Вы находитесь на странице: 1из 10

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

1 / 10

Como se aplica o acabamento estaturio e a patina


http://protection.copper.org

Informao geral
O cobre e as ligas de cobre so largamente usados em aplicaes arquitectnicas para se tirar vantagem da sua inerente gama de cores. Enquanto que estes metais podem ser usados nas suas cores naturais, por vezes desejvel que se aplique quimicamente uma cor ao cobre puro (UNS CI1000), ao bronze comercial (UNS C22000), ao bronze arquitectnico (UNS C38500) ou a outras ligas denominadas como bronze na linguagem arquitectnica. As cores mais comuns que se produzem so denominadas como acabamento castanho ou estaturio para o bronze, e como acabamento verde ou patina para o cobre. A presente nota tcnica indica procedimentos e formulaes para a realizao de ambos. Apesar de as solues qumicas serem aquelas que so normalmente aceites no negcio do acabamento dos metais, existem muitas variantes. A larga gama de cores e de sombras que podem ser obtidas, principalmente uma questo de competncia profissional e de experincia. As tcnicas qumicas de colorao so funo do tempo, da temperatura, da preparao da superfcie, do contedo mineral da gua, da humidade e de outras variveis que influenciam o resultado final. Esta nota tcnica apresenta uma tecnologia que se baseia na competncia profissional e na arte envolvida na produo destes acabamentos coloridos. UNS n.
C11000 C22000 C23000 C28000 C38500

Nome vulgar
Electrolitic Tough Pitch Bronze comercial Lato vermelho Metal de Muntz Bronze arquitectnico

Composio nominal
99.90% Cu 90% Cu 10% Zn 85% Cu 15% Zn 60% Cu 40% Zn 57% Cu 40% Zn 3% Pn

Perfis comerciais correntes


Barras, extrudidos, forjados, tubos, chapa, varo, folha, lmina, canos. Barras, extrudidos, forjados, tubos, chapa, varo, folha, lmina, canos. Tubos, folha, lmina, canos. Barra, chapa, varo, folha, lmina, Canos. Barra, extruses, forjados, varo.

As denominaes normalizadas para o cobre e para as ligas de cobre nos Estados Unidos, o Unified Numbering System (UNS), so nmeros de cinco dgitos precedidos pela letra C.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

2 / 10

ACABAMENTOS ESTATURIOS CASTANHOS


Os acabamentos estaturios so camadas de converso. Nas camadas de converso, a superfcie do metal pode ser convertida num filme protector, geralmente um xido ou um sulfito do metal envolvido, ou ento precipitado um composto que forma esse filme superficial. O uso de solues qumicas geralmente chamado de oxidao, apesar de o mtodo mais antigo, e aquele que produz a mais vasta gama de tonalidades entre o castanho e o negro nas ligas de cobre produzir na realidade, no um xido, mas sim um acabamento sulfuroso do metal, pelo emprego de solues alcalinas sulfurosas. Originalmente era empregue fel de enxofre, que consistia numa mistura crua de polissulfatos de potssio e tiossulfato, tambm chamado de sulfureto de potssio. As modificaes destas frmulas envolveram o uso dos sulfatos de sdio, potssio, brio e amnio, que se diz produzirem diferentes sombras, mas quase todas as cores de sulfatos so actualmente produzidas com solues de polissulfatos que se vendem na forma concentrada sob uma grande nmero de nomes de marca, geralmente chamados de lquidos oxidantes. Todos os filmes de sulfato requerem uma escovagem spera seca ou hmida para terem boa aparncia, e vo parecer melhor durante mais tempo se forem protegidos por leo, por cera ou, mais permanentemente, por uma boa camada superficial de laca transparente. O desejvel contraste de cores pode ser produzido por uma escovagem spera com massa de pedra-pomes, ou pelo uso de um composto de polimento no gorduroso aplicado com uma camura de polir rotativa. Em qualquer caso, a soluo de sulfato empregue deve ser francamente diluda, j que as solues concentradas podem produzir um filme frgil que se pode tornar no aderente.

