Вы находитесь на странице: 1из 16

Repblica Federativa do Brasil Luiz Incio Lula da Silva - Presidente do Brasil Jos Alencar Gomes da Silva - Vice -Presidente

do Brasil

Ministrio do Meio Ambiente Marina Silva - Ministra do Meio Ambiente Cludio Langone - Secretrio Executivo Gilney Amorim Viana - Secretrio de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel Roberto Vizentin - Diretor de Programa Pedro Ivo de Souza Batista - Coordenador da Agenda 21

Equipe Agenda 21 Antonio Carlo Brando Ary da Silva Martini Karla Matos Kelly Anne Campos Aranha Leonardo Cabral Luciana Chueke Pureza Luis Dario Gutierrez Mrcia Facchina Michelle da Silva Milhomem Patrcia Kranz Pedro Ivo de Souza Batista Raquel Monti Henkin

Ministrio do Meio Ambiente Secretaria de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel Coordenao da Agenda 21 Esplanada dos Ministrios - Bloco B Sala 830 - 8 andar 70068-900 - Braslia DF Tel.: 55 61 317-1142 Fax: 55 61 226-7047

Site: http://www.mma.gov.Br e-mail: agenda21@mma.gov.br

APRESENTAO

Este quarto nmero da srie Cadernos de Debate da Secretaria de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel do Ministrio do Meio Ambiente - Coordenao da Agenda 21, dedicado ao tema MATA ATLNTICA - O FUTURO AGORA em comemorao ao dia 27 de maio, dia da Mata Atlntica.

Salvar a natureza uma das grandes preocupaes do nosso governo. Considerando que as causas da degradao dos biomas brasileiros parecem estar ligadas diretamente s aes predatrias do modelo de desenvolvimento e p erda da biodiversidade e equilbrio ambiental do planeta, a Mata Atlntica um exemplo do processo histrico de ocupao humana desordenada, agressiva e devastadora. Em 1500, quando os primeiros europeus chegaram ao Brasil, a Mata Atlntica cobria 15% de todo o territrio brasileiro. Hoje, com somente 7,84% de sua cobertura vegetal original e cerca de 200 de suas espcies ameaadas de extino, o segundo ecossistema mais ameaado do mundo.

No passado, felizmente, nem tudo foi destruio. Muitos ambientalistas se dedicaram defesa da Mata Atlntica e hoje fica evidente que, sem essa dedicao, no teramos exemplos de convivncia com o bioma e o seu uso sustentvel em atividades diversificadas e viveis, seguindo as premissas de acordos internacionais tais como a Agenda 21 e a Conveno da Diversidade Biolgica.

Hoje, nosso governo entende que garantir a proteo da biodiversidade, a recuperao e a sustentabilidade da Mata Atlntica prioridade das polticas de conservao e estratgias de ao existentes. As alternativas para a sustentabilidade da Mata Atlntica vo desde reduzir a presso sobre ela, atravs do apoio a atividades econmicas que utilizam os recursos naturais da regio de forma sustentvel, a fortalecer experincias bem sucedidas e levantar e disseminar informaes que possam auxiliar a formulao de instrumentos adequados realidade, capazes de estimular e viabilizar empreendimentos sustentveis ambiental e economicamente. Exemplos dessas

atividades envolvem o estmulo e apoio a negcios sustentveis como o desenvolvimento do ecoturismo, do turismo rural e o desenvolvimento de produtos medicinais, sempre levando em conta a promoo de programas de capacitao para a sociedade e de mecanismos de informao e o estmulo a aes integradas, que promovam a conservao e o desenvolvimento sustentvel do bioma.

Nesse sentido, a Agenda 21 Brasileira defende a implementao e ampliao das unidades de conservao do bioma, a promoo do manejo sustentvel da biodiversidade, o fomento s iniciativas de produo de sementes e mudas de essncias florestais e outras espcies vegetais

nativas como estratgias prioritrias.

Entre as Aes Prioritrias da Agenda 21, destaca-se a

consolidao de uma Poltica Florestal para o pas que inclua o controle do desmatamento at que se alcance o desmatamento zero, realizando, concomitantemente, uma poltica de reflorestamento nativo.

