acidente do Trabalho (CAT) - O acidente do trabalho dever ser comunicado chefia da empresa imediatamente, quando possvel pelo acidentado; - A empresa dever, salvo em caso de impossibilidade absoluta, comunicar o acidente ao INSS dentro de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de multa varivel de 01 (uma) a 10 (dez) vezes o maior valor de referncia, em caso de atendimento mdico; - Quando o acidente causar morte do segurado, a empresa dever comunic-lo tambm autoridade policial; - A comunicao do acidente dever conter informaes minuciosas, inclusive, se for o caso, registros policiais. - A CAT devera ser impressa em 06 vias encaminhadas respectivamente: uma via para cada entidade que se segue: Ministrio do Trabalho e Emprego, INSS, Sindicato, Pronto Atendimento Mdico, Trabalhador, Empresa. - Ressalta-se a importncia e necessidade de abertura da CAT para que a empresa se resguarde de futuras reclamaes por parte dos trabalhadores

20.1.1 Importante A empresa poder obter cadastro eletrnico disponvel no site da previdncia social.

|FORMULRIO DE COMUNICAO DE ACIDENTES DO TRABALHO CAT | |O formulrio encontra-se disponvel no site da Previdncia Social: www.previdenciasocial.gov.br |

21 anexo V

21.1 Sugestes e Reconhecimentos Alm dos pontos relacionados anteriormente, sugerimos e recomendamos observaes quanto a ordem geral e medidas preventivas, a saber: 21.1.1 Proposio de medidas de controle relativas ao ambiente: 1) Instalaes Eltricas: As partes das instalaes eltricas devem ser projetadas e executadas de modo que seja possvel prevenir, por meios seguros, os perigos de choques eltricos e todos os outros tipos de acidentes. As transmisses de fora/corrente das mquinas devem possuir calha protetora. Os cabos que correm pelo piso devem, quando possvel, estar dentro de calhas. Fazer reviso completa e/ou peridica nas instalaes eltricas, procedendo-se eliminao de fios desencapados e chaves mal dimensionadas. 2) Primeiros Socorros Na empresa deve existir um estojo contendo produtos para aplicao de primeiros socorros em caso de acidente de pequena gravidade. Em caso de acidente grave, deve ser acionado o Corpo de Bombeiros Telefone: 193 (Servio de Resgate). 3) Aplicao de Treinamentos Devem ser realizados periodicamente treinamentos abordando aspectos de segurana a fim de conscientizar os trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho. 4) Estoques de EPIs Na empresa deve existir sempre estoque para reposio imediata dos EPIs (Equipamento de Proteo Individual) danificados ou extraviados. No se deve esperar acabar o estoque para fazer outro pedido ao fornecedor, afinal, o acidente no marca hora para acontecer. 5) Combate ao Fogo Nas reas de produo e dentro das salas devem existir extintores de combate a incndio e serem verificados: A) Mensalmente se no houve rompimento do lacre;

B) Recarregado Anualmente; C) Teste hidrosttico a cada cinco anos.

Posio e Identificao do Extintor de Incndio

22 anexo vi

22.1 Certificado de Calibrao dos Equipamentos Utilizados

22.1.1 Certificado de Calibrao do THDL 400

Certificado de Calibrao do THDL 400

Certificado de Calibrao do THDL - 400

22.1.2 Certificado de Calibrao do Dosmetro de Rudo DOS 500

23 Anexo vii

ANOTAO DE RESPONSABILIDADE TCNICA ----------------------[pic]

Вам также может понравиться