Limpeza
A superfcie metlica deve ser desengordurada com tricloroetileno, ou outro solvente similar. Este no s limpa a superfcie, mas melhora as caractersticas de corte dos abrasivos, se for feito um acabamento mecnico subsequente antes da aplicao da cor. Limpa-se at um acabamento de brilho acetinado pelo uso de uma mistura de 5% de cido oxlico e gua com pedra-pomes da ndia finamente pulverizada. A limpeza deve ser feita com uma escova razoavelmente firme e de cerdas curtas, na direco do gro. O metal deve ser novamente limpo pelo uso da mesma mistura acima referida e com um pano branco limpo molhado, sendo aplicada em conformidade com o movimento original. O trabalho deve ser limpo com um pano limpo enxaguado em gua limpa, aps o que se deixa secar. Acaba-se o metal com um esfrego, uma lixa ou outro abrasivo, ou com produtos abrasivos no gordurosos aplicados sobre uma camura de polir rotativa. Como operao final, d-se uma esfrega manual ao metal com um esfrego fino (por ex. Scotch Brite ou outro) e uma lama de pedra-pomes e gua, por forma a se garantir a completa remoo de qualquer filme superficial de leo ou de gordura. Removem-se ento todos os vestgios de pedra-pomes por limpeza com um pano hmido ou com uma esponja.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

3 / 10

Acabamento estaturio sobre bronze


Pode-se produzir o acabamento estaturio em castanho claro, mdio ou escuro conforme a concentrao e o nmero de aplicaes das solues corantes. As solues aquosas de 2% a 10% de sulfato de amnio, sulfato de potssio (fel de enxofre) ou de sulfato de sdio so esfregadas ou aplicadas escova. Pode ser usado um tratamento prvio por oxidao para se melhorar a aderncia. Pode ser necessria uma demo final de acerto ou de combinao de tons para se conseguir um acerto de cor aceitvel e uma cor uniforme. Os procedimentos seguintes produzem uma sombra de castanho mdio : A. Processo por Sulfato de Amnio 1. Com uma esponja ou com um esfrego bem torcido, esfrega-se uma camada fina de uma soluo contendo 5% a 10% (em volume) de poliossulfato (escuro) e gua. 2. Enxaguar cuidadosamente. 3. Aplicar, imediatamente de seguida, uma camada ligeiramente mais espessa de uma soluo a 5% de sulfato de cobre em gua ou de uma soluo a 0,5% de cido sulfrico em gua. Aplica-se esfregando-se com uma esponja ou com um esfrego. 4. No se deve contaminar as solues pelo uso da mesma esponja na aplicao de ambas. 5. Enxaguar cuidadosamente. 6. Afina-se a tonalidade esfregando-se na direco do gro com um esfrego abrasivo fino (Scotch Brite) enquanto est molhado. 7. Removem-se os resduos da soluo por limpeza com um pano limpo hmido ou com uma esponja, e deixa-se secar. 8. Repete-se at se obter a profundidade de cor desejada. 9. Alternativamente, os objectos mais pequenos podem ser emergidos nas solues de polissulfato de amnio e de sulfato de cobre. B. Processo por Polissulfato de Potssio 1. Um galo de gua acidificada a 1,5% (2 onas de cido oxlico em 1 galo de gua da torneira). 2. Areia da praia fina. 3. Sulfato de potssio (fel de enxofre) misturado em gua da torneira (1/4 libra de fel de enxofre para 1 galo de gua). Limpa-se o metal. Esfrega-se com a soluo de sulfato de potssio com um pano branco e limpo, na direco do gro do metal. Lava-se com uma toalha branca torcida em gua acidificada. Aplica-se a areia da praia fina com outra toalha limpa molhada, actuando-se contra o gro do metal para se uniformizar a cor. Este procedimento seguido at se atingir uma cor estaturia mdia. Pode ter que ser repetido diversas vezes at se obter a uniformidade. Depois de se ter atingido a cor desejada, neutraliza-se o trabalho com uma lavagem com gua limpa.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

4 / 10

C. Outros Processos/Procedimentos 1. Limpa-se com pedra-pomes fina (0, 1/2) num pano limpo molhado com uma soluo a 10%-20% de cido oxlico em gua. 2. Esfrega-se com um pano macio limpo. 3. Aplica-se uma soluo a 5%-l 0% de sulfato de potssio ou de sulfato de amnio com outro pano macio mergulhado na soluo e bem torcido. 4. Continua-se, enquanto estiver molhado, por uma lavagem com gua acidificada (cerca de 2 onas de cido oxlico, sulfrico ou ntrico em 1 galo de gua) com um pano macio limpo bem torcido. 5. Repetem-se os passos 3 e 4 at se obter uma profundidade de cor ligeiramente mais escura do que a sombra desejada. 6. Alivia-se a superfcie esfregando-se com areia da praia fina num pano limpo hmido at se conseguir a cor desejada. 7. Enxagua-se e deixa-se secar.