As Agendas 21 Locais tm se afirmado como o mecanismo para impulsionar parcerias entre governos e sociedade organizada em prol do desenvolvimento sustentvel. no domnio da Mata Atlntica que se concentra grande parte dos processos de Agenda 21 Local em curso no pas. Em capitais como Rio de Janeiro, Vitria, Natal e em cidades pequenas como Maranguape, no Cear; Ribeiro Pires, em So Paulo; Porto Seguro e a Costa do Descobrimento, na Bahia; entre tantas outras.

A maioria dos processos brasileiros privilegia uma abordagem ambiental e est fortemente calcada na preservao dos recursos e no seu melhor aproveitamento. Em uma regio aonde a presso antrpica s vem crescendo, a Agenda 21 Local ao promover a parceria entre Governo e sociedade organizada, um instrumento fundamental para a preservao da Mata Atlntica e de outros biomas.

Desde 2003, quando foi realizado o 1o Seminrio sobre Fiscalizao na Mata Atlntica, que reuniu entidades de 17 estados e instituiu o Grupo de Trabalho do Bioma Mata Atlntica, o Ministrio do Meio Ambiente vem respondendo aos anseios e mobilizao da sociedade brasileira pela preservao do mais ameaado bioma do pas. Nesta ocasio, a Ministra Marina Silva declarou O Ministrio est cumprindo os seus compromissos. Queremos continuar e ajudar no aprimoramento de uma parceria que j existe, mas que necessita de mais apoio e de nova articulao institucional, fazendo com que governo e sociedade caminhem juntos pela proteo da Mata Atlntica.

Ainda em 2003, o Governo Federal lanou o novo Programa Nacional de Florestas (PNF) para enfrentar problemas histricos e reforar seu compromisso de a liar crescimento econmico e preservao ambiental, trabalhando pela melhoria da qualidade de vida da populao e buscando um desenvolvimento ecologicamente sustentvel, socialmente justo e economicamente vivel para o pas.

Nos debates da Conferncia Nacional de Meio Ambiente, a preservao da Mata Atlntica recebeu diversas propostas e foi destacada principalmente no captulo das estratgias e aes propostas para o tema Gesto dos Recursos Naturais.

A humanidade ainda est aprendendo sobre a importncia das florestas, mas j sabe que preciso mudar, da a extrema importncia de instrumentos como a Agenda 21 Local que pode

desencadear caminhos que resultam em um aumento da auto-estima da sociedade, fortalecendo a capacidade individual e coletiva para um comportamento com base em novos valores, harmoniosos e conservacionistas. A Mata Atlntica uma grande oportunidade de descobrirmos e mudarmos os valores passados. um grande desafio e compromisso tanto do governo quanto da sociedade, para que continuemos a trabalhar pelo desenvolvimento sustentvel e por um processo democrtico participativo e inclusivo no qual, cada vez mais, se fazem ouvir as vozes dos defensores de nossas matas, guas e biodiversidade, em prol da manuteno da vida.

Parabns Mata Atlntica, pelo seu dia, e vamos ao debate!!

Gilney Amorim Viana Secretrio de Polticas para o Desenvolvimento Sustentvel

Pedro Ivo Batista Coordenador da Agenda 21 Brasileira

CADERNO DE DEBATE AGENDA 21 E SUSTENTABILIDADE

MATA ATLNTICA - O FUTURO AGORA

Um pouco de histria...

A histria da destruio da Mata Atlntica se confunde com a histria do Brasil. Quando os primeiros europeus aqui chegaram, em 1500, a Mata Atlntica cobria 15% do territrio brasileiro, rea equivalente a 1.306.421 km. A histria conta que, para rezar a primeira missa no Brasil, logo aps o desembarque, Cabral cortou uma rvore da Mata Atlntica para erguer a cruz. Assim, passo a passo, bandeira a bandeira, a mata foi sendo impiedosamente saqueada e destruda. Hoje est reduzida a 7,84%, cerca de 102.000 km de sua cobertura florestal original. o segundo ecossistema mais ameaado de extino do mundo, perdendo apenas para as quase extintas florestas da Ilha de Madagascar na costa da frica.

