Вы находитесь на странице: 1из 42

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Amigos, brasileiros, concurseiros,

, saudaes! Meu nome Igor Moreira, serei seu orientador na matria tica no Servio Pblico para a prova do Conselho Nacional de Justia CNJ, esse rgo de estupenda importncia para a promoo da transparncia e da probidade no Judicirio brasileiro. Vocs faro parte de um dos rgos do Poder Judicirio com atuao mais relevante e, tambm, um dos mais badalados do momento. Com certeza ser uma carreira maravilhosa. No se esqueam de me mandar um email quando forem tomar posse, hein! rs Pois bem, primeiramente, aqui vo meus parabns para voc, candidato. Sim, voc est dentro do seleto grupo de pessoas que est se preparando com seriedade. Seu comprometimento ser, em breve, recompensado. A vitria s uma questo de tempo. Tempo e constncia na preparao, claro. A aprovao num concurso sempre, sempre fruto da combinao de esforo, organizao, pacincia e persistncia. Pode parecer muito, mas vale a pena. Pra quem ainda no me conhece, deixe-me apresenta melhor. Sou natural do Rio de Janeiro, resido em Nova Iguau, onde ministro aulas em cursos preparatrios desde 2010. Apesar do pouco tempo, tenho certeza que minha experincia no irrisria. Logo no comeo de minha vida docente, ministrei para uma turma com quase 100 pessoas inscritas que mantinha a fiel e um pouco assustadora mdia de 80 a 90 pessoas toda noite. Estou cursando Direito na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Sim, ainda no conclu o curso e j atuo como docente. Isso se deve ao fato de que a minha vivncia com o Direito bem anterior faculdade, sendo inclusive por causa dos concursos que escolhi me graduar em tal curso. Comecei a fazer concursos em 2008, para o Tribunal de Justia, poca em que tive meu primeiro contato com o Direito e com as leis. Desde ento no parei mais. Fiz vrios concursos e depois de muitas reprovaes, fui obtendo minhas aprovaes e classificaes at ser aprovado nos concursos da Infraero, TRF 2 Regio, TRE-RJ, MPE-RJ, PROCON-RJ, dentre outros, dos quais estou no aguardo de convocao. Mas deixemos de entretantos e vamos direto aos finalmentes, como diria Odorico Paraguau. Falemos agora do nosso curso. Teremos um total de 4 encontros, nos quais estudaremos toda a matria pertinente tica no servio Pblico, conforme consta no edital de vocs.
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Na verdade, veremos a parte terica da matria apenas nos trs primeiros encontros, sendo que no quarto e ltimo encontro faremos um simulado comentado, onde faremos uma reviso de toda a matria. No ser uma mera resoluo de exerccios, precisarei da cooperao de vocs para que seja uma boa experincia. tica no Servio Pblico um assunto relativamente pequeno. Talvez por isso algumas pessoas estranhem o fato de eu ter separado 4 (na verdade 3) aulas para tratar do assunto. O motivo simples: ao invs de ter uma ou duas aulas concentrando tudo, falando de tudo de uma vez, penso ser mais didtico, e mais produtivo, termos trs encontros para tratarmos bem do assunto, sem sobrecarga de matria. Desse modo, nossas aulas tero um nmero um tanto pequeno de pginas. Desejo que esse assunto seja bem, mas muito bem entendido por voc, candidato. Com o mtodo da cespe, de valorar cada erro na prova com -1 (ou, no caso de vocs, at com -1,5 ou -2), no podemos dar bobeira! E eu sinceramente no gostaria de saber que voc perdeu pontos ou deixou de ganh-los por no saber ou no ter segurana nessa matria. Muitos, por no dar a devida ateno s matrias pequenas, perdem pontos preciosos que fazem a diferena na classificao final. Eu no quero que isso acontea com voc. Tudo certo? Vamos ento comear nossa matria.

tica no servio Pblico

Introduo
Se vocs j me conhecem aqui no Ponto, sabem que sou professor de Direito Civil e Legislao Especfica. Ento vocs devem estar pensando: ento o que voc est fazendo aqui na turma de tica no Servio Pblico?

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Simples. A tica no Servio Pblico est tipificada. Est na lei. E no poderia ser de outro modo. Voc est estudando Direito Administrativo e talvez j tenha estudado os princpios que regem a Administrao Pblica. Dentre estes princpios est o da legalidade. Por este princpio temos que a Administrao Pblica, ou melhor, o administrador pblico s pode agir dentro dos mandos da lei. O particular est livre para agir naquilo que a lei no o obrigar; a lacuna, a omisso legal significa liberdade de ao para o particular. Muito diferente do administrador pblico: para este a omisso legal significa paralisao, impedimento. O administrador no pode agir se a lei no amparar aquela ao. Assim, o administrador no poderia impor regras de tica se estas no constassem na lei. E as normas que regem a tica no servio pblico, as quais sero objeto de nosso estudo, esto um tanto quanto esparsas. Estudaremos as regras de ticas que os servidores pblicos devem seguir, tomando como base os seguintes diplomas legais: o Decreto 1.171/94, o ttulo IV da lei 8.112/90, e a lei 8.429/92. Hoje trataremos do tema comportamento profissional. Mas antes de abordar especificamente o assunto, vamos a algumas rpidas consideraes.

tica e Moral
Segundo o Michaelis Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa, tica a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princpios ideais da conduta humana, definindo-a tambm como Conjunto de princpios morais que se devem observar no exerccio de uma profisso; deontologia. A tica profissional , pode-se dizer, a moral aplicada ao ambiente de trabalho. regido pela tica profissional que o funcionrio no agride o outro, no rouba nem se apropria dos aparelhos e utenslios do escritrio, etc. Enfim, so as regras bsicas para o bom convvio entre as pessoas dentro de uma empresa, e entre os empregados e a prpria empresa. Essas regras podem vir,
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA dependendo da empresa, expressas em cdigos de conduta, constantes no prprio contato de trabalho, assinado pelo empregado, ou em outras situaes. Apesar disso, as regras de tica profissional no tem carter sancionatrio, vinculativo. Como se baseiam na moral, so dotadas de uma inafastvel subjetividade, sendo que em cada situao, em cada empresa, em cada grupo, as regras podem variar, no se configurando uma regra geral imposta a todos.

tica no Servio Pblico


Quando tratamos do servio pblico, as regras ticas no so dotadas de subjetividade. Elas provm da lei. Isso faz toda a diferena pois, os servidores pblicos esto, como dito acima, obrigados ao cumprimento da lei, em todas as suas aes. E o descumprimento da uma norma de tica configura uma infringncia lei, e no uma mera conduta em desacordo com a moral estabelecida. Outra caracterstica da tica no servio pblico que ela no varia de acordo com o rgo, pessoa jurdica ou grupo. Ela ditada pelos estatutos que regem a atuao do servidor. So as mesmas para toda a Administrao Pblica, aplicvel a todos os mbitos da Administrao Pblica, apesar do Cdigo de tica do Servidor restringir a aplicao do Cdigo aos servidores do poder executivo federal. Assim, a diferena bsica entre a tica no servio pblico e nas relaes de trabalho no setor privado que os servidores pblicos, caso se encontrem no descumprimento das regras ticas, a que esto submetidos por fora de lei, estaro incorrendo em improbidade administrativa, estando sujeitos s sanes da lei. Mais especificamente, a lei que determina as sanes aplicveis aos servidores nos casos de improbidade administrativa, a lei 8429/92.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Por fim, o Cdigo de tica objetivo ao dizer que o servio pblico regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos. Esses dois conceitos andam juntos, agarrados! rs A finalidade primeira do Estado, como Administrao Pblica o atendimento dos fins pblicos, que so os interesses pblicos. Da mesma forma, a tica no servio pblico no foi implantada para que a Administrao Pblica se orgulhasse de seus servidores, para ostentar, desmotivadamente, uma honestidade sem sentido. A tica profissional no servio pblico tem uma finalidade: atender melhor ao pblico. Melhor ao ponto da perfeio. No decorrer desta e de nossas outras aulas vocs vero que as disposies do Cdigo de tica chegam a ser (em minha opinio) romnticas. No que elas sejam impossveis de se alcanar, mas que pela sua redao, o legislador deixou transparecer que ele no quis nada menos do que a perfeio. Isso no ruim. Se temos a perfeio como alvo, se chegarmos perto j ser excelente, e o servio pblico brasileiro no ser mais lembrado como improdutivo e protelatrio, um lugar onde nada acontece, para ser referncia de efetividade e segurana.

