Вы находитесь на странице: 1из 24

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

Daniel Caixeta Andrade Ademar Ribeiro Romeiro

Texto para Discusso. IE/UNICAMP n. 159, maio 2009.


ISSN 0103-9466

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas
Daniel Caixeta Andrade Ademar Ribeiro Romeiro

Resumo Este artigo tem como objetivo fazer uma discusso preliminar sobre o que seria uma Economia dos Ecossistemas. Trata-se de uma disciplina cujo fulcro seria a considerao explcita da dependncia humana em relao aos benefcios que suportam a vida providos pelos elementos estruturais do capital natural. Tais benefcios podem ser classificados na categoria mais ampla de servios ecossistmicos. Parte-se do princpio de que as atividades econmicas e o bem-estar humano so profunda e irrefutavelmente dependentes dos servios provenientes do capital natural, o que justifica a Economia dos Ecossistemas. Nela, as interfaces existentes entre capital natural e sistema econmico seriam consideradas a fim de se conhecer suas dinmicas simultneas e os mecanismos de gerao dos servios tangveis e intangveis do capital natural. A Economia dos Ecossistemas transcederia o tradicional debate sobre meio ambiente e focaria na premissa de que os ecossistemas e todo o capital natural so ativos produtivos compartilhados por toda a sociedade humana, o que pressupe a necessidade de gesto eficiente, racional e sustentvel deste portflio natural. Dada a nova natureza das escassezes e as incertezas envolvendo as relaes entre os sistemas econmico e natural, o desafio desenhar polticas pblicas e criar incentivos para o uso sustentvel do capital natural, de modo que ele continue a prover seus servios num futuro indefinido. Palavras-chave: Capital natural; Sistema econmico; Servios ecossistmicos; Economia dos Ecossistemas. Abstract This article aims to make a preliminary discussion of what would be an Economics of Ecosystems. It is a discipline whose focus is the explicit consideration of human dependence on benefits that support life provided by structural elements of natural capital. Such benefits can be classified under the broader category of ecosystem services. It is assumed that the economic activities and human well-being are deeply sensitive and dependent on these services, which justifies the Economics of Ecosystems. Within this discipline the interfaces between natural capital and economic system would be considered in order to understand their simultaneous dynamics and mechanisms of generation of tangible and intangible services of natural capital. The Economics of Ecosystems would go beyond the traditional debate on the environment and focus on the premise that all the ecosystems and natural capital are productive assets shared by all human society, which implies the need for efficient, rational, and sustainable management of this natural portfolio. Given the new nature of the scarcities and the uncertainties surrounding the relationship between economic and natural systems, the challenge is to design policies and create incentives for sustainable use of natural capital, so that it can keep providing its services into an indefinite future. Key words: Natural capital; Economic system; Ecosystem services; Economics of Ecosystems.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

Introduo Atualmente, os problemas decorrentes da crise econmica em curso podem representar um momento nico para repensar os rumos que a sociedade humana vem tomando e as reais possibilidades de alcance do chamado desenvolvimento sustentvel, entendendo este como a preocupao com a garantia mnima de manuteno dos padres de bem-estar para as geraes futuras. Dentro das vrias correntes tericas da economia do meio ambiente, recorrente a preocupao com o impacto do funcionamento atual do sistema econmico sobre os sistemas naturais e a capacidade deste ltimo em sustentar no futuro as atividades humanas. O capital natural do planeta, considerado como a totalidade dos recursos naturais disponveis que rendem fluxos de benefcios tangveis e intangveis ao homem, vem sendo ameaadoramente degradado, o que leva necessidade de reavaliar o tratamento at ento dispensado pela humanidade ao seu patrimnio natural. Nesta perspectiva, preciso construir novos esquemas analticos operacionais que tornem possvel enfrentar o problema da gesto sustentvel e eficiente do capital natural com base neste pressuposto de que o capital natural terrestre essencial no s para a continuidade das atividades econmicas, mas para a prpria continuidade da vida humana. O que pode ser chamado de uma Economia dos Ecossistemas seria uma disciplina cujo objetivo principal a gesto eficiente e sustentvel do capital natural, considerando este como um portflio de ativos que rendem benefcios cruciais s atividades humanas. A especificidade do capital natural encontra-se no fato de que seus benefcios so, em sua grande maioria, insubstituveis, o que justifica uma preocupao singular da teoria econmica com a utilizao dos ativos naturais. O problema principal que esta disciplina deve enfrentar a crescente depleo do capital natural vis-a-vis sua essencialidade como fornecedor de servios de suporte vida. Dado que os elementos estruturais que conformam o capital natural e as funes ecolgicas resultantes das interaes entre os seus diversos componentes so interdependentes, h que se analisar conjuntamente os processos atravs dos quais so gerados os servios ecossistmicos. A partir dessa anlise se torna possvel quantificar a dependncia humana em relao a estes servios e propor estratgias de gesto, preservao e conservao do capital natural que os gera. A primeira seo do trabalho traz uma discusso sobre as relaes entre capital natural, sistema econmico e desenvolvimento sustentvel. Procura mostrar como a complexidade ecossistmica e suas relaes com o sistema econmico deve justificar a

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

adoo de uma postura de precauo ctica na medida em que, dado um quadro de incertezas no completamente supervel pelo avano da cincia, existe a possibilidade de perdas irreversveis e insubstituveis de servios ecossistmicos essenciais para o bem estar humano e mesmo para a sobrevivncia da espcie. A segunda seo analisa os servios ecossistmicos providos pelo capital natural. A classificao aqui adotada segue aquela feita pela Avaliao Ecossistmica do Milnio, que os categoriza em quatro classes, quais sejam: i. servios de proviso; ii. servios de regulao; iii. servios culturais; e iv. servios de suporte. Alm de apresentar os conceitos e taxonomia, esta seo tambm discute as relaes entre os servios ecossistmicos e o bem-estar humano, enfatizando a profunda dependncia deste ltimo com relao aos primeiros. A terceira seo esboa, preliminarmente, como deveria ser a estrutura analtica de uma Economia dos Ecossistemas de modo a atingir sua finalidade central de gesto sustentvel do capital natural. Esta estrutura deve ser baseada em alguns princpios bsicos derivados do reconhecimento dos fatos ecolgicos em jogo e de consideraes de ordem tica: (1) o capital natural impe limites biofsicos expanso (escala) da economia; (2) estes limites no so e no podem ser totalmente conhecidos e sua ultrapassagem pode levar a perdas irreversveis potencialmente catastrficas; (3) a degradao do capital natural um processo duplamente perverso, pois diminui o estoque de ativos naturais e compromete sua capacidade de gerao de servios; (4) dadas as incertezas envolvidas e a ignorncia sobre os processos que geram os servios do capital natural, recomendvel uma postura de precauo ctica; (5) direito de existncia das espcies no humanas. Por fim, guisa de concluso, so feitas algumas consideraes sobre o enquadramento da Economia dos Ecossistemas no mbito da teoria econmica. 1 Capital natural, sistema econmico e desenvolvimento sustentvel Historicamente, o termo capital natural foi primeiramente utilizado como metfora para se referir aos recursos naturais disponveis ao homem. Entretanto, apenas no final do sculo XX que o termo deixa de ser apenas uma metfora usada para chamar ateno ao problema da depleo dos recursos naturais e passa a ser um conceito formal e tcnico, utilizado juntamente com definies de outros tipos de capital1 (Daly; Coob Jr., 1989).
( 1 ) Alm do capital natural, tem-se, ainda, o capital humano, que o trabalho fsico e humano e o conhecimento armazenado pela humanidade, o capital manufaturado, que inclui todas mquinas/equipamentos e toda a infra-estrutura do sistema econmico, e o capital social, o qual se refere teia de relaes interpessoais, bem como s regras, normas e arranjos institucionais criados pelo homem (Costanza, 2000).