Entende-se como Bioma Mata Atlntica o conjunto de formaes florestais e ecossistemas associados que incluem a Floresta Ombrfila Densa, a Floresta Ombrfila Mista, a Floresta Ombrfila Aberta, a Floresta Estacional Semidecidual, a Floresta Estacional Decidual, os manguezais, as restingas, os campos de altitude, as ilhas litorneas e os brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste. Abrange total ou parcialmente 3.409 municpios em 17 Estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, GO, MS, RJ, MG, ES, BA, AL, SE, PB, PE, RN, CE, PI), situados ao longo da costa atlntica, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, alm de parte dos Estados de Mato Grosso do Sul e Gois. Em alguns Estados como RS, SC, PR e SP estende-se pelo interior, alcanando inclusive parte dos territrios da Argentina e Paraguai.

Os principais ciclos econmicos, comeando pela explorao do pau-brasil, passando pela minerao do ouro e diamantes, criao de gado, plantaes de cana-de-acar e caf, industrializao, exportao de madeira, erva-mate e, mais recentemente, o plantio de soja, algodo, laranja, milho, feijo, fumo e espcies florestais exticas, assim como o processo de urbanizao desordenada, contriburam com a substituio e destruio da floresta. Da mesma forma, a obteno de energia para o desenvolvimento brasileiro, seja pela queima da biomassa (lenha) retirada das florestas ou atravs da inundao de territrios florestais por reservatrios de hidreltricas, contribuiu com a destruio do bioma.

Mesmo reduzida e fragmentada, a Mata Atlntica continua a ter importncia vital para o pas, por proporcionar qualidade de vida para mais de 70% da populao brasileira, aproximadamente 120 milhes de pessoas e ainda por guardar um dos maiores ndices de biodiversidade do mundo. Nas cidades, reas rurais, comunidades caiaras e indgenas ela regula o fluxo dos mananciais

hdricos, assegura a fertilidade do solo, controla o clima e protege escarpas e encostas das serras, alm de preservar um imenso patrimnio histrico e cultural (Capobianco, 2002).

Ao mesmo tempo em que 70% da populao brasileira vive no domnio da Mata Atlntica, tambm neste Bioma que se produz em torno de 70% do PIB brasileiro, atravs de atividades industriais, comerciais, e de significativa produo agrcola, tanto pelo chamado agro-business como pela agricultura familiar e de povos tradicionais. E a viabilidade deste contexto socioeconmico est vinculada diretamente manuteno da produtividade ecossistmica da Mata Atlntica, que somente poder ser garantida atravs de medidas efetivas de proteo, preservao e recuperao do bioma.

A Mata Atlntica abriga mais de 20 mil espcies de plantas, das quais 50% so endmicas, ou seja, espcies que no existem em nenhum outro lugar do mundo. a floresta mais rica do mundo em espcies de rvores por unidade de rea, com 454 espcies identificadas em um nico hectare no sul da Bahia. Abriga tambm 1,6 milho de espcies animais, incluindo: insetos; mamferos (261 espcies, sendo 73 endmicas); pssaros (620 espcies, sendo 160 endmicas); anfbios (260 espcies, sendo 128 endmicas). Comparada com a Floresta Amaznica a Mata Atlntica apresenta, proporcionalmente, maior diversidade biolgica. No caso dos mamferos, por exemplo, esto catalogadas 218 espcies na Mata Atlntica contra 353 na Amaznia, apesar desta ser quatro vezes maior do que a rea original da primeira (Capobianco, 2002).

A crtica situao da Mata Atlntica fez com que a Conservation International - ONG que atua em vrios pases em prol da conservao dos biomas - inclusse o Bioma entre os cinco primeiros colocados na lista de Hotspots, 25 biorregies selecionadas em todo o mundo, consideradas as mais ricas em biodiversidade e ao mesmo tempo as mais ameaadas.

A existncia de espcies endmicas, aquelas que so restritas a um ecossistema especfico e, por conseqncia, so mais vulnerveis extino o principal critrio utilizado para escolher um Hotspot . Alm disso, consideram-se os biomas onde mais de 75% da vegetao original j tenha sido destruda, como o caso do da Mata Atlntica. Mesmo assim, a Mata Atlntica contribui muito para que o Brasil seja o campeo em megadiversidade do mundo, ou seja, pas com maior quantidade de espcies de plantas e animais em relao a qualquer outro pas.

