Вы находитесь на странице: 1из 8

3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SUPERIOR DE SERVIO SOCIAL SLVIA MARIA GONALES ALVES

ALIMENTE A VIDA.
Projeto de interveno do Servio Social

Assis 2011

SLVIA MARIA GONALES ALVES

ALIMENTE A VIDA.
Projeto de interveno do Servio Social

Trabalho de Servio Social apresentado Universidade Norte do Paran - UNOPAR, como requisito parcial para a obteno de mdia bimestral nas disciplinas de Oficina de Formao: Projeto de Interveno, A Realidade Regional e o Servio Social, Polticas Sociais III e Cultura, Famlia e Sociedade. Orientador: Profs. Amanda Boza Gonalves; Clarice da Luz Kernkamp; Maria Lucimar Pereira e Sirlei Fortes de Jesus.

Assis 2011

1 IDENTIFICAO Nome do Projeto: ALIMENTE A VIDA Incentivo a amamentao materna. Local: UBSVila Operria; Rua Antnio Zuardi,180- V. Operria- Assis SP. Elaborado em: 26/09/2011 Durao: Seis meses Incio: janeiro/2012. 2 SUMRIO DA PROPOSTA Este projeto tem como finalidade; incentivar, orientar e esclarecer sobre o aleitamento materno em conjunto com os profissionais de sade, para que mes e gestantes se comprometam cada vez em garantir uma vida saudvel para seu filho, por meio de um gesto simples, que o amamentar. 3 JUSTIFICATIVA Aps levantamento de dados dos relatrios de Puericultura do setor de Pediatria da UBS-Vila Operria; analisamos que cerca de 70% das mes dos recm nascidos atendidos no amamentam por fatores que vo desde a baixa escolaridade, que pode dificultar a interpretao das orientaes sobre a importncia do aleitamento materno, pois ainda insistem em complementar a amamentao com outros tipos de alimentos e tambm interromper a amamentao aps os dois primeiros meses; idade materna jovem; pequeno poder aquisitivo; o fato de a grande maioria ser solteira e por uma questo cultural no ter apoio familiar e ainda a valorizao esttica que se tornou um grande incentivo alimentao artificial pelas indstrias alimentcias com o poderoso estmulo da indstria do leite em p. Para essa realidade, necessria uma interveno para que os profissionais da sade tenham um trabalho com aes efetivas, utilizando assim de conhecimentos e habilidades, tanto na prtica clnica da lactao como na tcnica de aconselhamento.

4 OBJETIVOS

4.1 GERAL Articular e preparar as gestantes e lactantes usurias da UBS sobre a importncia da prioridade da prtica do aleitamento materno como garantia de sade para o seu beb.

4.2 ESPECFICOS Fornecer instrues e esclarecimentos sobre amamentao materna desde o pr-natal para o fortalecimento da prtica. Aumentar o nmero de bebs que tenham alimentao exclusivamente por aleitamento materno nos primeiros 6 meses de vida. Promover a sade fsica e mental da criana e sua me, fortalecendo o seu vnculo, garantindo assim uma ateno especial ao ato de alimentar uma vida. Diminuio dos casos de morbidade e mortalidade infantil e os atendimentos por doenas infantis prevenveis na rede pblica.

5 METAS Garantir que 100% das lactantes atendidas pela UBS amamentem seus filhos at no mnino os seis meses de vida. Para isso acontecer ser necessria a preparao das gestantes a sobre o aleitamento materno e tornar esse pblico apto para a prtica aps o parto, assim como a incluso e esclarecimento para as mes que no esto amamentando. 6 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS Os procedimentos sero usados para uma ao efetiva de melhoria e contribuir para que a proposta de interveno seja eficaz: Reunio com os profissionais de sade da UBS para coleta de informaes e planejamento das aes. Identificao e diviso de dois grupos que sero trabalhados: a) gestantes b) lactantes Agendamento de reunies com os grupos para apresentao da proposta e seu funcionamento. Nas reunies ser aplicado um questionrio para avaliao dos grupos, e utilizando-se da carteirinha da UBS ser anotado com o nome Alimente a Vida, as datas e os horrios das reunies seguintes. Transmisso de vdeos explicativos sobre tcnicas de amamentao, preparo do peito e cuidados para a prtica. Palestras ministradas por profissionais das reas de sade, esttica e nutrio para fortalecimento do aprendizado e desmitificar conceitos errados sobre o aleitamento materno. Confeco de camisetas com os dizeres Eu alimento a vida como forma de incentivar as mes a participarem de um grupo especial e muito importante para elas e seu bebs. Preparar as mes para serem multiplicadoras da prtica.

7 REQUISITOS TCNICOS OU RECURSOS

Recursos Humanos: profissionais da rea da sade como Pediatra, Obstetra, Ginecologista, Enfermeiras ou Auxiliar de Enfermagem, Esteticista e Nutricionista podendo os mesmos serem da Rede Municipal ou parceiros interessados em contribuir como voluntrios.

Recursos Materiais: papel, canetas,pranchetas, aparelhos de Tv e Dvd, ou Computador com tela de no mnimo 15, camisetas confeccionadas para doao s participantes do projeto.

Recursos Fsicos: sala para reunies com cadeiras e a possibilidade de uso do espao externo que tenha sombra nos dias mais quentes para um maior conforto para as mes.

Recursos Administrativos: aprovao por parte da Secretaria Municipal da Sade para execuo do projeto, disponibilizao dos profissionais e de verba para as camisetas e toda a documentao necessria para as deliberaes (Ofcios, Portarias e etc.)

8 MONITORAMENTO E AVALIAO O monitoramento ser processado em todos os dias de cada etapa da interveno assim como a avaliao dos indicadores de atendimento das metas propostas, que so essenciais para uma anlise real e concreta se o projeto est de acordo com a sua idia inicial e sua eficcia. Os principais indicadores analisados sero: a) n de mes atendidas, b) freqncia nas reunies, c) anlise da compreenso das palestras ministradas, d) n de mes que esto amamentando, e) causas da no amamentao e um parecer tcnico por parte da equipe da Sade quanto a melhorias, ajustes e mudanas necessrias para adequaes do projeto.

9 CRONOGRAMA

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS JANEIRO FEVEREIRO Coleta de informaes Planejamento das aes Diviso de grupos Agendamento das reunies Apresentao do projeto Aplicao de questionrio Confeco das camisetas Transmisso dos vdeos Palestras Preparao das multiplicadoras Monitoramento das etapas Avaliao dos Indicadores Parecer tcnico da equipe da Sade X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X MARO ABRIL MAIO JUNHO

10

10 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

GONALVES, Amanda Boza; MALVEZZI, Rosane Aparecida Belieiro; DA CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes. Oficina de Formao:projeto de interveno.So Paulo, Person Prentice Hall, 2011. MINISTRIO DA SADE,Sade da Criana. Disponvel em: < http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1251> Acesso em: 26 set. 2011. SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE DE ASSIS, Unidade Sade da Famlia, Disponvel em , <http://www.saude.assis.sp.gov.br/.> Acesso em:27 set 2011

Вам также может понравиться