Вы находитесь на странице: 1из 2

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, IP

CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE ENTRE DOURO E VOUGA

PLANIFICAO DE SESSES / MDULO


Sada Profissional: Mdulo / Domnio: Nome do Formador:
B1 Unidade de Competncia MV_B1_A Amlia Couto

Ao n.

UFCD/Perodo: Manh/tarde

Data:

Incio 21/06/2013 Fim 17/07/2013

Rubrica:

Objectivos Gerais: Interpretar, organizar, analisar e comunicar informao utilizando processos e procedimentos matemticos. Dura o (Horas)

Objectivos Especficos
Utilizar a moeda nica europeia, euro, em actividades do dia a dia, nomeadamente, em aquisies directas, em operaes de Multibanco e em actividades que requeiram a escrita de informao numrica. Efectuar medies de grandezas de natureza diversa, utilizando instrumentos adequados: rgua/fita mtrica, balana, termmetro medicinal, relgio, etc. Registar, ordenadamente, dados de situaes reais relativos a medies de comprimento, de capacidade, de massa, de tempo. Ler e interpretar tabelas, por exemplo: de relao peso/idade, de peso/tamanho de pronto-a-

Contedos Terico / Prticos


Sistema monetrio europeu e operaes bsicas Relaes cambiais Unidades de medida e respectivos instrumentos de medio: - comprimento; - capacidade; - massa; - superfcie; - volume; - ngulos; - tempo; - temperatura.

Mtodos e Actividades Pedaggicas


Em cada sesso sero distribudas actividades informativas/formativas. Ao longo das sesses a formadora expe os contedos, orienta o trabalho dos formandos e esclarece as dvidas colocadas, ora individualmente ora ao grupo. Os formandos sero chamados a participar, apresentando ao grupo os raciocnios por eles efectuados e/ou concluses obtidas. No final da unidade a formadora aplicar aos formandos uma ficha de validao da unidade de competncia.

Recursos Didcticos
Documentos de apoio e de orientao. Ficha de validao da unidade de competncia. Videoprojetor. Computador. Quadro branco e marcadores. Rgua, metro, transferidor, fita mtrica e balana

Forma de Avaliao
A avaliao processual e essencialmente formativa, ao longo do perodo de formao, para alm da aplicao de uma ficha de validao da unidade de competncia.

25 horas

ACO FINANCIADA PELO FUNDO SOCIAL EUROPEU E ESTADO PORTUGUS

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, IP


CENTRO DE EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL DE ENTRE DOURO E VOUGA
vestir. Ler e interpretar horrios de servios, de meios de transporte, escolares, etc. Ler e interpretar grficos (de barras e pictogramas); Construir tabelas e grficos de barras relativos a situaes de vida pessoal, profissional, social. Analisar criticamente informao que envolva dados numricos, nomeadamente a apresentada em rgos de comunicao; Comunicar processos e resultados usando a lngua portuguesa.

de casa de banho.
Leitura, interpretao e construo de grficos: - de barras; - pictogramas. Leitura, interpretao e construo de tabelas Leitura, interpretao de: - calendrios - horrios

ACO FINANCIADA PELO FUNDO SOCIAL EUROPEU E ESTADO PORTUGUS

Вам также может понравиться