Acabamento estaturio sobre cobre


1. Limpar o cobre com pedra-pomes e gua, ou com pedra-pomes e solvente, at se remover toda a gordura, leo ou alcatro. 2. Escovar toda a superfcie com uma soluo a 2% de sulfato de amnio lquido em gua (dosagem tcnica). 3. Deixar secar. Aviva-se a cor esfregando-se ligeiramente com pedra-pomes e gua, com uma escova fina de cerdas ou de lato. 4. Repetem-se os passos 2 e 3 at se obter a cor desejada.

Manuteno
A regularidade a chave de um programa de manuteno com sucesso. Deve ser acertado um programa de limpeza peridico com inspeces regulares nos intervalos. Este programa deve ser diferenciado entre as superfcies interiores e as superfcies exteriores, bem como as que estiverem sujeitas a manuseamento, desmazelo e abraso. Quando seguido um programa regular de manuteno, a maioria das instalaes podem ser mantidas por aplicao de leo ou por enceramento, outras por lacagem e algumas poucas por polimento. As superfcies previamente acabadas ou naturalmente envelhecidas das sombras estaturias em bronze podem ser mantidas por aplicao peridica de leo, com Lemon Oil, U.S.P.; Lemon Grass Oil, Native E.I.; ou com um leo de alto teor de parafina. As misturas de cera de Carnauba com aguarrs ou de cera de abelhas com aguarrs, bem como de ceras comerciais de qualidade, em pasta, tm-se mostrado satisfatrias. Devem, no entanto, ser comparados os custos das ceras com os dos leos. Os revestimentos superficiais de leo e de cera parecem melhor quando so aplicados com um pano macio limpo bem impregnado, seguindo-se uma esfrega com um segundo pano macio limpo para se remover o excesso de cera ou de leo. to importante a frequncia da aplicao, como o so o leo ou a cera usados. Os metais recentemente instalados devem ser oleados semanalmente durante o primeiro ms para que se forme um filme protector. Os metais sujeitos a trfego pesado devem ser oleados ou encerados a intervalos de uma a duas semanas. Onde esse trfego for moderado ou ligeiro, pode ser suficiente um tratamento mensal. Em zonas sem trfego so aceitveis aplicaes trimestrais ou anuais.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

5 / 10

Considerando-se uma entrada tpica de um edifcio, os puxadores da porta, as chapas ou barras de encosto, e os rodaps metlicos, tal como as fechaduras e as dobradias das portas esto geralmente submetidos a trfego pesado. A aduela da porta e os aros das janelas adjacentes recebem geralmente menos contactos das mos, e podem ser considerados reas de trfego moderado. As vergas, as canpias e outros elementos metlicos semelhantes, normalmente fora do alcance das mos, podem ser considerados como reas sem trfego.

Restauro
O bronze e as outras ligas de cobre podem ser restaurados para recuperarem a sua aparncia original, mesmo aps anos de negligncia. O restauro das superfcies negligenciadas pode requerer o aconselhamento por especialistas que complementem o trabalho de manuteno. Para se restaurarem os acabamentos estaturios, as superfcies podem ser limpas com uma mistura de 5% de cido oxlico e gua juntamente com pedra-pomes da ndia finamente pulverizada. Limpa-se com panos macios secos e aplica-se a soluo de acabamento estaturio como acima indicado.

Lacagem
Pode-se conseguir um acabamento de proteco a longo termo pela aplicao de um revestimento orgnico transparente. As formulaes de secagem ao ar so as mais convenientes para serem usadas, e entre elas a formulao INCRALAC tem provado ser a mais protectora. O INCRALAC uma laca acrlica de secagem ao ar, para aplicao ao ar livre ou em casa, sobre cobre e ligas de cobre. Em resultado de uma pesquisa iniciada pela International Copper Research Association (actualmente, a International Copper Association, Ltd., )o INCRALAC proporcionou a melhor proteco de todos os revestimentos de secagem a oar ensaiados. Quando aplicado sobre superfcies metlicas adequadamente limpas, o INCRALAC proporciona uma excelente proteco em interiores e exteriores, mesmo em atmosferas altamente corrosivas industriais e martimas. O uso de esfreges abrasivos (por ex. O Scotch Brite) seguido por lavagem com um solvente de limpeza, prepara uma superfcie para o seu mximo desempenho. No deve ser usada l de ao porque, por vezes, contm um inibidor de corroso que pode provocar mais tarde alguma descolorao. Se no existirem venda esfreges abrasivos, a superfcie deve ser abundantemente lavada com uma soluo de limpeza contendo um solvente ou um alcali, ou por desengorduramento com vapor. O INCRALAC produzido para ser pulverizado e no deve ser escovado. Pode ser usado qualquer equipamento de asperso convencional, aplicando-se primeiro uma camada nebulizada, seguida por uma camada molhada. Recomendam-se duas camadas, com pelo menos 30 minutos de secagem ao ar entre camadas.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