Comportamento Profissional
Ser servidor pblico uma imensa responsabilidade. Infelizmente poucos so os que entendem isso e encaram o servio pblico como sendo, efetivamente uma responsabilidade. A maioria v no cargo pblico uma oportunidade de se darem bem, ganhando um dinheiro certo, trabalhando pouco. Muito longe desse prisma, no mnimo preguioso, o Decreto 1.171 de 94 diz, no primeiro item de seu Cdigo de tica que A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. Veja que a responsabilidade do servidor, face Administrao Pblica enorme. Abrange mais de que uma simples poltica de boas maneiras dentro do trabalho. O que se exige que o servidor seja um embaixador do servio pblico na sociedade, estando ele obrigado a guardar os princpios morais dentro e fora do servio. Sendo, inclusive estabelecido no Cdigo de tica como dever do servidor pblico divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento. O servidor reflete o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Vamos ver como isso foi cobrado numa prova? Vejamos nossa primeira questo exemplo. 1- (TRE-AL 2010) Entre os primados maiores, citados explicitamente no Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal, consta a) a competncia. b) a efetividade. c) o comprometimento. d) a eficincia e) o zelo. Gabarito E Os princpios, ou melhor, os primados maiores que devem nortear a conduta do servidor pblico so, segundo o Cdigo de tica: a conscincia dos princpios morais, a dignidade, o decoro, a eficcia e o zelo. Para memorizar: O Cdigo de tica prima pela excelncia do servio pblico, assim, ele exige que os servidores pblicos sejam excelentes, servidores nota dez! At porque o Cdigo de tica um excelente diploma legal ele tambm nota dez! Um CDIgo nota DEZ! 1. COnscincia dos princpios morais 2. DIgnidade
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 3. Decoro 4. Eficcia 5. Zelo

Exerccio profissional e vida privada

Ao contrrio do que prega o senso comum, a vida particular se integra vida profissional do servidor. Essa histria de ser uma pessoa no trabalho e outra pessoa em casa no cabe no servio pblico. Isso o que lemos no item VI do Cdigo de tica
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA dos Servidores Pblicos: VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Grifos meus. Diante disso, voc deve estar pensando que o direito a intimidade e a privacidade dos servidores esto sendo desrespeitados, mas no bem assim. Os servidores tambm so cidados, e, como todos, tm assegurados os direitos intimidade e privacidade. No entanto, voc percebeu que esse direito no to amplo quanto o do particular. assim mesmo, isso ser servidor pblico. O administrador pblico, ao assumir suas funes deve ter em mente que est se comprometendo a cumprir os interesses pblicos, interesses estes que so alheios a sua prpria vontade e aos quais est vinculado legalmente. O servidor pblico, como o prprio nome sugere, um servo de todos. O servidor deve saber, de ante-mo, que a escolha pela carreira pblica a escolha pela transparncia de vida. Transparncia esta que serve como fator de moralidade de seu exerccio profissional. Um desdobramento desse princpio a vedao a que se submete o servidor, expressa no item VX, n, do Dec 1171 que diz que ao servidor vedado: n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; Aparecer embriagado no servio uma vedao no s no servio pblico, mas em qualquer servio. Isso bem difundido na moral comum s relaes de trabalho. Apresentar-se embriagado fora do servio habitualmente no da conta de ningum certo? Se voc servidor pblico, no! Claro, pessoal, que voc no est proibido de tomar suas biritinhas de vez em quando, rs tinha gente j querendo desistir s por causa dessa alnea n no ? rs O que a lei probe a embriaguez habitual. Podemos interpretar essa alnea, ainda, da seguinte forma. proibido apresentar-se embriagado no servio, ponto. No coerente imaginar que, depois de falarmos tanto sobre esse ideal de servidor pblico, fosse permitido que este chegasse ao servio bbado! Pelo amor de Deus! Mas, fora do servio, se o servidor se embriagasse estaria ele ferindo a tica e a moral administrativa, denegrindo a imagem e a honra do servio pblico, o qual representa? No. A no ser que essa embriaguez seja habitual.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA O cdigo de tica do servidor pblico no um cdigo militar! O interesse maior que o servio pblico seja prestado com a mxima eficincia. Por esse motivo que se probe a embriaguez habitual. Se o servidor um brio habitual, ele no vai estar na plenitude de sua sade fsica e mental, prejudicando assim o servio pblico que presta. Prejudicando, desse modo, o servio pblico. Ainda nesse sentido, as alneas o e p tambm trazem normas ticas aplicadas vida particular, ou no profissional do servidor. Vejamos, ento: o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional empreendimentos de cunho duvidoso. atica ou ligar o seu nome a

Uma instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana, algo bem subjetivo. Mas no se preocupe que se cair na sua prova a cespe vai dizer que a instituio que o sujeito participa atenta conta a moral ou contra a honestidade ou a dignidade. Mas, um exemplo disso foram aquelas pessoas que criaram um site onde marcavam hora e local para espancar e matar travestis, manifestavam seu dio contra mulheres, negros, homossexuais, etc. Sem dvida esse grupo atenta violentamente contra a moral, a honestidade e a dignidade da pessoa humana. Tambm proibido ao servidor exercer atividade profissional atica e ter seu nome vinculado a empreendimentos de cunho duvidoso. Pensando em exemplos extremos, um servidor no pode ter seu nome ligado a, por exemplo, um comrcio de aparelhos eletrnicos em feiras de ambulantes. Sabemos que a procedncia dos produtos nessas feiras duvidosa. Do mesmo modo, um servidor no pode exercer o comrcio (usando o mesmo exemplo) de aparelhos eletrnicos que, apesar de terem procedncia confivel, vendendo-os a um preo abaixo do de mercado, de modo a prejudicar a concorrncia entre os comerciantes. Que tal uma questo-exemplo? (DPGU Analista - 2010) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal estabelece, no inciso VI, captulo I, que a funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia na vida privada do servidor podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Com base nessas informaes, assinale a opo correta.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A) O inciso em questo atende a exigncia formal inscrita na Lei n. 8.112/1990, que dispe acerca do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. B) O contedo do inciso est eivado da cultura poltica tradicional brasileira, ao confundir a esfera pblica com a privada. C) O contedo do inciso em apreo est em acordo com o inciso I, que estabelece a dignidade e o decoro como norteadores da conduta do servidor, no exerccio do cargo ou fora dele. D) O contedo do inciso expressa a pretenso totalitria do Estado de controlar a vida privada do indivduo. E) O contedo do inciso contradiz os dispositivos constitucionais estabelecem a liberdade individual e a liberdade profissional. Gabarito: C Vamos comentar as alternativas erradas: Letra A: A lei 8112 no regula o comportamento do servidor no seu diaa-dia. O estatuto federal trata do regime jurdico dos servidores, abrangendo desde a entrada do servidor no servio pblico at os casos de exonerao e demisso e as outras formas vacncia do cargo pblico, normatizando toda a vida profissional do servidor. A vida privada foi tratada pelo Decreto 1171. Letras B, D e E:No se trata de uma confuso entre a esfera pblica e a privada. A exigncia no mais do que um cuidado do legislador pela imagem do servio pblico, e como j disse acima, no se trata de uma invaso da privacidade e da vida ntima do servidor. Alm do que o servidor deveria saber, de ante-mo, que a entrada no servio pblico a escolha por uma vida aberta a constante fiscalizao de sua conduta. uma responsabilidade muito grande. que

