Вы находитесь на странице: 1из 36

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

Guia para Apoiar as Equipas da ONU nos Pases na Integrao dos Riscos e Oportunidades Climticas

2012 United Nations Development Programme Environment and Energy Group

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas
Guia para Apoiar as Equipas da ONU nos Pases na Integrao dos Riscos e Oportunidades Climticas

2012 Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento Grupo de Ambiente e Energia

O PNUD estabelece parcerias com pessoas em todos os nveis da sociedade para apoiar a criao de naes preparadas para enfrentar crises, e para impulsionar e sustentar crescimento que melhora a qualidade de vida para todos. Com actividade em 177 pases e territrios, oferecemos perspectiva global e percepo local para fortalecer vidas e criar naes resilientes.

Fevereiro de 2012 Copyright United Nations Development Programme Reservados todos os direitos. Esta publicao no pode ser reproduzida, nem transmitida, no todo ou em parte, por qualquer processo electrnico, mecnico, fotocpia, gravao ou de outros, sem prvia autorizao do autor ou do PNUD. As opinies e recomendaes expressas no presente relatrio so do autor e no representam necessariamente as do PNUD, da ONU ou dos seus Estados Membros. So da sua responsabilidade exclusiva eventuais erros de omisso ou comisso.

Autores: Marjolaine Ct, Coordenadora do Projecto Mudanas Climticas do PNUD, e Srgio Teixeira Santos, TerraSystemics. Tradutora: Ermelinda Rodrigues Disponvel em Espanhol, Francs e Ingls Assistncia com Design: ARKO Communications Executado como parte do projecto: Integrao dos Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional da ONU Financiado pelo Governo de Espanha O presente guia dever ser referenciado como: PNUD (2011). Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas: Guia para Apoiar as Equipas da ONU nos Pases na Integrao dos Riscos e Oportunidades Climticas. Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento: Nova Iorque, NY, EUA.

ndice
1. Introduo 2. 3. Principais Termos e Conceitos sobre Mudanas Climticas Consideraes para Implementao das Seis Etapas do Processo Equipa de Implementao Estimativas de Tempo e Oramento Integrao das Mudanas Climticas nos Planos de Desenvolvimento Etapa 1: Criar um Perfil Climtico do Pas Etapa 2: Elaborar um Mapa Institucional Etapa 3: Envolver as Partes Interessadas e seleccionar o Documento para a Avaliao dos Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas Etapa 4: Avaliar os Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas Etapa 5: Desenvolver Capacidades das Partes Interessadas Etapa 6: Integrar as Mudanas Climticas no Documento Revisto Lies Aprendidas e Concluses 3 5 7 7 7 8 9 12

4.

15 18 23 26 28

5.

Referncias 30 Anexo 1: Termos de Referncia para a Contratao do Coordenador Nacional das Mudanas Climticas Anexo 2: Termos de Referncia para a Contratao do Especialista em Riscos das Mudanas Climticas 32 33

1. Introduo

e reduo da pobreza sejam implementadas lado a lado. Esta abordagem implica ter em conta os riscos e oportunidades, colocando, ao mesmo tempo, em prtica medidas de adaptao que estejam sintonizadas com a viso de longo prazo de desenvolvimento. A integrao das mudanas climticas nas polticas, plano e projectos de desenvolvimento nacionais contribui para: Reduzir a vulnerabilidade dos impactos e a variabilidade do clima, Aumentar a capacidade de adaptao das comunidades e actividades nacionais relativas aos impactos climticos, e Garantir um desenvolvimento sustentvel e acautelar decises que podero originar a m-adaptao.

As mudanas climticas representam um srio desafio para a prossecuo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio. Alteraes dos padres climticos e de precipitao, bem como subida do nvel dos mares iro agravar tenses polticas, econmicas e humanitrias existentes em todo o mundo. Isto particularmente verdade para os pases que dependem muito de sectores vulnerveis ao clima, nomeadamente a agricultura e pescas, recursos hdricos, florestas e biodiversidade, para manter e melhorar as condies de vida das suas populaes. Consequentemente, torna-se importante gerir os riscos das mudanas climticas como parte da nossa abordagem para o desenvolvimento. A integrao das mudanas climticas como tema transversal nos planos de desenvolvimento ir proteger os avanos, conseguidos atravs de intensos esforos, para reduzir a pobreza a nvel mundial, at data e para o futuro. Tal abordagem integrada tornar o desenvolvimento mais resiliente atravs da reduo dos impactes das mudanas climticas, bem como da identificao de oportunidades de desenvolvimento que, de outra forma, poderiam no ter sido consideradas. A ttulo de exemplo, uma abordagem integrada dever contemplar o risco da subida dos nveis do mar para o desenvolvimento de uma estratgia nacional para o turismo costeiro. O Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) fornece polticas e servios de capacitao sobre mudanas climticas para apoiar pases em desenvolvimento na resposta aos impactes das mudanas climticas e na integrao dos riscos climticos no planeamento nacional e programao das Naes Unidas. Atravs destes servios, o PNUD apoia governos nacionais e subnacionais na transformao dos seus trajectos de desenvolvimento para um futuro ecologicamente sustentvel e com baixa intensidade carbnica. A integrao das mudanas climticas na planificao e na tomada de deciso uma ferramenta crucial para assegurar que a adaptao s mudanas climticas

Em 2009, o Grupo de Ambiente e Energia do PNUD lanou um projecto intitulado Integrao dos Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas (doravante denominado o "Projecto dos Riscos Climticos"), financiado pelo Governo de Espanha. O projecto foi implementado em cinco pases: Cabo Verde, Colmbia, El Salvador, Malawi, e Nicargua. O Projecto dos Riscos Climticos foi desenvolvido para pilotar um processo de integrao das mudanas climticas na planificao das Naes Unidas (ONU) e no processo de desenvolvimento nacional, assim como desenvolver as capacidades nacionais para esse fim. O processo pode ser replicado atravs das seis seguintes etapas: Etapa 1: Criar um Perfil Climtico do pas; Etapa 2: Elaborar um Mapa Institucional; Etapa 3: Envolver as partes interessadas e seleccionar o documento a avaliar quanto aos riscos e oportunidades das mudanas climticas; Etapa 4: Avaliar os riscos e oportunidades das mudanas climticas; Etapa 5: Desenvolver capacidades das partes interessadas; e Etapa 6: Integrar as mudanas climticas no documento revisto.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

O objectivo desta publicao descrever, de forma prtica, o processo que se revelou eficaz no Projecto, de forma a apoiar membros das equipas nacionais da ONU no especializados em mudanas climticas a aplicar o processo de integrao no contexto nacional. Com base na experincia do Projecto dos Riscos Climticos, este Guia prope uma srie de boas prticas e identifica elementos cruciais a tomar em conta. A inteno que estas experincias e percepes possam apoiar as equipas nacionais da ONU na promoo e prossecuo de actividades de integrao das mudanas climticas, e apoiar os membros do governo a fazer o mesmo. A publicao tem 5 seces. Os conceitos referidos ao longo do Guia so apresentados de forma sucinta na Seco 2. A Seco 3 apresenta informao essencial implementao do processo, incluindo recursos humanos, apoio financeiro e alocao de tempo. A Seco 4 descreve cada etapa e oferece amostras de resultados do Projecto dos Riscos Climticos. Esta seco tambm identifica recursos relevantes de informao, a nvel nacional e internacional, e apresenta fichas de trabalho para apoiar o leitor na aplicao da abordagem no contexto nacional especfico. A Seco 5 contem Lies e Concluses. Exemplos de termos de referncia para o recrutamento de pessoal tcnico podem ser vistos nos Anexos. Os relatrios produzidos no mbito do Projecto dos Riscos Climticos, incluindo reflexes sobre as experincias nos cinco pases, podem ainda ser descarregados a partir do portal Adaptation Learning Mechanism (ALM) (www.adaptationlearning. net) visitando a pgina do projecto de cada um dos pases participantes.

Em Cabo Verde, a segurana alimentar um elemento crucial nas estratgias de reduo da pobreza que ser cada vez mais impactada com as mudanas climticas. (Fotografia cortesia de Srgio Teixeira Santos)

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

2. Principais Termos e Conceitos sobre Mudanas Climticas


Os seguintes termos e conceitos so regularmente usados no domnio do clima e de desenvolvimento. So adaptados a partir de uma variedade de fontes institucionais, listadas no Captulo 7.1 De especial ateno a definio de "vulnerabilidade s mudanas climticas", que uma funo do carcter, magnitude e taxa de variao climtica qual um sistema est exposto, sua sensibilidade e sua capacidade de adaptao (IPCC, 2007). Adaptao Ajustes nos sistemas humanos e naturais, em resposta a estmulos climticos reais ou esperados e/ou seus efeitos, que moderam danos ou exploram oportunidades benficas (IPCC 2007). A adaptao pode ser espontnea (desencadeada por mudanas ecolgicas em sistemas naturais e pelo mercado, ou mudanas de bem-estar nos sistemas humanos) ou previstas (resultado de uma deciso poltica deliberada, com base numa percepo de que as condies mudaram ou esto prestes a mudar e que necessria a aco). Tambm pode ser em resposta a ('ex post), ou em antecipao a ('ex ante'), mudanas das condies climticas. Adaptao implica um processo atravs do qual as medidas e comportamentos para prevenir, moderar, lidar com, e tirar proveito das consequncias de eventos climticos so planeados, melhorados, desenvolvidos e implementados (PNUD 2005). Avaliao ou Triagem de Riscos Climticos Um processo sistemtico para determinar a natureza e at que ponto os projectos de desenvolvimento e programas existentes j consideram os riscos e as
1

oportunidades das mudanas climticas, de modo a identificar oportunidades de incluso das mudanas climticas explicitamente em futuros projectos (Klein et al. 2007). Trata-se de analisar os potenciais impactos sobre as actividades, produtos e programas, enquanto so avaliadas as condies existentes de vulnerabilidade que poderiam representar potencial ameaa ou danos a pessoas, bens e/ou meios de subsistncia, para no mencionar o ambiente de que estes dependem (UNISDR 2004). Capacidade de Adaptao A capacidade de um sistema para se adaptar s mudanas climticas (incluindo variabilidade climtica e aos eventos extremos), para moderar potenciais danos, para aproveitar as oportunidades, e/ou para lidar com as consequncias. Tambm pode ser definida como a propriedade de um sistema para ajustar as suas caractersticas ou comportamento, a fim de expandir o seu campo de actuao relativamente variabilidade climtica existente, ou futuras condies climticas (IPCC 2007). Um "sistema" pode assumir a forma de um pas, uma comunidade, uma famlia, ou um indivduo. Exposio A natureza e o grau de presso climtica sobre um sistema, incluindo mudanas de longo prazo das condies climticas e mudanas da variabilidade climtica. Para avaliar a exposio, deve-se considerar como os seres humanos e materiais podem ser afectados pela mudana, bem como a mudana do clima em si (aumento do nvel do mar, precipitao e mudana de temperatura) (IPCC 2001). Gesto dos Riscos Climticos Um rgo de trabalho que une os temas da adaptao s mudanas climticas, gesto de desastres e desenvolvimento. Hellmuth et al. (2007) descrevem a Gesto dos Riscos Climticos como uma abordagem para promover o desenvolvimento sustentvel atravs da reduo da vulnerabilidade associada a riscos climticos. Esta abordagem envolve a implementao de estratgias pr-activas "sem arrependimentos", destinadas a minimizar os impactos e a minimizar os resultados

Ver tambm Guidance Note on Integrating Climate Change Considerations in the Country Analysis and the UNDAF (2010).

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

negativos em sectores sensveis ao clima tais como agricultura, segurana alimentar, recursos hdricos e sade, nas comunidades e sociedades maiores. Decises ou aces "sem arrependimentos" so aquelas que se espera levem a resultados de desenvolvimento positivos, independentemente do facto de uma ameaa climtica especfica realmente se materializar no futuro. Integrao A integrao de respostas prioritrias de adaptao s mudanas climticas no desenvolvimento, de forma a reduzir os potenciais riscos de desenvolvimento e aproveitar as oportunidades. O objectivo implementao das medidas de adaptao, como parte de um amplo conjunto de medidas nos processos de desenvolvimento e nos ciclos de deciso existentes" (OCDE 2009, p.60). M-adaptao Uma aco ou processo que aumenta a vulnerabilidade ou exposio a impacto relacionados com mudanas climticas. As aces e processos de m adaptao (inadequados) muitas vezes incluem as polticas e medidas de desenvolvimento planeadas que proporcionam ganhos ou benefcios econmicos de curto prazo, mas conduzem a vulnerabilidade exacerbada a mdio e longo prazos. Mudanas Climticas Variao do clima ao longo do tempo em relao s mdias histricas, causadas por processos internos ao sistema Terra-atmosfera ou pelo resultado da atividade humana. Resilincia A capacidade de comunidades absorverem tenses externas e distrbios, como resultado de mudanas sociais, polticas ou ambientais. So trs as condies que permitem um sistema social ou ecolgico a absorver mudana: capacidade de auto-organizao, capacidade para amortecer ou absorver mudana, e capacidade para aprender e adaptar (Trosper 2002).