Segundo a Conservation International (1999), a Mata Atlntica tem tambm diversas espcies bandeira, que simbolizam a regio e podem ser utilizadas em campanhas de conscientizao da sociedade para a proteo e conservao do bioma. Dentre as espcies mais conhecidas esto o mico-leo-dourado, o mico-leo-da-cara-dourada, o papagaio-da-cara-roxa e o mico-leo-da-carapreta (gnero Leontopithecus ) e as duas espcies de muriquis (gnero Brachyteles ), maior macaco

das Amricas e tambm o maior mamfero endmico do Brasil, que sobrevive em alguns remanescentes da Mata Atlntica nos Estados da Bahia, Esprito Santo, Minas Gerais e So Paulo, e suas populaes no passam de 2.000 animais. Essas espcies tm ajudado a populao do Brasil e do Mundo a valorizar e a proteger a floresta.

tambm da Mata Atlntica a rvore que deu origem ao nome do pas: o pau-brasil (Caesalpinia echinata). Explorado ao extremo para uso como corante e construo de navios, o pau-brasil praticamente desapareceu das matas nativas. Estima-se que cerca de 70 milhes de exemplares tenham sido enviados para a Europa. A Mata Atlntica ainda rica em muitas outras espcies de rvores nobres e de porte imponente e mpar como as canelas, jacarand cedro, jequitib, imbuia e o pinheiro brasileiro.

Apesar da destruio da Mata Atlntica ter tido incio em 1500, foi no sculo XX que o processo se agravou e alcanou ndices alarmantes. Por conta da destruio do Bioma, reduz-se o patrimnio gentico, cultural, paisagstico e turstico, agrava-se a reduo da disponibilidade de gua potvel e a ocorrncia de enchentes, enxurradas e desmoronamentos, alm do aumento da poluio do ar. A destruio da Mata Atlntica, alm de gerar aumento nos custos sociais, tambm destri as perspectivas de um futuro desejvel para todos.

Mata Atlntica Responsabilidade de todos...

A maioria dos brasileiros, estimulados por polticas equivocadas, sempre foi indiferente destruio da Mata Atlntica, cabendo aos cientistas e a algumas figuras pblicas a d efesa de teses conservacionistas, pelo menos at a dcada de 1970. Somente nos ltimos 35 anos, com o surgimento e o crescimento do movimento ambientalista e da poltica verde, comea uma lenta, porm importante mudana na conscincia do povo brasileiro em relao ao meio ambiente.

J na dcada de 1980, vendo que a destruio ambiental se agravava e que os desmatamentos continuavam em ritmo muito acelerado, torna-se evidente que individualmente as entidades ambientalistas no teriam foras para enfrentar a situao. Surgem, assim, em diferentes Estados, as Assemblias Permanentes de Defesa do Meio Ambiente e as Federaes de Entidades Ecologistas.

O envolvimento e a participao do movimento ambientalista foram decisivos para que a Constituio Federal de 1988, aps quase cinco sculos de destruio, reconhecesse a importncia ambiental e social da Mata Atlntica. O 4, do Artigo 225 estabelece que: A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona

Costeira so patrimnio nacional, e sua utilizao far-se-, na forma da lei, dentro de condies que assegurem a preservao do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

Na dcada de 1990, durante a realizao da Rio-92, o movimento ambientalista da Mata Atlntica d mais um passo decisivo na sua organizao e atuao nacional ao criar a Rede de ONGs da Mata Atlntica - RMA. A RMA, que hoje congrega mais de 250 organizaes ambientalistas, socioambientais e de pesquisa que atuam no bioma, foi criada para dar respostas que as instituies individualmente no eram capazes de fornecer, especialmente frente a governos e polticas pblicas, tanto nacionais quanto de mbito internacional.

Rede de ONGs da Mata Atlntica A fora da voz coletiva...

A RMA assumiu como uma de suas principais metas o aperfeioamento da legislao que rege a defesa, a proteo e o uso sustentvel do Bioma. Destacou-se como interlocutora junto ao Congresso Nacional e ao Governo Federal nas negociaes do Projeto de Lei n 3.285/92 (Lei da Mata Atlntica), que tramita no Congresso Nacional h mais de 12 anos. Esse Projeto de Lei regulamenta a Constituio Federal no que diz respeito conservao, proteo e utilizao dos Ecossistemas Atlnticos. Aps 11 anos de tramitao, no dia 3 de dezembro de 2003, o Projeto de Lei finalmente foi aprovado na Cmara dos Deputados, e agora espera-se sua aprovao no Senado ainda no primeiro semestre de 2004, visto que a matria um dos compromissos assumidos pelo Presidente Lula.