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

O servidor e o atendimento ao pblico

Muito corriqueiro no dia a dia do servidor, o atendimento ao pblico parte essencial da rotina de trabalho do agente pblico. Como dito anteriormente, o servidor reflete o exerccio da vocao do prprio poder estatal. No h como escapar: a imagem que a populao tem do servio pblico a imagem que ela tem dos servidores. A boa educao, a ateno, a gentileza, enfim, o bom trato com a populao j bem consagrado na iniciativa privada. Esta, sob a gide o cliente tem sempre razo procura sempre tratar o seu cliente da melhor forma possvel, fazendo com que ele saia da empresa com a melhor imagem possvel desta. O objetivo claro: fidelizar o cliente. Pense nas suas prprias experincias: quantas vezes voc chegou num restaurante, ou num escritrio e foi mal atendido, ignorado, ou at mesmo tratado com aquela genuna falta de educao? Aps ser atendido, voc se sentiu motivado a voltar naquela empresa ou preferiu procurar uma outra que oferea um servio melhor? por causa desse senso de competitividade (se eu no fizer meu trabalho direito meu cliente vai procurar outra empresa) que as empresas privadas buscam sempre (pelo menos em tese) aperfeioar seus servios de atendimento. Aqui, atendimento mal feito significa menos clientes, o que significa prejuzo para a empresa. E como o objetivo principal de uma empresa normalmente o lucro, atender mal ir contra os objetivos da empresa. A Administrao Pblica no tem por fim a obteno de lucro. A primeira e ltima finalidade da Administrao Pblica, para a qual todos os seus atos se voltam, a satisfao dos interesses pblicos. Entendendo que o bem-estar da populao um interesse pblico, o bom atendimento nas reparties pblicas parte essencial da tica no servio pblico. Assim, o servidor pblico no trata bem a populao para trazer lucro, pois a Administrao no visa o lucro. Ento, qual a motivao de um servidor para tratar o pblico com cordialidade, cortesia, boa vontade e cuidado? Primeiro porque a lei impe, no item IX do Dec 1171/92. Depois, segundo o prprio item citado, o destrato ao pblico configura ocorrncia dano moral. Vejamos o referido dispositivo: IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. Observe que o dispositivo trata tambm do dano causado ao patrimnio pblico. Os bens do Estado so bens de todos. Claro que o dano no se configura quando ocorre um acidente, mas quando houver culpa. Ter culpa no cometer um ato intencionalmente. A inteno caracteriza um ato doloso. A culpa verificada quando a pessoa age por imprudncia, negligencia ou impercia, o que na lei se disps como descuido ou m vontade. A populao nosso chefe, somos (os servidores pblicos) custeados pelos tributos pagos por todos. Temos, ento, de fazer jus a remunerao que recebemos, agindo com base na moralidade administrativa em todas as atribuies as quais nos so confiadas, retribuindo a populao com um servio prestado com eficcia, e, acima de tudo, tica. Isso o que o item IV do Cdigo de tica nos diz expressamente, vejamos: IV- A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia, em fator de legalidade. Veja a importncia que o cdigo d ao elemento moral-tico da conduta do servidor! fator de legalidade! Como disse, a tica no servio pblico no so orientaes de carter meramente informativo, no vinculativas, as quais o servidor seguir quando achar conveniente, ou por peso de conscincia. Uma conduta antitica ou amoral ilegal. Vejamos agora o que o Cdigo de tica dispe sobre o atendimento ao pblico, tratando dos deveres do servidor pblico, em seu item XIV: XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; ()
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; Vamos ver uma situao-exemplo. Uma servidora, cedida via convnio para outro rgo, solicitou, na unidade de gesto de pessoal, uma cpia do seu ltimo contracheque para resoluo de problemas pessoais. Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet e que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Ela foi informada, ainda, que o acesso aos contracheques pela Internet seria realizado a partir de uma senha e pelo cadastro de um e-mail correspondente. O e-mail cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. A servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico para que ela obtivesse o contracheque e da qualidade do atendimento recebido. Aps ouvir atentamente a servidora, solicitar que ela se acalmasse e adverti-la da possibilidade de desacato, o atendente se disps a imprimir o documento para ela. Seria correto dizer que o comportamento do atendente demonstrou falta de presteza e de cortesia para com a servidora cedida? Talvez voc tenha pensado em dizer que sim, por ter se deixado envolver com a histria. Infelizmente, todos ns temos pelo menos uma histria triste (s vezes at traumtica) com uma repartio pblica. Atendimento ruim, desleixado, desrespeitoso, enfim, no sentido diametralmente oposto ao que estamos estudando. Assim, talvez por identificao, voc deve ter tomado as dores da servidora, que encontrou dificuldades para ter seu documento impresso, voc foi levado a pensar que a servidora foi mal atendida pelo atendente. Ainda mais quando ele a advertiu da possibilidade de desacato, rs. Entretanto, vamos observar a situao friamente. O atendente a todo tempo dava servidora as informaes necessrias ao atendimento de sua demanda: Ao ser atendida, foi informada que as cpias dos contracheques se encontravam disponveis na Internet. O atendente no negou os documentos servidora por vontade sua, lemos no texto que o rgo de pessoal no possua mais a obrigao de fornec-las ao servidor. Assim, o
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA que o atendente poderia fazer ele fez, que foi indic-la a visitar o site. Entretanto, a servidora comeou a se irritar quando no conseguiu acessar o documento pelo site. Mas o acesso foi impedido no por um erro da repartio, mas por um equvoco da prpria servidora: O e-mail cadastrado para a servidora estava errado e, por isso, seria necessrio alter-lo para a realizao do procedimento de cadastro de senha e obteno do acesso. Quando a servidora passou a reclamar muito das dificuldades implementadas pelo rgo pblico (j vimos que as dificuldades no foram implementadas pelo rgo, elas decorreram de circunstancias externas) o atendente passou a ouvir atentamente a servidora, e pediu que ela se acalmasse, e finalmente, advertiu a mesma da possibilidade de desacato. No houve ameaa por parte do atendente. Muito menos m vontade, tanto que logo em seguida o atendente se disps a imprimir o documento para ela.

O servidor e o dever de obedincia


O servidor deve obedincia aos seus superiores hierrquicos? Sim, claro que sim. Alm de uma constatao bvia, est expressamente previsto no Cdigo de tica dos Servidores Pblicos: XI O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. O estatuto dos servidores pblicos federais (lei 8.112/90), tambm nos traz esse dever de obedincia do servidor pblico em seu artigo 116, inciso IV: Art. 116. So deveres do servidor: () IV - cumprir as ordens superiores ()

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Mas esse dever no absoluto. Mais do que a seu superior, o servidor pblico deve obedincia e total subordinao lei. Completando o inciso IV, nos diz o estatuto que o servidor dever cumprir com as ordens de seus superiores, exceto quando manifestamente ilegais. Observe, inclusive que o item X do Cdigo de tica no diz que o servidor deve obedincia a todas as ordens do seu superior, sendo que o Cdigo nos diz: O servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores. Como ningum pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, seno em virtude de lei, e que, especialmente para o administrador, a lei condio de ao, se uma ordem for explicitamente ilegal, o servidor no poder cumpri-la, no uma questo de escolha, se a ordem for ilegal ele no deve cumpri-la. No adianta alegar, posteriormente, que estava s cumprindo ordens. A ordem maior, que a da lei, foi desatendida. O cdigo de tica tambm se manifestou sobre esse assunto, nos seguintes termos: XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las; Assim, sempre que o servidor verificar uma conduta de seu superior, contrria a lei, a tica ou a moralidade administrativa ele deve exercer a representao contra esse superior. E mais, a conduta moral e proba do servidor no se restringe, ou se resume a uma postura passiva em relao s ilegalidades e imoralidades que ocorram ao seu redor. No basta que o servidor resista s presses dos que queiram atuar de maneira ilegal e antitica, dever do servidor denunciar essas condutas.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A moderao a palavra chave. O servidor que possui prerrogativas funcionais no poder exerc-las abusivamente. Mas tambm no poder abrir mo de suas competncias, dos poderes decorrentes de suas prerrogativas.