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

Segundo Rotering (2008), capital refere-se a um fator de produo produzido pelo sistema econmico ou a ativos financeiros subjacentes a esses fatores. Em termos gerais, pode-se dizer que capital designa os estoques de materiais ou informaes existentes num determinado perodo que geram fluxos de servios que podem ser usados para transformar outros materiais ou sua configurao espacial, contribuindo para a melhoria do bem-estar humano (Costanza et al., 1997). O capital natural pode ser considerado como o estoque de recursos naturais existentes que geram um fluxo de servios tangveis e intangveis direta e indiretamente teis aos seres humanos, conhecido como renda natural (Costanza; Daly, 1992). Em outras palavras, o capital natural a totalidade dos recursos oferecidos pelo ecossistema terrestre que suporta o sistema econmico, os quais contribuem direta e indiretamente para o bem-estar humano. 2 Essa definio explicitamente considera a ideia de que o sistema econmico um subsistema de um sistema maior que o sustenta e que lhe fornece os meios necessrios para sua expanso. Vrios autores criticam a noo de natureza como um tipo de capital. Rotering (2008), por exemplo, afirma que o termo incoerente e desnecessrio, pois se a natureza pode ser considerada como um tipo de capital, difcil refutar o argumento da economia convencional de que a natureza pode ser destruda desde que haja incrementos em outros tipos de capital.3 Chiesura e De Groot (2003) afirmam que o conceito de capital natural, tal como comumente enunciado, reitera o reducionismo e o antropocentrismo neoclssico. Neste trabalho, o conceito de capital natural utilizado considera todos os fluxos de benefcios tangveis e intangveis provenientes de todos os recursos naturais e que so direta e indiretamente apropriveis pelo homem. Ao adotar este conceito mais amplo, a definio aqui adotada confere ao capital natural um carter multidimensional, no qual dimenses ecolgica, econmica e scio-cultural esto relacionadas e se interagem para a promoo do bem-estar humano (Berkes; Folke,1994).
(2) importante assinalar a diferena entre os conceitos de ecossistemas naturais e capital natural. O primeiro, mais amplo, refere-se aos sistemas que englobam as complexas, dinmicas e contnuas interaes entre seres vivos e no vivos em seus ambientes fsicos e biolgicos, nos quais o homem parte integral (MEA, 2003). Capital natural, por sua vez, refere-se apenas parte do estoque de recursos (biticos e abiticos) dos ecossistemas que geram servios direta ou indiretamente apropriveis pelo homem. Essa diferenciao importante na medida em que nem todas as funes/processos e/ou componentes dos ecossistemas so conhecidos, no podendo ser considerados integrantes do capital natural, muito embora se saiba que, do ponto de vista ecolgico, tais processos e funes possuem importncia (e consequentemente valor) para o funcionamento do todo ecossistmico. (3) Ver adiante discusso sobre as possibilidades de substituio ente os vrios tipos de capital.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

Recentemente, os fluxos de benefcios gerados pelo estoque de capital natural tm sido referidos como servios de ecossistemas (ou ecossistmicos), cuja importncia para o sistema econmico e o bem-estar humano vem sendo crescentemente reconhecida (Daily, 1997; Costanza et al., 1997; Tallis; Kareiva, 2005).4 Como se ver na prxima seo, o conceito de servios ecossistmicos aqui adotado refere-se aos benefcios tangveis (alimentos e madeira, por exemplo) e intangveis (beleza escnica e regulao do clima, por exemplo) obtidos pelo homem atravs das dinmicas e complexas interaes entre os diversos componentes do capital natural. Por fornecerem tanto benefcios tangveis e intangveis (fluxo de materiais e servios, respectivamente), necessrio que se entenda a natureza dos recursos que compem o capital natural (componentes do capital natural). Daly e Farley (2004), seguindo diviso originalmente sugerida por Georgescu-Roegen (1971), os classificam em recursos estoque-fluxo e recursos fundo-servio (stock-flow resources e fundservice resources, respectivamente). A distino entre a natureza dos componentes do capital natural importante no sentido de que apenas a partir de um correto entendimento da dinmica de cada tipo de recurso que se tem condies de se tomar aes para proteo do capital natural. Ademais, esta classificao se distancia da tradicional denominao comum de ambos como fatores de produo feita pela economia convencional. Recursos estoque-fluxo so aqueles recursos do capital natural que so incorporados ao produto final. Produzem um fluxo material que pode ser de qualquer magnitude, sendo que o estoque que gerou esse fluxo pode ser usado a qualquer taxa. A unidade apropriada para mensurar a produo de um recurso estoque-fluxo a quantidade fsica de bens que podem ser produzidos, sendo que o fluxo material resultante pode ser estocado para usos futuros. Os recursos fundo-servio, por sua vez, so aqueles que no so incorporados ao produto final. Eles produzem servios a taxas fixas e estes no podem ser estocados para uso futuro. Ao contrrio dos recursos estoque-fluxo, os quais so completamente gastos no processo de produo, os recursos fundo-servio so apenas depreciados, podendo ser reutilizados em um novo ciclo de produo. A preocupao central com a capacidade de os recursos fundoservio proverem seus servios.5
(4) Exemplo disso a criao, pela nova administrao de Barack Obama, de uma diviso de Servios Ecossistmicos e Mercados dentro do Departamento de Agricultura norte-americano. ( 5 ) Pode-se tambm dizer que os recursos estoque-fluxo so a causa-material do processo produtivo, enquanto que os recursos fundo-servio so a causa-eficiente da produo. Como exemplo, a produo de pizzas conta com os ingredientes, o cozinheiro e a cozinha onde a produo realizada. Os primeiros so causa material e os dois ltimos (cozinheiro e cozinha) so causas-eficiente.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