A Rede Mata Atlntica, junto com suas entidades filiadas, tambm realiza, no mbito do bioma, a campanha Mata Atlntica - Desmatamento Zero, com o objetivo de sensibilizar a opinio pblica para a importncia da preservao dos remanescentes e a recuperao de reas j desmatadas no passado.

A contribuio do movimento ambientalista foi fundamental para as mudanas, tanto da opinio pblica quanto de setores governamentais, os quais passaram a dedicar maior ateno para a proteo da Mata Atlntica. Isso j se refletiu na queda dos ndices de desmatamento na ltima dcada do sculo XX. Mesmo assim, entre 1990 e 1995, mais de 500.000 ha de Mata Atlntica foram destrudos para dar lugar expanso das cidades, assentamentos de reforma agrria, pecuria, plantio de pinnus e eucaliptos e para fornecer lenha para a secagem de fumo. Esse desmatamento foi proporcionalmente trs vezes maior do que o verificado na Amaznia no mesmo perodo. Neste incio do terceiro milnio, os ndices de desmatamento na Mata Atlntica esto em queda, mas ainda persistem atividades madeireiras predatrias em alguns Estados, principalmente na Bahia, Paran e Santa Catarina.

Como queremos o futuro...

O futuro da Mata Atlntica depende da preservao de seus remanescentes e de aes de recuperao, para que se atinja um ndice de, no mnimo, 30 a 35% de reas florestais, considerado ideal para a manuteno da qualidade de vida humana segundo a Organizao das Naes Unidas. Entretanto, atualmente, apesar de seu estado crtico e de sua importncia para o bem-estar de seus habitantes, o Brasil ainda precisa aprimorar e consolidar uma poltica nacional destinada conservao de seus remanescentes e recuperao dos ecossistemas que integram o Bioma.

Conservar e recuperar a Mata Atlntica representa um compromisso e desafio, considerando, inclusive, que o conhecimento sobre sua biodiversidade ainda pequeno e fragmentado. Apesar de muitas das prioridades de conservao j serem conhecidas, e de serem observadas aes positivas de conservao, os recursos e esforos voltados reduo do desmatamento e recuperao da cobertura florestal ainda so incipientes, e muitas vezes vm sendo utilizados de forma ineficiente.

As polticas de recuperao e preservao da Mata Atlntica encontram-se num momento decisivo em funo do novo momento histrico deste pas. As propostas e polticas de desenvolvimento sustentvel e de preservao da Mata Atlntica esto cheias de oportunidades derivadas do novo quadro poltico-institucional. Acima de tudo, no h dvida de que a preservao e recuperao da Mata Atlntica e de sua produtividade ecossistmica constituem condies sine qua non para a construo do desenvolvimento sustentvel no Brasil.

Na atual gesto do Governo federal j se delineiam projetos e iniciativas que acenam para a conquista e consolidao de avanos relativos proteo e recuperao do bioma Mata Atlntica, dos quais podem ser destacados os seguintes: a incluso do Programa Conservao e Uso Sustentvel dos Biomas Brasileiros no Plano Plurianual do Governo Federal, destacando a Mata Atlntica; a consolidao do NAPMA - Ncleo Assessor de Planejamento da Mata Atlntica na Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministrio do Meio Ambiente, e o lanamento de programas como o PDA (Subprograma Projetos Demonstrativos do PPG7) Mata Atlntica, destinado a financiar projetos de conservao e uso sustentvel, elaborados por organizaes no governamentais em parceria com universidades e rgos pblicos. Este programa conta com 17,69 milhes de Euros de doao do Governo Alemo, atravs do KfW (Kreditanstalt fr Wideraufbau) e 3 milhes de Euros do Governo Brasileiro. Outras aes como a ampliao das instncias de participao da sociedade civil nas polticas pblicas - PPA-Plano Plurianual, CONAMA-Conselho Nacional do Meio Ambiente, Frum de Segurana Alimentar, Conferncia Nacional de Meio Ambiente, entre outras; o lanamento do Pronaf Florestal e sua implementao na Mata Atlntica,

10

o estabelecimento da parceria da RMA com o Ibama para aes voltadas fiscalizao da Mata Atlntica; a aprovao do Projeto de Lei da Mata Atlntica na Cmara Federal; existncia das comisses tripartites para implementao das resolues da Conferncia Nacional de Meio Ambiente; o lanamento pelo IBGE do primeiro Mapa Oficial dos Biomas do Brasil; a discusso crescente de legislao e poltica pblica para proteo efetiva do patrimnio gentico; a criao e implantao do Grupo de Trabalho Araucrias Sul, so, no conjunto, aes importantssimas para a conservao do ecossistema da Mata Atlntica.