6 / 10

ACABAMENTOS POR PATINA VERDE


A muito admirada camada protectora natural de patina azul esverdeada caracteriza os telhados antigos em cobre, nestes incluidos os das velhas catedrais, assim como as esttuas de bronze e outras superfcies de metais de cobre expostas ao tempo. Por causa do tempo necessrio para se conseguir este efeito, tm sido empreendidas muitas pesquisas sobre patinao artificial, com sucesso variado. Na patinao natural o principal agente corante da pelcula o sulfato de cobre bsico. Tambm podem estar presentes carbonatos e cloretos de cobre em diversas concetraes. Em localidades costeiras, os sais de cloreto podem constituir uma parte essencial da pelcula de patina. Os sais bsicos de cloreto de cobre no so apenas francamente solveis, mas tambm foto sensveis. Na produo ou acelerao artificial da formao da patina, o sucesso parece depender da maneira como as solues so aplicadas, das condies climatricas sob as quais o tratamento foi executado, e talvez o mais importante, do clima a que as superfcies tratadas ficam expostas. Em consequncia do nmero de variveis envolvidas, as patinas quimicamente induzidas esto sujeitas a faltas de aderncia, a manchar exageradamente os materiais adjacentes ou so inaptas em conseguirem uma razovel uniformidade cromtica em reas grandes. Estas substanciais limitaes devem ser consideradas quando se pretende reproduzir artificialmente um processo de exposio ao tempo que pode demorar a formar-se entre cinco a sete anos em regies costeiras ou industriais, mais tempo em regies rurais, e que talvez nunca se desenvolva em certos climas e atmosferas. As patinas artificiais para aplicaes arquitectnicas tais como telhados em cobre, gradeamentos e esttuas tm um requisito inerente que dita que soluo a ser empregue tenha que ser escovada ou pulverizada, por ter que ser aplicada sobre grandes reas.

Limpeza
As superficies de cobre que vo ser coloridas devem ser limpas, j que qualquer poeira, leo ou gordura na superfcie vai interferir com a aco qumica da soluo. A limpeza envolve a remoo de filmes residuais de leo deixados sobre as folhas de cobre ou de lato durante as operaes fabris de laminao, e de dedadas e de poeiras depositadas na superfcie durante o transporte e a aplicao.

Algumas chuvadas mais fortes podem limpar suficientemente as superfcies para que se possam iniciar as operaes. No entanto, sempre aconselhvel, especialmente se a colorao tiver que ser feita imediatamente aps a instalao, que se aplique um agente para limpeza de metais comercial na superfcie. Podem ser satisfatrios os agentes de limpeza base de fosfato tri sdico. Devem-se evitar os agentes de limpeza que deixam uma camada de xido na superfcie do cobre. A seguir limpeza enxagua-se abundantemente para se removerem todos os vestgios do agente de limpeza. Se esta limpeza for correctamente feita, a gua do enxaguamente espalha-se uniformemente sem gotejar (formao de gotas globulares); por outras palavras, a gua deve molhar uniformemente a superfcie do cobre. Se necessrio, a limpeza deve ser repetida at se obter esta condio.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

7 / 10

A pelcula de xido sobre o cobre pode provocar falta de aderncia da patina. Os telhados em cobre que tenham estado expostos ao tempo durante seis meses ou mais devem ser submetidos remoo da pelcula de xido antes do incio das operaes de colorao. Isto pode ser feito pela esfrega da superfcie com uma soluo fria de cido sulfrico a 5% - 10%. ATENO : O operrio deve usar luvas de borracha e ter cuidado para evitar a produo de salpicos de cido sobre si prprio e sobre pedras ou madeiras adjacentes. Imediatamente aps esta esfrega, a superfcie deve ser novamente enxaguada com gua limpa abundante. Esta operao deve deixar a superfcie do telhado, quer seja velho ou novo, em boas condies para a colorao.