As complexas e dinmicas interaes entre os recursos estoque-fluxo e fundoservios (componentes do capital natural), cuja totalidade pode ser chamada de elementos estruturais do capital natural6 produzem o que conhecido como funes ecolgicas ou funes ecossistmicas. Estas incluem transferncia de energia, cliclagem de nutrientes e da gua, regulao de gases, regulao climtica, etc. O conhecimento humano sobre como as funes ecossistmicas emergem do funcionamento e interao dos elementos estruturais do capital natural muito limitado, o que dificulta a antecipao dos impactos das atividades humanas sobre tais funes. As tomadas de deciso relacionadas s funes ecossistmicas envolvem elevado grau de incerteza, o que justifica o recurso ao chamado Princpio da Precauo (ILGRA, 2002; Dorman, 2005). O relacionamento entre os componentes estoque-fluxo e fundo-servio do capital natural ilustram um dos mais importantes conceitos por trs de uma Economia dos Ecossistemas. A grosso modo, o raciocnio aqui presente que no se pode criar alguma coisa do nada. Este fato, por mais evidente que possa parecer, enunciado pela Primeira Lei da Termodinmica e muitas vezes no corretamente includo em esquemas analticos mais tradicionais. Toda produo econmica requer um fluxo fsico de recursos naturais gerados pelo capital natural, sendo tal fluxo proveniente dos seus componentes estruturais, os quais tambm podem ser fundos para a produo de outros benefcios (intangveis) teis para o ser humano. Assim, a depleo dos componentes estruturais do capital natural diminui os benefcios tangveis (fluxo de recursos naturais) e compromete as funes ecossistmicas e a capacidade de gerao dos benefcios intangveis. H, portanto, um carter interdependente entre estrutura e funes ecolgicas, o que pressupe a anlise conjunta dessas duas categorias. O problema com anlises convencionais que elas frequentemente enfocam apenas uma dimenso dos componentes do capital natural, no levando em conta a interconexes existentes entre estrutura e funes do capital natural.7
(6) A estrutura bsica dos ecossistemas provm do que conhecido como biodiversidade. Esta pode ser definida como a variabilidade entre os organismos vivos de todas as fontes, incluindo, entre outros, ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquticos e os complexos ecolgicos dos quais fazem parte. Inclui a diversidade dentro das espcies, entre as espcies e entre os ecossistemas (Convention on Biological Diversity, article 2). A perda da biodiversidade representa a maior ameaa aos ecossistemas e sua capacidade em sustentar processos ecolgicos bsicos que suportam a vida no planeta (Naeem et al., 1999). (7) Exemplo a tradicional diviso da economia ambiental neoclssica entre economia da poluio que foca o meio ambiente no seu carter de absorvedor dos resduos da atividade econmica e a economia dos recursos naturais, que enfatiza a caracterstica de inputs dos recursos naturais. Como se ver mais adiante, a Economia dos Ecossistemas tem como desafio fundir os dois tipos de anlises numa tentativa de entender os mecanismos pelos quais so geradas as funes ecossistmicas.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

Outra classificao dos componentes do capital natural diz respeito renovabilidade dos recursos. Recursos abiticos como combustveis fsseis e minerais so virtualmente considerados como no-renovveis, embora os minerais possam ser reciclveis. Tais recursos so tidos como inventrios e sua liquidao funo da demanda e das decises da gerao atual. Quanto aos recursos renovveis, estes so a parte do capital natural que possui capacidade prpria de renovao a partir do consumo direto ou indireto de energia solar. Todavia, sua renovabilidade comprometida quando a taxa de extrao supera a reproduo natural do elemento do capital natural (Costanza; Daly, 1992). Considerando a relao entre os componentes do capital natural e o sistema econmico, preciso se ter em mente que este ltimo, considerado um organismo vivo e complexo, no atua independentemente do sistema natural que lhe sustenta (Mueller, 2007). Ao contrrio, o sistema econmico interage com o meio ambiente, extraindo recursos naturais (componentes estruturais do capital natural) e energia e devolvendo resduos (Figura 1). Em funo do enfoque dado pelas diferentes vertentes tericas de tratamento das questes ambientais, privilegia-se apenas a dinmica do sistema econmico ou as interfaces entre este e o meio ambiente. O fato que um esquema analtico focado somente nas relaes existentes dentro da caixa que representa o sistema econmico ser reducionista e limitado, dado que o capital natural interage com a economia, sendo fornecedor de insumos e receptor de dejetos/resduos resultantes dos processos de produo e consumo.
Figura 1 A economia dentro do meio ambiente Energia Meio Ambiente (Capital Natural) Sistema Econmico resduos

Energia

Matria

Fonte: Adaptado de Common e Stagl (2005, p. 2).

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

Alm da expanso da escala das atividades humanas, a evoluo do sistema econmico tem conduzido o mundo a uma era onde o capital natural, em substituio ao capital manufaturado, passa a ser o fator limitante do desenvolvimento econmico. Considerando a lgica econmica, a qual diz que se deve maximizar a produtividade do capital mais escasso (fator limitante) e aumentar sua oferta, o imperativo dos tempos atuais passa a ser o desenho de polticas econmicas voltadas a incrementar a produtividade do capital natural e dos benefcios dele derivados (Daly, 1996; Costanza, 2000; Costanza, 2001; Daly; Farley, 2004). Independente do prisma terico sob o qual se analisa as relaes entre economia e meio ambiente, o ponto consensual de que os sistemas naturais vm sendo ameaados pelas constantes intervenes humanas, sendo necessrio compreender de que forma se do as interconexes entre os sistemas econmico e natural, bem como os fatores que acarretam mudanas no meio ambiente a fim de se propor medidas para o uso sustentvel e eficiente do capital natural. Como j assinalado, uma preocupao central com relao aos benefcios intangveis gerados pelo capital natural, uma vez que tais benefcios so insubstituveis na prtica. A crescente escassez relativa do capital natural alude necessidade de adoo de polticas que criem incentivos para sua preservao. Muito embora haja um amplo consenso poltico sobre a necessidade de um desenvolvimento sustentvel, ainda existem controvrsias sobre o tipo de capital que se deve sustentar. A definio mais usual de desenvolvimento sustentvel dada pelo Relatrio Brundtland, que o define como aquele desenvolvimento que permite s geraes presentes satisfazerem suas necessidades sem comprometer a capacidade das geraes futuras satisfazerem as suas prprias (Brundtland, 1987, p. 24). Assim colocado, o desenvolvimento sustentvel pressupe a igualdade de oportunidades econmico-sociais e ecolgicas entre a gerao corrente e as geraes futuras. Resta saber se a depleo atual do capital natural poder ser substituda no futuro por outras formas de capital para satisfao das necessidades das geraes vindouras. Em se tratando das possibilidades de substituio dos diversos tipos de capital, h aqueles que advogam ser possvel substituir capital natural por capital construdo pelo homem (humanly made capital), originando o conceito de sustentabilidade fraca. Para os adeptos a esse conceito, o progresso tecnolgico ser sempre capaz de relativizar os eventuais obstculos colocados pela escassez do capital natural ao crescimento econmico. Desse ponto de vista, uma sociedade ser sustentvel se a queda do capital natural for compensada com o aumento dos demais tipos de capital, mantendo, assim, todo o estoque de capital do sistema econmico.
Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009. 8