Riscos Climticos A probabilidade de consequncias nefastas ou expectativas de perdas (exemplo: mortes, ferimentos, danos a propriedade ou ao ambiente, interrupo de modos de vida e actividade econmica) resultando de interaces entre perigos naturais relacionados com o clima e condies de vulnerabilidade. Sensibilidade O grau a que o sistema afectado quer adversamente/beneficamente, directamente/ indirectamente - pela variabilidade e/ou mudanas climticas (IPCC 2007). Tornar Prova das Mudanas Climticas (Climate Proofing) O processo de tornar mais resilientes s mudanas climticas intervenes de desenvolvimento envolvendo propriedade ou infra-estrutura, atravs da reduo de riscos e potencializao das oportunidades. O objectivo de reduzir riscos climticos para nveis aceitveis atravs de mudanas duradouras e sensatas em termos ambientais, viveis em termos econmicos e aceitveis em termos sociais (ADB 2005). Vulnerabilidade a Mudanas Climticas O grau a que um sistema susceptvel a, ou incapaz de lidar com os efeitos adversos das mudanas climticas, incluindo variabilidade climtica e eventos extremos. A vulnerabilidade uma funo do carcter, da magnitude e da taxa de variao climtica qual um sistema est exposto, sua sensibilidade, e sua capacidade de adaptao (IPCC 2007). Vulnerabilidade = Exposio + Sensibilidade Capacidade de adaptao Queira consultar Screening Tools and Guidelines to Support the Mainstreaming of Climate Change Adaptation into Development Assistance: A Stocktaking Report (2010) do PNUD para anlises mais alargadas sobre a adaptao s mudanas climticas e conceitos de adaptao, assim como o Guide for Practitioners (2011) do UNPEI e o Adaptation Policy Framework (PNUD 2005).

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

3. Consideraes para Implementao das Seis Etapas do Processo


Equipa de Implementao
O presente Guia sugere que a Equipa de Implementao seja formada por um Ponto Focal Nacional do PNUD, um Coordenador Nacional para as Mudanas Climticas, e um Especialista em Riscos de Mudanas Climticas. Esta equipa de trs pessoas foi eficaz e suficiente no Projecto dos Riscos Climticos, embora as necessidades possam variar de acordo com os contextos nacionais. A natureza complementar destes trs indivduos garante que a avaliao do clima e o exerccio de integrao sejam devidamente apoiados nas vertentes tcnica e administrativa. A qualidade da Equipa de Implementao determinar a qualidade do resultado. O Coordenador Nacional para as Mudanas Climticas dever ser natural do pas onde o processo de integrao esteja a ser implementado, e ter alguma experincia anterior no domnio de mudanas climticas. O mesmo deve ter um forte histrico de implementao de projectos, organizao de workshops, e ser um indivduo auto-suficiente e motivado. O Anexo 1 fornece um modelo de "Termos de Referncia" para a contratao de tal especialista. O Especialista em Risco de Mudanas Climticas deve ter uma vasta experincia na avaliao dos riscos das mudanas climticas. Deve compreender a cincia das mudanas climticas, ter excelentes capacidades analticas e de escrita, ser capaz de tomar em considerao as incertezas das projeces climticas, e integrar o conhecimento da relao entre a sociedade, o ambiente, a economia, a poltica, e outras disciplinas. A experincia anterior no pas uma mais-valia. O Anexo 2 oferece o modelo de "Termos de Referncia" para a contratao deste especialista. Ambos os indivduos devem estar em posio de permitir a interaco com uma ampla gama de intervenientes - desde o pessoal tcnico a autoridades governamentais de chefia e representantes da ONU tanto numa base individual em reunies, como formador/comunicador em workshop.

Se essas pessoas no estiverem disponveis internamente, podero ser contratados consultores nacionais e internacionais. Uma pequena lista de especialistas foi elaborada como resultado do Projecto dos Riscos Climticos. Entre em contacto com o Grupo de Ambiente e Energia para informaes sobre consultores internacionais experientes (marjolaine.cote@undp.org).

Estimativas de Tempo e Oramento


O tempo necessrio para implementar as seis etapas descritas abaixo depender de uma variedade de factores. Estes incluem: identificao e acordo sobre o documento(s), projecto(s) e/ou programa(s) a serem avaliados (incluindo o mbito de cada avaliao); quantidade de documentos a serem analisados; percepo prvia e interesse manifesto de autoridades nacionais; disponibilidade de fontes relevantes de informao; celeridade dos procedimentos de contratao dos consultores; disponibilidade da UNCT e outras partes interessadas, e, o tempo necessrio para a UNCT realmente envolver as partes governamentais, o que pode variar muito dependendo do pas. A experincia do Projecto dos Riscos Climticos indica que devem ser dedicados pelo menos seis meses implementao das Etapas 1-5 para a anlise de um nico documento de desenvolvimento. Deve ser reservado um tempo adicional se for analisado mais do que um documento, e para implementar a Etapa 6. O oramento necessrio pode mudar de pas para pas. No Projecto dos Riscos Climticos, a cada pas foi atribudo um oramento de 100.000 USD, o que foi suficiente para avaliar dois ou trs documentos de desenvolvimento, organizando dois a trs workshops, e para a contratao de um Coordenador Nacional para as Mudanas Climticas e um Especialista em Riscos de Mudanas Climticas. Recursos adicionais estavam disponveis para disseminao do conhecimento a nvel mundial, organizao de eventos, partilha de lies, colaborao sul-sul, despesas de transporte e para um Coordenador de Projecto Global que ofereceu garantia de qualidade total para os cinco pases.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

4. Integrao das Mudanas Climticas nos Planos de Desenvolvimento


H uma relao importante entre o desenvolvimento e a adaptao s mudanas climticas em que ambos visam reduzir as causas de vulnerabilidade. A integrao dos riscos e as oportunidades das mudanas climticas em actividades de desenvolvimento uma maneira de se envolver directamente nesta relao. A sua finalidade no s aumentar a resistncia s mudanas climticas, mas tambm garantir que o desenvolvimento "sem arrependimentos seja implementado e no sejam tomadas quaisquer medidas inadequadas. Embora seja til triar (avaliar) os planos de desenvolvimento, projectos e programas existentes de modo a ter um ponto de referncia a partir do qual trabalhar, tais anlises s so teis na medida em que as concluses e recomendaes so adoptadas em verses revistas de documentos de desenvolvimento e so implementadas como parte das actividades futuras. Isto, por sua vez, apenas se torna possvel se as partes interessadas envolvidas na preparao, implementao e monitorizao dos documentos estratgicos de desenvolvimento estiverem directamente envolvidas no processo de integrao das mudanas climticas. De referir, ainda, e conforme descrito em outras publicaes, que as avaliaes do risco climtico so, apenas uma parte do processo de integrao, que inclui tambm: (i) sensibilizao, (ii) identificao, priorizao e seleco de medidas de adaptao adequadas, (iii) implementao, e (iv) seguimento e avaliao (PNUD 2010, UNPEI 2011). Tomando isto em considerao, o Projecto-piloto dos Riscos Climticos foi desenvolvido para pilotar um processo que no s integra as mudanas climticas na planificao da ONU e nos processos de desenvolvimento do governo, mas tambm desenvolve a capacidade nacional para o fazer.

A abordagem de integrao compreende as seguintes seis etapas: Etapa 1: Criar um Perfil Climtico do pas; Etapa 2: Elaborar um Mapa Institucional; Etapa 3: Envolver as partes interessadas e seleccionar o documento a avaliar quanto aos riscos e oportunidades das mudanas climticas; Etapa 4: Avaliar os riscos e oportunidades das mudanas climticas; Etapa 5: Desenvolver capacidades das partes interessadas; e Etapa 6: Integrar as mudanas climticas no documento revisto. Estas etapas so recomendadas para alcanar uma integrao completa das mudanas climticas nas polticas nacionais, planos e projectos de desenvolvimento seleccionados. No entanto, os pases podem optar por adaptar esta abordagem s circunstncias e ao contexto nacionais. Cada uma dessas etapas ser agora apresentada em detalhe.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

Etapa 1: Criar um Perfil Climtico do Pas


Um Perfil Climtico do Pas um documento sucinto, de fcil compreenso que descreve as informaes mais relevantes em contextos climticos histricos, actuais e projectados, bem como os potenciais impactos das mudanas climticas e da variabilidade climtica. A preparao do Perfil Climtico do Pas envolve a identificao e a compilao da informao existente, sintetizando-a num documento legvel que pode servir de guia de referncia inicial para aqueles que no sejam especialistas em assuntos climticos. O Perfil Climtico deve, todavia, ser tcnico e ter substncia. Por conseguinte, deve ser elaborado por um especialista da rea de mudanas climticas. A identificao e a obteno de documentao nacional ou o acesso a bases de dados podem levar algum tempo, o que torna crucial o apoio de um Coordenador Nacional para as Mudanas Climticas na navegao pelos canais de informao muitas vezes complexos. O Perfil Climtico pode ser resumido num folheto que pode ser usado na discusso com o governo e restantes intervenientes nacionais. Esse folheto um documento til para destacar (num formato fcil leitura, com marcadores) as informaes climticas mais marcantes, como: Os impactos das mudanas climticas previstos, Os impactos socioeconmicos previstos, Os riscos histricos de desastres, Principais populaes e sectores vulnerveis, e As potenciais medidas de adaptao.

Etapa 1: Criar um Perfil Climtico do Pas


Objectivo: Produzir um resumo das informaes climticas disponveis a nvel nacional para um pblico que inclui no -especialistas em questes climticas.

Pessoa responsvel: Especialista em Riscos de Mudanas Climticas, com o apoio do Coordenador Nacional para as Mudanas Climticas. Nvel de esforo: 4-5 dias para produzir um relatrio de 10-12 pginas.

Tarefas envolvidas: 1. Reviso da literatura nacional e internacional relevante para a informao no contexto do clima no passado, actual e projectado (ver Caixa 2). 2. Elaborao de um relatrio que inclui as seguintes seces: - Situao geral: Descrio de factores relevantes, tais como a geografia, a sazonalidade, as caractersticas do clima actual do pas, a temperatura/variaes e picos da precipitao. - As tendncias histricas: tendncias relevantes na observao meteorolgica, frequncia, intensidade e surgimento de padres relativos a secas, inundaes, tempestades, eventos El Nio/La Nia; evidncias de mudanas do nvel do mar. Com base em conjuntos de dados cientficos e enriquecidos com outros registos (por exemplo, lembranas dos ancios; evidncias de mudanas devido a alteraes nos costumes ou prticas). - Mudanas climticas futuras: As mudanas projectadas nos parmetros relevantes, como o ar, precipitao e humidade do solo, nvel do mar, variabilidade climtica, frequncia e intensidade de eventos extremos; incerteza das projeces. - Impactos potenciais das mudanas e da variabilidade climticas: os sectores sensveis e/ou vulnerveis (til se apresentado como uma tabela, e quando identifica impactos especficos nacionais). Se disponvel, podem incluir respostas de adaptao potencialmente viveis. - Medidas de adaptao (Estas podem j ter sido identificadas na literatura). 3. Produo de um Sumrio Executivo (no mais de 4 pginas) das informaes/ questes mais relevantes. Pode ser usado em outros relatrios ou como um documento autnomo.