As possibilidades abertas por esses processos, no entanto, podem tornar-se restritas em funo das incertezas dos rumos polticos do governo e do Congresso Nacional no mbito socioambiental. Quanto ao Marco Legal, a existncia de uma ampla legislao ambiental no Brasil, que somada quase certa aprovao do Projeto de Lei da Mata Atlntica, aumentar em muito as possibilidades de seu conhecimento e aplicao.

Do ponto de vista das dinmicas sociais e econmicas, outras grandes ameaas situam-se nos processos de instalao de indstrias e atividades econmicas poluentes ou altamente consumidoras de recursos no Bioma Mata Atlntica. A precariedade do saneamento urbano nas grandes metrpoles e municpios no interior do Bioma, a falta de controle sobre o avano da biopirataria e a presso gerada pela expanso urbana e crescimento demogrfico, bem como a construo de hidreltricas, fazem com que as ameaas avancem num ritmo maior do que as iniciativas de proteo do Bioma.

Outras oportunidades situam-se nas posturas e prticas de outros atores. Os movimentos sociais esto incorporando a temtica ambiental e, por sua vez, entidades ambientalistas vm incorporando a questo social, possibilitando a construo de agendas comuns nas conexes e interfaces entre os problemas: agricultura familiar, reforma agrria, assistncia tcnica e extenso rural, agroecologia, desenvolvimento urbano e recursos hdricos. Novos espaos de participao e representao da sociedade civil esto sendo abertos, colocando a RMA diante da necessidade de afirmar-se enquanto articulao ampla e plural e com capacidade propositiva, tambm com nfase na conscientizao da sociedade quanto importncia do bioma.

Tem crescido o debate sobre valorao ambiental atravs de fruns e iniciativas sobre mercado e consumo sustentvel, economia ecolgica, certificao e percebe-se uma maior receptividade da mdia para a questo ambiental. A dramaticidade atual e futura da crise da gua nos centros urbanos e sua relao com as florestas certamente ampliaro a sensibilidade da populao para a causa ambiental, em particular para a Mata Atlntica.

11

A Mata Atlntica na Agenda 21

A Agenda 21 Global (Senado Federal, 1997) aponta claramente para a extrema importncia da preservao, proteo, recuperao, regenerao e manejo sustentvel dos ecossistemas florestais. A Agenda 21 Brasileira (2002), por sua vez, ainda no apresenta aes especficas para o Bioma da Mata Atlntica, fazendo-se necessria a sua incluso pontual neste importante documento.

Porm, por ocasio do processo de consulta prvia nacional para a elaborao da Agenda 21 Brasileira (1999-2001), foram gerados subsdios para polticas da Mata Atlntica, com destaque principalmente ao captulo das estratgias e aes propostas para o tema Gesto dos Recursos Naturais. So estratgias que esto sob a gide do tema, entre outros: a implantao de corredores ecolgicos para criar a conectividade entre fragmentos florestais e o manejo em seu entorno para evitar o efeito de borda, a implementao e ampliao das unidades de conservao do Bioma, visando a consolidao dos conselhos gestores com a participao da sociedade civil; a promoo do manejo no madeireiro, sustentvel da biodiversidade; o fomento s iniciativas de produo de sementes e mudas de essncias florestais e outras espcies vegetais nativas; o fortalecimento da agricultura familiar diante dos desafios da sustentabilidade agrcola; a recuperao, revitalizao e conservao de bacias hidrogrficas e de seus recursos vivos; a regulamentao e fiscalizao do uso dos espaos naturais e do patrimnio cultural, em concordncia com o Artigo 225 da Constituio Nacional, que declara a Mata Atlntica como patrimnio nacional; o respeito aos acordos legais vigentes (o Cdigo Florestal-Lei 4.771 de 1965, e especialmente o que se refere Mata Atlntica; o Decreto 750/03, que a lei aplicvel que regulamenta o Cdigo Florestal; Resolues do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente; a Lei de Sistema Nacional de Unidades de Conservao; a Lei de Crimes Ambientais). O

fortalecimento de mecanismos e instncias de articulao entre governo e sociedade civil fundamental para este fim.