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

Por outro lado, os que no concordam com a viso acima, afirmam que alguns elementos do capital natural no so substituveis por outras formas de capital, o que exige uma postura de manuteno do estoque do capital natural. Essa postura conhecida como sustentabilidade forte e parece a mais pertinente conduta para se tratar de recursos que envolvem alto grau de ignorncia e incerteza (Figura 2).
Figura 2 Desenvolvimento econmico sustentvel Desenvolvimento Sustentvel

Desenvolvimento que satisfaz as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de as geraes futuras satisfazerem suas prprias necessidades

Bem-estar no declina ao longo do tempo

Gerenciamento e melhoramento de um portflio de ativos econmicos

Estoque Total de Capital

Capital Natural ( K n)

Capital Fsico (Kf)

Capital Humano (Kh)

Sustentabilidade Fraca Todo Kn no-essencial Sustentabilidade Forte Kn intacto: Substituio imperfeita Perdas irreversveis Incerteza sobre valores Substitutos para Kn

Alguns elementos de Kn so essenciais . Fonte: Barbier (2003, p. 257).

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

Sobre a relao entre o capital natural e os demais tipos de capital construdo pelo homem, evidente o carter de complementaridade entre eles. A hiptese de quase perfeita substituio entre o capital natural e o capital construdo pelo homem, adotada pelos otimistas tecnolgicos, possui pouco suporte lgico e prtico. Segundo Costanza e Daly (1992), se o capital construdo pelo homem fosse um substituto perfeito do capital natural, este tambm seria um substituto perfeito para o primeiro. Se esse fosse o caso, no haveria necessidade de produo de capital construdo pelo homem, uma vez que o capital natural j est disponvel. O fato de que historicamente a sociedade vem empreendendo esforos para o acmulo de capital (principalmente de capital fsico) demonstra que estes dois tipos de capital (natural e construdo pelo homem) so complementares e no substituveis entre si.8 Considerando o fato essencial subjacente ao debate sobre a substitutibilidade ou complementaridade entre os diversos tipos de capital, qual seja, a incerteza sobre a disponibilidade de recursos naturais no futuro, Costanza et al. (2000) propem uma estratgia de precauo ctica, a qual assume a possibilidade de ocorrncia de problemas futuros relacionados falta de capital natural, mas que deixa aberta as possibilidades de que os mesmos sejam solucionados e de que no sejam to graves como inicialmente previstos. Segundo os autores, esta posio pode ser adotada independentemente da viso otimista ou pessimista em relao ao futuro. Tal estratgia no pressupe o desestmulo a novas tecnologias e a averso total aos riscos envolvidos. Ao contrrio, ela advoga o gerenciamento apropriado dos riscos, em linha com seus potenciais benefcios, custos e incertezas, no comprometendo a sade das populaes humanas e dos ecossistemas. Esta estratgia de precauo ctica representa a soluo tima de um jogo terico que s pode ser jogado uma nica vez. Em uma matriz de pay-offs so apresentados os provveis resultados de cada tipo de poltica adotada (poltica tecnologicamente otimista e pessimista, respectivamente) e cada tipo de viso do mundo para o futuro (vises otimista e pessimista, respectivamente). Se polticas tecnologicamente otimistas forem adotadas e a viso otimista de fato se concretizar, o resultado esperado pode ser caracterizado como excelente. No entanto, se este tipo de poltica for perseguido e a viso pessimista se concretizar, o resultado esperado

(8) Os adeptos da sustentabilidade forte admitem certo grau de substituio entre capital natural e demais tipos de capital. No entanto, consideram que estas possibilidades de substituio so bastante limitadas, principalmente quando se leva em conta componentes do capital natural que geram servios de suporte vida impossveis de serem substitudos. Esses componentes formam o chamado capital natural crtico, para o qual no existe substituto, sendo a condio necessria para a sustentabilidade a manuteno desse estoque ao longo do tempo (Lima, 1999). Para uma discusso mais detalhada sobre as especificidades do capital natural crtico, ver Brand (2009).

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

10

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

pode ser caracterizado como desastre, no sentido de que perdas irreversveis acontecero. Por outro lado, se polticas tecnologicamente pessimistas forem adotadas e a viso otimista se concretizar, o resultado pode ser classificado como bom, no sentido de que alguma magnitude de crescimento econmico teria sido sacrificada em funo de uma postura de precauo. Por fim, se polticas tecnologicamente pessimistas forem adotadas e a viso pessimista de fato se concretizar, o resultado seria classificado como muito bom, j que a humanidade teria se acostumado a conviver com seus limites ecolgicos. Aplicando a lgica de se escolher o mximo dos resultados mnimos, a melhor soluo a adoo de polticas tecnologicamente pessimistas, pois o resultado mnimo obtido pela sua adoo seria bom, enquanto que o resultado mnimo ao se adotar polticas tecnologicamente otimistas seria desastre. De fato, este ltimo resultado o nico no sustentvel e o objetivo evit-lo, no importando qual viso (otimista ou pessimista) venha se concretizar no futuro. 2 Servios ecossistmicos e bem-estar humano Os benefcios tangveis (fluxos de recursos naturais, como madeira e alimentos, por exemplo) e intangveis (amenidades como beleza escnica e regulao do clima) provenientes do capital natural podem ser classificados numa definio ampla de servios ecossistmicos.9 As complexas interaes entre os elementos estruturais do capital natural do origem s chamadas funes ecossistmicas, as quais so reconceitualizadas como servios ecossistmicos na medida em que trazem implcita a ideia de valor humano. Uma funo passa a ser considerada um servio ecossistmico quando ela apresenta possibilidade/potencial de ser utilizada para fins humanos (Hueting et al., 1997). Os processos (funes) e servios ecossistmicos nem sempre apresentam uma relao biunvoca, sendo que um nico servio ecossistmico pode ser o produto de duas ou mais funes, ou uma nica funo pode gerar mais que um servio ecossistmico (Costanza et al., 1997; De Groot et al., 2002). A natureza interdependente das funes ecossistmicas faz com que a anlise de seus servios requeira a compreenso das interconexes existentes entre os seus componentes, resguardando a capacidade dinmica dos ecossistemas em gerar seus servios (Limburg; Folke, 1999). Alm disso, o fato de que a ocorrncia das funes e servios

(9) Esta definio segue Daily (1997), que tambm classifica os benefcios tangveis e intangveis numa mesma categoria ampla de servios ecossistmicos.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