A Caixa 1 fornece exemplos de possveis modelos de Perfil Climtico, retirados dos projectos da Nicargua e do Malawi. A Caixa 2 apresenta alguns recursos disponveis que podem servir de base para a elaborao do Perfil Climtico do Pas.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

Caixa 1: Exemplos Perfis Climticos da Nicargua e Malawi


Sinopse do Perfil Climtico da Nicargua O Perfil Climtico realizado na Nicargua (Cigarn et al. 2009) deu nfase aos impactos da vulnerabilidade e das mudanas climticas a nvel sectorial: 1. Introduo 2. Perfil Climtico: Vulnerabilidade & Projeces 2.1 Clima 2.2 Projeces Climticas 2.3 Vulnerabilidade & Impactos (zonas costeiras, agricultura, zonas rurais, sade, recursos hdricos, ecossistemas, energia) 3. Sensibilidade Climtica do Desenvolvimento 3.1 Emprego 3.2 Segurana alimentar & pobreza 3.3 Governao e desenvolvimento sustentvel 4. Bibliografia

Caixa 2: Fontes de Informao Nacionais e Internacionais


Encontrar a informao certa rapidamente extremamente importante na conduo de anlises. Segue uma lista de recursos de informao - especficos e genricos que pode ser til para caracterizar factores a nvel nacional ou sub-nacional (chuva, por exemplo), bem como a nvel global (por exemplo, o aumento do nvel do mar). possvel que um pas j tenha tido o seu Perfil Climtico publicado (consulte os links abaixo). A Comunicao Nacional ser uma das principais fontes de informao. Fontes nacionais: Programa de Aco Nacional de Adaptao (NAPA) submetido pelo UNFCCC http://unfccc.int/cooperation_support/least_developed_countries_portal/ submitted_napas/items/4585.php Comunicao Nacional ao UNFCCC http://unfccc.int/national_reports/non-annex_i_natcom/items/2979.php Perfis climticos anteriores elaborados como parte de relatrios nacionais encomendados no quadro de financiamentos de projectos bilaterais ou multilaterais Ministrio de Ambiente - Estado dos Relatrios Ambientais e/ou relatrios sectoriais, com informao relevante publicada por outros Ministrios /Direces Gerais Relatrios de servios da Meteorologia e/ou Geofsica Fontes Internacionais: Rede de aprendizagem da adaptao do PNUD http://www.adaptationlearning.net/country-profiles Perfis Climticos de Pases da Universidade de Oxford/PNUD http://country-profiles.geog.ox.ac.uk/ Centro Tyndall para Pesquisa sobre Mudanas Climticas http://www.tyndall.ac.uk/biblio/technical-reports GRID ARENDAL (PNUMA) http://maps.grida.no/ Boletins informativos sobre novas descobertas cientficas nos meios de comunicao de qualidade Ex: http://www.guardian.co.uk/environment/2010/jan/15/sea-level-climate-change Portal do Banco Mundial sobre as Mudanas Climticas http://sdwebx.worldbank.org/climateportal/

O Perfil Climtico da Nicargua est disponvel no ALM. Sinopse do Perfil Climtico do Malawi O estudo do Malawi (Linddal 2009) seguiu uma estrutura de resposta nacional aos impactos, realando a relao entre a vulnerabilidade e a adaptao: 1. Exposio s mudanas climticas, sensibilidade e vulnerabilidade 2. Exposio: Mudanas climticas e variabilidade no Malawi 2.1. Clima do Malawi 2.2. Tendncias climticas, variabilidade e desastres 2.3. Previses e projeces climticas 2.4. Resumo de potenciais riscos climticos 3. Sensibilidade: fazer face s mudanas climticas no Malawi 3.1. Sensibilidade em diferentes sectores (agricultura, segurana alimentar, sade, energia, pescas, vida selvagem, recursos hdricos, florestas, gnero) 3.2. Plano de Aco Nacional para a Adaptao 3.3. Potenciais impactos de mudanas climticas 4. Vulnerabilidade: Adaptao s mudanas climticas e variabilidade no Malawi 4.1. Estrutura de resposta nacional aos impactos da vulnerabilidade e adaptao 4.2. Reduo dos riscos de desastres e adaptao s mudanas climticas 4.3. Resumo da vulnerabilidade s mudanas climticas

O Perfil Climtico do Malawi est disponvel no ALM.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

10

Ideias de Trabalho 1
Enumere alguns dos potenciais impactos de mudanas e da variabilidade climticas no seu pas? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Quais so os potenciais grupos de pessoas e sectores vulnerveis a esses impactos? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Quais so as principais fontes de Informao que consultaria? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ No Malawi, em consequncia das mudanas climticas, espera-se um aumento dos perodos de estiagem e seca e uma distribuio irregular de precipitao. As mulheres so particularmente vulnerveis a estes perigos, uma vez que tm como tarefas dirias a recolha de combustvel e gua para suas habitaes. (Fotografia cortesia de Adam Rogers)

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

11

Etapa 2: Elaborar um Mapa Institucional


Um Mapa Institucional fornece uma viso geral das instituies e outras partes interessadas envolvidas em actividades nacionais sobre mudanas climticas. um recurso valioso para informar a equipa do processo de integrao, bem como para um pblico mais vasto a nvel nacional (como a UNCT, representantes do governo, funcionrios de outras organizaes internacionais e parceiros nacionais). O documento deve ser sucinto e assumir que o leitor j est familiarizado com as instituies e actores envolvidos. Mais do que simplesmente identificar ou descrever as principais estruturas institucionais envolvidas nas mudanas climticas, o Mapa Institucional deve fornecer uma avaliao crtica de como as questes climticas so coordenadas entre os rgos governamentais e com outras partes interessadas. O mesmo deve analisar todos os actores relevantes no pas, nomeadamente o governo, doadores bilaterais e multilaterais, ONGs e o sector privado. Como este tipo de viso nacional difcil de encontrar, uma ilustrao ou "mapa" que demonstre as ligaes e relacionamentos entre as instituies extremamente til. O documento deve incluir uma breve descrio dos quadros de regulao e institucionais para as mudanas climticas, bem como apresentar a cobertura, escala e coordenao das intervenes no quadro das mudanas climticas. Isto fornecer uma indicao da prioridade atribuda s mudanas climticas no pas. A identificao dos tcnicos, lacunas institucionais, ou organizacionais deve, idealmente, ser seguida por recomendaes concretas e pragmticas para melhorias. Links para sites ou outras fontes de informao tambm so teis. Um Mapa Institucional pode ser elaborado com base numa anlise documental de documentos de poltica nacional, estratgias e relatrios de pesquisa sobre as mudanas climticas. Relatrios especficos, tais como o Programa de Aco Nacional para a Adaptao (NAPA) e a Comunicao Nacional ConvenoQuadro das Naes Unidas sobre a Mudana do Clima (UNFCCC), so bons pontos de partida. A anlise pode ser complementada atravs de entrevistas com actores que so capazes de confirmar, complementar e/ou corrigir a anlise documental.

A Caixa 3 fornece exemplos de ilustraes de instituies e outros intervenientes envolvidos nas mudanas climticas no Malawi, Cabo Verde e Colmbia. A Caixa 4 ilustra os recursos para criar tais ilustraes. Etapa 2: Elaborar um Mapa Institucional
Objectivo: Fornecer um panorama dos diferentes intervenientes envolvidos nas mudanas climticas a nvel nacional. Inclui no apenas uma descrio das instituies e seus projectos, mas tambm a ligao e a colaborao entre eles Coordenador Nacional para as Mudanas Climticas. 4-5 dias para elaborar um documento de 12-15 pginas.

Pessoa responsvel: Nvel de esforo: Tarefas envolvidas:

1. Rever as informaes oficiais nacionais sobre as actividades relacionadas com as mudanas climticas disponveis nos ministrios, instituies nacionais, e agentes de desenvolvimento. 2. Entrevistar as principais instituies, para complementar e corroborar as informaes. 3. Escrever um relatrio que inclua: - Introduo s mudanas climticas no contexto nacional. - Descrio dos quadros institucionais e de regulao, incluindo pontos fortes e fracos. - Lista de instituies e uma ilustrao ou "mapa" das partes envolvidas nas mudanas climticas, incluindo instituies nacionais (ministrios, comisses, associaes, etc) da ONU, organizaes bilaterais e multilaterais, ONGs e outras entidades. Deve descrever o papel, importncia e influncia de cada interveniente. - Lista e descrio de projectos e programas sobre mudanas climticas, incluindo as instituies executoras. - Anlise da capacidade institucional, tais como pontos fortes, lacunas e oportunidades (por exemplo, experincia em reas tcnicas/negociaes, os deficits na partilha de conhecimentos, equipamentos fsicos, fontes de financiamento, pesquisa e formao, legislao e fiscalizao). - Anlise da cooperao institucional e coordenao das intervenes, incluindo recomendaes concretas e pontos de entrada eficazes para melhorar a integrao dos riscos e oportunidades das mudanas climticas. - Observaes gerais e concluses. 4. Produzir um Sumrio Executivo (mesmo em estilo sinopse um subproduto til).

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

12

Caixa 3: Ilustraes de Mapas Institucionais


No h nenhuma forma definitiva para "mapear" as relaes entre as instituies, e muitas abordagens tm sido usadas dentro e fora do Projecto dos Riscos Climticos. Em Cabo Verde, o Mapa Institucional (Santos 2010) (abaixo) destacou os principais intervenientes institucionais pblicos, privados, e outros por sector, num grfico em forma circular. Este esquematizou os intervenientes de acordo com a sua presumvel influncia primria ou secundria em assuntos ligados s mudanas climticas no pas. A ilustrao utilizada na Colmbia (Cardona 2009) ( direita, em cima) centrouse na interligao entre os intervenientes. O tamanho dos tringulos (ONU) ou rectngulos (Governo) indica a importncia ou influncia da instituio (azul) ou iniciativa (vermelho) em relao adaptao s mudanas climticas. Como um terceiro formato, foi previsto um organograma no relatrio do Malawi (Jumbe 2009) (inferior direito). Colmbia

Cabo Verde

Malawi

STEERING COMMITEE Chair MDPC, Secretariat EAD

Director DPC Project Management Team

TECHNICAL COMMITTEE Chair MET. DEPT, Vice Chair MoAFS (Land Resources Conservation Dept), Secretariat EAD

GOVERNMENT DONOR TECHNICAL WORKING GROUP

RELEVANT SECTOR MINISTRIES

RELEVANT SECTOR MINISTRIES LOCAL ASSEMBLIES COMMUNITIES

RELEVANT SECTOR MINISTRIES

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

13

Ideias de Trabalho 2
Qual a instituio central das mudanas climticas no seu pas? Que outras organizaes tambm tm um forte papel de apoio (existente ou potencial)? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Caixa 4: Exemplos de Recursos para a Elaborao de um Mapa Institucional


Tipicamente, um Mapa Institucional ser maioritariamente - e em alguns casos totalmente - baseado em texto. No entanto, projeces grficas so teis para rpida e facilmente mostrar as relaes entre instituies e/ou intervenientes, as hierarquias, classificaes e outras formas de informao. Conforme referido na Caixa 3, existem inmeras formas de ilustrar mapas institucionais, dependendo da abordagem e da mensagem a ser transmitida. Os exemplos na Caixa 3 aproveitam diferentes softwares que esto disponveis na maioria dos computadores, ou que podem ser descarregados da internet. A seguir encontram-se alguns exemplos: Office suites: Software normalmente disponvel na maioria dos computadores, tanto comerciais (ex.: Microsoft Office http://office.microsoft.com) ou gratuitos (OpenOffice www.openoffice.org), com aplicaes para a elaborao de documentos e apresentaes. Tem facilidades para o desenho de formas e barras de ligao que podem incluir texto, e vem preparado com modelos para a elaborao de organigramas, fluxogramas, e fluxos de processos que permitem a ilustrao da maior parte das relaes institucionais. Os exemplos de Mapa Institucional de Cabo Verde e Malawi, na Caixa 3 acima, foram criados com base neste simples software. Anlise de redes sociais: Para mapeamentos mais complexos de diferentes entidades e pontos de deciso, o pacote UCINET (www.analytictech.com/ucinet/) pode ser adequado. Este software foi utilizado para a elaborao do Mapa Institucional da Colmbia, exemplificado na Caixa 3. Para alm de descarregar e instalar este software comercial, preciso algum tempo para aprender a utiliz-lo convenientemente. Processadores visuais especializados: Software tal como Smartdraw (www. smartdraw.com), CorelDraw (www.corel.com) e Adobe InDesign (www.adobe.com) podem ser teis na criao de qualquer elemento grfico ou visual. Embora tenham uma vasta gama de aplicaes, os seus modelos e templates incluem rvores de deciso, organigramas, fluxogramas, grficos causa-efeito, podendo todos ser ideais. Alguns destes programas podero ter edies gratuitas de baixar e utilizar, embora com durao ou funes limitadas. Mapa mental: The Brain (www.thebrain.com/) um software de descarregamento gratuito que ajuda a organizar e criar ligaes entre ideias. importante primeiro ter clareza sobre o objectivo da representao visual para o mapa institucional, ento, determinar se o software j disponvel pode facilmente reflecti-lo; caso contrrio, procurar outros pacotes de software, se necessrio.