Nessa direo, entre as Aes Prioritrias da Agenda 21, a consolidao de uma Poltica Florestal para o pas que inclua o controle do desmatamento fortemente recomendada no objetivo 16 do documento: realizar a transio das formas predatrias para formas sustentveis de uso dos ecossistemas brasileiros, definindo instrumentos de gesto apropriados e usando indicadores para assegurar as metas de desmatamento zero na Mata Atlntica, bem como recuperao nas reas de Proteo Ambiental e reas de Proteo Permanente, com prioridade nos corredores de biodiversidade. Ainda segundo o documento, o objetivo chegar ao desmatamento zero, realizando concomitantemente uma poltica de reflorestamento nativo. O grande desafio simultaneamente proteger o que sobrou e recuperar o que pode ser recuperado, concomitante ao

12

fundamental processo de conscientizao da populao e dos governantes com vistas transio para o desenvolvimento sustentvel a longo prazo.

O papel de cada setor...

Diante deste quadro, importante definir um pouco os papis a serem desempenhados por cada setor da sociedade, porque assim como a destruio, que no foi obra do mero acaso, a recuperao tambm ser tarefa de muitos.

Considera-se fundamental que o Governo Federal defina e implante uma estratgia nacional para o Bioma Mata Atlntica, visando a conservao, o uso sustentvel e a repartio dos benefcios da biodiversidade e dos recursos naturais. Como coordenador do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), deve coordenar os rgos federais, estaduais e municipais de meio ambiente e articular aes junto a instituies de pesquisa, organizaes no governamentais, comunidades tradicionais, comunidades indgenas e setor privado, visando implementar a poltica nacional e as diretrizes fixadas para a conservao do Bioma.

Considera-se fundamental que o Governo Federal gerencie o Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), em parceria com os Estados, municpios e proprietrios privados, visando preservar, em forma de Unidades de Conservao de uso indireto e direto, parcelas representativas em cada uma das tipologias florestais do Bioma e em cada um dos ecossistemas associados. Atualmente, apenas cerca de 3% do Bioma esto protegidos em forma de Unidades de Conservao, mesmo assim, no uniformemente distribudos. O ideal seria alcanar no mnimo 10% de reas protegidas em forma de Unidades de Conservao em relao rea total do Bioma.

No cumprimento do seu papel, o Governo Federal precisa fortalecer e aumentar a capacidade de suas estruturas e reforar a fiscalizao para coibir o s desmatamentos e a explorao ilegal que ainda ocorrem, e para iniciar um processo de efetiva aplicao da legislao, visando a recuperao do passivo ambiental, principalmente do setor agrcola. Neste sentido, tambm necessrio criar e implementar programas de apoio recuperao das reas de preservao permanente e reservas legais, bem como de vigorosos programas de conscientizao ambiental.

Os Estados tm hoje um papel fundamental na proteo dos remanescentes e na recuperao de reas j desmatadas. Muitos j criaram batalhes de Polcia Militar, ambientais ou florestais, que cumprem um papel importante na fiscalizao, quando no so deslocados para atuarem em outras reas, fato que ainda ocorre com freqncia em perodos eleitorais.

13

Cada um dos 17 Estados total ou parcialmente inseridos no Bioma deve tambm criar Unidades de Conservao representativas das diversas formaes florestais e ecossistemas associados existentes no Estado, complementando o Sistema Nacional de Unidades de Conservao.

Programas estaduais de ecoturismo podem contribuir grandemente para preservar e recuperar reas de excepcional valor paisagstico ou beleza cnica, abrindo possibilidades de gerao de emprego e renda para a populao, municpios e proprietrios de terra.

Considerando que existem 3.409 municpios total ou parcialmente inseridos no Bioma, e que no municpio onde se d a presso antrpica e tambm a conservao, chega-se concluso que os municpios precisam comear a desempenhar um papel muito mais propositivo e ativo na defesa dos remanescentes e no trabalho de recuperao da Mata Atlntica. E um dos instrumentos que contribuem para o fortalecimento de reas protegidas a Agenda 21 Local. Sua metodologia de implementao pressupe a participao do governo e sociedade local nas aes de desenvolvimento local e sustentvel, para gerar concensos sobre as aes prioritrias que visam, inclusive, a sustentabilidade ambiental dos municpios e regies limtrofes de unidades de conservao.