11

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

ecossistmicos pode se dar em vrias escalas espaciais e temporais torna suas anlises uma tarefa ainda mais complexa. A vida no planeta Terra est intimamente ligada contnua capacidade de proviso de servios ecossistmicos (Sukhdev, 2008; MEA, 2005). A demanda humana pelos mesmos vem crescendo rapidamente, ultrapassando em muitos casos a capacidade de os ecossistemas fornec-los. Em sendo assim, faz-se premente no apenas o esforo de compreenso da dinmica inerente aos elementos estruturais do capital natural, mas tambm de fundamental importncia entender quais so os mecanismos de interao entre os fatores de mudana dos ecossistemas e sua capacidade de gerao dos servios ecossistmicos, bem como seus impactos adversos sobre bem-estar humano. Seguindo a taxanomia da Avaliao do Milnio, os servios ecossistmicos podem ser classificados em quatro categorias, a saber: i) servios de proviso (ou servios de abastecimento); ii) servios de regulao; iii) servios culturais; e iv) servios de suporte (Quadro 1). Os servios de proviso incluem os produtos obtidos dos ecossistemas, tais como alimentos e fibras, madeira para combustvel e outros materiais que servem como fonte de energia, recursos genticos, produtos bioqumicos, medicinais e farmacuticos, recursos ornamentais e gua. Sua sustentabilidade no deve ser medida apenas em termos de fluxos, isto , quantidade de produtos obtidos em determinado perodo. Deve-se proceder a uma anlise que considere a qualidade e o estado do estoque do capital natural que serve como base para sua gerao, atentando para restries quanto sustentabilidade ecolgica. Em outras palavras, faz-se necessrio observar os limites impostos pela capacidade de suporte do ambiente natural (fsica, qumica e biologicamente), de maneira que a interveno antrpica no comprometa irreversivelmente a integridade e o funcionamento apropriado dos processos naturais.
Quadro 1 Servios ecossistmicos segundo categorias Categorias Proviso (abastecimento) Regulao Culturais Suporte Fonte: MEA (2003, p. 57). Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009. 12 Servios Alimentos, gua, madeira para combustvel, fibras, bioqumicos, recursos genticos Regulao climtica, regulao de doenas, regulao biolgica, regulao e purificao de gua, regulao de danos naturais, polinizao Ecoturismo e recreao, espiritual e religioso, esttico e inspirao, educacional, senso de localizao, herana cultural Formao do solo, produo de oxignio, ciclagem de nutrientes, produo primria

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

Os esforos empreendidos para atender crescente demanda pelos servios de proviso ilustram a existncia de trade-offs na gerao de servios ecossistmicos. Aes no sentido de aumentar a produo de alimentos, as quais geralmente envolvem o incremento no uso de gua e fertilizantes, alm de frequentemente envolverem expanso de rea cultivada, impactam ou degradam outros servios, incluindo a reduo da quantidade e qualidade de gua para outros usos, assim como o decrscimo da cobertura florestal e ameaas biodiversidade. Quanto aos servios de regulao, estes se relacionam s caractersticas regulatrias dos processos ecossistmicos, como manuteno da qualidade do ar, regulao climtica, controle de eroso, purificao de gua, tratamento de resduos, regulao de doenas humanas, regulao biolgica, polinizao e proteo de desastres (mitigao de danos naturais). Diferentemente dos servios de proviso, sua avaliao no se d pelo seu nvel de produo, mas sim pela anlise da capacidade dos ecossistemas regularem determinados servios. Apesar das incertezas envolvidas e a falta de um completo entendimento sobre a dinmica subjacente aos processos regulatrios dos ecossistemas, espera-se que o futuro de alguns servios, como a capacidade de absoro de carbono (associado com a regulao climtica), seja grandemente comprometido por mudanas esperadas nos usos do solo. Espera-se tambm uma queda na capacidade de mitigao de danos naturais, outro importante servio de regulao, devido a mudanas nos ecossistemas, o que pode ser evidenciado pelo aumento da frequncia de desastres naturais. Os servios culturais incluem a diversidade cultural, na medida em que a prpria diversidade dos ecossistemas influencia a multiplicidade das culturas, valores religiosos e espirituais, gerao de conhecimento (formal e tradicional), valores educacionais e estticos, etc. Estes servios esto intimamente ligados a valores e comportamentos humanos, bem como s instituies e padres sociais, caractersticas que fazem com que a percepo dos mesmos seja contingente a diferentes grupos de indivduos, dificultando sobremaneira a avaliao de sua proviso. As sociedades tm desenvolvido uma interao ntima com o seu meio natural, o que tem moldado a diversidade cultural e os sistemas de valores humanos. Entretanto, a transformao de ecossistemas biodiversos em paisagens cultivadas com caractersticas mais homogneas, associada s mudanas econmicas e sociais, como rpida urbanizao, melhoramento e barateamento nas condies de transporte e aprofundamento da globalizao econmica, tm enfraquecido substancialmente as ligaes entre ecossistemas e diversidade/identidade cultural.
Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009. 13

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

Por outro lado, o uso dos elementos do capital natural para objetivos de recreao e turismo tem aumentado devido principalmente ao aumento da populao, maior disponibilidade de tempo para o lazer entre as populaes mais ricas e maior infra-estrutura de suporte a esse tipo de atividade. O turismo ecolgico, por exemplo, corresponde a uma das principais fontes de renda para alguns pases que ainda possuem grande parte dos seus ecossistemas ainda conservada. Os servios de suporte so aqueles necessrios para a produo dos outros servios ecossistmicos. Eles se diferenciam das demais categorias na medida em que seus impactos sobre o homem so indiretos e/ou ocorrem no longo prazo. Como exemplos, pode-se citar a produo primria, produo de oxignio atmosfrico, formao e reteno de solo, ciclagem de nutrientes, ciclagem da gua e proviso de habitat. Os ciclos de vrios nutrientes chave para o suporte da vida tm sido significativamente alterados pelas atividades humanas ao longo dos ltimos dois sculos, com consequncias positivas e negativas para os outros servios ecossistmicos, alm de impactos no prprio bem-estar humano. A capacidade dos ecossistemas terrestres em absorver e reter nutrientes suspensos na atmosfera ou fornecidos atravs da aplicao de fertilizantes tem sido comprometida pela transformao e simplificao dos ecossistemas em paisagens agrcolas de baixa diversidade. Em consequncia, h um incremento no vazamento desses nutrientes para rios e lagos, sendo transportados para ecossistemas costeiros e causando impactos adversos, como a eutrofizao e a consequente perda de biodiversidade em ecossistemas aquticos. Como resultado da degradao do capital natural, a ameaa de alteraes drsticas nos fluxos de servios ecossistmicos tem crescentemente preocupado a comunidade acadmica e os tomadores de deciso. Parafraseando Hardin (1968), Lant et al. (2008) utilizam a expresso tragdia dos servios ecossistmicos para se referirem ao declnio da sua proviso, principalmente considerando os servios de regulao, de suporte e culturais. Para estes autores, a degradao dos fluxos de servios ecossistmicos faz parte de uma armadilha social em que as falhas nas leis de propriedade comunal e os incentivos econmicos que abrangem apenas bens e servios transacionados nos mercados so responsveis pela destruio dos servios de suporte vida oferecidos gratuitamente pelos ecossistemas.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