Que capacidades podero ser reforadas nessas instituies? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Enumere alguns exemplos bem sucedidos de colaborao institucional. Como podero a colaborao e coordenao ser reforadas? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

14

Etapa 3: Envolver as Partes Interessadas e seleccionar o Documento para a Avaliao dos Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas
Em consonncia com a prpria poltica do PNUD sobre a integrao das mudanas climticas na ajuda ao desenvolvimento, estratgias, tais como o Quadro de Assistncia das Naes Unidas ao Desenvolvimento (UNDAF), Programa nico (One UN), e Avaliaes Nacionais Comuns so metas bvias numa avaliao de riscos climticos que podem afectar uma trajectria de desenvolvimento nacional. Da mesma forma, h um nmero equivalente de estratgias e planos nacionais de desenvolvimento que podem ser avaliados a nvel governamental. O exerccio tambm pode concentrar-se em processos, polticas, estruturas, projectos, oramentos e quaisquer outros documentos de programao. A identificao de um assunto adequado para a avaliao dos riscos e oportunidades das mudanas climticas desempenha um grande papel no sucesso da avaliao e do exerccio de integrao como um todo. Um processo de consulta com os decisores e tcnicos de diferentes entidades governamentais e agncias da ONU deve orientar o processo de seleco, tendo em conta uma lista de factores (apresentada direita desta pgina). Um factor crucial para a seleco deve ser a vida ou ciclo do(s) documento(s). As partes interessadas devem considerar desde o incio como e quando os resultados da avaliao de riscos climticos podero ser tidos em conta numa verso revista. O mesmo se aplica para o ciclo do "proprietrio" do documento, seja ele uma instituio especfica ou um grupo de organizaes. A quantidade de documentos seleccionados para uma avaliao de riscos climticos ter um impacto sobre a profundeza dessas avaliaes (pressupondo o mesmo oramento e cronograma). No Projecto dos Riscos Climticos, a Colmbia escolheu para anlise 12 documentos de desenvolvimento; como resultado, as avaliaes forneceram uma viso geral dos riscos e oportunidades em relao a cada documento, ao invs da avaliao detalhada, sobre um ou dois documentos especficos seleccionados nos restantes pases-piloto.

A Caixa 5 descreve os processos seguidos em Cabo Verde e em El Salvador na identificao de estratgias de desenvolvimento adequadas e documentos de programao. A Caixa 6 reflecte a grande variedade de documentos que podem ser seleccionados para a avaliao dos riscos e oportunidades das mudanas climticas.

Etapa 3: Seleccionar o Documento a ser Avaliado em Relao aos Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas
Objectivo: Identificar o(s) documento(s) de desenvolvimento mais adequados para a realizao de uma avaliao dos riscos e oportunidades das mudanas climticas.

Pessoa Responsvel: Ponto Focal do PNUD em concertao com a Equipa de Implementao e, se necessrio, com os decisores polticos nacionais. Nvel de Esforo: Tarefas envolvidas: 1. Organizar um encontro com os intervenientes nacionais e da ONU para a identificao das duas ou trs principais documentos de desenvolvimento nacionais ou das ONU que potencialmente poderiam ser analisados, com base nos seguintes factores: Relevncia para, e prioridade nos processos de desenvolvimento locais ou nacionais. Sensibilidade das actividades dos documentos aos riscos climticos; vulnerabilidade da populao engajada nas questes dos riscos climticos (em alguns casos, apenas algumas partes de um documento poder ser relevante). Forte envolvimento da instituio responsvel pelo(s) documento(s) para se envolver nos processos de avaliao e de integrao. Adequao e oportunidade para influenciar o(s) documento(s) e/ou o processo de implementao (idealmente as recomendaes so consideradas na reviso / finalizao do documento). 2. O Especialista em Riscos das Mudanas Climticas faz a reviso do documento, sugere um cronograma e um processo para a de avaliao e obteno de contribuies da instituio, e, caso necessrio, para a integrao das mudanas climticas no documento revisto. Altamente dependente do contexto nacional.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

15

Caixa 5: Seleco do Objecto de Avaliao Climtica em Cabo Verde e El Salvador


Em Cabo Verde, o Ponto Focal Nacional do PNUD teve consultas com os representantes do Ministrio visando a seleco de um documento adequado para a avaliao. Com base nas seguintes consideraes, o Documento Estratgico 2008 sobre o Crescimento e Reduo da Pobreza-II (DECRP-II) foi identificado como o documento mais relevante de desenvolvimento nacional: O DECRP-II analisou os sectores identificados como vulnerveis na Comunicao Nacional de Cabo Verde ao UNFCCC, nomeadamente, gua, florestas, desenvolvimento costeiro, agricultura e pecuria. O DECRP-II estava previsto ser revisto no prximo ano para ajustar as prioridades do novo governo. Isso proporcionou uma oportunidade de influenciar o contedo do futuro DECRP, garantindo, portanto, que as consideraes sobre as mudanas climticas sejam integradas. As autoridades nacionais envolvidas no DECRP-II foram sensveis necessidade de integrao das mudanas climticas e mostraram-se disponveis para colaborar com a Equipa de Implementao. O DECRP-II o principal documento operacional a nvel nacional. Desenvolvido pelo Governo na sequncia de um processo participativo, foi ento discutido com os parceiros de desenvolvimento bilaterais e multilaterais, orientando futuros Programas Indicativos de Cooperao. Dada a extenso do documento, a Equipa de Implementao identificou os seguintes sectores do DECRP-II para avaliao, devido sua especial sensibilidade s mudanas climticas: o Turismo e o Sector Tercirio, Desenvolvimento Rural Integrado, Urbanizao e Requalificao Urbana, Estradas e Transportes Martimos, Energia e Gesto Integrada dos Recursos Hdricos. _________________________________ Em El Salvador, a Equipa de Implementao usou a ilustrao do seu Mapa Institucional para identificar uma lista inicial de instituies que poderiam tornar-se parceiros no Projecto dos Riscos Climticos. Assim, a equipa organizou um seminrio e convidou tcnicos e decisores de 16 dessas instituies. Numa nica sesso, os participantes foram convidados a propor instituies e documentos que poderiam ser considerados para uma avaliao de riscos climticos, e classificar a sua sugesto em relao aos critrios listados na caixa relativa Etapa 3. Em seguida, a Equipa de Implementao compilou a informao e rapidamente foi decido que a agncia ambiental estatal Fondo de la Iniciativa para las Americas, El Salvador (FIAES) seria o parceiro ideal, j tendo demonstrado um grande interesse na matria e com um Director Executivo competente. FIAES e a Equipa de Implementao concordaram que o documento que descrevesse as regras para apresentao de propostas de financiamento oferecia o maior potencial para influenciar uma ampla gama de projectos implementados em El Salvador.

Ideias de Trabalho 3
Para comear o processo de seleco, faa a lista de documentos que poderiam ser relevantes para uma avaliao dos riscos climticos. Com esta lista inicial, veja os factores na Caixa da Etapa 3 na pgina anterior para reduzi-la a um tamanho manusevel. Essa lista deve ser discutida com a ONU e entidades governamentais
Potenciais documentos Importncia relativa para o ltimo ano de desenvolvimento nacional publicao Ano previsto para reviso

* Consulte a Caixa 6 para obteno de ideias sobre os tipos de documentos que podem ser relevantes. Que instituies j so bons candidatos a lder neste exerccio? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

16

Caixa 6: Exemplos de Documentos Avaliados quanto aos Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas
Alm de avaliar o UNDAF, os pases-piloto do Projecto dos Riscos Climticos avaliaram uma vasta gama de polticas, planos e projectos. Os respectivos relatrios de avaliao e outros documentos afins podem ser encontrados no site do ALM. Cabo Verde: O Documento de Estratgia de Crescimento e Reduo da Pobreza-II (DECRP-II), concentrando-se em 10 sectores prioritrios Colmbia: Projecto Objectivos Locais de Desenvolvimento do Milnio (PNUD) Projecto Capacitao para a Segurana Nutricional e Alimentar e na Colmbia (FAO) Projecto Estratgia Territorial para o Desenvolvimento e Paz - ArtRedes (PNUD) Projecto Capacitao para Projectos Alternativos de Desenvolvimento no mbito de Programas Regionais Sustentveis na Colmbia (UNODC) Projecto Capacitao do Desenvolvimento Territorial e Estratgia de Ambientes Saudveis (WHO/PAHO) Poltica e Estratgias Nacionais para a Consecuo dos ODMs na Colmbia Poltica Nacional sobre a Rede de Proteco Social contra a Pobreza Extrema Poltica Nacional sobre a Segurana Alimentar e Nutricional (PSAN) Directrizes Nacionais para a formulao de uma Poltica Ambientalmente Saudvel, incluindo a Qualidade do Ar, Qualidade da gua e Segurana Qumica Plano de Desenvolvimento para o Departamento de Cauca Plano de Desenvolvimento para a cidade de Bogot El Salvador: Programa intersectorial sobre a Segurana Alimentar e Nutricional em El Salvador (ISAN) As Normas de Elegibilidade para Financiamento para o Fondo de la Iniciativa para las Amricas, El Salvador (FIAES) Malawi: A Ampla abordagem do Sector Agrcola (ASWAp) A Estratgia de Crescimento e Desenvolvimento do Malawi (MGDS) Nicargua: O Plano Nacional de Desenvolvimento Humano (sobre cinco sectores)

A avaliao do projecto da FAO sobre a Segurana Alimentar e Nacional da Colmbia destacou a vulnerabilidade dos pequenos agricultores aos riscos climticos. (Fotografia cortesia de Piedad Martin)

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

17

Etapa 4: Avaliar os Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas


Existem diversas metodologias e ferramentas para avaliar os riscos das mudanas climticas nos processos de desenvolvimento. A maioria especfica de agncias e especializada em termos de audincia, alcance e objectivo. A variedade de metodologias disponveis deve ser aproveitada para a obteno do melhor mtodo para o documento seleccionado e o objectivo preconizado.2 No Projecto dos Riscos Climticos, o PNUD aplicou a sua proposta de directrizes genricas Quality Standards for the Integration of Adaptation to Climate Change into Development Programming (2009) (doravante denominadas Padres de Qualidade do PNUD). A ferramenta fornece uma abordagem analtica abrangente que pode ser aplicada a documentos de estratgia, programas, planos e polticas ou projectos, quer estes j existam ou estejam em progresso. Alm disso, aplicvel s escalas nacional, regional ou local e pode ser utilizada por pessoal da ONU e do PNUD, por autoridades nacionais, ou outros parceiros de desenvolvimento. Utilizando uma lista de questes, os Padres de Qualidade do PNUD ajudam o utilizador a identificar os riscos climticos, riscos de m adaptao, as oportunidades de adaptao, e medidas de para a integrao adequada das consideraes sobre as mudanas climticas. A metodologia baseada em quatro princpios ou padres de qualidade:3 1. Identificao dos Riscos das Mudanas Climticas para Programas e Projectos As componentes dos programas e dos projectos so avaliados para determinar se a sua viabilidade ou a sua sustentabilidade a longo prazo est ameaada pelas mudanas climticas. Isto envolve a identificao das componentes
2

que so sensveis ou vulnerveis s manifestaes emergentes ou previstas das mudanas climticas (por exemplo, mudanas nos eventos extremos, ou mudanas de longo prazo, das condies climticas ou ambientais regulares) 2. Identificao dos Riscos que Podem Resultar em M-adaptao Aumentos indesejados e imprevistos da vulnerabilidade podem surgir de actividades de projectos que no consideram mudanas das condies climticas. As componentes dos programas e projectos so avaliados pelo seu potencial de aumento, a longo prazo, da vulnerabilidade ambiental ou social para as mudanas climticas. Isso pode exigir uma avaliao transversal entre os sectores, porque as aces podem ser contraditrias entre si. 3. Identificao de Oportunidades de Adaptao As oportunidades de adaptao podem incluir pontos de entrada para: (i) facilitar a adaptao atravs de sinergias com as iniciativas existentes ou previstas, (ii) combinar a mitigao (reduo das emisses de gases de efeito de estufa) e a adaptao, (iii) proporcionar benefcios adicionais de desenvolvimento, e/ou (iv) explorar alteraes potencialmente benficas das condies climticas ou ambientais. 4. Avaliao e Integrao de Potenciais Medidas de Adaptao Os criadores e gestores dos programas e projectos traduzem as oportunidades de adaptao identificadas em mudanas que podem ser transformadas em programa ou projecto. Estas medidas podem incluir a reavaliao dos objectivos e resultados esperados do programa ou do projecto, as alteraes aos produtos e actividades, ou recomendaes de poltica. As medidas de adaptao so avaliadas e priorizadas com base na viabilidade, eficcia e aceitabilidade, e, em seguida, integradas no programa ou projecto. Os resultados da avaliao dos riscos climticos so apresentados num relatrio que destaca, ideias e recomendaes viveis e concretas de medidas para aumentar

Screening Tools and Guidelines to Support the Mainstreaming of Climate Change Adaptation into Development Assistance A Stocktaking Report (2010) de Olhoff e Schaer oferece um bom resumo e anlise das principais ferramentas existentes. Os Padres de Qualidade do PNUD esto em reviso com base na experincia do Projecto dos Riscos Climticos. A verso revista estar disponvel em 2012.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

18

a adaptao e evitar a m adaptao. Quanto mais prticas as recomendaes (incluindo, se possvel, uma indicao dos custos implcitos), o mais provvel ser que as mesmas sejam claramente percebidas e integradas efectivamente. As Caixas de 7-9 fornecem exemplos de matrizes de resultado do Projecto dos Riscos Climticos. Esse formato til para registar a anlise, e como uma ferramenta de comunicao para os decisores e tcnicos. Uma ateno especial deve ser dada anlise sobre m adaptao. A avaliao dos riscos climticos pode realmente identificar as actividades ou os objectivos que poderiam ser incompatveis com a adaptao ou parecer inviveis em futuros cenrios climticos. Por exemplo, os objectivos de aumentar significativamente empreendimentos tursticos num local que requer captao de guas subterrneas podem ser incompatveis com outros objectivos da poltica de promoo da irrigao para atingir auto-suficincia agrcola num cenrio climtico futuro que indica menos chuvas, menos humidade e temperaturas mdias mais quentes. Embora tecnicamente a concluso pode parecer simples, pode haver resistncia a nvel poltico na aceitao de escolhas difceis. Alm disso, a Equipa de Implementao e os interessados devem estar cientes de que as aces ou polticas que reduzem a vulnerabilidade ou aumentam a capacidade de adaptao s mudanas climticas no podem ser alinhadas com os objectivos polticos ou estratgicos subjacentes. Pode haver implicaes polticas para as medidas de adaptao/aces identificadas, para as recomendaes fornecidas, e qualquer priorizao de algumas medidas ou aces. Por exemplo, uma recomendao pode aconselhar a reduo ou termo de uma actividade econmica, que pode contrastar com uma poltica ou objectivo especfico do governo. Embora a mdio e longo prazo os benefcios sejam esperados, estes podem ser incompatveis com a necessidade dos ciclos polticos de retorno imediato.