Colorao
Entre os trs processos bsicos para a formao acelerada de patina, um usa uma soluo de sulfato e dois utilizam sais de cloreto. As suas formulas so as seguintes : 1. SULFATO DE AMNIO
por litro por galo

Sulfato de amnio Sulfato de cobre Amnia concentrada gua da torneira

111 gramas 3,5 gramas 1,6 ml 1,0 litro

15,0 ona 0,5 ona 0,2 ona lq. 1,0 galo

As quantidades necessrias para 1.000 ps quadrados de superfcie de telhado, so: Sulfato de amnio 6 libras Sulfato de cobre 3 onas Amnia concentrada 1,3 onas lquidas gua da torneira 6,5 gales Soluo total 7.25 gales O sulfato de amnio deve ser de concentrao tcnica. Pode ser usada a concentrao agrcola se a soluo for filtrada para se eliminarem impurezas. O sulfato de cobre geralmente conhecido como vitrolo azul. A amnia concentrada deve ter uma densidade de 0,900. uma ona lquida de amnia concentrada contm 0,936 onas de peso de amnia. Preparao da soluo A soluo deve ser preparada num recipiente plstico resistente corroso. Os barris e alguidares de madeira tambm so satisfatrios se todas as partes metlicas expostas forem cobertas. Primeiro dissolve-se o sulfato de amnio em gua. Quando estiver completamente dissolvido, acrescenta-se o sulfato de cobre. Esta operao consegue-se melhor pela remoo de alguns gales da soluo de sulfato de amnio e dissolvendo-se nestes tanto sulfato de cobre quanto for possvel. A seguir verte-se esta mistura na soluo original e retira-se mais uma poro, repetindo-se a operao at que tenha sido dissolvido todo o sulfato de cobre.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

8 / 10

A seguir acrescenta-se a amnia concentrada lentamente, ao mesmo tempo que se agita constantemente a mistura. importante que a quantidade de amnia seja exacta, j que deve ser mantida a dosagem entre a gua e a amnia. Mtodo de aplicao A soluo deve ser aplicada por asperso. Um asperspr satisfatrio consiste num depsito pulverizador de jardinagem, em plstico ou chapa galvanizada, interiormente revestido com uma tinta betuminosa. A asperso deve ser executada rapidamente, com um jacto fino. Devem-se evitar grandes pingos, que tendem a escorrer juntos, provocando riscas. prefervel aplicar-se pouca soluo de cada vez, do que demasiada. Deixa-se a soluo secar aps a primeira pulverizao (cerca de 10 a 15 minutos num dia quente, seco e soalhiero, ou mais tempo num dia frio e encoberto). Devem-se repetir cinco ou seis asperses e secagens. A cor no surge imediatamente. Quando a asperso estiver acabada, a superfcie do cobre parece estar coberta com um revestimento vidrado de certa forma semelhante a uma camada espessa e escura de verniz. O desenvolvimento da cor depende de condies climatricas favorveis. Se chover durante as seis a oito horas seguintes, parte da soluo pode ser lavada antes que tenha tido a oportunidade de actuar sobre o cobre. As condies climatrica ideais a seguir a este tratamento so um dia entre moderadamente a pesadamante orvalhado, com uma ligeira humidade ou nevoeiro, ou outras condies com humidade atmosfrica suficiente para se atingir uma hmidade relativa de 80% ou mais. A humidade atmosfrica combina-se com a soluo depositada para reagir quimicamente com o cobre, resultando na desejada patina azul esverdeada. A camada colorida deve atingir uma espessura satisfatria, se a aco continuar sem ser perturbada pelo menos durante seis horas. Quando isso acontecer, a prxima chuva que caia lava o depsito restante e faz realar o azul esverdeado da patina. A princpio a cor ser mais azulada que a da patina natural, mas ir envelhecendo para a cor natural; a demora depende das condies climatricas. 2. CLORETO DE AMNIO (sal amonaco) Dissolver suficientes cristais de cloreto de amnio (sal amonaco comercial) em gua, para formar uma soluo saturada, ou seja, at que no se dissolva mais nenhum. Aplicar trincha ou por asperso numa superfcie de cobre cuidadosamente limpa. Podem ser necessrias diversas aplicaes. Esta frmula foi recomendada por Frank Lloyd Wright. Wright especificou que a soluo deveria ser misturada 24 horas antes de ser usada. Eram feitas duas aplicaes com um intervalo de 48 horas entre si. 24 horas aps a ltima aplicao, o cobre era aspergido com uma nebulizao de gua fria. Wright enfatizou o facto de ser necessrio tempo seco durante todo o perodo de tratamento. Apesar de este mtodo de colorao ter sido usado com aparente sucesso na Prince Tower em Bartlesville, Oklahoma, falhou o seu desempenho num telhado em cobre de uma moradia em Dallas, Texas. Aps cinco anos, a patina azul esverdeada que se tinha desenvolvido inicialmente, desapareceu completamente, deixando o cobre com uma cor castanha avermelhada clara. A soluo de cloreto de amnio tende a gizar e descamar se for muito pesadamente aplicada, e tambm susceptvel de se dissipar sob chuva forte. Ambos estes factores podem ter contribudo para o insucesso referido.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