14

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

Em um cenrio de contnua degradao dos ecossistemas, o alcance do desenvolvimento sustentvel requer um melhor entendimento da medida da dependncia humana com relao servios ecossistmicos e, por conseguinte, da vulnerabilidade do bem-estar humano em relao s mudanas nos ecossistemas (Eftec, 2005). Embora ainda no completamente compreendidas, as relaes entre o bem-estar e os servios ecossistmicos so complexas e no-lineares. Quando um servio ecossistmico abundante em relao sua demanda, um incremento marginal em seu fluxo representa apenas uma pequena contribuio ao bem-estar humano. Entretanto, quando o servio ecossistmico relativamente escasso, um decrscimo em seu fluxo pode reduzir substancialmente o bem-estar. A Figura 3 abaixo, extrada da documentao disponibilizada pela Avaliao do Milnio, ilustra as interconexes entre as vrias categorias de servios ecossistmicos e o bem-estar humano.
Figura 3 Relaes entre servios ecossistmicos e bem-estar humano

Fonte: MA (2005a, p. 50).

Os impactos de mudanas nos fluxos de servios ecossistmicos sobre os constituintes do bem-estar so complexos e envolvem relaes de causao que se reforam mutuamente, devido principalmente interdependncia dos processos de gerao dos servios ecossistmicos e entre as prprias dimenses do bem-estar. As mudanas nos servios ecossistmicos de proviso, por exemplo, afetam todos os constituintes do bem-estar material dos indivduos. Entretanto, os efeitos adversos de mudanas nos fluxos dos servios de proviso podem ser minorados por circunstncias scio-econmicas.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

15

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

O papel dos servios ecossistmicos crucial no alcance destes objetivos. Esse fato pode ser evidenciado pela constatao de que as regies com maiores dificuldades em atingir as metas so aquelas onde suas populaes apresentam uma maior dependncia em relao aos ecossistemas e aos seus servios (MEA, 2005). Considerando as ligaes entre o bem-estar humano e os servios prestados pelos ecossistemas, torna-se claro que qualquer ao que vise aumentar a qualidade de vida das populaes e acelerar o processo de desenvolvimento deve reconhecer explicitamente a importncia dos servios prestados pelos ecossistemas para as condies de vida humana. Assim sendo, a reverso da degradao do capital natural como garantia para o incremento dos fluxos de servios ecossistmicos torna-se um imperativo na busca dos objetivos colocados pelo Projeto do Milnio. 3 A Economia dos Ecossistemas Das sees acima se espera ter ficado claro a importncia do capital natural para o sistema econmico e bem-estar humano, justificando a adoo de um novo esquema analtico no qual a preocupao central seja a preservao do capital natural e da sua capacidade de proviso de servios atravs de uma gesto sustentvel. A premissa bsica de uma Economia dos Ecossistemas decorre da pr-viso analtica da Economia Ecolgica de que o sistema econmico encontra-se contido num sistema maior que o sustenta (capital natural global), o qual possui capacidade limite para suportar o sistema econmico. Existem, portanto, limites biofsicos e ecolgicos ao crescimento do sistema econmico. Dado o ritmo crescente de acumulao de capital produzido pelo homem e a crescente escassez relativa de capital natural, uma questo premente seria aumentar a produtividade dos elementos do capital natural e maximizar a proviso dos seus servios. Seu principal objetivo, portanto, seria a gesto sustentvel do capital natural de maneira a preservar sua capacidade de gerar servios essenciais de suporte vida. Esta nova estrutura analtica deve ser informada pelos seguintes princpios bsicos: (1) o capital natural impe limites biofsicos expanso (escala) da economia; (2) estes limites no so e no podem ser totalmente conhecidos e sua ultrapassagem pode levar a perdas irreversveis potencialmente catastrficas; (3) a degradao do capital natural um processo duplamente perverso, pois diminui o estoque de ativos naturais e compromete sua capacidade de gerao de servios; (4) dadas as incertezas envolvidas e a ignorncia sobre os processos que geram os servios do capital natural, recomendvel uma postura de precauo ctica; (5) direito de existncia das espcies no humanas.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

16

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

Um primeiro elemento desta estrutura analtica se refere mudana de ordem metodolgica na considerao das duas dimenses do capital natural, como provedor de matrias primas (estoque/fluxo) e de servios ecossistmicos (fundo/servio). Enquanto as anlises convencionais focam separadamente a natureza estoque-fluxo e fundo-servio dos elementos do capital natural, a Economia dos Ecossistemas integraria ambas as anlises, enfatizando a interdependncia entre estrutura e funes ecossistmicas. De modo especfico, enfocaria a depleo do capital natural como um processo duplamente malfico para a sociedade humana: a perda de fluxos materiais tangveis (recursos naturais) e a perda de elementos que geram fluxos de benefcios intangveis (servios ecossistmicos). Este reconhecimento amplifica a contabilidade dos custos das anlises tradicionais, o que favorece a deciso pela conservao e preservao do capital natural. Em segundo lugar, necessrio superar os limites impostos pela dicotomia encerrada no debate entre viso otimista e viso pessimista sobre as possibilidades de o progresso tcnico ser capaz de superar os obstculos impostos pela contnua degradao do capital natural, adotando a estratgia de precauo ctica, tal como proposta por Costanza et al. (2000), a qual admite que o capital natural um portflio de ativos (ambientais) que precisa ser administrado de maneira eficiente e prudente, dado seu carter de bem pblico e as incertezas fundamentais que envolvem a dinmica de seus elementos estruturais. Sendo um conjunto de ativos que geram um fluxo de benefcios essenciais, o capital natural deveria tambm, de modo anlogo, ser alvo de estratgias de gesto aplicadas a portflios de outra natureza. Os proprietrios destes ltimos no se baseiam nas aludidas vantagens do livre mercado para maximizar os valores de seus rendimentos. Ao contrrio, estes portflios so geridos de maneira proativa e preventiva, de modo que a mesma lgica deveria ser aplicada ao portflio ambiental (capital natural). A estratgia a ser adotada para a preservao do capital natural deveria ser pautada pelos seguintes critrios: i. proteo do capital, o que significa que a sociedade deve manter o estoque de capital natural intacto a fim de tornar possvel a contnua proviso de servios ecossistmicos. Aes que degradam o capital natural devem ser tomadas em ltima instncia, quando no existirem alternativas. A estratgia de proteo deve ser perseguida at o momento em que seja possvel demonstrar que existem substitutos viveis aos servios fornecidos pelo capital natural; ii. diversificao de investimentos, o que demonstra a necessidade de que a preservao do capital natural seja vista como um hedge contra outros tipos de investimento (mudana tecnolgica, por exemplo). Este tipo de estratgia reconhece a dependncia