Atualmente ainda comum ouvir representantes dos poderes executivo e legislativo municipais considerarem a conservao como obstculo ou entrave ao desenvolvimento. Isso precisa ser revertido, pois hoje j est cientificamente comprovado que aqueles pases ou regies que preservaram seus ecossistemas conservam a qualidade de vida, enquanto aqueles que historicamente destruram, sem se preocuparem com a recuperao, passam dificuldades de toda ordem, tais como: falta de gua, secas, tempestades ou pragas na agricultura. Basta olhar para o que ocorre com os pases do Oriente Mdio, onde j acontecem guerras para controlar os mananciais de gua que ainda subsistem.

no mbito dos municpios que so educados os alunos, e l que deveriam haver condies para se realizar processos de educao ambiental e estudos da Mata Atlntica. De acordo com a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservao, os municpios tambm podem e devem criar reas protegidas de parcelas representativas dos ecossistemas que existem em seus territrios.

Se cada um desses municpios criasse uma Unidade de Conservao Municipal (mesmo que pequena) em rea ainda conservada de Mata Atlntica ou ecossistema associado, teramos um resultado fabuloso em nmero de hectares preservados e estaramos abrindo possibilidades de estudos, pesquisas, ecoturismo, laser e ao mesmo tempo, preservando a biodiversidade para esta

14

e para as futuras geraes. Alm disso, dessa forma, estariam sendo representados em unidades de conservao todos os ecossistemas existentes no Bioma.

tambm reconhecido que os proprietrios de terra, sejam agricultores, pecuaristas, industriais ou proprietrios de stios, tm um papel fundamental na preservao e recuperao das florestas. Sem a participao e o envolvimento deles, corre-se o risco de, no futuro, s encontrarmos florestas nas unidades de conservao.

No h como imaginar a conservao da Mata Atlntica em longo prazo sem o envolvimento e participao dos proprietrios de terra. Alm do cumprimento da Lei, com a manuteno ou recuperao dos 20% de Reserva Legal (obrigatria em todas as propriedades) e das reas de Preservao Permanente, os proprietrios podem instituir Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) e Servido Florestal com o objetivo de alugar reas de Reserva Legal a proprietrios que no disponham mais de florestas em seus imveis.

Hoje temos inmeros exemplos de proprietrios que nos ltimos anos passaram a respeitar e recuperar suas matas, e muitos deles j comeam a tirar proveito direto e indireto dessa mudana de atitude. Existem casos em que nascentes voltaram a verter gua, outros abriram trilhas em suas matas e comearam a explorar o ecoturismo e, o mais importante, todos os que comearam a preservar e recuperar suas matas vivem hoje numa paisagem mais harmnica e com mais qualidade de vida.

As organizaes no governamentais sempre atuaram em diversas frentes, dentre as quais cabe destacar a promoo da educao ambiental, denncias pblicas de agresses ambientais, acompanhamento e proposio de polticas pblicas e melhorias na legislao, responsabilizao judicial dos agressores e desenvolvimento de pesquisas e atividades prticas de proteo e recuperao da Mata Atlntica.

Nos ltimos 10 anos, inmeras organizaes no governamentais comearam a desenvolver projetos de recuperao e preservao da Mata Atlntica. O sucesso destes projetos demonstra claramente que a existncia da Mata Atlntica proporciona, alm da produtividade ecossistmica, tambm timas oportunidades de negcios, com gerao de emprego e renda sustentveis, ajudando a suplantar o antigo modelo de crescimento arcaico e predatrio aos recursos naturais, comprovadamente insustentvel. Alm disso, o desenvolvimento desses projetos tem provado que as ONGs tm um potencial enorme na construo de parcerias, tanto com o setor pblico quanto com o privado.

15

Alis, parceria a palavra de ordem na construo do futuro para a Mata Atlntica, que comea agora!!!

Organizao do texto: Rede de ONGs da Mata Atlntica - RMA - www.rma.org.br Miriam Prochnow - Coordenadora Geral Betsey Neal - Secretria Executiva Ncleo Assessor de Planejamento da Mata Atlntica - NAPMA/SBF/MMA Wigold B. Schffer Coordenador

16

Вам также может понравиться