Assiduidade

A lei 8.112 determina, em seu artigo 116, os comportamentos bsicos a serem observados pelo servidor pblico, no exerccio de suas atividades. Alguns deles, ns j tratamos aqui como exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo (inciso I); ser leal s instituies a que servir, sendo isso uma decorrncia da moralidade e da tica administrativa (inciso II); cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais (inciso IV); atender com presteza: a) ao pblico em geral, prestando as informaes requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo; b) expedio de certides requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situaes de interesse pessoal (inciso V); levar ao conhecimento da autoridade superior as irregularidades de que tiver cincia em razo do cargo (inciso VI); manter conduta compatvel com a moralidade administrativa (inciso IX) dentre outros. Agora trataremos da assiduidade do servidor pblico. Na lei 8.112, no inciso X do artigo 116, vemos que o servidor deve ser ser assduo e pontual ao servio. Obviamente, a inassiduidade do servidor ir gerar-lhe as sanes previstas no estatuto. Mas a inassiduidade no provoca danos somente para o servidor. Como se sabe, no falta trabalho no servio pblico, ao contrrio do que muitos pensam. As demandas da sociedades so diuturnas. As faltas ao servios constituem uma verdadeira desestabilizao da mquina administrativa. O Cdigo de tica no Servio Pblico trata a inassiduidade nos seguintes termos: XII - Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. Observe, porm, que o Cdigo no pretende se sobrepor a imprevistos, muito menos exigir que o servidor sacrifique sua integridade fsica ou de sua

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA famlia em razo do trabalho. A ausncia ao servio pode acontecer, sem problemas, se for justificada. No seria razovel imputar ao servidor o cometimento de uma conduta antitica pelo fato dele ter faltado ao servio por motivo de doena, doena em pessoa da famlia, algum acidente, imprevisto, enfim, o Cdigo de tica no prev os casos de falta justificvel. At porque, a falta ao servio decorre de um imprevisto, assim no seria razovel que a lei pretendesse exaurir os casos de faltas justificveis, no obstante a lei 8112 prever casos onde a ausncia ser considerada de efetivo exerccio, como em caso de casamento ou luto em decorrncia do falecimento do cnjuge, companheiro, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela, ou irmos, por oito dias; por um dia, para doao de sangue; e por dois dias, para se alistar como eleitor (art. 97).

Urbanidade

De maneira geral, o comportamento exigido do servidor pode ser resumido numa palavra: urbanidade. Urbanidade a qualidade de quem urbano. Agir com urbanidade agir de modo civilizado, educado, corts. A urbanidade deve se refletir tanto no tratamento que o servidor dispensa ao pblico, no atendimento, quanto na prpria apresentao pessoal do servidor. XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo Claro, no o caso de exigir que os servidores se vistam com roupas finas, requintadas, pomposas, ou qualquer tipo de exagero. O que se pretende estabelecer que um servidor pblico, como representante do poder estatal, no pode se apresentar desleixado. Lembre-se: a imagem que o servidor passa para a populao a primeira imagem que a pessoa ter da prpria Administrao Pblica.
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Sempre que estivermos diante das questes relativas ao comportamento que o servidor deve adotar, devemos ter em mente o esprito do Cdigo. Voc deve ter percebido, candidato, que eu no fiz questo de fazer voc memorizar o Cdigo de tica. No preciso. H um modo muito mais efetivo de resolver qualquer questo sobre tica no servio pblico do que ter todo o Cdigo de cor, que entender o esprito da lei. Entender quem o servidor e o que ele representa, o que o servio pblico e como ele deve ser encarado por esse servidor, e como o servidor deve ver o administrado. Quando o assunto o servidor e seu comportamento profissional, h um item da lei que resume muito bem como deve esse servidor se comportar, vejamos: XIII - O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao. O servidor deve ser um facilitador dos servios pblicos, no um entrave. Um servidor que no se atenta a cumprir seus deveres ticos um entrave ao crescimento da Nao. Tanto que o cdigo estabelece como um dever do servidor pblico a facilitao da fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito, em seu item XIV, alnea s. Qualquer conduta de entrave a uma fiscalizao deve ser vista, alm de antitica, como uma conduta suspeita, pois, falando no popular: quem no deve no teme.

O servidor e o dever de atualizao

Como desdobramento do princpio da efetividade e do princpio bsico do Direito que diz que ningum se escusa de cumprir a lei alegando que no a conhece, se inclui dente os deveres do servidor pblico o seguinte:

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: () q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; Visa o Cdigo, ao estabelecer tal regra um incentivo a atualizao constante do servidor, na tentativa de se evitar um arcasmo dos servidores que devem representar o Estado. Alm do que, o desconhecimento de uma nova norma de servio, ou de uma nova legislao pode acarretar um irreparvel dano ao direito de outrem. Ento, pessoal, que tal resolvermos alguns exerccios para fixarmos o nosso recm adquirido conhecimento?

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

Exerccios Comentados 1 (PMDF 2009) A tica tem a sua base conceitual na palavra moral. Apesar de tica e moral significarem hbitos e costumes, no sentido de normas comportamentais que se tornaram habituais, a tica engloba uma reflexo crtica acerca dos alicerces de um sistema de costumes de uma pessoa, grupo ou sociedade. Gabarito: Correto Segundo o Michaelis Moderno Dicionrio da Lngua Portuguesa, tica a parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princpios ideais da conduta humana, definindo-a tambm como Conjunto de princpios morais que se devem observar no exerccio de uma profisso; deontologia. O prprio Cdigo de tica afirma diversas vezes, a moralidade como sendo elemento que deve se integrar a conduta do servidor, a fim de que este exera suas funes com tica. A tica , pode-se dizer, a moral aplicada ao ambiente de um determinado grupo (ou a uma determinada pessoa). Dentro do contexto da tica profissional, est agindo de forma tica o funcionrio no agride o outro, no rouba nem se apropria dos aparelhos e utenslios do escritrio, etc. Enfim, a regras que regem a tica so as regras bsicas determinadas para o bom convvio entre as pessoas dentro de um grupo, seja este grupo uma empresa, um grupo religioso, etc.

2 (PMDF 2009) Os cdigos de tica contribuem para orientar o comportamento de pessoas, grupos e organizaes (incluindo seus gestores). Os cdigos de tica devem refletir tanto os valores passados como os vigentes das sociedades humanas. Gabarito: Errado De modo algum! Um dos fatores que determinam a fora de uma regra, ou um conjunto de regras ticas exatamente a atualidade dos valores por ela (ou por elas) apregoado. Uma regra desatualizada rapidamente perde seu poder persuasivo e cai em desuso, passando a ser visto como arcaico e necessrio de esquecimento.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Agora, muito cuidado! Eu sei que sua cabecinha est fervilhando, candidato, porque voc est pensando: poxa, mas existem cdigos de tica, por exemplo, os religiosos, que pregam valores de milnios atrs, como que essas regras so atuais? Novamente, cuidado! Uma regra vigente no , necessariamente uma regra atual, no sentido cronolgico. Pense nas leis. As leis vigentes em nosso ordenamento jurdico so todas atuais? Todas as nossas leis foram promulgadas no sculo XXI ou no final do sculo XX? No, o cdigo penal, por exemplo de 1940. H exemplos mais drsticos, como o decreto 2.044, que define a letra de cmbio e a nota promissria e regula as operaes cambiais, que de 1908! Como se v vigncia no o mesmo que atualidade, no sentido cronolgico. Toda regra vigente atual, pois se aplica na atualidade, mas uma regra atual, vigente, pode no ser nova. Pense, ainda, no mundo mulumano. As regras que regem aquelas sociedades so milenares. Porm, naquela regio, naquela sociedade, as regras como o apedrejamento, so atuais, vigentes, pois encontram naquela sociedade, um ponto de apoio e aceitao.

Considerando a tica no servio pblico, julgue os itens subsecutivos. 3 (MPE-PI 2011) A instituio de comisso de tica obrigatria em todos os rgos da administrao direta do Poder Executivo federal, sendo facultativa nos rgos da administrao indireta. Gabarito: Errado Da simples leitura do inciso XVI do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos Civis, o Decreto 1171 de 1992, obtemos a resposta para essa questo, vejamos ento o dispositivo: XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. Veja que a obrigatoriedade da instituio da Comisso de tica se estende no s s entidades pertencentes Administrao Direta e Indireta, mas a qualquer s permissionrias e concessionrias de servio pblico.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Entenda: o Cdigo de tica visa preservar o servio pblico brasileiro, no unicamente a Administrao Pblica. O objetivo do legislador ao implantar um cdigo de condutas ticas um s: a melhor prestao dos servios pblicos, por entender que assim, est satisfazendo de maneira mais eficaz, os interesses pblicos. OBS.: Apesar do assunto comisso de tica no constar no seu Edital, achei por bem, tratar, ainda que muito rapidamente, sobre as comisses, pois, na minha experincia como concurseiro, aprendi que a banca no digna de total confiana. Ela pode acabar falando alguma coisa sobre Comisses, e acabar te pegando de surpresa. E no confie muito na eficcia do recurso tambm no, porque quem julga o recurso a prpria banca. Enfim, para evitar dor de cabea, no custa falar um pouco das comisses.