Etapa 4: Avaliar os Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas


Objectivo: Realizar uma triagem de riscos de um programa, plano de desenvolvimento, estratgia, poltica da UNCT ou de governo.

Pessoal responsvel: Especialista em Mudanas Climticas. Nvel de esforo: Tarefas envolvidas: 1. Avaliao de cada componente do documento seleccionado quanto aos riscos de mudanas climticas, se possvel usando os Padres de Qualidade do PNUD. Na sua forma mais bsica, o relatrio de avaliao deve incluir os seguintes pontos: Como e onde os riscos e as oportunidades j esto incorporados no documento, e propor melhorias, se necessrio. Riscos de m adaptao. Oportunidades de adaptao. Medidas de adaptao e/o pontos de entrada para melhor gerir os riscos/ oportunidades das mudanas climticas, e priorizar as aces a implementar pela entidade nacional. 2. Obter reaco das partes no documento sobre as concluses, potencialmente durante um workshop de capacitao e sensibilizao. 3. Refinar as concluses com esses comentrios e finalizar o relatrio. Sinopse do Relatrio sobre os Riscos e Oportunidades Climticos: Tendo em conta que o relatrio dever ser amplamente divulgado no seio das partes, seria til incluir os seguintes captulos: Sumrio Executivo Enquadramento avaliao dos riscos e oportunidades climticos, incluindo a lgica de seleco do objecto de anlise Abordagem metodolgica (incluindo aos Padres de Qualidade do PNUD) Resultados da avaliao dos riscos climticos Recomendaes e identificao das aces prioritrias Concluses Referncias / Siglas / Anexos
* O nvel de esforo ser maior para a primeira avaliao dos riscos climticos e depois menor para as subsequentes. O tempo necessrio depender tambm do documento seleccionado.

10 20 dias por documento.*

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

19

Caixa 7: Amostra da Avaliao de Riscos Climticos: a Abordagem do Sector Agrcola do Malawi (ASWAp)
Em baixo encontra-se o exemplo da Avaliao dos Riscos Climticos da Abordagem do Sector Agrcola (Linddal 2009), com rea de enfoque a Segurana Alimentar. Aqui, a Equipa de Implementao utilizou uma matriz simples para destacar os riscos e as oportunidades para cada componente. Medidas de adaptao do ASWAp do Malawi: - Desenvolver cenrios de projeco de mudanas climticas para o sector da agricultura no Malawi, depois de recolha sistemtica de informaes sobre a variabilidade climtica actual. Isso pode melhorar a percepo sobre as relaes entre a variabilidade climtica e produo agrcola. - Apoiar a pesquisa sobre factores de vulnerabilidade s mudanas climticas, o que pode melhorar a tomada de decises, tanto a nvel familiar como nacional, especialmente no que diz respeito sua necessidade e capacidade para medidas de adaptao. - Avaliar as mudanas climticas, em combinao com outros factores de presso para mapear a vulnerabilidade s mudanas climticas. Os impactos das mudanas climticas, em combinao com o uso da terra insustentvel com uma prevalncia de VIH/SIDA na populao podero comprometer os objectivos do ASWAp. Tal exerccio de mapeamento sublinharia o papel das mudanas climticas como um amplificador de risco e poderia orientar a identificao de medidas de adaptao relevantes. - Estimular a capacitao para a integrao os riscos das mudanas climticas e adaptao nos programas de desenvolvimento. - Explorar as opes de fundos adicionais para a adaptao climtica. Embora quase metade do financiamento do ASWAp esteja garantida, no h meno de meios suplementares de financiamento, embora j haja interesse da comunidade doadora (ex.: BAD). - O apoio a sistemas de alerta precoce poder ser importante para o sector agrcola. Isso inclui no apenas maior desenvolvimento das previses sazonais em curso (principalmente da precipitao) mas tambm alerta precoce localizado para o tempo e pragas influenciadas por varveis climticas. Alguns desses alertas precoces e recolha de dados poderiam envolver as comunidades, ex: atravs de escolas agrcolas.

Componentes da rea

Riscos de mudanas climticas

Oportunidades de adaptao
Aumento da segurana alimentar atravs de: promoo da diversificao das culturas; culturas tolerantes seca; variao gentica; sistema de alertas prvias em relao a condies meteorolgicas e pragas; levantamento de dados.

1.1 Auto-suficincia do milho atravs do aumento de produtividade e diminuio de perdas ps colheita

Consequncia directa na produo de sequeiro do milho e distribuio. Risco de m-adaptao se os riscos de monoculturas no forem ponderados.

1.2 Diversificao da produo de alimentos e diversificao alimentar para melhorar a nutrio a nvel domstico, com foco em Culturas, Pecuria e Pescas

Potenciais riscos directos sobre toda a produo agrcola resultantes de eventos climticos extremos.

Aumento da segurana alimentar e distribuio do risco de culturas atravs da diversificao.

1.3 Gesto de riscos para a estabilidade alimentar a nvel for nacional

Riscos resultante da seca e disponibilidade insuficiente de alimentos (produo e distribuio).

A gesto de riscos deve incluir: variabilidade climtica e mudanas climticas; melhoria da segurana alimentar; seguro de risco climtico (que foi tentado com o ndice de clima no Malawi, mas at agora falhou).

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

20

Caixa 8: Amostra da Avaliao de Riscos Climticos: o DECRP de Cabo Verde


A avaliao dos riscos climticos do DECRP do Sector do Turismo de Cabo Verde (Santos 2010) tambm fornece uma vasta informao sobre os tipos de riscos das mudanas e oportunidades climticas. Como em outros casos, os subtpicos foram seleccionados entre as listas extensas de questes sugeridas nos Padres de Qualidade do PNUD. O turismo actualmente, e dever manterse, o motor da economia. Um desafio importante para Cabo Verde aumentar a competitividade internacional do seu turismo, promovendo o desenvolvimento de ofertas tursticas integradas de alta qualidade.

Riscos de Mudanas Climticas


Sensibilidade

Oportunidades de Adaptao
Viabilidade
O objectivo do DECRP-II em relao aos turistas que entraro em Cabo Verde em 2011 460 000. Isto representa um crescimento de 31% em 4 anos, e um aumento de 217% desde 2000. Para sustentar este nvel de crescimento do nmero de turistas com o consequente aumento do uso de recursos (energia e gua, por exemplo) exige a priorizao de recursos para este sector em detrimento de outros. O pretendido aumento de investimentos no sector do turismo (20%/ano entre 2008 e 2011) pode, a longo prazo, no resultar em mais e melhores empreendimentos tursticos, mas reflectir o aumento dos custos de restaurao, manuteno e adaptao para este sector econmico. As metas de crescimento de longo prazo para o sector do turismo podem ser garantidas atravs de: - Reviso e aplicao estrita da regulamentao de planeamento, de modo a aumentar a rea costeira e proibir empreendimentos em reas de alto risco. - Medidas de dissuaso relativas a empreendimentos tursticos com uso intensivo de recursos. - Exigncia de tecnologias rentveis para a eficincia na utilizao de gua e energia.

A zona costeira a rea preferida para o desenvolvimento do turismo, embora seja altamente sensvel aos impactos relacionados com o clima. O DECRP-II reconhece que o crescimento do turismo trar desafios de infra-estrutura no que diz respeito ao fornecimento de gua, energia e saneamento, mas no faz referncia aos impactos das mudanas climticas. O DECRP-II enumera vantagens econmicas de desenvolvimento do turismo em larga escala oferecendo pacotes de servios aos clientes com poder de compra. No entanto, a perspectiva de novos empreendimentos de lazer, como campos de golfe, pode exacerbar recursos e causar conflitos com outros potenciais utilizadores.

Perigos climticos
Os perigos climticos para o turismo costeiro incluem tempestades tropicais e o aumento da frequncia de eventos climticos extremos, como inundaes e chuvas torrenciais, que podem causar eroso agravada do substrato. Ao longo de um perodo substancial de tempo so previstas a subida do nvel do mar extremo, as mars altas extremas e aumento da gravidade da aco das ondas.

Reduo da vulnerabilidade
Infra-estrutura - Garantir que as licenas de planeamento tenham em considerao a sensibilidade relacionada com o clima e os potenciais riscos climticos. Por exemplo, evitar a construo em baixas costeiras e assegurar edifcios capazes de suportar eventos climticos mais intensos e frequentes. - Diminuir as necessidades em recursos atravs medidas de eficincia hdrica e energtica (por exemplo, re-utilizao da gua cinzenta para outras utilizaes. Actividades/ Comportamento - Desenvolver actividades tursticas que aproveitem os recursos localmente disponveis (por exemplo, turismo, cultura, desporto aqutico) em oposio a actividades como golfe, que requerem o uso intensivo de recursos pouco disponveis (gua, combustveis, fertilizantes, pesticidas), que podem tornar o sector turstico pouco competitivo. - Sensibilizar os turistas sobre boas prticas de conservao da gua e energia, enquanto desfrutam da cortesia cabo-verdiana.

Riscos
As infra-estruturas tursticas, em reas costeiras baixas, em particular, correm riscos de dano gradual atravs da eroso e subida do nvel do mar. Eventos extremos podem causar danos ao acesso a estradas, edifcios, equipamentos e comodidades. Os impactos climticos acarretam vrios riscos indirectos para o turismo, tais como manuteno frequente e reparao de edifcios, portos e outras instalaes de lazer e aumento dos preos de energia e gua. Os prmios dos seguros, provavelmente, aumentaro.

Evitar a m adaptao
As medidas identificadas acima no so susceptveis de encorajar falhados com a sua implementao. Pelo contrrio, direccionar as actividades de tursticas para recursos naturais local ou regionalmente abundantes, provavelmente, criar valor econmico acrescentado, estimulando outros sectores, tais como ofertas culturais, desporto aqutico, catering. As medidas acima identificadas so rentveis e conservadoras, mesmo na ausncia de efeitos de mudanas climticas agravadas. Bem implementadas, essas medidas devem proporcionar um sector econmico mais competitivo em qualquer cenrio de possveis mudanas climticas.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

21

Caixa 9: Amostra da Avaliao de Riscos Climticos: o UNDAF de El Salvador


O captulo sobre a Melhoria dos Servios Sociais Bsicos do UNDAF 2007-2011 de El Salvador foi analisado em relao a sete questes da avaliaao (Gutierrez e Cigarn 2009).