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

17

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

de outros tipos de investimento sobre a infra-estrutura fornecida pelo capital natural; iii. parcimnia nos riscos tomados, o que indica que, uma vez que a maioria dos benefcios providos pelo capital natural insubstituvel, deve-se adotar uma postura de averso ao risco; iv. necessidade de seguro, o que, no caso do capital natural, significa a criao de reservas de preservao estratgica de parte do capital natural (Costanza et al., 2000). Em conjunto com a adoo dessas medidas fundamentais da gesto de portflios, um terceiro elemento desta estrutura analtica se refere necessidade de um melhor desenho institucional para suportar um gerenciamento eficiente e sustentvel do capital natural. Trata-se na verdade da superao do que pode ser considerado como uma falha institucional, atravs de um novo desenho institucional que lide com os problemas de gerenciamento do capital natural e com a definio dos beneficirios e provedores dos servios providos pelo capital natural. Este desenho basear-se-ia nos princpios de governana sustentvel, propostos por Costanza et al. (1998), quais sejam: i. responsabilidade; ii. definio apropriada da escala; iii. precauo; iv. gesto adaptativa; v. alocao plena dos custos; e vi. participao. Segundo os autores, estes seis princpios formam um conjunto indivisvel de orientaes bsicas para gesto institucional do capital natural. Um quarto elemento desta estrutura analtica concerne os problemas complexos envolvendo a gerao de benefcios pelo capital natural. Tais problemas se relacionam com o carter de bem pblico assumido pela maioria dos servios ecossistmicos e pela variedade de escalas temporais e espaciais em que eles ocorrem. O trade-off bsico que os custos de preservao do capital natural geralmente so locais, enquanto que os benefcios muitas vezes so globais. Os perdedores e ganhadores de qualquer situao de mudana ambiental (variao na quantidade e qualidade de capital natural) dependero do tipo e escala dos servios ecossistmicos providos, do mix de stakeholders envolvidos e o contexto scio-cultural e scioeconmico prevalecente. Devido a isso, polticas econmicas visando proteo do capital natural devem levar em conta no apenas princpios de eficcia e eficincia, mas critrios ticos de equidade, justia e legitimidade. Os arranjos nacionais e internacionais existentes para conservar o capital natural global atravs de mecanismos de mercado precisam incorporar complexidades locais, sociais, polticas, legais e culturais em seu desenho e em sua implementao (Turner; Daily, 2008). O quinto elemento de ordem informacional. Embora haja um crescente reconhecimento da essencialidade dos servios ecossistmicos e da dependncia do bem-estar humano com relao ao capital natural, informaes detalhadas sobre como

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

18

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

os diferentes elementos estruturais do capital natural interagem e geram servios teis ao homem ainda so deficientes. Essa falha de informao uma das razes pelas quais o financiamento para a conservao do capital natural ainda insuficiente (Turner; Daily, 2008). Dada a dificuldade de obteno de informaes sobre como ocorrem os processos ecolgicos subjacentes aos elementos do capital natural e os benefcios derivados, fundamental a articulao das disciplinas cientficas num esforo comum de gerao de dados sobre oferta e demanda de servios ecossistmicos. Especificamente, informaes sobre oferta de servios ecossistmicos por diferentes tipos de ecossistemas e informaes sobre a demanda por servios ecossistmicos por parte dos diversos setores econmicos so essenciais para a simulao de cenrios sobre a trajetria dos servios ecossistmicos e do capital natural. As informaes de diversas disciplinas devem ser agregadas para a construo de um banco de dados que subsidie anlises cujo objetivo elucidar o grau de dependncia das atividades econmicas e do bem-estar em relao ao capital natural e seus servios. Finalmente, o sexto elemento, de importncia crucial, diz respeito ao tema da valorao do capital natural e dos seus servios. Enquanto provedor de servios essenciais, o capital natural reconhecidamente dotado de valor econmico. No entanto, a caracterstica de bens pblicos assumida pelos elementos estruturais do capital natural faz com que os seus valores econmicos no sejam adequadamente capturados pelo mercado. Criar mecanismos para que os valores dos servios prestados pelo capital natural sejam internalizados de maneira apropriada pelo sistema econmico representa um desafio na medida em que as abordagens convencionais at ento utilizadas para a valorao dos servios ecossistmicos enfatizam ou o sistema econmico ou os ecossistemas, no se preocupando com as inter-relaes entre os dois sistemas e com os aspectos ticos e normativos dos valores dos servios ecossistmicos. Alm disso, tais abordagens so estticas ou quase estticas, no acompanhando as trajetrias dos valores dos servios ecossistmicos associadas evoluo das estruturas do capital natural (Winkler, 2006). Faz-se necessrio uma valorao dinmico-integrada dos servios ecossistmicos, que amplie o escopo dos exerccios valorativos at ento realizados. Alm de considerar a dinmica ecolgica, uma verdadeira valorao dinmicointegrada deveria incluir tambm as vises que diferentes grupos de indivduos tm sobre as diversas categorias de servios ecossistmicos e suas dimenses culturais e ticas. No basta apenas ampliar o cenrio de valorao, incorporando aspectos de

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

19

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

dimenses ecolgicas e biofsicas. preciso reconhecer que os seres humanos possuem uma racionalidade limitada e que necessrio ponderar quesitos de ordem social. guisa de concluso A atual crise econmica pode representar um momento nico para se reavaliar o tratamento que a humanidade vem dispensando ao seu patrimnio natural. Em editorial recente da revista Nature, a urgncia em se preservar o capital natural e seus servios ressaltada em forma de metfora:
the economic downturn might be the best time to include ecosystem services in the real economy (...) destroying ecosystem for short-term benefit is like killing the cow for its meat, while one might keep from starving by drinking its milk for years (Nature, 2009, p. 764).