Julgue os itens a seguir, relativos tica no servio pblico. 4 (STM2010) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora para o bem-estar de todos e de todos recebe colaborao. Gabarito: Correto Novamente, a transcrio especificamente do inciso XIII. do texto do Cdigo de tica, mas

O servidor deve ser um facilitador dos servios pblicos, no um entrave. Um servidor que no se atenta a cumprir seus deveres ticos um entrave ao crescimento da Nao. Esse inciso se comunica com o inciso V, ao dizer que o trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. O servidor pblico, o prprio nome j diz, um funcionrio de todos, da comunidade. Por fim, o servidor que no trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, pode, dependendo da sua conduta, estar incorrendo numa omisso punida pela lei. A lei 8429 em seu artigo 11, inciso II, nos diz que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio um ato de improbidade que atenta contra os princpios da administrao pblica.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 5 (STM2010) Um servidor pblico que atrase prestao de servio por no possuir informaes e capacitao adequadas para isso poder ser responsabilizado por atitude antitica ou por causar danos morais aos usurios dos servios pblicos. Gabarito: Correto Para o melhor entendimento dessa questo necessria uma combinao de incisos. Primeiramente, o atraso na prestao de servio pelo servidor a quem compete a respectiva prestao caracteriza dano moral, segundo o cdigo de tica, o que diz o inciso X. Por outro lado, o servidor deve evitar ao mximo as situaes procrastinatrias ou que, de qualquer modo, venham a ensejar uma demora na satisfao do servio requerido pelo particular; sendo que, ao detect-las, dever prioritariamente buscar resolv-las, caso contrrio, essa conduta ser tida como causadora de dano moral ao particular, segundo consta da alnea b do inciso XIV.

6 (STM2010) O servidor pblico deve apresentar comportamentos e atitudes direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos, tanto no exerccio de seu cargo ou funo quanto fora dele. Gabarito: Correto Ao contrrio do que prega o senso comum, a vida particular se integra vida profissional do servidor. Essa histria de ser uma pessoa no trabalho e outra pessoa em casa no cabe no servio pblico. Essa duplicidade no pode ser aceita quando estamos tratando de tica, moral. At porque, especialmente no seu caso, candidato, voc sabe que no ser servidor apenas quando estiver em servio. A carreira diuturna. 24/7 (24 horas por dia, 7 dias por semana). O servio pblico deseja que seus agentes sejam totalmente comprometidos. Isso engloba seu comportamento dentro e fora do local de trabalho. Isso o que lemos no item VI do Cdigo de tica dos Servidores Pblicos: VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Grifos meus.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA 7 - (STM2010) O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao bem-estar do prximo e ao seu prprio bem-estar. Gabarito: Correto O servio pblico no pode ser visto como um lugar onde eu vou me dar bem, ganhando muito e trabalhando pouco. Infelizmente essa a realidade de muitos candidatos que prestam (e passam, pra piorar) nossos concursos. O servidor pblico deve primar pelo atendimento dos interesses da populao. Mesmo que isso seja feito indiretamente quando ele atende aos interesses da Administrao Pblica. O servio pblico uma vocao. Uma oportunidade nica de servir ao prximo e, claro, ser muito bem remunerado por isso. No errado gostar de ganhar bem. Erra quem entra pro servio pblico tendo como nica finalidade um bom-salrio. O inciso que justifica o enunciado o V, o qual passamos a transcrever: O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio.

8 (MPOG-2010) Em decorrncia do que dispe o Decreto n. 1.171/94 (Cdigo de tica), aos servidores pblicos civis do Poder Executivo Federal, vedado: a) embriagar-se. b) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno do servio, em benefcio de suas funes. c) participar de grupos anti-semitas. d) posicionar-se contrariamente ao sistema de cotas. e) exercer outra atividade profissional. Gabarito: C Essa uma questo muito interessante, pois, em vez de transcrever a letra da lei, aplica-a a casos factveis. Vejamos, em cada alternativa os erros e o acerto da alternativa c: Letra a: se voc j leu o Cdigo de tica, ficou, no mnimo tentado a marcar essa alternativa. Mas o bom e velho conselho vale a pena ser repetido: suspeite da letra a. No a descarte, mas suspeite.
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Ento o servidor pode embriagar-se, professor? Analisando o inciso XV, alnea n, a resposta sim. Mas calma l! No vai sair por a dando uma de pinguo! rs Dizer que o servidor no pode embriagar-se proibir absolutamente o eventual consumo excessivo de bebidas alcolicas. Opinies pessoais a parte, o Estado no tem o poder de interferir na vida pessoas do indivduo dessa forma. A proibio constante no Cdigo se restringe a duas situaes: 1. Embriaguez em servio. 2. Embriaguez habitual fora do servio. Apresentar-se embriagado no servio proibido no s no servio pblico, mas em todo e qualquer ambiente de trabalho. A embriaguez compromete drasticamente as funes psicomotoras do indivduo. Como um servidor vai exercer suas atribuies, no nvel de excelncia que dele se espera, estando embriagado? J a embriaguez habitual proibida pelo mesmo motivo. Apesar de o servidor encontrar proibio que ultrapassa os limites do profissionalismo pblico, isso no configura uma invaso estatal na esfera individual do servidor, pois, do mesmo modo que uma situao de embriaguez afeta o desempenho do servidor enquanto embriagado, a embriaguez habitual, com o tempo acaba por afetar a sade fsica e psicolgica do indivduo. A partir do momento que a conduta do servidor atrapalha o bom andamento do servio pblico, a questo passa a ser de interesse pblico, cabendo ao Estado interferir, mesmo que esse servio seja prestado pelo prprio servidor.

Letra b: Se o servidor usa informaes privilegiadas obtidas internamente em seu servio em benefcio do prprio servio, no faz mais do que um bom servio. Informaes dessa natureza devem se destinar exatamente a melhor prestao do servio. O que no pode acontecer, de modo algum, que esse servidor se utilize dessas informaes privilegiadas para lograr proveito prprio. O servidor nunca poder em benefcio prprio. Sempre dever ele buscar o atendimento de interesses alheios a sua prpria vontade e a vontade de terceiros. O nico interesse que deve ser satisfeito pelo servidor o interesse pblico.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Letra d: Essa alternativa pode ter gerado certa polmica. At porque as cotas, em si, j um assunto bem polmico. H quem se posicione a favor, alegando que os grupos abrangidos pelas cotas so grupos historicamente marginalizados, que no tiveram oportunidade igual de acesso, seja a universidade, seja a cargos pblicos. E h quem se posicione contra, dizendo que as cotas no passam de mais uma atitude discriminatria, na medida que, quem utiliza uma cota est admitindo no ter a mesma capacidade do outro, se baseando, no exemplo da cota racial, num critrio tnico. Como vocs podem ver, a questo de mera opinio. E o Estado no pode punir ningum por expressar uma opinio. A constituio, em vrios pontos vai tratar do assunto, por exemplo, proibindo que algum seja privado de direitos por motivo de convico filosfica ou poltica.

Letra e: O servidor pblico dever se submeter a regime de exclusividade somente em alguns casos. A regra que o servidor pode exercer, sim, outra atividade profissional. Afinal, vivemos numa sociedade capitalista onde o princpio da livre-iniciativa vigora. Passou no concurso, mas no quer largar aquele bazarzinho que voc tem ali na esquina? Tudo bem, no precisa largar. Alm do mais, a Constituio e os estatutos que regem os servidores pblicos trazem casos onde at a acumulao de cargos pblicos permitida. O que o cdigo probe exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso (inciso XV, p). Dando um exemplo extremo: um servidor pblico no pode exercer suas funes pblicas e ser dono da boca de fumo ali do bairro poxa pede pra sair, hein, 02!

Letra c: Correto. Qual o fundamento dessa proibio? No h nenhum fundamento legal explcito que possamos invocar para justificar essa alternativa. Nenhuma lei diz explicitamente: o servidor no pode participar de grupos anti-semitas. Entretanto, dentre as proibies constantes no inciso XV do Decreto 1171, a alnea o determina que o servidor no pode: dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana. Um grupo anti-semita um grupo cujo objetivo a propagao do dio aos judeus. Um grupo anti-semita tem sua inspirao nos movimentos nazistas, como o de Adolf Hitler, e acredita que, para o bem da humanidade, os judeus devem ser mortos, aniquilados, extintos. No este um exemplo claro de uma
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA instituio que atenta contra a dignidade da pessoa humana? Por esse motivo, a alternativa c est correta, pois se enquadra na proibio.