Ideias de Trabalho 4
Utilize a seguinte matriz para avaliar os riscos de mudanas climticas e oportunidades, relativos ao seu documento de desenvolvimento seleccionado: Riscos de mudanas climticas Oportunidades de adaptao

RISCOS DE MUDANAS CLIMTICAS


1. So os efeitos das mudanas climticas (MC) explicitamente referidos nos Resultados Esperados deste UNDAF? O documento no faz qualquer referncia a riscos climticos, MC ou eventos extremos. 2. Que riscos climticos so relevantes para atingir os Resultados Esperados? As ameaas de MC incluem variaes de temperatura, aumento da intensidade e/ou frequncia de eventos climticos extremos, e stress climtico geral. Estes eventos climticos agravaro casos de doenas (ex: a malria, diarreia e dengue) com consequncias significativas sobre o crescimento econmico, no desenvolvimento social, e na segurana. Da mesma forma as MC afectaro negativamente a subsistncia das pessoas mais pobres em termos de sade, acesso gua, habitao e infra-estrutura. 3. Existem riscos de m-adaptao? Sim, se a construo de infra-estruturas para o fornecimento dos servios bsicos so vulnerveis variabilidade climtica e MC, ou se a vulnerabilidade a MC aumenta geograficamente (por exemplo, quando as pessoas ocupam reas de risco, como margens de rios com fluxos e nveis de gua flutuantes). MEDIDAS DE ADAPTAO E OPORTUNIDADES 4.Que alteraes podem ser feitas para atingir os Resultados Esperados? Que medidas de adaptao podem apoiar a reduzir a vulnerabilidades s MC? As ameaas impostas pelas MC podem ser integradas no conceito de vulnerabilidade. Priorizar as medidas de preveno e a gesto dos riscos climticos para os grupos altamente vulnerveis. Reforar capacidades e sensibilizar os representantes nacionais e locais que trabalham na prestao dos servios sociais bsicos. Fornecer recursos adicionais aos sistemas de sade, melhorar o acompanhamento e controlo das doenas agravadas pelas MC, e melhorar a infra-estrutura hospitalar para acomodar um n crescente de emergncias decorrentes de eventos climticos extremos. 5. As medidas so benficas, independentemente das MC? (sem arrependimentos) Sim, uma vez que no geral essas medidas e actividades promovem o desenvolvimento sustentvel. 6. Existem oportunidades que encorajam a adaptao s MC? (que sejam resultado directo de MC, sinergias com outros projectos, ligaes mitigao) Oportunidades e sinergias possveis existem no seio do Fondo de Inversin Social para el Desarrollo Local. Alm disso, a zona costeira Bajo Lempa - frequentemente afectada por mars altas, inundaes e furaces - alvo de vrios projectos sociais relativos gesto de riscos e ao desenvolvimento de sistemas de alerta precoce. 7.Quais so as medidas de adaptao prioritrias? Integrao do tema das ameaas de MC no conceito de vulnerabilidade e definio dos grupos e populaes mais vulnerveis. As MC devem ser a prioridade mxima na agenda nacional.

Componentes do programa

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

22

Etapa 5: Desenvolver Capacidades das Partes Interessadas


Capacitao parte essencial do processo de integrao. No Projecto dos Riscos Climticos, o processo de capacitao inclua workshops em cada um dos pases participantes, consultas individuais e apoio mais contextualizado integrao sempre que solicitado. Esta seco aborda sobretudo a organizao de workshops. Consultas individuais constituram parte integrante de cada etapa do processo e consequentemente so referidas ao longo deste Guia. Apoio dedicado integrao das mudanas climticas descrito na Etapa 6. O workshop um importante evento do Projecto, pois proporciona a oportunidade de informar os intervenientes envolvidos na preparao, implementao e monitorizao do plano ou estratgia de desenvolvimento seleccionado sobre a questo das mudanas climticas, seus impactos e as oportunidades de adaptao, recebendo, ao mesmo tempo, feedback dos participantes. Entretanto, tambm refora a cooperao inter-institucional, que essencial para a efectiva tomada de deciso sobre as mudanas climticas. O evento pode cumprir os seguintes objectivos: Melhorar a percepo dos participantes sobre os conceitos de mudanas climticas e sobre os cenrios especficos do pas. Apresentar o resumo dos resultados do Perfil Climtico do Pas. Apresentar a metodologia de avaliao dos riscos climticos. Partilhar e validar as propostas de resultados da avaliao dos riscos climticos. Melhorar a capacidade dos participantes de identificar os riscos e oportunidades das mudanas climticas, assim como as medidas de adaptao. Sensibilizar as autoridades nacionais sobre a importncia de integrao das mudanas climticas nos processos de desenvolvimento. Estimular a cooperao inter-institucional atravs da troca de ferramentas, dados e experincia.

Identificar outros documentos, projectos e programas que so alvo de avaliao de risco climtico e prioriz-los.

A agenda especfica deve ser criada em colaborao com os principais intervenientes, para reflectir o contexto nacional, bem como os objectivos acordados, de modo que possa ser um catalisador para a definio de prioridades nacionais e da integrao das mudanas climticas. A agenda tambm deve ter em conta a durao do evento e o nvel de participao (maior e generalizada, ou mais focalizada e tcnica). As sesses que incidem especificamente sobre exerccios prticos so sempre mais populares nos workshops. Nestas sesses, os participantes discutem em grupos os principais conceitos de mudanas climticas e passam para um estudo de caso para avaliar os eventos previsveis da alterao climtica, os riscos para a subsistncia, e as medidas de adaptao numa determinada comunidade. Tais exerccios permitem uma integrao real do material apresentado, bem como que os participantes troquem e reflictam sobre as suas prprias experincias. Para ver um exemplo desse tipo de exerccio, queira visitar a pgina do Projecto de Malawi no ALM. A Caixa 10 descreve os workshops que foram organizados na Colmbia. A Caixa 11 reflecte um exemplo de um workshop de um dia e meio, que foi organizado em Cabo Verde.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

23

Etapa 5: Desenvolver Capacidades das Partes Interessadas


Objectivo: Organizar um workshop para capacitar os intervenientes para a avaliao e gesto dos riscos e oportunidades das mudanas climticas. Coordenador das mudanas climticas, com o apoio da Equipa de Implementao e envolvimento de instituies nacionais.

de discusso como o referido acima, os participantes primeiro lem um captulo de um plano nacional de desenvolvimento, poltica ou projecto relativo a um sector altamente prioritrio (ex.: turismo). Usando uma matriz de resultados semelhante apresentada no Etapa 4, os participantes so ento convidados a identificar: (i) Riscos climticos que podero afectar atingir os objectivos referidos, (ii) Riscos de m-adaptao como resultado do plano, poltica ou projecto, (iii) Medidas de adaptao que podem ser implementadas para garantir que os objectivos sejam alcanados, e (iv) Oportunidades existentes para apoiar a implementao de tais medidas de adaptao. e. Realizar uma sesso dedicada ao avano de um determinado contexto nacional, ex.: o reforo da colaborao institucional, para mapear competncias institucionais, acordar sobre intervenes prioritrias nacionais, identificar contribuies para um plano de aco nacional de integrao das mudanas climticas nos planos e programas de desenvolvimento. 4. Elaborao dos materiais do workshop: apresentaes, exerccios, documentos, e dispositivos de memria USB. 5. Angariar apoio logstico, se necessrio, para garantir que: Seja alugado um local adequado a. (aquele que tenha lugares suficientes, espao para discusso simultnea em grupo, e tenha acesso ao ar livre durante os intervalos). b. Haja servio de catering apropriado (refeies leves, lanches). Seja alugado o equipamento nec. cessrio (computador porttil, projector, microfone, flip charts, fitacola para afixar os resultados de grupos de trabalho nas paredes para referncia futura). 6. Convidar altos funcionrios para fazer a abertura e encerramento.

Pessoa responsvel:

Durao do Workshop: 1-2 dias. Tarefas envolvidas: 1. Envolver as principais instituies nacionais. 2. Considerar fazer um levantamento das necessidades de capacitao no incio do processo para identificar lacunas, estabelecer pontos de partida para o futuro seguimento e avaliao, e promover a aprendizagem e reforo institucional. 3. Estabelecer os objectivos e agenda do workshop, e identificar as instituies nacionais que podem comandar. Algumas sesses utilizadas no Projecto dos Riscos Climticos: a. Introduo dos principais termos e conceitos de mudanas climticas (ver Captulo 2). Sinopse dos dados e projeces climticos histricos do pas/regio (melhor b. apresentados por pessoal tcnico do instituto da meteorologia). c. Um exerccio de grupo para testar a compreenso sobre os conceitos de mudanas climticas. Os participantes adaptam os dados de referncia sobre mudanas climticas a um estudo de caso nacional real e -lhes pedido que analisem a vulnerabilidade das mudanas climticas e adaptao. Por exemplo, as discusses podero concentrar-se na identificao de: Vulnerabilidades pr-existentes, Riscos directos e indirectos, Factores que aumentam a vulnerabilidade, Camadas da populao que podem ser afectadas por as mudanas climticas e variabilidade climtica, (v) Principais sectores particularmente sensveis s mudanas climticas, (vi) Factores que determinam a capacidade de adaptao, (vii) Medidas tradicionais de lidar com a variabilidade climtica, e/ou (viii) Constrangimentos adaptao s mudanas climticas. d. Realizar um exerccio de grupo para aprofundar a compreenso dos impactos das mudanas climticas num determinado sector relevante para o pas. Nos grupos (i) (ii) (iii) (iv)

importante envolver os intervenientes nacionais na preparao e realizao de workshops e garantir que os objectivos do evento atendem s necessidades do pblico. (Fotografia cortesia de Piedad Martn)

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

24

Caixa 11: Agenda do Workshop de Cabo Verde sobre Avaliao das Mudanas Climticas
Em Cabo Verde, o seminrio e Workshop de dia e meio, seguiram a seguinte agenda:

Caixa 10: Semana Climtica na Colmbia


Para envolver os intervenientes que participaram nos inmeros documentos avaliados no mbito do Projecto dos Riscos Climticos da Colmbia, trs diferentes eventos foram organizados ao longo de quatro dias: "Curso de Formao sobre a Integrao dos Riscos Climticos". Envolveu 16 pessoas de 10 organizaes da ONU e 14 funcionrios pblicos de 11 entidades nacionais. "Workshop de Discusso sobre os Resultados dos Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas Identificadas no UNDAF", onde representantes de alto nvel da ONU discutiram os resultados at agora obtidos e os prximos passos. "Dilogo Nacional: Luta Contra a Pobreza e Adaptao s Mudanas Climticas". Este evento reuniu 80 indivduos, dois teros dos quais eram de entidades nacionais, para discutir quatro reas altamente vulnerveis s mudanas climticas na Colmbia. O evento Dilogo Nacional foi organizado pelo PNUD com o apoio do Departamento de Planeamento Nacional, do Ministrio do Ambiente, Habitao e Desenvolvimento Territorial, e do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais. Foi realizado em Bogot, e recebeu ateno da comunicao social e blogs online.

Dia 1
Com a presena de altos funcionrios Notas de abertura/boas-vindas e agenda do workshop O Projecto de Riscos Climticos Conceitos e termos de mudanas climticas Clima de Cabo Verde e projeces para o futuro Pausa para caf Breve contextualizao do DECRP-II (apresentado por membro de entidade nacional directamente envolvida na reviso do DECRP). 11:15 12:15 Apresentao sumria dos resultados da avaliao dos riscos climticos 12:15 12:45 Sesso de perguntas & respostas, e resumo da sesso de manh 12:45 14:00 Almoo Workshop Integrao do Conceito de Mudanas Climticas 14:00 14:10 Agenda e objectivos da sesso da tarde 14:10 15:40 *Exerccio de Grupo: Conceitos + Discusso plenria? 15:40 16:00 Metodologia de avaliao de riscos climticos (Padres de Qualidade da PNUD) 16:00 16:10 Pausa para caf 16:10 17:10 * Exerccio de grupo: Impactos das mudanas climticas nos sectores seleccionados + Discusso plenria 09:00 09:30 09:30 09:50 09:50 10:10 10:10 10:40 10:40 11:00 11:00 11:15

Dia 2
Resposta s Mudanas Climticas em Cabo Verde 09:30 09:40 Agenda e objectivos da sesso de manh 09:40 10.30 Principais concluses da avaliao da cooperao para o desenvolvimento 10:30 11:00 *Exerccio plenrio: Mapeamento de especialistas e de recursos sobre questes ligadas s mudanas climticas 11:15 11:30 Pausa para caf 11:30 12:15 * Discusso plenria: Priorizao das questes sobre mudanas climticas a nvel nacional 12:15 12:30 Comentrios finais e avaliao do workshop 12:30 Almoo

Participantes da UNCT do El Salvador durante o workshop avaliam os riscos climticos que podero ameaar a concretizao dos Resultados Esperados no mbito do UNDAF. (Fotografia cortesia de Srgio Teixeira Santos)

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

25

Etapa 6: Integrar as Mudanas Climticas no Documento Revisto


Com base nas recomendaes feitas na avaliao dos riscos e oportunidades das mudanas climticas, a prxima etapa consiste em integrar estas consideraes no(s) documento(s) escolhido(s), projecto(s) ou programa(s). Se tal integrao for possvel (e, em caso afirmativo, como isso pode ser feito) necessariamente uma situao sensvel. Vrios factores so importantes considerar, incluindo: as caractersticas do(s) documento(s) seleccionado(s), as instituies envolvidas, o tempo, o grau de envolvimento, interesse e priorizao pelos decisores, e a eficcia e viabilidade das recomendaes a serem integradas. O sucesso do esforo da integrao climtica pode ser melhorado, tendo as seguintes lies em considerao: O processo, incluindo a Etapa 5, deve ser o mais participativo possvel, envolvendo os intervenientes directos nos comentrios para alm dos donos institucionais mais directos do documento e a Equipa de Implementao. Tanto os intervenientes como a Equipa de Implementao envolvida no esforo de integrao devem ter um mandato claro e sentido de prioridade por parte dos altos funcionrios governamentais. Deve haver uma indicao do tempo e recursos disponveis para realizar o trabalho. A Equipa de Implementao deve estar disponvel para apoiar os intervenientes durante todo o processo. Se for identificado como um requisito, ou especificamente solicitado, a Equipa de Implementao pode precisar considerar a capacitao/ formao concentrada dos actores envolvidos no processo de integrao. Isso permitiria aos actores oferecer tudo, desde apoio geral a respostas de questes detalhadas.