9 / 10

3. CIDO HIDROCLORDRICO Dissolver os seguintes produtos numa pequena quantidade de gua quente : por litro Cloreto de cobre cido hidroclordrico cido actico glacial Cloreto de amnio Tri xido arsnico 164 gramas 117 ml 69 ml 80 gramas 11 gramas por galo 22 onas 15 onas lq. 9 onas lq. 10,5 onas 1,5 onas

Depois de dissolvidas, diluir em gua razo de 1 litro ou 1 galo. Aplicar por asperso, escovagem ou salpico. Guardar em embalagens no metlicas; no usar nunca embalagens de alumnio. NOTA : Envergar equipamento e roupa protectora apropriada. A soluo cida e txica. Pode ser aplicada sobre cobre brilhante ou envelhecido. Se possvel, a cor desejada deve ser conseguida apenas com uma s aplicao. Reaplicao particularmente sob a luz solar directa pode causar uma reaco entre a soluo e os sais inicialmente depositados, produzindo uma pelcula fina, dura, incolor de aparncia similar ao verniz.

Manuteno
No necessria qualquer manuteno para uma patina natural existente ou para uma que esteja em processo de formao. Se for pretendida um acabamento estaturio natural sobre cobre, o envelhecimento pelo tempo pode ser travado no ponto desejado pela aplicao de um leo adequado, por ex. leo de linhaa ou leo de limo. Conforme as condies climatricas prevalecentes e conforme o grau de exposio, a frequncia da aplicao do leo pode ser de intervalos da ordem entre um a trs anos. H casos em que est registado que a aplicao inicial de leo em duas finas camadas preservou o acabamento estaturio durante mais que dez anos. O cobre e as suas ligas so fabricados com elementos naturais puros pelo que se harmonizam com outros elementos naturais com quais as pessoas sentem uma afinidade instintiva. O facto de alterarem a sua cor quando expostos ao tempo proporciona-lhes, e aos edifcios que adornam, uma classificao extra de vida e de carcter como materiais de construo de primeira categoria. O cobre, o lato e o bronze so resistentes destruio por corroso. A patina que se forma naturalmente , de facto, uma pelcula protectora. Os metais de cobre so leves, fceis de trabalhar, simples d ligar, atraentes e extremamente durveis. O que lhes destinou durante sculos o seu emprego em telhados, faixas, caleiras, tubos de queda, remates, fachadas de loja, grelhagens, gradeamentos e outras aplicaes arquitectnicas de diversas naturezas.

ACABAMENTO ESTATURIO E PATINA

10 / 10

BIBLIOGRAFIA SELECCIONADA
1. Osborn, Donald H. and Foehl, John M., "Coloring and Finishing Copper Metals." Construction Specifier Vol. 16, N. 5, pp. 5055 (Out. 1963) 2. Hughes, Richard and Rowe, Michael, "The Coloring, Bronzing and Patination of Metals," Crafts Council, London. (1982) 3. Fishlock, David, Metal Colouring. Teddington, England, Robert Draper Ltd., 1970. 393 pages. 4. Metal Finishing Guidebook & Directory. Metals and Plastics Publications, Inc., 1 University Plaza, Hackensack, N.J. 5. CDA Application Data Sheets 108/9, 114/9 and 161 /0 sobre revestimentos orgnicos transparentes.

COMPRA DOS MATERIAIS


Os produtos qumicos, sais e cidos, esto venda nos fornecedores de produtos qumicos e de materiais para acabamentos de metais. Os abrasivos esto venda nas casas de materiais de construo e nas casas de ferragens e ferramentas. A laca transparente INCRALAC pode ser encomendada num fornecedor de materiais para restauro, ou directamente ao seu fabricante (ver seco respectiva).

Вам также может понравиться