TRE-BA2009 Normalmente, condutas antiticas extrapolam os limites das relaes interpessoais e se tornam objeto de poltica, fomentando a elaborao de cdigos de tica de grupos profissionais, como os servidores pblicos. A respeito da tica no servio pblico, julgue os itens que se seguem. 9 (TRE-BA2009) As organizaes pblicas possuem muitas semelhanas com as empresas tradicionais, mas com um grande diferencial: ter como meta a prestao de servios de qualidade que beneficiaro a toda sociedade civil. Gabarito: Correto Essa a diferena crucial entre a iniciativa privada e o servio pblico. E tambm a diferena entre a tica no servio privado e no pblico. No obstante a Constituio prever, no artigo 5, inciso XXIII, que a propriedade atender a sua funo social, vinculando assim, a iniciativa privada, fazendo-a responsvel pelo crescimento da sociedade como um todo; a meta, o objetivo, o finalidade principal da iniciativa privada e sempre ser o lucro. Afinal, os trabalhadores e os empresrios tm de comer tambm! do lucro que eles tiram seu sustento, seus recursos financeiros. O Estado no. Seus recursos no provm do lucro, mas sim dos tributos pagos por todos. Ou seja, seu objetivo principal no o lucro, pois de recursos ele j dispe. Qual ser ento a finalidade da existncia e da atuao do Estado? uma e somente uma: a satisfao dos interesses pblicos. Todos os servios, de segurana pblica, sade, educao; at mesmo quando o Estado atua na rea econmica e financeira, por meio das empresas pblicas e sociedades de economia mista, seu fim, mesmo que indireto, a satisfao dos interesses pblicos, ou, como a questo nos enunciou: a prestao de servios de qualidade que beneficiaro a toda sociedade civil.

10 (TRE-BA2009) Os cdigos de tica, que incluem, de maneira contundente, os princpios basilares do direito e do composto tico, oferecem suporte ao controle das relaes no servio pblico, propiciam maior transparncia nas relaes de governo e evidenciam a tica em seus processos. Gabarito: Correto
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA O controle das relaes no servio pblico objetivam, como disposto no cdigo, a harmonizao das relaes do servidor com outros servidores e com cada concidado, que dever resultar em crescimento e () engrandecimento da Nao. A transparncia nas relaes de governo obtida por meio do atendimento ao princpio da publicidade, que deve nortear a atuao da Administrao e do servidor, e que, segundo o inciso VII, constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. A tica possui um inafastvel teor subjetivo, por esse motivo, se mostra muito til, embora no necessrio, que os ditames ticos de cada grupo constem de cdigos, para que se evitem as dvidas e, conseqentemente, os desvios. Essa misso cumprida com excelncia pelo Cdigo de tica dos Servidores Pblicos.

12 (TRE-BA2009) A tica profissional deve ser compreendida estritamente no mbito do relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista a dignidade do homem e o bem-estar do contexto sociocultural em que atua na sua profisso. Gabarito: Errado Exercer suas atribuies tendo em vista a dignidade do homem e o bemestar do contexto sociocultural em que o servidor atua, com certeza demonstrao slida de tica profissional. Mas a questo pecou por um detalhe, pequeno, porm no de menor importncia. A tica profissional deve ultrapassar o mbito do relacionamento profissional, e no se restringir a este. Ser tico somente no trabalho no tico. Conforme nos fala o inciso I do Cdigo, a tica deve nortear sempre a conduta do servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal.

12 (TRE-BA2009) Os cdigos de tica profissional se limitam a uma enumerao de artigos contendo normas de ao. Gabarito: Errado Boa oportunidade de falar sobre a natureza dos comandos contidos nos cdigos de tica profissional. Normas de ao so aquelas que determinam ou probem certos comportamentos. O Cdigo de tica possui normas de ao?
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Sim. Mas no estas normas no so o nico tipo que encontramos no Decreto 1171/94. Tomemos como exemplo o inciso III, onde diz o Cdigo que A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. No h aqui nenhum comando direto. Trata-se de um exemplo de norma meramente conceitual, podemos dizer.

13 (TRE-BA2009) A formao tica se impe nas profisses porque os conhecimentos tcnico-cientficos, por si s, no bastariam ao profissional. Gabarito: Correto Com certeza o conhecimento tcnico-cientfico essencial ao profissional. Entretanto, to importante quanto formar um profissional competente tecnicamente formar um profissional competente eticamente. De nada adiantaria a Administrao dispor de profissionais do mais alto nvel intelectual, cientfico e tcnico, se esses profissionais tratassem mal os usurios, no se comprometessem com a publicao da verdade e com a respectiva guarda das informaes sigilosas, no dessem importncia manuteno da honra e do respeito s instituies a que servem, etc. Por fim, se a tica no fosse to importante quanto a formao tcnica a edio de um Cdigo exclusivamente destinado a regular a questo tica no servio pblico seria um esforo totalmente desnecessrio.

14 (MMA 2009) A questo da tica pblica est diretamente relacionada aos princpios fundamentais, ou seja, a uma norma hipottica com premissas ideolgicas e que deve reger tudo o mais que estiver relacionado ao comportamento do ser humano em seu meio social. Gabarito: Correto Mais uma vez a cespe vem querendo saber mais sobre a natureza do cdigo de tica. Nessa questo gostaria de chamar sua ateno para um ponto muito importante: o Cdigo de tica uma norma principiolgica! Adivinha porque? Exatamente, pois ela estabelece princpios a serem adotados no exerccio dirio e concreto da atividade pblica. Os princpios tem

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA essa caracterstica, so premissas ideolgicas que servem para reger todo um sistema intelectual, seja jurdico, cientfico, etc. A tica acontece e deve ser aplicada no dia a dia. E o legislador, em vs de querer determinar todas as regras aplicveis a cada situao hipottica, preferiu definir os princpios que devem reger a tica, deixando que cada servidor os aplicasse a sua rotina de trabalho.

15 (DPU2010) Ao ter conhecimento de um ato administrativo ilegal, o servidor Pblico A) tem dever de dizer a verdade em primeiro lugar s chefias e aos demais, quando autorizado, visando atentar ao princpio da hierarquia. B) no pode omitir esse ato, ainda que contrrio aos interesses da prpria pessoa interessada ou da administrao pblica. C) dever sempre contar tudo que tiver conhecimento em qualquer situao. D) poder falsear a informao sobre o referido ato, visando preservar o interesse do governo vigente. E) dever atentar sempre ao princpio da publicidade, que inerente moralidade pblica. Gabarito: B Perceba algo, candidato. H um dilema apresentado pelas alternativas a voc: a propagao da verdade versus a omisso de informaes. Para solucionar esse conflito, temos que saber quando ser lcito e tico revelar uma informao e quando o servidor dever resguard-la. Alm do inciso VIII do Cdigo de tica, que diz que o servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica, devendo este servidor o dever de sempre dizer a verdade; temos tambm o princpio da publicidade, inerente a toda a Administrao Pblica, o qual se constitui em requisito de eficcia e moralidade de qualquer ato administrativo. Sabendo disso, num primeiro momento, nos parece que a letra C est correta. Mas as aparncias enganam! Nem tudo que reluz ouro, e no concurso pblico, certas questes reluzem que uma maravilha! O princpio da publicidade no absoluto. H situaes onde a informao dever ser resguardada para o bem da sociedade, do interesse pblico. Dica: todos os princpios da Administrao Pblica podem ser relativizados, nenhum deles absoluto, com exceo de um, que Prof.: Igor Moreira o princpio da www.pontodosconcursos.com.br Supremacia e Indisponibilidade do Interesse Pblico.