Etapa 6: Integrar as Mudanas Climticas no Documento Revisto


Objectivo: Integrar as respostas prioritrias de adaptao s mudanas climticas no documento de desenvolvimento seleccionado, para reduzir os riscos e aproveitar as potenciais oportunidades.

Pessoa responsvel: O processo ser conduzido por um membro da Equipa de Implementao com o apoio de outros, conforme o caso e acordados pelos intervenientes. Os actores nacionais fazer parte. Processo envolvido: Nas fases iniciais do processo, a Equipa de Implementao e os intervenientes tero decidido se o objectivo do processo uma avaliao dos riscos climticos na forma de um relatrio, ou se ser adequado rever o documento para incluir as preocupaes relativas s mudanas climticas. O esforo de integrao pode ser realizado de duas formas: No modo "activo", a Equipa de Implementao e as partes (tanto as autoridades nacionais como os membros da UNCT) esto envolvidos num processo atravs de um grupo tcnico ou uma srie de reunies focalizadas na integrao das recomendaes no respectivo documento. Neste caso, a Equipa de Implementao detm o papel de facilitador no processo. No modo "passivo", a avaliao de riscos climticos completado externamente e submetido aos intervenientes ou aos "proprietrios" do documento para a integrao atravs dos seus prprios processos. Neste caso, a Equipa de Implementao fornece o apoio tcnico e fica disponvel para esse apoio, ou resposta s consultas. Na maioria dos casos, o contexto e a durao do processo ditam se ser ou no possvel apoiar um exerccio "activo" de integrao. fundamental seguir e estar ciente dos sinais enviados pela instituio parceira, em relao ao facto de os mesmos constiturem ou no uma correspondncia em termos de tempo e recursos. O objectivo do processo descrito aqui reforar a capacidade do governo nacional e dos intervenientes da ONU para avaliar e gerir os riscos e oportunidades que as mudanas climticas podem representar para o desenvolvimento. Portanto, o caminho "activo" da avaliao e da integrao das mudanas climticas em colaborao com as partes do documento seleccionado resultar numa maior capacitao a longo prazo.

A Caixa 12 apresenta o caso do Fondo de la Iniciativa para las Amricas de El Salvador (FIAES) para ilustrar como as consideraes sobre as mudanas climticas podem ser integradas num documento de programao.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

26

Caixa 12: Integrao das Mudanas Climticas no Fondo de la Iniciativa para las Amricas de El Salvador (FIAES), Normas de Elegibilidade para Financiamento
O Fondo de la Iniciativa para las Amricas de El Salvador (FIAES) financia projectos que se enquadram em quatro reas Estratgicas: 1) Gesto de Ecosistemas, 2) Gesto Territorial, 3) Preveno e Controlo da Poluio e 4) Energias Renovveis. Como parte de um processo de concurso pblico, os projectos submetidos por ONGs, associaes de desenvolvimento comunitrio, e outras associaes locais competem anualmente para financiamentos do FIAES (100.000 USD por projecto). As propostas devem ser apresentadas de acordo com directrizes especficas estabelecidas nas suas Normas de Elegibilidade para Financiamento. Todos os anos, o FIAES investe uma mdia de 3,5 milhes de USD no desenvolvimento da comunidade salvadorenha e de projectos ambientais. A Caixa 2 explica como o FIAES se tornou um parceiro do Projecto dos Riscos Climticos em El Salvador. Abordagem metodolgica Foi identificada uma forte equipa tcnica no seio do FIAES, que era composta pelo seu Director Geral e Directores de Projecto, para alm de um representante da Unidade das Mudanas Climticas do Ministrio do Ambiente e dos Recurso Naturais (MARN). O Director Geral comprometeu-se a disponibilizar a equipa tcnica para 10 reunies de meio-dia, durante seis meses. Primeiro, a equipa tcnica, com o apoio da Equipa de Implementao, identificou os principais pontos de entrada para a integrao das mudanas climticas. Segundo, os intervenientes realizaram uma avaliao dos riscos e oportunidades climticos para cada rea Estratgica, utilizando as quatro seguintes questes, com base nas Padres de Qualidade do PNUD:
1) Existe perigo de os objectivos da rea Estratgica no serem atingidos devido aos riscos das mudanas climticas actuais e futuras? 2) As actividades elegveis no quadro desta rea estratgica correm o risco de m adaptao?

Resultados do esforo de integrao Mudanas climticas integradas nas reas Estratgicas do FIAES: As actividades susceptveis de conduzir a m adaptao foram identificadas e eliminadas. Foram adicionadas novas actividades elegveis que contriburam para maior capacidade de adaptao, por exemplo, a pesquisa para reduzir a vulnerabilidade climtica e melhorar a capacidade de adaptao. Um novo princpio transversal sobre as mudanas climticas foi acrescentado: A Gesto dos Riscos Socio-ambientais e Adaptao s Mudanas Climticas apoia actividades que reforam a capacidade de resistncia social e ecolgica de comunidades, beneficiando, em especial: mulheres, crianas e aqueles que lutam contra a pobreza e outras vulnerabilidades Recolha de dados climticos e ambientais acrescentada: Como parte dos requisitos de diagnstico do FIAES para cada projecto, todas as entidades de execuo so agora obrigadas a compilar e apresentar dados climticos e ambientais. Os projectos tambm contribuem para o conjunto de conhecimentos disponvel sobre as mudanas climticas e seus impactos. Priorizao dos locais do projecto actualizada para incluir as variveis das mudanas climticas: As actividades de adaptao em pontos altamente vulnerveis (por exemplo, reas de conservao costeiras e marinhas) so agora prioridade. Dois meses aps a concluso dos trabalhos pela equipa de integrao, as novas Normas de Elegibilidade para Financiamento 2010 do FIAES revistas foram disponibilizadas ao pblico, em que ambas as preocupaes da mudana climtica e de uma nova viso e estratgia do Ministrio foram devidamente integradas. Foram seleccionados e financiados 40 projectos em resultado do concurso de 2010. Est actualmente em curso uma reviso desses projectos para avaliar o nvel de incluso das preocupaes das mudanas climticas e dos seus potenciais impactos sobre a vulnerabilidade e adaptao de El Salvador. Principais lies A realizao da avaliao dos riscos climticos e a integrao do processo com a instituio implementao requer esforos contnuos e especficos, de modo a reforar a capacidade dos indivduos envolvidos. Esse esforo tambm atribui responsabilidades troca de informaes bem-sucedida entre a Equipa de Implementao e as partes interessadas. Um processo de integrao activo requer mais tempo, trabalho e recursos tcnicos da instituio envolvida, mas tambm altamente gratificante e representa um investimento de longo prazo na capacidade dos quadros para apoiar o trabalho.

Riscos das Mudanas Climticas

3) Que alteraes podem ser introduzidas para garantir a consecuo dos objectivos da rea Estratgica? Medidas de Adaptao 4) Que medidas de adaptao podero reduzir a vulnerabilidade?

Terceiro, a equipa tcnica procedeu actualizao e reviso das Normas de Elegibilidade para Financiamento com base em decises tomadas como parte do Projecto dos Riscos Climticos. Isso permitiu a integrao completa e atempada das recomendaes no novo processo de concurso a ser lanado.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

27

5. Lies Aprendidas e Concluses


H uma necessidade urgente de reforar a capacidade da ONU e a dos intervenientes pblicos nacionais sobre os riscos e oportunidades das mudanas climticas, e de lhes facilitar o conhecimento necessrio, permitindo-lhes gerir esses riscos. Os participantes do workshop em todos os cinco pases sublinharam a necessidade de ter estudos de caso para servir de base, de modo a beneficiar das experincias e das lies aprendidas com o pessoal tcnico que tem apoiado os esforos de integrao. O presente documento estabelece as bases para a realizao desse trabalho, destacando as etapas crticas a seguir, e partilha as melhores prticas. O processo bsico de seis etapas descritas aqui surgiu a partir das experincias dos cinco pases-piloto. Embora um pouco variada em sequncia e mbito, a abordagem foi muito bem sucedida na produo de valiosas avaliaes tcnicas do clima, na capacitao dos actores, e no lanamento das bases para um impacto duradouro em cada um dos pases. Algumas lies finais que podem ser partilhadas com aqueles que gostariam de multiplicar esse processo ou partes dele so abaixo indicadas: PROMOO (CHAMPION): A necessidade subjacente de uma parceria com uma instituio que esteja totalmente dedicada ao exerccio, e j esteja convencida da necessidade de integrar as mudanas climticas nas suas estratgias de programao, no pode ser exagerada. fundamental que haja um engajamento empenhado entre a Equipa de Implementao e a instituio das partes interessadas TEMPORIZAO: As actividades descritas neste documento s sero bem-sucedidas se forem desenvolvidas e alinhadas com os ciclos pr-existentes dos documentos seleccionados e das instituies parceiras. A Equipa de Implementao deve ser flexvel e ter sentido de oportunidade. CRIAO DE UM RGO FORMAL PARA SUPERVISIONAR A INTEGRAO: Um dos resultados do projecto da Colmbia foi a criao de uma

comisso oficial de coordenao das mudanas climticas da ONU, que agora tem o mandato de integrar as consideraes sobre as mudanas climticas nas actividades da UNCT, para alm de sensibilizar e melhorar a colaborao entre as agncias. Tal rgo pode garantir que as aces de seguimento sejam implementadas, as actividades a nvel nacional sejam coordenados e sinergias entre as actividades de desenvolvimento sejam alavancadas. EQUIPA DE IMPLEMENTAO: importante montar uma equipa de pessoas competentes, dedicadas, profissionais, eficientes, e cujas competncias venham a ser complementares. Um elo fraco na cadeia de responsabilidades, inevitavelmente, afectar o sucesso global da actividade. AVALIAES DE RISCOS CLIMTICOS: A avaliao dos riscos climticos uma questo tcnica que requer anlise inter-disciplinar e familiaridade com projeces climticas, incertezas e dinmica do contexto nacional. O Projecto dos Riscos Climticos beneficiou do apoio de consultores externos que complementam as aptides da Equipa de Implementao. PRODUTOS DO PROJECTO: Em muitos dos pases piloto do Projecto dos Riscos Climticos, o Mapa Institucional e o Perfil Climtico - que foram originalmente pensados como relatrios de base para a avaliao dos riscos climticos - foram muito apreciados pelas partes envolvidas pelo seu prprio mrito. Esses documentos devem ser considerados to fundamentais como a prpria avaliao dos riscos climtico.

Finalmente, com a crescente ateno global sobre as mudanas climticas, os governos esto a solicitar pareceres tcnicos mais consistentes e estratgicos sobre como este fenmeno e ter acesso a fundos afins. Neste contexto, as actividades descritas neste documento ganhariam se implementadas como parte de um grande chapu de apoio relativo s mudanas climticas aos governos, ONGs, sociedade civil e ao sector privado nomeadamente Estratgias de Desenvolvimento envolvendo Baixas Emisses e Resistentes s Mudanas Climticas. O processo deve ser associado, e as sinergias encontradas com outras iniciativas e projectos, quando possvel.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

28

Estradas costeiras construdas muito perto da costa, como esta perto de Dili em Timor Leste, so suscetveis a impactos das mudanas climticas, tais como a subida do nvel do mar. A integrao das alteraes climticas no planeamento do desenvolvimento deve assegurar que as infraestruturas existentes sejam adaptadas e os novos desenvolvimentos sejam preparados para suportar as mudanas do clima previstas no longo prazo. (Fotografia cortesia de Srgio Teixeira Santos)

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

29

Referncias
Todos os documentos produzidos como parte do Projecto dos Riscos Climticos esto disponveis na pgina de cada pas no portal do Adaptation Learning Mechanism (ALM) (www.adaptationlearning.net).

