Вы находитесь на странице: 1из 7

Albert Camus

Ilda Jernimo e Onilda Teodsio


Novembro de 2010

Albert Camus
Ilda Jernimo e Onilda Teodsio

ndice
ndice.............................................................................................................................. 2 Introduo...................................................................................................................... 3 Albert Camus.................................................................................................................. 4 Biografia......................................................................................................................... 4 Algumas obras................................................................................................................ 5 O sentido da vida............................................................................................................ 5 Antiguidade e Idade Mdia............................................................................................. 5 O absurdo e o sentido da vida segundo Camus..............................................................5 Concluso....................................................................................................................... 7

Pgina 2

Albert Camus
Ilda Jernimo e Onilda Teodsio

Introduo

Cepticismo uma teoria que testemunha que no se pode obter nenhuma certeza a

respeito da verdade, ou seja o ser humano est numa constante dvida, no h possibilidade de compreender os fenmenos religiosos ou metafsicos. No existe verdade absoluta.

Cepticismo filosfico - corrente filosfica em que pessoas escolhem estudar de modo crtico se o conhecimento e percepo so realmente verdadeiros. Ainda procura saber se algum pode ou no dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro; Cepticismo cientfico - corrente cientfica e prtica, em que algum questiona a veracidade de uma proposio, e procura prov-la ou desaprov-la usando o mtodo cientfico.

Niilismo a depreciao e a morte do sentido, a ausncia de finalidade e de resposta a

muitas questes.

A vida um conceito muito amplo e admite diversas definies. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos so uma parte; ao espao de tempo entre a concepo e a morte de um organismo; a condio duma entidade que nasceu e ainda no morreu; e aquilo que faz com que um ser vivo esteja vivo. Metafisicamente, a vida um processo constante de relacionamentos.

Pgina 3

Albert Camus
Ilda Jernimo e Onilda Teodsio

Albert Camus
Biografia

Albert Camus nasceu em Mondovi, na Arglia, a 7 de Novembro de 1913 e foi um escritor e filsofo francs. Na Arglia viveu momentos de guerra, fome e misria e, provavelmente, foram estas vivncias que desenvolveram o seu pensamento. O seu pai era francs e morreu na Primeira Guerra Mundial, quando Camus tinha apenas um ano de idade. Depois da morte do pai, a me, de origem espanhola, viu-se obrigada a mudar-se para casa da sua me, em Argel. Inicialmente, Camus trabalhou como jornalista e actor, s mais tarde se entregou a filosofia. Dedica-se procura da razo da sua existncia e torna-se o escritor mais representativo do existencialismo francs. Destacam-se das suas reflexes o absurdo e o suicdio, a solido e a morte. Estas dirigem-se gradualmente para a esperana e a solidariedade humanas como possveis solues do drama do absurdo. Albert Camus morre em Villeblevin, na Frana, a 4 de Janeiro de 1960.

Pgina 4

Albert Camus
Ilda Jernimo e Onilda Teodsio

Algumas obras
Obra Revolta nas Astrias O Avesso e o Direito O estrangeiro O mito de Ssifo O artista na priso A peste Ano 1936 1937 1972 1942 1952 1972

O sentido da vida
Opinies sobre o sentido da vida podem por si prprias se distinguir de pessoa para pessoa, bem como tambm podem variar no decorrer da vida de cada ser humano. No entanto, de uma forma mais ampla, no existe consenso sobre tal. Ao longo da histria foram expressas vrias opinies sobre o sentido de vida.

Antiguidade e Idade Mdia


Na filosofia antiga, o sentido da vida baseia-se na aquisio da felicidade. Esta era considerada a caracterstica mais elevada e mais desejada. Por outro lado para Epcuro, o sentido da vida jaz no desejo. Condies prvias de felicidade eram a superao do medo e da dor. Consideravam que as pessoas deviam viver afastadas da vida pblica e viver junto de um crculo de amigos. Na Idade Mdia, tempo no qual o Cristianismo dominou a Europa, o sentido da vida prendia-se na comunho com Deus.

O absurdo e o sentido da vida segundo Camus


Albert Camus esteve bastante mais ligado s artes do que h filosofia.

Pgina 5

Albert Camus
Ilda Jernimo e Onilda Teodsio

Albert Camus centrou-se no conflito entre a nossa exigncia de que o mundo seja razovel, ordeiro e atento a ns e a realidade do mundo, isto , o facto de o mundo ser inexpressivo. O autor questiona a prpria existncia, achando-a absurda, inexplicvel e improvvel. Na realidade, vivemos sem saber como e porque existimos. Crenas dogmticas, msticas auxiliam as pessoas a encontrarem respostas e sentidos para suas vidas, mas o niilismo v a existncia como desprovida de sentido. Por isso, diz-se que a filosofia nasce da capacidade de nos deparar-mos com o mundo enquanto a sociedade o acha rotineiro e comum. A sua capacidade de adaptao da forma ao sujeito foi muito importante na divulgao e no reconhecimento quer da sua obra, quer do seu pensamento. Na maioria das suas obras camus debrua-se sobre o absurdo. O sentimento do absurdo surge com o homem na sua incapacidade de se interrogar sobre a presena do prprio mundo e quando no obtm nenhuma resposta, resta-lhe apenas assumir a sua condio absurda, tal como Ssifo. O importante que esta condio absurda, a condio humana, no impedia Ssifo de ser feliz e no impede o Homem de ser feliz. Do absurdo ao nada, e da ao niilismo militante vai uma curta distncia. O conceito de Absurdo foi tambm utilizado pelos niilistas para justificar assassnios e a morte, o que deixou Camus escandalizado. Para Camus s h um problema filosfico verdadeiramente srio: o suicdio. Julgar se a vida merece ou no ser vivida, responder a uma questo fundamental da filosofia. Albert Camus considera que o indivduo realidade imutvel e nica e o ser humano um ser condicionado, situado no mundo e que engloba todas as dimenses do indivduo. (ex: razo, emoo, etc.). Enquanto existncia subjectiva, o ser humano est em constante construo, escolhendo os seus valores, comprometendo-se com os seus projectos, construindo-se como pessoa e procurando dar sentido sua existncia e realidade. Ao interrogarmo-nos sobre o sentido da existncia reflectimos sobre: a orientao e a direco dos nossos actos e o valor das aces.

Pgina 6

Albert Camus
Ilda Jernimo e Onilda Teodsio

Concluso
Eu rejeitei uma perspectiva religiosa, porque ainda que eu acredite que Deus possa ser um apoio fundamental e um suporte para o sofrimento do Homem, no ele que d sentido vida. Eu identifico-me com a tese que apresentei, porque na realidade a vida no tem sentido. Quanto muito somos ns, seres humanos, que nos preocupamos em atribuirlhe algum sentido e dar-lhe valor. Enquanto Homens suspeitamos que so os fortes sentimentos e as fortes emoes que esto na base do sentido da vida. A realidade que o desenvolvimento das nossas mentes, nos leva a procurar explicaes para aquilo que absurdo.

Pgina 7

Вам также может понравиться