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

16 (DPU2010) Ao exercer as prerrogativas funcionais inerentes ao seu cargo, o servidor pblico dever A) exercer, inclusive, aquelas estranhas ao seu cargo, desde que esteja atuando no atendimento ao pblico. B) exerc-las em plenitude e com intensidade. C) exerc-las com moderao. D) exerc-las enfaticamente quando estiver atuando no atendimento ao pblico. E) exerc-las ao seu bel-prazer. Gabarito: C No inciso XIV, alnea t do Cdigo de tica encontramos que dever fundamental do servidor pblico exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos. Pela leitura do dispositivo podemos inferir exatamente o que seja a falta de moderao no exerccio das prerrogativas funcionais. O servidor estar exercendo suas prerrogativas sem moderao quando agir de forma contrria aos interesses dos usurios do servio pblico. Por que isso? Simples. Os usurios do servio pblico so os detentores do interesse pblico, e eu no vou cansar de repetir para voc que o interesse pblico o objetivo de toda a ao da Administrao Pblica e que a tica tem por objetivo satisfazer de maneira mais eficaz esses interesses. Assim, ao exercer de forma no moderada suas prerrogativas, o servidor deixou de primar pela satisfao dos interesses dos usurios do servio pblico. No esquea, os interesses pblicos so indisponveis e superiores aos interesses particulares.
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

17 - (UERN 2010) Acerca de princpios, conceitos ou regras fundamentais relativos tica no servio pblico, assinale a opo correta. A) O servidor pblico pode desprezar o elemento tico de sua conduta, quando isso no implicar prejuzo direto administrao pblica. B) A moralidade da administrao pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. Assim, a moralidade do ato administrativo se consolida mediante o equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor pblico. C) A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos; por isso, como contrapartida, exige-se que a moralidade administrativa se integre no direito, todavia, no como elemento indissocivel de sua aplicao e finalidade, j que apesar de sua reconhecida relevncia, a moralidade no constitui fator de legalidade. D) A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional que se integra vida particular de cada servidor pblico, entretanto, o bom conceito de vida funcional do servidor no tem relao com os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada. E) A ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho no fator de desmoralizao do servio pblico, visto que no constitui ameaa potencial organizao das relaes humanas. Gabarito: B Uma importante exigncia quanto ao comportamento do servidor e, ao mesmo tempo, conceito essencial da moralidade administrativa. Diz um antigo ditado romano que nem tudo que legal honesto. A lei, por maiores que sejam as boas intenes, produo humana e, como tal, est sujeita a erros. Por exemplo, um agente pblico que, cumprindo ordem superior, alicia seus companheiros a se filiarem ao sindicato de seu superior, pode alegar a legalidade de sua ao devido ao fato de que agiu em obedincia a ordem superior, afinal, foi a lei quem deu ao superior tais atribuies e a ele, subordinado cabe obedecer. Entretanto, se o agente verificar que a ordem manifestamente ilegal, tem ele o dever de opor-se ao ato. No se trata de escolha, mas sim de uma obrigao. Assim, perceba que, embora o cumprimento da ordem fosse legal, no foi moral. Veja tambm que a moralidade, a tica profissional, se relaciona com o princpio da proporcionalidade, exigindo que o agente pblico busque o
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta. Repetindo, s porque legal, no quer dizer que deva ser feito, a qualquer custo. E como ponderao, como prumo, sempre se levar em conta os interesses pblicos, ou como a questo colocou: o bem comum.

18 - (UERN 2010) Assinale a opo correta com referncia ao papel do Estado e tica no servio pblico. A) Ao Estado no compete estabelecer as condutas proibidas ao servidor pblico, j que a tica e a moral no servio pblico tm por fundamento a concepo pessoal do servidor a respeito de tais institutos. B) O Estado considera legtima a omisso da verdade por parte do servidor pblico, quando esta for contrria aos interesses da administrao pblica. C) Quando h atraso na prestao do servio que lhe compete, a conduta do servidor pblico causa dano moral aos usurios, sem, contudo, caracterizar atitude contrria tica ou ato de desumanidade. D) Ressalvadas as hipteses previstas em lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum. E) A fim de evitar conduta negligente, o servidor deve velar atentamente pelo cumprimento das ordens de seus superiores, sejam elas legais ou ilegais. Gabarito: D Vamos comentar, rapidamente cada alternativa. Letra A: A diferena mais evidente entre a tica privada e a tica no servio pblico exatamente o efeito decorrente da sua no observncia. Qual a principal diferena, por exemplo, entre um funcionrio de uma empresa que incorre numa conduta antitica e um servidor pblico que assim o faz? Simples. A tica no servio pblico gera punio legal. Uma conduta antitica pode ser enquadrada na lei 8429, configurando improbidade administrativa, estando esta conduta sujeita s penas previstas naquela lei. Letra B: Sem chance! Os nicos casos em que o Estado poder omitir uma informao do conhecimento geral quando essa informao for de interesse pblico, como segurana nacional, por exemplo. Voc, futuro servidor do CNJ, vai ficar sabendo de muitas coisas que no vo poder ser reveladas, pois a segurana nacional ser seu dia a dia. Letra C: Errado. O Cdigo claro, assim ele diz no seu inciso X: Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos. Letra D: Perfeito. Sobre isso j falamos no alternativa B. Letra E: Muito errada! Como j abordamos na questo anterior, o servidor s se encontra obrigado a cumprir as ordens legais. Antes de tudo o servidor pblico subordinado lei.

19 - (UERN 2010) Em cada uma das opes abaixo, apresentada uma situao hipottica acerca de comportamento e atitudes de profissionais do servio pblico, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta. A) Amlia revelou para sua colega de trabalho informao sigilosa de que teve cincia aps participar de reunio com superiores hierrquicos. Nessa situao, Amlia no est sujeita a responsabilizao, j que sua conduta no resultou em qualquer prejuzo administrao pblica. B) Antnio, no exerccio de suas funes, irritado com seus problemas pessoais, agrediu fisicamente um particular que questionava a demora no atendimento do servio. Nessa situao, Antnio no responder por sua conduta, pois o agredido foi um particular e no outro servidor pblico. C) Joaquim, durante o expediente, presenciou Andr, seu colega de servio, recebendo determinada quantia em dinheiro de terceiro, para praticar ato relativo a seu dever de ofcio. Nessa situao, Joaquim no est obrigado a levar o ocorrido ao conhecimento da autoridade superior, visto que o ato administrativo praticado por Andr dizia respeito a seu dever de ofcio. D) Felipe, ocupante de cargo de chefia, determinou que Mariana, a ele subordinada, recebesse em seu nome determinada quantia, paga por terceiro, para que tivesse prioridade no exame de processo de seu interesse, em andamento junto ao rgo pblico. Mariana recusou-se a receber a quantia. Nessa situao, a conduta de Mariana esteve de acordo com os preceitos ticos e legais, pois ela no obrigada a cumprir ordens superiores nessa hiptese. E) Mateus, ocupante de cargo de chefia, exigiu que seus subordinados se filiassem respectiva associao profissional, para que seus interesses profissionais pudessem ser devidamente defendidos. Nessa situao, a conduta de Mateus, embora antitica, no ilegal, j que o cargo de chefia lhe autoriza exigir de seus subordinados a filiao, para melhor defesa de seus interesses
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Gabarito: D Vamos ver onde cada um deles errou e onde Mariana acertou. Amlia: No importa se a ao de Amlia implicou ou no prejuzo para a Administrao. S o fato dela ter revelado fato a seus colegas, que nada tinham a ver com a reunio, j basta para se dizer que a conduta de Amlia feriu a tica no servio pblico. Tais informaes poderiam ter trazido indevido favorecimento a algum de seus colegas. Antnio: dever do servidor pblico tratar cuidadosamente os usurios do servio. Essa regra, contida no inciso XIV, alnea e, visa evitar que o servidor trate o usurio rispidamente, de maneira rude, no educada, qui uma agresso! Alm de ter cometido uma conduta antitica, Antnio pode at mesmo ser enquadrado penalmente pela agresso. Joaquim: Os servidores pblicos j so remunerados para exercerem suas atribuies pelos impostos pagos por todos, inclusive por ele mesmo. Exigir qualquer quantia em dinheiro para fazer algo para o qual ele j remunerado uma ofensa tica e probidade administrativa, estando, tanto Felipe, que recebeu a quantia, quanto Joaquim, que foi conivente; sujeitos s penas da Lei de Improbidade Administrativa. Mariana: Palmas para Mariana! rs isso mesmo! O servidor no um cumpridor cego de ordens. Toda vez que ele verificar que seu superior o est usando para cometer alguma ilegalidade ou imoralidade, ele no tem mais o dever de cumprir aquela ordem. Mateus: A ordem dada pelo servidor uma clara violao ao inciso XX da Constituio, que preceitua que ningum poder ser compelido a associar-se ou permanecer associado. Ou seja, alm de imoral e antitica, a conduta de Mateus inconstitucional.

Por hoje s, pessoal. Chegamos ao final de nossa aula nmero 1. Semana que vem estaremos aqui resolvendo mais exerccios sobre a tica no Servio Pblico. Espero que a aula de hoje tenha sido clara e que no tenham ficado muitas dvidas. Entretanto gostaria de incentivar a todos que tenham ficado com qualquer dvida a no hesitar em perguntar. Acessem o frum, me enviem emails (igormoreira@pontodosconcursos.com.br), mas no deixem nenhuma dvida no ar. Estou disposio de vocs para esclarecer qualquer ponto que no tenha sido plenamente entendido por vocs.
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA Um beijo do semi-gordo. At semana que vem!