Hellmuth, M.E., Moorhead, A., Thomson, M.C., and Williams, J. (eds.) (2007). Climate Risk Management in Africa: Learning from Practice. International Research Institute for Climate and Society (IRI), Columbia University: New York, USA, 104p. IPCC (2007). Climate Change 2007: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Fourth Assessment Report. M.L. Parry, O.F. Canziani, J.P. Palutikof, P.J. van der Linden and C.E. Hanson (eds.). Cambridge University Press: Cambridge, UK and NY, USA. 976p. IPCC (2001). Climate Change 2001: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Third Assessment Report. J.J. McCarthy, O.F. Canziani, N.A. Leary, D.J. Dokken and Kasey S. White (eds.). Cambridge University Press, Cambridge: UK and NY, USA, 1032p. Jumbe, C.B.L. e Linddal, M. (2009). Mapping of institutions policies and projects: Malawi. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: New York, 34p. Klein, R.J.T., Eriksen, S.E.H., Nss, L.O., Hammill, A., Tanner, T.M., Robledo, C. and OBrien, K.L. (2007). Portfolio Screening to Support the Mainstreaming of Adaptation to Climate Change into Development Assistance. Tyndall Centre for Climate Change Research, Working Paper 102. Linddal, M. (2009). Climate Change Screening of the Agricultural Wide Sector Approach (AWSAp) of Malawi. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: New York, 10p. Linddal, M. (2009). Climate Change and Development: Integration of climate change risks and opportunities into the UNDAF in Malawi. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: New York, 50p. OECD (2009). Integrating Climate Change Adaptation into Development Cooperation. Policy Guidance. OECD Publishing, 196p. Olhoff, A. and Schaer, C. (2010). Screening Tools and Guidelines to Support the Mainstreaming of Climate Change Adaptation into Development Assistance A Stocktaking Report. UNDP: New York, 48p. PNUD (2010). Final project report: Integrating climate change in the development of Cabo Verde. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: New York, 38p.


ADB (2005). Climate Proofing: A Risk-based Approach to Adaptation. Asian Development Bank: The Philippines, 219p. Cardona, A. (2009). Mapeo institucional. Actores relacionados con el abordaje del cambio climtico en Colombia. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: Bogot. 31p. Cardona, A. (2009). Reporte final del proyecto Integracin de riesgos y oportunidades del cambio climtico en los procesos nacionales de desarrollo y en la programacin de pas de las Naciones Unidas en Colombia. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: Bogot, 22p. Cigarn M.P., Gutirrez M. e Zamora S. (2009). Perfil Climtico de Nicaragua. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: Managua, 9p. Gutirrez, M.E. e Cigarn, M.P. (2009). Evaluacin climtica del Marco de Asistencia de las Naciones Unidas para el Desarrollo, El Salvador. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: El Salvador, 55p Gallo, M. (2010). Transversalizacin de los riesgos y las oportunidades del cambio climtico en las Bases de Concurso del Fondo de la Iniciativa para Amrica: resumen ejecutivo. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: El Salvador, 13p.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

30

PNUD (2009). UNDP Quality Standards for the integration of Adaptation to Climate change into Development Programming (Padres de Qualidade) (Draft stage). PNUD: New York, 14p. PNUD (2005). Adaptation Policy Framework for Climate Change: Developing Strategies, Policies and Measures. B. Lim, E. Spanger-Siegfried, I. Burton, E. Malone e S. Huq (eds.). Cambridge University Press: 258p. Santos, S. T. (2010). Avaliao de riscos e oportunidades de DECRP-II. Integrao de mudanas climticas no desenvolvimento de Cabo Verde. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional da ONU. PNUD: New York, 44p. Santos, S. T. (2010). Integrao das Mudanas Climticas no Desenvolvimento de Cabo Verde: Mapeamento Institucional e Colaborao entre Partes Interessadas. Projecto: Integrao de Riscos e Oportunidades das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao da ONU. PNUD: New York, 14p. Trosper, R.L., 2002. Northwest Coast Indigenous Institutions that Supported Resilience and Sustainability. Ecological Economics, 41:329-344. UNDG (2010). Guidance Note on Integrating Climate Change Considerations in the Country Analysis and the UNDAF. Working Group on Programming Issues, Task Team on Environmental Sustainability and Climate Change, 60p. UNISDR (2004). Living with Risk: A Global Reviewof Disaster Reduction Initiatives. 429p. UNPEI (2011). Mainstreaming Climate Change Adaptation into Development Planning: A Guide for Practitioners. Nairobi: United Nations Development ProgrammeUnited Nations Environment Programme Poverty-Environment Initiative, 86p.
Ponte inundada com gua de escoamento rica em solo erodido, San Vicente, El Salvador. Em algumas reas do globo, mudanas climticas esto a levar a um elevado nmero de ocorrncias de precipitao intensa. Isto arrisca exceder a capacidade dos terrenos de absorverem as guas pluviais, causando uma variedade de perigos. (Fotografia cortesia de PNUD El Salvador)

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

31

Anexo 1: Termos de Referncia para a Contratao do Coordenador Nacional das Mudanas Climticas
Ttulo do Posto: Durao: Local: Lnguas:
Coordenador Nacional das Mudanas Climticas Tempo inteiro, durante 6-7 meses No pas Ingls e a lngua oficial nacional Preparar e fazer apresentaes em PowerPoint durante os workshops sobre temas incluindo o Mapa Institucional e vulnerabilidades e riscos nacionais. Produzir relatrios sucintos dos workshops, destacando os resultados, desafios e lies. D. Preparao atempada das actividades do projecto nacional Preparar os planos de trabalho e oramentos para a produo os resultados do projecto, e fornecer actualizaes sobre o andamento e despesas do projecto ao Ponto Focal do PNUD. Produzir um relatrio final do projecto sobre os resultados, desafios e lies aprendidas. E. Agir como ponto focal nacional para o projecto, em ligao com um grupo alargado de actores nacionais, bem como com redes regionais e globais, se necessrio Agir como ponto focal para as relaes do projecto - ligao com governos nacional e locais, com o PNUD, e outros representantes da ONU e ONGs, assim como os actores regionais, para aumentar a consciencializao sobre o projecto e sobre a integrao das mudanas climticas. Realizar trabalho analtico sobre o projecto. Fazer a ligao e reunir-se com as partes para garantir o envolvimento adequado no processo de avaliao e integrao. Partilhar o relatrio do workshop e produtos do projecto com as partes interessadas.

I. Enquadramento II. mbito do trabalho III. Atribuies e Principais Responsabilidades


A pessoa seleccionada ser responsvel pelo fornecimento do contexto nacional do trabalho, para alm da coordenao da logstica do workshop e contactos com as partes nacionais, quando necessrio. A. Elaborao de um mapa das instituies envolvidas em mudanas climticas a nvel nacional Analisar material escrito sobre as partes/instituies envolvidas em mudanas climticas. Complementar as concluses com entrevistas a decisores relevantes. Produzir um relatrio (12-15 pginas) que apresente o quadro institucional e regulamentar; enumere e descreva o papel e a influncia dessas instituies, inclua uma ilustrao do mapeamento, analise a capacidade institucional, descreva os mecanismos de coordenao e colaborao existentes, e fornea recomendaes sobre como melhorar a colaborao. B. Assistir o Especialista em Riscos das Mudanas Climticas, contribuindo com informaes relevantes a nvel nacional para os relatrios dos projectos Complementar o trabalho do Especialista em Riscos das Mudanas Climticas de elaborao do Perfil Climtico do Pas (incluindo pareceres sobre fontes apropriadas de informao e complementando as informaes obtidas sobre a vulnerabilidade e riscos nacionais). Produzir um folheto resumo de duas pginas do Perfil Climtico do Pas. Comentar e complementar a avaliao dos riscos climticos com informaes nacionais, por exemplo, sobre as oportunidades de sinergias com as iniciativas existentes, e as ligaes com as instituies. C. Organizar um ou dois workshops para a capacitao dos actores nacionais e da ONU para avaliar e integrar consideraes sobre as mudanas climticas Em colaborao com o Especialista em Riscos das Mudanas Climticas, preparar materiais para a capacitao das partes envolvidas nas mudanas climticas e na integrao. Com o apoio da equipa do projecto, elaborar uma ordem do dia do workshop. Coordenar a logstica do workshop, incluindo local, convites, catering, divulgao na comunicao social, contratos que forem necessrios, e pacotes de formao.

IV. Relatrios previstos


produzido um Mapa Institucional dos atores nacionais sobre mudanas climticas. So feitas contribuies para o Perfil Climtico do Pas e para a avaliao dos riscos climticos. Est disponvel um resumo de duas pginas do Perfil Climtico do Pas. So organizados um ou dois workshops. So produzidos relatrios do Workshop e do projecto.

V. Qualificaes e Competncias
Um mnimo de sete anos de experincia profissional relevante, incluindo no desenvolvimento de projectos ambientais, de mudanas climticas ou de adaptao. Experincia e facilidade de trabalhar e colaborar com o governo nacional. Forte capacidade de comunicao e de relacionamento interpessoal. Engajamento com a equipa e trabalho inter-disciplinar. nfase na prestao dos resultados e na satisfao do cliente. Excelente capacidade de organizao e de liderar processos participativos. Boa reaco crtica construtiva. A compreenso das prticas e procedimentos da ONU e do PNUD - incluindo programao - uma mais-valia. Fluncia (falada e escrita) da lngua Inglesa e nacional (se aplicvel) essencial.

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

32

Anexo 2: Termos de Referncia para a Contratao do Especialista em Riscos das Mudanas Climticas
Ttulo do posto: Durao: Local: Lnguas:
Especialista em Riscos das Mudanas Climticas At 40 dias teis durante 6-7 meses No pas (com 2 misses possveis ao local do projecto) Ingls e a lngua oficial nacional Apresentar e facilitar sesses sobre a cincia das mudanas climticas, conceitos importantes (incluindo vulnerabilidade, adaptao, riscos, e m-adaptao), a ligao entre a adaptao e o desenvolvimento, integrao das mudanas climticas, e metodologia do PNUD. Organizar uma sesso de recolha de comentrios sobre a proposta de relatrio da avaliao climtica. Facilitar uma sesso de priorizao das medidas de adaptao propostas. C. Contribuir para as lies aprendidas Elaborar um relatrio conciso mas abrangente sobre as actividades realizadas, os produtos gerados, e as lies aprendidas para o benefcio da Representao do PNUD e da sua sede.

I. Enquadramento II. mbito do trabalho III. Atribuies e Principais responsabilidades


A pessoa seleccionada ser responsvel por realizar a avaliao dos riscos climticos dos planos nacionais de desenvolvimento, polticas e projectos seleccionados, assim como propor medidas de adaptao s partes envolvidas. A. Realizar uma avaliao climtica e propor ajustes/pontos de entrada Analisar a literatura disponvel e produzir um breve Perfil Climtico do Pas (incluindo as projeces climticas previstas, as mudanas climticas observadas no passadas, provveis riscos, vulnerabilidades e potenciais impactos) em estreita coordenao com a Representao do PNUD e com a equipa do projecto. Realizar uma avaliao dos riscos climticos de um documento de desenvolvimento nacional ou da ONU a ser seleccionado pela Representao do PNUD, em consulta com as partes governamentais envolvidas. O relatrio deve identificar: o Como e onde os riscos e as oportunidades j esto incorporados no documento. o Riscos de m adaptao. o Aces e pontos de entrada para a gesto dos riscos e oportunidades das mudanas climticas para a integrao da adaptao. o Um conjunto de aces prioritrias para a considerao pela entidade nacional. o Obter o feedback sobre os resultados do projecto das partes envolvidas durante o workshop Aperfeioar os resultados com base nesses comentrios e finalizar relatrio. B. Dar formao aos intervenientes nacionais seleccionados (decisores, tcnicos) Adaptar os materiais de formao existentes, incluindo apresentaes em PowerPoint e exerccios de grupo, e torn-los relevantes para o contexto nacional.

IV. Relatrios previstos


Os principais relatrios esperados da consultoria so: Um Perfil Climtico de 5-10 pginas. Um relatrio de avaliao final e validado sobre os riscos climticos e oportunidades de um plano de desenvolvimento, poltica ou projecto nacional. Materiais de formao finais. Um relatrio conciso com actividades, produtos, e lies aprendidas da consultoria.

V. Qualificaes e experincia
Mestrado ou Doutoramento em desenvolvimento/ambiente/adaptao s mudanas climticas ou outra rea afim. Um mnimo de 10 anos de experincia de trabalho em ambiente, desenvolvimento e/ou mudanas climticas. Experincia em pesquisas, estudos analticos, e elaborao de relatrios. Ampla experincia na organizao de workshops e aces de formao. Preocupado com as necessidades do cliente, e com respostas atempadas a reaces. Fortes capacidades de comunicao e de relao interpessoal. Forte sensibilidade cultural e capacidade de trabalhar em ambientes multi-culturais; fluncia em Ingls e outra lngua exigida (escrito e falado).

Integrao das Mudanas Climticas nos Processos de Desenvolvimento Nacional e na Programao Nacional das Naes Unidas

33

Para mais informaes, queira contactar: Veerle Vandeweerd Directora Environment & Energy Group Bureau for Development Policy United Nations Development Programme 304 East 45th Street New York, NY 10017 www.undp.org/climatechange

Вам также может понравиться