Na perspectiva de que a preservao do patrimnio natural da humanidade (capital natural global) crucial para a sobrevivncia humana, este trabalho teve como objetivo discutir os princpios bsicos de uma estrutura analtica cujo objetivo central a gesto eficiente e sustentvel do capital natural. Dentro do corpo mais amplo da teoria econmica, esta estrutura analtica que foi chamada neste trabalho de Economia dos Ecossistemas estaria mais prxima das premissas bsicas da Economia Ecolgica. Especificamente, admite-se a existncia de limites biofsicos e ecolgicos contnua expanso do sistema econmico, bem como a existncia de limiares ecolgicos (thresholds) que uma vez ultrapassados podem levar a perdas irreversveis potencialmente catastrficas. Dentro dessa viso pr-analtica fundamental, a Economia dos Ecossistemas tem como desafio analisar as interaes entre sistema econmico/capital natural e como ocorrem os processos ecolgicos que geram servios essenciais de suporte vida. Os elementos estruturais do capital natural e as funes ecolgicas decorrentes so interdependentes, o que requer um esforo de anlise conjunta dos vrios tipos de recursos que compem o capital natural. A partir do reconhecimento de que o capital natural um conjunto de ativos que rendem servios que contribuem para o bem-estar humano, a finalidade precpua desta estrutura analtica propor estratgias de gesto eficiente e sustentvel do capital natural, no perdendo de vista as especificidades deste portflio natural. Dentre elas, pode-se citar a impossibilidade de substituio de alguns servios do capital natural e

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

20

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

as incertezas envolvidas, o que pressupe a adoo de uma postura de precauo ctica com relao gesto do conjunto de ativos naturais. A relevncia de uma estrutura analtica voltada especificamente para a gesto do capital natural est no fato de que ela agrega e torna operacionalizveis as contribuies de vrias disciplinas que lidam com a temtica ambiental. Como demonstrado pelo Projeto Biosfera 2, o capital natural insubstituvel e vulnervel e suas relaes com os sistemas humanos so complexas e no-lineares, indicando a urgncia de se adotarem aes para a preservao do sistema natural que suporta as atividades humanas. Atravs de uma framework pluralista e transdisciplinar, a Economia dos Ecossistemas focaria o problema da degradao do capital natural, reconhecendo que a humanidade no deve prescindir do seu uso, mas que este deve ser feito de maneira eficiente, prudente e sustentvel.
Referncias bibliogrficas BARBIER, E. B. The role of natural resources in economic development. Australian Economic Papers, v. 42, p. 253-272, 2003. BERKES, F., FOLKE, C. Investing in cultural capital for sustainable use of natural capital. In: JANSSON, A. M.; HAMMER, M.; FOLFE, C.; COSTANZA, R. (Ed.). Investing in natural capital: the ecological economics approach to sustainability. Washington, DC: Island Press, 1994. p. 22-37. BRAND, F. Critical natural capital revisited: ecological resilience and sustainable development. Ecological Economics, v. 68, p. 605-612, 2009. CHIESURA, A.; DE GROOT, R. Critical natural capital: a socio-cultural perspective. Ecological Economics, v. 44, p. 219-231, 2003. COMMON, M.; STAGL, S. Ecological economics: an introduction. Cambridge: University Press, 2005. COSTANZA, R. Social goals and the valuation of ecosystem services. Ecosystems, v. 3, p. 410, 2000. ________. Visions, values, valuation, and the need for an ecological economics. BioScience, v. 51, P. 459-468, 2001. ________; DALY, H. E. Natural capital and sustainable development. Conservation Biology, v. 6, n.1, p. 37-46, 1992. ________ et al. The value of the worlds ecosystem services and natural capital. Nature, 387, p. 253-260, 1997. ________ et al. Principles for sustainable governance of the oceans. Science, v. 281, p. 198199, 1998.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

21

Daniel Caixeta Andrade / Ademar Ribeiro Romeiro

COSTANZA, R. et al. Managing our environmental portfolio. BioScience, v. 50, n. 2, p. 149155, 2000. DAILY, G. Natures services: societal dependence on natural ecosystem. Washington, DC: Island Press, 1997. DALY, H. E. Beyond growth. The economics of sustainable development. Boston: Beacon Press, 1996. ________; COBB JR., J. B. For the common good: redirecting the economy toward community, the environment, and a sustainable future. Boston: Beacon Press, 1989. ________; FARLEY, J. Ecological economics: principles and applications. Washington, DC: Island Press, 2004. DE GROOT, R. S.; WILSON, M. A.; BOUMANS, R. M. J. A typology for the classification, description, and valuation of ecosystem functions, goods and services. Ecological Economics, 41, p. 393-408, 2002. DORMAN, P. Evolving knowledge and the precautionary principle. Ecological Economics, 53, p. 169-176, 2005. EFTEC Economic for the Environment Consultancy. Economic, social and ecological value of ecosystem services: a literature review. Final report prepared for The Department for Environment, Food and Rural Affairs (Defra). 2005. Disponvel em: <http://www.fsd.nl/downloadattachment/71609/60019/theeconomicsocialandecologicalvalueofe cosystemservices.pdf>. Acesso: mar. 2009. GEORGESCU-ROEGEN, N. The entropy law and the economic process. Cambridge: Harvard University Press, 1971. ILGRA Interdepartmental Liaison Group on Risk Assessment. The precautionary principle: policy and applications. 2002. Disponvel em: <http://www.hse.gov.uk/aboutus/meetings/committees/ilgra/pppa.htm>. Acesso: mar. 2009. LANT, C. L.; RUHL, J. B.; KRAFT, S. E. The tragedy of ecosystem services. BioScience, 58, p. 969-974, 2008. LIMA, G. T. Naturalizando o capital, capitalizando a natureza: o conceito de capital natural no desenvolvimento sustentvel. Campinas: Unicamp. Instituto de Economia, 1999. (Texto para Discusso, n. 74). LIMBURG, K. E.; FOLKE, C. The ecology of ecosystem services: introduction to the special issue. Ecological Economics, 29, p. 179-182, 1999. MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT MEA. Ecosystem and human well-being: a framework for assessment. Washington, DC: Island Press, 2003. ________. Ecosystem and human well-being: synthesis. Washington, DC: Island Press, 2005. MUELLER, C. C. Os economistas e as relaes entre o sistema econmico e o meio ambiente. Braslia: Editora UnB, 2007. NAEEM, S. et al. Biodiversity and ecosystem functioning: maintaining natural life support processes. Washington, DC: Ecological Society of America, 1999. (Issues in Ecology, n. 4).
Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009. 22

Capital natural, servios ecossistmicos e sistema econmico: rumo a uma Economia dos Ecossistemas

NATURE. Editorial. Natural value: the economic downturn might be the best time to include ecosystem services in the real economy. Nature, 257, p. 764, Feb. 12, 2009. ROTERING, F. Natural capital as metaphor and concept. In: NEEDS and limits: redirecting our civilization. 2008. SUKHDEV, P. The economics of ecosystems and biodiversity. Interim report of the convention on biological diversity. Cambridge, United Kingdom: European Communities, 2008. TALLIS, H.; KAREIVA, P. Ecosystem services. Current Biology, v. 15, n. 18, p. 746-748, 2005. TURNER, R. K.; DAILY, G. C. The ecosystem services framework and natural capital conservation. Environmental and Resources Economics, 39, p. 25-35, 2008. WINKLER, R. Valuation of ecosystem goods and services. Part 1: An integrated dynamic approach. Ecological Economics, 59, p. 82-93, 2006.

Texto para Discusso. IE/UNICAMP, Campinas, n. 159, maio 2009.

23

Вам также может понравиться