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

Relao das questes comentadas 1 (PMDF 2009) A tica tem a sua base conceitual na palavra moral. Apesar de tica e moral significarem hbitos e costumes, no sentido de normas comportamentais que se tornaram habituais, a tica engloba uma reflexo crtica acerca dos alicerces de um sistema de costumes de uma pessoa, grupo ou sociedade. 2 (PMDF 2009) Os cdigos de tica contribuem para orientar o comportamento de pessoas, grupos e organizaes (incluindo seus gestores). Os cdigos de tica devem refletir tanto os valores passados como os vigentes das sociedades humanas. 3 (MPE-PI 2011) A instituio de comisso de tica obrigatria em todos os rgos da administrao direta do Poder Executivo federal, sendo facultativa nos rgos da administrao indireta. 4 (STM2010) O servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora para o bem-estar de todos e de todos recebe colaborao. 5 (STM2010) Um servidor pblico que atrase prestao de servio por no possuir informaes e capacitao adequadas para isso poder ser responsabilizado por atitude antitica ou por causar danos morais aos usurios dos servios pblicos. 6 (STM2010) O servidor pblico deve apresentar comportamentos e atitudes direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos, tanto no exerccio de seu cargo ou funo quanto fora dele. 7 - (STM2010) O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao bem-estar do prximo e ao seu prprio bem-estar. 8 (MPOG-2010) Em decorrncia do que dispe o Decreto n. 1.171/94 (Cdigo de tica), aos servidores pblicos civis do Poder Executivo Federal, vedado: a) embriagar-se. b) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno do servio, em benefcio de suas funes. c) participar de grupos anti-semitas. d) posicionar-se contrariamente ao sistema de cotas.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA e) exercer outra atividade profissional. 9 (TRE-BA2009) As organizaes pblicas possuem muitas semelhanas com as empresas tradicionais, mas com um grande diferencial: ter como meta a prestao de servios de qualidade que beneficiaro a toda sociedade civil. 10 (TRE-BA2009) Os cdigos de tica, que incluem, de maneira contundente, os princpios basilares do direito e do composto tico, oferecem suporte ao controle das relaes no servio pblico, propiciam maior transparncia nas relaes de governo e evidenciam a tica em seus processos. 11 (TRE-BA2009) A tica profissional deve ser compreendida estritamente no mbito do relacionamento do profissional com sua clientela e vice-versa, tendo em vista a dignidade do homem e o bem-estar do contexto sociocultural em que atua na sua profisso. 12 (TRE-BA2009) Os cdigos de tica profissional se limitam a uma enumerao de artigos contendo normas de ao. 13 (TRE-BA2009) A formao tica se impe nas profisses porque os conhecimentos tcnico-cientficos, por si s, no bastariam ao profissional. 14 (MMA 2009) A questo da tica pblica est diretamente relacionada aos princpios fundamentais, ou seja, a uma norma hipottica com premissas ideolgicas e que deve reger tudo o mais que estiver relacionado ao comportamento do ser humano em seu meio social. 15 (DPU2010) Ao ter conhecimento de um ato administrativo ilegal, o servidor Pblico A) tem dever de dizer a verdade em primeiro lugar s chefias e aos demais, quando autorizado, visando atentar ao princpio da hierarquia. B) no pode omitir esse ato, ainda que contrrio aos interesses da prpria pessoa interessada ou da administrao pblica. C) dever sempre contar tudo que tiver conhecimento em qualquer situao. D) poder falsear a informao sobre o referido ato, visando preservar o interesse do governo vigente. E) dever atentar sempre ao princpio da publicidade, que inerente moralidade pblica.

16 (DPU2010) Ao exercer as prerrogativas funcionais inerentes ao seu cargo, o servidor pblico dever

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA A) exercer, inclusive, aquelas estranhas ao seu cargo, desde que esteja atuando no atendimento ao pblico. B) exerc-las em plenitude e com intensidade. C) exerc-las com moderao. D) exerc-las enfaticamente quando estiver atuando no atendimento ao pblico. E) exerc-las ao seu bel-prazer.

17 - (UERN 2010) Acerca de princpios, conceitos ou regras fundamentais relativos tica no servio pblico, assinale a opo correta. A) O servidor pblico pode desprezar o elemento tico de sua conduta, quando isso no implicar prejuzo direto administrao pblica. B) A moralidade da administrao pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. Assim, a moralidade do ato administrativo se consolida mediante o equilbrio entre a legalidade e a finalidade na conduta do servidor pblico. C) A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos; por isso, como contrapartida, exige-se que a moralidade administrativa se integre no direito, todavia, no como elemento indissocivel de sua aplicao e finalidade, j que apesar de sua reconhecida relevncia, a moralidade no constitui fator de legalidade. D) A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional que se integra vida particular de cada servidor pblico, entretanto, o bom conceito de vida funcional do servidor no tem relao com os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada. E) A ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho no fator de desmoralizao do servio pblico, visto que no constitui ameaa potencial organizao das relaes humanas.

18 - (UERN 2010) Assinale a opo correta com referncia ao papel do Estado e tica no servio pblico. A) Ao Estado no compete estabelecer as condutas proibidas ao servidor pblico, j que a tica e a moral no servio pblico tm por fundamento a concepo pessoal do servidor a respeito de tais institutos.

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA B) O Estado considera legtima a omisso da verdade por parte do servidor pblico, quando esta for contrria aos interesses da administrao pblica. C) Quando h atraso na prestao do servio que lhe compete, a conduta do servidor pblico causa dano moral aos usurios, sem, contudo, caracterizar atitude contrria tica ou ato de desumanidade. D) Ressalvadas as hipteses previstas em lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum. E) A fim de evitar conduta negligente, o servidor deve velar atentamente pelo cumprimento das ordens de seus superiores, sejam elas legais ou ilegais.

19 - (UERN 2010) Em cada uma das opes abaixo, apresentada uma situao hipottica acerca de comportamento e atitudes de profissionais do servio pblico, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opo que apresenta a assertiva correta. A) Amlia revelou para sua colega de trabalho informao sigilosa de que teve cincia aps participar de reunio com superiores hierrquicos. Nessa situao, Amlia no est sujeita a responsabilizao, j que sua conduta no resultou em qualquer prejuzo administrao pblica. B) Antnio, no exerccio de suas funes, irritado com seus problemas pessoais, agrediu fisicamente um particular que questionava a demora no atendimento do servio. Nessa situao, Antnio no responder por sua conduta, pois o agredido foi um particular e no outro servidor pblico. C) Joaquim, durante o expediente, presenciou Andr, seu colega de servio, recebendo determinada quantia em dinheiro de terceiro, para praticar ato relativo a seu dever de ofcio. Nessa situao, Joaquim no est obrigado a levar o ocorrido ao conhecimento da autoridade superior, visto que o ato administrativo praticado por Andr dizia respeito a seu dever de ofcio. D) Felipe, ocupante de cargo de chefia, determinou que Mariana, a ele subordinada, recebesse em seu nome determinada quantia, paga por terceiro, para que tivesse prioridade no exame de processo de seu interesse, em andamento junto ao rgo pblico. Mariana recusou-se a receber a quantia. Nessa situao, a conduta de Mariana esteve de acordo com os preceitos ticos e legais, pois ela no obrigada a cumprir ordens superiores nessa hiptese. E) Mateus, ocupante de cargo de chefia, exigiu que seus subordinados se filiassem respectiva associao profissional, para que seus interesses
Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA COMUM A TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA profissionais pudessem ser devidamente defendidos. Nessa situao, a conduta de Mateus, embora antitica, no ilegal, j que o cargo de chefia lhe autoriza exigir de seus subordinados a filiao, para melhor defesa de seus interesses

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

TICA NO SERVIO PBLICO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA TODOS OS CARGOS PROFESSOR: IGOR MOREIRA

GABARITO 1- C 2- E 3- E 4- C 5- C 6- C 7- C 8- C 9- C 10- C 11- E 12- E 13- C 14- C 15- B 16- C 17- B 18- D 19- D

Prof.: Igor Moreira

www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться