Вы находитесь на странице: 1из 5

Faculdade Assis Gurgacz

Marcelo Adriano Frigo Manuella Kleemann

Anlise Semitica de Cartazes Institucionais Moresco Transportes e Turismo

Cascavel / 2013
3

Faculdade Assis Gurgacz

Marcelo Adriano Frigo Manuella Kleemann

Anlise Semitica de Cartazes Institucionais Moresco Transportes e Turismo

Trabalho realizado na Disciplina de Semitica como nota parcial para a aprovao no segundo bimestre do primeiro semestre de 2013. Professor orientador: Fbio Zanella

Cascavel / 2013
4

Anlise de dos cartazes publicitrios Moresco Transporte e Turismo

Figura 1 - Cartaz institucional Moresco Transportes e Turismo

Esses dois cartazes so um material institucional criado em 2013 junto com a nova identidade visual da empresa. Atravs desse trabalho ser explicando a composio do logotipo e slogan, e quais elementos foram utilizados para representar a empresa pra seu pblico alvo. A anlise baseada na semitica de Pierce (1839 - 1914). A Semitica de Pierce compe uma ampla arquitetura filosfica concebida como cincia com carter extremamente geral e abstrato. Ela um dos membros da trade das cincias normativas - ESTTICA TICA - LGICA OU SEMITICA. (SANTAELLA, 2002).

Logotipo e slogan No logotipo podemos encontrar signos como smbolo e cone. Primeiramente, o logotipo como todo representa os conceitos da empresa, que so: Tradio, conforto e segurana, sendo assim, um smbolo. Dentro dele percebemos cones (desenhos). O primeiro o braso ou escudo, representando tradio e segurana. O segundo o volante, no centro, que simboliza o

seguimento da empresa (transporte). O terceiro cone a curva, que simboliza uma estrada. A tipologia utilizada no logotipo da empresa pode ser considerada como um ndice, pois ela uma fonte grotesca com traos curvos, indicando movimento da estrada. As cores utilizadas so qualisigno, pois particularizam a marca. O Azul, psicologicamente representa conforto e tranquilidade, j o laranja, energia e coragem. O slogan Paixo em transportar utiliza de um discurso persuasivo para atingir o pblico alvo. A palavra paixo agrega valor sentimental, dedicao por parte da empresa, porque fazer com paixo fazer algo que gost a, fazer bem feito. Ainda, Paixo em transportar agrega valores a empresa , fazendo que o pblico alvo a veja com intimidade, logo porque o amor um sentimento muito pessoal.

O cartaz Campanha O cartaz foi utilizado como pea institucional, e tem objetivo de causar vontade de viajar. Ele atinge o pblico alvo (pessoas acima de 20 anos, ambos os sexos, classe C) com apelo visual. A fotografia, por exemplo, primeiramente um ndice, pois um registro da luz em determinado momento. Mas ela tambm representa a prpria foto, sendo assim um ndice com carga cone. No cartaz foi utilizado a fotografia de um ponto turstico e o dizer Viagens de turismo, fazendo relao com a imagem. A campanha institucional busca o reconhecimento por parte do seu pblico. A beleza das imagens desperta a imaginao, fazendo com que o pblico atingido relacione a viagem dos seus sonhos com a Moresco.

Вам также может понравиться